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Avaliação NA – JAC J5 (3) – Comportamento e consumo na cidade

jac-j5-cidade1 Avaliação NA - JAC J5 (3) - Comportamento e consumo na cidade

O J5 implementou um segundo salto de qualidade nos modelos da JAC aqui no Brasil. Mas como ele se comporta na cidade? Muitos acham que o seu motor 1.5 será fraco para o uso no dia-a-dia, será que isso acontece mesmo? Vejamos.



O sedã chinês tem um câmbio com relações longas, em primeira chegamos tranquilamente a 50 km/h. Isso acontece também nas outras marchas. E este ponto tem feito com que veículos da imprensa falem que o J5 tem um desempenho ruim. É claro que seu desempenho não é igual ao daqueles modelos médios que tem 140 ou 150 cavalos, mas o desempenho do JAC J5 é suficiente para uso na maior parte das situações normais que acontecem na rotina de qualquer um.

Digo “na maioria”, pois logo depois de ter falado que o desempenho do J5 não é tão ruim assim, fiz aquele teste de subida que sempre fazemos em nossos vídeos. E então o J5 teve uma boa dificuldade em sair da imobilidade naquela situação. Anteriormente eu já tinha feito aquele teste e notado essa dificuldade, então como sabia disso, acabei acionando o freio de estacionamento, acelerando bastante e saindo.

A dificuldade não foi tamanha quanto aquela que vimos no caso do J3, até porque o J5 tem um motor maior e mais potente. Mas ele não saiu com facilidade naquela subida, o que mostra que é necessário manter as rotações um pouco mais altas para conseguir um desempenho razoável do modelo.

Um aspecto que é facilmente notado ao se andar no J5 é um ruído um pouco maior da parte do motor, em comparação com o que temos em outros sedãs médios. Este ruído tem um tom que lembra os modelos AP 1.8 da Volkswagen. Note bem que não estamos dizendo que o J5 tem qualquer semelhança com estes modelos antigos, se trata apenas do tom do ruído do motor.

Outro detalhe que percebemos é que o marcador de combustível do J5 é meio doido. No caso do J3, também tivemos este problema. Com o tanque completamente cheio, o marcador mostra que falta em torno de 1/5 do tanque. E em certos momentos ele marca um pouco mais e também um pouco menos que isso, não é confiável.

A suspensão do J5 é confortável, ao lidar com o tipo de pavimento que temos em nosso país, chegando a ser um pouco mais macio que o Civic 2012, por exemplo. Quem quiser mais conforto, escolha as rodas de 16 polegadas. O consumo andando na cidade foi de exatos 10 km/l.

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  • igorcerino

    Mais um coadjuvante no mercado!

    • Eita carro cheio de defeitos, som, ar, medidor……… até agora só vi o consumo e espaço bom.

      Se for consumo, é melhor ir de Honda City, além da liquidez. (54mil)
      Se for motor e espaço, prefiro Nissan Sentra e cambio CVT> (54mil)

      Mas se alguem quer estilo, porem sem ABS, que vá de Kia Cerato. hehehe (54mil)

      • Alec_T

        Só que o Honda City de 54 mil é mais pelado que mulata da beija-flor no carnaval

        • Honda City LX 2013 já vem com duplo airbag, freios abs, som, trio, ar, direção, sensor de estacionamento, etc.

          O modelo 2012 estava por 54mil, preço inferior da tabela. Portanto creio que o 2013 tambem vai chegar custando na pratica por 54mil. (SP)

          • giodoesitbetter

            Mas o City é um carro pífio. Daqueles que era para estar no preço de Versa, Cobalt e Grand Siena e, no máximo, New Fiesta Sedan (48 pila).

            • Long_life_tobigcars

              O melhor de todos é o New Fiesta pela categoria de preços. O City é por demais simples e o Cobalt é um desastre em termos de design e qualidade de acabamento.
              Outra boa pedida é o Nissan Versa. Grand Siena é um modelo visando exclusivamente o lucro da montadora. O design deste lembra o J3 Turim.

            • SonataRio

              O City anda mais que todos esses, é mais econômicos que todos esses, é mais espaçoso que todos esses (o Versa não acamoda muito bem os altos). Fora que o Honda é muito melhor de guiar (junto ao New Fiesta) que esses, fora o bom acabamento interior. A construção do carro é melhor que alguns sedãs "médios" do mercado como Cerato. A Honda cobra caro, mas não se pode comparar City a Versa, Cobalt, GrandSiena, é uma categoria acima.

      • Long_life_tobigcars

        O Sentra com câmbio CVT pagando R$ 60 mil é para mim o melhor negócio entre os carros médios. O único da categoria a possuir este sistema de cÂmbio automático que é o melhor em termos de dirigibilidade como economia e aceleração.

  • erickluuh

    Ainda sim achei bom (:

    • LuccasVillela

      Bom não ótimo. Agora entendem porque motor pequeno é legal, mesmo em carros médios? O desempenho é razoável, tem o necessário e consumo é ótimo: 10 km/l!

      Show, show, show! E olha que a cidade do Eber faz os carros consumirem mais.

      • blindzector

        E imagine morando em BSB ( Meu caso ) pistas planas, poucas subidas e decidas, velocidade media de 70km/h… ai vi vantagem!!!

        • LuccasVillela

          Eu moro na Barra da Tijuca, quando nao transito, tudo a 80km/h, poucos sinais, o JAC J5 deve ir bem aqui… :)

  • pririmarvil

    Até agora não vi nenhum motivo que me faria comprar esse carro e não um sentra.
    Por mim o Habib pode colecionar eles, que apodreça nos pátios!

    • cazeduardo

      Exato. Concordo com você em relação ao carro em si e seu preço. Agora, se formos falarmos de custo de manutenção, seguro, consumo, etc, não sei te falar qual compensa mais.

    • granrs78

      Concordo, mas não podemos nos esquecer que o Sentra está para receber uma nova geração, e o acabamento do J5, pelo que vi no video do NA, está melhor que o do Sentra. Mas prefiro o Sentra.

      • giodoesitbetter

        Exato. O Acabamento é muito melhor e mais vistoso que o Nissan. Mesmo assim estarei levando para casa no próximo mês provavelmente um Sentra ou C4 Pallas.

        • granrs78

          Desculpe a pergunta, mas que modelo no Pallas vc está comprando e por quanto? Abs.

          • giodoesitbetter

            Estou cotando. Me fizeram por 58500 o GLX AT e 63500 o Exclusive AT, mas na concessionária baixo mais. A princípio, esses preços fazem com 50% de entrada e até 36x sem juros. Essa semana procurarei mais e tentarei reduzir isso mais um pouco.

    • Cil

      O Sentra sempre foi opção melhor, mesmo na época em que o Cerato estava bombando. Eu vi este carro na rua e achei ele até bonito, de presença, mas aí o Fluence tem muito mais presença. Então por 50 mil, eu levaria o Sentra. Por 60, o Fluence.

      E não se fala mais nisso.

      • pririmarvil

        Fechado!

      • paganeli

        Olha só: um carro com tudo que os concorrentes têm: suspensão dura igual ao civic, ruido interno igual ao cruze, frouxo igual ao cobalt (acho que exagerei…)… tudo que os outros tem… de ruim.

      • DCald

        Agora só escolher a cor! hehe

      • DougSampaNA

        Cil, o Sentra tem seguro razoável? Quanto é o seguro pra 1 sentra de entrada com CVT,pra homem com familia e acima dos 40 anos?
        Pelo que sei é seguro caro pq as peças são caras batendo na casa dos 5 a 7% dependendo da cidade, usuário,CEP, etc.
        se for por exemplo, 4k sobre um carro de 58k…4k x 5 anos…meu pai do céu…fica caro o Sentra hein?
        Mas só ouvi falar, melhor ouvir os donos de Sentra, caso haja algum entre nós aqui.

        • Elic_sp

          Comprei Sentra CVT 2012, prata, em outubro por 54mil à vista.
          O seguro pela Porto Seguros saiu R$ 1.856,00 (4X no visa). Franquia de R$ 3.100,00, com 45% de desconto em oficinas referenciadas ou carro extra por 15 dias. Coberturas: 102,32% fipe, 60mil danos materiais ou corporais, 30mil danos morais, 25mil invalidez ou morte, vidros-retrovisores-lanternas-faróis com franquias entre 80,00 (retrovisores) e 230 (parabrisa), porto socorro assistência completa. Perfil: casado, 38a, zona sul de são paulo/SP. Desconto por ser funcionário público e bônus 10.
          A revisão de 6 meses (aos 8.500km) custou R$600,00 (também 4X no visa). Isso porque pedi alinhamento e balanceamento, senão era menos de 400.
          O carro é fantástico, bom espaço, muito silêncio interno, motor excelente (suave e potente).
          Acho que nunca mais comprarei carro que não tenha câmbio CVT.
          O único problema é o consumo: 7km/l de gas na cidade (100% ar ligado e com trânsito pesado), na rodovia faz 11-13 (ar ligado, piloto automático a 120km/h). No geral, consome na gasolina o que meu punto 1.4 consumia no álcool, mas nunca mais quero motor 1.4, salvo se for turbo…
          Se tivesse a opção, NUNCA compraria carro flex, dado o consumo exagerado e porque álcool barato não existirá mais.
          Quanto à beleza (subjetivo), não gosto muito da frente, mas acho no conjunto um carro muito mais bonito do que o corola.
          Resumindo: antes de comprar, desconfiava do Sentra porque vende pouco. No entanto, era o único carro que tinha o que precisava (motor, espaço e equipamentos de segurança) pelo preço que estava disposto a pagar. Hoje, após 10.000km, sinceramente não consigo entender como alguém pode comprar qualquer carro de 50 mil que não seja o Sentra.

          • giodoesitbetter

            Exato, amigo. Eu mesmo vou comprar um nesse mês, acho. Uma coisa é que acho que o seguro para mim vai ficar bem salgado.

            18 anos, solteiro, morador da mesma zona sul que você (Riviera), além de não ter o seu desconto de funcionário público. Comemorarei como um título do meu time se sair por menos de 3000 reais. Até mesmo de 4000 reais.

            O que pesa também é que, além do fato do Sentra ser o melhor custoXbeneficio do mercado, a minha noiva é apaixonada por esse carro.

            Talvez coloque o seguro no nome dela para melhorar as coisas (28 anos, solteira, moradora daqui, pós-graduada).

            Parabéns pelo carro, amigo. Em breve entrarei para esse clube.

          • Long_life_tobigcars

            O Sentra é o modelo com o preço mais honesto da categoria, assim sua qualidade que não fica a dever outros japoneses e o Cruze.

    • Rud

      Mais belo, mais moderno e masi econômico.

      • jpmocellin

        Cada um com sua opiniao, mas eu acho o Sentra muito mais carro. 2.0, mais confiavel, tem CVT, tudo bem que beleza nao e o seu forte, mas prefiro o Sentra ao J5.

        • Salazar1966

          Sem dúvida.

      • pririmarvil

        Heheehe…
        Cada um tem sua opinião, eu não vejo a superioridade da tal modernidade.
        Mais econômico?
        Cadê os números?
        Mais belo?
        Tenho certeza que todos irão dizer que um cadillac é bonito, mas dizem que o sentra é feio, os dois são bem parecidos.

        • Rox_

          O Ágile também é parecido com o Gpix, mas veja como os detalhes fazem toda a diferença. Economia, motor não sei, e de qualquer forma eu não compraria um chinês agora, mas ele é bem mais bonito que o Sentra.

    • DCald

      Desempenho fraco por desempenho fraco, tem o espaçoso (e feioso) Chevy Cobalt por 8mil a menos! Não acredito que a versao automatica do Cobalt passe dos 50mil (talvez só no lançamento)… já to sabendo que começaram alguns descontos para o Cobalt 1.4…

      • DougSampaNA

        éééé…precisa abrir espaço pra cobalt 1.8, o mexicaninho caro da porra de 50k que vem chegando…tem que baixar o cobalt 1,4 mesmo

  • MecanicoDigital

    Não vejo nada de interessante que me motive a comprar este carro …

  • Lauolling

    E o consumo?

    • Rsss, também fiquei panguando, na expectativa dos dados de consumo, conforme o título.

    • Inserimos o consumo agora, foi de 10 km/l.

      • vitimsl

        Agora sim!! Consumo que, na minha opinião, poderia ser melhor. Tenho um carro 2.0 que faz 9,0 km/l gasosa andando na manha com ar ligado…

    • josenum

      ahauhau tava esperando a parte do consumo, quando chegou no final 'o que? cabou?' faltou o consumo…

  • vitimsl

    NA, faltou o consumo, não?

  • rbergesch

    Acho que a avaliação saiu incompleta, pois, ao menos pra mim, não entrou em detalhe nenhum.

    • Tinha faltado o consumo, que inserimos agora. Fora isso, falamos sobre motor, câmbio, ruído interno e suspensão.

  • wrlopes

    Carro para quem precisa de espaço, mas que não serve para quem realmente gosta de automóveis.
    Para cidades planas, pequenas onde se roda pouco pode ser uma boa pedida, sempre lembrando que é ideal para ''leigos'' pois possui atributos que os encanta.

    • DCald

      pra quem precisa de espaço, tem o feioso do Cobalt por 8mil a menos…

      • giodoesitbetter

        Mas 8 mil é um preço justíssimo para a diferença de acabamento entre ambos. E se fossem 20 mil de diferença, ainda valeria para sair daquela bizarrice automotiva.

        • DCald

          Mas eu acho o acabamento do Cobalt LTZ no mesmo nivel do J5…

          – Ah, mas não tem painel emborrachado! – diriam milhares de leitores do NA
          – E eu sou tarado pra ficar me esfregando no painel? huahauua

          Em termos de espaço interno, teria que verificar a largura interna, mas, espaço para as pernas o Cobalt ainda ganha!

          • giodoesitbetter

            Hahahaha

            Também dou risada desse povo que adora uma borracha no painel.

            Mas assim, prefiro o painel do J3, a visibilidade, o câmbio é o mais gostoso que já vi abaixo de 80 mil, acho aquele acabamento em Black Piano no console central muito belo e por aí vai.

            Quanto ao espaço interno, não ligo muito. Sei que ambos são o suficiente.

  • Alec_T

    Deveriam ter colocado o 2.0 do J6 nele. Podia até sair 1 mil mais caro, mas afastaria o "efeito psicológico" de carro grande com motor fraco. [que não deixa de ser verdade].

  • Rud

    A NA está de barabéns, mostra ser um veículo de comunicação IMPARCIAL, não leva em conta se sua opnião vai contra seus patrocinadores como a 4 patas e Vrum por exceplo, que metem a boca nos chineses, maioria das vezes de forma dolosa e odiosa, como se os carros nacionais forssem os melhores do mundo.

    Parabéns Eber condinue assim!

    • marcosldesouza

      Pois é…de imprensa confiavel hj eu só conheço NA, e Motorshow…
      Motorshow até fez uma reportagem especial falando da invasão chinesa…comparando vários modelos nacionais com chineses…
      e uma das frases de introdução da reportagem era: "carro chinês, você ainda vai ter um".
      4 rodas é a pior de todas

  • PrecosBaixosJA

    Parece ser melhor que o Novo Siena, o que voce acha Eber?

    • Está em um nicho acima do Grand Siena, né.

      • DCald

        Desembucha ai Eber… por 54mil pra gastar num carro? um Grand Siena 1.6 Dualogic completão com todos os opcionais (inclusive com sidebags) que sai por 52,5mil ou um J5 por 54mil…

        Considerando que só existem esses 2 carros no universo! haha

        • marcosldesouza

          Eu iria de J5…
          Mais bonito, melhor acabamento, maior garantia…
          6anos de garantia sem limite de kilometragem…vcs sabem o q isso significa?fora as peças de desgaste natural, qualquer outra coisa que estrague no carro durante 6 anos, eles arrumam…pode fundir o motor, pegar fogo, quebrar…eles arrumam!!!
          e duvido que algo parecido com isso aconteça…
          o motor se mostrou confiável até no longa duração da 4 rodas(onde o j3 foi testado)…tendo desgastes minimos depois de 60 mil km e nenhum problema mecânico sério…

          e também dá status….o J5 parece um carro bem mais caro que um Siena…

          • MM_

            Pois e, mas o cara tem q rezar pra marca existir no pais daqui a 6 anos. E antes q alguem fale q e preconceito, so estou avaliando q a jac oferece 6 anos de garantia mas faz so 5 anos q ela fabrica carros de passeio.

            • giodoesitbetter

              Bem, acho que eles não estariam construindo aquela fábrica gigante para sair do Brasil. Até porque, a JAC Brasil é uma empresa diferente da JAC China. Um empresário de renome no Brasil está apostando todas as suas fichas nisso. Ele não é idiota.

          • PauloECosta

            6 anos preso a revisões em concessionárias, que começaram num preço razoável e agora já subiram bastante.Intervalos extremamente pequenos entre as mesmas (Brasília tem distâncias muito grandes, 100 km por dia não é anormal, ou seja, revisão trimestral)… Peças de desgaste natural nunca entram em garantia! Quando é alguma coisa fora do padrão ou serviço mais caro em garantia, vira e mexe eles recusam, alegando mau uso do veículo (tome processo na justiça!). Teste de 60 mil hoje em dia não que dizer muita coisa. Teste de longa duração deveria ser de pelo menos 100 mil. Esses são os motivos que não me agradam na garantia muito grande.

            • giodoesitbetter

              Pois é. Mas Se 60 mil não é muito, o que dizer do Palio Fire da minha namorada, que em 2700km já vai para a autorizada pela segunda vez por defeito?

            • marcosldesouza

              Mas todas as concessionárias que apresentam garantia pedem isso…vc tem q fazer as revisões lá ou perde a garantia…independente se é 1, 2, 3, 5 anos…ou 6 no caso da jac…e todas elas cobram preços caros nas revisões…ou vc acha q uma revisão de 40 mil numa concessionária fiat vai custar 200 reais???a diferença é que a maioria das concessionárias apresenta 1 ou 3 anos de garntia…vc que escolhe se vai fazer revisões nas concessionárias nesse tempo ou até depois que terminar a garantia…
              eu tenho um carro da kia(garantia de 5 anos), mas quando cheguei a 40 mil, desisti da garantia pois a revisão custaria 1200 reais.
              fiz troca dos filtros e de óleo fora e gastei uns 150 reais.
              É ótimo ter garantia no carro, mas duvido que algum carro com mais de 2 anos tranquilo tenha algum problema sério que não seja causado por desgaste normal ou culpa do motorista.

  • E_du_ba

    Carro de cidade. Pra quem roda para ir e voltar do trabalho, quer um conforto e passar status é um baita de um carro. Pq bonito é, só peca na potencia. E é exclusivo, o J5 ainda é bem raro por aqui.

    • DCald

      Pra rodar na cidade, não vejo sentido num sedan… pra cidade, qto menor por fora e mais leve, melhor!

      • giodoesitbetter

        Bem, depende da ocasião.

        E se eu não tenho dinheiro para comprar 2 carros, rodo 95% do tempo na cidade mas gosto de pegar uma praia com a família, fazendo tudo isso com conforto?

        Acho que Nissan Sentra e J5 são imbatíveis quanto a isso. Se eu não gostasse do design do Sentra, compraria o J5.

    • CarlosGrossi

      Depende da Cidade, em BH esses Jac devem sofrer um bocado!

