Avaliações Hatches Hyundai Populares

Avaliação NA – Hyundai HB20 (3) – Comportamento e consumo na cidade

hyundai-hb20-cidade-620x346 Avaliação NA - Hyundai HB20 (3) - Comportamento e consumo na cidade

Ao arrancar para começar o nosso vídeo da cidade com o Hyundai HB20 1.6 Premium, cantei pneu até demais. Estava acostumado com a embreagem de um carro totalmente diferente quando cheguei em casa e peguei o compacto da Hyundai para fazer os vídeos. Com isso mostrei involuntariamente o apetite que o carrinho 1.6 tem por acelerações mais fortes.



Se modelos compactos com motor 1.6 de pouco mais de 100 cavalos já são aclamados como modelos com desempenho ótimo, o HB20 com seus 128 cavalos dá um show. É realmente aquele carro para quem quer um bom desempenho, acelerando quase como modelos maiores de motor 2.0.

Na primeira aceleração o HB20 saiu forte. Já na segunda, aquela feita em uma pequena subida que usamos para demonstrar a força dos carros avaliados nesta situação, o HB20 saiu com bem menos força. É claro que eu é que acelerei pouco na hora de soltar a embreagem, mas isso mostra o único ponto fraco do modelo ao andar na cidade, que é o jeito que o motor fica sem graça quando estamos em baixa rotação.

Isso se deve a ser um motor de 16 válvulas, mas existem motores similares que tem um pouco mais de vontade nessa situação. Percebemos que o motor do HB20 tem essa particularidade. Apesar disso, o ar-condicionado não atrapalha em nada o desempenho dele.

A suspensão do HB20 1.6 tem um ótimo balanço entre estabilidade e conforto. Comparando com o Chevrolet Onix, se trata de um conjunto mais firme, mas ainda confortável. Apenas as pancadas que a suspensão passam para a cabine são um pouco fortes demais, os componentes poderiam filtrar um pouco melhor estas imperfeições.

De um modo geral é um carro confortável para uso na cidade, com bancos apropriados, pedais e volante bem alinhados em relação ao motorista. Fica evidente apenas o tipo esquisito de regulagem de altura do assento do motorista, que não eleva todo o assento e sim apenas a parte dianteira.

O consumo se mostrou alto, no mesmo nível do bom desempenho do modelo. Se anda bem, bebe bem, geralmente é a regra. Conseguimos 6,6 km/l na cidade com álcool e 8,5 km/l com gasolina, sempre usando o ar-condicionado e percorrendo os mesmos trajetos que fizemos com o Onix 1.4, que conseguiu consumo bem melhor: 8,0 km/l e 11,5 km/l.

Donos de HB20 que lêem o NA poderão comentar que o consumo que eles estão conseguindo é melhor. Sim, em questão de consumo existem muitas variáveis. Mas qualquer que seja o consumo de alguma unidade do HB20 1.6 por aí, ele nunca será igual ao ótimo consumo do Onix 1.4.

Ou seja, o sentimento que fica é que o HB20 anda muito bem, mas apresenta um consumo alto demais para o seu porte. Se for para ter um consumo desses, é melhor comprar um sedã 2.0 que será bem mais confortável e espaçoso. Recomendamos o hatch coreano apenas para quem não irá rodar muito ou não se preocupa com consumo alto.

4.0

  • Rafael4lves

    Nada animador esse consumo. Se o HB20 bem mais leve está fazendo essa média imagino que o novo I30 sendo mais pesado premiará seus donos com um consumo decepcionante, aliado a um desempenho acanhado. No mais quanto ao desempenho do HB20 parece ser muito bom, pena o consumo ser alto.

    • erickluuh

      Pensei a mesma coisa .

    • malkso

      Deus me livre de um carro com um consumo desses!

      • luizcrjr

        vai de mille então! ou talvez um celtinha…

        • malkso

          Celta e Mille são bem econômicos, mas não são o meu estilo. E quanto aos "aloprados" por HB20, que façam um bom proveito; a Hyundai Companhy Cia LTDA, agradece e rir da insanidade de cada um.

          • Cristiano_RJ

            Insanidade? Mas por que insanidade?

          • Jun_TS

            Já ia dizer que essas são as media do meu stilo na cidade, com 200 kg a mais. Nem vamos falar em conforto. Esse é o melhor, mais moderno e mais beberrão motor do mundo(Isso dito com aquela voz do locutor de propagandas da Hyundai) KKKKKKK.

    • Marciomaster

      Meo deus….. tenho que rir, porque se fosse um"jurassíco" 1.8 8v GM, que particularmente daria um melhor resultado ao andar se estivese nesse carro, o pessoal estaria matando a pau e dizendo que era mecanica ultrapassada. Agora o que dizer desse melhor motor 1.6 16v do mundo????

      • Cristiano_RJ

        Sugiro consultar a tabela de consumo do programa de etiquetagem do INMETRO. É uma base mais técnica para fazer comparações e tirar conclusões a respeito do consumo dos veículos em comparação com seus pares, já que os testes são padronizados. No caso do HB20, classificado como compacto, a versão 1.6 manual ficou com clasificação B, tanto dentro da categoria, quanto na classificação geral. Esse resultado é melhor do que, por exemplo, o novo C3 1.6 e o Fit 1.5 manuais, que ficaram com C; que o Punto 1.4 , que ficou com D; ou que o Polo 1.6 que ficou com E, todos considerando a categoria de compactos. Certamente SE a GMB tivesse coragem de entrar no programa, seus modelos, especialmente aqueles com o "jurássico 1.8 8V", ficariam na lanterna.

        • Marciomaster

          Cristiano, então voçe não acredita nas médias do Eber, que bateram com as da 4rodas e acredita no programa do inmetro??

          • Cristiano_RJ

            Não é nada disso. Não é questão de crença, é questão de método, como eu disse antes. Minha formação é técnica, em engenharia, e por isso, sei que quando o assunto é "experimento", quero dizer, quando queremos medir, testar algo, temos que ter método. Todo experimento tem que ser reproduzível, mesmo quando testado por pessoas diferentes. Tem que ser repetido algumas vezes, para retirar erros; e tem também que ter uma precisão conhecida, o que depende dos instrumentos utilizados entre outros. O teste do INMETRO é padronizado. E por isso, apresenta todas essas características. Dessa forma, é mais apropriado para comparações. Entendeu o que eu quis dizer. Acreditar não tem nada a ver com testar. Tem a ver com religião, superstições… enfim, aquilo que não se pode testar objetivamente.

            • walbere

              Sempre quis saber o método que Eber utiliza para chegar as médias de consumo.
              Ele já respondeu algumas vezes que não é pelo computador de bordo.
              Qual o método então?

            • Marciomaster

              Cristiano entendo o que voçe quis dizer, mas os testes do inmetro para consumo de motores e etiquetagem é a maior palhaçada que existe, é coisa para tolos que entram em concessionarias comprarem carros por etiqueta de consumo como se fossem geladeiras. Os testes deles são muito diferentes da realidade, são como um monte de gente por aqui que diz que o seus carros fazem 20 Km\l na estrada. Claro que fazem, andando a 90km\h a favor do vento por 50Km de distancia e vazios, portanto isso não é a realidade do uso, portanto o carro não faz 20km\l. Portanto as medições de consumo do Eber e 4 rodas são sim muito mais reais que as do inmetro, pois refletem o uso REAL de um automóvel. Abçs

              • thales_sr

                No inmetro, uno 1.0 tá fazendo 15 km/l na estrada…

              • Carlos_brown

                Só pra constar que a 4 rodas usa também um método definido e repetivel, além de equipamentos próprios para aferição. Mas sinceramente, o tipo de teste que o Éber faz corresponde mais à realidade e acaba sendo padronizado por utilizar o mesmo percurso, mas nunca é de mais considerar que cada tem um ajuste diferente definido pela fábrica, oque pode exigir uma maneira diferente de ser conduzido em relação a um concorrente similar.

        • Felix_S

          Nesse ponto vc tem razão. Embora o consumo do meu carro não bata com o do Inmetro, pelo menos os dados seguem um padrão técnico que permite COMPARAR os diferentes veículos com mais exatidão (é isso que alguns não compreendem). Por curiosidade, não consigo de jeito nenhum repetir o consumo do Inmetro na minha cidade, mas o consumo na estrada eu faço bem melhor…

    • apneto

      tem carro 2.0 que é mais economico…

    • DougSampaNA

      Fica Com meu Fit g2 AT 1 semana que vc vai ver consumo alto, gostaria de fazer entre 5,5 e 6,3 km/l alcool na cidade?

      • Rafael4lves

        Acredito que essas médias do seu Fit deverão ser bem parecidas com a versão AT do HB20!

    • Archimedes

      Mas o i30 tem 140cv-c !!! hehehe Piadinhas de lado, isso aí acontece com muitos carros que temos aqui… motor "fraco" porque é "economico", resultando em carros mancos e ainda mais beberrões. Quase todas as montadoras tem exemplos.

      • Jun_TS

        Sem querer puxar saco de ninguem, apenas comentando, o 1.6 do gol não decepciona em desempenho e é bem mais economico, temmos aqui em casa e é indiscutível.

  • RafaPinheiro

    Isso são para as pessoas verem que nem sempre um motor de concepção moderna é mais econômico que um de concepção antiga. Pelo menos entrega um desempenho acima da media.

    • Ubaldir

      Mas tem que andar em giro alto. Em giro baixo é até difícil de você acreditar que ele tem 128 cv. O mesmo acontece com o motor do I30 atual 2.0 de 140 cv. Em uma subida na estrada, se você deixa o giro cair tu tem que chamar uma terceira fácil. Esse comportamento é desagradável em regime urbano, e vai no contragosto da maioria do público brasileiro.

      • Cristiano_RJ

        Tive um i30 do modelo antigo e nunca senti falta de força em nenhuma situação. Pelo contrário, só tenho elogios ao desempenho.

        • Elton_Gomes

          Mas são dois motores diferentes.. o do I30 é um 2.0 com 145cv, já o do HB20 é 1.6 de 128cv.. Mesmo a diferença da potência não sendo muito grande (17cv), o desempenho é bem diferente, já que um 2.0 têm bem mais Torque!

      • DougSampaNA

        coisa de motor 16v…nas cidade de Minas com muitos morros deve ser um horror…

        • Cristiano_RJ

          Não é não. Estou vendo muita gente falando merda sem nunca ter dirigido um carro com um bom motor de 16V. Uma vez em um tempo muito distante, motores de 16V foriam muito quando em baixas rotações. Pronto! O clichê grudou. Aí, em pleno século XXI, quando TODOS os novos motores são 16V e o mundo civilizado já dexou claro que motor 8V é uma página virada, pessoas que vivem de clichês inacreditavelmente continuam repetindo-os até hoje. Seria por afeto aos seus "carangos" 8V e a tanta história juntos? Seria amor à marca preferida que teima em não modernizar o power train dos seus modelos aqui no Brasil? Seria conservadorismo, medo do novo? Ou seria preguiça mesmo de pesquisar e conhecer um pouco mais novas tecnologias e produtos?

          • Archimedes

            Queria poder dar dois votos pro seu comentário, apesar do tom de revolta. hehehe É bem verdade isso… Eu dirijo um Clio 1.0 16v, e digo: em baixa ele tem mais torque que os concorrentes 8v, e em alta, ele sobra, e não se esgoela. E olhe que esse ainda é um 16v de concepção mais antiga, sem boa parte das tecnologias disponíveis hoje, nos novos 16v. Então é isso mesmo…. torque baixo em baixa é questão só de economia porca das montadoras.

      • mauricar20

        E todo mundo criticava a falta de animo do motor e-torq 16v em baixas rotações e falavam que esse motor HB20 era a oitava maravilha do mundo.
        Como ambos são 16v, têm a mesma característica, só que a imprensa especializada nunca falou isso. Pelo menos o NA teve coragem de falar…

        • Cristiano_RJ

          Não, não tem a mesma característica não. O e-torq não tem comandos de válvulas variável. Esse aí tem. Ontem postei para alguém o desempenho do Punto 1.6 E.TorQ e do HB20 1.6 no vídeo sobre os detalhes do interior do HB20. Lá fica clara a diferença.

          • mauricar20

            Ambos não são fracos em baixa?

            • Cristiano_RJ

              O comando de válvula variável é uma tecnologia que confere maior força a motores 16V em baixas rotações. Portanto, pelo fato de possuir essa configuração e pelos números de testes, podemos afirmar sim que o HB20 é superior. Mas essa questão de fraco e forte é beeemmm relativa. Tive um 307 1.6 16V entre 2007 e 2009 e considero que seu desempenho é razoável. Não sentia falta de força em nenhum momento. Quando alguém dirige um carro e dá sua impressão subjetiva, isso não significa a realidade absoluta. Vai depender de diversos fatores, dentre os quais, das expectativas com o modelo. Exemplo? Fiz um TD ano passado em um Lancer CVT e o achei fraco demais. Seria mais fraco que o 307? Claro que não. É porque minhas expectativas eram maiores (além do preço) e eu me decepcionei. Quando o Eber diz que sentiu o carro fraco, não podemos levar á risca. Temos que saber filtrar as coisas. Veja os relatos abaixo de proprietários do HB20 1.6. Não tem ninguém reclamando de falta de força.

              • mauricar20

                Bem, acho que CVV ameniza, mas não muda a característica da falta de força em baixas rotações. Em casa temos um Corolla 1.8 16v e a falta de força em baixas é bem nítida, mesmo com o recurso acima citado, melhorando bem quando o giro aumenta. Quando fiz o test drive no HB20 1.6, notei essa falta de força em baixas também, mas era só baixar um pouco o pé que o carro respondia bem, característica (e não defeito) normal para um motor 16v.
                Eu tenho um Punto 1.6, e não sinto essa falta de força excessiva (tem um pouco, sim, mas não é diferente do Corolla) que todo mundo fala (ficou bem melhor apos uma atualização da central eletrônica), e pra falar a verdade, hoje até prefiro carro multivalvulas.

    • exato, se levar em consideração o restante do conjunto o hb20 leva vantagem.

    • thales_sr

      Estranho, um colega meu tem um veloster, só anda pisando forte, e o consumo urbano fica em cerca de 9 km/l. Os 1.0 andando normal, aqui na cidade, costumam fazer 10-11. Pensei que esse motor conseguiria números mais interessantes, pra quem andasse "normal".

  • alexhmoraes

    E se for olhar o preço do Premium 1.6 ai que nao vale mesmo, melhor pensar em New Fiesta, HB20 é negócio se pegar o 1.0 ai sim compensa!

    • Hellvins

      new fiesta com configuração parecida, essa nova versão não vai sair por menos que 54 mil, ouça minhas palavras, e igual ao 208 o ultima linha de defesa em que o pessoal acreditava que seria barato!

      • thales_sr

        O 208 ainda não chegou… Aquele premiere tá cheio de firula que aumenta o preço. Devemos esperar a versão de produção pra comparar carros equivalentes.

  • zemarreta

    Para o tamanho, é um lulinha em termos de consumo!!

  • PKuster

    Em questão de torque X rotações, a Volkswagen já pegou a manha há tempos: seu motores 1.6 8V são antigos e ultrapassados, mas mexidos para entregarem muito torque nas baixas, o que dá a sensação de agilidade no trânsito – do jeito que o brasileiro gosta (e se ilude).

    • Miguel Martos

      Sim, mas essa falsa sensação acaba no momento que se pisa mais fundo e deixa as rotações subirem, percebe que o potencial total do motor não é muito mais que aquilo,e isso em estradas é decepcionante.
      Mas o que eu achei interessante é o motor 1.8 16v da chevrolet que equipava a Meriva, ela tinha uma bom torque em baixas rotações, o que foi uma surpresa para mim já que aqui temos um Focus também 1.8 16v, tendo os dois potencias e torques similares, a Meriva na cidade era bem mais fácil para subir e ganhar velocidade, só não sei quanto a estrada, já o Focus o seu lugar é na pista mesmo, risos.

    • zeuslinux

      Ilusão que se sai bem na maior parte do tempo ?!

      A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo rodando na cidade, ainda mais se tratando de carros compactos.

      Eu acho os motores 8v mais apropriados do que os 16v mais simples e mal adaptados. Eu tinha tempos atrás um Astra 2.0 dos primeiros anos, que tinha 116 cv "apenas" com gasolina (não era flex). Mesmo sendo mais pesado, aposto que ainda deve ser mais ágil no trânsito urbano do que um HB20 desses. E ele ainda bebia um pouco menos que esse HB20.

      Claro que há motores mais modernos que conseguem compensar na maior parte a fraqueza dos 16v em baixas rotações, mas são mais caros e complexos, não sendo talvez oportuno em carros mais populares.

      Nem sempre o que é mais moderno é o mais apropriado.

      • Cristiano_RJ

        Interessante você afirmar que seu Astra consome menos que o HB20. Realmente acho que os brasileiros tem dificuldade em entender certos conceitos. Um teste de consumo pode ter resultado variando significativamente a depender de diversos fatores, portanto, se não houver padronização, a comparação é inválida. Em outras palavras: não adianta querer comparar o número divulgaod no vídeo do Eber com o consumo que você registrava quando andava com seu Astra.

        Vamos a uma comparação mais válida? Que tal teste da Quatro Rodas do Astra x teste da Quatro Rodas do HB20? Pois bem, nas QR's n° 597/600 o Astra 2.0 M/T consumiu 7,1 km/l em ciclo urbano e 10,6 km/l em ciclo rodoviário, ambos os números obtidos com etanol. Já na QR 636, o HB20 obteve os seguintes resultados: 8,0 km/l e 11,3 km/l, respectivamente. Ah, e o desempenho? Sim, o Astra é um pouco melhor… mas nada absurdo. O 0 a 100 km/h do Astra foi feito em 10,0 s, enquanto que o HB20 fez a mesma prova em 10,2s.

        PS. Discordo veementemente de que motores 16V não são o mais apropriado. Sou defensor árduo desses motores desde o meu primeiro carro com motor 16V (estou em meu 3° e minha esposa no 1° dela), nunca mais voltarei a comprar um com motorização 8V. Aliás, eu só não, todo o mundo "civilizado" também.

        • rogerrosato

          De que adianta ser 16v se for uma porcaria? Minha família compra 16v há um bom tempo já (estão no 3° ou 4°) e gosto muito deles, foram todos ótimos. No entanto comprei meu primeiro carro (o que tenho agora) com motor 8v por razões econômicas, acho-o ótimo também: econômico e esperto, nem notei muita diferença, pra falar a verdade, em comparação aos 16v que dirijo, uma vez que não fico enfiando o pé como se não houvesse amanhã. Se for um bom motor, acho que vale a pena considerar, independente do número de válvulas. Deixa dessa de "todo mundo que é civilizado…", pelo amor, né? Todo mundo que é civilizado compra aquilo que é bom e lhe satisfaz, ponto.

          • Cristiano_RJ

            Porcaria? Você quer dizer que esse motor é uma porcaria? Meu caro, saiba que esse 1.6 16V da Hyundai/ Kia, ao lado do 1.6 16V Ecotec do Sonic e do 1.6 16V Sigma da Ford são hoje as referências em motores aspirados com essa cilindrada aqui em nosso país. Deixam qualquer 8V que você possua ou tenha possuído com cara de peça de museu. Se motores 8V fossem tão bons assim, continuariam sendo desenvolvidos novos projetos de motores com essa configuração. Mas não, foram abandonados e os que estão rodando hoje por aí em carros populares de baixo custo só o estão em países de terceiro mundo onde ainda são aceitos devido legislação pouco rigorosa quanto às emissões e ao baixo nível de exigência do mercado… e mesmo assim, foram desenvolvidos há mais de 10 anos atrás e no máximo passam por alguma recauchutagem para continuarem em linha auferindo ALTOS LUCROS para suas marcas. Quando alfinetei com "mundo civilizado" quis dizer exatamente isso: lá eles não engolem essas peças de museu. Já aqui, os saudosistas de plantão ficam defendendo… fazer o quê?

    • Ubaldir

      Não é ilusão. Os motores VW não são "mexidos", são apenas 8 válvulas e com desenho de cilindros que proporcionam curvas de potência e torque que privilegiam os números em baixa rotação. Até 4500 giros, eles possuem potência e torque superiores que a maior parte dos motores 16v da concorrência, situação que se inverte em regimes acima de 5 mil giros, pois a curva de potência dos VW sofre inflexão nesta rotação. Mas como é algo bem incomum se guiar frequentemente em giros altos…
      Portanto, não há "sensação" de agilidade. O que há é agilidade real e um bom comportamento dinâmico. Isso não é "manha". É saber o que o público quer e entregar exatamente isso.
      A tempo, motor realmente moderno trás 16v conjugado com injeção direta, turbo e comando variável de válvulas para melhorar o desempenho em baixas rotações. Motores multiválvulas já estão em nosso mercado a mais de uma década (quem não se lembra o tipo "sediciválvole"?), nem sempre com resultados favoráveis em termos de bom desempenho no uso cotidiano.

      • DougSampaNA

        motor 8v com cambio At na cidade é o casamento ideal, lembro do meu classic 1.6 AT…eita bichinho bom..O Fit 1.4 16v AT é ruim, anda, mas nem se compara com o velho classic..

        • Cristiano_RJ

          O Fit 1.4 16V A/T não é ruim não, é PÉSSIMO! Mas isso tem outras causas. É muita superficialidade querer imputar o seu mau desempenho ao fato do motor ser 16V. Mas pelo visto, essa matéria vai servir para propagar ainda mais esse mito entre "nosotros". Até parece que os amantes dos motores 8V estavam meio escabriados, sem graça… e agora tomaram coragem para se manifestar…

        • CyborgPilot

          Quanto tempo vc ficou com o Classic Aut.? Era que ano? Vc usava rodas 13 ou 14?

          • DougSampaNA

            7 anos e meio, 2003/04, rodas aro 13, pneus 175, o 165 original era bom mas o 175 melhorou muito o carro sem aumento de consumo..

            • CyborgPilot

              No meu caso o meu é 2002/03 estou com ele há 3 anos e comprei com rodas de ferro 13", aí troquei para rodas de liga leve 14" com 6" de largura e pneus 175/65 . A estabilidade melhorou bastante, nem se compara. O carrinho anda muito na BR e o torque em baixa é bem satisfatório também.

      • PKuster

        Falei "mexido" não no sentido de "envenenado" ou coisa parecida, apenas para enfatizar que a Volkswagen conhece bem o gosto de dirigir do brasileiro, e como na maioria das vezes o uso é no tráfego urbano, mesmo usando um motor velho e ultrapassado – como ainda são TODOS os motores dos veículos da Volkswagen feitos no Brasil – embora já possua o "estado da arte" no setor lá fora, há sim a "sensação de agilidade" do motor – por conta dos artifícios que você mesmo citou – a Volkswagen "tira sangue de tapioca" da velharia e nada investe neste setor no Brasil. Já aumentando os giros, pode tapar os ouvidos…

  • hugogyn94

    Ola,me ajuda esse blog esta com problema.

  • madsauro

    Tenho um HB20 premiu igual o do teste, na cidade faz média de 10,678 com gasolina na cidade, meu amigo com o gol 1.6 dele está fazendo 9,3, acho que não é tão ruim assim, o agile (mais pesado e maior que o HB20) do meu primo tá fazendo menos de 8, considerando estes parâmetros até que não achei que o carro consome muito, mas acredito que isso vai muito do pé, pois eu dirijo sempre de forma tranquila sem atrapalhar o fluxo de trânsito. Tbém notei que em acelerações mais firmes o consumo instantâneo do HB20 assusta, chegando a marcar 4,5 km/l no computador de bordo.

    • Cristiano_RJ

      Isso é normal. Afundar o pé em qualquer carro derruba o consumo instantâneo. Não é à toa que o estilo de condução leva a médias extremamente variáveis, mantendo-se o percurso, o veículo e as condições de trânsito. Mas achei interessante seu depoimento. Esse blog possui uma verdadeira legião de haters da Hyundai. Estão sempre prontos a criticar ou a zoar mesmo, mas não recebem bem notícias positivas sobre modelos da marca. Será que seu comentário terá tanta repercussão e joinhas quanto aqueles que caíram de pau na avaliação?

      • thales_sr

        Cristiano, mas os comentários são o paraíso dos haters… rs
        Veja que a maioria dos comentários são críticas e reclamações.

  • lfmorandini

    Já o HB20 1.6 registrou médias semelhantes ao 1.0 na cidade – 7,6 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina).
    Medias do inmetro.

    creio que a media do Eber foi alta devido a aceleraçao que ele impos ao veiculo.
    e claro,teste de jornalista nao é muito um padrão para medir um consumo,já que o objetivo é testar o carro e aferir a qualidade do mesmo,a nao ser que o objetivo do teste seja puramente o consumo.

    • Eu já falei várias vezes mas vou falar novamente: durante os dias que usamos os carros de avaliação para testar o consumo, não fazemos acelerações mais fortes como fazemos nos vídeos. Os vídeos servem como showcase do carro, ou seja, mostramos um pouco do que ele é capaz. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

      • lfmorandini

        bom,agora esta compreendido.

  • lfmorandini

    Andando normalmente o consumo deve ficar na casa dos 10km/l na versão 1.6 tranquilamente.

    a versão 1.0 tem um dos melhores consumos do segmento,se não o melhor.

    não acho o consumo ruim não,longe disso.
    Pra um carro que anda muito mais que a concorrência o consumo vale o c/b

    • Com base em que você acha que o consumo deverá chegar a 10 km/l? É como falamos… o consumo sempre será bem pior que do Onix 1.4.

      • lfmorandini

        Com base no comentario de varios proprietarios e no teste do inmetro.Acho estranho o consumo aqui ter dado esse e outros variarem tanto.
        O proprio leitor ali em cima disse que o dele faz 10km/l.Pode ter relaçao com as caracteristicas do terreno,velocidade do percurso,e até mesmo quilometragem(pelo menos na nova ranger é assim,o consumo se estabiliza com 5 mil km para mais)

        veja Eber ,nao estou criticando a materia de forma alguma.Achei ela exelente,porem achei bem conflitante os dados do consumo.
        Seria bem estranho ficar variando de carro pra carro,porem ja vi isso acontecer em outros veiculos.
        So foi uma observaçao,baseado nos dados oficiais,nos dados do inmetro e nos dados de varios proprietarios que relatam o consumo em redes sociais.

        Sobre o Onix nem toquei no assunto.É esperado que tenha um consumo acima do 1.4 da chevrolet.

        • Entendo… eu acho que o HB20 vai conseguir médias melhores sim em cidades mais planas e grandes centros onde existem avenidas com limites de 80 km/h por exemplo… mas fora isso acho que ficará na média que conseguimos.

          • DougSampaNA

            Oi Eber, pra conseguir andar a 80 km/h em Sampa só entre Natal e ano novo, quando 3 milhõesw de carros deixam a cidade, só assim o carro fica mais economico. ;)

  • erickluuh

    Essa gasolina alcoólatra e esse etanol Anfíbio ajudam no consumo exagerado !!!

    • DougSampaNA

      E vai subir 9%…pra cobrir o desconto da Energia Eletrica, do mesmo jeito que pra cobrir o desconto do IPI dos carros ele foi repassado pro açucar, agua engarrafada e CERVEJA…e os cervejólatras ó…

  • luizcrjr

    to achando que ele se empolgou com o HB20 e pisou fundo mesmo, rsrs.

  • RodWH

    Fielder 2008 nossa tá com consumo melhor que isso daí.

  • nightwishjp

    Esse consumo só tá alto pq o Eber não dirigiu ainda de maneira correta. Sair cantando pneu desse jeito, naturalmente ele irá beber muito.

    Como o consumo desse motor é alto no HB20 e baixo no Cerato? Paradoxo.

    • Repetindo o que falei para outro leitor acima:

      "Eu já falei várias vezes mas vou falar novamente: durante os dias que usamos os carros de avaliação para testar o consumo, não fazemos acelerações mais fortes como fazemos nos vídeos. Os vídeos servem como showcase do carro, ou seja, mostramos um pouco do que ele é capaz. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa."

      • luizcrjr

        eber ia falar que meu cerato é mais econômico, mas lembrei que ele é só gasolina hehehe. então graças a deus!

    • Ivanilson

      Acredito ser pelo peso, uma vez que o HB20 é mais pesado 500kg do que os concorrentes….

  • LuccasVillela

    TENSO o consumo… Lamentável :/

    • Cristiano_RJ

      Consulte a tabela de consumo veicular do INMETRO. O HB20 1,6 ficou com classificação B. Não é o melhor do segmento, mas é razoável. É melhor do que o C3 1.6, o Punto 1.4 e o Fit 1.5, por exemplo. Temos que ter muito cuidado antes de tirar conclusões. Eu, por exemplo, costumo pesquisar bastante, várias fontes diferentes e confrontar resultados de testes e opiniões.

      • LuccasVillela

        Estou falando por base dos carros do NA. E eu não confio nisso do INMETRO, são meio utópicos em um e gastões em outro.

        • Cristiano_RJ

          Companheiro, você afirmar que dados do INMETRO são utópicos, demonstra o quanto você ignora conceitos como planejamento e execução de experimentos, metrologia, padronização, estatística, etc. Mas você não é o único não; é notório o inútil esforço da grande maioria em tentar obter os números dos testes, ou querer que os testes reproduzam o que eles obtem com seus carros. Mal sabem que resultados de consumo são extremamente variáveis a depender de uma série de fatores que se não estiverem controlados, interferem significativamente. Os testes do INMETRO não são utópicos, pelo contrário, são padronizados e permitem ao público comparar com segurança o consumo RELATIVO entre os diversos modelos. Sacou? Consumo RELATIVO e não o valor ABSOLUTO, este sim, sujeito a muitas variações.

          • LuccasVillela

            Que o consumo não é absoluto, é óbvio. Mas enfim, isso não me faz confiar 100% nos numeros dele. Não sou hater da Hyundai não, fica tranquilo.

  • consumo do meu a3 200cv, mas não deixa de ser um bom carro.

  • rogeriulima

    Achei o consumo razoável, não achei ruim não. O Onix 1.0 marcou 8.7 na gasosa e tinha um monte de gente defendendo…

    • danilloacosta

      consumo de 8,7 km/l de gasolina num carro 1.0 chega a ser bizarro. porém o carro estava zero km, não tinha amaciado ainda e isso talvez seja uma ressalva.

      • rogerrosato

        O consumo de carros zero-quilômetro se estabiliza em poucos mil quilômetros rodados. Comprei um carro zero que o primeiro tanque ele fez 9 km/l, agora, com 7.500 km rodados, está fazendo 9,5-10 km/l. Não é uma diferença astronômica…

  • Absinthe666

    esse motor tem 128 cavalos mas vejo muitas reclamações por ser extremamente preguiçoso nas saídas, sei que é 16v mas é um motor moderno, acho que prezaram muito pela potência final para fazer propaganda e esqueceram do torque em baixa
    fiz um test drive em um Grand Siena 1.6 16v dualogic e mesmo com o câmbio lerdo o carro tinha folego nas saídas, fazendo as trocas manuais nas borboletas claro.
    sem falar que o consumo é bem melhor, conheço um amigo que tem um palio 1.6 16v e faz 11~~12 na cidade

  • sandroforms

    nao achei preguiçozo na saida nao!!!! fiz o teste drive essa semana, alias achei o carro perfeito! so nao compraria pois por 44 eu vou de new civic 2008 ou se vc qer economia vai de 1.0 pelado sozinho no carro, qto mais potencia mais consumo ou paga se 80 mil num ds3 da citroem que tem 150 cvs e faz media de 10 km/l ou seja o preço da tecnologia ou pior .. um ford fusion hybrid!! é o carro mais economico do brasil!! e caro tambem 133 mil modelo "antigo" fez media de 21 litros na cidade e tem quaze 200 cvs o onix é morno , mas gostoso de andar, e tem media de economia melhor por ter menos poencia e motor 1.4 bem acertado.

  • danilloacosta

    Carro extremamente bêbado, alcoólatra. Meu Punto T-Jet (que tem motor turbo) consegue ser mais econômico que esse HB20 na cidade (9,6 km/l de gasolina com ar ligado).

    8,5 km/l é consumo de carro 2.0 pra cima, não de 1.6

    Fora o consumo, o carro mostrou ser bastante competente

  • suguii

    Eber, com quantos kms está o HB 20? Uma prima minha comprou um e ela comentou comigo que está fazendo quase 10 km/l, apesar que ela dirige como "uma pessoa com mais experiência de vida" rs… mas se a média do HB 20 for essa mesma, acho que seria mais vantagem levar um i30 não?

    • lfmorandini

      segmentos totalmente diferentes cara.
      o HB20 1.6 custa 38 mil reais e vai ate 49 mil.

      o i30 custa 75 mil na cor prata e preta.

      a nao ser que voce se refira a um usado.

      • suguii

        Que são de segmentos diferentes eu até sei, mas realmente, analisando a comparação teria que ser com um usado….

        A propósito, vi seus comentários e são bem sensatos, não tem muito a ver com a matéria, mas estou namorando um Lancer GT há tempo e recentemente comecei a olhar o Jetta com outros olhos, aos poucos este carro está me agradando…. qual a sua opinião se fosse pra escolher um dos dois? A diferença de valores entre os dois foi de uns R$ 2.000,00 a mais pro Jetta (recado aos reclamões, não sou boy, o meu trabalho permite que eu tenha uma renda suficiente pra pagar minas contas, sustentar minha esposa e ainda poupar pra ter um carro que quero)

        Abs

        • lfmorandini

          Opa amigo,como vai???

          Olha, nunca tive o Jetta,mas o pessoal fala que vale muito a pena ter a versao de 200 cv dele.Ai sim é uma boa compra.O carro realmente anda muito e esta a frente dos concorrentes sedans.
          Ja tive carros da mit, sao exelentes, meu avo tem um lancer 1999 e esta perfeito ate hoje.Nao conheço bem o gt…porem até hoje nunca vi ninguem reclamar.
          O jetta acho que ganha em espaço interno, e anda mais do que o Lancer .Tera que fazer test drive nos dois para saber qual quer.

          Vou ser sincero com voce…caso nao tenha pressa na compra do carro, sugiro que voce espere a chegada do Novo Fusion na versao flex e do chevrolet malibu.
          O top de linha com ecobost custa 112 mil reais,e a versao flex com certeza tera preços na casa dos 80 mil reais, para competir com o jetta.
          o malibu custava 85 mil reais, e chegara no modelo novo(apesar de nao ter previsao)

          Vi o fusion nos EUA e posso dizer que o carro é simplesmente fantastico.
          Inclusive nas versoes mais basicas permanece exelente.

          Caso tiver pressa o Jetta é melhor opçao.
          Claro,va na ccs e faça test drive que vale muito a pena.

          sobre o pos-venda dos veiculos desconheço.Porem a mit desvaloriza muito(tenho uma TR4 que nao vale nem 20 mil reais mais.)

          • suguii

            Entendi…. embora o Jetta em números seja melhor que o Lancer, é meio que um sonho de consumo que tenho e agora tenho condições de comprar um (e manter), hoje estou meio tiozão, antigamente eu adorava cortar o trânsito, hoje eu ando mais na manha, potência eu só uso pra ultrapassagens quando necessário, tinha até alguns meses um 307 2.0 e adorava esse carro, completo, mas surgiu uma proposta tentadora e resolvi me desfazer do carro…

            O novo Fusion está lindo mesmo, mas normalmente não compro um bem sendo um dos primeiros, é uma cisma minha e acho que deve ser normal da minha raça (sou oriental rs), costumo esperar um tempo pra ver se o carro vinga… no caso dos dois acima, só vi um caso do Jetta que se envolveu em um acidente (não lembro ao certo se o eixo saiu do carro), mas parece que foi pontual….

            Na verdade ainda não tenho pressa, estou com trabalho que envolve presença em outros estados e uma reunião internacional mensal nos EUA, então por enquanto estou vivendo com um veículo de duas rodas com propulsão humana, também chamada popularmente de bike, caso seja necessário, eu alugo um carro…. rs

            Sobre o TR4, também tive um e realmente desvaloriza muito, mas como dizem, carro não é investimento…..

        • Cristiano_RJ

          Vá de Jetta TSI sem pestanejar. Ano passado fiz TD no Civic, Jetta flex, Jetta TSI, Lancer CVT, Cruze Sport6 e 308 Feline. O Jetta é absurdamente superior. É fazer o TD e se apaixonar. Estou com o meu há felizes 8 meses e cerca de 7.500 km. Disparado o melhor carro que já tive. Mas tem que ser o TSI, esqueça o 2.0 flex!

    • Está com uns 6.000.

  • Filipe_GTS

    Vcs estão exagerando um pouco. É um carro 1.6 de 122cv. Tive um Gol GIII Power 2003 1.6 8v AP de 100cv, só gasolina, que fazia 7,5 a 8,0 km/l na cidade. O carro andava BEM. Eu achava meio gastão, mas compensava. Quem quer economia, compra o HB20 1.0, quem quer desempenho opta pelo 1.6, é simples. O Civic, pesado, câmbio manual e 140cv pena pra fazer 7,0 km/l na cidade. O Gol G6 1.0, fama de econômico, faz 11,0 km/l na cidade.
    Outro ponto: o desempenho surpreendente, conforme consta do relato, vai ser bom também no i30. O Cerato não é nada lento, acho que o i30 não vai ser sofrível. O problema é "cair" de 2.0 pra 1.6 e aumentar o preço.

    • rogerrosato

      O Civic do meu pai faz pelo menos 8,5 km/l na cidade. Na estrada chegamos a fazer mais de 15 km/l. Tudo sem esforço nenhum…

      • Filipe_GTS

        Ja fiz 14,5 na estrada na maciota. Mas geralmente viajo com o acelerador colado no assoalho.

  • W_Costa

    Caramba!!! Que alcoólatra, pensei que por ser VVT esse motor teria um consumo mais honesto, que sede essa do HB20 hein!! O Versa que tem motor também 1.6 16V e VVT, mais pesado e maior consome bem menos, parece que esses cavalos a mais do HB 20 são bem sedentos mesmo. Já que a proposta desse carrinho coreano era esportiva por que não botaram logo umas rodas 16" e outros adereços afins, pelo que relatou o Eber, tirando o "visual de carrinho feminino", de comportado esse compacto não tem nada, porém como já postaram acima, até Punto T-Jet (que tem proposta realmente esportiva) é mais econômico.

  • andersonaraua

    Tenho um fox 1.6 e faz tranquilo 10 – 11km/l na cidade com o ar ligado, já na estrada faz 15km/l com ar e 17km/l sem o ar ligado.

  • Matheusbio

    Poxa Eber, tenho achado que você está negativando o HB20. Entenda que não sou fã da hyundai e muito menos desse caríssimo carro compacto. Somente acho que você está exaltando os pontos negativos, e, quando se tem algum positivo na mesma hora vc faz uma comparação de um fato negativo, como se estivesse balanceando.

    Sou fã de seus testes, porém, sou ainda mais fã de sua imparcialidade.

    Grande abraço de seu amigo baiano/mineiro

    • emanwen

      É normal.. Se voce for olhar a quantidade de pessoas que babaram ovo antes de dirigir/ver o carro é mais que compreensivel, que, quando analisado, os pontos negativos se exaltem, pois você vai esperando encontrar algo e te apresentam algo bem diferente!

      • lfmorandini

        concordo.Trata-se de um bom carro,mas nada de fantastico.
        fica na media do onix e um pouco acima dos demais ( o que nao quer dizer nada ja que o resto é so carroça).

        pela proposta de compacto,para ser vendido no mercado brasileiro,para os brasileiros que amam novidade é uma boa pedida.
        um bom acerto da montadora coreana que investiu mais de 1 bilhao no pais.

    • rafaelpedralli

      nao acho normal, para quem acompanha o N.A por tempos sabe que antigamente os flagras e tudo mais o destaque do HB20 aqui era impressionante, o que eu achava normal…. mas hoje facilmente percebe se a negativacao por parte do autor do blog em relacao ao HB20 e a favor do ONIX. Isso fica estranho ou teve algum problema serio com a Hyundai.. ou certamente a chevrolet e seu onix e patrocinador fiel do NA… se continuar deste jeito eu vou ter que migrar de site automotivo pois nao acredito mesmo neste testes de consumo eu tenho um HB20 1.6, uso a gazolina e faco media de 11,1 nao pisando mto na cidade e ja fiz 16 com ar na estrada 80/90 e nao e so eu que falo que o HB20 faz estas medias o propio site do inmetro fez medicoes agora como confiar na materia???

      • Bom, estou mais do que cansado de ver quem tem um certo modelo sobre o qual falamos algum ponto negativo vir aqui falar que somos comprados. É sempre assim mesmo, quem tem o modelo X acha que ele é o melhor do mundo. Se você já tem um HB20 na garagem, muito provavelmente pagou ágio por ele, então tenta justificar sua compra por achar que ele é uma maravilha.

        Fizemos nossas medições aqui, usando o HB20 por uma semana, e os resultados foram esses. Se você não quiser acreditar, ou se quiser mudar de site automotivo, fique à vontade. Até porque me parece que você acabou de chegar no NA, pois acabou de se cadastrar no Intense Debate só para vir aqui falar mal da nossa matéria. Se você consegue 11 com um HB20 1.6 na cidade, o Onix 1.4 fará uns 13 aí no mesmo percurso, pois é tão simples como 2+2 que um carro 1.4 de 8v seja muito mais econômico que um 1.6 de 16v e quase 30 cavalos a mais de potência.

        Os destaques foram abundantes para o HB20 no começo pois o modelo se mostrava ser revolucionário para seu segmento. Já hoje, vendo o preço alto dele, o acabamento fraco (para um carro de 46.000 reais) e o consumo alto, vemos que não é tão revolucionário assim.

        Nós somos da imprensa automotiva, temos como função sermos imparciais, e não falamos mal de algum modelo de forma desnecessária. Se você tiver alguma prova de que tivemos problemas com a Hyundai ou que a GM nos pagou para falar bem do Onix, apresente suas provas. Se não, evite fazer esse papelão de nos acusar sem provas, isso apenas deixa claro que você está apaixonado pela sua nova aquisição, e que não está vendo os defeitos do carro que tem.

        16 na estrada a 80/90? Com o Onix 1.4 conseguimos 16,8 andando a 110, não a 80/90. Não é questão de falar que o Onix é melhor, ele é apenas bem mais econômico. Não tem como seu carro ter 20 e poucos cavalos a mais e beber o mesmo, não precisa ser muito inteligente para entender isso.

        • rafaelpedralli

          pra se ver eu acompanho o NA a mais de 1 ano, e somente agora por este motivo perdi a preguica em fazer o cadastro e realizar o meu loguin aqui, de fato diz hoje o meu cadastro por que eu concordei com o que o amigo la em cima tinha tido sobre a negatividade sobre o modelo, e tenho o hb20 mesmo e comprei e o bem satisfeito e que eu nao consegui entender sobre o consumo mesmo, nunca fiz uma medicao tao ruim mesmo pizando la no fuuuuuuuuuuuundo mesmo e com ar ligado, da materia o que eu concord 100% e que ele e fraquinho em baixas rotacoes, pois eu tinha um Polo Hatch 2007 antes do hb, e era um foguetinho em baixas rotacoes….

          • Então, o pessoal fala mesmo que o consumo que a gente consegue é um pouco menor do que as médias de outras cidades por aí, mas isso acontece em todos os nossos testes, não apenas com o HB20. Fazendo os testes sempre na mesma cidade, o parâmetro fica sempre o mesmo.

      • Archimedes

        Bota seu carro na cidade do Eber, que só tem ladeira e cruzamento sem semaforo, que precisa reduzir antes de cruzar, e digo que o consumo deve ser parecido com o dele.

        Só pra citar um exemplo, meu irmão tinha um corsinha VHC, em Salvador-Ba, e já não bebia muito. Quando levou o carro pra brasilia, ele percebeu, ate sem fazer conta, que carro tava gastando menos. Isso significa que ele não sabe mais dirigir? ou que aprendeu da noite pro dia(em termos de economizar)? Não… a geografia e o trasito do lugar são fatores mais do que relevantes pro nível de cosumo. E também entram aí fatores como altitude, que afetam diretamente o desempenho, e coisas menores… Sem padrão, não pode haver comparação e pronto. No caso do Eber, ele já tem os trajetos tdos na mesma cidade, e em condições muito proximas entre os testes, de forma que, se não existe um "padrão", existe uma coerencia razoável entre os testes.

