Avaliações Hyundai Matérias NA Sedãs

Avaliação NA – Hyundai Azera 4 – Comportamento e consumo na estrada

avaliacao-na-azera-estrada Avaliação NA - Hyundai Azera 4 - Comportamento e consumo na estrada

Andar com o Azera na estrada é muito bom. Você desliza pelo asfalto com conforto, silêncio e bastante potência à disposição do pé direito. A aceleração de 0-100 é feita em 8,7 segundos, graças ao bom torque do motor V6. Esta força (31 kgfm de torque) também é útil na hora de fazer uma ultrapassagem com segurança.



No vídeo do comportamento do Azera na estrada, que será publicado amanhã, será possível ver uma ultrapassagem na prática, além de acelerações tanto com o ar-condicionado ligado quanto desligado. Já adianto que o Azera não se importa com a carga do ar-condicionado em cima de seu motor de seis cilindros.

O câmbio automático de cinco marchas do modelo tem opção de trocas manuais, mas esse equipamento é aquele que você usa uma vez ou outra logo que compra o carro e depois não tem mais utilidade nenhuma. É sim interessante na hora de descer uma serra ou dirigir mais esportivamente, mas eu mesmo nunca uso.

Destaquemos primeiro as qualidades do Azera na estrada. O rendimento de sua motorização é muito bom, o que se traduz em um consumo alto, mas razoável para um sedã grande: costumo fazer entre 10 km/l e 10,5 km/l, sempre com o ar-condicionado ligado. Assim como acontece na cidade, o Azera não se importa em ter 1.600 quilos, e na estrada ele parece ser bem mais leve.

A suspensão do Azera é bem macia, privilegiando as costas em viagens longas. Os bancos confortáveis também ajudam. O espaço para as pernas é bem amplo, e quem senta no banco traseiro pode ter até 1,90 de altura que não tem problemas com o forro do teto.

O volante tem respostas precisas, embora não muito rápidas. A estabilidade do sedã coreano nas curvas é até surpreendente, pois se esperaria um pouco de dificuldade nas curvas mais fechadas, por conta de sua suspensão macia, mas ele vai bem, amparado pelos pneus 235 de 17 polegadas.

As rotações a 100 por hora são bem baixas, ficando em torno de 2.000 a 2.100. Isso faz com que o Azera tenha um nível de ruído muito bom. O ar-condicionado é bem forte, e sua disposição dupla faz com que você encontre facilmente uma temperatura agradável ao passo que seu acompanhante fica livre para escolher algo mais frio ou mais quente.

Comentando sobre o único ponto negativo que consigo imaginar, notamos que o isolamento acústico das portas poderia ser melhor, pois se escuta um pouco o ar passando por ali, em velocidades a partir de 100 por hora.

O nível de ruído do Azera na estrada fica sempre abaixo dos 61 decibéis, em velocidades entre 100 e 110 km/h, o que é muito bom se comparado com os outros modelos que avaliamos aqui no NA anteriormente, que geralmente chegam fácil nos 70 decibéis nas mesmas condições.

  • bigedu1988

    Bem silencioso o interior, lembrando que a cada 3db a intensidade do som dobra (db é em escala logaritmica).

  • ITALIA150

    Você acaba de responder ,uma pergunta que iria lhe fazer ! Sobre o casamento do câmbio Toyota com o motor Hyundai.

  • Romulo_Max

    Realmente o nível de ruido é mto baixo, mas dá pra sentir o gostinho do V6 roncando mesmo com todo esse silêncio a bordo?? rss
    Eu esperava um consumo na faixa de 12km/l na estrada, mas acredito que Azera 2012 com câmbio de 6 marchas tenha alcançado números superiores, não?
    Eber, não sei se vc já dirigiu um sedan desse porte com tração integral ou traseira, mas na estrada é perceptivel a diferença?? na sua opinião é algo que faz falta no Azera??

  • Galvão

    Tá ótimo o consumo dele…
    10 km/l (e com ar sempre ligado),tem uns 1.0 que nem isso fazem!!!

    • marciosomar

      Isso é 10km/l na estrada. Muito alto. Mas o que compensa é o conforto e dirigibilidade. Excelente carro. Vamos ver o consumo na cidade.

  • smsoh

    O cambio shifttronic se torna muito util na cidade qdo se quer aumentar em alguns decimos o consumo de combustivel, se bem que para os proprietários desta luxuosa barca alguns décimos de economia não farão diferença, e tbém em descidas para utilizar melhor o freio motor e aproveitar para forçar o cut off do motor.

  • maiamachadoch

    carrão, tanto na qualidade quanto no tamanho

  • x60

    Quantos carros faz 0-100 em menos de 8,7 com até 100 mil ?

    Cara pelo que o azera entrega da vontade de ter 2 na garagem .

    • eduardo866

      Jetta 2.0 turbo faz em 7 segundos e pouquinho =]

      • Só que custa 20.000 a mais.

        • E é um carro com proposta esportiva, sendo inferior em quase tudo em relação ao Hyundai.

          • dudumarin

            Mas o Azera vem com esse preço barato por que nunca foi bem aceito nos EUA, nem na Europa, nem aqui quando foi lançado, pois custava 144 mil e não vendia NADA, depois foram reduzindo até chegar ao preço camarada de 80 mil… E aposto um chiclete que o novo virá custando mais de 110 mil, ai acaba toda essa história de custo x benefício excelente. Apesar disso, devo concordar, é um carrão pelo preço que é vendido aqui, e é muito superior a quase todos o concorrentes de preço, se não, a todos. E Éber, você tem um baita carro em mãos.

          • lndnfsu2

            Jetta Tsi nao é um carro com proposta esportiva… a suspencao dele é macia demais para um esportivo, o Civic Si sim tem um ajuste esportivo (ou o Focus… so falta mais motor)

            o motor do Jetta segue o conceito de downsizing, pra usar um motor menor que o anterior 2.5 5L mas com mais potencia e economia

      • granrs78

        E não chega nem as pés do Azera em conforto e equipamentos, são carros de categorias diferentes um é sedan grande e o outro é sedan médio, mas com preço de sedan grande.

      • GuhRike

        E além disso nem vem comparar um sedan médio com um grande ! :(

  • brunocortes06

    Se fosse com uma cara mais jovem com ctza venderia mto, mas tem cara de omega, ai não conquista publico com menos de 30. Mesmo sabendo que é bom eu não teria essa barca.

  • BlueGopher

    Acho que na relação custo/conforto o Azera é imbatível.
    E em conforto, o desempenho adequado é fator de importância, não só o espaço e maciez do carro.

  • fse

    Nossa esse consumo na estrada ta muito bom. Ano passado pensei em comprar um Azera, mas devido as estradas da região onde eu moro serem pessimas (interior do Pará) tive que desistir da ideia e acabei comprando uma picape.

  • arbrandaojr

    colegas, tenho um azera igual ao do nosso amigo e fiz este final de semana 300KM com 25 litros na estrada andando a 3.000 giros exatos, chega a 160km . Costumo usar a V-Power da shell, meu ex 307 1.6 nunca fez nem 11 na BR !

  • mikaelbrian

    depois falam q esse carro é gastão

  • Victor Motter

    o azera faz media melhor do que muito carro 1.0 na estrada . !

