Avaliações Hatches JAC Motors Matérias NA

Avaliação NA – JAC J3 (5) – Respondendo as perguntas dos leitores

jac-j3-avaliacao-na-exterior-1 Avaliação NA - JAC J3 (5) - Respondendo as perguntas dos leitores

Nossa avaliação de 30 dias do JAC J3 trouxe muita curiosidade e muitas perguntas sobre o chinês, já que ele acabou de ser lançado e a grande maioria das pessoas não sabe absolutamente nada sobre ele.



As iniciativas de marketing mais agressivas, as mudanças feitas no JAC J3 vendido no Brasil e também o período de garantia de seis anos deram um pouco mais de confiança das pessoas para com a nova marca trazida por Sérgio Habib, mas ainda assim existem muitas dúvidas.

jac-j3-avaliacao-na-interior-1 Avaliação NA - JAC J3 (5) - Respondendo as perguntas dos leitores

Logo no começo de nossa avaliação, pedimos que nossos leitores fizessem suas perguntas sobre o J3, para que conforme usamos ele pudessemos responder com certeza. E aqui vão respostas a algumas dessas perguntas que foram feitas:

1) Sobre os seguros, seria interessante ver o valor para diversos perfis, ou pelo menos para um perfil de risco: menos que 30 anos, solteiro, universitário, mora com os pais, sempre em garagem ou estacionamento fechado, 500km/mês.

Um leitor do NA vendedor da JAC comentou que cotou um seguro do J3 para um homem de 36 anos, solteiro, morador da cidade de São Paulo, com bônus 6, o valor final foi de 1.250 reais.

2) Como é o espaço interno para os passageiros de trás? Mesmo com o banco do motorista todo recuado ainda sobre espaço para um adulto?

O espaço é razoável para um modelo desse tamanho. Tem espaço para as pernas de alguém com até 1,80 de altura. Se recuar o banco totalmente, só cabe perna de criança atrás.

3) Esse pneu Champiro, é bom?

Em nossos testes se mostrou normal, sem nível de ruído alto. Ele é um pouco duro, mas nada demais.

4) Como é a qualidade do acabamento interno? Existe material emborrachado ou macio ao toque no interior?

Não, todo o acabamento é de plástico duro, embora seja um material que aos olhos aparenta ser bom. O toque é bom, não tem nada de peças mal encaixadas ou ruído.

5) Há regulagem dos apoios de cabeça? Qual é a qualidade do veludo do veículo? O revestimento das portas é de qualidade e confortável?

Sim. O veludo é mediano, o revestimento das portas é bem liso.

6) O motor tem força suficiente para sair no meio de uma subida bem íngreme com 5 pessoas mais ar ligado?

Não. Conforme mostramos em vídeos do NA, ele sofre ao subir em primeira marcha, mesmo com apenas uma pessoa a bordo.

7) Quanto ao acabamento interno, a percepção geral é de boa qualidade? E quanto a durabilidade dos materias?

Sim, de boa qualidade dentro do possível na faixa de preço de 38.000 reais.

8) Já existem ruídos internos?

Não, o interior está igual a zero, nada de barulhos.

9) Como é o isolamento acústico, barulho do motor, vento, rodagem e etc

O isolamento é bom, você escuta o motor facilmente quando está em alta rotação. Nas portas você escuta o barulho do ruído aerodinâmico a partir de 100 por hora.

10) Quanto a ergonomia e ao acionamento e funcionamento dos comandos internos, é boa?

É boa sim.

11) Qual a expectativa para o valor de revenda? Alta ou baixa desvalorização?

De média pra alta, já que é um modelo ainda não tradicional e que ainda por cima é chinês. Mas isso apenas o mercado mostrará com exatidão.

12) Moro no interior e ando 80% do tempo em estrada de chão esburacada. Como é o comportamento do carro nessa situação, andando rápido e sem desviar os buracos? É comparável a um Palio, que possui uma das melhores suspensões pra buraqueira, ou é seco?

O JAC J3 passa por buracos bem tranquilamente. Ele não os sente. Sua suspensão é firme, adaptada ao gosto do brasileiro.

13) Na apresentação da JAC, alguma coisa foi mencionado pelo fato da empresa não vender na Europa? quer dizer, no site da JAC, eles só vendem na Rússia e Ucrânia.

Sérgio Habib disse que a marca tem intenções de vender seus produtos na Europa em breve, mas não deu mais detalhes.

14) Como é o acabamento do volante? Daqueles que descasca com 1 mês de sol?

Ele é bem simples. Não parece que irá descascar rapidamente, mas é um volante que dá uma impressão ruim. Poderia ser gasto um pouco a mais em cada carro para colocar um volante melhor. Esse é um item importante.

15) Quem são os concorrentes diretos do J3, uma vez que ele vem completo e qualquer carro “nacional”, com esses mesmos equipamentos e motorização compatível, passa dos 45 mil reais?

A JAC cita Fox, Fiesta, Agile, C3, dentre outros. Os preços não são exatamente iguais, mas na percepção de quem vai comprar um modelo desse segmento, todos eles são parecidos. O J3 custa menos, mas é chinês, o que pesa contra ele próprio, na visão do nosso mercado.

16) Mas, ainda no quesito acabamento interno, numa comparação com os seus concorrentes da mesma faixa de preço ele dá ou leva uma surra?

Ele tem acabamento semelhante seus concorrentes nacionais. Seus bancos tem um toque melhor, por causa do veludo, mas em outras coisas ele fica abaixo.

17) Indo pro manual, as informações contidas nele são de fácil entendimento?

Sim.

18) Vocês do NA comprariam um J3 0km?

Nós somos um pouco tradicionais ainda, e por isso não compraríamos modelos chineses, pelo menos por enquanto. Mas isso não significa que eles sejam ruins, se trata apenas de gosto pessoal.

19) Eu também queria saber sobre o curso do amortecedor, é longo ou curto? Os batentes dos amortecedores são macios ou fazem aquele barulho seco?

O curso é longo, e mesmo passando em lombadas com rapidez não se ouve batidas de batente. Ponto positivo.

20) Como foi a adaptação para esse painel com conta giros no meio de velocímetro? É confuso ou é de fácil leitura?

Foi fácil se adaptar a este esquema diferente.

21) É verdade que a porta não abre somente puxando a trava, tem de puxar o pino antes?

Ela se destrava sim, mas só quando você tira a chave do contato. Sem fazer isso tem que puxar o pino.

22) É fácil de rebater o banco traseiro para aumentar o porta malas?

Sim, é tranquilo.

23) Mais no quesito geral, vocês acham que é uma boa idéia comprar ele, e deixar de lado modelos nacionais como o próprio C3 da Citroen?

Existem os compradores que preferem arriscar e apostar em um modelo novo, pagando menos. Tem outros que preferem comprar apenas de marcas mais tradicionais. Isso vai do gosto de cada um.

24) Foi falado que o representante JAC no Brasil, Sergio Habib, pediu a substituição da espuma dos assentos do J3 por uma de melhor qualidade. A espuma encontrada realmente é de boa qualidade, mais densa que aquelas de qualidade duvidosa e extremamente macias encontradas nos outros chineses da Lifan e da Chery?

É sem dúvida bem melhor do que a espuma dos modelos da Chery, é macia mas firme. Aparenta ser de bom gosto, equilibrada.

25) O estepe é com roda de liga leve?

Não.

26) A bateria é similar às nacionais, ou terá o mesmo problema do Picanto?

É específica do modelo, tem seu próprio tamanho.

27) A montagem do carro é boa? Há desalinhamentos nas portas, capô ou tampa do porta-malas?

É boa sim, não há desalinhamento.

28) A vedação do carro é suficiente? As borrachas são de boa qualidade, aguentariam o sol quente do Brasil?

É boa a vedação, as borrachas são resistentes.

29) O câmbio tem engates precisos, a marcha à ré arranha, e o escalonamento é bom?

Os engates não são muito precisos não, e o câmbio é um pouco barulhento na hora de engatar as marchas. A ré não arranha, e o escalonamento é razoável, apenas a primeira, segunda e terceira são muito longas.

30) O ar condicionado possui filtro anti-pólen? Rouba muita potência do motor? Há falhas no motor com ar ligado?

Não sabemos se possui este filtro, mas rouba sim razoavelmente a potência do motor. Não há falhas.

31) O carro possui sistema antifurto, como imobilizador eletrônico,alarme, a JAC terá sistema de monitoramento remoto? As fechaduras aparentam fragilidade que facilitariam o arrombamento?

Tem alarme com controle remoto. As portas não parecem ser frágeis não.

32) Como ele é de curva ? Molenga igual Palio ou é firme igual Corsa ?

Digamos que está em um meio termo entre os modelos que você citou.

33) No geral, como é o conforto dele? Já andei no Chery Face, e, apesar de ser um carro bem completo ele “bate seco” em qualquer imperfeição no asfalto. Ou seja, os ajustes exigidos por Habib surtiram efeito?

O JAC J3 é bem melhor que o Face sim, em termos de qualidade da suspensão. Os ajustes foram apropriados.

34) A 120km/h na estrada como é o ruído interno?

Alto. A partir de 100 por hora aumenta bastante.

35) Como suporta as crateras lunares das nossas cidades?

Passa pelos buracos com facilidade. Não aparenta ter uma suspensão frágil.

36) A direção é hidráulica, como ela responde?

Ela é bem direta, e leve.

37) Além do limpador traseiro que atrapalha, como é a visibilidade dele?

Na dianteira é normal. Na traseira é sofrível.

38) E o comportamento da suspensão em curvas e do ruído na estrada?

O J3 inclina a carroceria em curvas de alta velocidade, mas não dá medo não, apenas inclina um pouco.

39) Como é o nível de ruído interno do carro quando está em estradas ruins?

Não bate nada, tem ruído interno comparável a um modelo nacional de preço similar.

40) Por que o limpador traseiro não se recolhe totalmente? Nessa posição em que ele fica, não atrapalha a visibilidade traseira?

Atrapalha sim. Vimos outros J3 com o limpador um pouco mais para baixo, mas em todos ele fica inclinado, não deita completamente.

41) Terá a opção de Cambio Automático?

Por enquanto não.

1 – Possui computador de bordo? Não.
2 – Possui regulagem de altura do banco do motorista? Não.
3 – Possui regulagem de altura dos cintos de segurança? Não.
4 – Possui forração de tecido nas portas? Não.
5 – Possui luzes de leds? Não.
6 – Possui “pescoço de ganso” na tampa da mala? Ele é hatch, não sedã.
7 – Possui entrada USB PADRÃO no som? Mini-USB.
8 – Possui coifas na parte interna dos paralamas? Sim.
9 – Possui 6 alto-falantes ou 4 falantes e 2 twitters? Quatro e dois.
10 – Possui travamento automático das portas a 15 kms por hora? Sim.

42) O modelo já passou por algum tipo de crash test na norma européia?

Ainda não.

43) Ele faz muitas movimentações da carroceria quando passa por caminhoes, tipo o novo uno e o fox?

Não, ele se mantém estável nestas ocasiões.

44) Possui controle de velocidade?

Não.

45) Os freios transmitem segurança? o traseiro é a tambor ou disco?

Sim transmitem segurança. Na traseira é tambor.

  • mark_v10

    o que me deichou com o pé atras foi o fato do cambio ser muito longo,e onde eu moro tem muita ladeira,fora isso o carro é show de bola e ganha de lavada dos concorrentes,mais ainda to pensando seriamente em arriscar nesse danado!!

    • DSilva

      O que impede da JaC encomendar um novo lote de câmbios com engrenagens mais curtas da 1ª, 2ª e 3ª e/ou trocar os existentes ? O carro tem 6 anos de garantia, só não sei se cobre o motor/câmbio :p

      • cristian_sp

        provavelmente cobre somente motor e cambio ..rs…

    • KzR

      Pense bem antes de arriscar.
      Esse cambio longo exige que vc dirija como se estivesse querendo correr, esticando logo as primeiras marchas para obter bom nivel de aceleração. O som do motor sendo forçado é muito bom, mas ter que lutar para subir em ladeiras em primeira e sem carga é muito desagradável e revoltante.

  • tiards

    As perguntas em Negrito ajudaria e muito na leitura rs

  • Renato_Valente

    É isso ai, me parece um bom carro!! Acho que vale a pena arriscar

  • DCald

    Muito boa essa lista… com isso dá pra ter uma visão rapida e detalhada do veiculo!
    Parabens ao NA e aos leitores que perguntaram!

    • betowmf

      gostei dessa matéria ! parabens

    • Romulo_Max

      Realmente mto boa. De grande ajuda pra qm não acompanha a avaliação, mas qr se informar sobre os principais pontos do carro.
      Já deixei minhas duvidas sobre o Logan

  • Mora17

    não da para crucificar por estar chegando agora… parece serio….

    mas ainda me parece pouco para roubar compradores em massa… tirando os perdidos.. e que compram por impulso…

    espero que na proxima geração o j3 seja um carro para figurar no top 10 de vendas…

  • rape

    Eber, na pergunta 16 voce respondeu: "Ele tem acabamento semelhante seus concorrentes nacionais. Seus bancos tem um toque melhor, por causa do veludo, mas em outras coisas ele fica abaixo."

    Será que voce poderia falar mais sobre essas "outras coisas" em que ele fica abaixo?

    • As hastes atrás do volante, os botões do painel, o quadro de instrumentos… são alguns.

  • chelosbr

    Ouvi falar que os carros chineses após amaciarem seus motores o rendimento dá uma boa melhorada!

    • Ouvi falar? Isso é achismo…. nós estamos com o carro já por 20 dias e estamos falando de experiência própria.

      • aleneo2

        Eber, recebi um folheto hoje na rua sobre o J3 e vi uma coisa bem preocupante, tinha um monte de ** e um deles falava, preço de 37900 promocional apenas para os primeiros 30 carros ou compras realizadas e pagas até o dia 31/03/2011. voce ta sabendo de algum aumento de preço logo agora?

  • Diens_mg

    Bom, as impressões são melhores do que todo mundo esperava… afinal, a maioria de nós tem preconceito… mesmo tendo nas nossas carroças…

    Bom saber que podemos esperar produtos melhores dos chineses…

  • DSilva

    Não é que forçará a puxarem os preços pra baixo, mas vão ter a obrigatoriedade de fornecer itens de série como air-bags, abs+ebd, ar condicionado, rodas de liga, etc, até porque a JaC está no mesmo patamar de preço desses concorrentes tradicionais.

  • Carlos

    Não tive oportunidade de acompanhar outros testes, mas se não foi feito sugiro sempre este bate bola com os leitores nos automóveis que vocês tem a chance de testar por um período mais longo. Esclarece muita coisa numa visão inicial. Muito bom.

  • diplomaciasecreta

    É uma boa aposta, sem dúvidas!

  • KVF

    P/ quem mora em cidades planas e não costuma viajar muito beleza. Eu moro a 1200 metros de altura e tem ladeira p/ todos os lados, portanto nem pensar estou fora!!!

  • ricardo78scs

    "11) Qual a expectativa para o valor de revenda? Alta ou baixa desvalorização?"
    A princípio alta, após um tempo altíssima e mais um tempinho vira "morra com o carro".

    • Ga_Jr

      Não concordo com você não Ricardo. Com 6 anos de garantia, manutenção e seguro dos mais baixos do mercado tende a ser uma ótima opção de semi-novo. Imagina esse carro com 20 – 30mil km rodados com preço na casa dos 30 -32mil?
      Sem dúvida se tornaria uma das melhores opções entre usados para quem mora nas grandes cidades.
      Acho uma boa opção, mas como Sandero e Logan com ar/dir/travas custam entre 33 e 35mil apostaria nos franceses. Só por isso. Assim que esse carro tiver mais força na 1ª para arrancar em ladeiras será considerado por mim para compra.

  • bom_senso

    Infelizmente senti falta de imparcialidade ao falar de "gosto pessoal". Afinal, gosto não se discute. Aqui apenas deve ser reportado de forma profissional o que foi observado. Se gosta ou não do carro, se quer ou não comprar o carro, é o leitor que irá decidir. Opiniões pessoais devem ser evitadas.

    • Almeidaplx

      Impossível fazer uma avaliação de algo sem colocar uma opinião. Faltou "bom senso" para você nesse comentário.

    • felipesfc87

      O leitor que pediu a opinião dele!

  • 4NasCarro

    Bela matéria!

  • TallWang

    Que os chineses sejam bem vindos e os JAC e J3 tenham muito sucesso e vida longa!

    Assim os fabricantes nacionais terão que "'queimar" essa gordura nos preços!!!!

    O que abrirá possibilidade para uma competição nos preços, provavelmente vantajosa para nós consumidores.

    O problema é que elas irão logo chorar miséria com o governo que dará ou uma sacudida no cambio ou tributará esses importadores… adivinhem quem se dará mal….

  • rafasantos

    Por isso que eu gosto do NA!! Vcs não fingem que os leitores não existem, pelo contrário, interagem com a gente…

  • KzR

    Com esse carro, os fabricantes chineses mostram que são capazes de se adequar ao mercado onde desejam atuar.
    Possui o acabamento mais harmonioso e agradavel de ver e tocar dentre os seus conterrâneos. É bem equipado tmbm.
    Mas para vender bem, deve-se aliar ao bom 1.4 16V VVT um cambio com relações mais curtas, principalmente a 1a e 2a marcha.

    Carro 1.4 com mais dificuldade para subir ladeiras que 1.0 é brincadeira!

  • Marcospoa

    Eber, ao ler esses comentários pude observar que o grau de exigência sobre esse carro está bem acima da média. Não se pode esperar desse carro resultados de bmw e mercedes pois é um carro de entrada. Monte um Fox, Sandero ou Fiesta com R$38 mil e faça um comparativo. Outro teste: vá à Europa e alugue carros de entrada 1.3 e 1.4 16v, comuns por lá, e verá que o desempenho é semelhante a esse chinês. É que lá, nessa faixa, objetivam economia. Como sofremos da "Sindrome da pole-position" nos semáforos, precisamos de marchas curtíssimas, para fazer nossos 1.0 sair à frente do "adversário". Daí temos carros com 70cv que arrancam bem, mas berram aos 100Km/h. Gosto não se discute.

  • Cil

    Muito interessante. O Picanto é ainda pior quando o assunto é porta. Mesmo tirando a chave do contato, tem que puxar o pino antes de abrir a porta. Nada que a gente não se acostume, mas quando se tem a facilidade de destravar e travar com o simples movimento do carro, leva um tempo para adaptação.

  • Eddu13

    Se eu soubesse que o Eber iria responder várias perguntas eu tinha mandado uma também.

  • pfcmacedo

    Na boa… a propaganda mente legal… completo de fabrica???

    1 – Possui computador de bordo? Não. – é um item muito bom, não dava valor algum até comprar um carro com. na minha opinião ponto negativo

    2 – Possui regulagem de altura do banco do motorista? Não. – esse item aliado ao de não ter regulagem de altura do cinto é um problema de segurança, de que adianta ter airbag e abs se estrangula o ocupante com o cinto em acidentes? Deveria ser obrigatorio pois um cinto mal posicionado pode ser mais perigoso que andar sem.

    3 – Possui regulagem de altura dos cintos de segurança? Não.

    4 – Possui forração de tecido nas portas? Não. poderia ter pelo menos onde ha mais contato com o corpo, o plastico da uma sensação desagradavel.

    Não achei ele tão barato assim não, se você procurar bem e souber negociar consegue comprar concorrentes por um valor muito proximo, na minha opinião um chines, coreano etc hoje tem de ser bem mais barato pro tratar-se de uma compra de risco se não, não faz sentido

    • asilvaguiar

      1-o fox não tem computador de bordo nessa faixa, somente com pacote que tem i-system.

      2, 3 – concordo, apesar que 80% nao regulada nada para dirigir, o da minha mae tem 3 anos e ela e meu pai dirigem e nenhum dos dois nunca regularam na cidade so estrada.

      4- e todos os concorrentes tem, o fox 2008 nao tem 1 cm de tecido sem ser o dos bancos, digo 2008 mas e todos da antiga geracao, o atual tem, mas o plasticoe melhor o tecido e muito aspero chega incomodar quando encosta.

  • p_ricardo

    mtu bom esa oportunidade de esclarecimento de duvida que foi aberto. Parabens NA

  • Igorslt

    Fiquei meio bolado com esse cambio longo, que acaba dificultando subidas! Tomara que na mudança para Flex ele melhore!

  • MAC_RJ_46

    Pessoal, desculpem mas me parece que estão supervalorizando essa questão da dificuldade de o J3 arrancar em ladeiras…
    Eu fiz teste drive em 3 J3 diferentes e não vi nada de anormal com relação a essa questão da ladeira.
    De fato, tem que acelerar um pouco mais do que em um 8 válvulas com peso e potência semelhantes, bem como se a ladeira for muito íngreme há necessidade de usar o freio de mão. Mas se alguém aqui já dirigiu um Peugeot 206 – 1.6 – 16v. – 110 cv, que é mais leve do que o J3, sabe que a dificuldade existe nele também e nem por isso ele deixa de ser um carro fantástico em várias outras situações, certo?
    Gostei muito do J3 e considero ele uma excelente opção dentro do segmento dele. Deixei de comprar um, apenas, pela falta de regulagem de altura do banco do motorista, pois tenho 1,84m de altura e a minha cabeça ficou muito próxima do teto; entretanto, se o motorista tiver até 1,78m acredito que não tenha problema nenhum quanto a esse aspecto.
    Ademais, acho que merece destaque o fato de o carro possuir garantia de 6 anos e preços de revisões fixos (que até onde sabemos – vide teste de longa duração da 4 Rodas – de fato, é verdadeiro).
    A JAC pode não oferecer em seus carros tudo o que cada um de nós valoriza e/ou precisa que um carro tenha, mas indubitavelmente ela está trazendo inovações importantes para o nosso mercado de autos e com isso nós consumidores só temos a ganhar!
    Quanto aos preços, que foi um outro item sobre o qual vi vários comentários negativos por aqui, acho importante deixar registrado que o principal motivo da diferença para o de outros países onde os JACs são comercializados são os nossos impostos, sobretudo, a sobretaxa existente sobre os produtos importados, que por sua vez se destinam à proteção da indústria nacional, dos empregos, da formação do nosso PIB etc. Contudo, me parece que essa questão tende a ser neutralizada por ocasião da inauguração da fábrica da JAC, prevista para 2014.

  • Jessika

    Comprei meu J3 ..estou adorando..o carro cumpre com o prometido. Na ladeira ele sofre um pouquinho, mas não é absolutamente nada demais. Já dirigi muitos carros populares nacionais que são mil vezes piores (Uno, Gol 1.0, Palio fire) Enfim..quem entende, sabe muito bem disso.

    Meu J3 é completo, banco de couro, conforto fora do normal, estabilidade e boa posição de dirigir…e sem contar, que é bastante econômico em vista de outros 1.4 por aí.

    RESULTADO: MUITO SATISFEITA, A Jac superou minhas expectativas.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend