Avaliações Nissan Sedãs

Avaliação NA – Nissan Versa 4 – Comportamento e consumo na estrada

nissan-versa-estrada-620x348 Avaliação NA - Nissan Versa 4 - Comportamento e consumo na estrada

Você que sempre acompanhou o NA nos conhece muito bem desde quando ainda não fazíamos avaliações de carros cedidos pelas montadoras. E com certeza já percebeu que não temos preferência por nenhuma marca. Temos sim nossas preferências pessoais, mas quando avaliamos um veículo, deixamos isso de lado e tentamos ser imparciais.



Nas avaliações mais recentes que fazemos, com vídeos, mostramos os pontos positivos e também os negativos de cada modelo. Até mesmo falamos mais dos pontos negativos, para que o prospectivo comprador saiba de eventuais problemas que terá ao comprar aquele carro específico.

No caso do Nissan Versa, temos o prazer de dizer que nos surpreendemos com ele também na estrada, assim como aconteceu na cidade. E também podemos dizer que ele tem pouquíssimos pontos negativos, e eles são tão pequenos que nem atrapalhariam alguém interessado em comprar um Versa para viagens.

O desempenho dele é interessante, seu motor é girador, e ele gosta que você leve as rotações até perto do limite, não reclama disso. Não vemos aquele problema existente em outros modelos de sua categoria, que ao passar de 5.000 rotações levam uma eternidade para subir de giro. Também temos prazer ao dirigir, algo difícil de ser encontrado em modelos mais baratos.

O câmbio do Versa é bem escalonado, não faz com que o modelo fique em um giro muito alto em velocidades de 110 ou 120 km/h, mas ainda assim não é necessário reduzir para quarta com muita frequência, ou seja, o torque é adequado.

O nível de ruído interno é bom, o motor não invade muito a cabine. E não existe ruído aerodinâmico nas portas, o que mostra uma boa vedação. A suspensão do japonês é confortável e ao mesmo tempo boa o suficiente para não termos cantar de pneus. Fizemos curvas razoavelmente fechadas a 100 e 110 km/h sem quaisquer problemas, sem rolar da carroceria.

E o consumo também foi bom: andando a 110 km/l, sempre com ar-condicionado ligado, conseguimos 12,2 km/l com álcool e 16,0 km/l com gasolina. Um consumo com gasolina muito melhor do que do Cobalt 1.4, que não passou de 12 km/l (sim, era um carro muito pouco rodado, cedido a nós por um particular para que avaliássemos o modelo antes de a Chevrolet começar a ceder unidades para sites automotivos. Seu dono informa que depois o consumo melhorou para 14 km/l).

Melhor também do que o Sonic, que tem um motor parecido, também 1.6, mas é mais pesado: ele chegou a 14 km/l. O New Fiesta, outro modelo bem econômico na estrada, conseguiu 15,5 km/l com o ar-condicionado ligado, ficando um pouco abaixo do Versa. Em termos de consumo, o modelo da Nissan está de parabéns. E no restante dos quesitos também.

5.0

  • strifernet

    nosso com ar ligado ta dando 18….e tem video no youtube com o mesmo consumo com ar ligado….se a nissan tivesse investido um pouco mais no acabamento interno este carro seria perfeito! Agora fala sério o mais gostoso deste carro e pisar e ver o conta giros indo pro limite numa velocidade impressionante….

    • imgFB

      Acabamento interno e fazer uma traseira decente, pq é muito feia.

      A parte de consumo ficou bem interessante mesmo!

      • granrs78

        Gosto é gosto, pois eu acho o Versa bonito, para mim o que faz falta é uma cambio automatico.

        • AutoIng

          Uma melhorada naquele painel e câmbio automático, é isso que precisa… Pode consultar o público Nissan, é isso que todo mundo quer!

      • edu_mk

        A traseira tem como resolver. Nos EUA, eu vi uns Versas com um aerofólio bem legal. Tira aquela sensação de traseira caída. Estou esperando aparecer aqui no Brasil para colocar no meu.

  • Acport

    Já sabia que o Versa iria se destacar no quesito consumo. Esse motor é muito econômico mesmo.

  • arianoneves

    Putz, quando vejo um consumo desses é de doer, o meu carro desse mesmo jeito a 110km/h faz 11 na gasolina!! Esse consegue fazer mais que ele e no alcool! Já estou olhando com outros olhos para esse carrinho, pena que o limite de importação de carros vindos do México está prejudicando a nissan.

  • survivor123

    esse motor do versa é o mesmo do tiida, redimensionado?

    • AntonioCarn

      Segundo o colaborador de uma autorizada NIssa aqui da cidade: Sim.

    • Acport

      É da mesma família do motor do Tiida e Livina 1.8, e também do Sentra/Fluence 2.0, apenas reduzido para 1.6.

      • survivor123

        Isto explica, então. É um bom motor, ótimo, em realidade. Consumo + desempenho. No meu carro faz 17km/l com ar ligado, no plano a 100~110km/h.

        • Eugenio C.

          E o Braziu inovando com os motores TEC TEC TEC da Volks…

      • spock_cwb

        E o March 1.6 utiliza ele tb ?

        • AutoIng

          Sim… É um motor bem moderno (pra nossa realidade). Tem um detalhe ainda: na versão com câmbio CVT (disponível nos EUA) ele é ainda mais econômico que o manual, porque esse câmbio consegue baixar bastante o giro ao manter velocidade de cruzeiro (ou em vias expressas por exemplo). Seria perfeito se essa opção viesse pra cá.

        • Acport

          Mesmo motor, 1.6 16v com vvt e corrente de comando. Só quem utiliza motor de origem Renault, é o MArch 1.0, com o mesmo motor do Clio, e o Livina 1.6 16v.
          Livina 1.8, March 1.6, Versa 1.6, Tiida 1.8, Sentra 2.0, e Fluence 2.0 utilizam motores nissan, da mesma família, só mudando a capacidade.

      • Ughadoo

        E o fato de ser um motor com menor deslocamento ajuda; passa a ter bielas mais longas e melhor relação r/l que o 1.8 e o 2.0 da mesma família. Esse motor 1.6 Nissan é provavelmente o melhor dessa faixa de mercado e deve inclusive ser bem mais girador que os 1.8 e 2.0 da mesma marca.

        Acontece o mesmo nos motores GM; os 1.0 e 1.4 da familia 1 são espertos e giradores, mas o 1.8 tem relação r/l alta, o que o faz ser mais áspero e pouco girador (é um motor para usar apenas em baixas e médias rotações).

        • Edson Roberto

          Mas só vale dizer que os 1.0 e 1.4 da GM só giram porque tem cambio curto…

          • Ughadoo

            ??!!? Isso foi uma ironia?

            O motor "girador" não tem nada a ver com o câmbio.

    • Dragoniten

      Sim! :)

  • deleted301272

    fiz uma viagem com um amigo, eu em um Fiat Linea e ele em um versa… era triste ver o meu fazendo 10 KM/L na estrada com gasolina e o dele fazendo 16KM/L… e o Versa anda bem… só conseguia abrir distância do carro dele acima de 180km/h…

    de fato é um excelente carro…

    • Oskar1978

      Caro hltg, por motoristas irresponsaveis como vc que transitam a 180 km/h nas estradas de seu país e nao sentem pena ou remorso de falar isso no público, é que o indice de acidentalidade aumenta a cada día no Brasil…

    • granrs78

      Olha , sem comentários, pois andar a 180Km é total falta de respeito a vida dos outros motoristas, pois se vc quiser se matar, faça isso sem colocar em risco a vida dos outros.

    • aprs

      Se você parar de puxar até 180km/h o consumo melhora. Faça esse teste.

      • hltg

        melhor marca foi 12 andando nos limites da via…

        • aprs

          Ok, nesse caso acho que talvez possam ser as rodas, peso do carro, etc. Não conheço bem o Linea.

    • bedotRJ

      O cara não pode nem dar um depoimento que já vem essa patrulha perturbar.

      Acho que vc deve evitar andar a 180km/h se as condições da pista assim não permitirem. Mas lamento que vc não possa andar a 180km/h com segurança em todas as grandes rodovias, como ocorre na Alemanha, em função desses governos corruptos e ineficientes, que nos roubam nos impostos prá investir, se tanto, em propagandas visando lobotomizar mentes, criar hordas de patrulheiros politicamente corretos e acabar eximindo-se de responsabilidades, não para nos entregar estradas de qualidade.

      • AutoIng

        Já tive épocas de louco de andar até acima disso, mas hoje sou um dos "chatos" que patrulham mesmo. Depois de se perder amigos e parentes (em carros melhores que o Linea e inclusive em Audi A3) mudei bastante e não faço essas loucuras mais. Não se ganha tempo e coloca-se a vida de muita gente em risco (além da própria). Uma hora o sujeito acorda. Sorte de quem percebe isso a tempo.

        • RafaPinheiro

          Entendo a "revolta" com o depoimento do amigo porem o que mais me revolta não é o cara andar a 180 numa estrada e falar isso em um site e sim o cara andar a 180 numa estrada e não levar uma multa por isso ou não ser parado pela policia rodoviaria nem nada como aparenta ser o caso do colega.

      • Oskar1978

        Prezado bedotRJ, na é perturbar nao. Muito bom que vc fale das rodovias alemanas, pois Eu morei 13 anhos na Alemanha e por isso meu comentario, nao só a seguranca é feita pelo estado das rodovias e pela seguranca ativa e passiva dos carros que nos dirigimos. O mais importante é a pessoa que está no comando, e infortunadamente no Brasil acontecen as 3 cosas: Carros sem seguranca andando em rodovias ruins e dirigidos por pessoas que tiraram a habilitacao sem siquer conocer as normas básicas de conducao. Por isso achou muito irresponsavel que um motorista dirija a 180 km/h neste pais. Nos queremos e exigimos que as montadoras nao leven a seguranca como um jogo, mas aceitamos depoimentos e vemos com naturalidade que as pessoas rodem nestas velocidades. Só para lembrar, en Alemanha só algunas Autobahn nao tem límite de velocidade, sendo recomendado em tudas o máximo de 130 km/h. En tudos os outros países de Europa, en EEUU e em Japao, que tambem tem Rodovias em perfeitas condicoes, o límite máximo permitido oscila entre 110 e 130 km/h.

      • hltg

        até parece que andei a 180 a viagem inteira… pista dupla uma reta de 36km as 3 da madrugada… só um pico pra saber até onde ia… e ia muito além marcou 205km/h, depois reduzi para uma velocidade de segurança…

        sei muito bem os riscos que corri… entretanto a via apresentava condições que me davam margem para fazer isso…

        • Pedro_Rocha

          Por isso nossa legislação não tem bom senso para ponderações como as que você fez, pois as pessoas que votam não tem bom senso. Palavra de quem já botou 180Km/h num Corolla, mas normalmente não passo de 140Km/h.

      • Eugenio C.

        Legal, não sabia que o Brasil tem rodovias comparáveis em qualidade do asfalto e em segurança do projeto às autobahn alemãs… E isso porque circulo sempre nas "melhores rodovias do Brasil".

        Também não sabia que nossos carros, como esses Versa e Linea, já tinham padrão de segurança equivalente aos europeus ou americanos.

        E, mais um detalhe: ao contrário do que muita gente pensa, não se anda a mais de 130 km/h nas super-rodovias alemãs sem se tornar o principal investigado como culpado em caso de acidente.

        Lembram do Camaro que bateu em uma Elba dias atrás? Muitos aqui criticaram o episódio, argumentando que o motorista da Elba estava errado, deveria ter esperado o Camaro passar e tal – e esqueceram que o local do acidente era após uma curva, o impacto ococrreu à noite e o Camaro estava acima do dobro do limite de velocidade no local. "Patrulheiros", "sanha arrecadatória", "lobotomizar mentes"…

        • bedotRJ

          O problema desse tipo de análise é utilizar uma retórica que transforma o colega em assassino (atrelando seu depoimento a situações que realmente redundaram em morte) sem que ele tenha efetivamente causado mal a ninguém. É como se ele fosse um homicida já antes de praticar o ato. Isso é patrulhamento, originado justamente nessas campanhas de trânsito que sempre tiram toda a responsabilidade da Administração Pública e a transferem para os particulares. Já condenam o cara de antemão, quase sempre com termos agressivos, uma coisa absolutamente sacal.

          Se o Estado fizesse a parte que lhe cabe, e pela qual é regiamente remunerado através de tributos extorsivos, mesmo as situações de extrema e comprovada responsabilidade seriam menos letais. Ao invés disso, roubam, não combatem a corrupção e o pouco recurso que sobra é utilizado apenas para essas campanhas de conscientização, sempre com linguagem e viés autoritários. Enquanto essa realidade perdurar, eu me recuso a jogar nas costas do indivíduo responsabilidade além daquelas que ele de fato tem.

          • Pedro_Rocha

            E você nem entrou na questão principal: os critérios pífios para habilitação de motoristas.

          • Eugenio C.

            Será que esse raciocínio seu se aplica também a quem dirige embriagado? Tipo aqueles colegas que sempre dizem que duas ou três latinhas não os deixam bêbados… e saem dirigindo. Qualquer mané que já tenha bebido qualquer mijo de gato sabe que o álcool reduz os reflexos. Voltando ao assunto da velocidade: se a 100km/h são necessários aproximadamente 60 metros para a parada, qual o espaço necessário a 180km/h? Mais: a maior parte de nossos carros nas ruas não tem ABS, o que pode transformar freadas bruscas em acidentes (eu mesmo já vi casos assim, quando ao pisar bruscamente no freio, o carro derrapou e bateu em outros – e o cara nem estava acima dos limites…). Por fim, já ouviu falar em direção defensiva? Implica saber que outros motoristas podem cometer erros – como nos vídeos acima, em que há um exemplo de dois erros: velocidade acima do restante do tráfego e desrespeito ao semáforo.

          • vi0lator

            Mesmo que as rodovias fossem as mais perfeitas do mundo, se você dirige a essa velocidade assume sim o risco de matar outras pessoas, principalmente os ocupantes do seu veículo.

  • JPaulo10

    Talvez o melhor motor 1.6 do mercado (o do new fiesta e ecosport não tem cvv).
    Pena o carro ter suas vendas restritas, graças às cotas de importação.

  • leandromelobh

    Como pode o governo barrar as vendas desse carro aqui no Brasil, que tem um excelente custo x benefício. Agora pra comprar Gol e Uno é a coisa mais fácil do mundo… PUTS GRILA VIU!!!

    • Eugenio C.

      Em compensação, a Nissan recebeu um incentivo gorducho para sua futura fábrica no RJ, de onde sairá esse Versa… só espero que com o mesmo motor – e que não me venham com aquela história de "ah, mas é 16V, tem manutenção cara…"

  • PortoWF

    Sabe quando você sente aquela imensa vontade de dizer "Eu já sabia"!!!???
    Agora só falta a Nissan reduzir esse prazo de entregas.

  • vitimsl

    Realmente, esse Nissan possui um excelente conjunto mecânico, só faltou um interior melhor.

  • marciors01

    Porto, o prazo de entrega no momento não há como reduzir, o problema é esta cota imposta pelo governo, reclame com a Dilma.

    • vi0lator

      Reclame com a Dilma e com a maldita anfavea, que sempre vem com esse mimimi que está vendendo pouco e vai ter que demitir. Maldito lobby.

  • W_Santos

    Cobalt 1.4 saiu de fininho e nem se despediu….meio magoado parece….rsrsrsrsr

  • c3lio

    nossa se com o Versa você tirou estas conclusões Elber, fico imaginando se vc pegasse o Tiida para analisar, digo isto, pois quando fui comprar o Versa em novembro do ano passado, achei muito simples o carro por dentro, resolvi fazer o teste drive nele e no Tiida, acabei saindo com o Tiida Sedan, e não me arrependo nem um pouco da escolha. abraços.

    • PauloPGomes

      O Versa é basicamente a nova geração do Tiida, nos EUA ele foi extremamente criticado, por ser um downgrade em relação à geração anterior, mesmo sendo o carro novo mais barato, até a pouco tempo.

    • YoOdEx

      Eu tenho um Tiida Hacth SL manual.. O carro é espetacular! Conforto, motor, consumo, direção elétrica.. é um carro muito! Não digo que seja o melhor da categoria, porque acredito que o Focus seja superior em alguns aspectos (não conheço o Focus de perto para comparar).

      Antes que perguntem porque não testei o Focus, é porque consegui um ótimo preço no Tiida e condições no Nissan.. Como meu pai tem um Sentra e eu admiro muito o carro, e ele teve sempre um ótimo-pos venda, eu já fui com mais carinho por ele.

      • survivor123

        Assino embaixo. Literalmente, neste caso.

  • Acelerando

    Pela primeira vez vejo o Eber elogiando abertamente um carro testado.
    Alguns já eram sabidos previamente as deficiencias e outros surpreenderam negativamente.
    Do versa eu esperava elogios do espaço interno e só, talvez o consumo. Surpreende o elogio simultâneo do desempenho/consumo, que geralmente não andam juntos.

  • TeBona

    Motor excelente, espaço interno, suspensão confortável, prazer ao dirigir, bom porta-malas, pacote de conforto justo e preço abaixo dos concorrentes: essa é a Nissan.
    Grande pecado: quebre uma peça e espere 60 dias ou mais para ser atendido, pós-venda ridículo, atenção ao consumidor inexistente e despreparo absurdo da mão de obra técnica.
    Experiência própria: NÃO COMPREM NISSAN, O BARATO SAI CARO.
    To vendendo meu Tiida Sedan, 40 mil km, bancos de couro, roda de liga e faróis de neblina. Alguém interessado? NINGUÉM!
    Pode ser bom o que for, mas enquanto a Nissan não tomar vergonha na cara e treinar de forma decente seus funcionários (formá-los mesmo, pq encontrar bons mecânicos e empregados comprometidos no Brasil é mais difícil do que achar água do deserto) vai perder clientes. Eu, por exemplo, nunca mais compro carro dessa marca, e não recomendo.
    Uma pena.
    Abraços!

    • Eugenio C.

      E que marcas vc sugere que não dê nenhum problema no pós-venda? Vejo reclamação contra tantas… acho mais absurdo ainda quando o carro fica parado por falta de peças – e é produzido no Brasil por uma das quatro grandes.

      • Edson Roberto

        Nrm acreditei que não citaram Honda e Toyota… pois essas também deixam o cliente parado. Alias, desconheço atualmente alguma montadora que não deixa assim. Meu cunhado ficou MAIS 2 meses sem sua BMW 320i…. e depois disso? Não espero mais nada…

    • Teixeiracar

      Concordo contigo TeBona, apesar da Nissan ter bons produtos o que estraga é o seu pós venda, tem uma rede pequena e despreparada, digo isso porque tenho familiares e amigos que adquiriram carros da Nissan e, quando precisaram de assistência tiveram sérios problemas, desde falta de peças a serviços mal executados. Realmente: se a Nissan não melhorar sua rede de assistência vai começar a perder muitos clientes.

    • Ughadoo

      O problema é ser um modelo importado, com peças também importadas. Isso deve melhorar quando a Nissan produzir os carros por aqui (já tem a Livina aqui), apesar que melhoraria muito se ela apenas mantivesse um estoque decente de peças.

      Um vizinho tinha um Sentra, também teve um problema mecânico e ao saber quanto teria que esperar pelas peças vendeu o carro sem consertar (por um valor muito abaixo do normal) e trocou por um Civic…

  • Lisboa_Rafael

    Que o carro é bom isso todo mundo sabe, mas custava tanto assim contratar um bom estúdio de design e resolver o problema de todo Nissan!

  • c3lio

    É TeBona, ja comprei o Sedan, sabendo que seria um casamento, por isso nem penso em vender, acho mais facil acabar comprando outro carro e deixando ele como reserva…

  • diegoandrade1

    poxa, tem previsão de reestilizaçao desse carro ?

    é uma otima compra, mas é feio que dói. =/

  • Rodrigoww

    O tiida sedan vai sair de linha mês que vem.. Versa CVT pra ontem..

  • spock_cwb

    Será que o Tiida Sedan saiu fora para abrir espaço (no preço) para um Versa CVT?

  • HenriqueHJ

    Versa CVT eu acho bem dificil, nas americas apenas o EUA e CAN tem o versa CVT. todo resto, se recebe automatico é o de 4 marchas e isso incluindo o méxico, onde é fabricado o versa eles tem apenas o Automatico de 4 marchas. então pra banania eu creio que se aparecer somente o automatico de 4 marchas, ai a arrancada e consumo vão pro saco.

  • Dragoniten

    Legal! Pra quem comparava o consumo dele de cidade com o consumo do Cobalt e Sonic, deu pra ver que a maior diferença de consumo é na estrada mesmo. Uma boa escolha pra quem viaja bastante ou roda bastante em rodovias :)

  • LS7

    É um carro leve e com 5ª marcha um tanto longa, acredito eu. Fazer 17 Km/l, eu fazia com o Corsa sedan Premium 1.4, que é até um pouco mais pesado que o Versa.
    Na comparação com o Cobalt fica claro que o motor 1.4 ficou um tanto subdimensionado para o carro. Porém o motor 1.8 no Cobalt trouxe mais desempenho com um consumo muito bom. Além do que, o Cobalt oferece mais. Aliás, em desempenho, acho que o Cobalt 1.8 está melhor que o Versa.
    Também falta ao Versa um painel com, pelo menos, aparência de carro que não é popular, e um design externo menos exagerado (a traseira é muito desproporcional).
    Queira ou não, o Cobalt vende 3 vezes mais. Por que será?!?

    • oventura_

      Acredito eu por ter uma rede de CCS muito maior e ser um GM, além da politica de cotas de importação.
      Tem ourto fator, aqui em BH vejo muitos Taxis Cobalt enquanto que Versa nunca Vi.

    • marciors01

      Tenho dois amigos que possuem corsa 1.4, na estrada um faz 12 e o outro faz 13 apenas pela diferença de velocidade, o primeiro trafega a 120km/h e o segundo costuma manter 100km/h, passam longe destes 17km/l que por sinal nunca vi o carro chegar perto em nenhum teste.

      • YoOdEx

        Concordo. Eu não acredito de jeito nenhum nesses consumos "milagrosos" de 17km/l num motor de concepção ultrapassada.. Talvez faça, viajando a 90, 100km/h com o carro vazio, sem ar, janela fechada em estrada plana e vazia.. se bobear tem que colocar até ao nível do mar! kkkk

        • strifernet

          vc então acha que o blog esta falando mentira no relato do consumo, assim como estou mentindo no consumo do meu versa e dos videos que tem no youtube?

    • vi0lator

      O Cobalt vende mais porque infelizmente algumas pessoas só compram carros das "quatro grandes".

      Outra é que tem muitos Cobalts sendo usados como táxi. Aqui no Rio só não tem mais que Santana.

    • GuilhermeTUF98

      O Cobalt vende mais por causa de gente que acha que só tem carro bom nas quatro grandes,e deve ser o carro mais usado por taxi,só tem Cobalt taxi aqui em Fortaleza,só vi um Versa taxi até agora

  • Daniel Ramos

    O nissan versa é incrivel, tem uma boa dirigibilidade e é bem confortavel, carrão, muito bom mesmo!

  • Alex_cps

    Fazem falta esses motores "giradores" aqui no Brasil, onde os velhos 8V ainda são maioria…. acho que esse HR16 Nissan vai me fazer esquecer do (também muito bom) Renault K4M que eu pensava em comprar…

    A propósito: Como se comporta o acelerador eletrônico no Versa? Tem algum atraso de resposta?

  • GuilhermeTUF98

    Versa é um carrão,tem muita gente que diz que ele é horroroso por total,só acho a traseira um pouco feia e o interior simples,mas não são que me atrapalhariam na hora de comprar um carro

  • Marcos Bukão

    Estou pensando em pegar um Versa seminovo . Os preços são convidativos e como eu não uso muito o carro , uma eventual manutenção mais demorada ou cara não me assusta muito . Se o carro for resistente para mim está bom . O fato de perder valor também não me diz nada , pois já vou pagar um preço bem defasado num veículo seminovo e sempre fico vários anos com um carro. Depois jogo fora por qualquer trocado , pois não vou esquentar a cabeça com valor de carro velho .
    O que acham mais interessante ? Um Versa SV 2013 com 20ooo Km por R$ 31K ou um Linea 1.8 2011 por R$ 32.500 ?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend