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Avaliação NA – Civic 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada

Avaliação NA - Civic 2012 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Em nossa avaliação do Novo Civic 2012 na estrada, fizemos duas acelerações de 0 a 100, uma com o sistema ECON ligado e a outra com ele desligado. O que se nota é que a aceleração fica um pouco mais lenta, e que em marchas mais altas, como terceira e quarta, a troca é feita mais cedo, em rotação menor. Tudo para economizar combustível.


O que parece é que o motor fica um pouco mais fraco com este sistema acionado. Isso às vezes traz algum desconforto, como por exemplo quando você mantém 100 km/h na estrada. Se você pressiona o acelerador levemente para manter essa velocidade, o Civic 2012 perde mais velocidade em subidas, mesmo que não sejam muito íngremes.

Com o controlador de velocidade acionado, isso também é notado. Mantendo a mesma velocidade, 100 km/h, o Civic chega a 91 km/h em uma subida, até decidir reduzir para quarta marcha. Então a velocidade cai mais um pouco, até 88 ou 89 km/h, para então a terceira marcha ser acionada.

E o ruim é que quando a terceira marcha é deixada de lado e temos a quinta novamente, a perda de velocidade chega rapidamente mais uma vez. Ou seja, é necessário bastante paciência com este comportamento, pois se o controlador de velocidade serve para manter sempre o mesmo passo, com o ECON ligado isso não acontece.


Fazendo o mesmo teste com o ECON desligado, percebemos que mantendo 100 km/h basta que a velocidade caia para 96 km/h para que ele tome uma ação e reduza a marcha. No final das contas, as reduções de marcha são menos frequentes, e o carro não berra toda hora por conta da terceira marcha entrando.

Mas e o consumo? Assim como aconteceu na cidade, a diferença entre ECON ligado e desligado é pequena. Sempre andando a 110 km/h, com ar-condicionado ligado, tivemos média de 12,4 km/l de álcool com o ECON ligado e 10,4 km/l com ele desligado, um bom consumo com este combustível.

Já com gasolina a média foi de 14,0 km/l com o ECON ligado e 13,2 km/l com ele desligado. Para quem prefere boas respostas, a pedida é andar com o ECON desligado, assim como comentamos que faríamos na cidade.

A quinta marcha do Civic 2012 é bem longa. Se andarmos a 100 km/h, teremos 2.100 rotações em quinta marcha, o mesmo nível de rotações que o Cruze apresenta, tendo seis marchas. Isso é bom ou ruim? Bem, isso ajuda o carro a manter rotações baixas e consequentemente consumo melhor, é verdade, mas tudo depende da velocidade.

Explico: a 100 km/h ou a 110 km/h, o Novo Civic 2012 fica reduzindo as marchas com muita frequência, pelo fato de que 2.100 rotações não são o suficiente para manter o carro na velocidade em subidas, o que faz com que o consumo seja o mesmo de que se você andar a 130 km/h.

Isso mesmo, andamos em um pequeno trecho a 130 km/h, e o consumo ficou acima dos 13 km/l , o que mostra que a velocidade maior e as rotações maiores (em torno de 2.400, pois a quinta é bem longa) fazem com que o carro não reduza marcha, consumindo menos.

Um ponto negativo que gostaríamos de salientar é o alto ruído de rodagem dos pneus deste Novo Civic 2012. Principalmente em curvas, sentimos que o ruído fica ainda maior. Não sabemos até que ponto este ruído alto invadindo a cabine é devido apenas ao modelo de pneu que equipa o Civic ou se é uma certa falta de forração acústica do sedã. O que fica claro é que em viagens mais longas o ruído incomoda um bocado.

Avaliação NA – Civic 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada
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