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Avaliação NA – Kia Cerato 3 – Comportamento na estrada

chave-cerato Avaliação NA – Kia Cerato 3 – Comportamento na estrada

Ontem fizemos uma viagem com o Kia Cerato que estamos avaliando, do Sul de Minas até São Paulo, uma viagem de 200 quilômetros de ida e 200 quilômetros de volta. A primeira coisa que fizemos foi analisar o consumo em estrada. Lembrando que na Fernão Dias a velocidade máxima é de 110 km/h.

Em um trecho de 161 quilômetros, na ida, o Cerato fez 13,8 km/l, SEM ar-condicionado. Uma média ótima. Viajando a 110 km/h, o carro ficava em 3.400 rpm. Em retomadas, o Cerato responde razoavelmente bem.

Ainda falando das rotações do motor, a 100 por hora são 3.100 rotações. A 110 são 3.400 e a 120 são 3.600. Um pouco alto, mas a 100 por hora não chega a incomodar.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-1 Avaliação NA – Kia Cerato 3 – Comportamento na estrada

Comparando o ruído no interior com outro carro que temos na família, uma Zafira 2007, o ruído é um pouco mais alto do que na Zafira, tanto ruído do motor quanto ruído dos pneus, que são de 17 polegadas e 215 mm de largura, ao passo que na Zafira são 16 polegadas e 205 mm.

As rodas 17 sem dúvida deixam o carro muito mais estável, e ele parece sentir menos as lombadas e imperfeições da pista do que a Zafira. Gostamos do acabamento interno, acharam agradável, com comandos bem distribuídos e fáceis de acessar mesmo dirigindo.

Nas curvas detectamos que você não precisa girar muito o volante, o carro obedece bem fácil. Os bancos tem conforto mediano. O espaço para as pernas na frente é ótimo, mesmo os bancos não estando muito pra trás. Também, o cinto de segurança é melhor em relação ao da Zafira.

kia-cerato-avaliacao-fotos-gerais-4 Avaliação NA – Kia Cerato 3 – Comportamento na estrada

A relação de marchas é boa, mas a reclamação geral ficou por conta de o Cerato não ter piloto automático. O volante, por ser de couro, fica mais quente na exposição ao sol do que os volantes normais de borracha. O vidro do passageiro não funciona com “um toque” nem para abaixar nem para subir. Apenas o do motorista tem isso. E eles são muito sensíveis, você não consegue abaixar ou subir só um pouco.

Quando você está a 110 por hora, o Cerato parece constantemente pedir por uma sexta marcha. O freio é um tanto sensível, e a embreagem é mesmo como alguns leitores do NA comentaram, bem sensível. Dentro da cidade, fazer o Cerato morrer é fácil.

Volta pra casa

Em outro percurso de 161 quilômetros, na volta, COM ar-condicionado ligado, a média foi de ótimos 13,1 km/l. Imaginavamos que o ar-condicionado faria com que essa média caísse mais. Dentro de São Paulo, no anda e para do trânsito, o aviso de pouca gasolina no tanque estava piscando. Colocamos o computador de bordo na autonomia e estava marcando 51 quilômetros restantes com aqueles últimos litros.

Foi então que ele passou para 50 quilômetros e depois imediatamente para ZERO, de uma vez. Isso assusta um pouco, e você fica desesperado para achar um posto de gasolina. O computador de bordo poderia ser mais suave neste quesito.

kia-cerato-avaliacao-interior-2 Avaliação NA – Kia Cerato 3 – Comportamento na estrada

Na empresa em que fomos, várias pessoas foram ver o carro. Todos acharam ele muito bonito. Teve até quem chegou a perguntar se o preço dele era de mais ou menos 80.000 reais. Na rua, muitas pessoas olhavam, principalmente para as rodas. Alguns literalmente secavam o carro (homens e jovens).

O que mais sentimos falta na viagem foi o piloto automático, que depois que você tem, sempre usa em viagens. E se até o Agile tem, o Cerato também poderia ter. Outro detalhe simples mas que mudaria a opinião das pessoas sobre o Cerato seria se o alarme fechasse os vidros automaticamente quando você o trava.

Resumindo nossa viagem: Com ar-condicionado, na estrada, a perda de potencia foi mínima, e o ar gelou bem. A motorização e o espaço interno estão mais do que aprovados!

  • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

    O texto melhorou bem dessa vez.

    Teve gente que achou que era 80mil???/ kkkkkkk. Por isso que eu sempre falo, brasileiro não pesquisa antes de comprar. Nem tenta tomar conhecimento dos concorrentes.

    Eber, voce acha ele melhor que o Civic? Voce relatou ruido do Zafira, mas nem tenho noção do ruido do Zafira se é alto ou baixo. O Focus Sedan é um silencio absurdo, mas na hora de pisar fundo ele fica alto. hehehe

    • Jacques

      Na verdade as pessoas pensam que custa 80 mil porque o carro passa essa impressão com seu design fluido inspirado no caríssimo Civic, sinônimo de luxo aqui ( Pfff…. ) e as rodas grandes contribuem um bocado pra isso!

      • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

        Sim, isso eu entendo.

        Mesmo o Cerato ainda não ser tão famoso (pois as meninas só compra VW, Fiat e GM de sempre), mas tambem não é um carro tão oculto no mercado né. Afinal, chegou a vender mais que o Civic.

        • totorocho

          + 1

        • sam_85

          e mesmo assim acho q o minimo q pessoa deveria fazer eh pesquisar bastante todas as opçoes possiveis antes de comprar um carro, po mesmo sendo um popular mais barato, q seria em torno de 25 mil, eh um valor consideravel.

          entao se a pessoa nao procura se informar vai acabar sempre comprando as mesmas porcarias a preços absurdos

    • Iremos fazer uma comparação dele com o Civic. Temos um conhecido que teve um Civic há pouco tempo.

      • HCO

        Eber se vc fosse o cliente qual vc compraria Cerato ou New Fiesta?

        • compraria o cerato por achar em uma opinião pessoal que ele é mais carro. mas os dois estão bem parecidos.

      • Fanboy_da_KIA

        Se possível coloque ele lado-a-lado com o Civic e tire fotos para que possamos compara os designs…

  • Luiz_Fernando

    Sou fã do Cerato!

    • Rod_Cust

      TB!! mas acho que o Eber poderia tirar fotos do interior mas durante a noite para vermos o conjunto de iluminação :D

    • Fanboy_da_KIA

      Sou fã da KIA INTEIRA.

  • erickterto

    o carro é muito bonito e gostei quando pude entrar em um, igualzinho ao do teste. parabéns pelas reportagens e mantenha esse ótimo nível, gostei de ver que você está usando algumas dicas do colega na parte de ontem, principalmente em relação a partes que não ficaram muito bem definidas como o ar-condicionado.

  • lexbh

    Vá me desculpar , mas 13 por litro pra mim nao é otimo nao.
    é a OBRIGAÇÃO de um 1.6 … Nem comento o consumo do meu 2.0 pra nao parecer mentira.

    • RenatoHK

      meu 2.0 CVT faz 13,5 km/L fácil rodando a 110km/h, só q tem quase 21kg de torque, e rodando a 120km/h tá em 2.100RPM (silêncio e conforto total).

      enfim, acho q é obrigação do 1.6l essas medidas, mas é um desempenho muito bom, considerando o peso do carro.

      eu quero mm é conhecer os novos 2.0 das coreanas (Sportage/Ix35)

    • fudencio10

      O carro tem 2300km só,e é 2009,rodou muito pouco,isso deve ter prejudicado o consumo dele,por base,um corolla 1.6 do meu tio faz 14 na estrada a 100km/h.

    • DCald

      Pois eh… 13km/l a 100km/h é pouco…
      Já fiz 13,5 na gasolina com a Meriva Easytronic 1.8, mas andando a 120-130 com 4 adultos mais bagagem, com AC ligado metade do tempo…

    • Parisio_PE

      Tenho um Cerato E.201 (versão de entrada) e já consegui 15,75 km/l com ar ligado e 03 pessoas a bordo andando a 100 km/h. Na cidade, minha média é sempre superior a 11 km/l (moro em Recife).

      São ou não ótimas médias?

      • DCald

        Isso sim são medias coerentes com o motor e o carro!

    • AlexBHzonte

      Xará, também sou de BH, e também tenho um Corolla, e também rodo pela 381 e 050, hahaha, até achei que vc era eu! Mas, voltando ao tema, o meu na 381 tem feito 14,5km/l, e aqui no arranca e para de BH, sem andar em via expressa nem anel, tá fazendo em torno de 8,5 a 9 km/l. Tô achando excelente pro motor (1.8 16v) e porte do carro e tal, visto que eu tinha um Corsa sedan 1.6 16v que fazia 9,5 na cidade e 15 na estrada.

  • Rmx_ch

    O computador de bordo do meu carro também não marca abaixo dos 50 km de autonomia. Acho que esse valor é o resultado da média que voçê faz.
    Mas tanto pode ser para menos se estiver subindo um serra carregado baixando para menos de 30 km. Como para bem mais se estiver descendo carregado podendo fazer mais de 70 km.
    Pelo menos o motorista fica esperto e tem um bom tempo para procurar um posto

    • erickterto

      o problema são os que não tem noção da autonomia depois que o carro entra na reserva.

    • Tutsdf

      o do meu Palio o minimo que ele marca é 51km, depois disso fica com dois tracinhos e o desespero bate!
      haha

    • mmuniz75

      é acho que todo computador de bordo é assim, chegou na reserva não marca mais

      • no meu mondeo já chegou a marcar 18 km restantes.

        • GuiJapaa

          Peugeot 307 marca de 5 em 5km no computador de bordo…

  • mmcinza

    Legal o texto.
    Assim como o Fanboy Chery disse outra vez, eu evitaria de usar a primeira pessoa e também usar referências como "pai, irmão, empresa que fomos", isso torna o texto um pouco amador e tenho certeza, pelo nível de matéria que o NA faz, com certeza vocês não são.
    Comparando com que você disse e tentando relacionar com o Megane Dynamique 1.6 que tive, acho que o 1.6 do Cerato, bem melhor, porém os 2 berram alto a 110km/h, mas o Cerato parece ser bem mais economico que o Renault.
    – Qto ao lance dos vidros, você olhou se no manual do carro não tem como configurar para todos os vidros? ou se então a autorizada sabe como fazer? Geralmente esses carros, tem a opção de alterar…

    • xsmokedx

      100 mangos eles botam inter face nos vidros.. e pronto, nem precisa de concessionaria ,qualquer lugar faz isso ae.
      Consumo mto bom. Po a chave do picanto da minha mae é melhor que essa ai(canivete), daqui a pouco eles mudam.
      Quanto ao piloto automatico eu particulamente nem curto mto, acho maior besteira e ainda faz o carro gastar mais, pq o motor vai procura sempre manter acelerado tanto numa decida ou uma subida pra manter a velocidade.

    • mmuniz75

      É esse negogio de subir vidro as vezes nem em manual tem, no Megane eu que descobri que se apertar o controle 2 vezes sobe todos os vidros, quem me vendeu nao sabia, não tem nada no manual e já vi gente dizendo como ponto negativo o Megane não subir o vidros. No caso do Megane o cambio curto que faz beber muito apos 100 km/h, faltou 1 sexta marcha mesmo. Parece que isso não acontece no Focus 1.6, so que vejo reclamarem que esses carros 1.6 16 v são ruim em marcha lenta o que na ocorre com a Megane por causa do cambio curto, acho que tem que escolher entre economia na estrada ou falta de arranque na cidade.

    • GuilhermeD.

      No C4 Hatch tem que segurar o "cadeado" apertado por uns 2 segundos pra subir os vidros.

      Se apertar e soltar ele apenas trava as portas.

  • pauloomota

    muiito boom o consumo! gostei!

    • DCald

      Vc tem um Landau a alcool pra comparar, ne'?heheh

      • pauloomota

        Cara, O Symbol 1.6 de um amigo meu faz 8 as vezes 9 km/l, 8,9 Km.. faz o vectra do meu cunhado que é 2.0 AT!
        se o do cerato não estiver bom! puts.. sei mais nada entao!

  • mmcinza

    Vc já viu o do Civic?
    é a mesma coisa…

    • eduardogege

      Pelo menos no Civic os comandos de abrir e fechar são integrados na chave..

  • Paulo_Ricardo

    o eber, para termos uma noção melhor do nível de ruído, ajudaria muito usar um decibilímetro para vc ter os números e nos passar.

    acho que nem é muito caro, no mercadolivre.com vai ed 95 reais a 4000 reais. basta escolher :D

    ha e o alarme naum fecha os vidros??? q merda, o do meu classic fecha… rs.

    • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

      Sabiaaaaaaaaaa que voce tinha uma lata velha. kkkkkkkkkkk Lias pensei que voce tinha um Fiat.

      Gozação a parte, o Focus Sedan descobri no manual que era só segurar por 2 segundos o botão. Dá até pra abrir com a chave. A concessionaria tinha dito que não fechava, mas dá pra ver que o manual sabe mais. hehehhe

      • Paulo_Ricardo

        na verdade eu tenho!!

        eu já tive em ordem, premio, gol cht, vectra, palio adv, tucson e caí pra um classic q é meu carro atual.

        mas saibaaaaaaaaa q essa lata velha faz 16km/l com o ar ligado 8) e faz um belo borrachão kkkkkkkkk

        comprei ele com 30mil km modelo 2005 e já to com ele a dois anos e o melhor de tudo é q não é flex.

        • DCald

          Em 2002 tivemos um Corsa Sedan B (hoje classic) do modelo Milleniun… era o de 60 pocotos ainda… fazia fáaacil 16-17 na estrada… uma vez fez 20km/l andando mais sussegado… apesar das deficiencias, era um carrinho muito honesto e deixou saudades (não gastamos nada de manutenção – só preventiva, muito barata – e na hora de vender, foi mais rapido que pão quente! e com preço bom!)
          Um amigo meu teve um Classic a alcool (não flex) e o bichinho fazia 13km/l na estrada brincando… o recorde foi pouco mais de 14km/l…
          Acho que o que ganhamos em "flexibilidade" perdemos em eficiencia!

          • Paulo_Ricardo

            com certeza.

            eu o comprei po 20 mil e ainda posso vendê-lo por praticamente o mesmo preço.

            perda dele é praticamente zero e manutanção até agora só preventiva e o alternador que sismou de não carregar a bateria, nada mais. é bem honesto mesmo.

    • eeeeeeedu

      Parece que e normal fora do Brasil os carros não terem essa funcionalidade… no i30 tb é assim… tipo, acho que é questão de segurança e conforto… deviam vir logo com isso e pronto….

  • ivoacosta

    Esse carro com toda certeza é um dos meus próximos. Mas só não entendi o porque da comparação com uma Zafira, carro de outra categoria.

    • fl4v10r04l

      bom.. ele só comparou com a Zafira o ruido..
      e barulho é barulho em qualquer categoria!

      • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

        Claro que não. OLha a dinamica.

        • fl4v10r04l

          apenas generalizei. diferenças existem, claro.
          mas o cara apenas comparou com algo que ele tem.

          seria algo como dizer o seguinte:
          "poxa.. esse carro tem mais ruido interno que um caminhão"

          carro e caminhão são dois automoveis totalmente diferentes..
          mas a comparação pode ser feita.. imagine só quando se trata apenas de duas categorias diferentes de carros..

          simples assim!

          • Thgfelipe

            ele comparou com a zafira pq é um carro de familia e que ele conhece, podendo assim falar com propriedadeB)

    • apenas comparamos com outros carros com os quais temos convivência diária. a zafira tem ruído bem similar ao astra por exemplo, afinal é o mesmo carro.

  • MarcosMV

    Nada como testar um carro para dar seu veredicto, continuo esperando a oportunidade de testa-lo, talvez semana que vem consiga, o test drive da concessionária KIA que um amigo meu trabalha está congestionada.

    • REUSAN

      Tá pensando abandonar a Bike!Agora q eu comprei a minha motivado pela sua a campanha, vendi até meu carro fiat 147 , ano1979 único dono!Pq me abandonastes!kkkkkk

  • Rochahofman

    o consumo por l do cerato é muito bom, espaço do interior foi aprovado, conclusão o carro foi aprovado

  • Delicious M. Sweetness

    Essa coisa de não fechar os vidros quando aciona o alarme é realmente irritante. O Ford Ka da minha namorada tem e o Fusion não tem…

    • Fungo

      Bom, nenhum carro importado tem isso…
      E isso é o item que realmente nos mostra o que importa em um carro para o brasileiro q é a tal da chave canivete e o tal do modulo automatizador (que é o que levanta os vidros)
      Pra fora, ao inves de ficarem chorando para o carro ter isso, eles preferem ABS. Air Bag, Esp… É outra cultura né…
      Aqui no Brasil, se o cara tem carro com chave canivete e os vidros sobem quando o carro levanta, ele se sente como se andasse de Ferrari
      Isso mostra o porque de so termos carroças aqui no brasil.

      • fl4v10r04l

        o primeiro Toyota que teve aqui em casa foi um Toyota Camry 1994.
        Na época. .NENHUM toyota vinha com alarme (nem como opcional) porque no Japão não tinha necessidade de se ter alarme já que não se tinha roubos nem arrombamentos de veiculos em demanda que justificasse o item!

        Mas os anos passaram.. os carros estão globalizados..

        eu concordo com você que itens de segurança devem ser prioridade..
        mas mimos nunca são demais! quanto mais melhor!

        só não vale desistir da compra por causa de mimo a mais ou mimo a menos.

      • Delicious M. Sweetness

        Eu discordaria, visto que é o tipo de coisa que você se acostuma depois de ter, bem como o cruise control que o Eber mencionou na matéria.

        Antes do Fusion eu tinha um 307 com módulo de subida dos vidros e infelizmente me acostumei a estacionar o carro com os vidros abertos e não precisar fechar manualmente antes de deixar o carro.

        Mas…pensando racionalmente, você está plenamente certo.

        Abraço.

      • VeNtO

        Concordo com o amigo. Estamos nos preocupando porque a chave é feia?…prá mim poderia até vir sem chaves…kkk, o carro é bom demais!!…espero que desbanque os poderosos, ou pelo menos roube algumas vendas deles…rs Quanto ao consumo, achei meio gastão também!!, mas com essa água de batatas que é a nossa gasolina!!

      • fudencio10

        FATO,o que importa e sair do carro dar uns 15 metrosligar o alarme e o vidro fechar e ficar com um sorriso amarelo,nem que seja em um fusca.

      • DCald

        O fato de os veiculos lá fora não terem o one touch e subida automatica é questão de segurança… eles morrem de medo de prender o dedo ou o pescoço na janela… por isso não tem essas funções…

        Eu acho extremamente pratico o one touch e fechamento junto com o alarme… mas, se o carro não tem, é coisa que se instala facilmente…

        É igual sensor de estacionamento… o cara não deixa de comprar um carro pq não tem, simplesmente vai lá e instala… facil assim! Se dá pra instalar em Fusca, pq não daria num Cerato?

        • Delicious M. Sweetness

          Sobre o argumento a respeito da segurança, o Ka da minha namorada tem anti-esmagamento, assim como a grande maioria dos vidros elétricos modernos.

          E é bem tolerante, nem chega a machucar.

          Ironia…ON

          É mais fácil eles terem receio de que algum vagabundo possa roubar algo dentro do carro antes dos vidros se fecharem completamente. Mas aqui no Brasil não temos esse problema, nós brasileiros somos o povo mais honesto e educado do mundo, por isso, aqui ninguém teria coragem de fazer isso.

          Ironia…OFF

          • DCald

            Cara, europeu tem até medo de ficar preso no banheiro (maioria dos banheiros lá não tem chave!) hehehe… questão cultural…

            Eu sempre esquecia os vidros abertos por lá… depois acabei acostumando a fechar o vidro (que tbm não tem temporizador!!!) ou seja, tem que fechar os vidros com a chave no contato e ignição ligada!…

            Mas, quer saber? bem melhor andar nos carros de lá!

      • nenhum carro importado tem isso? não é bem assim…

      • gustavogro

        Fiz um comentario acima sobre a chave, porém com OUTRO principio
        Realmente, existem pessoas que tem seu gol bolinha e vao la atraz da famosa chave canivete por "status"…

        Mais por favor, um carro acima dos 50k era de ter esses "Mimos" digamos. Essa chave me lembrou a dos caminhões HR da Hyundai.
        E nao é que brasileiro prefere ter isso do que ABS, ESP e derivados. É um valor ainda muito alto para nós, somente agora com leis e a invasão de importados que comecamos a ter essa cultura.

  • mmuniz75

    E mais levando em comparação , Focus Ghia, Megane e os Nissan top que nem de chave precisam para ligar.

  • Robson_Iecker

    Antes um cerato sem piloto …..
    do q um maldito agile…….

    • eeeeeeedu

      hauhuahuauha….. puts… falou pouco mas falou tudo!

  • bilharinho

    É um carro muito bom. Comparando com seus concorrentes diretos oferece muito por um preço menor. Tomara que o consumidor brasileiro mude um pouco a cabeça e seja mais aberto as marcas menos tradicionais.

  • fl4v10r04l

    mas é essa a hora de você botar na balança.
    tem concorrentes cobrando muitos milhares de reais a mais por esses itens.

    será mesmo que compensa?

  • fudencio10

    PORQUE SÃO CAROS os compactos,lá fora ele tem o mesmo preço.

  • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

    Os outros são pagos.

    Teste verdadeiro mesmo, é esse aqui.

    • eeeeeeedu

      Isso é verdade… a QR daria a vida pelo intocável Gol G5…. ¬¬ e pra eles os únicos carros que prestam são os pretos e pratas…… affff

    • valeu cara.

  • lexbh

    Vá me desculpar , mas 13 por litro pra mim nao é otimo nao. Ainda mais pra motor 1.6

  • Cintia_85

    O ruído deve ser mais alto mesmo. Tenho um corolla XLI (1.6) automático, que a 100km/h ele fica em 2.200rpm, ele chega à 3.000rpm quando está em uma velocidade de 130km/h. Meu carro faz média de 12km/l na cidade e viajando, faz 15.5 km/l.
    Acho o cerato uma carro lindo, quer ver na cor branca. E ao que me parece, no seu conjunto, o carro é bastante satisfatório.
    Quando tive um picanto, a única versão que oferecia alarme era a automática, e o interface (acho que é esse o nome do aparelho que faz subirem todos os vidros) não vinha em nenhum deles, tive que mandar colocar.

    • luizmd

      Monofuel, não?!?!
      Porque se for flex….

      • tandre_br

        1.6.

        Só tem 1.6 mono.

        E eu queria (Tá, não queria, seria muito mais sem graça :p) ter esse pé leve.

        O meu não passa de 10 na cidade nem a pau (Ar ligado 100% do tempo).

      • Cintia_85

        Sim, monofuel, assim como o cerato que estão testando.

  • tiards

    Só achei a chave pobrezinha, de resto é um carro maravilhoso!

    • Thgfelipe

      50 pila resolve

  • Guerraex

    Poxa se essa média por volta de 13 for com gasolina, não é tão bom assim não em se tratando de um motor 1.6.

    • ThorBH

      se for flex, nem 1.0 tá tando essa média… infelizmente…

      ah naum ser que vc more em uma cidade tipo Cuiabá, totalmente plana… pq se for igual a BH, cheia de morro, sem chance!

  • DinhoRoxx

    alguns carros tem que segurar a chave pra subir os vidros no botao da trava, já tentou?? O corolla o one touch só esta presente no lado do motorista tbm, não tenho certeza do SEG ou ALTIS, mais XEI XLI XGI não tem.

  • David Trindade

    Nao entendi o consumo de 13 km/l. Voltei ontem do Rio para Sao Paulo em um Cerato de um amigo (7000 km rodados) que teve consumo de pouco mais de 16 km/l na Dutra.
    Otimo carro. Parabens pela materia.

    • fernão dias.

  • Parisio_PE

    Vamos lá (opinões de um proprietário):

    – O acabamento do Cerato está na média do segmento;
    – O consumo é normalmente melhor do que este indicado pelo Eber (já cheguei próximo dos 16 km/l em estrada com ar ligado, e na cidade com médias acima dos 11 km/l); e
    – Ao mesmo tempo em que deixa de oferecer piloto automático, oferece sensor de estacionamento, de luminosidade, estepe em liga leve, entre outros. Ou seja: perde em alguns, ganha em outros;

    • como falei antes, consumo na fernão dias não é igual ao consumo em outras estradas.

  • eds2010

    Só para especificar, meu C3 marca no computador de bordo até 30km…

    Abraços
    Edson

    • totorocho

      Sim..todos os Peugeot e Citroen no computador de bordo marcam até 30 km…d

  • muito obrigado.

  • vicente_xxx

    chave de celta

    • fl4v10r04l

      acho que essa chave é só do modelo de teste.

      a do Picanto, carro de entrada da marca, tem os comandos do alarme embutidos na chave.. estranho o cerato não ter.

      • fdantasdesa

        Não, não é. Realmente essa é a única coisa que achei "estranha". A chave é realmente essa… Sei lá, ela seria mais adequada ao Bongo, não aos carros não-comerciais da linha… Tomei um susto quando me entregaram a do meu carro, pq jurava que era canivete, pois vi algumas no quadro onde guardam as chaves. Enfim, nada que desabone o carro, mas que poderia ser melhor…

  • LevyOliveira

    Muito boa a avaliação.. :D

  • Moy

    Eita! Isso tudo é preguiça de subir o vidro antes de sair do carro ou "rebolation"?

    O meu tem, mas raramente uso.

    Já um mimo que gosto é o travamento automático das portas.

  • nando_acf

    Cara…eu tenho vontade de comprar um KIA ou um Hyunday algum dia, as duas tem 5 anos de garantia se não me engano, porém o que ainda pega, são os preços da revisões, são muito caras se comparadas com carros de outras marcas, já me falaram que o valor da revisão do Cerato é mais cara do que um Civic, algo muito absurdo, fora que toda hora sai nas revistas especializadas que a reposição de peças dessas duas marcas eh uma bost*, ou seja, ainda é muito complicado confiar nesses koreanos…

  • lexbh

    Eber, sou de BH e fernao dias é onde consigo minhas melhores medias.Ainda nao tive oportunidade de medir do meu corolla lá. Mas as estradas que trafego sao 262,381,mg050, ou seja, estradas de pista unica onde é sempre necessario cutucar o acelerador para uma ultrapassagem. A medida do Parisio ficou bem coerente na estrada, e na cidade considero-a EXCELENTE. Meu carro na cidade nao passa de 9 por litro na gasolina.

  • bailascomigo72

    Sem fotos do interior à noite, Eber? Falhastes, hein! Pô, tirou tanta foto e nenhuma do painel a noite?

  • MarceloRJ

    Eu acho q a forma com q se está conduzindo a narrativa da avaliaçao está ótima ,pois fica uma conversaçao bem familiar,ou seja,fala a lingua de todos sem tendência de preferencia a este ou aquele modelo.Tá ótimo Eber ,siga em frente.

    Comparando o cerato com linea,continuo a achar que o fiat é o melhor conjunto com preço na média.Tenho um absolut, e nao vi nenhum modelo q tenha a quantidade de equipamentos q ele tem.Nem o faraõnico corola tem tantos equipamentos assim.

  • NandoConnor

    Resumindo, é um bom carro, e tem requisitos que nós gostamos, claro que perde em outras coisas, mas, se vc quer ter perfeição, vá de Rolls-Royce…

  • dncmotors

    Só Faltam o Hatch e a motorização 2.0 que está no Sportage e ix35 novos…com câmbio de 6 velocidades.

    Uhull … ai o bravo que se cuide…e CIA.

  • 4x4Brasilia

    Será possivel que todo mundo vai reclamar do consumo,o Eber já falou 10 vezer que era na Fernão Dias.
    Para um carro pesado e com a relação da 5° marcha curta está bom demais,só espero quando virar flex não vá fazer 10km/l com gasolina.

    Quanto ao piloto automatico,manda instalar em loja especializada e pronto.

    • luizmd

      10 Km/l, está fazendo o Vectra 140 CV, só que no Etanol!
      Bebe direitinho, considerando-se o fraco motor 1600cc!!

  • 4x4Brasilia

    E quanto a chave canivete,aqui em Brasilia custa R$ 100.00.

  • Andre_RS

    "Alguns literalmente secavam o carro (homens e jovens)."

    nao é por nada, mas as pessoas nao estavam LITERALMENTE secando o carro! a nao ser que o carro estivesse molhado e as pessoas estivessem com toalhas…

    • mateuswp

      O povão já pegou a mania de dessa forma, mesmo nao sendo literal.

  • mateuswp

    Essa pergunta se custa por volta de R$ 80.000,00 resume tudo que é discutido sobre preços de automoveis hoje no Brasil.
    Vergonha..

  • nickbresil

    eita , ja estava satisfeito com um carro desses , apesar de ter preço razoavel]
    !!!! Parabens NA pela avaliaçao, pelo menos nao e nada comprado como autoesporte,caranddriver,quatropatas e cia……
    Mania de o povao falar secarvam o carro , mas o carro nao estava molhado e ninguem tinha toalha pra isso

  • fkas

    Vamos lá… Consumo: andando na base de 120km/ o meu Cearto automático faz mais do que os 13,5km/l, e com ar ligado. Agora se for uma estrada meio complicada, pode ser que realmente caia.
    Vidros não "automáticos": Um dos principais mercados do Cerato são os EUA (se chama Forte, e antes se chamava Spectra), e lá vidros com automatismo são levados BEM a sério. Ou são sistemas complexos que realmente evitem o esmagamento (mãos, dedos, pescoços, etc.) ou não tem, simplesmente. A maioria dos carros que a gente tem aqui e que são vendidos nos EUA só tem no vidro do motorista, e alguns só para descer. Isto é normal lá fora, e não os automatizadores precários (que funcionam medindo o aumento do consumo do motor do vidro quando ele prende em algo). Para mim não faz a menor diferença, já que eu só ando com os vidros fechados…
    Chave: Na boa… Chave??? Chave é algo que a gente esconde no bolso ou põe na ignição (escondidinha atrás do volante)… A chave é feia? Daqui a pouco vai ter tunning de chave também?

  • Victor Hugo

    Eber, ja pensou em transformar tbm o Noticias Automotivas numa revista?( continuando com o Site?

    Obs: O Cerato não eh flex, deixa mudar pra flex e esta média irá cair!

  • V8_sempre

    E esse é o mal de motor pequeno… E não tem jeito ! A tal sensação de sempre pedir marcha antes da hora… E se isso não acontecer… Vc fica nas subidas !!!

    Parabéns Eber… Pelo belo relato ! Nada como experimentar o carro "na vida real" !!!

    Economizaram pra caramba na chave… hehe !

  • V8_sempre

    Algumas coisas "estranhas" acontecem no NA…

    Cadê o post onde eu comentava sobre o piloto automático ?

    O que não pode, NA ?

    1. Citar que FOCUS e FIESTA tbém não tem piloto automatico ?
    2. Dizer que quem tem ASTRA, ganha o piloto automático se trocar a alavanca ?
    3. Ou comentar uma reportagem na net que dizia que o piloto automático do AGILE dirige o carro melhor do que os "humanos" ?

    PS… Depois eu volto aqui… Pra ver se essa mensagem tbém foi "deletada" !!! E não é a 1a vez…. hehehe !

  • Renato_Dantas

    Eber, porque no carro automático de cinco marchas a rotação a 120 por hora fica na casa dos 2.500 rpm?, e a 140 por hora na casa dos 3.000 rpm?, este cerato deveria ter a sua quinta marcha um pouco mais longa certo?.

    • tandre_br

      Errado.

      Câmbios automáticos, em 99% dos casos, são mais longos que os manuais mesmo: Como forma de amenizar o consumo maior e a quantidade menor de marchas, usam-se marchas mais longas, sendo a última sempre um overdrive.

  • Renato_Dantas

    O texto abaixo foi copiado do reclameaqui.com.
    Este é o problema da Kia e Hyundai que a curto prazo não tem jeito "PEÇAS EM ESTOQUE". leiam abaixo.

    Comprei um Cerato E.202 na Brisa Motors (BH). Infelizmente com menos de 200km rodados um
    onibus coletivo esbarrou na lateral do passageiro atingindo a porta traseira e lateral traseira no
    dia 21/09 . Como o carro saiu da loja já segurado, acionei o seguro.

    Meu marido fez as tratativas na loja, demoraram uma semana para vistoria da seguradora "porque
    a primeira parcela do seguro ainda não tinha sido identificada pela seguradora"… Na Sexta-Feira
    24/09 o funcionário da oficina da Brisa Motors Rafael disse que as peças para este tipo de reparo
    estavam chegando da Coréia do Sul ao Brasil naquele dia.

    Acontece que hoje o mesmo Rafael disse que a porta atingida e que será trocada SÓ CHEGARÁ
    NO BRASIL DIA 08 DE NOVEMBRO MAIS OU MENOS (isto é, pode demorar ATÉ MAIS que isso)
    Assim, do dia 21 de Setembro, o carro só seria entregue consertado lá pelo final de Novembro,
    portanto, MAIS DE DOIS MESES DEPOIS!!!

  • duduguazzi

    Acho valido comentar que o carro esta com +-2500km rodados após esta viajem, lembrando que foi dito antes estar com 2000km, senod assim acredito muito na melhora do consumo após os 15000km

  • REUSAN

    Olha !Minha mulher tava olhando uns japonas pra comprar ,ela vai trocar de carro esse ano ,ela disse q vai considerar essa opção do KIA !Made in Corea!

  • REUSAN

    Chave de CG 125!

  • loxa

    To bolado de tu ficar andando sem seguro por ai !

  • loxa

    Eber, tem como postar fotos dele no escuro pra ver o interior iluminado?

  • Diens_mg

    Bom, esse carro tá mostrando que merece o crescimento nas vendas que teve nos ultimos dois meses…

    Outra coisa, o consumo tá bom sim… meu 1.0, tá fazendo 13 na estrada e 10 na cidade…

    Eu acho q ta alto, mas ninguem consegue resolver…

    Foda…

  • Álvaro

    E quanto a desvalorização deste carro?

    Repararam que na FPE só tem 3 "versões" do Cerato? Na FIPE eles ignoram a diferença entre o E.201, E.202 e E.213 por exemplo, sendo que a diferença entre eles pode chegar até uns R$8.000,00.

    E na tabela FIPE diz (em valores aproximados):

    – Zero Km = R$54.000,00

    – 2011 = R$46.000,00

    – 2010 = R$41.000,00

    Dá pra acreditar nesta desvalorização absurda?

    Um vendedor de uma concessionária da Kia de Porto Alegre ainda me disse que, por eemplo, em 2014, se eu fosse trocar um Cerato E.213 (modelo 2011), ele valeria entre R$28 e R$30.000,00… sendo que um modelo E.213 sai por pelo menos R$58.000,00 hoje em dia…

    O seguro do Cerato tbm é mais elevado… revisões tbm… desvalorização alta (e lembrem que são 5 anos de garantia… quem vai querer comprar uma marca importada com menos de 1 ano de garantia?) Aliás, todos os donos de Cerato farão o mesmo, vão procurar repassá-lo daqui 4 anos… e o que pagaram hoje R$58.000,00 em média, não valerá R$28.000,00 (preço menor que o meu C3 modelo 2008 na tabela fipe)… isso sem descontar as perdas de 4 anos em seguro (média de R$2.000,00) e revisões de R$390,00 de 10mil km, R$640,00 de 20mil km e até de R$1.200,00 de 40 e 80 mil km…

    O que tem de informações sobre desvalorização do Cerato?

  • Álvaro

    O que vale mais a pena?

    Tenho um C3 preto Exclusive 1.4 modelo modelo 2008 (tabela FIPE R$30.083,00)

    Por um Cerato E.202 (2011 – branco ou prata) eu consigo dando o meu C3 + R$29.500.

    Por um Focus Sedan GLX 2.0 (2011 – em cor perolizada) eu consigo dando o meu C3 + R$31.900.

    O que vale mais a pena?

  • offspringbnc

    No meu Novo Focus Sedan 2.0 AUTOMÁTICO consigo médio de 14km/l na via dutra, com média de 110km/h também – com ar ligado em alguns trechos!

  • Rodrigo_Galera

    Pessoa, falando do acabamento do painel em plástico duro eu lembrei do carro de um dos meus chefes e pra ele seu podia dar uma volta na TR4. Eu lembrei quando fui abastecer o carro dele aqui na bomba da Usina que o acabamento interno era desse tipo. Confirmado: todo o plástico do painel da TR4 é de plástico bem RÍGIDO, e nas portas tem apenas alguns detalhes em tecido, o resto é puro plástico. A TR4 é um carro que custa mais de R$70.000,00 e nem por isso acho que o plástico empobrece o acabamento, já que o mesmo é de boa qualidade (óbvio). Na minha humilde opinião, o painel tem que ter encaixe perfeito, não fazer barulho com o tempo e não ter rebarbas. Não adianta nada ter um plástico macio e que afunda mas com o tempo o carro virar uma sinfonia de ruídos, coisa que está acontecendo (infelizmente) com o Golf do meu pai. Um mal antigo da VW que ela tem que consertar o mais rápido possível. Pôxa, o meu Pálio não tem um ruído sequer dentro do habitáculo! O plástico é bem simples, mas os encaixes são decentes e não faz nenhum barulho, mesmo depois de aberto três vezes pra poder fazer o trabalho de som e isolamento acústico que fiz nele. Resumindo: o painel sendo bem encaixado, tempo um aspecto decente e não tendo rebarbas, já está de bom tamanho.

  • MeyerCafe

    Algo errado no reino da Dinamarca!

    tambem tenho um cerato, mas não esta versão com ponteira e rodas 17.

    Meus vidros sobem automaticamente quando travo o carro, todos eles.
    os vidros dianteiros sobem com 1 toque, os traseiros não.
    e na estrada faço 15,2km/l – talvez seja a roda?

  • rogeriulima

    Isso eu concordo, a Kia deveria trazer com chave canivete.
    Mas dá pra comprar a chave canivete dele lá de fora e não fica tão caro. Mas claro, o ideal é a Kia oferecer a chave canivete de uma vez.

  • c_figueira

    Gosto das matérias do NA, li comentários de pessoas falando do modo de escrita, o modo que você expões as suas idéias no texto são as melhores para o entendimento da matéria.
    De nada adianta escrever um texto digno de nota máxima em redação mas que seja pobre em conteúdo.
    Pois bem, falando sobre as avaliações do carro, achei o consumo alto, não sei a rodovia que usou para fazer esta média, mas pela velocidade máxima permitida é uma boa rodovia (pode ser que tenha grande movimento, mas de maioria porte leve), aqui em Chapecó/SC uso a BR 282, rota de caminões pesados, e com meu Ford Focus 2.0 Ghia 03, faço médias de 90km/h (sim é baixa, não pense você que conseguirá fazer mais com filas de inúmeras carretas e caminhões a sua frente) com consumo de 11km/l, com inúmeras ultrapassagens (reduzidas até de 2a marcha). Aí recai uma dúvida que li na outra matéria, qual seria o tempo de retomada de velocidade em uma marcha mais baixa (a popular esticada).
    E também sobre piloto automático, é útil apenas em boas rodovias e sem movimentos, totalmente o contrário daonde trafégo.
    Mas no geral pelo relatos do NA estou achando o Kia Cerato um bom carro, talvez futuramente.. $$$

  • AlexandreCE

    Essa do alarme e dos vidros parece ter virado padrão Kia, Honda e Ford para o novo Fiesta. Tenho um New Fit e é do mesmo jeito. Antes, tinha um Classic com vidros elétricos dianteiros e devo dizer que não subir os vidros quando se aciona o alarme é um pecado absurdo. Sinto muitíssima falta disso. Assim como também sinto falta do "um toque" para o vidro do passageiro. Lamentável.

    p.s.: antes que me xinguem, comprei o NF usado.

  • gustavogfortes

    Tão fácil e barato pra Kia colocar módulo de subida dos vidros e chave canivete. Economia burra…

    No resto, nota 10 pro Cerato e, principalmente, pra avaliação imparcial do Eber.

    Parabéns!

  • Lorenzo

    Mais uma CARROÇA com motor 1.6 cadáver… pra dar impressão de desempenho, tem câmbio curto. Não é à toa que gasta tanto.

    Quem gosta de motorzinho é dentista!

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