Avaliações JAC Motors Matérias NA Minivans

Avaliação NA – JAC J6 (1) – Fotos e detalhes gerais do modelo

jac-j6-avaliacao-na-exterior-7 Avaliação NA - JAC J6 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Quando vi a JAC J6 pela primeira vez, notei que ela tem uma presença bem melhor do que pelas fotos. Suas dimensões são generosas para um modelo médio, um pouco maiores que as de uma Chevrolet Zafira, por exemplo. E esta unidade que estamos avaliando, na cor preta e com rodas de 17 polegadas ficou com um visual ainda melhor.



Digo isso principalmente a respeito da dianteira, que é mais interessante e requintada que a traseira, um tanto simples. A JAC J6 é o segundo modelo vendido pela marca chinesa aqui no Brasil, apostando que a fórmula colocada em prática no J3 também dará certo.

Assim como acontece com o compacto em versões hatch e sedã, a J6 não tem preço muito inferior à concorrência. Sérgio Habib aposta que seus modelos tem qualidades suficiente para brigar de igual para igual com as marcas tradicionais vendidas em nosso país e não serem vistos como “chineses”.

Será que isso é verdade? No caso do J3, vimos que ele tem sim muitas qualidades. Está mais perto das marcas tradicionais (em qualidade) do que outras chinesas, isso é certeza. Mas e a JAC J6, que tem um salgado preço de 58.800 (versão de cinco lugares) e 59.800 reais (versão de sete lugares), isso sem contar o preço dos opcionais, como rodas maiores e bancos em couro?

jac-j6-avaliacao-na-exterior-9 Avaliação NA - JAC J6 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Olhando primeiramente o exterior da minivan, vemos que suas linhas seguem as do J3, com algumas poucas diferenças, como os faróis mais requintados, com facho baixo vindo de um canhão bonito e também com regulagem de altura.

O capô se abre sem muito esforço, já que é sustentado por dois amortecedores, e não aquela tradicional vareta. Ponto positivo. A tampa do porta-malas tem abertura igualmente fácil. As portas entregam um som grave ao se fecharem, o que dá uma sensação de qualidade (apesar de o arco em volta do vidro ser bem fino).

A unidade que estamos avaliando é a Diamond, que conta com sete lugares. Ela ainda tem os opcionais rodas de 17 polegadas e bancos em couro. Com custo de 1.600 e 1.800 reais, levando o preço final a chegar em 63.200 reais com pintura sólida e 64.390 reais com pintura metálica. Salgado, concordamos.

No final das contas foi bom que a unidade que seria cedida a nós, com rodas 16 e bancos em tecido, estava com o documento desaparecido. Resumindo nossa impressão sobre o exterior da JAC J6, acreditamos que a diferença entre carro chinês e carro nacional, que já era relativamente pequena entre o J3 e seus concorrentes, ficou um pouco menor no caso da minivan.

É claro que existem os detalhes que entregam a origem chinesa. Comentaremos sobre eles em nossa matéria sobre o interior do modelo. Mas você irá se surpreender positivamente com alguns detalhes da J6.

Ficha técnica – JAC J6

Motor: Dianteiro, transversal, 1.997 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.

Potência máxima: 136 cv a 5.500 rpm

Torque máximo: 19,1 kgfm a 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 85 mm X 88 mm. Taxa de compressão: 10:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com braços duplo e molas helicoidais.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS.

Pneus: 205/55 16” em rodas de liga leve.

Carroceria: Minivan em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,55 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,66 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais.

Peso: 1.500 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 720 litros ou 2.200 com os bancos traseiros rebatidos.

Tanque de combustível: 68 litros.

Produção: Hefei, China.

  • spectrum84

    Vai vender muito

    • Dharo Lima

      será? carro chines nao é o bixo nao em ,ela até é bonita mas depois pra vender vai ser uma bela bosta , eu iria de zafira ou ate de livina mesmo

      • spectrum84

        Vc é um tipo de consumidor mais consciente. Infelizmente a maioria dos brasileiros não. A maioria vê um carro bonito, novo e com preço um pouco melhor q a concorrência, independente se a concorrência são marcas mais tradicionais e mais confiáveis. O povo gosta de novidade. Por isso falo q vai vender muito.

        • Dharo Lima

          sim eu sei , te entendo , é que na sinceridade mesmo cara ( effa , lifan , jac ) e todos esses que tao chegando agora, parece que tem um acabamento de 2 linha sabe? o interior é muito cocozento , nem se compara com ssangyong , kia , nissan e derivados que alguns sao ate dos mesmos paises , eu acho que tipo , se for fazer um carro , faz simples, mas faz com coisa de qualidade entende?

          • spectrum84

            Concordo plenamente! Acredito que dá pra fazer algo bom e com preço mais justo, mesmo com essa carga tributária. Mas oq se vê é isso q vc falou. Carros caros e de pior qualidade.

      • guatura

        Concordo.
        Vendo o hotsite da Livina, achei ela muito interessante levando em conta o preço e equipamentos. Deixa a desejar, por exemplo pelo cambio automatico, mas a J6 nem oferecesse essa opcao…

    • RodolfoMAP

      Ela já passou a Zafira nas vendas mensal e se não me engano só perde para a Gran Livina em numeros de vendas para minivans com 7 lugares. Gosto muito de minivans e gosto ainda mais desse carro.

      • Dharo Lima

        Gosta ? Que bom , a unica coisa que esses carros aí atraem o povo é o preço do carro em relaçao aos outros, mas na hora do vamo ver mesmo nessas buracamas dessas ruas brasileiras quero ver , peças , manutençao … Não sou eu que digo , isso todo mundo diz.

        • Alex_abade

          TODO MUNDO DIZ? Me apresenta um dono de carro chines que fala isso então por favor por que quem eu conheço que tem um carro chines está bem feliz com o carro. Eu fui ver uma J6, só por curiosidade, e eu gostei do carro, se eu tivesse atras de um carro nesse estilo e preço eu pensaria nela ou na Gran Livina.

          • Sias
            • Nicholas

              Esses carros precisam de muito mercado por aqui , e a mesma coisa que uma pequena empresa , precisa-se de 5 anos de formaçao em um mero mercado como o nosso, para gerar boa confiança , etc…..

      • guatura

        Passou a Zafira??????
        Quem sabe isso nao faz a Chevrolet acordar do coma….

      • Mês passado a Zafira vendeu 900 unidades, e a J6 500 e poucas unidades. Neste mês, até o momento a J6 tem uma vantagem de 649 contra 636 da Zafira.

    • Romulo_Max

      Venderia… se o preço já não era nenhuma pechincha antes do aumento do IPI, agora ficou proibitivo. Vai tornar a J6 mais cara que quase todos os concorrentes. :S

      • spectrum84

        A questão é torcer para que as nacionais não igualem por alto os preços com as concorrentes estrangeiras após o IPI…

  • Marco_Reis

    Acho que vai vender e tem espaço sim no nosso mercado. Não tenho um carro Chines em mente, mas concordo que ele freia a nossa ambiciosa "Indústria nacional".

  • adriel7441

    O Habib's apostou legal no Brasil e ta tendo o retorno do investimento!!! Mesmo com o preço salgado , eu prefiro levar um J6 do que levar uma zafira ou uma meriva defasadas!!!

    • granrs78

      Eu também prefiro levar uma J6, pois o pessoal reclama que a Zafira está desatualizada mas mesmo assim falam que comprariam a Zafira no lugar da J6, por isso Gm e a maioria das empresas continuam vendendo seus carros desatualizados pois tem quem compre, infelizmente.

      • mmcinza

        Bom, segundo o meu cumpadre, que trabalha na GM, amanhã é o último dia de produção da Zafira e Astra. Na Gm SCS

        • granrs78

          Nossa!! Vc me deu uma boa noticia hj!! Estou começando a ver uma luz no fim do túnel para a GM aqui no Brasil, afinal já era hora mesmo.

  • adolfofrota

    E o tal do estepe debaixo do carro. Já desisti de um sandero por causa disso.

    • exmarujo

      Qual é o problema do estepe estar debaixo do carro? Não vejo nada de mais, em caso de ter de utilizar se tiver o carro cheio de tralha pelo menos não têm que tirar tudo para fora xD

      • Sias

        Na hora de usar tu vai ver como é ruim ele estar ali. Já tive carro com ele nesta posição e é melhor tirar as coisas do porta malas (que raramente está carregado) do que tirar ele de lá.

        • adolfofrota

          Além de ficar extremamente sujo, ser desconfortável ter que se abaixar pra tirar o estepe (imagina isso numa rua de noite ou estrada), tem o fato de facilitar o roubo. No forum do sandero, o que mais tem é reclamação de usuários que tiveram o estepe roubados. Só percebem quando ouvem uma barulheira de algo solto. Um deles chegou ao ponto de comentar que olha o estepe todos os dias pra ver se ele está lá. Como o Sias falou, não sempre q a gente carrega um monte de tralha no porta-malas.

      • MajorAutomotivo

        Furtos e sujeiras.

  • Autocraftsman

    Eu não conheço qual o programa de pós venda que a JAC lançou para este carro, mas digo que se vier com idéias interessantes e ousadas para aumentar a confiança do público na marca, o principal obstáculo será diminuído! Aí, sim, vai vender muito.

    • Nicholas

      O bicho pega e muito no pós-venda

  • W_Santos

    Essa me parece uma aposta bem mais ousada que a chegada da linha J3 no mercado. Isso porque abrange um publico muito mais exigente, afinal, são quase 60ks a versão de entrada. Ter sucesso nesse segmento é quebrar muitas barreiras e preconceitos, e ser chines é sim uma baita barreira.
    Acredito que a Jac e o Habib estão preparados para esse nicho de mercado, e entregam um produto a altura do que o mercado oferece. Claro que há pontos negativos e positivos, porém não é exclusividade da J6, sucede a todos. Uma mostra de quanto estão preparados é que o preço não é tão competitivo, e isto por si só define a posição da Jac e seu carro no mercado.

  • MatheusCampos

    DUAS ALEGRIAS___ uma na hora que Compra e outra na hora que Vende!!!!

  • rcchicoli

    O legal é a propaganda que fala que não tem opcionais, sendo que tem pintura metálica, bancos em couro e rodas aro 17….

    OU TEM OPCIONAL OU NÃO TEM, FAUSTÃO!

    • Cil

      Mas venhamos e convenhamos, isto é opcional mesmo. Ninguém vai morrer se ficar sem pintura metálica, bancos em couro ou rodas de aro maior.

      Não é opcional oferecer regulagem do banco ou lavador de vidro traseiro, este último pra mim chega até mesmo a ser um item de segurança, pois um vidro sujo dificulta a visão. Direção hidraúlica opção é o O do borogodó!

  • GMV20

    Esses bancos traseiros parecem meio sujos, ou é impressão minha?

  • Esse pára-choque deve sofrer nas lombadas, pelos arranhados dá para ver que o pára-choque bateu em desníveis pelo menos três vezes (riscos longos para a esquerda, riscos médios para a direita e uma área que parece lixada.).

    • granrs78

      Esse raspado está parecendo que aconteceu quando o carro desceu da cegonheira.

      • MajorAutomotivo

        Nossa!!! Como você pode precisar isso?
        E não poderia ser arranhados de lombadas?

        • granrs78

          Eu só achei pelo tipo do arranhão, pois acho que se fosse por lombadas a parte central do parachoque é que teria que ter essas marcas e não na lateral do parachoque.

  • TTropicthunder

    Realmente a Megane Grand Tour é a melhor compra.

    • granrs78

      Mas a Grantur não é concorrente da J6.

  • guatura

    Se a 3a filheira nao recolhe mais que aquilo, eu ja descartaria a compra. Infelizmente, pagar caro por caro, escolheria a Zafira (que na realidade, tambem nunca compraria, foi interessante na epoca do lancamento). O acabamento interno desse carro é sofrivel, conheci uma vez exposto no Shopping Dom Pedro em Campinas, parece que vai quebrar só de olhar.

    • Sias

      Fui olhar…o acabamento interno é ruim mesmo e a terceira fileira só retirando para aumentar o espaço.

      • Edson Roberto

        A terceira fileira foi feita na marra.

        Pois o assento do bacno fica encostado ao chão dos 2 lugares atrás.

        O ideal seria como a Zafira, que há lugares para as pernas. (ela tem recuo a J6 não).

        • Sias

          E a vendedora, que tinha por volta de 1,80m, entrou na terceira fileira pra mostrar que tinha espaço. Entrou tropeçando no banco da segunda fileira e quando ela sentou eu coloquei ele de volta pro lugar…ficou com os joelhos quase encostados no queixo.

  • RafaelRabeloo

    Rodas bonitas!!!

  • Antonio De Julio

    Acabamento interno é ruim demais! Parece aqueles rádios do Paraguai.

    Com certeza iria de Livina ou Megane Gran Tour

    • MajorAutomotivo

      E o painel com aquele lcd azul parece aqueles tocadores baratos de mp3 misturado com pendrive.

  • Wandersound

    parece ser um carro interessante mas não creio bater a nissan livina bem mais barata e de uma marca de respeito

  • NatalRN

    A cor preta acaba com qualquer carro mesmo, tanto o interior como o exterior ficaram feios com a pintura preta e os bancos pretos.

  • eltonPE

    Não compro importados! Barato na compra …. caro na manutenção … desvalorização alta na revenda. Tô fora!!!!

    • granrs78

      E os " nacionais"? Por um acaso não desvalorizam também? Os nacionais vc paga mais caro na compra e também a manutenção não é tão mais barato assim não viu. E outra carro é bem de consumo não investimento.

      • bruno1905

        Se vc pensa assim seja feliz com seu importado. Na hora da batida que precisar de uma peça me diga como foi sua experiência. Eu já não fiquei satisfeito com o 207 que tive que deu muitos problemas e o sandero stepway da minha esposa vem dando, imogina importado. To fora, só compro das 4 grande + Toyota + Honda, coreanas só quando tiver estoque de peças. Podem me crucificar, to nem aí, mas fora essas eu não compro.

        • MajorAutomotivo

          Parabéns. Você foi abençoado.

        • granrs78

          Bruno já fui feliz com pelo menos 5 carros importados e nunca tive nenhum problema com peças ou revisões " carissimas". Hj tenho um Civic e uma Ecosport e estou bem feliz com meus "nacionais", mas só para vc saber a uns 3 meses atras bateram na traseira do meu Civic e tive que encomendar a tampa do porta malas e tive que esperar 1 mês ( isso mesmo) para a peça chegar, isso que moro em Americana cidade vizinha de Sumare onde a fabrica da Honda está localizada. O que eu quero dizer é que mesmo eu,vc ou qualquer outra pessoa que acha que carro "nacional" esta livre de problemas de peças, pode esquecer, pois não está. Também já li relatos de proprietarios de Golf que ficaram esperando mais de 1 mês por um reservatorio de partida a frio, já que as concessionarias VW não tinham em estoque. Se vc prefere carro " nacional" vai em frente, pois o dinheiro é seu e seja muito feliz. ABS.

      • lu_zo

        Po, carro não é investimento ok, mas carro tb não é dor de cabeça e não tem dor de cabeça maior do que falta de peças/dificuldade em consertar o carro caso precise. Quando isso for superado pelas importadas vai melhorar bastante as vendas.

      • eltonPE

        Cara não tem nem comparação! Não tô falando que os nacionais é uma maravilha… mais comparado a um importado nem o que discutir! Não é porque é bem de consumo que você vai pagar absurdos nas peças importadas e ainda levar "+ cano" nas manutenções. Não tem o que discutir! Eu entendo sua opnião, mas não convence.

  • CanalhaRS

    Por 56 mil já era cara, imagine agora com 30% mais de mordida da dilma?

  • guintermf

    [OFF] Placa com início O!!! Logo logo entra a Z…

  • Já vi uma dessas em exposição e é aquela coisa: formas bonitas e qualidade aparentemente duvidosa.
    Ela é bonitona, tem presença é grande, mas acho que Livina e até a defasada Zafira são melhores opções, principalmente porque a Zafira é um carro confortável, tem os bancos da 3ª fileira que deixam o assoalho do porta-malas plano, além de provavélmente ser um projeto mais resistente do que a chinesa.
    Enfim, melhor para todos é a competição e as opções, o mercado agardece.

  • Só completando, não consigo olhar para a traseira dessa J6 e não lembrar do Ford "New" Fiesta Hatch, além das rodas "inspiradas" nas do PAssat CC, já ouvi falar que se chamam Interlagos, alguém confirma? :D

  • sgc380

    Coitados dos passageiros que vão na ultima fileira de bancos, so cabe uma criança. Quero ver o N.A fazer um teste de verdade com este carro. Pegue este carro,coloque 7 adultos , com uma mala para cada um no porta malas(no porta malas mesmo, não naquele bagagito que se compra e é colocado no teto do carro), coloque este carro numa estrada e tente ultrapassar algum caminhão para ver se o mesmo da conta. Porque uma verdadeira Minivan que é o que este "automóvel" se propõe a ser, consegue executar tudo isto que escrevi acima.

  • blackSagaris

    eh bem bonito esse J6, mas o acabamento porco fazem a Livina uma melhor opçao.

    • mmcinza

      Sendo racional e ciente dos governantes malucos que temos aqui e as suas idéias de m….
      Hj, não escolheria um carro de um importador ou fabricante bem estabelecido aqui.

      Simples, qual segurança nós temos que esses cara tomem outra decisão de asno?!?!
      Estamos em uma beira de uma crise global, então em tempos de crise é cada país por conta própria e dane-se o resto.

  • GuilhermeTucson

    Se fosse comprar friamente uma de 5 cinco lugares iria de livina ou até mesmo picasso agora de 7 ficaria em duvida na gran livina ou na j6, iria de conhecer os dois e fazer test drive.

  • mmcinza

    Pois bem, o Habib diz que o seu carro chinês não é inferior aos demais e por isso não precisa ser mais barato pq é feito na China e é chinês.
    Agora coloco uma questão. Se vc fosse comprar um carro importado não chines (ex: BMW) mas por um acaso o vendedor te falasse que tinha a opção do mesmo carro vir da fábrica da BMW na China e da Alemanha pelo mesmo preço.
    Você falaria para ele "tanto faz". ?

  • JHerzév

    Se eu precisasse de uma minivan dessas, iria de Grand Livina com toda certeza.

  • lndnfsu2

    eu ate que achei ela bonita, mas pelo preco dela (ainda mais agora com aumento de IPI) tem opcoes melhores no mercado

  • Bom, eu comprei uma Zafira Elite 2006 com 50 mil km, conservadíssima, com teto, banco de couro, automática, 4 air bags, por 39 mil.

    Mecânica de Astra (barata e confiável, vejam o relato dos donos no Bestcars), consumo na média dos 2.0 nacionais (ou seja, bebe, não nego, mas anda muito), espaço real pra 3 pessoas atrás, luzes de leitura na dianteira pra motorista e passageiro, luz em ambos "para-sois", luz individuais nas portas traseiras, luz central traseira, no porta luvas, porta malas.

    Ar digital, para-brisa anti-térmico de fábrica, câmbio automático Aisin (inclusive mesmo modelo do Corolla), rodas aro 16 de fábrica.

    E sim, acho cara a J6 por esse preço, mais cara que Livina, pouca diferença pra Zafira zero.

    Mas eu não compro carro zero mesmo.

  • GuilhermeTucson

    De tempo aos chinas, nós podemos nos surpreender positivamente ou negativamente, quem estiver afim arrisque e arrisque mesmo você vai ter experiências novas e pode ajudar a um marca que esta opaca se tornar uma grande marca, me senti muito satisfeito quando arrisquei na minha tucson em 2007 peguei garantia de um ano só, mais eu lembro quando fala hyundai? oque aquela do accent e do atos? Nunca compraria e olha aonde ela está hoje e eu estou com a minha Tucson até hoje, vamos ajudar eles pois eles estão nos ajudando a pelo menos ter mais opções no mercado e a abaixar o preço da concorrência.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend