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Avaliação NA – Nova S10 4×4 (3) – Comportamento e consumo na cidade

nova-s10-4x4-cidade-620x348 Avaliação NA - Nova S10 4x4 (3) - Comportamento e consumo na cidade

É claro que não precisamos nem falar que a Nova S10 4×4 tem um desempenho infinitamente melhor que o desempenho da versão 2.4 Flex. Temos uma cavalaria muito mais vigorosa mas o torque é o número que impressiona: mais de 40 kgfm, o que perto dos 24 kgfm da versão que bebe álcool ou gasolina é realmente impressionante.



O prazer ao dirigir é excelente, e fica aquela impressão bem forte de que uma motorização não tem mesmo nada a ver com a outra. Parando a S10 4×4 em uma pequena subida e acelerando forte, vemos que o início da faixa de giros não mostra tanto torque, mas a partir dos 2.000 giros a Nova S10 4×4 mostra todos os seus dotes e cola o corpo no banco do motorista.

Esse é um pequeno defeito do modelo, e por conta disso damos uma nova 9 a sua performance, não nota 10. Ainda assim, se trata de uma pickup interessante, sem dúvida. Nos percursos que fizemos com a Nova S10 4×4 na cidade analisamos as principais diferenças entre as versões do modelo, e é sobre isso que iremos comentar aqui.

O primeiro ponto é o desempenho bem melhor, o que já comentamos. Em retomadas e acelerações depois de passarmos por lombadas ou cruzamentos, o torque forte agrada. Uma outra diferença entre as duas pickups que a GM nos cedeu é o câmbio. Foi interessante termos um câmbio automático na versão diesel, para analisarmos também o desempenho dessa caixa automática de seis velocidades.

Se trata de um câmbio moderno que na maioria das ocasiões efetua trocas rápidas e certeiras. Em alguns momentos sentimos uma certa indecisão do câmbio, o que também acontece nos modelos de passeio mais recentes da GM que também tem câmbio automático de seis marchas. Isso ofusca um pouco o brilho do sistema, mas nada que o comprometa seriamente.

As trocas manuais podem ser feitas se colocando a alavanca para o lado esquerdo, o que é sem dúvida bem melhor do que aquele sistema de alguns outros modelos locais da GM, que tem aquele botão esquisito na alavanca. Mas o legal desse sistema manual da S10 4×4 é que parando o veículo completamente e acelerando pouco ele sai em segunda, pois mesmo dessa maneira o torque é forte.

E, ao contrário de alguns modelos de passeio, no modo manual o câmbio automático da Nova S10 4×4 não sai da marcha escolhida de maneira alguma. Isso é interessante para maior controle de como o carro se comportará. A suspensão da S10 diesel é bem parecida com a da versão Flex, macia mas sem te deixar preocupado com molejo demasiado, como acontecia na geração anterior do modelo.

O consumo da S10 4×4 na cidade, usando o ar-condicionado, ficou em 7,5 km/l, algo que poderia ser melhor mas que também não é de todo ruim, levando em conta o preço atual do diesel e também que a unidade em questão estava com apenas 2.000 km rodados.

 

5.0

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  • MecanicoDigital

    Gostei muito das impressões sobre o desempenho, e também do consumo, já que se trata de um veículo bem pesado e sem muito trato aerodinâmico.

    • eokn

      Fiquei um pouco decepcionado com o consumo. Tenho uma S-10 diesel (modelo antigo) em uma cidade proxima a do Eber e consigo consumos melhores do que este.
      Sobre o desempenho, ainda vejo que ela tem um pouco da caracteristica "anemica" na saida, até que a turbina entre, como no modelo antigo. Depois das 2.000 rpm, nem se compara o motor antigo, que é um show de horrores de desempenho / ruido.
      Testei uma Amarok e aquilo sim é uma maravilha em qualquer faixa de rotação, provavelmente por conta de ser bi-turbo, aonde a primeira turbina entra em rotações muitissimo baixas.

  • vitimsl

    O desempenho é mesmo muito bom. Quando andei em uma, também notei essa de não passar para primeira quando a velocidade vai caindo… Em relação ao consumo, acho que ta na media geral hj, mas poderia ser um pouquinho melhor .

  • ambrosio1974

    Sei não, por ser diesel poderia ter um consumo menor. O diesel está quase o mesmo preço da gasolina.

    • KzR

      Eu também esperava mais, mas creio que o da versão manual deverá ser melhor (espero!).

  • PoloGT

    Outro dia vi uma blazer nova a diesel aqui em Santo Andre, o barulho da turbina era bem invocado enquando driblava o transito, se a blazer ja anda bem, imagina a S10.

  • felipefacci2

    Bebe mtoo, minha hilux 2011 3.0 diesel faz 9.8 km/l na cidade.

    • FernandinhoBB

      A SUA Hilux, na SUA cidade, com VOCÊ dirigindo não é parâmetro para comparação. Porém, o consumo da S-10 realmente não é muito bom. O fato de ser uma cidade "montanhosa" prejudicou um pouco o consumo também. Gostaria de ver o NA avaliando Hilux e Nova Ranger na sequência.

      • rvieria

        A Hilux SW4 e a SRV (picape) compartilham o mesmo motor na versão diesel e o NA já fez a avaliação.
        Certamente o consumo de uma SW4 pra SRV é quase o mesmo.
        E sim, em média, a Hilux faz uns 9.8 km/l. Aqui em Porto Alegre (que tem algumas lombas), a minha fica fazendo entre 8.7~10 km/l, depende de como fica o trânsito e a qualidade do diesel (Cheguei a conclusão que o da Shell é o melhor).

        • vitimsl

          Bom, a SW4 ficou com a média de 7 a 8 km/l, com ar e 4×2. No 4×4 normal, ficou com 6km/l.
          Eber, a S10 rodou apenas no 4×2?

          • jpmocellin

            A SW4 nunca desliga o 4×4. O 4×4 "normal" que o Eber usou na avaliação, é o modo de diferencial bloqueado. Repito, a tração da SW4 é integral permanente.

            • DCald

              A Hilux tem (pelo menos tinha) a opção 4×2, 4×4 e 4x4reduzida…

              • jpmocellin

                A Hilux aberta sim, mas não a SW4. A SW tem a 4×4 High (integral), 4×4 High Lock (diferencial travado) e 4×4 Low Lock (reduzida com diferencial travado).

        • FernandinhoBB

          Então as duas tem consumo semelhante mesmo, pois a média obtida pela avaliação da SW4 foi semelhante a da S-10. A Hilux ficou com 7 a 8km/l e a S-10 ficou com 7,5km/l. Conclusão: Consumo idêntico.

      • Stark

        A Hilux eu até acredito fazendo 9.8 pois já vi uma fazendo 10.8 na Cidade (capital)!!

  • Daniel Ramos

    Muito boa, realmente, pra mim a nova s10 surpreendeu, tomare que a frota da defesa civil seja renovada pelas novas s10 o quanto antes, 40 kgfm ajuda muito, muita potencia na "saida"….valeu pela avaliação NA.

  • gontarski

    Quase igual a flex?? Que foi 5 na cidade e 7 km/l no alcool e 7 e 9 Km/l na gasolina, so pelo torque e no 4×4 para valer os R$ 50.000,00 a mais.

  • Natalinus007

    Amigo, pelo amor, falar que 7,5 km/l de diesel está bom, já vi muita pajeiro, tr4, asw, etc, fazer 10 a 14 km, mesmo em perímetro urbano.

    • FernandinhoBB

      A Hilux SW4 conseguiu média de 7~8km/l nas mesmas condições de teste. Então as duas bebem bem.

      • josenum

        diferença que a hilux usa bloco 3litros e já é um projeto mais antigo e cambio 4marchas… só tem esses detalhes.

        • FernandinhoBB

          Assim como vários carros mais novos, inclusive da toyota, consomem mais que suas versões mais antigas. A S-10 tem muito mais torque e um pouco mais de cavalaria que a Hilux, um motor com essa força toda(47,9kgfm – 180cv) consumir o mesmo que a Hilux(36,7kgfm – 171cv) não é tão ruim. O fato é que as duas bebem bem.

  • Stark

    Os carros da GM são os melhores dos melhores do mundo em gostar de posto de gasolina ! (não sou hater da GM, tenho um e isso é fato).

    • DCald

      Eu não acho… o problema é que o pessoal não sabe dirigir carro e aproveitar o torque em baixa rotação…

      • doug_bc

        Isso é verdade. Tenho um Astra Hatch 2005 (Flex já).
        Na gasolina faço normalmente uns 9 km/l. Chegai a uns 10 km/l pegando trecho pequeno de estrada e já consegui uns 8 km/l numa semana chuvosa e de trânsito pesado.
        Consumo depende muito de vários fatores. Só de mudar o motorista ele já melhora (ou piora).
        Digo que quanto mas o motorista conhecer de mecânico, cut-off, gráfico de torque, gráfico de potência, etc; Melhor será o consumo.
        Mas também depende do tráfego, pressão dos pneus, temperatura do ar.
        São muitas variantes.

        • MaverickV81974

          O motorista que sabe "usar" o cut-off, realmente consegue melhorar o consumo, ensinei minha irmã a usar no seu Sandero Stepway e o consumo melhorou de 8,2 para 9,0kml, (só usa na cidade). Na gasolina.

        • DCald

          Exatamente, alem de conhecer o motor… ainda tem que ter "visão de jogo" no transito… para evitar anda-e-para desnecessários.
          Alem disso, um fator muito importante (e tambem muito negligenciado) é a pressão dos pneus… nego fica 3, 4 meses sem calibrar (e qdo calibra poe as famosas "28 libras"… mal sabe ele que o carro dele pede 34/36psi – sim, eu já fiz a boa ação de ensinar um desconhecido a calibrar mostrando os valores na tampa do tanque e não colocando o que o frentista do posto achava que deveria ser…)

          • MM_

            Fato. Manolo não sabe dirigir e culpa o carro.

            Meu vizinho de vaga fritou os discos e pastilhas de freio do C4 aos 30.000km e me disse que o carro é muito frágil. Só que é o 1o carro automático do retardado e ele dirige no acelera-breca / acelera-breca / acelera-breca. O cara simplesmente não consegue controlar a velocidade do carro com as reduções do cambio AT!

            • Stark

              Acho que a Caixa 4AT dos Citroen não tem sensor de inclinação pra detectar descidas/subidas, quase certeza que não tem isso pois andei num C4 Pallas e toda descida forte ele não dava uma reduzida quando o giro caia muito. Dependendo da situação muitos câmbios dão uma reduzida na marcha ao detectar uma descida longa.

              • MM_

                Não tem mesmo, Stark. Eu sei pq tinha um C4 hatch auto. O fato é que esse é mais um motivo para dosar o acelerador e não ter que usar o freio incessantemente! Diga-se de passagem que uma atualização feita no AL4 foi essa, já que um dos motivos dos grandes trancos que ele dava é pq em certas situações o carro estava a 15-18km/h e reduzia para 1a marcha. Vc poupava freios mas essas reduções eram terriveis

      • Stark

        Só pra descontrair mesmo, tenho um GM e na minha cidade faço de 7 km/l a 8.5 km/l com Gasolina nos mesmos percursos mas dirigindo diferente…

  • Absinthe666

    poxa por 7,5Km/l para andar na cidade é melhor ficar com a flex mesmo que faz 7 na gasolina, custa 50mil a menos e o barulho do motor não parece um trator velhor, seguro mais barato e manutenção mais fácil e barata
    vi uma parada no estacionamento da unifor ligada e nossa, parece um barulho de carro velho, uma vergonha

    • Tejolo

      Independente do desempenho apresentado por este modelo (ou qualquer outro), as versões diesel só compensam em duas situações: quando realmente há necessidade por tipo de uso fora de estrada ou com reboque pesado, ou quando se roda pelo menos 40.000km por ano. Fora destas duas situações, somente se a pessoa realmente tiver por gosto, pois financeiramente não compensa.

    • Stark

      Eu também acho muito caro 50.000 a diferença… O torque do TurboDiesel é bom demais mas em termos de Consumo, a Flex acaba sendo melhor pro bolso, e na manutenção.

  • jvjv

    Bebe MUITO… a minha L200 2003 tá fazendo 10 km/l (e isso pq. nos bons tempos fazia até 12 km/l)…

    • FernandinhoBB

      Tá fazendo 10km/l na SUA cidade e no SEU pé, para fazer uma boa comparação seria necessário testá-la nas mesmas condições. Engraçado que o povo caiu em cima no consumo da S-10, mas no tópico da SW4 não tem nenhuma crítica ao consumo dela, mesmo sendo idêntico ao da S-10.

      • KzR

        Bem colocado. A diferença de um local para outro tem relevância grande no consumo.
        Na s10 anterior (sem o common rail; 132cv e 36kgfm), fazia média de 9,3 Km/L na minha cidade. Espero que a nova s10 manual, mesmo sendo mais pesada, chegue perto disso.

        O consumo da LTZ CTDI tá coerente com o peso e a cavalaria.

      • josenum

        Defensor da s10… só tem os detalhes que a sw4 é 3litros, projeto ANOS LUZ mais antigo que a s10, e no teste ainda era o cambio de 4marchas… porem, a s10 bebe rios de diesel

        • DCald

          qdo é a gm que tem motor "anos luz mais antigo" mas que faz media melhor que motor moderno toyota ninguem menciona, né?

          O 2.0 140cv da GM fazia media melhor do 1.8 136cv da toyota, com muito mais torque, e ambos usando cambio 4 marchas… mas eu lembro que o gm era sempre o beberrão e o toyota o economico… mesmo os numeros dizendo o contrario!

          • Stark

            Acontecia que ANTIGAMENTE os Japoneses Modernos MonoFuel eram sim muito mais economicos que o Monzatech e cia, quem aqui não lembra dos Civic 1.7 e Corollas XLi e XEi MonoFuel dando um banho de economia nos motores antigos? Daí veio o sistema do flex, e aquela corrida das fábricas pra ver quem extrai mais cavalos do motor e acabou estragando o que era bom, porém o Consumo dos Antigos manteu o que era, mas os Japoneses desceram de nível, e pioraram no consumo. HOje um Cruze no Etanol não consegue fazer 10 km/l.. Não queria que fosse assim, queria que motor quanto mais moderno mais econômico fosse. Infelizmente aqui no brasil nem isso anda funcionando.

            Tanto é que recomendo quem quer carro economico que procurem os Japoneses de 2001 até antes de virar Flex pois são os melhores.

      • jvjv

        Eu achei o consumo da SW4 assustador (só não lembro se comentei isso lá ou não – até pq. SUV não é minha praia, picapes sim). Quanto ao consumo da S10i, com todo respeito, acho que seu comentário é falacioso na medida em que uma picape que faz 7,5km/l nem na melhor situação hipotética vai fazer perto dos 10~11 km/l – que é o mínimo que EU como potencial comprador de uma picape diesel 0km espero. Então, para mim, a minha afirmação é perfeitamente válida.

      • DCald

        [ironic mode]
        é pq toyota é sempre economico, maravilhoso e inquebravel… e gm é beberrão… vc não sabe disso? que burro!
        [/ironic mode]

  • LS7

    Nos últimos testes comparativos das principais revistas, a S-10 foi uma das mais econômicas. Num comparativo com a nova Ranger, enquanto a S-10 fez 8 Km/l na cidade, a nova Ranger fez 6 Km/l.
    Na estrada a S-10 fez 14 Km/l, enquanto que nenhuma outra acompanhou.

    • DCald

      mas a s10 é da gm, então é beberrona….

  • gontarski

    O consumo da S-10 não esta longe deste site :http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/chevrolet-s10-x-ford-ranger/2782
    S-10 7,9 km/l cidade e 10,9 km/l estrada com a ranger 10,6 km/l e 11,7 km/l. Eu acho que milagre não acontecem, a ranger tem um motor maior com um bom consumo, a S-10 tem um motor menor que é forçado a trabalhar como um motor "maior" ou seja neste caso da S-10 quanto maior a potencia maior o consumo. Olhem o consumo da ranger tanto faz na cidade ou na estrada é quase o mesmo, pois o motor tem potencia de sobra, trabalha solto. A S-10 o motor trabalha forçado, pois estam tirando potencia de um motor que anos atras, quando era economico, gerava 136 cv, hoje com 180 cv, mais de 35% de aumento, milagres não acontecem sem justificativas.

    • JPaulo10

      Esclarecendo, o motor da GM é NOVO, nada tendo a haver com o antigo, embora sendo fabricado pela mesma MWM. E não vejo muita diferença entre 180 e 200 cv, não acho que o motor da GM seja "forçado a trabalhar como um motor maior".

  • gontarski

    A amarok e frontier deverão ter o mesmo consumo da S-10, pois o motores são menores, trabalham "forçados". Mas a Hillux deve ter um consumo igual a Ranger pois o motor trabalha com sobra. Quem não lembra das S-10 4cc gasolina com as S-10 6cc gasolina, a 6 cc tinha quase consumo constante, ou seja tanto faz carregada ou vazia ou na cidade ou na estrada, o consumo era quase o mesmo, motor com sobra de força. A 4cc na cidade e vazia ou na "maciota" na estrada era economica, não forçava o motor. Entretanto quando carregada ou sendo forçada na estrada consumia mais que a 6cc, o motor trabalha forçado. Não adianta milagres não acontecem.

  • Vincent

    Tenho uma s10 LT diesel manual que vai fazer um ano de compra no mes de abril. Aqui em são Luis -Ma, o consumo médio dela é em torno de 10Km/l. O segredo é vc saber guiar o carro na manha aproveitando-se do abundante torque. O problema no consumo dela é na estrada que eu só consegui 11,7 Km/l andando em torno de 120-130Km/h.

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