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Avaliação NA – Nova S10 – Respondendo as perguntas dos leitores

nova-s10-avaliacao-respondendo-perguntas Avaliação NA - Nova S10 - Respondendo as perguntas dos leitores

Vamos agora alistar as nossas respostas às perguntas que nossos leitores fizeram sobre a Nova S10. Lembrando que aqui nos referimos à versão LTZ com cabine dupla e motor 2.4 Flex.



Como é o casamento entre motor e câmbio?

O motor é um pouco fraco para quando a S10 está carregada com pessoas ou carga na caçamba, mas o casamento entre os dois é muito bom. O câmbio tem engates fáceis, o único problema que percebi foi que a alavanca treme muito.

O espaço traseiro é bom? As pernas ficam com bom espaço?

Sim, é bom, um pouco acima do espaço existente em algumas pickups concorrentes.

Percebia essa falha na Silverado: saía com uma 1ª curtíssima e na 2ª o giro caía de quase engasgar. E na S10?

Não existe esse buraco entre as duas marchas não, apesar de que a segunda marcha realmente cair bem nas rotações depois de sairmos da primeira.

Na S10 dos ultimos modelos por volta de 100 a 110km fica dificil para passar, pois a 4 marcha ta muito esturrada e a 5 marcha nao tem giro suficiente para fazer o carro andar, continua assim?

Não, o giro é bom na 5a marcha sim, o suficiente para deixar a S10 com respostas razoáveis na estrada.

Se vocês conseguirem, poderiam informar como a picape se comporta quando tem peso na caçamba? Prejudica muito o desempenho e/ou estabilidade?

Veja nossa matéria sobre o comportamento da S10 nas estradas de terra. Mas ela fica bem mais lenta sim.

A suspensão é firme, ela pula muito em paralelepipido e estrada de terra?

Pula bastante, mais que concorrentes como Amarok e Frontier. Mas por outro lado a S10 é bem confortável em comparação com pickups concorrentes.

O volume da caçamba é bom?

Sim, está na média do volume de outras pickups com cabine dupla. Só perde mesmo para a Amarok, que tem uns 10 centímetros a mais na largura.

A embreagem é pesada, comparada com a de carros com motor 2.0?

Não achei, é tranquilo usar a S10 na cidade.

E como são as trocas de marchas? São precisas, os engates são macios?

Os engates não são macios e precisos do jeito que seria em um carro de passeio, mas para uma pickup está de bom tamanho.

Chega a ser incomodo para o motorista o fato da S10 ser tão grande?

Para mim não foi, pois tenho um sedã grande com apenas 40 centímetros a menos que ela. Mas para quem não está acostumado, leva um tempinho para se acostumar.

O mito Hilux pode ser abalado pelas qualidades da nova S10?

Acho que a S10 se sai melhor que a Hilux hoje no conforto ao rodar, também no desempenho (comparando versão Flex com Flex e diesel com diesel) e na modernidade geral do desenho. A Hilux já está com muitos anos de mercado, apesar de ser muito boa.

É muito alta pra entrar?

Sim, isso foi um ponto complicado para mim. Mas depois que você inverte o pé que usa para entrar e usa aquela alça na coluna A, fica mais fácil.

Sente muita falta do sensor de ré?

Sim, bastante. Incrível uma pickup desse preço não ter o item, que custa 100 reais para colocar, às vezes nem isso.

A luminosidade do painel é eficiente? Existe como controlar a intensidade da iluminação? Esse azul não é cansativo aos olhos?

É eficiente sim, mas o azul é um tanto forte quando usamos a S10 de noite.

Eber, o farol é bom? porque a minha Ranger tem um farol muito meia-boca!

Sim, os faróis dela são bons!

4.0

  • Pedro_Rocha

    Se eu soubesse que vocês, acertadamente, a colocariam na terra em condições de trabalho, teria feito as seguintes indagações:

    * A pintura aguentou bem arranhões, pedradas e lama? Houve algum dano aos faróis e lanternas?

    * Algum amassado na caçamba (ela tinha protetor)?

    * Quando carregada, ela arriou muito? Chegou a raspar a traseira em algo?

    * A tampa pode ser retirada para facilitar a carga/descarga?

    * Sentiram falta de alças de amarração, na hipótese de que algum tipo de carga necessitasse?

    Se puderem responder, agradeço. Caso algum leitor seja proprietário desse modelo, agradeço igualmente as respostas e comentários.

    • villasdapenha

      Respondendo uma das perguntas….a tampa pode ser retirada sim para facilitar carga e descarga.

      • Pedro_Rocha

        Fiquei particularmente curioso porque minha próxima aquisição deverá ser uma picape. Grato pela atenção.

    • Pedro, a pintura me pareceu ser igual a de qualquer carro de passeio. Ficou com uns riscos devido ao uso na terra, mas não houve danos nos faróis e lanternas. A caçamba não se amassou, mas ficou com riscos, pois não tinha protetor. Quando carregada, arriou bem, mas nada além do que acontece com outras pickups. A tampa dá pra ser retirada, mas não é fácil, precisa tirar uns parafusos Philips na lateral. As alças de amarração seriam sim úteis, mas elas só existem na versão de cabine simples.

      • Pedro_Rocha

        Fiquei particularmente curioso porque minha próxima aquisição deverá ser uma picape. Muito obrigado pela atenção.

  • marcio233

    Eber, faz um orçamento de um pacote de custos e peças de reposição mais frequente – como pastilhas de freio, revisões tabeladas, pneus, etc. – e faz uma pesquisa para compararmos na prática as diferenças. Ao meu ver, é um bom parâmetro para balizarmos estas caminhonetes da nova geração, uma vez que elas aumentaram bastante o valor médio de aquisição e muitos de nós que temos este tipo de veículo procuramos comparar estes custos.

    • Stark

      Verdade marcio! Serve de sugestão para as próximas avaliações, estipular uns equipamentos básicos (faróis, parachoques, kt de embreagem, pastilhas de freio, etc…) e em todas as avaliações fazer uma breve pesquisa.

    • Boa. Ao meu ver, só falta o NA inserir: mais comparativos entre modelos que acabam se equivalendo (como no BestCarsWebSite), videos a noite para vermos detalhes que só com a iluminação ligada pode-se conhecer, e uma pesquisa básica de uma "cesta de peças" por exemplo.
      Seria muito interessante.
      Abraços

  • RMutti

    Eber sei que a S10 a Diesel tem limitador de velocidade de 180 km – vc poderia me dizer se a Flex vem ou não com limitador.
    Obrigado

    • brunoffer

      velocidade máxima de 168km/h na versão flex

  • victorluizcosta

    bem legal o resultado…acho que o eber achou a s10 satisfatoria…e viva a concorrencia

  • Sr_Wilson

    dois comentarios
    primeiro, sobre ser alta para entrar, ela é alta se você comparar com carros de passeios, comparando com outras picapes eu achei baixa demais, pois isso prejudica altura minima do solo e angulo de entrada e saida, tente entrar sem usar as mão numa S10 depois tente isso numa hilux e numa triton que você vai ver o que estou falando, a S10 acho que só não é mais baixa que a frontier…
    e sobre o sensor de ré, nossa acostumei tanto com esse bixo que esses dias sai com a hilux da minha mãe (que colocou o sensor hoje inclusive) e por muito pouco não bati dando ré esperando o bixo apitar, falha enorme deles não porem sensor na S10…

  • W_Santos

    Parabéns ao NA, uma das melhores avaliações do site e bem polêmica também. Sem contar que é um lançamento quentíssimo……Ideal seria testar a Nova Ranger logo em seguida, degrande valia aos interessados.

  • JPaulo10

    Achei o teste excelente, porque:
    1. Deu oportunidade à velha questão picape à diesel x picape flex: qual vale mais a pena e tem melhor custo-benefício;
    2. Foi inovador ao testar uma picape no meio para qual ela foi dirigida (estrada de terra e carga), dando aos leitores uma real dimensão do veículo, suas virtudes e limitações.

    A iniciativa teve erros? Alguns, que certamente serão corrigidos em testes futuros, sempre visando o desenvolvimento do blog.
    E é na inovação e imparcialidade que o "Notícias Automotivas" se sobressai, na minha opinião.

  • D7V5

    NA, gostei do resultado.

  • claudiomortago

    Tinha uma S10 executive 2011 e troque pela nova S10 flex cabine dupla LTZ; apenas o nome foi mantido, porém é um outro veículo. Ela está com melhorias importantes em tamanho (espaço cabine e caçamba); desempenho bem satisfatório para um carro de 2 toneladas com motor 2.4; câmbio macio e de engates precisos; melhorias nos acessórios e itens de conforto de série; enfim, vale o preço que cobra – apenas um carro destes já poderia vir com protetor de caçamba, sensor de ré e capota marítima de série. O raio de giro melhorou muito – agora ficou fácil manobrar os mais de 5 metros; pela maciez a suspensão "pula" um pouco, porém o veículo é muito confortável. O consumo urbano no álcool fica em torno dos 4 à 4,5 km/l – razoável para um carro de mais de 2 toneladas.
    Espero ter ajudado na decisão de compra – lembrando que a nova Ranger flex vai ter um motor de potência muito parecido, talvez com itens de série semelhantes. Porém a S10 nesses últimos anos tinha vendas bem mais significativas que a Ranger (melhor para investir um valor desses, em termos de mercado).

  • Ribbas

    A nova S 10 com toda aquela carroceria e peso com um motorzinho 2.4 8 V é de Lascar !!! Serve apenas pra tirar fotos….Porque andar e ou subir uma serra…vai chorar

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