  • dicieri

    Peguei o meu Azera 2009 nessa última sexta, com 23 mil km. Consegui fazer 6 na cidade e 9.5 na estrada, dirigindo muito tranquilamente e suavemente, e sempre respeitando os limites.
    Com o Azera do meu amigo, um 2007 com quase 100 mil km e todo detonado, consigo 7.5 na cidade e quase 12km/l na estrada, usando exatamente o mesmo método de condução e abastecendo no mesmo posto com o mesmo tipo de gasolina. Vai saber o que acontece…

    Aos donos de Azera,
    Por um acaso o de voces veio com 3 chaves? No manual diz que o carro tem uma chave limitada, que serve para abrir as portas e para ligar o carro, mas não serve para abrir o porta-luvas nem o porta-malas. Dentro do porta-luvas há um botão que inibe o porta malas de ser aberto por qualquer botão. Tal botão seria acionado e o porta-luvas fechado com a chave mestra. Entregando a chave limitada para um manobrista, ele não conseguiria abrir o porta-luvas, e consequentemente o porta-malas.
    O meu veio com as duas chaves normais, mas sem essa chave limitada. O de voces tem?

    • danicanesin

      Olá, sim, peguei o meu faz 45 dias e veio com 3 chaves, 2 canivetes e uma outra pequenininha… mas pelo que vi esse pequena não é de manosbrista, e sim a mais foda, pq ela mesmo com o alarme ligado abre tudo liga o carro e desliga o alarme…

  • danicanesin

    O meu tirei 0km faz 45 dias, está com 3 mil km, sendo que uns 1000 fiz na estrada… mas é muito estranho, minha melhor media na estrada foi de 11km/l (indo na media de 100 a 110) e a pior foi de 8km/L (150 – 170) e na cidade sempre andei do mesmo jeito, porem ja fiz media de 6.2 e de 7.9… vamos ver como vai continuar…. Porem estou gostando do consumo, mais economico que meu antigo carro, um palio 2004 1.8flex….

    Eber, não sei se vc vai lembrar mas troquei alguns emails com vc antes de comprar o carro, e finalmente o comprei hehe, e como vc disse, o tiptronic eu usei umas 3x até hoje e mesmo assim não entendi mto bem o seu funcionamento, pois ele nao muda de marchas quando eu quero, ele praticamente só muda quando da mesmo, como se fosse automatico… perdeu um pouco o sentido…

  • jrgbosch

    Tenho um Azera há 2 anos, comprado zero, agora com 45000km. Moro em BSB e aqui dentro, onde meu Corolla anterior fazia médias de 11km/l, o Azera faz 8,5km/l. Acho perfeitamente aceitável.
    Já fiz várias viagens ao RJ e a SPO com ele, e na estrada a média variou entre 6km/l (pé embaixo, BSB-RJ, 1200km, em 10,5horas) até 12km/l (viagem tranquila).
    Já o câmbio tem uma situação que eu uso com frequência, na estrada: quando vou iniciar uma ultrapassagem reduzo 1 ou 2 marchas no manual e ganho 1 segundo no início da aceleração, bypassando o conversor de torque. Após o inicio da ultrapassagem volto imediatamente ao automático, fica mais prático.
    Revisões: fiz recentemente a de 40000km e gastei R$600. Mas tem que lembrar que é mais óleo que um motorzinho pequeno…
    No mais, estou 100% satisfeito, e pretendo trocar pelo novo quando sair aqui.

    • Luis Gustavo

      peguei o meu na semana passada e já faço exatamente como vc nas ultrapassagens…

      baixo 1 ou 2 marchas e depois coloco em D novamente.. fica perfeito, o carro está sempre na mão…

  • arbrandaojr

    colegas, alguem ai ja precisou trocar os pneus?, o meu sinto que ja esta chegando a hora deles :D

  • Alexy

    Amigos, saudações a todos.
    Tenho um Corolla já a 4 anos e sempre muito satisfeito. Estou querendo vendê-lo e estou pensando seriamente em pegar um Azera 2010 ou 2011. Já li muito sobre o carro e fiquei muito satisfeito com o que eu li de um modo geral. Mas não vi nada falando sobre a revenda deste carro, será de boa revenda? Outra coisa que já ouvi falar sobre o Azera: me disseram que, a pesar de não dar problema, é difícil encontrar peças dele, quando precisamos, será isso verdade? Moro em Brasília. Obrigado, fique na Paz e aguardo comentários…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend