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Avaliação NA – Hyundai Azera 5 – Respondendo as perguntas dos leitores

hyundai-azera-avaliacao-na-3 Avaliação NA - Hyundai Azera 5 - Respondendo as perguntas dos leitores

Neste momento, de responder as perguntas de nossos leitores sobre o Hyundai Azera, fica até mais fácil pra responder com propriedade, afinal, o carro avaliado é meu e não fiquei com ele apenas por uma semana.



Vamos a respostas imparciais, sobre o contato real com o modelo por seis meses:

1) Consumo! pós venda? preços de revisões

O consumo foi relatado nas matérias de cidade e estrada. O consumo na minha cidade (cheia de morros) fica em 5 km/l e na estrada entre 9,5 km/l e 10,5 km/l, dependendo da estrada. Lembrando que ando no máximo a 120 km/h, mesmo tendo um carro com motor suficiente para andar a mais. Tenho receio de andar mais rápido, pois se acontecer alguma coisa como estourar um pneu, as chances de o acidente não ser fatal se reduzem muito. O pós-venda que avaliei foi só com relação às revisões. Fui bem atendido. O preço das revisões está na tabela da Hyundai no site deles. Mas esse valor nunca é respeitado. A revisão de 20.000 km que deveria custar 320 reais, paguei 750.

2) Ele é bem adaptado para as ruas e estradas brasileiras? Faz algum tipo de barulho em buracos, lombadas?

Não, nada. Não diria que é totalmente adaptado, pois sua suspensão é mole, mas também não sofre com nosso piso.

3) No comparativo com outros sedãs de mesmo porte, ele só ganha em custo beneficio?

Acredito que ele ganha mais nessa área mesmo. Tem alguns itens que não existem no Fusion V6, mas seu visual é mais ultrapassado, e para o brasileiro, visual é muito importante.

4) Desempenho do câmbio automático? Esportivo, confortável ou somente eficiente?

O câmbio automático tem trocas rápidas, é confortável. O problema é que a partir da terceira marcha as relações são bem longas, então o desempenho cai um pouco.

5) Desempenho do motor V6? Comparável com algum outro automóvel nacional? Respostas rápidas ou privilegia o conforto?

O Azera anda um pouco menos que o Jetta TSI que estamos avaliando. De um modo geral anda igual um Fusion V6 e também igual modelos que tenham uma relação peso/potência da casa dos 6,6 kg/cv. Ou seja, anda muito bem.

6) Disponibilidade de peças na concessionária? Precisou de alguma peça corriqueira e estava em falta?

Ainda não, apenas fiz revisão.

7) Os freios passam segurança na hora da frenagem?

Sim, seus freios são eficientes.

8) o novo motor do Azera tem 265 CV?? a versão antiga sente falta dessa diferença de potencia?? ou o motor antigo é suficiente??

20 cavalos é igual a 8% a mais de potência. Não é lá tanta coisa. O que faz a diferença é o câmbio de uma marcha a mais, sem dúvida.

9) Quanto km esta aguentando um pneu e qnt custa o jogo para troca?

Meu carro está com 23.000 km e os pneus dianteiros já se gastaram 60%. Os traseiros só gastaram 40%. A unidade desse pneu original você acha por 500 reais se pesquisar bastante. Mas o preço médio por aí é entre 600 e 700 reais.

10) quais sao os defeitos?

As poucas coisas que não tenho gostado no modelo incluem o tapete do motorista, que desliza pra todo lado com facilidade, o freio de estacionamento pouco eficiente, que não segura o carro muito bem em subidas ou descidas, o sistema de som que liga sozinho sempre que se dá a partida e tem um dispositivo USB plugado e a campainha irritante quando você coloca a chave no contato.

11) Qual o valor do seguro? Manutenção?

O seguro para uma pessoa de 30 anos sai em média 2.500 a 3.000 reais por ano.

12) Gostaria de saber sobre o sobre o diâmetro de giro (o carro é comprido e largo).

O Azera realmente não é muito fácil de se manobrar em espaços pequenos, mas como a direção é leve, não vejo muito problema.

13) Sobre o comportamento dinâmico do carro, como é?? É confortavel, mas com uma direção instigante (levando em conta o tamanho do carro) ou é mais o estilo do Fusion, que na minha opinião passa sensação de “barca americana” (pesadão)?

O Azera passa sim a suspensão de barca americana, creio eu que até mais do que o Fusion, que tem alguns detalhes mais esportivos, como suspensão levemente mais dura e tração integral.

14) É dificil estacionar um carro desse tamanho, mesmo com os recursos que ele tem?

Não acho difícil. O sensor de estacionamento traseiro ajuda. É claro que uma câmera traseira ajudaria mais.

15) Você acha que é mto perigoso comprar um Azera? Já ouvi mta gente dizer que a barra de direção dele quebrou á 120,140 por hora,e que quase morreram,com o carro sem controle!! No seu já houve algum problema grave?

Se eu achasse perigoso, não tinha comprado um, concorda? Realmente aconteceram alguns casos como esse que você cita, mas como se vende mais de 1.000 unidades do modelo por mês, é uma quantidade pequena. Não tenho receio.

16) Gostaria de saber como é a relação desse carro com conforto/estabilidade da suspensão. Por ser um carro grande dá a impressão de que é meio “molenga” tipo carros americanos antigos… chega a ter um comportamento/desempenho esportivo? Ou apenas tem compromisso com o conforto?

É molenga sim, não ao extremo, mas bem macia. Eu gosto, pois minha preferência é por conforto total nos modelos que compro.

17) Qual o nivel dele ( que o diferencia ) em relaçao / comparaçao com o atual Sonata que é vendido mais caro que ele???

O Sonata é mais caro porque a CAOA percebeu que poderia explorar um nicho de mercado acima dos 100.000 reais. E também pelo fato de o modelo ter sido lançado recentemente. Mas seus preços já estão caindo. Seu visual é sem dúvida muito mais moderno, mas ele tem um motor de quatro cilindros, que com certeza entrega um desempenho bem inferior. Resumindo: são dois modelos com compradores de perfil totalmente diferente.

18) Gostaria de saber sobre a desvalorização que a qual a própria Caoa submeteu o Azera, reduzindo seu preço consideravelmente. Por quanto você o comprou? E quanto perderia hoje em dia em caso de revenda?

Eu paguei 59.900 nele em fevereiro, paguei um pouco a mais por ele estar pouco rodado, com 19.000 quilômetros, pois encontrei alguns iguais (só que mais rodados) custando 57.000 ou 58.000. Por outro lado, consegui o pagamento do IPVA integral, que ficava em 2.200 reais. Se eu vender hoje, consigo uns 57.000 reais pra particular, ainda mais pela sua quilometragem comprovadamente baixa. Aqui no interior de Minas, consigo até mais, carros como o meu são vendidos bem caros, por 62.000, 63.000 reais. Tanto que na hora de comprar o meu fui achar uma unidade com preço melhor só em capitais. Comprei o meu no Rio de Janeiro.

19) Eber, por favor fale da iluminação do painel a noite: se tem regulagem, se incomoda etc, e ele parece ter retrovisores um tanto grandes, acredito q a visibilidade seja mto boa. o capô e o porta malas tem braços pantograficos?

Tem regulagem sim. No máximo a iluminação é muito forte, chega a irritar um pouco, mas aí é só diminuir. Os retrovisores são bons. O capô tem um amortecedor que o segura, já o porta-malas tem os braços normais.

20) Voce comprou o veículo a pouco tempo. No entanto, pensando no futuro, quais são as suas perspectivas sobre seu veículo na próxima troca? OBS: me refiro ao tempo com o veículo, a venda / troca, o estado de conservação, dentre outros fatores, e principalmente sobre as impressões do Azera durante este tempo.

A próxima aquisição (que deverá ser no final do ano que vem) é um assunto que me faz ter muitas dúvidas. Cogito vários modelos, Cadenza, Omega, Fusion, 300C, vários mesmo. Mas não tenho noção de qual escolherei. Acredito que vou pender mais para o Cadenza, se encontrar algum usado com preço interessante. Mas sempre semi-novo e com baixa km.

21) O seu azera tem o msm problema de quase todo azera q é barulhos no painel e nas portas ?

O meu apresenta apenas alguns rangidos no porta-luvas quando passo em locais com piso muito irregular.

  • math_10

    Muito bacana, com certeza o Azera é um carrão. Como dito, visual deixa a desejar, porém, é o melhor custo x benefício do mercado brasileiro, sem dúvida nenhuma. Parabéns pela avaliação e pelo carro Éber.

  • gustavo_bf

    Realmente um ótimo carro.
    Deixar de comprar um Azera para comprar um Corolla XEI só pelo apelido de ''inquebrável''?
    A única dúvida mesmo que me resta é se vale a pena comprar o Azeroa 2010/2011 zero KM?
    Sei que ano que vem ele muda completamente, mas virá num valor bem mais alto.
    O que voces acham pessoal do NA:
    Comprar ou não um Azera 0Km por volta de 70 mil reais?

    • Corvo

      Eu compraria um Azera 0 km de olhos fechados…o visual de um carro va em gosto, e a mim me agrada muito, sobre tudo com a reestilização feita há pouco…não tem outro carro tão equipado e com esse motor por 70 mil (sempre falando de carros zerados)

    • douglasmartins1

      Pneus a 700 reais a unidade, já foge dos meus planos… Imagino se um retrovisor quebrar.
      Não é atoa que o Corolla vende, é um carro que nunca vai quebrar e dar dor de cabeça.
      Mas sem sombra de dúvidas, fico espantado com o Custo/Benefício do Azera. Ótimo carro sim!

      Só faltou dizer sobre aquele negócio que uns sites lá fazem, acho que chama Cesta Básica, onde fala o preço das pastilhas, retrovisores, parachoques, acho que é assim que chama. Poderia incluir isso nas próximas avaliações.

      Repito denovo, parabens ao site!

      • Douglas, me desculpe… mas até carros simples como um Celta não se quebram com facilidade. Talvez, a questão de um Corolla principalmente no Brasil ter essa fama, é pelo fato de usarem menos que um carro menor não acha? (talvez a pessoa utilize outro carro que então deixe o Corolla mais tempo na garagem).

        Mas não acho que o Corolla seja acima da média, acho que qualquer médio desde que adaptado ao nosso tipo de piso suporta bem. Ou vc ouve por ai Sentra, Focus, Megane (considerando que o Fluence é novo) quebrados aos montes por ai? Assim como o Megane teve o problema de uma consumidora, há os vários casos de descontrole do Corolla, mas não deixa de ser um carro mto bom.

        Bem… qto aos pneus… vc nao pode pensar em comprar um Sedan Premium… que é o que o Azera é. Passat, Cadenza, 300c que são carros cogitados pelo Eber tem manutenção até mais cara que o Azera.

        Sobre a cesta de serviço, seria realmente interessante.

      • pablo

        Se você por uma roda 17" não impora se num Celta, Corolla, Fusion, Azera, Omega ou Audi A8: o pneu vai custar na faixa de 700 reais.
        Claro que em carros grandes isso é de série, mas vejo gente reclamando do preço mas pondo em gol e pálio por aí.

    • Edu7000

      Meu irmão e eu acabamos de comprar um Azera 2011 completíssimo cada. O dele chegou anteontem e o meu chegará dia 20.
      Depois de muito procurar nos convencemos do ótimo custo/benefício dele.
      O seguro do meu que tenho 38 anos sairá por menos de R$2.400,00 (ainda não vi com bonus máximo que tenho no Si).
      Até agora meu irmão só reclamou dos bancos que não tem tanto apoio (ele tinha um Si), em compensação gostou de todo o resto do carro.
      Um amigo nosso que é audiófilo gostou muito do som Infinity original do carro, falou que só colocaria um sub maior que o original no porta-malas pra dar mais peso ao som.
      Pagamos aqui no ES R$82.000,00 com toda a documentação e no meu ainda ganhei módulo teto e módulo vidros (meu irmão não porque não chorou).
      Em Sampa encontramos por R$69.000,00 o completo e R$77.790,00 o completíssimo. O frete e toda a documentação custaria quase R$2.500,00. Saiu por menos de 2 mil preferimos comprar aqui mesmo.

  • O_Corsario

    Bom, o valor "tabelado", como todos suspeitavam, é balela, não só na Hyundai, mas também na Hyundai.

  • PKuster

    Éber, esse problema de ligar o som automaticamente quando se liga o motor, tenho quase toda certeza que é apenas um problema de configuraçãol, isto é, lendo o manual do som ou através de um bom técnico numa autorizada, você pode alterar para só ligar quando quiser. Tive um Stilo Abarth onde o som também apresentava esse problema, depois aprendí no maual como configurá-lo corretamente, evitando que ligasse juntamente com o motor.

    • Marcelo_Machado

      É provavel que tenha alguma configuração para isso. No Bravo vc pode configurar para ele executar o pen drive automaticamente ou não. Mas se vc desliga o carro com ele tocando as musicas, qdo liga o carro ele volta a tocar as músicas sozinho. Antes de desligar o carro vc tem que "dar stop" nele, aí qdo liga o carro ele deixa o som desligado.

    • Pow gente, não imaginei que vocês pensassem que eu sou tão burro assim, rsrs….. se fosse configuração eu já tinha arrumado né… o som faz isso APENAS quando tem um dispositivo USB plugado, não é uma configuração geral.

      • Eber, só seria interessante frisar que isso não se trata de um problema e sim caracteristica do aparelho. Porque problema realmente não é. Se fosse seu som ficara maluco a qualquer tempo.

        Só tomar um pouco de cuidado, pois muita gente leva isso como um "real" problema e nisso acaba por desmerecer o carro por um negocio que infelizmente é caracteristica. Estou dizendo isso, pois é diferente que se fosse uma luz que se acendesse do nada, ou mesmo falhas na direção… e não é isso que ocorre. Ademais um grande abraço.

      • Overdriver

        Éber, tenho um azera e mantenho o dispositivo USB conectado em tempo integral e não acontece isso.

  • Sr_Montisolli

    Um dos melhores sedãs do mercado sem dúvida!!!

    Ainda prefiro ele que o santanão reestilizado!!!

    Banheiras da VW só ficam bem no piscinão de ramos ou no Ferro Velho!!B)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Romulo_Max

    Gosto muito dessa parte da avaliação é mto interessante pra ter uma visão geral do carro, tendo em vista que são respondidas as principais dúvidas de potenciais compradores dos carros.
    Me surpreendi ainda mais com o Azera durante essa avaliação.

    PS. Queria deixar a dica à todos que porventura tiverem problema similar ao que o Eber teve à respeito do descumprimento do preço da revisão tabelada, que fizessem uma reclamação junto ao Procon e ao Ministério Público do seu Estado, acredito que em quase todos os Estados é possivel realizar tal procedimento via internet, no site da instituição ou via telefone, é rápido e só dessa forma é possível fazer pressão para que certos abusos sejam combatidos.
    No caso do MP, pouca gnt sabe, mas existem Promotorias especificas para Defesa do Consumidor para tomar conhecimento, averiguar e combater tais situações, inclusive pro vias judiciais onde não competiria ao Procon. ;)

  • Ludley

    Vai de Omega!
    Carrão da porra! Se eu tivesse com grana hoje eu trocaria meu carro por um.

  • RicRB

    #ironicmodon: Prefiro um Corolla Altis # ironicmodoff
    Parabéns pela avaliação
    sem sombra de dúvida, o Azera é um carrão!!
    Show de bola o custoX benefício!!

  • kikofar

    Ótima opção pra quem quer um carrão completo, com motorzão, quer muito espaço e não querem gastar mais do que 55 mil. Aliás, já se encontram Azeras na versão top por 52, 53 mil reais, com apenas 3 anos de uso.

    Realmente, pra quem tem entre 50 e 60 mil reais hoje em dia, opções não faltam.

  • Marcelo_Machado

    Avaliação muito boa, como a maioria das feitas pelo Eber, principalmente os vídeos.
    Com certeza esse carrão (no sentido pleno da palavra) tem um bom custo beneficio perto dos seus concorrentes. Mas é o tipo de carro que não me agrada, carros grandes mesmo com todos esses itens de conforto e motorzão não são a minha "praia".
    Prefiro pegar esse valor e compra um carro menor.
    Mas para quem gosta de carrões com certeza o Azera é uma ótima opção.

  • AlexandreCE

    Parabéns, Éber, tanto pelo carro quanto pela avaliação.

    Eu, particularmente, acho esse carro uma proposta extremamente atraente. O carro oferece tudo que se espera em termos de conforto e com um consumo que não é dos maiores.

    Aqui em Fortaleza vi um 2009 numa revenda Honda por 59 mil, 09/09, certamente negociável… é tentador… só não faço uma loucura por conta da inconstância do meu reajuste salarial e por dar preferência a carros econômicos.

    Mas que o Azera, sem dúvidas, deixa o cidadão desejoso, não há como negar.

  • douglasmartins1

    Enfim, um carro que tem porta-malas com modernas dobradiças Pantográficas!

    Só faltou dizer sobre aquele negócio que uns sites lá fazem, acho que chama Cesta Básica, onde fala o preço das pastilhas, retrovisores, parachoques, acho que é assim que chama. Poderia incluir isso nas próximas avaliações.

    Repito denovo, parabens ao site!

  • ALEZAO2

    eber, poderia comentar porque a revisão de 20k custou quase 2,5x o valor anunciado?

    empurraram serviços fora da garantia ou os valores das revisões do anúncio são de fato apenas sugestivos e as concessionárias não são obrigadas a acatar? mais uma propaganda enganosa da hyundai?

    • a concessionária simplesmente faz de conta que não existe tabela.

  • Overdriver

    É um ótimo carro, já viajei no volante de um. A única coisa que não gostei mesmo foi o volante que é muito leve, achei até pergoso em estradas movimentadas.

  • mateuswp

    Po Eber, deixa eu te dar um toque..
    Como um blog grande de notícias, pega mal esse "pra mim responder"
    Arruma aí =)

  • Fred

    Eber, parabéns pelo site e principalmente pelos vídeos postados no youtube. Já assisti vários.

    Vou fazer uma viagem de 4.500 km em dezembro/13, e já estou à procura de um Azera 2009 245 cv top, eleito para o serviço. Encontrei um com 20 mil km rodados (isso mesmo) porém sem as revisões feitas na Caoa, e os dois pneus dianteiros bem gastos. O que preciso verificar antes de pegar a estrada? O estepe é zero km, pensei em comprar apenas um pneu e coloca-lo para rodar junto com o estepe sem uso, caso realmente venha a fechar negócio no carro.

    Gostaria de sua opinião: Você ainda está com este Azera? Como seria o comportamento dele na estrada andando a 160/180 km/h constantes?? Já fiz essa mesma viagem em um New Civic AT que tive, andando sempre entre 140 e 160, com picos regulares de 180, e o consumo foi alto (7,5 a 8,2 km/L) ou seja, isso não me preocupa. Quero mesmo é saber informações extras sobre o comportamento dele em alto rendimento. Temperatura de motor, rpm a 160, se ele mantém quinta marcha a essa velocidade (ou se cai pra quarta como o civic). O que você puder me acrescentar.

    Desde já agradeço sua atenção.

    • Fred, não tenho mais o Azera, vendi ele no ano passado… sobre comportamento na estrada a essas velocidades, não sei, pois ando apenas em velocidades normais da pista.

      • Luis Gustavo

        comprou o que agora?

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