Avaliações Matérias NA Minivans Nissan

Avaliação NA – Nissan Livina 6 – Iluminação interna, revisões e seguro

nissan-livina-avaliacao-na-exterior-1 Avaliação NA - Nissan Livina 6 - Iluminação interna, revisões e seguro







Vamos comentar agora na nossa última matéria da avaliação da Nissan Livina sobre sua iluminação interna, preços de revisões e preço do seguro. A Nissan do Brasil tem uma política clara de preços de revisão. A informação é facilmente encontrada no blog da Nissan, que pode ser acessado a partir do site da marca.

Para a Livina 1.6 SL de câmbio manual, os preços são os seguintes:

10.000 Inspeção de 10 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível. R$ 136,78 + 1h de M.O

20.000 Inspeção de 16 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível + filtro de ar + filtro de ar-condicionado. R$ 211,62 + 2h de M.O

30.000 Inspeção de 10 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível. R$ 136,78 + 1h de M.O

40.000 Inspeção de 16 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível + filtro de ar + filtro de ar-condicionado + troca de líquido de arrefecimento + troca de velas de ignição + troca de fluido do freio. R$ 348,54 + 4h de M.O

50.000 Inspeção de 10 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível. R$ 136,78 + 1h de M.O

60.000 Inspeção de 16 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível + filtro de ar + filtro de ar-condicionado. R$ 211,62 + 2h de M.O

70.000 Inspeção de 10 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca de filtro de combustível. R$ 136,78 + 1h de M.O

80.000 Inspeção de 16 itens + troca de óleo do motor + filtro de óleo do motor + troca das correias de sincronismo e acionamento motor + filtro de combustível + filtro de ar + filtro de ar-condicionado + troca do líquido de arrefecimento + troca das velas de ignição + fluido de freio. R$ 1.127,44 + 5h de M.O

nissan-livina-avaliacao-na-exterior-6 Avaliação NA - Nissan Livina 6 - Iluminação interna, revisões e seguro

Como vemos na tabela acima, a revisão mais pesada é a de 80.000 quilômetros, que custa 1.127 reais mais cinco horas de mão de obra. Sobre o preço da hora de mão de obra, a Nissan informa que isso varia de concessionária para concessionária, e que você tem que se informar com a loja mais próxima sobre os valores.

Já sobre preço de seguro, a Nissan oferece o Seguro Auto Nissan, que tem em parceria com a Indiana Seguros. As vantagens deste seguro são agilidade no atendimento, reparos feitos com peças originais, possibilidade de inclusão no financiamento, regulação de sinistro em até 6 horas, e cotações rápidas com perfil simplificado. No entanto, o site da marca informa que você tem que ir até uma concessionária para saber o preço desse seguro.

nissan-livina-avaliacao-interior-1 Avaliação NA - Nissan Livina 6 - Iluminação interna, revisões e seguro

Usando o simulador do Itaú, para verificar o preço do seguro, conseguimos o valor de 2.586 reais, na mesma situação onde o Kia Cerato teve preço de 4.571 reais. Ou seja, para um motorista de 28 anos, casado, com casa própria, com local apropriado para pernoite do veículo, e que não o usa para atividades comerciais.

O valor proposto por este simulador do Itaú é mais alto que o possível encontrar por aí? Sim. Mas note a diferença de preço entre a Livina e o Cerato. Sem dúvida a minivan terá um preço acessível de seguros no mercado, mostrando ser um modelo pouco visado.

nissan-livina-iluminacao-painel-1 Avaliação NA - Nissan Livina 6 - Iluminação interna, revisões e seguro

Agora vamos falar sobre a iluminação interna da Livina. A iluminação de seu painel é boa e adequada. A cor laranja, em uma intensidade relativamente baixa, é agradável aos olhos e não cansa.

O painel tem bom gosto, e os números do velocímetro e do conta-giros são grandes, de fácil leitura.

nissan-livina-iluminacao-painel-2 Avaliação NA - Nissan Livina 6 - Iluminação interna, revisões e seguro

Terminamos aqui a avaliação da Livina, e avisamos que já temos programada a avaliação de um Honda City automático. Só falta acertar os detalhes do dia exato em que iremos pegar o veículo com a assessoria de imprensa da Honda.



  • Gildo M. Queiroz

    Muito bom trabalho Eber.

    Tenho um (a) Livina 1.6 2009/2010, e confirmo as virtudes e problemas apontados durante a avaliação. Meu veículo teve que passar pelo "recal branco" dos estalos na coluna B, o barulho interno realmente é alto. Mas o grande problema que encontrei foi o pós-venda Nissan, talvez seja apenas a concessionária aqui da região (Rio Verde-GO), mas desistimula qualquer um a comprar outro carro Nissan. Na primeira revisão não trocaram o filtro de combustível, me deixaram por mais de uma hora esperando um veículo para me levar ao trabalho. Na segunda revisão (20000 Km ou 1 ano), reclamei dos bancos manchados (outro problema comum nos Livinas), entraram em contato com a Nissan e disseram que existe um procedimento para a troca do tecido dos bancos. Fazem 2 (dois) meses e até hoje não conseguiram sequer descobrir o código do produto a ser solicitado. Outra coisa… essas revisões deveriam ser de ano em ano… De seis em seis meses e de doer…

    Um abraço….

  • Rprata

    Acredito que a livina é um bom carro, principalmente pra quem tem familia e filhos. Em relação ao preço das revisões, não achei caro o valor. Se analisarmos, o se levar o carro em um mecânico particular acaba saindo o mesmo preço, e a vantagem de concessionária é que não perde a garantia e são peças originais.

  • DanieL_S.

    se a livina tivesse um vinco na linha de cintura,no nivel das maçanetas de porta e as caixas de roda mais pronunciadas acho que iria dar um ar mais robusto e interessante.

    internamente os carros da nissan sao otimos,mas devem um pouco em desing.

  • Robson_Iecker

    Gostei é um laranja só que naun é muito forte………..

    • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

      Conclusão da avaliação:

      Melhor que os lixos do Fiat Idea, GM Meriva.

      Vamos que vamo Nissannnnnnnnnnnnn. É japa neles!!!!!!!!

      • totorocho

        mas que japa esse carro é Renault. É montado sobre a plataforma do Logan, ou seja a mesma do Sandero (a do Clio III europeu).
        Agora é melhor que o Idea e o Meriva sem dúvidas

  • loxa

    De fato a iluminação é bem "suave"…. não incomoda os olhos e fica bem bonita no escuro…. bom para dirigir na estrada, pois não cansa a vista…..

    No geral acho que falta uma iluminação no porta-luvas, pelo menos na versão SL…… de qualquer forma, pra um carro de 50 mil reais completíssimo, acho que a avaliação geral foi positiva, concordam?!

    EBER, qual sua conclusão do carro?! Acho que você deixou isso em aberto. Vale a compra?

    • nas nossas avaliações aqui no NA não vamos entrar nesse quesito não… afinal quem escolhe é o consumidor…. mas a livina é muito boa sim!

      • loxa

        Entendi…. de qualquer forma é sempre bom saber se VOCÊ pelo menos gostou do carro…… nao precisa dizer se vale ou nao comprar, mas ao menos dizer: "gostei do carro, superou as expectativas" ou quem sabe algo do tipo: "gostei do carro, porém poderia ser melhor." ou por que não: "no geral percebi um carro honesto, com preço justo, apesar da falta de alguns itens básicos como ajustes aqui e ali. Faz frente com os concorrentes."

        Sacou? Não precisaria induzir o consumidor, mas sim dizer o que você achou em relação ao que voce esperava ANTES de dirigir e o que voce concluiu DEPOIS de dirigir………

        Sugestão cara! Sugestão! hahahahahahaha

        • plyndagos

          Concordo plenamente contigo, Loxa. Uma opnião de quem usou o carro é sim válida pra ser levada em conta por quem vai comprar o carro. Então concordo que deveria existir um parecer sobre se o carro é bom ou não na OPNIÃO do Eber…

          • DCald

            Eu já concordo com a forma que o Eber deixou… fez os comentarios e deixou pra cada um resolver se vale a pena ou não…

            Só ficou faltando mesmo foi um comparativo com concorrentes do mesmo preço/publico… afinal, ainda tem gente aqui dizendo que é 1 zilhão de vezes melhor que Idea/Meriva… bom, pelo que percebi da Livina num test drive, e a experiencia com os concorrentes, tá no mesmo nivel, ganhando em alguns pontos e perdendo em outros… e boa parte do que percebi foi confirmado pelo Eber ao longo da avaliação…

        • DCald

          pra mim ficou nessa: "no geral percebi um carro honesto, com preço justo, apesar da falta de alguns itens básicos como ajustes aqui e ali. Faz frente com os concorrentes."
          Acrescento a falta de um farol melhor (duplo refletor, no minimo!) e o problema do isolamento acustico…

      • dncmotors

        Assim que deve ser. O papel do jornalista é avaliar o carro e comunicar informações.

        Sem cravar opnião propria….

        • loxa

          Jornalista?

          Que eu saiba isso é um BLOG e não um jornal……

          • DCald

            bloguista… mas, na pratica, não tem diferença…

        • pablogarcia

          Se fosse jornalista daí sim faria questão de empurrar garganta abaixo a opinião, se rolasse uma grana até diria que é o carro do ano. Pra mim é muito mais importante o conta-giros (coisa que muitos carros não tem).

      • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

        Eber, já estamos no dia 17.

        Voce esqueceu de postar as vendas da fanabrave da primeira quinzena do mes.

        • BlueGopher

          Não saiu ainda. Teve feriado no meio.

  • fudencio10

    Só isso ? falou MUITO pouco sobre a iluminação,quando achei que tava comelando terminou o texto,agora faltou uma coisa,no cerato comentou que não tem o marcador de temperatura,aparentemente a livina também não,no cerato fica no Comp. de bordo,e na livina ?

    • loxa

      O Livina tem um sistema de luzes.

      Na hora que o carro está frio fica uma luz VERDE acesa no painel até o carro atingir a temperatura ideal de regime.

      Após isso a luz apaga.

      Se o carro COMEÇAR a aquecer, acende-se uma luz de alerta VERMELHA, indicando que o carro está super-aquecendo.

      Sinceramente creio que sejam informações mais do que suficientes.

      • tandre_br

        Eu discordo, gosto de detectar qualquer variação de temperatura, sei exatamente em que ponto o ponteiro tem que estar em cada situação de uso.

        • loxa

          Po cara, sem querer ser chato, mas hoje em dia em carros modernos é algo meio inútil, apesar de deixar o painel mais bonito e completo.

          Raramente um carro zero km com revisões em dia vai sofrer super-aquecimento.

          Além do mais, meus três ultimos carros NUNCA tiveram variação de temperatura acima dos 90 graus….. NUNCA…. sempre ficaram CRAVADOS em 90 graus……… mesmo em dias de sol, engarrafamentos, etc etc etc……

          Logo, pra MIM, não faz falta alguma esse tipo de informação. Nao deixaria de comprar um carro por causa disso.

          Honda FIT tambem nao tem e nem por isso deixa de ser um otimo carro (apesar de carissimo! hehehe)

          • tandre_br

            Não, imagina, deve ser devaneio meu:
            http://www.mercedes-benz.com.br/ModeloDetalhe.asp

            Vê lá se a Mercedes ia fazer isso…

            • loxa

              Você é daqueles que acha que carro deve ter marcador de temperatura de óleo tb?!?

              Mas de qq forma, tb achei meio impossivel um Mercedes nao vir com isso….. mesmo que um Classe C seja "simples" ele iria ter……..

              • tandre_br

                Cara, não tem nem metade da utilidade da temperatura da águiae metade das pessoas nem sabe ler, então não é tão útil. Fora que não é exatamente o tipo de coisa que você veja dando problema por aí.

            • João Paulo Vizioli

              Corrigindo…O marcador de temperatura da Classe C W203 2000~2004 é digital fica no computador de bordo.

              Por ver apenas o marcador do combustível no painel, eu pensava que ele usava o sistema de luzes alerta.

              Desculpem.

          • tandre_br

            Cara, nenhum carro é isento de problemas de radiador e coisas do tipo, nem novos nem velhos. Um dia desses mesmo tinha um Corolla novo no mesmo engarrafamento que eu que ferveu no meio do caminho.

            Prefiro ter controle da situação e assim evitar maiores problemas. Pra mim, é tão importante quanto o tacômetro.

            • DanielMorais

              O único motivo de não ter o marcador de temperatura é a economia, concordo com vc Tandre e vou mais além, adoro ver o quanto o carro esfria quando estou na estrada em longas descidas, o sistema de arrefecimento é um dos mais importantes e comprovar que ele está funcionando bem sempre é bom.

              • PauloECosta

                Se o seu carro tiver Ok, provavelmente não abaixará em nada a temperatura em uma descida. A termostática fechará e assim, não circula água fria no motor.

                • DanielMorais

                  Tive um Palio em que o marcador mudava muito em longas descidas, mas muito mesmo, já no meu carro atual, um Focus não muda praticamente nada. Acho que isso depende da calibração do marcador que varia de marca para marca.

                  • eds2010

                    Concordo com vc Daniel. E outra, essa "luzinha" vermelha só se acende quando a coisa já foi para o brejo. Portanto, se vc ter indicador de temperatura e seu carro passa por um problema de arrefecimento (rompimento de mangueira, trinca de radiador, entre outros motivos) vc pode parar e esperar esfriar e continuar até encontrar uma oficina mais proxima.

                    Já o que não tem, vc provavelmente já tem um belo prejuizo isso se não comprometer parte do motor por isso.

            • loxa

              Voce sabe se ele fez todas as revisoes em dia? Cuidou em deixar a agua com aditivo?! No nivel certo?!

              Voce nao sabe………………. ate um BMW pode fever!

          • DCald

            OLOKO!!! que carrinho vagabundo… até Celta tem marcador de temperatura!!! hehe

            Sinceramente, prefiro ter o marcador (informação sempre é bom – desde que não polua o painel, dificultando a leitura, claro!)… mas, ter ou não ter não seria o mais importante… talvez se depois de ver todos os outros itens (segurança, desempenho, conforto, espaço, desvalorização, manutenção, preço de compra, equipamentos e etc) ainda estivesse empatado… dai escolheria o carro com marcador de temperatura… hehe…

          • pablogarcia

            Concordo. O meu mesmo depois que chega na temperatura normal fica parado bem no meio (90º) e nunca sobe. Acabo que nem olho pra ele. Além do mais, se esquentar, acende uma luz no painel tbm.

            • eds2010

              No caso do meu carro são seis barras e claro, 90 graus com 3 barras acesas. O interessante é que quando começa a esquentar (não aconteceu comigo), mas o painel mostra que além das luzes que acenderem (as duas ultimas ficam avermelhadas), se chegar a uma condição de perigo pela temperatura as outras barras mudam de ambar para avermelhada.

              Com certeza deve chamar atenção. Mas espero que nunca ocorra comigo…rs pelo menos o que depender de mim não tem problema… mas como peça é peça nem sempre pode se manter "viva" sempre.

            • tandre_br

              Se um dia ele subir, garanto que você vai ver com a visão periférica. Chama muita atenção, involuntariamente, pq é um ponteiro que nunca mexe heheheh

              • pablogarcia

                Sim. Além de que acende uma luz vermelha também avisando. ( só falta aviso sonoro) hehe

          • Frederico

            Loxa. Tiararam para reduzir custos. Já tive um problema na válvula do sistema de ar quente e sem que percebesse a água do sistema tinha vazado quase toda. Quando percebi que o termômetro estava aumentando parei imediatamente o carro e evitei a queima do cabeçote. Quando esta luz (nos carros atuais) viesse a acender concerteza meu preju seria maior. Não tem no painel por que custa colocar e, a depender do projetista (bom) o painel fica bonito com o sem ele, mas a funcionalidade é importante. Fora esse caso nunca precisei. Falow!

  • Jonathanfs

    Gostei bastante da iluminação do painel e tbm do interior em geral, parece ser bem agradável, o que deixa a desejar é mesmo o visual externo que é muito conservador…!

    • loxa

      De fato é um carro com um visual deveras conservador, porém seu conforto à bordo é ótimo, com boa posição de dirigir e excelente dirigibilidade, principalmente pela direção elétrica que é levíssima.

  • dncmotors

    A livina é a melhor da categoria…. principalmente na Versão SL 1.8 Automatica.

    Façam suas comparações…Meriva, Idea, SpaceFox, Megane Grand Tour, …

    • loxa

      realmente a versao SL 1.8 Automatica eh otima…….. principalmente na Grand Livina!!

      Grand Livina SL 1.8 Automatica tem ar digital e chave inteligente!

    • DCald

      Cara, se botar a Megane GT, a Livina fica pequenininha… hehehe… tá muito mais equipada por um preço muito interessante…
      Pra mim, tá tudo igualmente empatado entre Idea/Livina/Meriva… dessas 3, prefiro o conforto da Meriva (e o visual tbm é mais harmonico… exceto pela lanterna traseira Xunning… prefiro a vermelha ou então a Fume da versão europeia), tbm não gostei do novo veludo interno da Meriva… prefiro o que era usado até 2008… Se tivesse que comprar um carro dessa categoria hoje (Idea, Meriva, Livina e Spacefox)… ia depender bastante do preço final… mas creio que ainda ficaria com a Meriva Premium completinha…
      Mas, fugindo um pouco da categoria… a Megane GT tem um conjunto e custo beneficio matador! (apesar do 1.6 ser inadequado pra ela)

      • eds2010

        Depende. Hoje vc sabe que o acabamento em geral da Meriva foi piorado. O que me preocupado na GM é que ela simplesmente deixou de dar atenção para a Meriva mesmo sendo um carro mto utilizado por taxistas pela baixa manutenção e bom aproveitamento interno.

        Eu acho que quem compra a Meriva, compra por querer itens de conforto que ela oferece. Itens no qual a Livina nao oferece. Porém, acho que a Meriva tem um mal grande que é a questão de ter um motor que para ela fica beberrão… o 1.4 e o 1.8. Já ouvi comentarios que o 1.4 na cidade não consegue fazer mais que 6km/l e o 1.8 essa media cai para 5km/l. Falando de comparação real, vejo Livina fazendo media de 7 a 7,5km/l na cidade com alcool. São diferenças que vc compara e pode justificar na hora da compra. Eu também assim como vc acho a Meriva interessante mesmo ultrapassada.

        Mas digo que esse tipo de carro não me agrada muito e pelo menos por momento trocaria uma "minivan" por um Sedan Medio.

        • tandre_br

          A Meriva não vai ser mto utilizada por taxistas em breve… Poucos são os taxistas de Meriva que não odeiam o carro… A Easytronic então…

          • eds2010

            Bem… a GM fez algo interessante atualmente para taxistas… pelo menos em SP além dos descontos para taxistas, ela hoje oferece apenas na 1.4 a versão Maxx pelo preço da Joy. Ou seja, o cara acaba pegando o modelo que tem mais itens de serie e paga o preço do joy com desconto. E na 1.8, existe 2 modelos…. O Elegance 1.8 Manual e o Premium easytronic.

            Apesar de comentarem que o automatizado da GM é ruim (eu nunca andei, nao conheço), vejo mtos taxistas utilizando esse modelo. Mas hoje a GM vende bem porque os outros modelos no mercado não conseguem aliar para o tipo de consumidor o que eu ja disse… é a baixa manutenção e espaço interno. Porque mesmo a Idea e a Livina apanham nesse quesito. (não são pequenas, mas enquanto uma oferece o motor 1.4 Fire que é manco e ruim principalmente a Idea a preço proximo da Meriva, a Livina tem um preço de manutenção maior o que prejudica suas vendas por taxistas).

            • tandre_br

              Concordo que é interessantíssimo, tanto que o que mais tem aqui é taxista com Meriva.

              Mas eu nunca vi nenhum elogiando o carro, já vi vários enguiçados, não tá aguentando o tranco não, e o principal problema é justamente o câmbio automatizado, que é a esmagadora maioria das Merivas táxi daqui.

  • cristian_sp

    parece uma perua bem competitiva em valor e qualidades em relação aos concorrentes próximos, e a revisão não assusta …como diriam um carro honesto, não surpreende por desenho mas deve ser bem "aconchegante" para ficar dentro e conduzindo…

    agora o seguro é ver para crer, minha mãe tem um Tiida e o seguro é bem salgado em SP-Capital (quase 3,5k) , considerando que a "piloto" é uma senhora de 64 anos …

  • tandre_br

    A iluminação é bonita, gosto de iluminação laranja, mas prefiro tons mais fortes, esse é "relaxante" demais.

    Ah, a hora de MO da Nissan aqui no RJ é na faixa de R$200.

    • DCald

      caraca! MO cara, hein!

      • tandre_br

        O triste é que aqui no Rio é a média, em se tratando de concessionária… Acho que varia muito de região pra região.

        • eds2010

          hahahaha,
          E na Citroen Louvre (em SP Capital) que cobra 320 reais a hora da mao de obra…rs

          Ainda bem que na de SBC ele já te colocam os valores de trabalho com troca de peça… assim nao fica essa coisa de mao de obra cobrada. Apesar de que para trocar as correias do motor, tensionadores ela iria me cobrar 1800 reais…. um absurdo! como ja disse em outras oportunidades, meu mecanico me cobra 600 reais pelo mesmos serviço com mao de obra inclusa.

          • tandre_br

            Cacete, a Citroen em SP é pior do que aqui! (E aqui eu já acho uma facada, com a média de 250 por hora)

    • AlexCe

      Os instrumentos lembram o do Honda Fit antigo, que também tem a luz indicando que o motor está frio. Tudo muito prático e sem sal.

  • Fla3D

    Achei bom os preços da revisão, ela tem 3 anos de garantia também?

    • loxa

      Tem sim… 3 anos!

  • gabrielthw

    Uma sugestão: postar fotos da iluminação externa do carro, a partir da visão do motorista.

  • marciors01

    Como já foi dito, marcador de temperatura é sempre útil, os carros estão sujeitos a apresentar defeitos em qualquer ponto, e por acontecer no sistema de refrigeração.
    Possuindo um marcador específico, com escala, é possivel detectar qualquer aumento de temperatura antes de o motor ferver, quando o motor chega ao ponto de ferver o prejuízo pode ser grande, e em motores modernos muito grande.

  • GUS

    Que revisão cara. R$1.127 puts.

    • DCald

      e, se somar as 5hs de MO a 200 reais, vai pra 2127… isso sem contar a empurroterapia basica, que 98% dos proprietarios (por serem leigos) não sabem descartar

  • DCald

    Depois dessa serie de avaliações, minha opinião não mudou… é um carro bom, eficiente… mas está no mesmo nivel da concorrencia… perde um pouco em comodidade e ganha-se num portamalas um pouco maior…

    Falhas como regulagens banco/cinto/volante, farol com duplo refletor e melhor isolamento acustico são coisas que podem ser facilmente implementadas (basta a Nissan querer)…

    Não vejo vantagem em trocar uma Meriva Premium 1.8 easytronic por uma Livina SL 1.6 pelo mesmo preço…
    Como meu pai usa muito o carro pra viajar com a familia (5 pessoas + portamalas cheio), o maior torque, e silencio da Meriva prevalecem… alem de pequenos mimos que já estamos acostumados…

    Ano que vem sai a nova Minivan da GM (com opção de 5/7 lugares) se não fizerem caca como fizeram ao lançar o Agile, vai ser mais uma opção a ser considerada…
    A VW podia colocar um motor melhor na SpaceFox e deixar ela entrar na briga… da mesma forma a Citroen deveria colocar um motor menos ridiculo na dupla AirCross/Airdream para ser uma opção mais interessante nesse segmento…

    • tandre_br

      O problema do AirCross/Dream é o seguinte: Os motores fabricados aqui no Brasil são esse 1.6 16v e o 2.0 16v, só que o 2.0 não cabe no AirCross/Dream (C3 :P). O AirCross precisa URGENTEMENTE do 1.6T usado na 3008, mas não tem previsão de ele ser fabricado aqui.

      Na Europa, o 1.6 é o 120hp que dá origem ao 1.6T, mas só em versão aspirada. Ainda assim, se sai BEM melhor que o nosso, sendo bem mais econômico e com curvas bem melhores, tanto potência quanto torque.

      E tem uma versão 1.4 95hp que eu sinceramente não quero saber como se porta.

      • eds2010

        tandre,
        O curso de movimento do motor 2.0 para o 1.6 atual é que o 2.0 deveria ficar mais baixo em relação ao 1.6. Pois a parte de cima do motor é maior, mas as dimensoes são praticamente identicas. Caberia sim e seria um otimo recurso.

        Eu esses dias estava atras de uma Aircross e por curiosidade, o cara que estava na Aircross andava com o pé pesado… logicamente vc deve imaginar que para esse tipo de veiculo, ter pé pesado nao significa que conseguirá alta velocidade facilmente… pois bem…. fiquei imaginando a mesma situaçao com um motor 2.0… o cara iria tocar e o carro iria andar suavemente, sem vibraçoes e com um comportamento ainda melhor. Fico eu imaginando a Airdream com o motor 1.4 como ficará anemica e beberrona…. certas coisas em uma montadora que nao da para entender… quer dizer, da sim, mas é muita sacanagem num carro como esse ter um motor tao pobre assim como considero para a Idea o 1.4.

        • tandre_br

          Bom, se você diz que caberia, é pq vc deve saber, nem discuto, e é fato que deve ficar bem melhor, mas eu acho que tem algum motivo técnico pra não colocarem motor maior na linha C3 nem na Europa :p

          • eds2010

            Na verdade, na Europa eles nem costumam utilizar um motor grande para os carros de lá. Se vc ver, o motor mais forte do C3 da mesma versao que a nossa foi o modelo a diesel 1.6. O demais são 1.4 diesel, 1.4 gasolina e 1.1 a gasolina.

            Posso estar errado mas creio que seja essa motorização. Alias o motor 1.6 16v que vende o C3 daqui já faz ele andar mto bem. Agora, sejamos francos, querer um C3 Aircross que mesmo utilizando a plataforma do C3 mas ganhando mta massa, ficando mais alto, nao adianta um motor como o 1.6. O 1.6 do Aircross é o que a Ford faz com o Ecosport 1.6. Ou seja, reclamam de ter também um consumo absurdo pelo peso e altura do carro.

            Não a toa, dificilmente se nota alguem reclamar do 2.0. Creio que o Aircross só precisaria disso para se destacar mesmo podendo ser mais caro que os demais do mesmo tipo em que disputa. (mesmo sendo mais caro, pois é melhor acabado mesmo não tendo um senhor espaço).

            • tandre_br

              E olha que na Europa tem o "empolgantíssimo" C3 Picasso 1.4 gasolina. Mas reza a lenda que o consumo lá é bom, não sei muito como.

              Curiosamente, o Ecosport 1.6 é o que mais vende aqui: Brasileiro reclama, mas compra.

  • totorocho

    A Livina é um bom carro para comprar, aliás pra mim a melhor da categoria pelo custo-benefício, só que não adianta botar defeitos nela pois é de baixo custo, ou seja a mesma plataforma do Logan-Sandero (a do Clio III europeu). São carros honestos, com amplo espaço, com 3 anos de garantia, muito confiáveis. Agora entre uma Livina e uma Grand tour, não penso duas vezes: vou de Grand tour a vida toda (só que considero elas de segmento diferente)

  • marciors01

    Os preços de mercado não são estes, a livina 1.8 automática pode ser comprado por menos de R$50.000, e esta sim leva uma grande vantagem sobre a meriva easytronic, carro por carro a livina é superior e ainda conta com motor mais forte e um automático de verdade.

  • imagemdigitalcv

    Bom saber que este carro vale a pena, ele esta na minha lista de prováveis para 2011, ainda mais agora sabendo que ele tem preços de revisão acessíveis, pois se compararmos a um i30 por exemplo, (dados da 4 rodas), estes preços estão uma pechincha.

    • eds2010

      Então se botar diretamente ao lado da Meriva, ela perde. Porque a Meriva ainda tem seus preços de manutenção mais em conta. Sugestao… quer um bom carro de familia atual? Megane Gran Tour.

      Abraços
      Edson

      • tandre_br

        Até pq tá saindo mais barato que a Livina com os equipamentos equivalentes…

  • LevyOliveira

    Mais uma vez foi ótimo a avaliação…

  • Marcio

    Parece qeu as pessoas não querem ver, ficam repetindo a mesma coisa sem prestar a atenção no que está sendo escrito, meriva e livina não tem preços iguais.

    A livina básica com motor 1.6 anda muito melhor do que a meriva1.4, possui os mesmos equipamentos e custa mais barato, R$43.990.

    A livina 1.8 automática pode se comprada por menos de R$50.000, possui cãmbio automático de verdade, motor muito superior e custa mais barata que a meriva 1.8 easytronic.

  • MiyuBear26

    Comprei um Livina XGear, e o seguro do carro saiu por 1.800 e alguma coisa.

    O carro é lindo, MUITO gostoso de dirigir. Direção elétrica é outra história né?
    PS> A nissa tbm fornece os acessórios, pegamos um da kenwood, touchscreem e etc.. o painel não é nada luxuoso, apenas atende bem as expectativas.

    Pra quem quer um ótimo carro, com bom custoxbeneficio, elegante, e além de tudo discreto, ele é ótimo!
    O XGear então, nem se fala, melhor ainda!!


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