  • Mg2009M

    Estou esperando o vídeo !

    • Alec_T

      Eu quero "ibagens"

  • Vinicastro

    O que assusta nesse "Teste da Ladeira", ja famoso aqui do NA, é que esse carros da JAC sofrem muito com apenas 1 passageiro. Imagino que com uns 2 adultos e 1 criança mais umas malas de bagagem (o que não é nada de incomum) o desempenho deve ser no minimo preocupante na estrada.

  • FellipeZ

    Legal o consumo. Pro preço ser condinzente com o carro e o motor, deveria vir com Leds diurnos na frente (não sei porque todos carros não vem, é MUITO barato! e geralmente a estética do carro fica bem melhor) e volante multifuncional.

    • giodoesitbetter

      Não sei. Acho feio leds diurnos em alguns carros. Acho que a lanterna tem que ser reta para ficar bonito, o que não é o caso do J5.

  • PauloPGomes

    Ainda é o Quarto carro mais economico já testado aqui no NA (tirando o Prius) na cidade, perdendo apenas para:
    J3 : 11,7 km/l
    Fiesta Sedan – 10,5 km/l (Esse surpreende pelo consumo e pelo otimo desempenho, mas peca pelo espaço interno)
    Novo Palio 1.4 – 10,3 km/l

    Já os seus concorrentes diretos:
    Kia Cerato: 8,7 km/l
    Honda City: 8,2 km/l

    Considerando ser um motor subdimensionado, acho que o J5 foi bem até demais.
    Espero algo em torno dos 15 km/l na estrada.

    • Salazar1966

      Desculpe, mas, Cerato é mais econômico que isto.

      • Krestu

        Varia muito do manual para o automático. Tenho um manual e realmente faço mais de 10 na cidade numa boa sem aliviar o pé, mas nos fóruns e blogs, alguns que tem o auto reclamam desse consumo de 8, 8.5…

      • thales_sr

        Não dá pra pegar números de testes de outros lugares e comparar com os daqui. Cada um usa um percurso e metodologia. Se valer qualquer coisa, mostro meu polo 1.6 fazendo 17 km/l na cidade. E também já fiz 9 km/l na cidade com um Novo Uno 1.0

        • PauloPGomes

          Os valores que eu citei são dos própios testes do NA, foram testados nos mesmos lugares, sob as mesmas condições.
          Portanto se o Cerato consegue uns 10 km/l na cidade, o J5 provavelmente consiga uns 12 km/l.
          Assim como os 10,3 km/l do Palio são relativamente altos pro que o carro pode consumir na cidade.
          Basicamente o lugar onde eles são testados é bem ingreme, o que aumenta consideravelmente o consumo, pode-se considerar esses valores adquiridos como sendo valores de "stress", digamos assim.

  • paganeli

    Para algumas cidades ou regiões, o carro deve atender bem. Infelizmente onde moro, onde todas as rodovias são simples, mal projetadas e movimentadas, potência acaba sendo um ítem de segurança, portanto fora de cogitação a compra de um destes nesta situação.

  • marcelo_ricardo

    Esse carro deveria custar 40 mil…
    Por 54 pego um Sentra AT (CVT) 2.0…

    Não da para entender esses chineses…
    Chegam com a promessa de carros completos com baixo preço, mas ta o contrario até
    Um carro 1.5 com cambio manual por 54 mil.

    • giodoesitbetter

      Na verdade, eu vou tentar chegar na Nissan querendo o CVT por 51 mil e o S CVT por 54 mil. Se eles não quiserem me vender, vou numa que queira.

  • anderson_sp

    O motor deve estar amaciando, só deve "acordar" mesmo lá pelos 3/5 mil Km, não que irá ficar com desempenho de superesportivo, mas deve ser melhor do que o apresentado no teste, o consumo deve ter melhoras também, mas o motorzinho aí seria ideal pro JAC J3 e este aí talvez em uma versão turbo ou senão, o motor da J6 nele cairia bem.

  • 3ic

    Heber, uma curiosidade, os testes dos carros geralmente são reralizados no plano ou o circuito inclui muitos aclives e declives? faz uma enorme diferença isso no consumo. Falo isso pq onde moro, Rj, por exemplo, meu circuito casa trabalho inclui diariamente 1/3 de parte plana e 2/3 de serra. Isso num zafira manual flex que faz 7.5 km/l nesa brincadeira. se for o mesmo para este carro, ta muito economico mesmo

    • Infelizmente em Minas não tem muito plano, é só subida e descida mesmo.

  • rogerw31

    Esse carro devia custar 45 mil no máximo…
    Mas puxar o freio de mão na subida ? pior do que isso é os que ficam queimando a embreagem…

    • Puxa, você deve ser o piloto hein… bom, em momento algum nós nos dispomos a ser os melhores motoristas do mundo, apenas fazemos nossos testes e mostramos nossas impressões. Somos pessoas comuns fazendo testes para pessoas comuns. Se você é muito profissional e acha que somos amadores, basta não ler nossos testes.

      • giodoesitbetter

        Mas Eber, um Hill Holder aí seria uma mão na roda, não?

        • Pra quem é amador como eu, pode ser, kkkkk

    • giodoesitbetter

      Nossa. Como você tira um carro MT numa subida? oO

      • eokn

        Pelo jeito o pessoal aprendeu a dirigir em locais aonde eles não só não ensinam a usar o freio de mão em subidas, como proibem o uso mesmo.
        Falo por conhecimento próprio, pois tirei habilitação em SP (freio de mão ensinado E usado) e vi como é em minha cidade atual (Itajubá, perto de PA, aonde o Eber mora), aonde é simplesmente proibido usar o freio de mão!!! Eles tem uma tal de "parada de comando", que não é nada mais do que o famoso "queimar embreagem", que é um atentado!
        Se eu fizesse do jeito que ensinam aqui, com o tanto de ladeiras que temos, acho que o conjunto de embreagem não durava mais do que 20.000km.

        • É, tem lugar onde as pessoas tem preconceito com quem faz isso, julgando que ela é um mal motorista por conta do uso do freio de estacionamento. Pode ser que pessoas mais experientes não precisem, mas no caso específico do J5, eu tinha feito o teste outras vezes antes e só tive problemas, por isso resolvi usar ele no vídeo. Se não, o povo ia ficar falando que eu tava metendo o pau no J5 assim como fiz no J3, e o objetivo não é pegar no pé da JAC, e sim mostrar como os carros são.

          • giodoesitbetter

            Eu sou daqueles que utiliza o freio de estacionamento também. Aprendi aqui em SP assim. E acho que é até mais saudável para o carro.

            • rogerw31

              Olha, não sei, mas aqui tem duas coisas que são vistas como falta de pericia no volante, puxar o freio de mão, e ficar segurando o carro na embreagem, eu aprendi com o meu pai, que aprendeu com o meu avô, e é o que vejo, freia, solta o freio e arranca normalmente, sem deixar correr para trás, sem meter o pé no fundo e sair cantando pneu, aqui o pessoal não tem dó e fica bastante próximo…

  • thales_sr

    Esse teste da ladeira aí, sei não hein… Dizer que esse carro se saiu melhor por causa do motor mais potente? Certo, tem mais motor, mas também pesa muito mais que o J3, além do câmbio mais longo. O Bob Sharp disse que não teve dificuldade alguma pra sair com o J3 em ladeiras.

    • Com relação ao consumo você diz que não dá para usar nossa metodologia pois cada percurso é diferente. Então faça o mesmo com relação a ladeiras. Outros jornalistas usam outros carros cedidos para teste. Quem disse que a JAC não tirou de circulação o J3 que deu problema em nossos testes? Para o Bob Sharp todo carro é lindo maravilhoso, não tem defeito algum. Agora, se você acha válidos apenas os testes que ele faz, tudo bem, basta não ler os nossos.

      • thales_sr

        Eber, quer dizer que o J3 cedido pra vocês teria uns, digamos, 20% a menos de força que o J3 cedido ao AE? Sei que existem diferenças entre veículos "iguais", mas não deve ser tão gritante.
        Uma pena você ficar tão irritado com a contestação de um resultado, ou você acha que é infalível e quem discorda de você está errado?

        • Se você acha que é apenas força do motor que faria com que um modelo tivesse problemas em ladeiras, precisa pesquisar um pouco mais o assunto.

          Não estou irritado, acho apenas que não tem sentido você entrar aqui e ficar falando que uma outra pessoa, que testou outro carro, não teve problemas, isso não tem nada a ver.

          Uma pessoa da JAC me disse uma certa vez que não discorda do resultado do meu teste do J3…. mas enfim, não vou ficar perdendo meu tempo tentando me justificar, não preciso disso.

          • thales_sr

            Bom, perguntei a um dono de J3 e ele também não relatou problema algum em sair com o carro em ladeiras. Quais seriam essas causas que você relataria? Embreagem fora de ponto? Problemas no disco/platô?
            No mais, me baseei no que você falou "A dificuldade não foi tamanha quanto aquela que vimos no caso do J3, até porque o J5 tem um motor maior e mais potente."
            Porém, como o J5 é bem mais pesado que o J3, essa vantagem se cancelaria.

            Mas, você comenta sobre o carro, e abre uma área para comentários, só pode postar aqui pra agradecer pela avaliação? Nunca pra perguntar?

            • Eu acho que mesmo com o J5 sendo mais pesado, pelo que senti andando com os dois é que o J5 anda mais, por isso meu comentário. Sobre o J3, pode ser que ele tivesse problema na embreagem mesmo, ou também alguma coisa errada na ECU.

      • giodoesitbetter

        Pô Eber, pega leve com o cara. Principalmente com o Bob Sharp. Deixa que a conclusão sobre outros jornalistas nós mesmos tiremos.

        • O que falei sobre o Bob Sharp é minha opinião, não quero mudar a opinião dos leitores sobre ele.

        • Ah, outra coisa, sobre o Bob Sharp, o que falei é apenas a respeito das conclusões dele sobre os carros, não sobre ele como profissional. Um mero blogueiro não teria o que falar de alguém que trabalhou a vida inteira como jornalista automotivo e outras coisas relacionadas a carros.

          • giodoesitbetter

            Ah sim, mas para muitos, assim como eu, o NA faz as vezes de jornalismo automotivo. Eu mesmo nem acompanho outras mídias.

            Sendo assim, seria como se o Carlos Nascimento falasse no Jornal do SBT que o William Bonner não tem critério. Por mais que seja verdade, deixa que o leitor/telespectador fora de suas opiniões.

            Enfim, é só minha opinião.

      • Long_life_tobigcars

        Perfeitamente de acordo com você Eber.

        • CarlosGrossi

          Principalmente que no NA tem sempre o vídeo pra comprovar o que tá escrito, ao contrário da grande maioria das análises feitas por outros blogs, sites e revistas

  • E_du_ba

    É relativo. o J5 é sim uma boa opção para a sua faixa de preço. Nem todo mundo tem essa mania consumista de adquirir um carro mais potente, com um motor maior e por consequência, mais gastão. A vantagem do sedã da Jac está obviamento no custo beneficio, a curto e longo prazo. Oferecem uma boa garantia para quem quiser fazer as revisões periódicas e por 54 mil te oferecem um sedã grande, bonito e econômico. Completo. Nem todos vão gostar dele, o que não quer dizer que é um carro ruim. Apenas que não atende as suas necessidades e gostos Pessoais.

    • giodoesitbetter

      Exato. Eu, mesmo pressionado pela mulher a comprar um Sentra, estou tentado a ir de J5. Mais pela necessidde de um Paulistano que mora na zona sul e trabalha na zona leste todo dia.

  • marcfreitaz

    Informações boas, mas me faltou um pouco mais de esclarecimento, então vou esperar os detalhes na estrada e os videos.

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