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Avaliação NA – JAC J6 (5) – Respondendo as perguntas dos leitores

jac-j6-avaliacao-perguntas Avaliação NA - JAC J6 (5) - Respondendo as perguntas dos leitores

Chegamos ao final de mais uma avaliação NA, e estamos aqui com respostas a várias perguntas que nossos leitores tiveram sobre a minivan JAC J6. Leia abaixo e tire suas dúvidas:



Quero saber sobre o acabamento. O material é de qualidade ou é aquele plasticão duro e maciço, estilo a la Celta?

Não, o painel tem um acabamento macio em sua parte superior. O acabamento não é ruim, mas infelizmente o padrão lembra outros carros chineses mais baratos. Marcas chinesas deveriam tentar imitar mais eficientemente as marcas tradicionais, no acabamento interno.

O Jac J6 vale mesmo o preço cobrado ? Ou pelo preço deveria entregar mais itens?

O preço cobrado é certamente alto. Deveria ter um pacote mais completo ou ser mais em conta, o que é mais compatível com a proposta dos chineses, de entregar mais por menos.

Quanto a estabilidade, qual o desempenho do J6 em curvas de alta?

É de um carro alto, mas sem sustos. O modelo se comporta como outras minivans do mesmo segmento.

Redação, li um comparativo em uma revista entre JAC J6, Nissan Livina e Chevrolet Zafira, na qual dizia que o JAC J6 tem em sua 2ª fileira de banco ferragens aparentes ao se rebater o banco, podendo causar lesões e feridas aos que acessam a terceira fileira de bancos. Gostaria de saber se é real e se for, o quanto isso prejudica a acessibilidade ao veículo, conforme descrito acima – por se tratar de um importante item. Grato.

Sim, existem componentes aparentes, mas não é também assim, de chegar ao ponto de causar feridas facilmente. Como o carro não vai andar com o banco rebatido, não se tem tanto risco.

O conjunto motor e câmbio trabalham com harmonia? Ou o carro é que nem o j3 que só ganha fôlego depois dos 3000rpms.

Sim, o conjunto é de boa qualidade. O fôlego é bem melhor, pois se trata de uma unidade 2.0, mas como temos 16 válvulas, você tem que pisar bem fundo.

Os sete lugares são bons mesmo? e com eles cheios o motor da conta?

Com o carro cheio, com sete pessoas, e ar-condicionado ligado, o desempenho é de um carro 1.5 ou 1.6. Você tem que ter paciência.

Já que é um carro familiar, como é: (1) O acesso dos passageiros ao banco de trás, especialmente o espaço para cadeirinhas. (2) Qual a qualidade do pacote de entretenimento do carro (pacote de som, especialmente). (3) O acesso ao porta-malas, são 720 litros mesmo?

O acesso aos últimos bancos é complicado, pior do que em uma Zafira, por exemplo. Pacote de entretenimento? Se um rádio simples puder ser chamado disso, está ok. O porta-malas é bem amplo sem os dois bancos de trás.

O J3 “bebe” muito, se consideramos que não passa de um motor 1.3, o mesmo se repete com o J6? ele bebe muito para um 2.0, se é que é um 2.0, não é outro motor “maquiado” igual ao irmão?

Bebe bem, porque é um carro 2.0 com 1.500 quilos, um peso muito alto. Carros com 1.600 ou 1.700 quilos já contam com motores V6, na maioria dos casos, ou motores modernos com alta potência.

Quando vi esse carro rapidamente, me pareceu que a 3a fileira de bancos não fica embutida no assoalho quando rebaixada (como acontece com a Zafira, por exemplo). Ou seja, teria que ser retirada para uso efetivo do porta-malas. Procede?

Não fica embutida mesmo. Você teria que retirar mesmo os bancos para usar o porta-malas corretamente.

Com os 7 lugares ocupados, sobra algum espaco para a bagagem?

Espaço mínimo, como em uma Grand Livina ou Zafira.

CONFORTO: Qual a distância entre o enconsto dos assentos da 3a. fileira e o da 2a. fileira (que são reclináveis)? Qual a altura dos assentos em relação ao assoalho? Seria confortável para uma pessoa de que altura? CAPACIDADE: Com 7 assentos, qual o volume do porta-malas? A rede de concessionárias oferece aquele “baú” de teto? Gostei dos faróis comuns (não são de xenônio segundo o vendedor) com lentes concentradoras do facho luminoso. Funcionam mesmo?

O espaço na última fileira é bem pequeno, menor que em outras minivans similares. E lá você tem bancos muito perto do assoalho, o que causa desconforto. Dá para acomodar uma pessoa de até 1,70 no máximo, já com um certo sofrimento.Os faróis são eficientes sim, mas não temos muita diferença para um farol convencional.

Carro chines tem alguma qualidade que não seja o preço?

No caso dos modelos JAC, não podemos exatamente dizer que eles tem preço como qualidade, já que seus preços são similares a de modelos tradicionais. Mas eles tem sim várias qualidades.

vc acha que esse carro é melhor que a zafira,livina e os outros concorrentes, lembrando que ele vai aumentar o preço

Não, ainda está um passo atrás da qualidade geral destes modelos citados, embora eles sejam ultrapassados. Especialmente a Zafira.

O J6 é espaçoso?

O espaço interno é bom, lá na última fileira é que parece que a acomodação poderia ser melhor.

Sua suspensão é adequada a realidade dos asfaltos do Brasil ou bate muito seco?

Chega a dar batente, isso fiz em experiência própria. É uma suspensão trabalhada para o uso no Brasil, mas temos uns pequenos ajustes que poderiam ser feitos para melhorar o quadro geral.

E a direção eletrica ou hidraulica, é confortavel tao quanto alguns nacionais ?

Sim, normal.

  • BlueGopher

    Aparentemente não há algum ponto que destaque esta minivan de suas concorrentes.
    O interessado na compra deste tipo de carro deverá decidir apenas por uma questão de gosto pessoal e confiança na marca.

    • zemarreta

      Sim, é verdade. Ela tem preço semelhante a Grand Livina e Zafira. Realmente não entendo como vem fazendo tanto sucesso de vendas.

  • marciors01

    Eber, penso apenas que não deverias generalizar os motores de 16v como ruins de torque, vários tem boa resposta em baixas rotações, tenho um megane 2.0 e chega a impressionar como o torque é bom, me parece que o problema é a resposta em baixa dos motores 16v da jac.

    • zemarreta

      Também concordo. Tinha o Fit 1.5 antigo, com VTEC, e sempre apreciei o fato do motor ter um bom torque em baixa. O problema é que esse JAC não deve ter variação na abertura das válvulas.

      • Dragoniten

        Nossa, Fit 1.5 bom torque em baixa? Eu dirijo o Fit 1.5 da minha mãe com frequência, e o carro só começa a andar pra valer a partir dos 4mil rpm o-o
        Não que falte potência lá por 2mil rpm, até porque o carro é relativamente leve pelo tamanho, mas não dá pra chamar de torque, rs.

        • zemarreta

          New Fit, ou old Fit? O Fit antigo nunca tive do que reclamar.

          • Dragoniten

            Old, 2005. Pra arrancar naquelas ladeiras monstro é complicadinho, o curso da meia embreagem é muito longo em relação a qualquer outro carro que eu já tenha dirigido, e falta um pouco de torque nessas arrancadinhas, fritar embreagem não é legal, rs.

            • zemarreta

              Bom, em relação aos carros que tive/já dirigi bastante (e nem vou contar aqui os 1.0) diria que ele bate com folga Fiesta 1.4 16V, 206 1.6 16V, Spacefox 1.6, e arrisco a dizer que até mesmo o A4 1.8T não era tão bom quanto ele abaixo de 2000RPM. Só meu 3008 atual e talvez o Clio 1.6 fosse melhor.
              Só uma curiosidade. Com que carro vc está comparando o torque do Fit?

              • Dragoniten

                Em relação ao Fiesta Street 2006 1.0 mesmo, torque máximo a 3250 rpm. Parece piada, falando de 1.0, mas com torque máximo nessa rotação, dá pra imaginar que em baixar rotações ele não faz feio, rs.
                20km/h, se você jogar 5ª e pisar ele vai, devagar, mas vai. Não conheço nenhum outro 1.0 que faça algo parecido, atualmente.
                Pena que mudaram as relações de marcha, taxa de compressão, etc do Zetec, tudo pra dizer que o carro faz 13~14km/l na cidade, mas o carro não anda.

                Quer economia não pisa, essa coisa de limitar o motor pro carro ficar econômico é fod* :/

                • Edson Roberto

                  Opa, então está respondida a sua pergunta.

                  Porque ele "não tem torque?"

                  Simples, enquanto no seu Fiesta vc podia passar até quinta marcha em 40km/h, o motor 1.5 tem uma relação mais longa. Logo, vc tem que esticar mais a primeira marcha (que vai andar mais que o Fiesta) e assim ter o rendimento necessário. Nesse caso não é falta da potencia e sim sobra dela. Se pensar dessa maneira, colocar o Fiesta nas mesmas condições do Fit, sem duvida ele vai sofrer mais. A diferença é que o motor 1.0 gira muito menos que o motor 1.5. Logo, vc vai ter que trabalhar diferente no motor 1.5 justamente por ter mais potencia.

                  Pelo menos eu digo eu, que com meu C3 1.4 (que tem relações longas de marcha) tenho que em determinados trechos esticar já que o 1.0 mesmo esticando não ganha a mesma velocidade. Porém nunca vi 1.0 que subisse uma ladeira ou serra com a facilidade que eu subo com meu C3. (PS: O C3 também entrega o torque maximo a partir dos 3250rpm).

                  • Dragoniten

                    Hahahahah, entendo. Nada melhor do que um carro com torque máximo em baixa rotação, é muito mais gostoso de dirigir. ^^

    • Gabriel_Nint

      Tenho um Clio 1.0 16V e acho o motor dele uma maravilha, é um foguetinho. Faz subidas com muito mais facilidades do que o 207 passion 1.4 da minha mãe por exemplo.

    • YoOdEx

      Verdade! O Sentra 2.0 dá um show em torque em baixas também!

  • Marquinhos

    existe alguma avaliação de crash test deste modelo? se sim, qual foi o resultado?

    • Castle_Bravo

      Provavelmente tem, mas é segredo e provavelmente ela foi mal, caso tivesse ido bem seria divulgado ou pelo menos haveria um vídeo pela on line para os poucos interessados.

  • lndnfsu2

    quero ver é como fica o preço dela depois do IPI

  • LanternaCar

    Acho que o item que mais peca no carro é o fato da terceira fileira de banco não ser rebatível, ou seja, se quiser usar o porta malas tem que deixar os bancos na garagem de casa, nada prático isso !!!!!!

  • LuisRenatoJoia

    Tá vendendo bem!Mais ainda não me arriscaria comprar.

  • Dragoniten

    Nada contra, mas prefiro a japonesa (Grand Livina).
    Ambos vão desvalorizar, mas mecânica japonesa é "um pouco" mais confiável, né?
    Sem falar que pelos 60 mil já dá pra levar a Grand Livina automática…

  • YoOdEx

    De fato, ficaria com a Japonesa! Caso ela seja apertada (pois não conheço de perto), iria da velha e Veterana Zafira, que apesar de muito antiga, pelo menos já conhecemos tudo a seu respeito! hehehe

  • daniel_rs

    se a zafira fosse lançada hoje todos achariam ela o maximo….nem se compara com jac e nissan.

  • Complicado, aparentemente a J6 só leva vantagem no visual, bem mais acertado do que suas concorrêntes, nos outros itens, só o fator "carro exclusivo" ou "mostrar para o vizinho" pois é um carro relativamente novo e diferente.
    Já vi algumas pela rua e hoje vi o primeiro Cruze rodando… sem supresas.
    Pelo preço atual Livina é quem comanda, para quem tem a mente mais fechada, tradicional, Zafira ainda é um nome forte, pra quem pode gastar mais, C4 picasso e gran picasso.

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