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Avaliação NA – Nova S10 (5) – Comportamento fora de estrada

nova-s10-flex-avaliacao-terra Avaliação NA - Nova S10 (5) - Comportamento fora de estrada

Está cansado de ver avaliações de pickups onde o veículo nem mesmo é colocado em estradas de terra? Pois nós também. Na avaliação da Nova S10, que foi a primeira pickup que avaliamos aqui no NA, fizemos questão de avaliar a novidade do ponto de vista de seu futuro comprador: nos tipos de terreno onde ela seria usada, o que obviamente inclui trechos fora de estrada.



Além disso, fizemos um teste com a S10 2.4 Flex com a caçamba totalmente cheia de areia, o que dá aproximadamente uma tonelada de peso na traseira. Para complicar um pouco mais a situação, estávamos com duas pessoas na cabine e o dia era bem chuvoso.

Como você já até imagina, o desempenho da S10 fica bem abaixo do normal com todo esse peso em cima de sua carroceria. Fica difícil de andar com ela em velocidades acima de 50 ou 60 km/h na estrada, pois os pneus parecem uma gelatina. Virando o volante para um lado e para o outro, a pickup dança facilmente e notamos que é necessário uma boa dose de cautela sob essas condições.

Movimentos bruscos no volante devem ser evitados ao máximo nessas situações, pois a estabilidade é mínima. No mesmo dia em que andamos com a S10 com a caçamba cheia e sob chuva, fizemos mais cedo um teste com ela com a caçamba totalmente vazia e também em piso seco, na área rural. O que percebemos é que o comportamento da pickup muda bastante quando temos o peso alto na traseira.

Quando você passa em qualquer mudança de nível na estrada, a S10 começa a quicar, ou seja, balançar a traseira várias vezes, levando algum tempo para se estabilizar. Mesmo em velocidades baixas, a suspensão traseira atua em todo o seu curso, chegando a “dar batente”.

Em estradas de terra bem pavimentadas não temos maiores problemas. Mas quando fomos até um trecho pouco batido, com uma terra mais fofa, e tentamos subir uma pequena subida, ela não deu conta e patinou, deixando claro que sua vocação fora de estrada é muito inferior à da mesma S10 com motorização diesel e tração 4×4.

Um outro aspecto notado é que o freio ABS atua com frequência quando a S10 está carregada, mesmo em frenagens mais fracas.

Bom, resumindo: não estamos afirmando em momento algum que a Nova S10 é mais fraca ou inferior que concorrentes também a gasolina e com tração 4×2, apenas afirmamos categoricamente que – assim como em pickups de qualquer fabricante – versões mais fortes e com tração integral são realmente necessárias para vencer estradas ruins sob condições adversas.

4.0

  • igorcerino

    Tem problema não, 90% dos compradores nunca sofreram com isso…

    • selmoar

      realmente os playboy da roça só usam para se amostrar para as minas…..e pior que as minas piram ….heheh

    • afonso200

      quero ver o video dela na terra ….andei com uma TOP com bancos eletricos e tudo na CC chevrolet, e passava em alguns buraquinhos no asfalto e era duro de doer o carro, prefiro minha C-10 6cc 3 marchas e 21mil km placa preta. p/ finais de semana é claro

    • Romulo_Max

      O Problema é que em tese as picapes foram desenvolvidas pro trabalho. Como ficam os 10% de compradores que realmente precisam de uma picape e tem que se conformar com uma versão básica que não dá conta do recado, pois virou carro de agroboy, ou partir pra uma versão top de linha que custa o dobro da versão de entrada e vem recheada de "firulas" desnecessárias?
      Na minha opinião o segmento de picapes simplesmente acabou pra quem realmente precisa de uma picape, aqueles que buscam um modelo simples, barato, mas potente e forte o suficiente pra dar conta do serviço "braçal"

  • simoloko

    Fico imaginando a Amarok nessas condições…

    Um amigo meu tinha uma Hilux e achava regular em condições severas. Trocou por uma Amarok. Ficou SEIS MESES e não aguentou: Falou que na estrada é um automovel excelente, mas que não aguenta o tranco no barro.
    Faz 1 semana que ele comprou uma S10 LT automática a diesel. Está dizendo que é muito parecida com a Hilux, mas que é exatamente o que o Eber falou no texto: Assim como Hilux, ela patina muito sem tração integral, pois só a 4×4 resolve.

    Toda camionete cabine dupla é uma porcaria no offroad – digo pois sempre tivemos em casa uma picape da categoria.

    De todas, a Ranger é a qual melhor aguenta este tipo de situação. E, quando chegar a nova, e melhorada, vai ser dificil não ser a líder de vendas – a menos que a Ford seja a Ford de sempre: Coloque o preço lá em cima e não tenha demanda suficiente, como acontece até hoje com Focus e Fiesta novo.

    • jvjv

      Acho das antigas a L200 melhor q a Ranger…

      • Dudu_Corollinha

        No meu conceito a Hilux é a mais valente e melhor neste aspecto pra aguentar o batente, transportar carga, atrevessar e enfrentar esses trechos de estrada independente do clima com chuva ou sem chuva, meu tio tem um Hilux e posso garantir que a pick-up superaria esses caminhos e percurso que o éber fez brincando.

        e só pra constar a L200 tbm se destaca, enquanto a ranger desânima essa sim foi feita pra Agroboy e não a hilux.

        • simoloko

          Ranger desanima? OK. Anotado. Picape boa é picape americana. Por que será que a Ford F-Series é o automovel mais vendido nos EUA, dentre TODOS?

          Vá ao Colorado ou a Dakota do Sul e veja se picape japonesa tem sucesso para carregar o que os fazendeiros de lá carregam com Ford, Chevy e Dodge………….

    • BullittKowalski

      Eu acho toda essa nova geração de picapes muito parecida uns com as outras. No final acho todas uma porcaria. Aumentaram as dimensões e o peso, querem transformar num carro de passeio. Ou é pra desfilar ou é pra enfiar na lama. Não conseguem ser os dois. O maior problema é que todas as montadoras que vendem essas tranqueiras enganam os dois tipos de consumidores, "a robustez e imponência" para aqueles cowboys urbanos (!) e "conforto e luxo" para agricultores e frotistas???

      Estou triste pelo fim da antiga S-10, bem como a antiga L-200. Eram veículos para quem trabalhava pesado e não engavam ninguém. Assim como o curto período da antiga Hilux no Brasil, o veículo oficial dos guerrilheiros africanos.

      Agora temos esses "bombados de academia que se esgoelam quando sobem uma ladeira de pedras".

      • Stark

        Triste realidade…

    • PabloBahia

      Avisa pra seu amigo ir correndo buscar o fim do estoque da L200 Outdoor, mais barata do que todas que você citou, e é a ideal pro barro !

      • simoloko

        L200 outdoor, ideal para o BARRO?

        Pode ser, mas o mérito aqui é outro: CARGA no BARRO. E, nisso, ninguém supera as americanas. Até hoje, a D20 e a F1000 vendem horrores no mercado de usados por conta de serem as melhores na hora do trabalho pesado.

        Hilux é uma ótima picape, mas não supera Ranger em nada. Por que a Ranger, feia que dói, vende tanto?

        • Edson Roberto

          Alias, me lembro de uma historia de um amigo meu que trabalha com hotelaria e por vezes tinha que usar carros robustos para terra para alguns trabalhos.

          E nessa passou S10 4×4 e Hilux 4×4 e ambas patinavam e em uma das situações a Hilux chegou a ficar atolada. O que socorreu ele? Uma D20!!!!

  • Eduardo_O

    Parabéns Eber, é bom ver uma camionete ser testada em seu "habitat". Excelente iniciativa.

  • Lauolling

    "Fui feita pra Agroboy, Cowboy de posto.."

  • BlueGopher

    Como alertado no post, o grande segredo para não se decepcionar com um carro novo – seja ele qual for – é comprá-lo considerando como vai usá-lo, e não só por empolgação.
    Muitos "defeitos" que o pessoal acha em seus carros devem-se a um uso, motorização, ou tamanho equivocados e não por falha do carro.

    • MM_

      Exatamente.

    • Tripa-Seca

      Cara, quando comentar algo assim, coloca uma linha embaixo do texto para eu assinar em baixo. Parabéns.

      • BlueGopher

        Thanks!

    • Thiagob_iub

      Concordo plenamente!!

    • _ROPERCAV_

      Olha nunca tinha concordado tranto com uma opiniao aqui, parabens!

    • Dudu_Corollinha

      Expressou tudo.

      Tem razão, conheço muita gente que comprou talvez por impulso e pq era época de lançamento e acabaram judiando do carro e vindo a se arrependerem depois, isso é fato.

      depois não adianta chorar.
      saiu da css ja era, perdeu playboy. B)
      B)

    • Edson Roberto

      Que nem o "defeito" do Civic não ter porta-malas….. ah sim… ninguem viu que ele tinha porta-malas pequeno….

  • Ótima iniciativa do N.A., ao contrário de outros sites que fazem testes massantes de pick-ups, apenas com fotos em estradas de terra.

    • Dudu_Corollinha

      é Justamente por isso que eu gosto do NA sempre inovando e buscando mostrar todas as novidades e detalhes nas avaliações, parabéns, e continuem neste ritmo que a tendência é só melhorar.

  • RMutti

    Boa avaliação, com certeza em terrenos batidos o 4×4 é essencial, mas em trechos leves e emburacados, com um pouco de lama ela da conta do recado.

  • RvBecker

    Uma caminhonete, gasolina e 4×2 nada mais é que um veículo comum, um pouco mais alto..

    Pra falar a verdade, eu não acho que a lama, e carga seja o território pra um veículo desses… É pra isso que tem as diesel 4×4..

    Só uma dúvida, a carga da S-10 gasolina é 700 kg não?…

    • thales_sr

      Pois é, caminhonete 4×2 é pra fazer entregas na cidade, pequenas mudanças… Pegar lama não é muito a praia dela não.

    • Ughadoo

      A carga máxima da LTZ cabine dupla com motor flex é de 925 kg (carga + passageiros). Para andar em carga máxima os pneus dianteiros devem ser calibrados com 38 psi e os traseiros com 44 psi.

      O teste feito pelo NA foi realmente pesado, uma vez que carregou a S10 com carga acima da máxima especificada. Talvez até bem mais, porque a caçamba cheia poderia estar levando até 1060 litros de areia, que pesariam bem mais que 1 tonelada.

  • JPaulo10

    Outro site testou a Frontier na lama. Ela se deu bem, mas estava sem carga.
    Boa iniciativa do NA. Mas espero pelo video, com maior detalhamento.

  • wsouzass22

    Queria saber se vai ter o teste na turbodieesel??????????

  • CassioLuis

    so a Tração 4×4 para terenos acidentados e de Terra

  • Sr_Wilson

    eber, só uma observação, a areia seca tem peso especifico de 1,5 tf/m3 enquanto a areia molhada tem se peso especifico na ordem de 2 tf/m3.

    resumindo, para você ter 1 ton na caçamba, precisaria de 0,66 m3, ou 660 litros de areia seca, se o volume que você usou foi esse, depois da chuva sua areia passou a pesar cerca de 1.3 ton.

    estou falando isso, pois primeiro sem essa correção, você pode estar achando que rodou com ela com 1 ton quando na verdade tinha 1,3 ton e segundo pq lembro que vi a foto da s10 com areia, e me pareceu que a caçamba estava cheia, isso é, tinha quase 1 m3 de areia nela, o que daria 1,5 ton com a areia seca e 2 ton com a areia molhada, e isso daria um grande sobre peso na picape, o que prejudicaria muito tanto o motor quando a suspensão para a avaliação.

    • Stark

      Excelente e inteligente" comentário!
      Boa observação!

    • Ughadoo

      Sem dúvida uma excelente observação. A capacidade máxima da S10 testada (LTZ Flex com cabine dupla) é de 925 kg incluindo carga e passageiros.

      Dado retirado do manual: http://www.novoservicochevrolet.com.br/site/gmds/

      Se for confirmada essa hipótese seria correto incluir essa observação no texto do teste, indicando o peso aproximado da carga (areia e motorista) e indicando que o teste foi feito em condição crítica, com carga acima dos 925 kg especificados.

  • rharruda

    Desculpem mas: " estradas de terra bem pavimentadas". O CTB diz: estrada, é uma via rural não pavimenta (há exceções), uma via rural pavimentada é uma rodovia, estrada de terra seria um pleonasmo. Agora estrada de terra pavimentada não existe. por favor corrijam o texto. Acho que quiseram dizer, estrada em boas condições.

  • Renato R Machado

    Não estou falando nem a favor nem contra mas…
    Tranção 4×2 são horriveis no barro, tipo como comentaram no NA parece sabonete mesmo!!!
    Literalmente é só para carregar carga!!!

    Já a 4×4 é outro mundo alem de mais pesada com uns 200kilos a mais
    ele é macia e da para brincar na lama sei disso pq já tive uma S10 flex 4×2 e hj tenho 4×4 turbo elet diesel executive

    Não recomendo a flex por 2 motivos:
    1º horrivel em terrenos com lama
    2º consumo de combustivel absurdo

    Recomendo 4×4 Diesel por 2 motivos:
    1º Economia parece carro 1.0 e chipada anda igual a 2.0 com a mesma economia
    2º Da para qualquer terreno

  • fse

    Parabens NA por essa empreitada. Hoje que tenho picape, leio tudo sobre elas, mas normalmente é aquela coisa chata. O bom é usar para acabar com ela mesmo. Infelizmente a maioria dos donos nem sabe do que a picape é capaz. Só quem tem picape e precisa andar com ela carregada sabe o que é essa sensação do carro ficar bobo. Hoje em dia quando tenho que fazer uma viagem com a caçamba vazia até acho ruim, procuro alguma coisa pra fazer peso. Picape vazia na estrada da até medo.

  • andreHHX

    A galera tá falando na tração, mas um pouco de lastro na caçamba e pneus (em especial traseiros) com mais travas melhoram muito o desempenho off-road.

    Pneu é tudo. Nas estradas onde tem gelo (duro, e não neve fova), pneus com travas de metal são super importantes.

  • BrunoMulsane

    Pick-up é ford! Mesmo feia, a ranger é a unica que não deu defeitos e aguenta o tranco sem dar sinais de manutenção cedo. Assim como s10 antiga ou l200. Foi a única que durou em um silo da familia

  • Adriano_Silva

    O problema é que inventaram de transformar carros de trabalho em sedans nédios elevados e com carroceria, quem já teve as antigas, Hilux, Ranger, S10, L200 sabe que eram pau para toda obra, verdadeiros tratores, agora não, são apenas veículos para uso misto e moderado as pick-ups tem pôneis malditos e não cavalos rsrsrsrs.

  • Nine Eleven

    Estou ansioso para ver a Dodge Ram 'básica' neste teste fora de estrada.

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