        Pronto… Assim você pode confiar no site de novo =) Abraços

    • Ué, eu falando que o carro anda pra caramba, que tem boa estabilidade, etc, você acha que eu estou negativando ele?

    • thales_sr

      Pra mim, o Eber está sendo coerente. O HB20 chamou muita atenção no lançamento, tanto que fui vê-lo assim que chegou aqui na cidade. E tive a mesma impressão: O acabamento é bom, mas não é coisa do outro mundo, como dava a entender. Os dados de consumo não tem muito o que opinar, se ele faz o mesmo percurso, e o número de consumo do HB20 foi ruim, então o carro não é tão econômico assim. Cabe, com isso, cada um fazer seu juízo de valor.

  • godsmackssa

    Eu observo os testes do Eber e ele é bastante criterioso ao comentar sobre um carro. Ele falou pontos positivos e negativos do veículo. Não vi em nenhum momento ele meter o pau no carro. Só considera que o carro não é toda aquela coisa que os donos costumam comentar em fóruns. Falou do consumo e acabamento que não são bons o suficiente para superar seus concorrentes de menor valor. Não vejo nada demais nisso.

  • Castle_Bravo

    Se o motor for o mesmo do KIA Soul, o consumo está correto, aqui em Porto Alegre que a cidade é um pouco mais plana, ele não faz mais de 9 km/l nem com reza braba na cidade com gasolina, se ligar o ar condicionado bebe mais ainda, fazendo por volta de 8 km/l. Não sei porque tanta polêmica, ademais tem até gente defendendo o INMETRO, que sinceramente tem menos qualificação para este tipo de teste que a imprensa especializada. :p

  • Marciomaster

    o Eber deve ter uma paciencia do cão…ôô povinho dificil de entender…

  • WislenRamos

    Chuta que é Macumba!

    Meu Stilo 1.8 8v faz 10.5 na cidade com ar ligado!

    Chupa Hyundai Lovers! hahaha u.U

    • Carlos

      O meu stilo é 16v e faz 8,7 com ar ligado. Ess Hyndai é uma piada!!!!

  • rogerrosato

    Bem mais vantajoso no etanol…

  • otavioamartins

    Moro na mesma cidade do Eber (até gostaria de poder acompanhá-lo em algum video se possível rsrs). O consumo foi alto porque o que tem de subidas e morros por aqui é brincadeira, mas mesmo em uma cidade que seja mais plana, não será tão diferente, o carro não faz milagre.
    Comecei a acompanhar o site e achei extremamente imparcial e muito bem informativo. Eu mesmo,, quando o HB20 saiu fiquei muito interessado em adquirir um. Deixei a poeira baixar um pouco e pensando racionalmente, o Onix é melhor pelo seu consum e é bem bonito quanto (fiz o teste dirve, é imponente, robusto, cintura alta, etc.). Vou optar por ele. Ainda, o preço do HB20 está pela hora da morte, não acho prudente pagar o preço que está sendo cobrado, não é tudo isso também e, ainda, que seja tão beberrão como evidenciado pelo site. Parabéns pelo site!

  • Delson_Silva

    Interessante o administrador deletar as mensagens com links de outras avaliações cujos resultados divergem da avaliação do NA, principalmente em relação a consumo com diferença de mais de 15%!!!!

  • cyberwilly

    Nem sempre CVV, multiválvulas, motor de alumínio e tantas outras tecnologias que alguns fanboys idolatram se convertem em superioridade técnica na prática. De que adianta o HB20 possuir estes recursos se isto não se traduz em números superiores na pista? Sempre que defendi o 1.4 8V de meu saudoso Corsa Premium fui criticado… "Adjetivos" como jurássico, beberrão e defasado choviam nos comentários sobre o lançamento do Onix, por este possuir o referido motor. Por outro lado alguns "entendidos" elevaram os motores da Hyundai à categoria de oitava maravilha do mundo, mesmo sem possuírem números e dados concretos em mãos. E agora, quem está com a razão? Vejam bem, sou amante de automóveis desde criança (hoje estou com 29 anos) e me considero um bom conhecedor do tema (devoro todo o tipo de material relacionado ao assunto desde então), portanto posso afiançar que as tecnologias que citei no início do meu post não afetam drasticamente a questão consumo.

  • cyberwilly

    Como se explica o fato de os sedãs de luxo alemães (mesmo sendo pesados e potentes) conseguirem números de consumo maravilhosos, muitas vezes superiores aos nossos carrinhos 1.0? Simples, eles sim utilizam tecnologia de ponta, como injeção direta, turbocompressores, câmbios automáticos bem escalonados e programados, sistema start-stop, não são flexíveis, entre outras que efetivamente resultam em eficiência energética. O resto é balela e conversa mole que algumas montadoras usam para ludibriar seus clientes e querer cobrar a mais por seus produtos. Apenas para constar, hoje tenho um Punto Essence 1.6 que adquiri no começo de dezembro, e que está com apenas 2.500 km. Mesmo sem possuir motor de alumínio com CVV, nunca fiz menos de 10,5 km/l de gasolina na cidade, sempre com ar ligado. E olha que o Punto é bem mais pesado que o HB20…

    • Cristiano_RJ

      Consumo com Etanol:
      Punto 1.4 = 6,9 km/l (urbano) / 8,2 km/l (rodoviário)
      HB20 1.6 = 7,6 km/l (urbano) / 8,7 km/l (rodoviário)

      Consumo com Gasolina:
      Punto 1.4 = 10,1 km/l (urbano) / 12,0 km/l (rodoviário)
      HB20 1.6 = 11,6 km/l (urbano) / 12,7 km/l (rodoviário)

      Fonte: CONPET, Programa Brasileiro de Etiquetagem – INMETRO (http://www.inmetro.gov.br)

      PS. Infelizmente não há dados de modelos da GM, pois esta é uma das poucas montadoras que ainda não aderiram ao programa.

    • cyberwilly

      Olá Cristiano. Esta não é uma comparação justa. É público e notório que o motor 1.4 não "casa" com o Punto (tanto que optei pelo 1.6 ao comprar o meu). O 1.4 da Fiat não é um primor em termos de torque e potência, e aliado ao peso do carro o resultado não pode ser outro que não um consumo elevado. Diferentemente do HB20, que é leve e possui motor potente, o que teoricamente deveria se transcrever em um consumo comedido. Porém não é o que se vê na prática… Estão aí os números obtidos pelo Eber, que não me deixam mentir… Até mesmo porque confio muito mais neles do que nestes testes "furados" do INMETRO. Um abraço!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend