Avaliações JAC Motors Matérias NA Minivans

Avaliação NA – JAC J6 (4) – Comportamento e consumo na estrada

jac-j6-estrada Avaliação NA - JAC J6 (4) - Comportamento e consumo na estrada

A JAC J6 mostra uma certa vocação para andar na estrada. Como veículo familiar que é, provê uma experiência razoável a quem roda com ela nessas condições. Usando o ar-condicionado, vemos claramente o peso que o sistema coloca em cima do motor 2.0 16v, que necessita naturalmente de rotações maiores para entregar um bom desempenho.



A unidade que avaliamos estava com uma bolha no pneu dianteiro esquerdo, e por conta disso o carro puxava bastante para a direita. Além disso, acima de 100 km/h ele apresentava uma tremedeira característica de rodas desalinhadas e desbalanceadas.

A visibilidade para o motorista é boa e ruim. Boa por conta da boa posição de dirigir e também pelo parabrisa bem amplo. Mas ruim por causa da coluna A larga, que atrapalha a visão nas curvas. Os bancos são confortáveis, apesar de serem um pouco estreitos e com pouco apoio lateral.

Nas curvas, a estabilidade é melhorada com ajuda dos pneus de 17 polegadas e perfil bem baixo. Nem parece uma minivan. A estabilidade é digna de modelos mais baixos, com conforto adequado.

Falando um pouco do desempenho, ele é moderado. Ou seja, não entrega muita emoção, apesar de o motor 2.0 16v da J6 dar conta do recado. O problema é que por ele ser 16 válvulas, reduções de marcha são mais frequentes, e quando o carro está cheio parece que você está mais em uma minivan 1.8 do que 2.0.

O peso alto de 1.500 quilos também não ajuda. São mais de 11 quilos para cada cavalos. O painel da J6 é muito simples, não parece ser de um carro de mais de 60.000 reais. Ali falta algum requinte e também um computador de bordo, algo existente hoje em modelos bem mais baratos.

Juntamente com o computador de bordo, o piloto automático fez muita falta. Junto com o câmbio automático, que por não existir na J6 aqui no Brasil, causou surpresa para a imprensa automotiva de um modo geral.

O consumo da minivan fica na casa dos 10,5 a 11 km/l, mostrando que o peso alto para um motor 2.0 faz com que o tanque seque mais rapidamente.

  • PEREIRA_

    apesar da boa avaliação do NA (não do carro…), ainda não confio na JAC . fora que nesta faixa de preço, prefiro mil vezes uma Livina / Grand livina (comparando apenas com minivans pra não fugir da proposta)

    Pra mim, Jac ainda é uma JACA. Quem sabe daqui a 5 anos eu mude de opinião?

    • clock31

      Eu sei que não é a mesma categoria, mas eu vou mil anos de Grand Tour.

      Também é um carro família, tem um porta malas enorme, AB2 + ABS, DIR Eletrica, faoris neblina, porta luvas refrigerado…
      E acabamento muito superior, com painel emborrachado em algumas partes…

      Fora que o 1.6 16v anda mais que esse 2.0 da JAC..

      Não da pra pagar 60k num JAC.. a Grand Tour a 49k é realmente imbativel… em cabamento, frenagem, segurança, estabilidade e ainda tem um certo requinte de carro médio.

      Enfim… J6 a R$ 60.000,00 tem que ser muito doido pra pagar.

      • Edson Roberto

        Tem um site comparativo das duas peruas? Pois me parece que o desempenho da Megane 1.6 é bem acanhado. E eu só compraria a Megane, por confiança no produto e por tudo que ele oferece.

        E claro, por saber que a plataforma é infinitamente superior. Uma pena não existir mais a versão 2.0 dessa perua. (Megane)

        • clock31

          Concordo que o 2.0 fica ideial para o GT!

          Mas convenhamos que 1.6 de 115 cv da conta do recado.
          Peso: 1.315kg
          0-100km/h: 12,8 seg

          Certeza que anda mais que a J6… afinal ela é bem mais pesada!

          Olha a analisa da nossa conhecida:

          Ponto a ponto

          Desempenho – Chega até ser surpreendente a maneira que o motor 1.6 16V da Mégane Grand Tour move os 1.315 kg da station wagon. Não que o modelo seja um bólido, mas os 115 cv e os 16,0 kgfm de torque do propulsor ficam sempre “ligados” e conseguem fornecer um desempenho bastante satisfatório. Ponto também para a transmissão manual, que conta com engates precisos e curtos, que viabilizam trocas rápidas de marchas. Tal conjunto mecânico permite que o zero a 100 km/h seja feito na faixa dos 13 segundos. Nota 7.

      • LuisNeto38

        não sabia que a Grand Tour saía por esse preço. Fui lá no site da Renault conferir e fiquei apaixonado

        • Giorgio

          É uma pena que muitas pessoas ainda não saibam. Se a Renault promovesse esse carro, venderia muito. Um bom carro, com bons itens, com um bom preço. Meu único porém seria quanto ao motor 1.6.

    • luidlh

      Iria de Livina também com certeza…
      mas pra quem tem um Peugeot 207 SW e acabou de dirigir um Livina, diria que pegaria um 207 SW denovo
      o Livina não tem regulagem no banco, computador de bordo, o interior não é muito bonito…
      o Peugeot 207 SW é um pouco melhorzinho que o Livina SL 1.6
      só não tem banco de couro

  • Lauolling

    Há muitas ressalvas para um carro de + de 60 mil. Eu ficaria com uma Grand Livina.

    • luis_ten

      Não compraria nenhum dos dois. Só consigo pensar na Jac daqui a uns anos e Livina, na minha opinião, tem uma falha grave: não possui regulagem de altura no banco do motorista. Parece bobagem, mas pagar mais de 53.000 num carro sem essa característica não dá. A Nissan não oferece nem como opcional…..
      E esse J6 é simplesmente caríssimo!!!!

      • Giorgio

        A solução, pra quem não se incomoda de perder a esportividade, é uma Megane GT.

  • daviddiniz

    Carro chinês é que nem aqueles MP Cancer(MP12,13,14,15,20,50) tem tudo e não faz nada direito… Isso é minha conclusão. Caramba em todos os carros chineses é "default" ter o pacote "China export Brasil:" ABS,Air bag, A/C, DH VE,TE,RLL(menos o QQ) mas NENHUM tem a qualidade de um carro de marca reconhecida.

    • Lauolling

      Ter menos qualidade que Gol, Uno, Celta, e cia é bem difícil, hein!

      • Tripa-Seca

        Depende do que é qualidade para você. Gol e Uno tem muita qualidade. Não confunda qualidade com preço e equipamentos, amigo. Os dois são caríssimos para o que são. Mas são muito bem construídos.

  • Cil

    É curiosa a falta de câmbio AT nos carros chineses até porque este tipo de câmbio está se popularizando nos últimos anos. Será que lá na China eles também não oferecem o mesmo? Eles não tem? se tem não presta?

    Para a JAC e a Chery, que estão em processo de construção de fábricas aqui, acho que já é hora de pensar nesse câmbio.

    De todo jeito, a Livina ainda é mais negócio.

    • Edson Roberto

      Sabe o que ainda é mais estranho? Pois justamente os chineses costumam usar cambios CVT. Parece que esse tipo de cambio tem uma resistencia das marcas para uso no Brasil.

      Claro que sei da Nissan e Renault, mas esse cambio seria otimo principalmente para motores menores. Fico triste com essa falta de opção que é imposta pelo mercado e principalmente por produtos oriundos de marcas chinesas.

      • EKFRAGOSO

        Seria uma excelente opção para amenizar o problema de desempenho dos nossos carros 1000, porque sempre funcionariam em uma faixa ideal de torque. E seria o fim do atravancamento do trânsito.

  • DCald

    A j6 não convenceu… por 60mil, se quer uma minivan média de 7 lugares, a melhor opcao é a boa e velha Zafira…
    Pra quem quer uma minivan compacta com até 7 lugares, tem a opcao da G Livina…

    Eu iria de Zafira, apesar da aparencia e do projeto mais antigo, é a que oferece mais confortoxdesempenhoxseguranca…

    • MeekeeB

      Concordo DCald. Apesar de ser mais velha do que boa, a Zafira ainda é uma opção mais racional a J6. Mas eu ainda prefiro o Livina para uma opção de 5 lugares.

    • Sias

      Concordo, pra quem já foi olhar as duas a Zafira ainda é a melhor opção. O interior da J6 é muito ruim e na questão manutenção (ainda que alguns achem que não) um GM é bem mais fácil de manter.

      • Edson Roberto

        Eu ficaria com a versão Elegance da Zafira. Pelo menos em SP é possivel encontrar por até R$62000. Sem duvida é melhor escolha sendo que a mesma já oferta Air Bag e ABS nessa versão.

        Sem contar o melhor acabamento e os itens de serie que se assemelham a J6, só que uma plataforma de muito mais qualidade.

        Alias, ainda existe opções de cambio automatico que reforçam o quanto essa J6 não vale o que custa.

        PS: No RJ tenho visto MUITAS J6… como carro chines pegou bem por aqui…

        • EKFRAGOSO

          Eu tenho uma colega de faculdade que é carioca e família inteira dela só tem carro chinês.

    • Giorgio

      Ou uma Megane GT, pra quem não precisa dos 7 lugares mas precisa de espaço.

  • landocar

    haja porem nesse carro. pessoalmente, eu nao gostei. iria de livina ou grand livina

  • Rmonteggia

    Putz, os caras cedem para testes um carro desalinhado e com ovo no Pneu, de duas uma, ou os materiais são muito vagabundos mesmo ou o pessoal e muito desleixado para uma coisa dessas acontecer!

  • MajorAutomotivo

    É como eu falei no tópico anterior desta avaliação. Não é o tipo de carro para o meu perfil, mas se eu tivesse a necessidade de uma minivan esta seria a minha última opção.
    Simplesmente não dá para comprar um carro cujas portas dianteiras não têm uma vedação perfeita pelo fato de que os arcos das portas serem finos demais.

  • Sias

    O Carplace está avaliando uma também e no eixo dianteiro são dois pneus diferentes

    • Tripa-Seca

      Eles cederam esse carro para o maior blog automotivo do país, formador de opinião, nessa condições…
      O que eles me venderiam na concessionária para mim que só tem um Facebook com a família e uma conta no twitter?

  • Turbo_Car

    "O consumo da minivan fica na casa dos 10,5 a 11 km/l, mostrando que o peso alto para um motor 2.0 faz com que o tanque seque mais rapidamente."
    11km/l na estrada?!
    Subiu a serra com o carro carregado, né?

    • Bom, aqui no Sul de Minas não tem muito onde "subir serra"… tem serra pra todo lado mas vc vai é contornando elas. E não rodei com o carro carregado não, no máximo 3 pessoas dentro. Lembre-se de que se trata de um carro 2.0 com 1.500 quilos, não tem como ser econômico.

      • NatalRN

        O Siena Dualogic faz muito menos que isso na cidade.

  • adilson05

    por esse preço iria de grandtour sem nem pensar, grandtour tem o melhor custo beneficio de todos os carros. se eu tivesse uma graninha a mais compraria.

  • marciors01

    O desempenho da gt não é acanhado, é normal, anda junto com focus hatch 1.6 e agile, por exemplo.
    No comparativo feito pela QR fez 0 a 100 em 13s contra 12.5 da spacefox e 11.5s da palio weekend.
    Por outro lado bateu a spacefox em todas as provas de retomada, ainda nas retomadas perdeu para a palio em duas medições mas venceu na retomada de 80 a 120.
    Ou seja na estrada com o carro rodando a 80km/h a gt retomaria velocidade de forma mais rápida do que spacefox e palio weekend.

  • NatalRN

    A Jac devia tomar vergonha na cara e botar computador de bordo, interior bege, câmbio mais reduzido e uma suspensão com acerto mais esportivo nessa porqueira.

  • o_unico

    Você foi muito corajoso de andar a mais de 100km/h com uma bolha no pneu.

  • Eder09

    um consumo razoavel..? por ser um 2,0 acho q esta de bom tamanho, o meu palio 1,4 faz isso..

  • clock31

    Megane GT – 3 anos de Garantia a 49k

    Ar-condicionado digital, direção elétrica, duplos airbags adaptativos, ABS, trio elétrico, computador de bordo, rádio/CD/MP3 com controles na coluna de direção, sensores de chuva e luminosidade, rodas de alumínio de 16 polegadas e cruise control são alguns dos itens que vêm de fábrica.

    Como a JAC tem coragem de empurrar essa J¨por 60k? não tem nem comp de bordo… cruize control.. porta luvas refrigerado…

    O J3 a 38k, apesar de caro, é bem equipado.
    O J6 a 60k é, com certeza, mal equipado. Vide GT/Livina no CxB.

    Eeeee JAC… esse foi JACA mesmo!

  • MAC_RJ_46

    Ao contrário da maioria dos que postam comentários aqui, eu não tenho e nem nunca tive preconceito contra nenhuma montadora de veículo que comercializa os seus produtos aqui no Brasil. Inclusive, acredito que a grande evolução que verificamos nos veículos que são comercializados por aqui se deve, justamente, a todas as novas montadoras que por aqui se estabeleceram, montando fábrica ou não (sem entrar nos aspectos econômicos, que certamente devem ser objeto de outros fóruns)! Nessa linha, considerando as recentes avaliações de testes de longa duração, em especial o da 4 Rodas, que rodou 60 mil Kms e depois desmontou e analisou tecnicamente um JAC, me parece que devemos passar a enxergar a JAC com outros olhos e não mais "como mais uma chinesa", como muitos, indevidamente, me parecem estar fazendo. Aproveito a oportunidade para parabenizar o site NA pelas excelentes avaliações que tenho lido/visto e também pela imparcialidade de suas conclusões.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend