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Avaliação NA – JAC J3 (4) – Comportamento e consumo na estrada

jac-j3-estrada-4 Avaliação NA - JAC J3 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Andando bastante com o JAC J3 na estrada, verifica-se um consumo médio que fica na casa dos 13 km/l. Um consumo que não é de todo ruim, mas que poderia ser melhor. Talvez o J3 beba um pouco menos depois de uns 3.000 km rodados.



As relações de marcha um pouco longas do hatch fazem com que ele mantenha um nível de ruído razoável, de 68 decibéis a 100 km/h e 70 decibéis a 120 km/h, apesar de ser bem perceptível o ruído de rodagem e também o ruído aerodinâmico das portas. As rotações a 100 km/h são 3.200 e a 120 km/h são pouco mais de 3.500.

jac-j3-estrada-2 Avaliação NA - JAC J3 (4) - Comportamento e consumo na estrada

O desempenho do J3 é bom quando estamos em linha reta, seu motor tem um bom fôlego e tem boas respostas principalmente a partir de 3.500, 4.000 rotações, especialmente se o ar-condicionado estiver desligado. Quando ligamos o equipamento, dá pra sentir o peso adicional e a maior lentidão nas respostas. Usar o JAC J3 na estrada exige boas reduções de marcha, na hora de voltar à velocidade normal depois de ter sido bloqueado por um caminhão ultrapassando outro, o que é muito comum na Fernão Dias.

Em testes que fizemos na estrada, a aceleração de 0-100 do J3 aconteceu em 14 segundos. Com certeza não se compara com outros 1.4. Ele sem dúvida é mais forte que outros do mesmo tamanho, por conta da tecnologia empregada. Já comparando com outros modelos com algo em torno de 110 cavalos de potência, o desempenho está na média. Em termos de velocidade otimizada para a condução do J3, notamos que 120 km/h é o ideal, pois neste ponto estamos perto de 4.000 rotações, e o motor 16v dele fica bem esperto. Você não precisa reduzir marcha e sempre tem uma boa disposição, ao menor toque no acelerador. Mas o consumo certamente sofrerá nestas condições.

jac-j3-estrada-3 Avaliação NA - JAC J3 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Nas curvas, não sentimos muita segurança por conta da suspensão elevada e macia, mas nada de assustar. É só questão de se acostumar. A vida dentro da cabine é confortável. Os bancos são bem macios, e a suspensão apesar de se mostrar macia na estrada, é firme. Mantém um bom balanço entre os extremos. O que o JAC J3 poderia ter, como comentamos anteriormente, é a regulagem de altura do banco do motorista, um item barato e que seria de se esperar em um chinês de 38.000 reais.

O espaço na frente é razoável, e atrás não complica muito a vida de quem tem até 1,75 a 1,80 de altura. O câmbio do J3 não tem trocas muito precisas, e faz um pouco de barulho ao trocar as marchas, além de você sentir na mão a marcha entrando. Poderia ser mais suave neste ponto.

jac-j3-estrada-1 Avaliação NA - JAC J3 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Se resumirmos em apenas uma frase o desempenho do JAC J3 na estrada, podemos dizer que ele é aquele típico carro 16v, que em rotações baixas e médias tem um desempenho decepcionante. Notamos um pouco mais de anemia do J3 neste sentido do que o normal de carros 16v, por conta das marchas longas. Mas se você estiver disposto a reduzir um pouco mais as marchas do que normalmente faria, ele tem um desempenho razoável para o tamanho de seu motor e para sua potência.

No vídeo do JAC J3 na estrada que postaremos essa semana, você verá isso na prática.

(Para se ter uma idéia do câmbio longo do J3, na primeira foto da matéria estamos a 100 por hora em terceira marcha e ainda tem câmbio para chegar a 120.)

  • Rochahofman

    bom carro esse j3.

    • JTGR

      A JAC, alem da garantia de 6 anos sem limite, é uma marca boa para comprar, pois está tentando ter um nome no mercado, então é uma boa escolha, quem já teve um carro de marca nova sabe o quando seus concessionários se preocupam com a qualidade e satisfação de seus clientes, enquanto para a volks um cliente infeliz não muda em nada, meu primo tem um Gol, reclamou de barulhos internos e a concessionária falou que é característico e para não ter barulho o ideal é ele comprar um jetta novo… Absurdo… Creio que a JAC faça de tudo para garantir a felicidade dos que estão apostando na marca…

    • lucaslfbsb

      Tá surpreendendo… Claro que há erros grotescos (como a falta de luz indicativa de farol e o péssimo motor em subidas), mas se esses ocorressem em carroças nacionais, nós, com muito orgulho, daríamos um peso menor para os erros e compraríamos o veículo numa boa. Ou seja, os erros em carros chineses possuem uma repercussão mais importantes que se ocorressem nos nossos.
      Mas é um excelente compra – se bem que com R$ 37900 vc compra um Nissan Sentra 2008, VW Polo, etc….

      • AndreyDKS

        No Shop Dom Pedro, em Campinas, existem o J3 hatch, sedan e o J6 em exposição e venda ali mesmo. Entrei em todos, analisei-os por alguns minutos e me surpreendi com a qualidade interna e externa de construção. Fiquei até mesmo "forçando" os botões de ar, vidros, espelhos a fim de ver o quão frágeis seriam, e constatei que são tão fortes quanto os nacionais.

        Resumo? JAC J3 é bem melhor do que qualquer "nacional" de sua categoria.

        • lucaslfbsb

          O carro é, inclusive, melhor no design. Compare-o com, por exemplo, o C3 – que possui um desenho de museu. Ou com o Ágile, de Gosto duvidoso; ou com o fiesta, com a aparência de uma quimera. Pelo porte, acho que seria, também, concorrente do Punto, que acho mais carro que o J3. Contudo, o preço é o mesmo de um Uno Atractive completo ou um Gol 1.0 Completo….

          A jac tem tudo para ser uma marca de porte (no Brasil) semelhante à nissan, ou mesmo à Kia – nesse caso, é só abrir mais umas 100 concessionárias….

  • andrefrade

    acho que vou comprar um

    • Pedromachado

      faz muito bem em comprar….sem preconceitos….com certeza ele não fica atrás de nehum nacional na sua faixa de preço.. :o

      • Anderson_mg

        não to vendo ele a frente tbm não

    • Anderson_mg

      espera mais um pouco , ainda tem muitas arestas a serem aparadas nesse carro … valor ta alto por ser novidade (eu acho) caixa ainda nao ta acertada pro gosto comum, em fim ainda tem outras coisas que com toda a certeza irão aparecer

  • Talvez, uma modificação na relação de marchas poderia deixar esse carro ainda melhor.

  • sousabrasil

    Boa tarde a todos! Essa relação de marchas já bem comentada várias vezes certamente terá que ser mudada, caso contrário, a JAC correrá um sério risco de ver o carro ser preterido com o passar do tempo, espero que ajam rápido nesse sentido. Fiz recentemente um test drive no J3 e acredito que o modelo possa enfrentar tranquilamente seus pares diretos, mas vai precisar de várias melhorias ainda, vamos acreditar que o Habib não investiu à toa e saberá o que fazer! Sucesso NA!!!

  • Briciobs

    EU REALMENTE espero que ele caia no gosto do Povo, e que faça muito sucesso, pois é um absurdo oque as fabricantes que residem no Brasil fazer. Carros pelados e carros, deixam o carro pelado sendo que pra eles peças como vidros eletricos, travas, sensor de estacionamento Não são tão caras assim!

    • DouglasDejos

      é verdade, e eu também espero que J3 continue com as boas vendas que tá tendo agora. a concorrência deve tá se descabelando.

  • Lucas Guimarães

    Voyage ou J3 Turin? to achando que vou de J3

    • Cezarskinner

      Também to achando esse J3 Turim melhor que um Voyage ou Siena.

      • tiards

        Prefiro um Voyage

        • Anderson_mg

          voyage por mais que eu seja à favor dos chineses o voyage é mais bonito , gasta menos e esta muito bem acertado pro BR desculpa jac mas nao foi dessa vez ….

    • MaiconMSouza

      Desculpem o comentário "meio" extenso.
      A dai prefiro um Tiida Sedan beem mais carro, e quase o mesmo preço do Voyage, aliás Voyage não recomendo a ninguém pois têm três na minha familia, um do meu vô, outro do meu primo e um do meu tio. Os três tem problemas no freio e baixas velocidades, meu primo quase bateu porque faltou freio umas duas ou tres vezes já, inclusive este voyage do meu primo entra água e molha tudo dentro quando chove(tudo fechado) e a concessionária tira o corpo fora obviamente¬¬ Esse meu tio é vendedor VW e tá falando que o Voyage está tendo muita reclamação e vai encalhar logo. Tiida Sedan pode ser feio(não pra mim) mas sem duvida entrega muito mais que qualquer outro por um preço honesto. Faça um teste drive, pesquise e ai decida qual o melhor opção pra você, nossos comentários não podem ser os unicos artifícios de sua compra mas sim um auxilio. Abraço.

  • Romulo_Max

    Acho q esse cambio mto longo com o comando variavel de valvulas não casou mto bem.
    Cada vez mais eu acho q se for pra comprar um Jac é melhor esperar pelo J2.

  • duhehe

    oloco eber !

    põe gasola …
    e usa o cinto !!!!

    • João Paulo Vizioli

      O tanque estava cheio… Mas sem cinto…rsrsrs!!! (na última foto ele o colocou).

      • Anderson_mg

        é chines … quem disse que a luz nao ta la com mal contato ??? rssss logo o NA a 120 sem cinto nao acredito rsssss

    • felipe_bs

      a luzinha do cinto tá mesmo acesa! hehehe
      mas o tanque ta cheio pô!!!

      agora uma dúvida eber: essa luz acende só quando o motorista está sem o cinto, ou todos os cintos do carro tem que estar afivelados pra luz apagar???

    • daniloporta

      boa, nossa os caras reparam em tudo ..rsrsrsrs quanto a gasosa, ele como muitos de nós, esta acostumado com o mostrador mostrando vazio a esquerda , e nesse caso é o contrario pois o cheio fica a esquerda..rsrsrs

  • eduardo82

    Sexta-feira passada eu entrei dentro do J3 em um shopping aqui de Campinas. No geral, o carro parece bom pelo preço, mas achei o tecido dos bancos bem fuleiro. Deveriam ter caprichado um pouco mais nesse ponto.

  • AndersonAmato

    Esse carro está impressionando… pode até ser minha próxima compra.

    Só espero que eles melhorem essa relação de marchas, melhorando a força dele em baixas rotações. Não quero ficar preso em meio de subida…rs

  • RSM

    eu ainda não compraria esse carro pq a traseira é mó feia. Mas a frente é bonita. prefiro o cielo ainda.

    • Duílio_Ferrari

      Eu tmbm, acho o j3 meio pobre diante do Cielo, mas o j3 não acho feio. Eu duvidava do Cielo, mas ao vivo é bem melhor que por fotos.

  • akrobatos

    Eber, sua câmera tem suporte? Tive a impressão de que no primeiro video do JAC ela balançou muito e esse suporte fez muito barulho, prejudicando suas avaliações sobre os ruídos do automóvel. Minha sugestão é prender a câmera com fita adesiva no encosto de cabeça do carona.

    • uso suporte de ventosa. colar com fita fica pior.

      • akrobatos

        Será que não ajudaria forrar a parte interna do suporte, onde a câmera se aloja, com um veludo ou algo que a deixe bem justa?

  • gustavogro

    Ta certo que o Habib diz que fizeram testes e mais testes de rodagem… mais ainda prefiro esperar a "primeira safra" para tomar um posicionamento da Jac

  • O_Corsario

    Sugiro que, para verificar o consumo, se diga também a velocidade, pois faz muita diferença ver o consumo rodoviário rodando a 120km/h ou a 100km/h…

  • exmarujo

    Eber, com respeito á falta de força nas subidas, será que o motor não está um pouco fora do ponto, é que nos videos eu notei um pouco de instabilidade com o motor no ralenti, ou foi impressão minha???

  • AntonioCarn

    Lembre-mos que estão avaliando um carro na casa dos R$ 38.000,00. Creio pelo verificado até agora parece ser um bom carro. E viva a livre concorrência.

  • Alexdebrito

    Esse comando de valvula variavel que diz que ele tem, se tem não funciona, pois não tem força em baixas rotações.

    • DCald

      Pois eh… estou assustado com o desempenho desse J3… pelos numeros era pra ser bem melhor… mas, pelo que o video mostrou e pelos comentarios gerais, o Corsa Econo.flex parece um Veyron perto desse JAC…

      Eber, arranja um Corsa 1.4 pra comparar!!! ou mete esse jac num dinamometro!

      Pq pelo visto, ele tem desempenho de 1.0 em baixas e media e de 1.4 fiat em alta… ou seja, manco em qualquer situação

  • Marcelo_Machado

    A Fernão Dias nessa região é um bom teste pois tem aclives e descidas e curvas, mas como o limite é 110Km/h ajuda a manter o carro dentro da faixa de torque.
    Eber, uma sugestão. Faça uma ida e volta de Pouso Alegre para Itajubá. A estradinha tem boas subidas e descidas em curva com pista simples. Seria uma boa avaliação do J3 para ultrapassagens em trechos curtos, estabilidade e retomada. Poderíamos ver se essa relação longa atrapalha muito. Fica a sugestão. No mais o Blog segue muito bom.

  • clock31

    Concorrêntes Hatch J3:
    – Fiesta 1.6 + AR + Trio + DH + AirBag + ABS + Som – R$ 38.500,00 em qualquer concessionária sem chorar muito
    – Sandero 1.6 + AR + Trio + DH + AirBag + ABS + Som – R$ 39.000,00 tranquilo
    – Gol Power 1.6 + AR + Trio + DH + AirBag + ABS + Som – R$ 42.000,00
    – Agile 1.4 + AR + Trio + DH + AirBag + ABS + Som – R$ 43.000,00

    Só pergunto uma coisa: Cade o Custo x Benefício???

    Fora que muitos dos carros acima temos comopegar mais barato,por convênios,descontos, feirões,etc.

    Juro que não sei onde estáo Custo x Benefício…
    Esse carro deveria custar, no máximo, R$ 34.990,00

    • KVF

      Concordo contigo, com a chegada da JAC, as concorrentes entraram em pânico e começaram a baixar os preços.
      O certo agora é fazer o caminho inverso do povão, enquanto está todo mundo indo deslumbrado pegar um chinês com ágio, eu vou pegar um completão 1.6 com desconto!!! É como funciona na bolsa de valores, a hora certa de comprar é quando todo mundo quer vender e o preço está lá em baixo e vice- versa. Em vez de pagar ágio, ganha-se desconto…

  • Eduardo_SC

    Carro legal até, pelo pouco desempenho, tudo bem, mais tem que esperar como vai ser esse carro depois do motor ser bem amaciado, pois todo carro zero é manco, não anda, tem que amaciar bem o carro pra ele andar como deveria ser.

    E tomara que eles não me coloquem um óleo grosso nesse motor, que aí sim mais um motivo pra ele não andar.

  • MasseyFerg

    Esse motor que equipa o J3 foi a própria JAC que desenvolveu?

  • mark_v10

    to gostando desse carro,a unica coisa que ta dificil de engolir é esse cambio muito longo,mas como é os primeiros carros talves com o tempo eles vão arrumar esses empases,tirando esses problemas o carro da um baile nos concorrentes

  • Que bom que ele está se saindo bem, estou torcendo de fé para que eles se deem bem aqui!

    • Anderson_mg

      torço pela cherry , e por outras chinesas que chegam humildes e quase sem expressividade mas a jac nao tem histórico com carros de passeio, e ta com preço praticado bem mais salgado que a concorrencia… seus importadores estao aprendendo a desemerecer os consumidores como a caoa

  • KVF

    P/ quem não se importa com um carro sem torque com menos de 3.000 rpm, o J3 é uma boa pedida. Mas p/ mim não serve, preciso de torque em baixas rotações e ele definitivamente não tem, ia ser um sofrimento p/ subir a serra com o carro carregado… , O Eber já tinha avisado isso, agora no teste de 100 dias, http://testedos100dias.com.br/jacj3/, o avaliador do site tentou subir uma rampa de um shopping com 4 pessoas no carro e foi um sofrimento. As pessoas que não fizeram um test drive nessas condições de subida, e compraram vão se queixar, mas aí já será tarde…
    Além do mais influencia também no consumo, pois tem que ficar trabalhando o tempo todo acelerado com mais de 4.000 rpm, aumentando o consumo. Essa relação de marchas é muito longa, de que adianta chegar a 100km/h em terceira quando já devia estar em quinta, economizando combustível!!
    Boa sorte a quem comprar só não pode reclamar depois pois sabe o que está levando. Eu vou de Renault Logan 1.6 completo que está mais barato e serve as minhas expectativas. Eber faz logo o comparativo!!

  • schip624

    de fato.. esses carros da JAC sao os unicos chineses que eu simpatizei.. mas ate agora a unica reclamaçao que parece incomodar em todos os chineses é o cambio longo.. eu ate entendo que sejam para gerar economia, mas com isso as empresas acabam dando um tiro no proprio pé, pq vai ser necessario a reduçao constante e a exigencia maior do motor, aumentando em muito o consumo.

  • Felipe_GT2

    Eu acho que a Jac vai se evoluir bem no Brasil, seus carros não são caros, são bonitinhos e tem ótimos motores comparando com seus concorrentes.

  • ricardo78scs

    Não sei está o mesmo preço, mas em agosto/10 um Fiesta 1.6 com Ar/DH/VTE saia R$33.000 em SP.
    Com AB2/ABS e rodas originais + som e sensor de estacionamento instalados, vc gastaria uns R$37.000.
    Não vejo vantagem nesse J3, fora o risco de ter uma perda astronômica na revenda. Não compraria.
    Por ser chinês e não ter nome algum no mercado, deveria vir com preço MUITO menor, uns 33 ou 34 mil.
    Aí, se tivesse aceitação e provasse ser bom, podria ir subindo o preço aos poucos.
    Vamos ver se só marketing vai funcionar.

    • Anderson_mg

      nesse caso nem eu vejo vantagem alguma acho que seu sergio ta indo com sede de mais em uma marca sem prestigio e com carros iden a concorrencia ate no preço …

    • sousabrasil

      Amigo…por esse preço nem o fiesta 1.0, falando de 0km. Casa ainda tenha valores assim, sem dúvida é uma opção melhor que o J3! Abraço.

      • ricardo78scs

        Estou falando isso pq eu qria um carro acima de 1.0 completo, e paguei o equivalente a esse valor. Só foi um pouco mais pela pintura e o acabamento "Pulse". Hoje está entre 500 e 1000 reais mais caro. Pelo menos onde moro.

  • Anderson_mg

    brasileiro tem uma ideia de que carro tem de ser "espertinho" por isso as marchas ficam curtas, na cidade nao é mal mas quando pega uma estrada vc tem de ficar andando a 80 pra fazer media por que a 100 ou 120 o motor ta urrando, sou sempre mais a favor de caixas longas ou de curtas com pelo menos 6 marchas

    • CRW_09

      Então, até um tempo atrás todo mundo aqui falava mal das caixas curtas, que consomem mais, que diminui o desempenho… Agora todo mundo fala que não, que as caixas longas prejudicam o consumo e o desempenho. Eu queria saber afinal quem tá certo e se o caso do J3 é um caso específico ou todo carro de caixa longa também sofre em subidas.

  • TallWang

    Cara, depois daquele vídeo desse carro subindo a ladera, não sei não… fiquei com os dois pés atrás.

    Se na estrada ele também está estranho, pior ainda…

    Não tenho nada contra o carro ou a marca, tomara que eles façam muito sucesso e vendam bastante, mas é que eu ainda acho que esse carro deve estar com problemas!

    Eber, me desculpe mas tenho certeza 108cv não é pouca coisa e esse carrinho deveria andar mais e não fazer o motorista passar sufoco, seja na ladeira ou na estrada.

    Um abração,
    Tallwang

  • PEREIRA_

    eu acho interessante todo mundo achando essa Jaca (piada pronta, me desculpem) o melhor dos mundos, supermega barato… mas não é bem assim. Pelos 40 mil do J3 sedan ou turim, eu prefiro comprar um Logan com ABS/Airbag, que ale´m de gerar empregos aqui no Brasil, é 1.6, tem maior torque, mais espaço interno e porta-malas e uma rede que não é dúvida (a Jac pra mim ainda é).

    • KVF

      Concordo contigo, o Logan é muito mais carro que o J3, se fizer um comparativo ganha de lavada, o motor 1.6 tem mais torque em baixas rotações, é mais econômico, tem um porta malas muito maior, em espaço interno é covardia comparar, tem computador de bordo, e pode vir com todos os equipamentos do J3, pelo mesmo preço. Mas o pessoal acha feio! Feio é pagar mico e não conseguir subir uma ladeira decentemente…, eu só estou esperando a análise da NA p/ fechar com um Logan, nunca vi ninguém falar mal da mecânica do carro, somente da estética, e eu não ligo p/isso.

  • CharlesAle

    Pessoal,parem de idolatria a carro chines,Europeu e americano não deseja um carro desses nem para seu pior inimigo,a verdade é que os carros nacionais e esses "caixões"chineses estão tudo no mesmo nível,ou seja,nivelou tudo por baixo,carros inseguros e numa batida sai ferro para espetar o motorista por todo lado!!!tá louco colocar minha familia em um carro desses,daqui a 10 ou 12anos no máximo estão todos em petição de miséria!!!se não já no ferro-velho,como já vi vários kia sephia(lembra dele!!!)comprem um nacional ou importado de 1 qualidade,mesmo usado pô!!!!tem vários que rodaram pouquissimo,e lhe dará conforto e segurança,segurança em um veiculo é tudo,pois vida só temos uma,e ela vale muito mais do que o que se economiza comprando essas coisas chinesas!!!

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