Avaliações Crossovers Kia Matérias NA

Avaliação NA – Kia Soul 4 – Comportamento e consumo na cidade

kia-soul-comportamento-cidade-1 Avaliação NA - Kia Soul 4 - Comportamento e consumo na cidade

Na cidade, o Kia Soul deixou claro qual é o ambiente em que ele se sente à vontade. Ele é um modelo genuinamente urbano, e neste território chama a atenção por onde passa, mesmo sendo pintado na cor prata, uma das que menos o destacam no trânsito. Seus faróis, lanternas e rodas maiores que o normal fazem com que ele seja visto como um modelo maior do que os seus reais 4,10 metros de comprimento.



Ele é alto, com posição de dirigir também alta, o que traz conforto e confiança a quem o está dirigindo. E na hora de abastecer, notamos uma diferença sensível em seu consumo se o compararmos com o Aircross. O peso menor ajudou, e o consumo ficou em 8,0 km/l com gasolina, consumo obtido sempre com o ar-condicionado ligado, afinal, estamos em um verão intenso. O que ainda é ruim, mas leve em conta que ele tem câmbio automático e foi usado em percursos curtos, sem que o motor se aquecesse por completo. Espere um consumo um pouco pior na versão Flex. Mas ainda assim ficou em um patamar bem melhor do que os 6,4 km/l do modelo da Citroen.

kia-soul-comportamento-cidade-2 Avaliação NA - Kia Soul 4 - Comportamento e consumo na cidade

Como seria de se esperar, os pneus de perfil baixíssimo sofreram bastante com as imperfeições do piso, o que você já conferiu no nosso vídeo do comportamento dele na estrada. No vídeo da cidade isso também será mostrado. O Kia Soul com rodas de 18 polegadas é um dos modelos indicados para serem usados apenas em regiões como o interior de São Paulo, que tem uma ótima média de qualidade de asfalto, e também em algumas capitais de nosso país. Caiu no interiorzão, esqueça: será mais preocupação e medo de estragar as rodas do que alegria por desfilar com elas.

Guiar o Kia Soul na cidade é gostoso, apesar da suspensão dura que faz um complô juntamente com os pneus de perfil baixo. Ele tem banco do motorista com regulagem de altura e volante com a mesma regulagem, embora falte a regulagem de distância. A câmera traseira de estacionamento é um luxo a mais na hora de procurar uma vaga em ruas disputadas por outros motoristas. Você entra na vaga com mais confiança, e estaciona rapidamente, sem irritar a fila de carros que se forma atrás de você até que termine a baliza.

kia-soul-comportamento-cidade-3 Avaliação NA - Kia Soul 4 - Comportamento e consumo na cidade

O câmbio automático de quatro marchas apresentou os mesmos problemas notados na estrada, de insistir em entrar com uma marcha muito alta de vez em quando, ao acelerarmos em uma subida. Já em descidas, ás vezes ele reduz marchas sem necessidade. Quem andou conosco no Kia Soul dentro da cidade gostou do carrinho, e de seu amplo espaço interno.

kia-soul-comportamento-cidade-4 Avaliação NA - Kia Soul 4 - Comportamento e consumo na cidade

OBS.: As fotos que você vê aqui foram feitas no Rio de Janeiro, em uma viagem que fizemos com o Kia Soul até lá.

4.0

  • jonathan1985

    Puts, mesmo melhor que o citroen em consumo, ainda acho essa média muito baixa!
    Uma pena, porque o carro é muito bonito.

    • marcosldesouza

      Eu tenho um 2010/2011 que está com 14mil km…
      na cidade faço média de 10km/l tranquilamente…
      9,5 com o ar ligado,
      mas o meu é MECÂNICO e rodas ARO 16…
      ele é bem mais macio que o 18 e mais economico…

  • lucasfs87

    Muito bom! NA no Rio!!! passando por Lagoa, Leblon, Humaitá… aproveite a Operação Asfalto Liso, tá melhorando muito as ruas aqui. Mas só ande com confiança nas ruas ja sinalizadas, pois nelas o ajuste dos bueiros já foi feito! Antes disso os bueiros ficam com uns 20cm afundados em relação ao asfalto!

  • James_Tiberius

    Bem, a lenda urbana de que o Soul concorre com o Ecosport só pode ser resultado de uma alucinação coletiva. Atingiu até alguns vendedores que vendem o Soul 4×2…e também alguns fabricantes franceses. Basta olhar o carro, olhar suas especificações para ver que ele não gosta nem de paralelepípedo quanto mais de off-road. O visual de carro tunado também não combina nada com lama. Acho que são públicos completamente diferentes.

    • Kenny_

      Sempre achei que o Soul é melhor visto como concorrente dos monovolumes como Fit, Ideia, Livina e Meriva. E entre esses 4 só considero o Soul melhor que o Meriva.

    • joiadaprata

      Esse pensamento é pq 90% das ecos são usados apenas em trechos urbanos por pessoas que querem apenas um carro mais alto.

  • joiadaprata

    Tenho uma EcoSport 1.6 flex freestyle 2010/2011, uso exclusivo urbano. O carro faz com gasolina em torno de 6.5 km/l e no alcool em média 5.5km/l. O ar sempre ligado e com os engarrafamentos de sempre na linha amarela e na avenida das américas. Eber poderia falar sobre o seguro (do Kia Soul) num perfil criado pelo proprio Eber. O seguro da Eco ficou em R$ 859,27 pela allians seguros. Parabéns pela reportagem, pois estou pensando em comprar um KIa Sou e a opinião sa N. A. é muito relevante.

  • HELIO339SC

    Bem meu Soul automatico de aro 16, faço na cidade em media 9,5 km/l, porem moro numa cidade litoranea, com trafego medio, faço 4 vezes aos dia um percurso de 7 km entre minha residencia e meu trabalho, almoço em casa. Carro já esta com mais de 26000km minha media geral esta 11,40km/h, chegando em viagem a ter trechos com 13,5km/l. Tenho uma planilha com todos os abastecimentos e medias, sempre abastecendo no limite aceitavel do tanque.
    Demais acho um bom carro, ele é ousado e tem presença, aguardo pelo chegada do cambio de 6 marchas.

    • t_L

      Provavelmente o cambio de 6 marchas nao virá para o Soul, palavra do vendedor da Css (embora não deva se levar muito em consideração né).. E parabéns pela organização…

  • Antoniokings

    O painel dele é horrível. Lembra a frente do Ford Edsel que lembra….. Deixa para lá.

  • joaopbezerra

    Eber, no caso o consumo também é afetado pelas rodas enormes né. O Cerato, com aro 16 e at de 6 marchas, será mais economico que esse Soul 4 marchas? Deve ser ne…

  • ThomasTironi

    Já comentei na ultima avaliação sobre o Soul que tenho,mas pelas avaliações o preço cobrado não é nada parecido com a Kia antigamente..

    O ponto principal por ter escolhido o Soul foi que paguei um preço bem mais baixo,pois trabalho numa Kia e o comprei de test-drive..

    Alias,a Kia deveria dar para vocês testarem um carro novo,um Soul sem o acabamento dos normais(com partes em couro nas portas,e sem aquele RIDICULO acabamento em vermelho)foi o cumulo,e pior ainda,com 15mil km!,o meu mesmo sendo de test-drive veio com menos de 3000km..

    Outro detalhe: Gostei da altura dele,da quase a mesma imponência que minha ex-Sportage[vai ver porque tem xênon..sei lá]..(Que alias,não troquei pela nova pois a Kia me deixou na Mão: 85 mil na versão básica,95 na automatica Lx[igual a minha ex],qualé kia!,paguei preço normal na minha,que na época era 68,69 mil..)

  • asilvaguiar

    eber e botafogense ??

  • t_L

    Apenas para constar e servir como referência para quem interessar: minhas mãe comprou um Soul ontem. Versão U113 (Manual c/ rodas 18) – Preço de tabela: 60.900,00 – Comprou o carro por 60.400,00 c/ emplacamento, ipva, pelicula e interface.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend