Avaliações Honda Sedãs

Avaliação NA – Novo Civic 2012 – Respondendo as perguntas dos leitores

novo-civic-2012-fotos-exterior-21 Avaliação NA - Novo Civic 2012 - Respondendo as perguntas dos leitores

Terminamos também a avaliação do Novo Civic 2012 aqui no NA, juntamente com a avaliação da Nova S10. O novo sedã da marca japonesa também suscitou muitas perguntas de nossos leitores. Confira as respostas:



Em performance alguma diferença? A melhora do carro em geral é tão grande como a mídia vem veiculando?

Não senti não. A performance está no mesmo nível da geração anterior. Sobre o que a mídia anda falando, notei que comentaram que o carro melhorou, mas não que seria uma melhora grandiosa ou coisa parecida. Ele melhorou em alguns pontos, mas nada tão grande assim.

O design interno e ergonomia realmente pioraram em relação ao antigo, como aparenta nas fotos? E a qualidade dos materiais utilizados?

Não achei. A ergonomia é boa, já a qualidade dos materiais, para um carro de 85.000… é ruim mesmo.

Quero saber se ele é mais espaçoso que o Cruze, já que esse ultimo dizem que o espaço para pessoas de trás é ruim.

Mais ou menos a mesma coisa. A diferença é que na frente, o console central mais largo do Cruze aperta um pouco as pernas.

Porque a HONDA não irá mais fabricar o Civic Si?

A Honda infelizmente foi uma das últimas marcas a oferecer algo diferenciado por aqui. Viu que ninguém faz mais isso e deixou de oferecer o esportivo. Seria uma boa se ele viesse, mas com certeza custaria mais ainda que o Si anterior, que era bem caro.

Tenho um Civic 2009 e gosto muito do prazer ao dirigir, o carro está sempre na mão, isto continua? O consumo do meu e de todos os amigos meus é muito ruim em torno de 10 km/l na rodovia, com o Econ ligado melhora bem o consumo? e piora muito o desempenho?

O carro continua na mão sim, disso não podemos duvidar. O consumo na rodovia está bem acima do que você falou, conseguimos até 14 km/l na estrada. A não ser que você ande, como se diz…. “muito chutado”.

O que justifica o aumento abusivo nos preços?

Não vejo onde existiu um aumento abusivo de preços. O que aconteceu é que os descontos dados na geração antiga deixaram de ser dados. Mas que o Civic é caro, isso sempre foi.

Pq a traseira dele é tão feia?

Também queria saber a resposta. Não que ache a traseira tão feia assim, pessoalmente, mas a escolha por esse design foi feita pela Honda, e nota-se que nem aqui no Brasil nem nos EUA a traseira agradou.

Qual a razão para o preço abusivo da versão EXS???

Nenhuma. Apenas que é mais lucrativo vender uma versão topo por 85.000 reais do que vendê-la por 79.000 reais, por exemplo. Tem gente que quer um Civic e quer a versão top, então paga preço de sedã médio/grande por um sedã médio.

A transmissão automática do Civic é mais eficiente que a do Cruze?

Não, achei a do Cruze melhor. Além de ter uma marcha a mais, é mais rápida nas trocas. A não ser pela indecisão nas trocas entre primeira e segunda, que notamos no Cruze.

O Civic é muito mais silencioso que o Cruze?

Não, acaba sendo pior em alguns momentos, graças aos pneus barulhentos.

Direto ao assunto? Civic ou Elantra, qual você compraria?

Não sei como anda o Elantra. Aliás, quase ninguém sabe, afinal, a CAOA não cede carros para a imprensa testar.

Minha pergunta é a seguinte. Considerando as outras opções oferecidas pelo mercado, para qual perfil de condutor você recomendaria o carro (esportividade/conforto x conservador/arrojado, etc)?

Não recomendaria um Civic para quem tem perfil esportivo, afinal um motor 1.8 não arranca suspiros de ninguém. Com 85.000 reais você compra carros mais potentes. E também não recomendaria para quem quer conforto, já que a suspensão é firme. O modelo é mais apropriado para quem quer desfilar um carro que acabou de ser lançado ou aquela pessoa que valoriza a qualidade e a baixa manutenção dos carros japoneses.

  • AndersonDak

    prefiro o cruze.

    • jttrainer

      ficaria com o civic, sou apaixonado por ele hehe, ele tem uma leve pegada esportiva e faz curvas como poucos, apesar de todas reportagens dizer que o cruze tbm é mto bom de curva

    • Ricardo_Vieira

      Uma coisa eles tem em comum, traseira feia! Haha
      Mas pelas respostas, fica nítida uma certa "superioridade" do Cruze!

      Eu iria de Fluence!

      • caiobrandao

        tbm prefiro o cruze, mt mais carro. Essa traseira ai é muito esquisita por favor né Honda.

        • josenum

          Honda sempre erra no visual mas conserta rapido, vice as motos com a frente horrivel da honda, durou um ano com cada frente até acertarem rsss, enfim, tambem achei esse desing no 'novo'(tá mais pra regresso/velho) civic mt meia boca.

    • Dudu_Corollinha

      Prefiro disparado o Corolla ^_^

      • Antonio Corcelzinho

        Eu prefiro disparado o corcel 2

  • Summers_Viper

    Resumindo o que a Redação NA quis dizer:

    O carro tem um nome de peso e….. Só.

    Não surpreendeu em nada, não superou os concorrentes em nada, e se tornou só mais um na multidão.

    Ao menos foi a impressão que o texto me passou, e se for isso, concordo em 120%.

    • MecanicoDigital

      Exatamente. Aproveito pra lembrar que este Civic que compramos como um carro luxuoso, nos EUA é carro de companhia telefonica … ou ainda de jovens que estão começando a faculdade e tem pouco dinheiro pra comprar coisa melhor … Mais ou menos o que um Celta é pra gente aqui.
      Isso ajuda a explicar porque este carro é bom, mas não por este preço.

      • Hector_SP

        Concordo que o Civic nos EUA não é carro luxuoso, mas ele também não é carro de companhia telefonica. No Brasil, o Civic também não é considerado um carro luxuoso, aliás, ele é um sedan médio. O problema é que a Honda no Brasil, achou que ainda estava em 2006, com concorrentes fracos e com um lançamento bombástico (principalmente em Design) do New Civic. Podia cobrar o que queria. Agora, o mercado é diferente. Existem mais concorrentes e muitos deles estão bem preparados para competir de igual para igual com o Civic. A estratégia dela está errada. Precisa reposicionar os preços urgentemente, caso contrário, vai ficar "brigando" apenas com o Cruze e não com o Corolla, que é o objetivo dela. E essa "briga", para nós consumidores, será muito boa. Se a Honda abaixar os seus preços, vai começar a vender mais (Civic tem "peso" maior que o novato Cruze) e vai pressionar a Toyota que, também não se mexer, vai perder vendas. Tomara que esse cenário se realize. Os preços da Honda e Toyota estão muito altos. São bons carros, mas não justifica…

    • Cristiano_RJ

      Summers Viper: você resumiu tudo de forma brilhante! Só uma correção: ele supera os rivais em um quesito sim. O preço mais alto!

      • Hector_SP

        Não se esqueça do Corolla. Eu sou cliente da Honda, gosto muito do Civic, o carro é bom, o atendimento da Honda também é muito bom. As referências que tenho da Toyota também são muito boas. Acredito que as duas sejam superiores aos demais fabricantes no Brasil, mas o alto valor dos preços não se justifica. Não sei se foi você quem criticou a Honda pela ausência da forração na tampa do porta-malas, mas depois desse comentário fui verificar na concessionária. Uma economia ridícula para um carro acima de $70K! Para falar a verdade, nem tinha reparado se o meu tinha ou não (e não tem), pois isso passou batido, mas é realmente uma economia porca. A vendedora da Honda quis me convencer que ninguém repara na tampa da porta do porta-malas, mas poxa, olha o valor que estão cobrando do carro…É um absurdo! Versão LXL sem farol de neblina…outra economia porca…o bom de se ter um mercado com concorrência aberta (se bem que o governo interferiu com o aumento do IPI), é que os fabricantes tem que ficar espertos…e a Honda, precisa (me perdoe o trocadilho), ficar de olhos bem abertos. Ela mira no Corolla, mas está brigando feio com o Cruze.

  • Vinicastro

    Faltou uma pergunta que acho importante Eber:
    Civic EXS ou Corolla Altis?

    • eduardogege

      Não sou o Eber (óbvio!), mas por 85 mil reais existem opções mais interessantes no mercado. Por um pouco a mais pode-se levar para casa um Jetta TSI ou por menos existe o Fusion que é muito confortável e completo.

      • Cristiano_RJ

        Tem também o Peugeot 408 THP por R$ 81.500.

      • paganeli

        Fluence privilege com teto e xenon e ainda sobra uns trocos……

    • lachard

      Uai segundo a reportagem fica fácil, o Civic não agradou no motor nem no conforto, então ganha o Altis que é mais potente e sem duvida mais confortável.

      • trigaum

        Mas tem tanta tecnologia quanto uma carroça, diga-se de passagem… Diferente do Civic que, relamente está bem tecnológico, mas não seria minha opção. Ficaria entre Fluence, 408 THP e Elantra, ou então partia logo pra KIA Optima e Hyundai Sonata, já que no preço do EXS falta pouco pra chegar a esses 2.

    • Hector_SP

      Pelos preços atuais nenhum dos dois. Se os preços fossem menos abusivos (por volta de $75K), eu iria de EXS. Aliás, há um abismo entre o LXS e o EXS. E o LXL, intermediário, também está bem longe do EXS. Já o Altis, é, para mim, um sedãn médio querendo ser um grande luxuoso e está bem longe disso. Ao menos, o EXS não tem essa pretensão…no geral, bons carros (tirando os preços abusivos). Os colegas abaixo deram outras boas opções…

  • mrolimpio

    Conclusão: mais do mesmo, caríssimo, sem inovações ou diferenciais que façam um possível comprador correr para a concessionária para comprar ou trocar, exceto pelo fato de ser novidade.

  • XEi2009

    85k na versão top!!!! kkkkkk… eu ia de Jetta fácil… muito mais diversão com 200cv e câmbio DSG…

  • vitimsl

    Bom… no começo do teste, falei que não gostava muito deste modelo do Civic, que preferia o Cruze ou um Fluence e tals… Continuo com o mesmo pensamento agora… Esse carro não vale a pena.

    • Cristiano_RJ

      Não mesmo. A versão testada, a EXS, é absurdamente cara. As demais, absurdamente peladas!

      • Hector_SP

        Depende. Com esses preços não. Se os preços forem iguais ao do Cruze por exemplo, para mim, o Civic é uma opção melhor (tecnicamente destaco: motor que consome e polui menos, sem precisar de uma marcha à mais para diminuir o consumo e ruído; suspensão traseira mais moderna ; no dia a dia: pós-venda superior em atendimento e qualidade e pacote de peças mais barata)

  • Michael Bruno Gütz

    a traseira que foi a única coisa que eu gostei nesse novo civic ninguém gostou '.' kkkkkk

    • hltg

      não está só! se tivesse alguma coisa de led ali ficaria melhor…

    • Hector_SP

      Achei estranha, mas já acostumei…rsss

  • carrocas_nao

    ou seja, pelo preço que está, é uma opção desconsiderável

  • temsp

    O seguro do civic é 2,8% do valor do carro, já o cruze é 5,1
    O consumo do civic é 7,8km/l, já o cruze 6,7km/l

    Não adianta computar só o preço do carro.

    • vitimsl

      O seguro depende do perfil… Não segue a mesma proporção dependendo da idade, local onde mora, etc…
      Já o consumo, na cidade o Cruze chegou a 7,1km/l com ar ligado, o Civic 7,0km/l com ar ligado 80% do tempo de acordo com as avaliações NA. E o Cruze ainda utiliza pneus 225, contra 205 do Civic.
      O Civic é um pouco mais economico na estrada e se for analisar a diferenca de custo num ano inteiro, sendo por ex. que a pessoa rode 15 mil km/ano, não vai ser muito considerável pra uma pessoa que paga 70 mil num carro.

    • odirrr

      Eu vi esse comparativo, mas eu fiz uma cotação de testes para mim e o do Cruze só 200 mais caro que o Civic, porém a franquia do Cruze bem mais baixa. Em seguro quem levava a melhor era o Fluence mesmo.

      Com relação a consumo, eu tinha questões a respeito e fui no clube do cruze. Vi que lá os donos conseguem médias melhores, e o manual então é surpreendentemente econômico, fazendo em média 14km/l na estrada, de gasolina. Já no caso do Civic é diferente, elogiado pelas revistas e criticado pelos donos nesse ponto.

      Gosto muito dos sites e revistas automotivos, mas para decidir uma compra (eu que não vou só por design), eu me baseio mto mais em opinião de donos.

    • MecanicoDigital

      Em termos racionais são equivalentes, já que o Civic é mais caro.

    • MM_

      Na verdade não é. Antes de comprar o Cruze, analisei diversos carros e inclusive cotei o seguro de todos pelo Itaú.

      Paguei R$ 1.980,00 no Cruze. Do Civic era R$ 2.100,00 e do Fluence cerca de R$ 1.700,00.

      • paganeli

        Cotaram errado do fluence… pago no meu R$ 980,00 (privilege com pack, que o deixa acima de 80.000 e por isso encarece) . Quando cotei o Cruze ficou em R$ 1.500,00, e o Corolla em R$ 1.700). No meu Civic pago 1.600.

    • rogeriulima

      Sim, mas não temos só Civic e Cruze nesse seguimento.

  • Dcyno

    Mais do mesmo, a Honda está acomodada, só vendo suas vendas despencarem pra se mexer.

    • pririmarvil

      Isso "SE" ela for se mexer, talvez estão pensando que por não ter produção suficiente para atender a demanda por aqui, podem pedir o que quiserem e ainda assim terão pessoas dispostas a pagar.
      Isso é insanidade, pagar tão caro por um produto que não vale.
      Eu me considero excluído do mercado de automóveis, jamais vou pagar o que pedem pelos carros aqui, vou sempre comprar usado.

      • Dcyno

        No que você faz muito bem, não dar lucro pra esses abutres. É muito mais negócio comprar um semi novo bem conservado, muitas vezes ainda na garantia.

  • RPKell

    Eu troquei meu Focus por um Cruze nesse mês. Depois de ficar bem indeciso (rs), fiz um geral e optei por ele.
    Como o Civic está sem desconto nenhum, o Cruze AT me saiu 8mil mais barato que o Civic AT.
    O preço do seguro eram equivalentes pro meu perfil. Além do bolso, tbm fui pego pelo emocional no Cruze rsrs.
    Acho que provavelmente o Civic desvalorize menos no futuro, mas acredito que uma boa compra tbm está relacionado com a satisfação e realização de seus desejos, isso já é pessoal e vai de cada um.
    Um abraço a todos! NA, parabéns pela avaliação.

    • vitimsl

      Parabens pela compra e, sinceramente, não acho que o Cruze terá uma desvalorização maior que a do Civic, ainda mais se o Cruze firmar na segunda posição do segmento.

    • marciors01

      Exceção ao óbvio que são os equipamentos de segurança, quais os pontos em que consideramos o cruze ou o focus melhores?

    • djowl

      Se vc curtiu…o resto é resto…damos muita valor a opinião alheia…parabens.

    • expresso222

      É isto mesmo! O dinheiro é seu e você deve comprar o que te satisfaz melhor!

  • Mg2009M

    o Fusion é mais a minha cara, pq gordo precisa de bastante espaço . . .

    • djowl

      gordo…te entendo perfeitamente…
      por sinal fui ver um fusion essa semana para ver as condiçoes evi um branco maravilhoso. O triste é que deixaram o botao do bluetooth e desativaram o dispositivo, que é de serie no EUA promocionalmente…muito chato isso, visto que uso muito para musicas e telefone…
      de resto…a gente cabe bem nele…

  • RMutti

    Parabéns eber por mais essa avaliação espero que outras montadoras continuem cedendo veiculos para avaliação temos ai a nova Ranger nova Eco e novo Fusion.

    • oleodecart

      RMutti,concordo com tudo que você disse.Apenas penso que estas avaliações são muito superficiais.Por exemplo não dizem que o civic não tem a ultrapassada correia-dentada e sim corrente,e por aí vai.Detalhes técnicos que fazem a diferença.Suspensão pro-link,só de vez em quando é lembrada.A nós,leigos,mas nem tanto interessa muito isto e não só se o banco é duro,etc.Fala-se em barulho da rodagem dos pneus no civic. Eles são equipados com pneus diferentes,nem todos os carros saem com good year excellence.Precisamos de avaliações mais aprofundadas.

  • D7V5

    Mais uma boa iniciativa.

  • LuBruMe

    Daria para fazer uma comparação do CIVIC EXS com o Peugeot 408 Turbo?

    • Edson Roberto

      Sim… de ver o 408 deixando o Civic comer poeira, de ter mais espaço interno e também de ser um carro melhor acabado.

  • É como eu já havia dito, a Honda mudou, mudou, mudou e ficou praticamente a mesma coisa.
    Foi um comentário acima bem sensato: antes o "New" Civic se destacava em esportividade, agora nem isso…. Não se destaca extamente em nada… Tchau Honda, só vai vender por conta da fidelização e tradição conquistada pela marca

  • vidgal

    Eber, na sua opinião, dentre os sedãs médios hoje no Brasil, no valor entorno dos 75.000 e, no conjunto total das suas avaliações de um modo geral ; qual você ''hipotéticamente'' compraria?

    obs: civic já ultrapassa cruze no início de abril.

  • RIC4RDO_ALVES

    Essa reportagem foi uma ducha de água gelada nas minhas intenções de comprar um Civic.
    Mas e o Mitsubishi Lancer? Não é uma boa pedida? Estou considerando esse também…

  • Ricston

    Não recomendaria um Civic para quem tem perfil esportivo, afinal um motor 1.8 não arranca suspiros de ninguém. Com 85.000 reais você compra carros mais potentes. E também não recomendaria para quem quer conforto, já que a suspensão é firme. O modelo é mais apropriado para quem quer desfilar um carro que acabou de ser lançado ou aquela pessoa que valoriza a qualidade e a baixa manutenção dos carros japoneses.

    Enfim, como os colegas já citaram anteriormente e o próprio Eber ressaltou, colocando a questão no plano racional, o carro não se destaca em nada e só é recomendado para a razão mais fútil e passageira possível (mostrar para o vizinho a novidade). Já o outro argumento (baixa manutenção dos carros japoneses), pessoalmente acho incoerente comprar um carro de R$85K (EXS) e ficar se preocupando tanto com isso, a ponto de se preterir outros modelos não tão em conta, mas, também, não tão mais caros.

    • Cristiano_RJ

      Pois é, na semana do lançamento fui dar uma olhada no novo Civic. Fiquei indignado com as faltas da versão LXL, principalmente a falta de forração na tampa do porta malas. Economia porca e inadmissível para um carro de R$ 77 mil. Então, fui conhecer a versão EXS. Achei bacana e também gostei dele ao volante. Mas aí, fui para casa pensar e caí na real: no dia em que eu pagar quase R$ 90 mil por um sedan médio sem nenhum diferencial que justifique esse preço, eu estouro meus miolos!

      • djowl

        Esse carro é muito caro, mas fiz o teste drive e gostei muito. gostei do cruze e corolla tb, mas o civic achei o melhor deles…

        O acabamento interno deles é semelhante e achei o civic legal. O cruze tinha uns deslizes bobos…

        Mas o precó…fica dificil…

        • Edson Roberto

          E pq nao testou Focus, 408, Fluence?

          • djowl

            Focus muda em outubro e tem acabamento muito simples…fui ver um na vdd…acabei gostando do fusion…

            408 e fluence nao sou muito fã dos franceses…já tive um…e não há concessionarias proximo da minha cidade…ate passei na renault pra ver o fluence…mas nao empolgou…coisa de gosto…

            • Ricston

              Fluence por dentro, realmente, não empolga. Focus eu penso o mesmo. Mecânica boa, mas design interno bem fraco, ao meu ver. Dos que você citou também gosto mais do Fusion :).

  • harfangdneiges

    Já que no Cruze é 10km/litro e no Civic é até no 14km/litro, não é o consumo que é maior, é a autonomia que é mais alta. O consumo é que é baixo!

  • classic78

    Engraçado… antes o Civic era o "melhr carro do Brasil": andava muito, bebia pouco, e era "lindo" (o Corolla era de tiozão)… agora, reclamam que está muito caro (teve gente no antigo que pagou mais de 90 mil) e o novo, apesar de "não ter mudado nada", veja só, ficou feio!!! Entenda essa gente (hoje o tiozão é o mais vendido…)

  • fep

    Vou de Fluence.

  • Guinho_

    Meu pai acabou pegando um Cruze. Analisamos Jetta, Corolla, e o Cívic… A dupla japonesa é vendida com um ágio absurdo, aqui em Recife, para terem uma idéia, o Corolla Gli é vendido por R$ 75.000 e o XEI por R$ 82.000. O Civic LXS é R$72.000, o LXL R$ 78.900, ambos mal – equipados, onde a concorrência entrega muito mais por menos. O Jetta confortline, com bancos em couro, automático com borboletas no volante e kit multimídia, R$73.500… Logo descartado por conta do motor, terminamos pegando um Cruze LTZ por R$78.900 onde o mesmo entrega muito mais por menos.

  • oleodecart

    Andei de Cruze e não gostei nada do acabamento,muito chinfrin.Ia de civic EXS 2008 fazer test drive .Fazia o teste com cruze,elantra,jetta e quando voltava para o meu civic achava os outros bem aquém em estabilidade,segurança,prazer ao dirigir.O que faltava nele tem nos atuais,Tecnologia embarcada.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend