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Avaliação NA – Nova S10 4×4 (4) – Comportamento e consumo na estrada

nova-s10-4x4-estrada-620x348 Avaliação NA - Nova S10 4×4 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Em uma aceleração de 0-100 com a S10 4×4 na estrada, vemos como ela ganha velocidade facilmente. As mesmas qualidades notadas em nossa avaliação na cidade estão presentes. Não temos apenas um bom desempenho vindo do motor diesel do modelo como também vemos a ajuda que o câmbio automático de seis marchas dá neste sentido.



A 100 km/h, a pickup mantém apenas 1.600 rotações. O motor turbo diesel é mais barulhento que um a gasolina, claro, mas este ruído fica bem isolado no cofre do motor e não entra tanto na cabine. Ainda com relação ao ruído interno, o que incomoda é a má vedação nos vidros das portas dianteiras, que a partir de 100 km/h tem um forte ruído aerodinâmico.

O uso do controle automático de velocidade se mostrou bem interessante na S10 4×4, pelo fato de que o motor tem torque abundante. Então, ao selecionar 100 km/h ou 110 km/h, por exemplo, a pickup não berra exageradamente ao passar por subidas, como acontece com vários veículos que testamos anteriormente – equipados com motor a gasolina.

O que nos surpreendeu a respeito da S10 4×4 foi o consumo dela na estrada. Você notou que na cidade ela já não teve um consumo alinhado com outros utilitários a diesel: 7,5 km/l. Na estrada aconteceu o mesmo, mas a diferença no consumo foi ainda maior: conseguimos apenas 10,5 km/l andando a 110 km/h com ar-condicionado ligado.

Se tratava sim de uma pickup bem pouco rodada, mas mesmo assim acreditamos que esse consumo deveria ter sido melhor. Será interessante vermos também o consumo da Nova Ranger para avaliarmos se esses novos motores turbodiesel são mesmo mais gastões ou se é um problema específico da pickup da GM.

5.0

  • Diego Casagrande

    Consumo muito alto para motor à Diesel. Assim fica inviável esta opção de motorização.

    • Acelerando

      A minha Frontier 11/11 At faz uns 9,0 km/l na estrada a 110 km/h. A old S10 fazia 12,5km/l ( média do ano inteiro ).

      • Bem, olha que a Frontier era a mais beberrona.
        Hilux, Amarok e surpreendentemente a Ranger são as melhores em consumo. Fazem entre 9 e 10 km/l na cidade e na casa dos 12 km;l na estrada.

        • Sias

          Acabei de chegar de viagem com a Sorento. Abasteci na saída e na chegada pra ver a média só na estrada: 12km/l andando entre 100~110km/h.

          Achei a S10 bem gastona. Tá certo que é um motor mais forte do que o da Sorento, mas a diferença de consumo não compensa. O motor da Sorento já dá e sobra. Em outra viagem que fiz, andando entre 80~90km/h consegui fazer 13,5km/l.

          Detalhe: ar ligado em 100% do tempo.

  • Rodriguetos

    é, virou pickup de Agroboy…. Principalmente a flex !
    pensando friamente, não é a melhor opção em "custoxbenefício"…

  • Acelerando

    Sobre berrar em subidas, percorri dias desses a rod. Castelo Branco com a Frontier 11/11 At em toda a sua extensão, a 120 km/h no GPS e não houve redução de marcha uma vez sequer, nem na serra próxima a Botucatu. Nessa velocidade o motor da frontier gira a aproximadamente 2250 rpm.

    • Acelerando

      E para complementar, o motor da Frontier entra em regime "vermelho" a 5.000 rpm ( 4.500 rpm na S10 ) e vai até os 6.000 giros ( 5.000 na S10).

    • walbere

      Sobre esta expressão muito usada aqui "BERRA", me entristece muito.

      Ma minha opinião, o motor ronca e não berra.

      Em um carro automático ao pisar fundo, ele vai reduzir a marcha e dai RONCAR sim.

      Gosto de ouvir o RONCO do motor, não a ponto de mexer no escapamento, mas já o fiz.

      Imagino que deve ser muito chato dirigir carros elétricos, sem berro nem gritos.

  • MecanicoDigital

    Bom, levando em conta que a versão 2.4Flex faz 9,5km/l com gasolina na estrada, e essa aí tá fazendo 10,5km/l com diesel, esta só leva vantagem por ser mais forte e mais potente, pois se for pelo consumo, não compensa a diferença de preço.

  • Adriano_Silva

    Sinceramente deixa muito a desejar no que se refere a concorrência.

    • FernandinhoBB

      Bom, a principal concorrente é a Hilux, que anda menos, tem consumo semelhante, câmbio menos moderno, carrega menos peso, tem caçamba menor, é mais estreita, mais cara e com um acabamento tão porco quanto a S-10. É, talvez seja por isso que a S-10 está liderando o segmento. As concorrentes do mesmo nível ou melhores são Amarock e Ranger.
      Conheço donos de Hilux, modelo novo, que atestam esse mesmo consumo na estrada. Talvez as mudanças para se adequar as regras de emissões tenham feito esses motores beberem mais.

      Edit: Nessa própria notícia é possível ver o testemunho de um dono de Hilux que obtem esse mesmo consumo.

      • Adriano_Silva

        Respeito sua opinião e entendo seus argumentos, mas acredito que concorrentes diretas são Nova Ranger, Amarok e "Frontier", afinal são projetos mais modernos que a veterana Hilux (MITO) e L200 (lenda) por isso afirmei que ela deixa a desejar em relação a estas concorrentes, mesmo que me sinto mais a vontade abordo da Toyota (gosto).

  • Mostarda_69

    Um senhor consumo. Nossa antiga S-10 que era diesel "carburada" fazia 14km/l nessas condições, nossa atual diesel "injetada" faz 10,5km/l. O motor que recebeu a atualização da injeção 140cv ficou uma porcaria, bebe um monte e anda a mesma coisa que o anterior de 132cv. Mas jurei que essa nova iria voltar a bater os 14km/l…

    Masss, ainda pior no meu caso, que uma S-10 modelo antigo esteja fazendo 10,5 nas mesmas condições dessa nova.

    Se arrependimento matasse não teria comprado o modelo antigo (apesar dos 18% de desconto, uma rodeio por 84mil, 2011) Mas esse consumo ta mais que cretino, e ela ja está com 25milkm.

    • Marciomaster

      O que voçe fala é a pura verdade, a S10"carburada" fazia sim 14Km\L, e digo mais com muito pouca manutenção. Após as injeções eletronicas os motores entraram em normas mundiais de nivel de poluição e acredito que isso tem ferrado com o consumo. Essa ultima geração pelo menos é bem potente. Ando de hilux 2008 bem amaciada ja, e o consumo é igual a S10 nova do teste não passa disso não.

      • RPMAL

        Tive uma Ranger 2.8 2004, "carburada" também, depois tive uma Ranger 2011 3.0 Eletrônica…..putz, que diferença! A 3.0 tinha rodar mais suave, mas a 2.8 apesar de ter menos torque, puxava mais nas acelerações….vc sentia a turbina encher e puxar, e era muito mais econômica!

        Na 2.8 cheguei a fazer 900km com um tanque 100% urbano com AC. Em viagens a 100km/h chegava nos 15km/l com os pneus originais…

        Esses motores diesel eletrônicos são uma desgraça!

        • mjprio

          Caramba, não deveria ser assim. Será que mudança pro biodiesel/ S -50/ EGR/ Filtro separador, entre outras artinhamas está deixando os diesel piores???

      • Sias

        Meu pai tem uma D20 com o Maxion S4, sem turbo: faz 10km/l na estrada. E isto que é um motor bem antigo e bem mais fraco que estes novos.

  • fse

    Tenho um Ranger 10/11 diesel com chip. Na estrada andando entre 140 e 150 ela faz 10,5km/l. Eber vc que andou na SW4, achou o desempenho da S10 muito melhor? Imagino que esse cambio é muito superior ao da Toyota e isso deve ajudar muito na condução.

    • radiobrasilcombr

      150 km/h numa pick-up? Não quero cruzar com vc numa estrada

      • rgrau

        Não venha para o Centro-Oeste então, pois aqui as estradas estão cheias desses "carros esportivos" a pelo menos 150km/h.
        Ontem mesmo fui ultrapassado por uma Frontier puxando um reboque com 2 quadriciclos. Eu estava a 100km/h. Ele passou rápido e sumiu. Repetindo, aqui isso é muito normal…

        • mjprio

          Poxa, no meu caso eu estava a mais de 160 com um Pálio 1.4 e não alcançava uma S-10 indo para Presidente Figueiredo(AM). NOTA: Era uma um modelo FLEX!!!!

    • Acelerando

      Estou pensando em chipar a minha frontier para diminuir o consumo. Onde vc chipou? Melhorou em todos os aspectos? e $$$?

      • fse

        Só vi agora seu comentario. Comprei o chip no site Strike brasil, eu mesmo instalei. Super facil. Vc mora onde? Moro no interior do Pará por isso comprei o chip, senão tinha mandado remapear a central, fica melhor e na hora da revisão nunca irão notar a modificação.

        • Acelerando

          Moro no interior de SP, mas remapear a central fica em torno de R$2.500,00, inviável para mim que quero economizar.
          Então esses do Mercado Livre funcionam a contento??

          • fse

            Não sou expert no assunto. Antes de comprar pesquisei bastante, e o meu saiu a R$1200,00. Tem alguns chips que custam bem menos, mas falam que a programação não é especifica para o teu carro e tal. Em relação a economia pra mim esta show, nesse feriado fiz uma viagem de 1000km e por aqui as estradas tem retas que não acabam mais, e ando sempre nessa toada de entre 130/140 pra mais e pelo computador de bordo nunca fez menos 11km/l, antes sempre ficava na casa dos 9-9,5. Isso que na hora que vc aperta mesmo a bicha puxa ainda mais forte. Entra la no forum "4x4brasil". Tem varias paginas do pessoal comentando sobre o chip.

            • Acelerando

              Obrigado pela atenção, vou pesquisar!!

  • rdassis

    A 180 km/h a 2.8 diesel Turbo intercooler ( não a eletronica) faz 6 km/l.

    • 180 Km/h? Você é piloto de testes né?
      Bom feriado prolongado, abraços.

  • LS7

    Interessante que nos testes das principais revistas automotivas a nova S-10 foi uma das mais econômicas. Chegou a fazer 14 Km/l em um desses testes.
    A diferença é muito grande para esse teste de NA.

    • Car and Driver e 4R, a S10 se mostrou a que bebe mais. Sendo a Ranger e Amarok mais economicas. a Hilux AT bebe na faixa da S10, já a manual é bem mais economica.

  • RPMAL

    LS7,

    Não leve em consideração os testes de consumo feitos aqui no NA, pois aqui eles testam o carro pisando forte, não tem santo que faça qualquer carro ser econômico assim. Duvido que fosse 10,5km/l no meu pé…..faço milagre num Focus 2.0 AT que todo mundo diz que é beberrão, imagine numa S10 Diesel AT6….

    Vc viu o teste que fizeram no Jetta TSI? Pow….o cara passa o teste inteiro pisando fundo e no final diz que o carro tem um consumo consederável……pow, quer oq? que ele faça 10km/l na cidade pisando como F1?? Vamos ser coerentes né….oq mais tem é gente tirando 10km/l no Jetta TSI 100% urbano andando muito de boa….

    • mjprio

      Vejo isso no meu Fiesta! bastou andar igual a uma lesma e meia carga no peadl do acelerador, que o consumo médio foi de 6,8 para 10.3km/l sem AC. O problema é que a calibragem do acelerador e do motor Rocam pra gasolina é uma bosta, o carro se arrasta, mesmo sendo 1.6

  • gontarski

    S-10 a diesel é para quem necessita de 4×4 ou de um motor mais forte!! Pois não vale mas comprar a diesel!

    • mjprio

      Ainda mais no caso da New Ranger e se motorzão 2.5 do Fusion de quase 170HP!!!!

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