Avaliações Hatches Nissan Populares

Avaliação NA – Nissan March 3 – Comportamento e consumo na cidade

Avaliação NA - Nissan March 3 - Comportamento e consumo na cidade

Foi necessário pedir repetidamente um March para a Nissan, por vários meses, até conseguirmos essa unidade 1.0 para avaliação. Algumas marcas tem frotas de imprensa pequenas, então fica claro que blogs são atendidos muito depois de revistas, jornais e outros meios de comunicação. Mas o que importa é que conseguimos, e aqui mostramos nossas impressões do carrinho na cidade.


O desempenho do March é similar ao de qualquer outro modelo 1.0, não fica devendo neste ponto. Ele usa o mesmo motor 1.0 16v do Renault Clio, que é bem conhecido de muitos. O câmbio tem engates um pouco melhores do que no popular da Renault, e a primeira marcha é bem curta, entregando aquele ganho rápido inicial de velocidade que é necessário para um veículo com motor 1.0.

O peso reduzido do Nissan March, de 930 quilos, ajuda no quesito agilidade. Andando na cidade vemos um comportamento típico de carro 16 válvulas, temos aquele desempenho mais fraco até 3.000 rotações, a partir daí o motor começa a acordar e acima de 3.000 rotações ele fica bem esperto. Para conseguir um desempenho interessante com o March na cidade, basta trocar as marchas acima de 3.000 rotações.

A suspensão do March é um pouco macia, se comparamos com outros populares. Não chega a ser aquele comportamento de carro importado, com suspensão mole demais, mas vejo um bom compromisso entre estabilidade e conforto.


Em momentos onde você exige um pouco mais do March em curvas, nota-se que os pneus não ajudam muito neste ponto, pois eles são finos e tem borracha macia, cantando com facilidade e deixando o carro sair de frente em velocidades um pouco maiores. Por outro lado, são pneus adequados para quem busca conforto de rodagem.

Os bancos do popular são confortáveis, com espuma não muito dura, e sem muito apoio lateral. No assento, temos aquele problema de qualquer popular, ou seja, boa parte das pernas ficam para fora do banco, o que pode trazer desconforto depois de andar muito tempo na cidade.

A direção do March é bem leve ao estacionar e também quando estamos andando em velocidades baixas, o que é um ponto positivo no uso urbano e também para mulheres, sem dúvida.

E o consumo? Vamos falar dele. Sempre usando o ar-condicionado 50% do tempo, conseguimos 7,1 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina. São números bem inferiores ao que a Nissan divulga, ela fala em 9 e 14 km/l. Mas aí nada de surpreendente, pois se você analisar avaliações da imprensa, o consumo do March sempre foi pior do que o consumo oficial.

Em tempos de álcool tão caro, sem dúvida o interessante é usar gasolina, a diferença está em mais de 30% entre os dois combustíveis. Mas foi um consumo alto para um carro 1.0, ainda mais levando em conta que esse March em questão está com mais de 14.000 quilômetros rodados, já não sofrendo do consumo alto verificado em carros muito novos.

Avaliação NA – Nissan March 3 – Comportamento e consumo na cidade
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email