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Avaliação NA – Nissan March – Respondendo as perguntas dos leitores

nissan-march-fotos-exterior-9 Avaliação NA - Nissan March - Respondendo as perguntas dos leitores

O Nissan March se despede da Avaliação NA e o novo modelo a ser avaliado já está por aqui! Enquanto não divulgamos qual carro é esse, vamos à última matéria do popular da marca japonesa, respondendo as perguntas que nossos leitores tiveram no começo de sua avaliação:



Sei que não é o forte nem a proposta dele, mas o porta-malas no dia-a-dia é satisfatório para carregar os bagulhos?

É um porta-malas de tamanho razoável perante outros populares.

Como é o espaço para os passageiros do banco traseiro, comparado com o Fiesta Rocam? O túnel central atrapalha muito?

É claramente menor que no Fiesta Rocam, mas também temos que levar em conta que é um carro menor no geral. O túnel central atrapalha sim, mas temos um bom espaço na altura, ou seja, para pessoas altas.

O nível de qualidade (acabamento, rigidez torcional, montagem) é realmente maior do que os outros populares?

É um nível de qualidade bom, mas nada muito diferente do que temos em outros populares consagrados.

O acerto de suspensão é voltado para estabilidade, conforto ou é meio-termo? É do tipo “anestésica”, que absorve toda irregularidade do solo a exemplo do Palio G1?

A suspensão é macia, mas nem tanto quanto a do Palio. Eu diria que é uma suspensão confortável sim.

Os bancos são confortáveis? São bem macios como a linha Fiat ou duros como os da Volkswagen?

São, tem uma espuma de boa densidade, acomodando bem o corpo. São mais parecidos com os bancos dos modelos Fiat do que Volkswagen.

Como é o nível de ruído do carro? Motor, aerodinâmico, pneus e grilos de acabamento.

É bom, na cidade não escutamos muito o motor, a não ser em aceleradas mais fortes. O ruído aerodinâmico invade a cabine a partir de 110 km/h, e não notamos grilos no acabamento.

Gostaria de saber o se o nível de ruido em altas rotações fica incomodo na cabine ( principalmente em estradas).

A partir de 110 km/h o ruído aerodinâmico se torna notável. Abaixo disso, a 100 km/h por exemplo, o ruído do motor é mais presente que o aerodinâmico.

Qual a característica do motor? bom em baixas rotações, ou só trabalha bem em alta?

É bem melhor em alta, por ser 16 válvulas, mas não chega a ser ruim em baixa não, basta saber trabalhar ele.

Só mais uma: o 1.0 é satisfatório em desempenho, ou vale a pena pagar a diferença pelo 1.6?

Hoje em dia a diferença de valores de modelos de entrada 1.0 para 1.6 é muito pequena. O prazer ao dirigir que um 1.6 proporciona vale muito a pena, em nossa opinião.

Eu sei que não poderão responder minha pergunta, mas por curiosidade, alguém tem idéia porque nao tem nenhuma versão com câmbio automático desse carro?

No Brasil, carros populares não são vendidos com câmbio automático. Isso existiu no passado, por exemplo nos Chevrolet Classic. Mas hoje o que existe de mais perto disso são os Dualogic da Fiat, abaixo de 40.000 reais. É uma questão de alguma marca se aventurar neste ponto… quem sabe teriam boas vendas.

A visibilidade dos espelhos retrovisores é satisfatória?

Sim, são de bom tamanho e bem localizados.

Ar-condicionado cumpre bem a função?!

Sim, gela bem.

Tendo em vista que existe um motor 1.6 promete “performance” a esse modelo, podemos dizer que o sistema de freios, as respostas à direção, a suspensão, e os itens de segurança, conseguirão manter esse veículo sob controle?!

Quem tem March 1.6 diz que a suspensão é mais firme. Com certeza os outros componentes citados também são modificados.

Leva bem 4 passageiros adultos de 1,95 ?

De 1,90 sim, 1,95 já não tenho certeza.

O câmbio é superior ao dos concorrentes diretos ou não há nenhuma diferença significativa?

É de bons engates, mas temos isso também nos modelos da VW por exemplo.

Gostaria de saber se a posição de dirigir é estilo mais alta ou baixa, se não cansa em viagens longas, etc.

É um pouco alta. O que pode cansar em viagens longas é o assento curto que não apoia as pernas completamente.

Também gostaria de saber se ele é estável na estrada em velocidades acima de 100 km/h, se balança muito com vento lateral, etc.

Sentimos uma queda na estabilidade em 120 km/h. Acima disso não testamos.

Para uma pessoa de 1.90m como eu, fica confortavel no banco do motorista?

O espaço é suficiente para uma pessoa de sua altura sim.

Apesar de a Nissan ter joint venture com a Renault, o motor é o mesmo usado no Clio?

Sim, é o mesmo.

Queria saber como é o PC de bordo dele, fui mimado pelo i-system da VW.

É razoável. Mas não se compara com este sistema citado.

Ele passa aquela sensação de que com um pouco mais de quilometragem vai estar todo “frouxo”, ou batendo tudo?

Não, tem uma boa montagem.

O motor é suficiente pra pegar estrada de vez enquando?

Sim, se for de vez em quando, tranquilo.

Ao final do teste, será possível chegar a uma resposta para a seguinte pergunta: vale a pena compra-lo?

Creio que com os preços especiais do IPI reduzido, ele está sendo uma boa compra.

Muito foi dito que este motor 1.0 tinha rendimento parecido com motores 1.4. É esta impressão que fica nas serras e rodovias ?

Não… é claro que tem um desempenho melhor do que outros modelos 1.0 que não tenham 16 válvulas, mas também não chega a parecer um 1.4 não.

O carro perde muito rendimento com o ar condicionado ligado?

Não, é similar ao que acontece com outros 1.0.

Durante longas viagens a condução se torna cansativa ? Os bancos e os pedais são ergonômicos ?

Sim, se torna, mas isso é comum a carros populares. Os bancos e os pedais estão em boa posição.

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  • wrlopes

    Me desculpe por desvirtuar um pouco o assunto, mas o relato de um leitor que li em outro site exemplifica bem como a nossa mentalidade é atrasada e que carros como os da Nissan, Renault e outras não vingam aqui, foi preciso a Renault colocar a Dacia pois as vendas dos modelos Renault patinavam em vendas, assim com o relato abaixo descreve bem o nosso atraso e mesmo a Nissan trazendo um popular ela se nivela por baixo, pois se melhorarem um pouco não fará diferença, já que nossas pequenas mentes pensam assim:
    ** O português é do próprio autor**
    Petershon – RJ/Itaipava – 12/06/2012 03:06
    INVEJOSOS…..
    O melhor de todos sem duvidas é o Golf….porjeto mais maduro…..anos de tradição e tecnologia alemã empregnada nele……desenho imconfundivel……motores top ecologicamente corretos e preços de bananas…..Chorem concorretnes obisoletos

    • SonataRio

      Você tá dando a entender que os Nissans e Renault são melhores que os nacionais, e isso não é verdade. Só que tem bom custo/benefício, aí as pessoas confundem as coisas e dizem que um é pior que o outro. Em todos os segmentos, nenhum a Nissan tem o melhor carro, isso é fato.

      • wrlopes

        Não.
        O que eu quis dizer que as montadoras que chegam aqui até tentam trazer produtos diferenciados, porém não obtém sucesso, este é claramente o carro da Renault, que hoje é Dacia e nivelou seu produtos por baixo.
        A Nissan não tem um modelo de qualidade superior no Brasil, lá fora tem Juke, Altima, Quest, Maxima entre outros. A solução foi trazer Sentra, Livina, March(veja o Micra na Europa, nosso March muito melhorado) e Tiida, ou seja, nivelando por baixo como a Renault.

        O que quis dizer é que aqui existe uma mentalidade retrógrada que não nos permite conviver com marcas novas e inovadoras que entregam melhores produtos, isto acaba levando às 4 grandes a ficar na zona de conforto, tá aí as vendas do Golf que não e deixam mentir.
        Foi um joinha aí pra vc…

        • AutoIng

          É aquela história, se eles trazem bons produtos e o povo torce o nariz ("não são melhores que nossos velhos nacionais, prefiro continuar como que já temos"), aí de que adianta? A Renault vendia o Clio igual ao europeu, com duplo air-bag e tudo mais, mesmo assim o papo era este. Aí trouxeram os Dacia e foi um sucesso, porque o povo gosta de carro pelado e barato. Não adianta, as 4 grandes nacionais são praticamente sagradas na cabeça dos brasileiros, então o que elas fazem vira padrão de mercado. O que resta é copiá-las, infelizmente.

          • Teixeiracar

            A verdade é que temos uma população assalariada com uma renda muito baixa que, não lhes permite comprar um produto melhor ,mais completo e mais seguro. E as montadores que fazem então? Colocam produtos mais baratos e despojados para atenderem essa massa que não tem muita escolha, mesmo que tivesse um senso crítico mais apurado.

            • wrlopes

              Negativo. Temos uma população ''analfabeta'' em relação ao mercado automotivo.
              Quando a Renault trouxe o Clio com Air Bag, a Peugeot acabou com a Linha 1.0 e ofereceu populares com motor 1.4 não obtiveram sucesso, a PUG continua com seu 1.4 mas e Renault virou Dacia e já está aparecendo no espelho da Ford com muito menos ccs.
              O preconceito e a idéia arraigada que CM e VW são tradicionais e que meu pai já teve e nunca quebrou, que o valor de revenda é maior e que o prata é mais fácil de passar pra frente é que fazem deste nosso mercado a merda que é.
              Esse truque de desvalorizar os franceses foi inventado pelas 4 mais antigas pra se protegerem, acabou colando pq nós brasileiros não fomentamos a concorrência.

              • Tripa-Seca

                Mas quando a Renault tinha o Clio equipado, a condição era outra: Tínhamos acabado de abrir nossas fronteiras, e muito das marcas que tinham entrado, saíam… Aliás, sempre quando vejo essa comparação, lembro que o o Clio era mais caro que nossos populares! Não foi a Renault oferecer Dacia que a coisa mudou… Foi nosso mercado que mudou e quando ela ofereceu produtos piores, o mercado já tinha capacidade para absorver….
                Lembro que Gol, Palio, Corsa,Fiesta e até o Mille se equipavam para dar mais opção. Mas aí veio o primeiro desrespeito, que acabou sendo seguido em carros cada vez mais pelados: Celta. Tinha acabamento pior que Fiesta, Gol, Palio….E só não vendia mais que o VW. Daí, o Gol que tinha "crescido" em acabamento e opcionais, se nivelou por baixo (G4), coisa que foi seguida pelo Palio…

                • Carlos_brown

                  Perfeito comentário, lembro que essa era a época do "popular de luxo", tenho um gol g3 e às vezes fico pensando quando for trocá-lo (só Deus sabe quando), no visual interno dos carros que me servem como opção e que na minha opinião são muito piores neste ponto.

                  • Edson Roberto

                    Exatamente. Mas o povo daqui, só acha que as pessoas deixam de comprar porque são burras.

                    Sempre é a mesma história. A pessoa não tem ideia do quanto custava um Clio perante um Celta por exemplo e acha ruim. Hoje um Clio tem preço proximo, mas não foisempre assim. E que por mais que seja um bom carro, se vc é novo de mercado, vc tem que apostar e ser agressivo. O brasileiro tem a mentalidade de agregar historia e conceber conselhos de seus pais e parentes. Isso não é errado, mas o risco de pegar algum ruim é grande e ele abre mão.

                    Por isso digo, o brasileiro pode seguir uma linha de raciocinio, mas pode estudar um pouco qdo vai trocar de carros, coisa que poucos fazem. O cara define: "Quero um sedan". Mas não define o que espera desse sedan. No final das contas, um hatch com bom espaço interno e que tem diversos itens de mimos era bem o que queria.

                    Então o cara fala do Clio, mas quanto esse custou? Na epoca existia peças? Se existia, quanto custa? Lembrando que em epoca era carro importado, o custo do seguro era maior. Então por tudo isso, valeria pegar um Clio ou um Palio com os mesmos itens?

                    E sim, as pessoas pensaram nisso sim. E agora o mais importante que ainda pega as pessoas que muitas consideram não querer rasgar dinheiro: Revenda.

                    E por fim pergunto: Se os carros eram tão bons, porque vemos tão pouco nas ruas (de modelos mais usados)?
                    R: Porque muita gente não tinha condição de ter um bom carro e acabou usando-o até ele não rodar mais. Pelo menos eu vejo muito mais Clio aos pedaços do que um Palio, Gol ou Corsa.

      • ahsoliveira

        não aqui mas o altima lá fora… respeite!

        • SonataRio

          Grande comentário, afinal você vive lá fora né? E mais, respeitar o que? Dizer que um carro é pior que o outro é desrespeito? Se fosse assim, os que falam mal da VW já estariam presos. E eu já passei o suficiente de problemas com um Sandero para nunca mais comprar um Renault.

          • wrlopes

            Eu tive um Megane e foi só alegria, até na revenda saiu por um bom preço, foi o melhor pós venda que eu já tive, melhor que a Honda.

          • ahsoliveira

            não que seja de seu interesse ou que te deva satisfação mas já viagem algumas vezes para o exterior, certo que a maioria a trabalho geralmente para fazer treinamento, e sempre converso com colegas sobre carros inclusive os que vem para cá, quando eu disse … respeite, foi em relação ao altima que nos mercados onde passei ou mesmo li sobre tem um bom custo benefício e um e desempenho elogiável procure em revistas e sites de países onde ele é vendido, tem comparativos inclusive com o SONATA, deixe de ser um radicalista chato nos comentários não porque vc teve problemas com o Sandero que todo Renault ou Nissan não vão prestar, veja o Gol que teve inúmeros problemas no lançamento, seguindo sua linha de racicíonio ele ainda apresenta os mesmo defeitos.

  • ubiratamuniz

    Cabe uma correção:

    o Classic automático era 1.6.

  • harfangdneiges

    De vez em quando escrevem "enquando" por aqui e ninguém "correje"… #Pasquale

    • Tripa-Seca

      Ah, vai ver é a preça… hehehe

      • MM_

        Nada "haver", é que não gostei do "designer". hehe.

        • Tripa-Seca

          Da última vez, discuti com um cara aqui que insistia que o carro tinha um designer bonito… heheh… Nada contra, mas meu negócio é um utilitário da Chana…

          • thales_sr

            Tripa, respeite as várias opções… Você quer ser preso por homofobia? rsrsrsr

            • aprs

              Designer é tudo emo mesmo.

          • marciors01

            Se ele se agrada do designer e acha bonito problema dele, ninguém tem nada a ver com a opção sexual do sujeito.

            • Tripa-Seca

              hehehe.,…Sem preconceito, Márcio! Se o cara escapa a ré, de boa mesmo..
              Mas se você olhar aqui no blog, tem muito comportamento, vamos dizer assim, "estranho"… Olha o que a gente lê:

              "Eu olho para tal carro e tenho vontade de vomitar"…Acho que seria bom consultar um gastro… Ou simplesmente sair do armário…
              "A-M-E-I o painel desse carro, todo emborrachado"… Na boa, acho legal tecido e borracha onde se apoia o braço, e esse último nos comandos onde o motorista toca, como volante, alavanca de câmbio… Mas qual é o benefício, em conforto, de um painel emborrachado? "Ah, menos sujeito a ruídos"… Isso é mentira! Por baixo da borracha, couro…Terá os mesmos plásticos (Ou piores, já que estarão encobertos) que nossos populares, e se mal montados, terão tantos ruídos como os todos de plástico… Fit e 206,5 conseguem bons resultados com o plástico normal…Preferir painéis emborrachados tudo bem, agora condenar um carro por ter um painel de plástico ou exaltar um porque é "macio no toque" é coisa de quem pisa na chapinha"…
              "Passei mal com os trancos no carro automatizado"… Ok, dou razão aos que acham que carros tops, hatchs ou não, desde que não sejam esportivos, devem ter a mais confortável possível transmissão, sendo ela a tradicional, automatizada, CVT… Agora, passar mal com tranco? Nunca andou de carro manual? Nem de busão, avião, navio, balsa… Não gostar do câmbio porque dá tranco (O que eu já acho meio suspeito, já que todo mundo aqui já dirigiu carro manual) é uma coisa, agora, passar mal com tranco… prefiro não comentar…

              • leosilvano

                Tenho que concordar com você sobre esse negócio de painel emborrachado. O que importa é o material ser bom, e não macio ao toque. A não ser que se trate de carros de luxo, o que não é o caso de 90% dos veículos vendidos. Pra mim também é viadagem. A galera aqui exagera mesmo nos comentários e, na maioria das vezes, sem nunca ter entrado no carro.

              • Edson Roberto

                Pois é Tripa, caso do meu atual carro comprado usado…rs

                Ele tem revestimento de couro (corvim na parte superior), couro "natural" para dar detalhe ao encosto e o encosto além de couro possui espuma (obviamente por de baixo de tudo isso é plastico). Porém isso me acomoda que não deixa seu braço cansado.

                Em contrapartida o painel tem só plastico. Mas confesso, realmente é mais prazeroso colocar o braço onde é acolchoado como disse antes.

  • bedotRJ

    O Classic que tinha câmbio automático opcional era com motor 1.6. O Classic 1.0 jamais teve o equipamento. E eu não diria que os Dualogic da Fiat, ao redor dos R$ 40mil, são o que mais se aproxima de câmbios automáticos em carros populares. Na realidade, a dupla Logan/Sandero e o Peugeot 207 saem em torno desse valor com câmbio automático autêntico, o da Renault reconhecidamente bom. Creio que cabem essas correções nas respostas.

    • AutoIng

      Apesar que já teve gente aqui dando depoimento de que achou o Dualogic Plus do Bravo melhor do que os automáticos tradicionais do Sandero e Picanto. Tudo bem que cada um tem sua análise, mas se a Fiat lançar esse câmbio nos seus modelos de entrada, quem sabe finalmente seja uma opção razoável.

      • aprs

        Também achei interessante essa melhoria no Dualogic. Gosto da idéia de não roubar desempenho do motor, mas precisam melhorar o produto pra valer o que cobram, que não costuma ser pouco apesar da simplicidade do sistema.

      • duduguazzi

        Fui em 2 concessionarias Fiat hoje e nas duas me avisaram que o Dualogic plus vem só pro Bravo e Punto novo. Meio que pra dar mais qualidade aos produtos mais caros.

  • expresso222

    A GMB no passado chegou a oferecer câmbio automático de três marchas a toda a sua linha Chevette 1.6 (Sedã, Hatch, Marajó e até a chevy 500). Por que as montadoras não oferecem em carros 1.0 como Celta, Uno, Mille, Ka, Clio, e etc? Poderiam oferecer mesmo que fossem os automatizados (por não roubar potência), afinal no trânsito congestionado das grandes cidades este conforto está se tornando obrigatório. Nos falta é opção!!!

  • YoOdEx

    Muito legal mesmo! Me pareceu um carro com vários pontos negativos e levemente superior a concorrência. Se o cambio é parecido com os VW são excelentes! Eu compraria o 1.6 sem sombra de dúvida. Vale muito a pena na minha opinião e pagar um pouco a mais em qualquer carro pela versão mais forte. Carro 1.0 não é econômico aqui onde eu moro, Belo Horizonte. A única justificativa para se comprar a versão 1.0 de qualquer carro aqui é porque é mais barato na hora de fechar o negocio, somente essa vantagem que na minha opnião não altera nada.

    Particularmente prefiro andar um March 1.6, do que comprar um Fox 1.0, Sandero 1.0, ou seja, carros melhores mas com moto mais fraco.

  • lbonventi

    Acharia interessante que carros populares como o March recebessem opção de câmbio automático também e quem sabe por um valor razoável.

    <off-topic> Gostaria que vocês fizessem teste da Captiva Ecotec 2.4 na próxima Avaliação NA, ela parece estar tendo um bom custoxbenefício, pena a Chevrolet ter subido 2k reais em todas as versões (Ecotec, V6 FWD/AWD) no mês de junho, se não me engano.

  • aprs

    Não entendo esse desespero todo pra câmbio automático. Anos atrás quase não existia, hoje tem várias opções. Parece que é obrigação ter AT. Quer mesmo AT? Vai de Sentra CVT e moiô.

  • hugogyn94

    Gostaram entao compre este carrinho ja que vale por R$ 24.900,00.

  • marciors01

    Fazendo um comentário sobre desempenho, com o motor cheio e com desempenho no máximo ele anda junto sim de alguns 1.4 como o agile e até um pouco mais do que o peugeot 1.4, em rotações mais baixas o torque maior destes motores fala mais alto.

  • oliveirajc

    "A visibilidade dos espelhos retrovisores é satisfatória?
    Sim, são de bom tamanho e bem localizados."

    Pensei que ia dizer que falta lente convexa na esquerda, mas seria esperar demais. Além do fato de vibrarem, dá pra ver pelo video, e alguns proprietários exigentes já notaram.

  • ttatiap30

    Fui numa Nissan esse fim de semana, mal consegui chegar perto do carro, já fui barrada por uma vendedora sem noção que nem deixou eu falar, simplesmente disse que não estavam tirando pedidos do March pois a fila de espera está com 120 dias. Quem disse que quero? Só o que vi foi o suficiente, acabamento medonho e ordinário, nessa faixa prefiro o Clio. E pelo atendimento já descartei a concessionária que só pra constar é uma que fica lá na Avenida Pompéia.

  • Constando que o Nissan March vem com um pneu de marca excelente, Maxxis, porém ambas as medidas no aro 14 e 15 são difíceis de encontrar já que são medidas novas no mercado. Caso trocares os 4 pneus, no aro 14 se não encontrares a medida original, podes colocar a medida 175/65R14 e no aro 15 invés da original podes colocar a 185/60R15. Ambas as medidas cabem e por serem medidas mais comuns, são mais baratas.

  • Luéline

    Gostaria de saber se no modelo básico Nissan March 1.0 possui rádio simples instalado?…se não a instalção pode ser feita utilizando um rádio simples?

  • campos756

    O meu esta com 22000KM e muitossssss grilos nos acabamentos….. não recomendo pra quem quer capricho no acabamento! O motor é bom, forte e economico, mas no geral não chega nem perto de um FIAT ainda.

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