Avaliações Chevrolet Pickups

Avaliação NA – Nova S10 (4) – Comportamento e consumo na estrada

nova-s10-estrada Avaliação NA - Nova S10 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Pegamos uma chuva bem forte ao fazer nossa avaliação da Nova S10 na estrada, mas conseguimos fazer nossos testes e vídeos normalmente. Acelerando de 0-100 e depois vendo como a pickup se comporta apenas com o motorista na cabine, percebemos que o desempenho não é ruim em percurso rodoviário não.



São em torno de 11 a 12 segundos para chegar a 100 km/h, o que não é tão ruim para uma pickup com mais de 1.800 quilos. Mas, como citamos na matéria da cidade, com mais carga a situação muda. Tudo varia em relação a quanto peso você colocou em cima da S10.

Por exemplo, ao fazermos nossos testes com ela carregada, tivemos de pegar um trecho de estrada até chegar em pistas de terra, onde faríamos um vídeo. Nesta situação, com quase 1.000 quilos na caçamba, acima de 60 km/h a Nova S10 fica bem instável. E isso você poderá conferir nos próximos dias.

Mas de uma maneira geral o desempenho do modelo está dentro do que esperávamos mesmo, pois uma pickup a gasolina e com tração 4×2 tem mesmo um rendimento inferior. A visibilidade interna é boa, apesar de a coluna A ser um pouco grossa.

A coluna de direção tem regulagem de altura mas não de distância, dificultando um pouco encontrar a posição ideal. O espaço para as pernas é razoável, parecido com o que teríamos em um sedã médio. Isso na dianteira, pois na traseira o espaço é bem amplo, vão três pessoas com certo conforto.

Andando entre 100, 110 e 120 km/h, notamos uma certa deficiência na Nova S10 em relação ao nível de ruído. Em retomadas, o ruído do motor invade a cabine com força. E as portas não tem uma boa vedação, o ruído aerodinâmico que entra pelas frestas é alto.

E como a Nova S10 é pesada, sua quinta marcha não é tão longa, pois ela precisa de força mesmo em cruzeiro. A 100 km/h temos 2.600 rotações e a 120 km/h são um pouco mais de 3.000 rotações. Isso nos leva a um consumo mais alto, na casa dos 7,5 km/l com álcool a 110 km/h com ar-condicionado ligado. Com gasolina essa média passou para 9,5 km/l.

Quem pensa em comprar uma S10 Flex para viajar com a família nota que este consumo pode indicar que a compra de um sedã grande seria mais vantajosa, com consumo semelhante e muito mais conforto. Os principais pontos negativos que citaríamos no ambiente rodoviário seriam o consumo alto e também o desempenho fraco.

Além do baixo nível de equipamentos para seu preço, é claro. Analisei que a versão LTZ Flex da S10 poderia ser mais bem equipada, mesmo que isso resultasse em um preço final 1.000 ou 2.000 reais maior. Quem compra este tipo de pickup não se importaria tanto com esse preço mais salgado, mas em troca receber mais equipamentos de série. Afinal, já está pagando mais de 84.000 reais.

Na S10 faltam sistemas automáticos dos faróis e também dos limpadores de parabrisa. Não existe espelho no parasol do motorista e na área da segurança são só dois airbags.

4.0

  • radiobrasilcombr

    "Quem pensa em comprar uma S10 Flex para viajar com a família nota que este consumo pode indicar que a compra de um sedã grande seria mais vantajosa, com consumo semelhante e muito mais conforto."
    Ou que tal um Captiva?

    • mmcinza

      Por incrivel que pareça, uma Captiva não é tão grande assim. Eu tenho uma SW e fui ver uma e achei o porta-mala pequeno. Outros amigos tiveram a mesma impressão.
      Aí, uma boa caçamba, ajuda e muuuito

      • radiobrasilcombr

        Eu tenho um Captiva, familia 3 pessoas. O porta malas com a cortina é "relativamente" pequeno, cerca de 450 litros. Mas em casos que vc precisa de mais volume, vc tira a cortina e chega quase nos 900 litros sem grandes incomodos.

        • JPaulo10

          Radiobrasilcombr, Você poderia fazer um comparativo em termos de desempenho, manutenção, consumo, capacidade de carga e seguro?
          Porque ouvi dizer que a manutenção da Captiva é cara e o seguro altíssimo.
          Acho que um relato poderia tirar a dúvida que aparece aqui: picape ou SUV?

          • radiobrasilcombr

            Vamos la:

            Captiva Ecotec 2.4 2010 (peguei em 2011)… meu carro anterior Vectra NE Expression manual.

            Consumo – uso urbano, eu consigo até 8,5 km/l… minha esposa 6, 6,5… diferença na condução: eu deixo o carro embalar e tiro o pé do acelerador. Em estrada, média de 12 km/l… O Vectra fazia 11 no maximo.

            Desempenho – pra quem estava acostumado com sedans 2.0, não senti diferença. Eu não preciso de um esportivo.

            Capacidade de carga – com a cortina, o porta-malas tem cerca de 450litros, mas se vc precisar basta retrair a cortina e terá mais de 800 litros. E o diferencial versus sedan: é mais fácil carregar e descarregar as compras no dia a dia, ja que o piso plano do porta malas facilita.

            Manutenção – por enquanto só precisei trocar óleo. Tive um pequeno problema no interruptor do vidro elétrico do passageiro, prontamente substituído em custo pela GM ainda na garantia.
            A revisão dos 30.000 que é a proxima vi que custa 330,00 na css.

            Seguro – cidade de interior, casal na faixa dos 30 anos, cerca de 2000 na HDI parcelado em 4 vezes, franquia de 2500.

            • JPaulo10

              Obrigado.
              Quanto à dúvida: Captiva na cabeça!

    • Conferente

      Onde moro uma Captiva não faz sucesso, pois aqui as estradas são muito ruins (tanto pavimentadas quanto não pavimentadas), existe a oferta de GNV, portanto uma S10 flex ou a diesel são carros para levar a família com segurança e não carga, quer transportar carga compre um caminhão!

    • Marcos

      Gostaria que citasse qual carro o substituiria com MAIS espaço, como sinônimo de conforto, qual sedan?

  • Lord_Hds

    Eu achei que o consumo desse motor 2.4 flex, quando abastecido com gasolina, foi razoável na estrada, não surpreendeu e nem deixou a desejar, mas poderia ser melhor. Se chegasse a fazer, pelo menos, uns 11 ou 12 KM/l eu já me daria por satisfeito! Como eu sempre digo e vou repetir: não foi uma boa a GM ter colocado esse motor numa pick-up desse porte, visto que é muito fraco e beberrão, pois a relação peso-potência influencia bastante no consumo.

    • thales_sr

      Na verdade, esse motor está ótimo. E daí que o carro não anda nada, berra feito cabrito e bebe feito o Lula? O que importa é que vai vender, e a GM vai lucrar. Se ela tivesse preocupada em fazer CARROS não tinha vomitado o Agile. A GM quer é LUCRO. Se ganha dinheiro fazendo lixo, pra que ter trabalho fazendo coisa boa?

      • Lord_Hds

        Pois é…

    • Eugenissimo

      A nova Hilux 2.7 VVTi conseguiu 6,1km/l de álcool na estrada, segundo o teste de uma revista… o.0

  • vini_c_a

    Realmente nas últimas linhas do texto temos pontos onde a GM pecou feio.

    • experientdriver

      achei os vídeos e este texto da avaliação da nova s10 bem tendenciosos e desequilibrados

      busca incansável de pontos a criticar e relato dos pontos fortes de maneira extremamente contida:

      "o desempenho não é ruim"
      "espaço para as pernas razoável"
      "três pessoas com certo conforto"

      • vini_c_a

        Pra falar a verdade eu também acho isso às vezes, mas os pontos são que a GM entrega numa montana e numa agile de 40.000 o acendimento automático dos faróis, subida um toque de todos os vidros elétricos, airbag duplo também, abs e ebd.

        Mas falar que leva até 3 pessoas com um conforto razoável numa viagem… Deve ter sido tiração de sarro, porque nunca ví eles falarem que o espaço no banco traseiro de um carro era bom, acho que isso só no dia que avaliarem um Maybach! huashaushsauashu

        • DCald

          "nunca ví eles falarem que o espaço no banco traseiro de um carro era bom, acho que isso só no dia que avaliarem um Maybach!"
          …ou uma Meriva… hehehe

  • Monty0112

    Esse consumo não esta ruim, tem muito carros ai com moto 1.NADA fazendo algo em torno disso.

    • Diego Casagrande

      No meu ponto de vista está péssimo, observando que o Éber citou, falando que o desempenho com um pequeno acréscimo de carga já prejudica, o desempenho e uma viagem cruzeiro o motor exige favorecendo o consumo. Muitos pontos negativos que já prejudica a imagem dela. Até parece que tiraram este motor de um carro pequeno.

      • silvio_Brito

        Mas so que são 1000KG – Quem pensa em levar carga pesada assim tem que compra uma mais potente. Ai não tem jeito mesmo.
        Esta S10 Flex é pra quem quer curtir, ter um carro grande pra levar a familia sem aperto. Eu vejo que seria o perfil parecido com o de quem compra uma minivam.
        Eu compraria uma se estivesse evoluindo de uma minivam ou um SUV de entrada como duster ou tucson (se houvesse a necidade é claro).

    • silvio_Brito

      é nao é bom mas … Ta razoavel
      Pode ser que ,melhore quando o motor amaciar!

  • Luiz FMS

    Por esse preço podiam ter colocado um motor melhorzinho.

    • Diego Casagrande

      Se fosse um Ecotec 2.8 16V e mono-combustível seria o ideal para ela.

      • Lord_Hds

        Poderia ser até mesmo esse 2.4 flex, só que retrabalhado, tipo: trocasse esse cabeçote de 8 válvulas e colocasse um de 16 válvulas, colocasse um comando variável de válvulas (vide o exemplo da Hilux 2.7 VVT) só com essa brincadeira, extrairia, pelo menos, mais uns 20 ou 30 cavalos desse motor, tranquilamente!

        • vini_c_a

          Extrairia cavalaria, mas perderia no torque em baixa, aí o carro ficaria um lixo.

  • Acelerando

    O que é estranho é o acréscimo de uns 5 a 10% de peso dar tanta diferença no desempenho.

  • Edson Roberto

    Caraca…. consumo de menos de 10km/l na estrada é dose. Mas é o preço a se andar com um utilitario.

    Por causa desse tipo de coisa que não compro carros grandes. Eles para só serviriam para aumentar meu gasto mensal. Acho legal a altura maior do solo e tudo mais, mas não acho que os fatores negativos compensem tudo que o carro oferta.

    E nesse caso, para quem quer usar um carro mais familiar, a Captiva me parece mais interessante, caso continue na GM. Pois há concorrnetes interessantes também.

  • vitimsl

    Acho o consumo da nova S10 muito justo. O consumo é alto? Depende do ponto de vista. Pra um sedan 1.8 ou 2.0, pesando 1400kg, é alto sim. Mas pra uma picape de 1800kg, com motor 2.4, ta bem aceitavel.

    • Eugenissimo

      A nova Hilux 2.7 VVTi conseguiu 6,1km/l de álcool na estrada, segundo o teste de uma revista…

  • Alec_T

    Acredito que se pisar mais "miudinho" consegue melhorar até 10% no consumo, fazendo assim mais de 10 km/l. Na minha tocada de "tio" (apesar de ter 26 anos) sempre consigo isso em qualquer modelo que dirijo, salvo nos 1.0

    • radiobrasilcombr

      Pé conta "muuuuuuuuito"… Num Captiva Ecotec eu faço até 8,2 km no ciclo urbano (cidade interior com buracos e MILHARES de lombadas)…. minha esposa SEM CORRER faz 5,9 o mesmo ciclo.

  • 1000fabricio

    O pessoal , vcs devem estar de brincadeira , ou eu que tenho pé muito pesado ….pq estamos fando de uma Pickup grande, que deve pesar uns 1800 Kg , e esta fazendo uma média melhor que o meu Gol G5 1.6….na boa……Esse consumo ta otimo….

  • BlueGopher

    Apesar de muitos o usarem como carro de passeio, não podemos esquecer que este é um veículo comercial, e como tal deve ser julgado.
    Assim, a própria escolha do motor, diesel ou flex, é algo que se não for bem calculado, pode decepcionar o comprador desavisado.
    Para uso familiar, é melhor o comprador ficar com o que já está acostumado, ou seja, a versão diesel mais luxuosa.
    Mas esta versão flex é muito interessante para usos específicos, e deve ter boas vendas.
    Aliás, achei coerente o consumo indicado, face ao grande peso da pickup.

  • 1000fabricio

    Nao concordo mesmo com NA….o consumo ta bem melhor do que o esperado

  • m4rci001

    Vai vender muito, brasileiro só quer saber da carcaça bonita e nada mais!

  • RMutti

    Ok Gostei da matéria e do carro em si mas analisando o preço nós temos a Lt que esta na faixa de 72.000,00 reais creio que seria uma boa pedida, as rodas são aro 16 não tem ar digital nem banco em couro mas do resto é praticamente igual, vejo nela um bom custo beneficio…

  • RMutti

    Eber e essa S10 flex limita nos 180 km igual a diesel?

    • radiobrasilcombr

      180 numa pick-up é pedir pra conversar com Jesus mais cedo:D

      • RMutti

        Ai depende muito da experiencia do motorista –

  • JPaulo10

    Eu não achei o consumo alto, em se tratando de um veículo de 1800 kg.
    Quanto ao desempenho, não existe milagre quando você coloca 1 tonelada de carga atrás.
    Veja o teste dos 100 dias com picapes compactas, com 500 kg. de peso:
    de 0 a 100 a Strada (o motor mais potente de 130 cv.) faz 11.2 s vazia e 15,7 carregada. A Montana 1.4, 13.1s vazia e 19,7 cheia.
    A medição de frenagem até assusta:
    de 80 km/h a zero, a Strada faz 25m vazia e 28m cheia (com ABS) e a Courier-lixo, 36,2m vazia e 44,9 m. cheia!!!
    Ou seja, em todas elas ficou patente a diferença de desempenho e dirigibilidade entre vazia e carregada, fora o arriamento da suspensão.
    Eu acho que essa S10 deva ser avaliada com 4-5 adultos e sem carga na caçamba, porque carga mesmo só com a cabine simples, como o Eber falou no teste dentro da cidade.
    Aí poderíamos saber "no lápis" se ela tem custo benefício bom, diante da co-irmã LTZ diesel.

  • lexlucio

    RESSALVA: Toda matéria cita consumo com ar ligado, se avaliarmos o ar desligado teremos no mínimo 10% de redução no consumo ou seja, mínimo 10,5 gasolina e 8.3 álcool. Consumo muito bom para o peso da pickup. Outro fato relevante, o ar condicionado ligado aumenta o ruido do motor devido a maior força exercido sobre o mesmo. Não da para comprar um carro desse e querer que ele faça 18 na estrada como o Mille. Quem quer economia compra Mille (bom custo beneficio). Avaliar conforto, maior segurança, menos desgaste com peças devido as péssimas estradas e maior proveito da arte de dirigir a S10 flex está ao meu ver dentro de um bom conceito. Perfeito fosse se tivéssemos uma S10 andando como um Jaguar e econômica como o Mille. Então parem de sonhar pois, pickup econômica ainda não existe. Cabine dupla boa para carregar grandes bagagens, cabine simples diesel ótima para o batente de roça e peso. Antes de decidir qual levar é só pensar no seu proposito com a pickup que ela será bem serviu a seu interesse

  • PauloPGomes

    O Motor apesar de antigo tem seus meritos
    Acho que uma quinta mais alongada, ou talvez uma sexta pra suprir esse problema de giro em velocidade de cruzeiro melhoraria esse consumo.
    Carros 8v, são economicos da faixa maxima de torque pra baixo, dali pra cima, é so consumo alto mesmo.

    Esse carro merecia que merecia um motor mais moderno, mas infelizmente a GM quer Lucrar.
    Acredito que um 1.6 ou 1.8 Turbo a Gasolina casaria legal nela (considerando combustivel : Gasolina)

    No mais, não vejo sentido em ter uma pickup que não seja Diesel, o consumo do Diesel é bem melhor, e o elevado torque casa direitinho com o peso excessivo do veículo

    • marcelo

      Mas isso depende do seu uso. Voce paga 30 mil a mais no preço do carro, o seguro e peças são muito mais caras.
      Como eu ando pouco e gosto de trocar o carro com dois anos, nao compensa em nada o diesel, ao contrário, voce teria que andar pelo menos 10 mil km por mes para compensar.
      è só fazer as contas
      Dieses é pura enganação

  • marcelo

    Minha S 10 está fazendo 5/L alcool na cidade, andando sem acelerar muito. Porcaria. Mas pelo preço (80 mil), infelizmente temos que aceitar que é um preço bom, ou vc prefere um corolinha ou civic?? A caçamba é muito boa. A hillux flex vc casa com ela.
    Não adianta meus jovens, Brasil é isso mesmo, pagamos uma fortuna por carros rejeitados no primeiro mundo.
    Somos subdesenvolvidos.
    Temos que encher o tanque e nem olhar o preço, infelizmente.

  • Mrr

    Comprei Uma S10 a Diesel…..

    Esta fazendo uma media de 9.4 cidade e 11 na Br por litro….. O motor é otimo responde muito bem, nao sei na versao flex.

    Espaço ao motorista é bom a traz para os passageiros legal… Muito melhor que a S10 modelo antiga /// A nova vesao so o nome é mesmo…. se voce gosta de caminhoneta… nao vai se arrepender …

  • Hendrich

    Tenho uma S10 LT flex 2013, fiz várias viagens e na estrada o consumo médio é 10km/l na gasolina aditivada e 7,5 km/l no etanol. Moro na região metropolitana de Curitiba e quando vou ao litoral faz 11 km/l na descida da serra e 9 km/l na volta subindo a serra (Curitiba +- 1.000 m acima do mar). Velocidade de cruzeiro de 100 km/h a 120km/h com 4 pessoas + bagagem simples. No etanol ganha-se 6CV a mais que gasolina (141CV gasolina e 147CV etanol). O desempenho do motor no etanol é bom, mas devido ao peso compararia com o desempenho de um veículo 1.6. Se você é acostumado com veículo potente 2.0 ou acima então compre a versão a diesel. Porém, não compensa a versão a diesel (mais visado em roubos), manutenção bem mais cara, seguro é o dobro da flex e, principalmente, nas estradas brasileiras vive congestionado e cheio de radares então não é possível usufruir da potência mais alta. O valor do seguro anual na PortoSeguro fica em média R$ 2.500,00 e o IPVA no Paraná que é 2,5% fica em R$ 1.700,00.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend