Avaliações Kia Matérias NA Sedãs

Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-1 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Hoje recebemos da Kia o Cerato para fazermos nossa avaliação de uma semana. O carro veio de Itu em cima de um caminhão-plataforma. Chegou aqui por volta das 14:15 horas. Apresentei meus documentos e assinei um contrato de comodato, dizendo que o veículo não tem seguro, e que terei de pagar 500 reais por dia de atraso na entrega dele de volta para a Kia.

O carro veio devidamente limpo, encerado, e com interior aspirado, mas como é preto, durante a viagem de 250 quilômetros de Itu até o Sul de Minas, ele ficou um pouco sujo, pois veio sem capa. Ele está com meio tanque de gasolina e temos que devolver com a mesma quantia.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-2 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

O nosso Kia Cerato é 2009/2010 e está com apenas 2.500 quilômetros rodados. Ele é da versão E.213, a intermediária, que custa 56.900 reais (preço de tabela). Em comparação com as duas versões mais simples, E.201 e E.202, ele tem alguns itens a mais.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-3 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Dentre eles destacamos acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade, ar-condicionado digital, costura personalizada vermelha nos bancos, volante e forro das portas, para-sol com iluminação, pedaleiras e descanso de pé com acabamento em metal, revestimento de couro no volante, detalhes cromados, ponteira esportiva, rodas de liga leve de 17 polegadas e sensores de estacionamento na traseira.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-4 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Pessoalmente, a sensação de que ele é bem parecido com o Honda Civic fica ainda mais forte, mas no restante das linhas (exceto a dianteira) ele é bem diferente, com visual mais moderno que o Civic, além de “ser” (impressão de ser) de um segmento superior. As rodas 17 contribuem para isso.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-5 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Ele não é muito mais baixo que o Civic, mas o pouco espaço entre os pneus 215/45 e os paralamas deixam o Cerato com um visual esportivo. Pode ser que o sol muito forte (embora a temperatura de 28 graus não seja alta) que está fazendo aqui hoje tenha dificultado o ar-condicionado de gelar o ambiente mais rapidamente, mas tivemos a impressão de que o ar-condicionado não é muito forte.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-6 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Em termos de segurança, o Cerato conta com freios ABS, EBD, encostos de cabeça dianteiros ativos e airbag duplo. Suas dimensões são de 4,53 de comprimento, 1,77 de largura, 1,46 de altura e 2,65 de entre-eixos.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-7 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Seu motor é um 1.6 16v de 126 cavalos e torque máximo de 15,9 kgfm. O sistema de suspensão do Kia Cerato na dianteira é do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás. Na traseira, eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-8 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Seu desempenho é muito bom para um sedã 1.6 16v. O peso baixo do Cerato certamente contribui para isso: tem 1.223 quilos na versão mecânica. Mas é claro que as impressões são relativas, pois tenho um carro de 1.440 quilos com motor 2.0 16v e câmbio automático, que certamente não é nada rápido.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-9 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

Amanhã falaremos das primeiras impressões do interior do Kia Cerato, com várias fotos de todos os detalhes. Também faremos amanhã mesmo uma viagem com ele, então nossa série de matérias a respeito dos mais diversos aspectos do modelo será bem completa, não perca!

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-10 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

KIA CERATO
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

VERSÃO 1.6L automático 1.6L mecânico
MOTOR 1.6L
Tipo 4 cilindros em linha
Sistema de alimentação Injeção eletrônica sequencial
Cilindrada (cm3) 1.591
Comando DOHC ,16 válvulas CVVT (variável)
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima (cv @ rpm) 126 @ 6.300
Torque máximo (kgm @ rpm) 15,9 @ 4.200

DIREÇÃO
Tipo Hidráulica, pinhão e cremalheira
Raio de giro (m) 5,16 (195/65 R15; 205/55 R16); (5,39 215/45 R17)

TRANSMISSÃO
Manual – 5 marchas
Automática 4 marchas com opção de troca sequencial –
Relação de transmissão 4 A/T 5 M/T
1 ª 2,919 3,615
2 ª 1,551 1,962
3 ª 1,000 1,370
4 ª 0,713 1,036
5 ª – 0,839
Ré 2,480 3,545
Final 4,375 4,267

FREIOS
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Tambor e ou Discos sólidos

RODAS Liga leve
Dianteiras/Traseiras 5,5Jx15 / 6Jx16 / 7Jx17

PNEUS
Dianteiros/Traseiros 195/65 R15 / 205/55 R16 / 215/45 R17

CHASSI E CARROCERIA
Carroceria monobloco em aço estampado

DIMENSÕES DO VEÍCULO
Comprimento (mm) 4.530
Largura (mm) 1.775
Altura (mm) 1.460
Distância entre eixos (mm) 2.650
Bitola (diant./tras.) (mm) 1.557 / 1.564
Balanço traseiro (mm) 985
Balanço dianteiro (mm) 895
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.248 1.223
Peso Bruto Total (kg) 1.720 1.680

OUTRAS ESPECIFICAÇÕES
Altura mínima do solo (mm) 150
Volume do porta malas (SAE) (l) Normal 477
Volume do tanque de combustível (l) 52
Número de ocupantes 5

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-11 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-12 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-13 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-14 Avaliação NA – Kia Cerato 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

  • SAMUEL

    EBER!! PRIMEIRO PARABÉNS!! SUCESSO AO "NA". APERTA O PÉ E DIZ AEW COMO SÃO AS RETOMADAS E ACELERAÇÕES EM ULTRAPASSAGENS, DE PREFERÊNCIA COM O CARRO PESADO!! NAS CURVAS A CARROCERIA ROLA MUITO???? TORCI PARA QUE FOSSE O E 263 (AUTOMATICO) MAS… AH OS RUIDOS.. O MOTOR RONCA DE MAIS COMO NO MEU PUNTO???( TO DOANDO) HEHEHE. VALEW.

  • Marcelo Mauro

    Vem cá,

    Carro sem seguro?!?

    Bom, carro sem seguro pra mim é 'carro sem gasolina', não sai daonde está comigo!

    Boa sorte na avaliação e já vão pensando em mudar para SP, assim, fica mais fácil deles liberarem os carros para vocês, pois eles não vão ter o custo de transporte.

    Novamente parabéns a kia por ser a primeira.

  • Miro

    Eber, sou dono de um Cerato E.252 2009/2010 com ar digital e câmbio automático e estou extremamente satisfeito com o carro. Comprei em fev/2010 e já rodei 22000km. Vi alguns questionando sobre o ar condicionado, resido em Brasília (que tem clima de Savana Africana) e aqui gela muito bem, sem perder rendimento nas retomadas e com consumo variando pouco. Há poucas semanas fui a BH, minha velocidade de cruzeiro, segundo o computador de bordo e GPS, foi de 109km/m, ou seja, trechos com 0km/h nos abastecimentos e 153km/h de máxima, com o ar ligado durante todo o percurso o consumo médio foi de 12,85km/l, muito superior aos 8,9km/l do Civic Flex.

    Tenho certeza que você vai estranhar as curvas com ele, por ter uma traseira muito leve ele joga de forma moderada para fora da curva dando impressão que está tentando corrigir o raio. Com quatro passageiros ele roda macio, firme e muito gostoso.

    Tenho certeza que você vai gostar.

    Abraços.

  • Nossa avaliação do Cerato será bem completa, com pelo menos umas 7 matérias detalhadas! Aguardem!

    • UFRJ_JACKSON

      Espero que outras montadoras também colaborem !

      • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

        Que outras??? A Fiat, GM, e VW não vai querer emprestar pra um site que vai falar os defeitos a tona.

        Os unicos que podem emprestar são: KIA, Chery, Hyundai, Toyota, Nissan, Honda, Renault (megane pra cima), Citroen, Peugeot e Ford (New Fiesta pra cima). Tem ainda a Subaru, etc, mas eles não precisa né. hehehe

        Não esqueçam de testar a velocidade com GPS, se quiser eu empresto o meu Focus Sedan pra fazer um comparativo com Cerato. hiihihhi

        Cade o Fanboy_do_Kia??? É nóis!!!!!

        • totorocho

          Nissan é Renault (tem muitas pessoas que nao sabem que sao feitos na mesma fabrica)…Peugeot 206.5 ?

    • renanmister

      Parabéns Eber…….ótima iniciativa, tanto sua, de avaliar o carro quanto da montadora em ceder o carro….
      Agora sim teremos uma avaliação completa dos modelos……..

    • Athaide13

      Eber, o carro é maravilhoso e o bairro ajudou bastante nas fotos, um belo local para se morar.
      srsrsr

    • MarcosMV

      Semana que vem vou eu mesmo fazer avaliação desse carro.

    • Ppanno

      Lembrando que a versão que vcs estão é a E.263 e não E.213 como disseram. Só a versão E.263 vem com as maçanetas, ponteira e pedaleiras cromadas, aro 17 e os sensores de chuva e luminosidade.

      • a versão E.263 é automática, esse carro é E.213, manual. informação da própria Kia. além do mais, está escrito no chaveiro do carro também.

        e na lista de equipamentos que tenho aqui, oficial da Kia, diz que a versão E.263 tem maçanetas na cor do veículo.

        me mande um email que lhe envio a lista de equipamentos de todas as versões, lado a lado.

      • Rafael Braz

        Não fale besteira… Os modelos E.213 (manual) e E.263 (automática) são iguais, sendo a única diferença a transmissão… Tenho um E.213 e tenho a propriedade para falar a respeito…

    • Jhon_Fla

      Se deu bem em Eber, queria poder trabalhar assim.
      Parabens pelo site
      hehe

    • Snoop_Fox

      Cláusula penal um tanto pesada, hein? Mais caro do que alugar um…

      • dizem eles que é por eles terem uma frota de imprensa bem pequena.

        • NheGui

          Eber, só por curiosidade, qual é o seu "carro de 1.440 quilos com motor 2.0 16v e câmbio automático, que certamente não é nada rápido." ????????

    • sam_85

      Parabens Eber, vc merece!

      estou muito ansioso para ler essas materias sobre o Cerato.

    • Leosena

      Ae Eber, se por acaso faltar tempo mande o carro aqui pra Goiânia que testo pra você. Ô carro bonito!

    • Gabriel Tadeu

      Eber, se no final puder fazer uma tabela comparativa entre todos os modelos E.101 ao top pois aquela lista semi-legivel no site da Kia é de matar para saber o que um modelo tem de diferente do outro.

    • Ppanno

      Desculpe o engano. Estive na Kia recentemente e adquiri um E.263. após pesquisar todas as outras versões. Pra mim, somente essa mesma versão, que possuia os equipamentos que te listei.

    • lordth

      Eber, eu fiquei na duvida em comprar um Cerato E.263 e o I30, sou apaixonado pelo Cerato mas acabei optando pelo I30, pelo fato de ser motor 2.0 contra um 1.6 e o I30 ganhei os bancos de couro, ambos automaticos, os 2 estavam com o mesmo preço, assim que for possivel voce pode fazer uma comparação entre os dois? Quero ter certeza de que fiz a coisa certa. rsrsrs

      []'s

      • Romulo_Max

        Eu ja dirigi os dois por um tempo razoavel e apesar do motor menor do Cerato eu considero ele mais agil q o i30, talvez por ser mais leve e ter um cambio q eu considero mais bem escalonado, além da possibilidade de troca sequencial, coisa q o i30 ficou devendo. Já no comportamento dinamico, nas curvas principalmente, e no acabamento interno com certeza eu fico com o i30. Mas ambos são bem legais.

  • felipe_pereira

    Parabéns Eber! parabéns pelo grande trabalho da NA, boa avaliação, é um carro que merece uma atenção maior, pois tem uma excelente carro, e o preço não é tão caro assim é um carro de mercado muito interessante!

  • Lucas Guimarães

    Carro bonito demais, mas o preço…

    • Em comparação com os demais do segmento ou com o ideal?

      • Lucas Guimarães

        Com o ideal ,claro.

  • Fungo

    Bom, na verdade essa versão seria a intermediária apenas se levarmos em consideração o preço, pois na verdade, em configuração de itens de série, ela é a versão top de linha com opção de cambio mecânico.
    Sem combra de dúvidas, o cerato é hoje o serdan médio mais bonito a venda.

  • VictorBusnello

    ele é um carro que ma agrada, infelizmente ainda não tive a oportunidade de dirigir um, então ficarei na espera do restante dos testes.

  • Krestu

    Meu sonho de consumo, e um dos melhores custo-benefício pelo seu porte, design e equipamentos!

  • Victor_GCA

    Ae NA!!!! vamos lá e mostrem o que esse carro nos minimos detalhes! Eu ja o acho um carro otimo, mas agora talvez eu confirme ainda mais essa ideia

  • tpaes

    É um carro lindo. Agora, quando for trocar, pense numa sensação de dinheiro rasgado ao relento.

    • Paulo_Ricardo

      discordo, ele tá vendendo bem, sinal de revenda boa se ele for durável.

      • slaash

        se lançar o flex, com ctz desvalorizará bem.

        • totorocho

          Eu li que em janeiro vai virar flex, ele e a Soul

          • Daniel

            Isso se o flex andar tanto quanto esse… porque mais econômico não vai ser.

    • fudencio10

      Rasgar dinheiro é pagar o mesmo ou mais por city e fiesta,ou pagar 10~15 mil a mais por nada.

      • sam_85

        ou comprar um gol cross rs

        • GMV4545

          Eu compraria um Voyage 1.6 e ainda sobria um "troco" xD

  • Robson_Iecker

    Gostei continue assim…….
    começou bem com o cerato…….
    um carro de verdade……

  • Rodrigo_losano

    parabens kia voces cederam um carro para o melhor site de carro do brasil e tomara que as outras montadoras tambem empreste seus carros e eu quero ver essa materia ate o final ehm..

  • V8_sempre

    Opiniões divergem mesmo…

    Já vi muita gente dizer o contrário… Que o CIVIC e até mesmo o Vectra.. Parecem ser muito mais carro que o CERATO !

    Mas… sinceramente…. Esse modelo não me atrai nem um pouco, por estas fotos ! Prefiro o CIVIC em qquer situação ! Alias, vou na onda dos americanos… Só trocaria mesmo um japonês por um coreano… Se tiver bom preço mesmo !

    • fudencio10

      Parece por causa das rodas e do maior porte que o cerato tem,alem da linha traseira alta,realmente ele PARECE mais carro visualmente,e pelo preço,50 mil,15 mil a menos que um civic,e por 56,900 MAIS equipado que civic,que nem sabe o que é computador de bordo shUSUHuhsUHS

      • Matheus_P

        concordo! só realmente falta um motor de maior litragem… não pela potência, mas pelo TORQUE, que é o que realmente agrada ao dirigir..

    • totorocho

      O Civic nao é tudo aquilo que falam na midia nao…é gostoso de dirigir sim..mas muitas pessoas trocaram os amortecedores antes dos 20 mil km…Eu pegaria um Cerato por 15 mil a menos que um Civic sem dúvida…
      Agora do Vectra…é um carro antigo com motor mais antigo ainda com acabamento péssimo dentro e beberrão…
      Também é bom falar que embora sejam carros de preco parecido, eu consideraria eles de segmento diferentes.

    • vinicarioca

      "Já vi muita gente dizer o contrário… Que o CIVIC e até mesmo o Vectra.. Parecem ser muito mais carro que o CERATO ! "

      no Brasil…muita gente não entende de carro

      por isso te falaram que o Astraozão tem mais presença…

  • X11auto

    A dianteira parece de um Honda, mas com uma diferença, muito mais agradável, se a intenção foi copiar, simplesmente deu um banho de desing, no conjunto da obra é bem mais interessante que o Honda que parece um pirulito chupado!

  • Paulo_Ricardo

    esse carro é lindo, as fotos ficaram ótimas e… que muro alto hein Eber? hehehe

    Eber, vê qual o valor que vc consegue de revenda do carro oferecendo ele em algumas lojas de seminovos e usados e também custo de peças de reposição aas básicas (suspensão, freios, embreagens, correias e polias, velas e cabos).

    isso é muito importante pra um pretenço futuro comprador.

    • slaash

      Boa ideia.

  • fabiomal

    Éber, por favor teste a potência desse carro com o ar condicionado ligado …. já ouvi bastante gente falar que o ar interfere muito na potência dele …. até apresenta falhas.
    Obrigado!

    • pode deixar!

      • schip624

        eber.. otra coisa.. poste fotos do interior tambem.. os poucos que eu conheço são da versão mais barata.. e tem um interior bem simples pro tipo de carro…

  • fabiomal

    Éber, por favor teste a potência desse carro com o ar condicionado ligado …. já ouvi bastante gente falar que o ar interfere muito na potência dele …. até apresenta falhas.

  • fudencio10

    Modelo de test drive deve ser.

  • Alex Oliveira

    Falar que o Cerato parece ser de categoria superior ao Civic já tirou toda credibilidade da avaliação. Falar que são da mesma categoria é até aceitável, mas a verdade é que o Cerato é bem inferior ao Civic em dimensão, motorização e acabamento. Pode até ser mais bonito, mas não é de categoria superior.

    • _Hofmann_

      você está totalmente equivocado quando diz que o cerato é bem inferior ao civic em dimensão. o civic é menor que o cerato. veja as medidas do civic: Dimensões: comprimento, 449 cm; largura, 175 cm; altura, 145 cm; entreeixos, 270 cm, porta-malas: 340 litros. tirando o entreeixos, o civic tem todas as outras dimensões menores que as do cerato.

      e quanto à motorização, o cerato tem um motor menor que, obviamente, rende menos que o do civic, mas ambos tem potência específica semelhante, que inclusive é maior no cerato: 78,7cv/litro no kia e 76,6cv/litro no honda, ambos com gasolina. ou seja, o motor da kia rende proporcionalmente melhor que o da honda. quanto ao acabamento, não posso dizer, pois nunca entrei num cerato.

      as categorias deles são as mesmas, são sedans-médios, e concordo que o cerato não parece ser de categoria superior, está pau-a-pau com o civic, ambos transmitem a sensação de serem os médios que são, pelo menos por fora, porque por dentro, o civic é quase tão mal-equipado quanto um popular. 77mil num carro sem computador de bordo é difícil de engolir. e a lista do cerato parece bem extensa para o preço cobrado.

      • fudencio10

        É como já tinha falado,o Eber colocou muito bem,mas alguns não entenderam,as rodas grandes,o tamanho e a linha traseira alta faz ele aparentar maior do que realmente é,maior que civic e corolla ele é,mas se olhar um civic e depois um cerato,todo mundo vai dizer que o cerato é bem maior.

      • Alex Oliveira

        Para determinar uma categoria analisa-se a distância entreeixos, o que reflete no espaço interno. Ter um parachoque mais comprido ou retrovisores maiores não conta nada.

        Eu já entrei em um Cerato e ele é inferior em acabamento. É mais simples. E ter ou não mais equipamentos não influencia na categoria também. Um peugeot 207 pode ter mais equipamentos que um Civic.

        Essa atual geração do Civic chegou por 59 mil reais e hoje começa nos 70. Ficar confundindo as coisas e colocar o carro em um patamar ilusório só faz os preços subirem e nós é que saímos prejudicados. A mesma coisa aconteceu com a Hyundai. Deram valor demais a uma marca coreana que imitava a Honda até na logomarca e hoje ela abusa dos preços altos.

        Reconheço o valor do Cerato, muito bonito, rodas de 17 são demais, tem um preço bom, mas é valor dele. Ainda não é um Civic.

        • _Hofmann_

          e você acha que o civic é mais caro porque é de patamar superior? de forma alguma, porque tanto ele quanto o cerato custam a mesma coisa nos EUA. portanto, o civic DEVERIA custar a partir de 15mil dólares e ainda na versão exs (que cobram 88mil), que é compatível com a versão de entrada nos EUA. o cerato também deveria custar menos, mas paga 35% a mais de imposto, é melhor equipado e maior, e ainda custa 20mil a menos que o honda. o civic é caro porque a honda BR acha que deve, mas não vale isso tudo de jeito nenhum. e ainda acha o civic superior… paro por aqui.

        • Matheus_P

          então o corola e seu entre eixos de 2,60m é o quê?

        • tandre_br

          Afinal, 5cm jogam ele numa categoria diferente, né?

          (Isso foi sarcasmo, pra quem não percebeu)

          Vai lá, Hondista, tenta endeusar o popular caro.

          Não tem NADA em que o Civic seja melhor que o Cerato, ainda mais hoje em dia, em que o Civic anda praticamente a mesma coisa e bebe O DOBRO.

          E o acabamento do Civic não é grande coisa não. Só o design que é bonito.

          Ainda não é um Civic mesmo não: Ainda não cobra um absurdo pra entregar menos.

          • Alex Oliveira

            E 5 cm a menos colocam o Cerato em uma categoria superior ao Civic? Esse é o ponto.

      • Leosena

        Hofmann, você se esqueceu de dizer que o Civic só tem fechamento do vidro por um toque somente para o motorista. Meu cunhado tem um LXS 2009 que custou quase 70 mil que você tem que ficar segurando o botão dos demais vidros apertados até que se fechem. Bom né?

    • parece ser, por causa de alguns detalhes. isso tem que ser dito, pois é mérito do fabricante conseguir isso em um carro que custa quase 20.000 a menos que um civic.

  • bailascomigo72

    Apenas quanto a análise visual, dizer que o Cerato é mais "moderno" que o Civic não colou. O Civic – se descontarmos os anos de mercado – tem linhas CC, com para-brisa bastante avançando, farois mais alongados e aparenta ser bem mais baixo que o Cerato. O que o Cerato passa são linhas mais sólidas, como se o carro fosse de fato um sedan. Além da solidez, também é até simplista no design, sem quaisquer vincos ou efeitos – salvo o que acompanha a linha inferior dos vidros, fazendo um angulo na junção com o para-lama dianteiro. Obviamente o resultado é bom, até demais para linhas tão simples (o oposto é o Corolla, cheio de "musculos" em um miolo pra lá de conservador), mas daí a ser mais moderno que o Civic…

    • fudencio10

      O design é mais moderno,o design do civic já tá cansado.

    • Bom, a parte do julgamento do design é uma opinião pessoal de quem tá avaliando o carro, não é necessariamente o NA julgando que um é melhor que o outro. Pelo menos na minha opinião, o design do Civic está bem cansado. Ele tem uma frente grande demais e uma traseira antiquada. Mas é apenas uma opinião pessoal.

      • bailascomigo72

        Ok, o design "cansou", até as tias que vão na esquina tem um por ser (ou ter sido) "da moda". Mas análise objetiva de design é outra coisa. Você afirmou que a frente é "grande demais". Grande demais como? Nem volumosa ela é! Veja que, por exemplo, o Corolla tem muito mais volume, com capô mais alto, farois maiores na horizontal e grade avançando sobre o capô (o que dá a impressão da frente ser mais alta ainda!). Muito pelo contrário, o Civic tem farois muito afilados, assim como a grade, e o capô bem curto, tudo contribuindo para que a frente tenha pouco volume – salvo o para-choque dianteiro, aí sim com bastante volume (e na versão anterior até sem detalhes), mas aí a esportividade conta mais, "podendo" sob licença poética ter "mais volume"…
        Enfim, se colocar o Civic lado-a-lado com o Cerato, vistos de frente, verás que o Coreano tem frente mais alta e volumosa, ainda que a diferença deva ser pequena (não tenho a "metragem cúbica"). ;)

      • totorocho

        Concordo…e ainda tem gente que tem como sonho de consumo um carro que saiu no ano 2005…vou até de Ford Focus !

    • vinicarioca

      eu particularmente acho o desenho do Cerato mais moderno do que o Civic…mas isso é pessoal

  • Snoop_Fox

    Porque as montadoras economizam até nos carros que podem ser reponsáveis por alavancar as vendas. Casa de ferreiro, espeto de pau.

  • fdantasdesa

    MInha avaliação pessoal vai correr junto com a do NA. Comprei um e peguei na loja hoje! Já de cara discordo da primeira observação. Moro no RJ, quente como todos sabem, e o ar gela muito bem, melhor que do meu antigo carro, um Polo. Achei o espaço interno muito bom, melhor que o do Civic, de suspensão macia em comparação ao Polo. O som é de qualidade, com uma definição boa, o motor elástico… A embreagem achei sensível demais, qualquer coisa o carro quer morrer, mas acho que é questão de costume. Por enquanto acho que são essas as observações que faço. De cara digo que estou satisfeito e que fiz bom negócio, tendo em vista que paguei 50.000,00 na versão intermediária, quando ela me custaria 56.000,00 com o frete incluso.

    • CARnivoroBH

      Parabens pela sua escolha e bom negocio que vc fez…. Se vc me permite dizer vc deu um salto enorme ao trocar o Polo por um Cerato… além disto com este R$ 50 k vc teria que interar muito mais pra pegar um city pelado como mtos fazem…

  • e ainda com 2.500 km rodados. é que desde que lançou, muito poucas empresas pegaram ele pra avaliar. usam mais quando lança, depois esquecem.

  • FernandoBeck

    Eu gosto muito dos carros da KIA, e a vinda dos Flex será muito bem vinda, já que o consumo nao sofreu muita alteração mesmo se o tanque estiver abastecido somente com gasolina (é o que dizem as revistas especializadas)

    Eu estou estudando em trocar meu carro ano que vem por um Cerato ou um Soul, são totalmente distintos, mas ambos me agradam pelo custo-beneficio.

    Acho que fico com o Soul.

    • vinicarioca

      o Soul é maneirinho…mas sei lá

      vou de Cerato…

  • Debraido

    Eber, parabens pelo site e por esse fato inedito, um blog totalmente independente está fazendo uma avaliação imparcial de um modelo cedido por uma montadora!

  • tpaes

    É fácil de falar, agora, depois que vi, com 3 meses de uso, quando foi trocado um E.263, praticamente 0, sendo recebido pelo valor de R$ 49.000 é que você sabe onde é que dói.

    • DCald

      Cara, qualquer carro vai ter uma desvalorização grande no começo… imagina vc querendo comprar um cerato… dai tem o 0km tinindo na loja e um com 3 meses de uso… pelo mesmo preço… qual vc pegaria? por 5% menos? ainda pegaria o 0km
      10% menos… ainda é de se pensar no 0km… tem que cair uns 15% no minimo pra animar pegar o "usado"… por mais zerado que esteja!

      Só perde dinheiro com carro 0km quem troca em pouco tempo… agora, fica 2 ou 3 anos com o carro e ve se a media da desvalorização não é a mesma de qualquer carro que vc compraria usado?

  • CaduRamires

    Éber, foste premiado. Se eu estiver certo, até mudo meu nick aqui para noveleiro de plantão… Hehehe! Brincadeiras à parte, acho que esse carro é mesmo o E.263: rodas 17", maçanetas cromadas e sensor de estacionamento é coisa do top de linha. Mas a questão de novela é que, se bem me recordo, pela placa dele é o carro utilizado pelo Jorge (Mateus Solano) na novela Viver a Vida. E se é o próprio, ele andou com três gatas aí nessa viatura: a Alinne Moraes (noiva tetraplégica), Priscila Sol (estagiária apaixonada por ele) e aquela atriz que não me recordo o nome, que fez o papel da bela garota de programa. Se és solteiro, essa semana vai te trazer muita sorte. Mas se fores casado, é dor de cabeça à vista… :D

    • me manda um email que te mando a lista de equipamentos de cada versão do cerato, essa é a 213 mesmo, o pessoal da kia me confirmou! a 263 é automática!

      • Rod_Cust

        Esse CERATO é FAMOSO!!! hehehe. Cara!!! Pior que é o carro da novela mesmo!! (ahh e nao sou noveleiro, só fiz uma pesquina na internet.. já o CaduRamires!! vai ter que trocar o nick hehehe)

        Seguem as cenas
        http://www.youtube.com/watch?v=9781yMD6MhQ#t=1m48
        e http://www.youtube.com/watch?v=cowltscuXxE#t=4m03

        • Rod_Cust

          Ahh e essa matéria pode me influencia em uma futura aquisição :D

      • vinicarioca

        acho que a diferença entre a 213 e a 263…é só o cambio,não?

        • Fanboy_da_KIA

          Isso mesmo.

    • tandre_br

      Caraca, esse é noveleiro mesmo!!!

      Isso explica os 2500km num 2009/10 :D

  • Porcodio

    As fotos, Eber, as fotos!!
    Como leitor do NA há tempos fico feliz que agora começou a análise detalhada dos carros, e, pelo primeiro dia, a avaliação está muito boa até então.
    Porém, as fotos estão muito amadoras, principalmente por estarem superespostas (objeto preto + dia de sol forte + muro branco atrás + pont and shot no automático = foto feia)
    Tirar fotos de nível profissional não é fácil mesmo, mas com um pouquinho de vontade dá pra melhorar bastante, Eber!
    Pra começar experimenta por uma compensação de esposicão negativa numa situação dessas (até uma Sony da vida tem isso) .

    Uma coisa que seria legal se vocês medissem era o tempo de retomada de 80 a 120 na marcha mais baixa possível, pois a maioria das revistas acha que só a retomada em 5 marcha importa ( sendo que os automáticos reduzem) quando a retomada feita o mais rápido possível tem muita importância, pelo menos pra mim que não vivo num país só com faixa dupla. Talvez os caras da revista viagem por outras estradas, ou não ultrapassam, sei lá!

    • bailascomigo72

      Realmente o NA tá de parabéns pelas fotos! Detalhou bastante o modelo, bem diferente da economia dos outros sites. Continuem assim!

    • DCald

      Cara… grande maioria dos brasileiros não reduzem marcha pra ultrapassar… por isso temos tantas mortes…
      Eu sempre reduzo, faço a ultrapassagem o mais rapido possivel! Que é o mais seguro

    • Fanboy_da_KIA

      Posta um tutorial aqui de como faz isso tudo pois também quero aprender mas tenho preguiça de procurar.

  • Rafaelrss

    Esse carro é lindo demais!

  • Alesr50

    Eber, parabens ae! Estou ansioso pelo desenrolar, vai ser bom também para termos parâmetros de comparação quando lançarem a versão flex….(flex já sabem..né…consumo…pff)
    Citaram o Civic…olha andei num de passageiro (traseiro) o carro é muito bom e tal (se comparado aqui…com o mercado..é uma carrão..fazer oq)..mas qdo me lembrei do preço…dai desanima..mas é isso

  • eduardogege

    Concordo com você, boas fotos fazem diferença e essas realmente estão bem amadoras.

    Em relação a retomada, mais um bom ponto a ser levado em consideração. EU considero mais importante do que o 0~100km/h.

  • AlexandreCE

    Essa questão do ar condicionado realmente é de causar desânimo. Tomara que tenha sido impressão inicial em virtude de o carro estar, talvez, muito quente. É claro que a cor do veículo não ajuda nem um pouco, mas A/C fraco é algo detestável. Falo pela experiência que tive com meu primeiro veículo, um Classic. No mais, quanto ao custo-benefício, acho que as tão faladas revisões caras talvez militem contra o veículo.

    Quanto à suspensão, Éber, não deixe de comentar sobre a absorção das irregularidades das vias (de preferência rodando em rua de paralelepípedo) e a respeito dos barulhos internos. Além disso, diga-nos o que achou da direção hidráulica com essas rodas 17 (bem que o Cerato poderia ter elétrica como o Soul).

    Por fim, parabéns pelo início do teste. Estamos ávidos por mais informações sobre o veículo.

    • vinicarioca

      po,digamos que o Ar-condicionado do Éber pode ter vindo premiado.

  • seinao_ein

    esse carro da foto até tem uma roda razoavel…16"??

    mas os Ceratos tem umas RODAS HORRIVEIS, TOSCAS D+….

    o desenho da roda de 15" torna o carro "ridiculo" , ja vin uns por ai…carro legal mas a KIA PRECISA MELHORAR O DESIGN DAS RODAS!

    • fpguima

      A roda aro 15" é feinha que dói =P

    • Debraido

      Essa roda 17" é bem bonita, casa legal com o carro.

    • mmuniz75

      É com aro 15 fica bem feio, e o 17 fica meio agressivo, acho o 16 o ideal. Esse 17 deve ficar muito duro, e mais nos buracos e lombadas aqui no Brasil

  • BlogAutomotivo

    Sera bastante interessante esses posts que o NA ira fazer. Espero que outras montadoras colaborem, ja pessou uma ferrari na sua mão? Seria interessante agente acompanhar de perto.

  • tpaes

    Bom, se você fizer uma matemática básica vai ver que isso significa pouco mais de 20% de desvalorização em 3 meses.

    • tandre_br

      Tá comparando preço de tabela com preço de recompra por concessionária? Não é lá muito justo.

    • fudencio10

      Eu fiz um valor "por cima" e não uma conta precisa,um civic custa 70k,e perde quase 10k no seu primeiro ano,e TODO carro perde pelo menos 10% do valor só de sair da css,se quer conversar na "ponta do lápis" tudo bem.

  • mmcinza

    Agora entendi pq o site tava meio parado a tarde. O Éber tava envolvido com o Kia….rs

    Certamente o motor é o ponto chave, eu tive um Megane 1.6 16V e sentia bastante a falta de potencia e a falta de comando variável de válvulas. E nem por isso o carro era economico….

    Além disso, a avaliação e a maneira de como vocês vão avaliar o carro, servirá de parâmetros para os outros fabricantes fazerem o mesmo que a Kia.

    boa sorte aí!

    • ué, eu saí de tarde mas deixei notícias agendadas a cada hora, como acontece todo dia aqui no NA! =/

  • gabrielCR

    Parabéns ao site e ao autor pela nova seção!
    Mais um site a trazer avaliações completas e objetivas para o cenário automotivo!
    Tomara que venham mesmo outros modelos e marcas.

  • matheusar

    Vamos ver uma avaliação decente, finalmente!
    Parabéns ao NA!
    Vocês são muito mais do que um blog!
    Vocês são a fonte de informação sobre carros em nosso país! A FONTE!

  • totorocho

    Entre Fiesta, City e Cerato fico com o Kia, mas só pegaria virada do ano que vem quando chegar a versao flex !

  • CanalhaRS

    Esse cerato é um carrão, to ansioso pela avaliação do Eber.

  • vinicarioca

    tbm ouvi esses relatos… mas os donos disseram que é algo quase imperceptivel

  • tubainas

    Eu sei que é apelação, porém compare com seu Mondeo mk3 .

    Em 5 anos teremos o N.A revista nas melhores bancas .

    .

  • HCO

    Pra mim o que mais importa num carro é o interior mas num tem nenhuma foto.
    Na proxima vc vai postar fotos do interior né Eber?
    Tirando a falta de fotos do interior a matéria ta muito boa.
    Parabéns Eber.

    • o interior será mostrado na próxima matéria…

  • Matheus_P

    isso é bem TENSO se for verdade… corrigir a traseira é só pra cara com curso de pilatogem amador… digo isso numa estrada sem área de escape e tal… numa pista é mais fácil…

  • pauloomota

    Parabens Eber! essa semana não saio do NA.. quero saber tudo sobre o cerato! vc deve ta olhando pra ele ate agora ne? :D

  • jvitorrj

    Mão de vaca a Kia. A Fiat deixou pra minha mãe experimentar por um final de semana o Linea. Veio a versão Absolute com todos os opcionais, com seguro completo e tanque cheio, e a gente não precisou completar nada na hora de devolver, ainda ganhamos uma miniatura do Linea e um DVD promocional.

    E apesar de ser um Fiat o carro é muito bom.

  • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

    Nussa, senti firmeza na sua resposta. :D

  • fdantasdesa

    Hahahaha com toda a certeza… sempre rola a subjetividade, a opinião meio que viciada pela empolgação da compra… Mas quando tenho de criticar eu critico mesmo, desço a lenha qd tenho de descer (tenho tb um Fox e acho uma m*, mas to amarrado a ele pra não levar um prejuízo grande na venda, assim com o Classic, manco e mole demais em curva).

    Mas vou acompanhar a tua avaliação aqui todo dia com a certeza de que vai ser bem feita! Aí vou comparando no meu e vendo se o negócio foi bom mesmo hehe. [ ]'s

  • Andrew

    Parabens pela iniciativa do teste,e falto só fotos do interior.

  • Delicious M. Sweetness

    Parabéns Eber!!!

    Dá um banho de informação e mostra que teste de verdade é feito por quem gosta de carro MESMO e não faz isso só porque a empresa manda.

    Abração!

  • fudencio10

    Jetta é médio meu filho,jetta NÃO é da categoria do fusion.

  • GabNassif

    Primeiramente gostaria de saudar o BLOG NA e claro ao seu mentor, Eber.
    Parabéns pelo grande trabalho desenvolvido e pela imensa dedicação. Graças a isso o BLOG a cada dia se torna mais importante e indispensável para todos nós, amantes de carros.

    Em relação a matéria também acredito que seja um grande passo nas avaliações de veículos. O próprio Cerato sempre chamou minha atenção nas ruas, mais como acontece com a maioria das pessoas, tinha dúvidas e anseios em relação ao carro e apenas com o carro na concessionária não conseguimos acabar com elas, pois nada é melhor como outras opiniões e muito melhor ainda, uma avaliação detalhada de um determinado carro, para acabar com nossas dúvidas e ajudar-nos a escolher o próximo sonho de consumo.

    Parabéns mais uma vez e já que a KIA abriu as portas para ser a primeira a ser avaliada, tenho certeza que com este argumento conseguirá de outras montadoras a possibilidade de serem avaliadas também.
    Permito-me também sugerir que dê preferência para as novas montadoras chinesas, pois elas têm muito a mostrar e nós, claro, muito a aprender sobre esses novos carros.

    Um grande abraço!!!

  • JJJJunioRRRR

    Faz uma pequena viagem, do sul de minas (estradas cheias de buracos) até São Paulo (estradas melhores), pra gente ter uma idéia de como se comporta as suspensões e como elas passam 'a cabine os solavancos e barulhos (som desligado), se eu comprasse um Cerato faria muito essas viagens porque minha mãe mora em São Sebastião do Paraiso no sul de Minas.

    • estamos fazendo essa viagem hoje, mas não pegamos estradas ruins…. daqui até SP é só a Fernão Dias e mais nada….

      • JJJJunioRRRR

        É, tem bastante curva, mas vc. vem de uma vez ! Quando vou pra lá faço esse percurso: Rod Anhanguera, Rod Gov Ademar P Barros, Rod Prof Boanerges N Lima, Rod Prefeito José André de Lima.
        Boa viagem!

  • Hodney

    Lamento que, apesar de ser um excelente carro, ele foi concebido para ser um carro de "entrada" em muitos países, ao passo que no Brasil é um carro de alto luxo pelo seu preço. Em torno de R$ 58 mil. Oh país injusto essa droga em que vivemos. Desculpem-me o desabafo!

  • mmuniz75

    Só faltou uma direção eletrica

  • tiards

    Carro lindo…. falta só ser fabricado aqui!!!

    • Fanboy_da_KIA

      Não mesmo, senão estraga.

  • henrique_69

    Interessante saber que alguém de Pouso Alegre integra o Blog. Também sou de lá.
    Ficou fácil perceber pelas fotos hehe.
    Bela análise.
    Gde abraço.

  • marciors01

    Eu já penso exatamente o contrário, ao vivo ele lembra muito pouco o civic, a frente do civic é mais reta e a do cerato arredondada, os farois e grade também são maiores, com fotografias são 2D acho que ficam mais parecidos.

  • Eddu13

    Parabéns Eber.

  • NandoConnor

    O Eber é milionário!!! auhauauhuhuahua
    Reparem no bairro do cara, aiaiai. Invejaaaaaaaa q eu tô !!!!

  • NandoConnor

    MEU DEUS DO CÉU!!! Pq tem tanta gente q só compra carro flex ??? Todos sabem q apesar de vc poder "economizar" escolhendo o combustível q sai mais em conta etanol/gasolina> 0,7 compensa gasolina, < 0,7, compensa etanol. Apesar disso, o rendimento do motor cai por ser flex, e não adianta nada, só com diferenças exorbitantes de preço entre os dois, o que não acontece pelo menos aki onde moro, parece q eles na hr de taxar os preços, fazem a conta justamente pra ficar mtoo próximo do 0,7, e ngm sai no lucro por ter um flex.

  • Matheus_P

    Eber, parabéns pela credibilidade adquirida!
    Aguardamos sua avaliação. Deves estar se divertindo bastante!
    OBS: existe alguma cláusula quanto a limite de quilometragem que vc pode fazer? E qts dias vc terá o carro?
    Abraços!

  • Romul0

    De lado ele lembra o Citroen Xsara

  • Rochahofman

    lindo o carro

  • nickbresil

    cerato— esse e o carro!!!! desde o seu lançamento babeiii!!!

  • Hadowquen

    Lindo o carro com esses aros17"…
    Visual esportivo de frabrica, sem xuning
    Gostei muito!!!

  • mouraleo

    Esse carro impressiona logo à primeira vista. Fui na loja da Kia ver os modelos, dentre eles o Cerato. O acabamento é excelente, basta prestar atenção nas junções da lataria (inclusive nos pontos de solda) para perceber o capricho da Kia. A qualidade dos plásticos internos também é de longe muito melhor que a maioria dos nacionais da 4 grandes (vw, ford, fiat e gm). O carro tem estilo esportivo mesmo, e olha que normalmente os sedãs são mais sóbrios. A versão com abamento em couro cinza claro então é sensacional!!! Mas um belo carro da Kia. Aliás, que gasta mais de R$ 30.000 no novo uno poderia comprar o Kia Picanto que também vem super completo e apesar de ter menos de 70cv anda bem pois é um carro muito leve.

  • O design desse carro me impressiona muito.
    Eu compraria pelo design.
    Mas o Koup será muito mais show diante do Cerato

  • johnnygalvao

    1 Verdade:
    Cerato mto melhor que línea!

Send this to a friend