Avaliações Fiat Hatches Populares

Avaliação NA – Novo Fiat Palio 3 – Comportamento e consumo na cidade

novo-palio-cidade Avaliação NA - Novo Fiat Palio 3 - Comportamento e consumo na cidade

Quem acompanha as avaliações do NA sabe que sempre cito preferir conforto à esportividade, suspensão rígida, bancos duros, etc. Por isso mesmo, gostei do que vi quando andei por alguns dias com o Novo Palio na cidade. Ele é um popular que deixa claro que carro barato não precisa ser necessariamente carro duro e sem conforto.



O Palio sempre foi assim, mas agora, com uma suspensão um pouco mais firme, alia conforto com mais estabilidade. Isso se traduz em uma condução mais precisa em curvas de velocidade maior e ao passar em lombadas, por exemplo.

A unidade específica que testamos nos forneceu uma condução agradável na cidade, graças a seu motor 1.4, que parece ter sido calibrado exatamente para entregar isso. O desempenho é bom, e o Novo Palio 1.4 está sempre esperto, em quase todas as faixas de rotação, mesmo com o ar-condicionado ligado.

Não gostei do excesso de giro em falso dos pneus dianteiros quando fiz algumas acelerações partindo da imobilidade. Parece que existe pouco peso na dianteira, e que os pneus estão soltos. Uma regulagem diferente da suspensão talvez resolveria isso.

Esse problema em particular poderá ser visto no vídeo do Novo Palio na cidade que publicaremos no começo da próxima semana. Mas saiba de antemão que não se trata de nada que incomode demais.

O câmbio do Novo Palio ficou mais preciso do que era na geração anterior. Gostei bastante do encaixe das marchas e do curso da alavanca. Apenas tive certa dificuldade ao engatar a ré, que não é muito precisa. As relações de marcha são longas, mas surpreendentemente isso não se traduziu em muitas reduções de marcha, nem mesmo em subidas.

Conseguimos andar em aclives em quarta marcha com velocidade de 60 km/h. Muito bom. Com relações mais longas, o uso do carro fica mais confortável no dia-a-dia, reduzindo as trocas de marcha. O consumo na cidade, com gasolina e ar-condicionado ligado, ficou em 10,3 km/l. Alto para um carro leve e com motor 1.4. Tenho um compacto 1.4, e ele faz 12,5 km/l nos mesmos percursos que fiz com o Palio.

Mas, de um modo geral, o que concluímos é que para quem gosta de conforto, o Novo Palio é sem dúvida uma opção a se considerar, para quem anda na cidade na maior parte do tempo.

 

  • Rud

    A Fiat se preocupa tanto com o consumo do Uno 84 que esqueceu do resto da linha.

    • igor223

      fato

  • marcio233

    Relações de marchas mais longas que o habitual são minha preferência. Tenho um celta 1.4 2004 que é muito bom de dirigir na cidade por esta característica deste Palio – excetuando-se o conforto interno, que é um ponto fraco dos celtas.
    Pensei que esta opção dos fabricantes de reduzirem as relações de marcha era um caminho sem volta… é melhor que eles invistam em motores mais eficientes. Nossos 1.4 ainda tem muito a melhorar em relação aos importados e a alguns antigos monocombustíveis.

    • Jr_Jr

      A relação de marchas do Celta não é curta?

      • marcio233

        O 1.0 sim, mas o 1.4 não. Por isso este fica bem agradável de dirigir na cidade.

    • afonso200

      falando em nossos motores a ford nos eua e europa tem 1.0 turbo de 170cv que são economicos que nem um kia picanto. e nós aqui com essas carniça de fista rocam, deus o livre,………….brasilllll !!!!!

  • Consumo meia boca pra um carro dessa categoria. Fiquei curioso em saber qual o carro que o Eber tem alem do Hyundai Azera.

    • Citroen C3 2011.

      • sergiopsy

        É bom? Economico, confortavel?

        • Econômico achei que sim, mas também não sei como são os outros 1.4 que tem no mercado…. confortável é sim…. o meu é GLX, é completo com bancos em couro, 2011, peguei com apenas 7.000 km e paguei 33.000 no ano passado, achei um bom negócio.

          • HSFort

            Eber! Você tinha um Hyundai Azera?

            • Ainda tenho, o C3 é um segundo carro.

              • HSFort

                Parabéns pela sua garagem. A nível de brasil você está bem servido em termo de tecnologia e conforto ao rodar.

                • Valeu….. esse ano quero trocar o Azera por um Fusion V6 ou Cadenza, dependendo da grana que conseguir colocar nisso…

                  • Pedro_Rocha

                    Pensava em dar um "salto" desse tipo também, mas estou esperando o Novo Malibu para avaliar. Camry e Cadenza atualmente falham em não oferecer central multimídia e frescuras similares.

                  • HSFort

                    O Fusion acho um negócio melhor! Por falar nisso, carros dessa categoria quando saem de linha se desvalorizam mais e isso pode ser uma boa pedida já que para pessoas como eu que gostam de automóveis de qualidade melhor, pode ser uma boa oportunidade.

      • Edson Roberto

        Ta vendo? Isso é lição para vc ter colocado o nome do seu carro na reportagem! rs

        Eber, por curiosidade, nessas avaliações, todo o custo com combustivel e tudo mais é do seu bolso (e de seus colaboradores)?

        • É tudo por conta de quem tá avaliando o carro.

  • BlueGopher

    Creio que o 1.4 Fiat é o típico motor que está pedindo uma atualização tecnológica faz tempo.
    Pouca potência e gastão.
    Que tal substituí-lo por um 1.4 Multiair, Fiat?
    Nós não merecemos?
    PS: Se não for inadequado perguntar, Eber, qual é o seu econômico 1.4?

    • PauloECosta

      Eu topo a idéia do Multiair! Seria muito bom.
      Agora, eu já tive Celta 1.4 e tenho atualmente o Punto 1.4. Consigo médias melhores no Punto flex do que conseguia no Celta (gas). Isso porque o punto tem 200Kg a mais, pneus bem maiores e ar-condicionado. O pessoal pira quando eu mostro o consumo médio! (16 km/l). O Palio novo é 100 kg mais leve, acredito que dá para conseguir médias ainda melhores.

      • Archimedes

        Pega muita estrada? A senhora minha mãe também andava de punto 1.4, pegava mais ou menos meio a meio, cidade e estrada, e fazia uns 14km/l na gasolina. To fazendo isso só na cidade com Clio, que é bem economico.

    • MArcelo1985

      A Fiat não precisa de um 1.4 mais potente ela já tem o 1.6 que sai quase o mesmo preço!!! quem precisa de 1.4 potente no caso e a Gm que não tem um 1.6 16v

      • Edson Roberto

        Tem sim. Ela já teve no passado o propulsor 1.6 familia I que posteriormente recebeu comando de 16v e depois retornou paraapenas 8v. Inclusive tal motor equipou o Corsa GSI 16v. Depois disso houve a atualização para o Ecotec que deixa justamente a parte de cima do motor feito em aluminio para reduzir peso, sem contar a adoção os comandos de valvulas variaveis, entre outras melhorias.

        Esse motor 1.6 16v, já existe na Coreia (e muito usado por lá pela GM) e seria o motor "de entrada" do Sonic.

    • rafaelbsr

      A FIAT mudou as bielas do motor 1.0 (colocou bielas mais longas), mas quem precisava urgente mesmo de bielas mais longas para deixar funcionamento mais suave é o motor 1.4. Se fosse colocado o sistema MultiAir melhor ainda…

  • Turbo_Car

    "Tenho um compacto 1.4, e ele faz 12,5 km/l nos mesmos percursos que fiz com o Palio."

    Eber, sabemos que o trajeto que você faz para medir o consumo é bastante acidentado, com ladeiras ingrimes e tal… então 12,5 (se o AC estiver ligado) parece ser uma excelente média de consumo. Diria que é melhor do que muito 1.0 nas mesmas condições. Então, diante disso tudo, ñ posso deixar de perguntar: que carro é esse?

    Abs!

    • É um Citroen C3 2011…..

  • Tripa-Seca

    Em conforto o Palio é de fato "O" popular. É o substituto natural do meu Del Rey!!! heheh
    Tanto que eu andava duas semanas com o Classe A, que é duro que nem…..eu…E tinha que ficar uma semana com o Palio para tirar a dor nas costas…
    Mas a Mercedes 1.9 com ar ligado gastava menos que o Palio 1.0 2 portas..

    • Leandro1978

      Poxa, não rebaixe o Del Rey…rs…

      • Tripa-Seca

        Claro que não!! Del Rey não se rebaixa, não se troca as rodas, os faróis…hehe…É um carro anti-xunning…

    • YoOdEx

      Que isso, Del Rey era um carrão na época! Sonho de consumo de todo mundo! hehehehhe

      Carro 1.0 econômico é só na hora da compra mesmo, porque não gasta menos combustível. Não que justifique a lerdeza e a morosidade parar dirigir!.

  • msouza91

    Eber, qual seria esse carro 1.4 com tal média? me interessa bastante por conta do trecho que eu vou para o trabalho

  • lipealfano

    Me preocupa o carro cantar pneu com facilidade numa situação de chuva. O carro patinar em falso e não conseguir subir uma ladeira por exemplo

    • AutoIng

      É a combinação de 2 fatores: esse 1.4 EVO da Fiat joga muito torque em baixas rotações, e os pneus Pirelli P4 165 não dão conta dele. Pra quem pegar esse carro o ideal é trocá-los logo por um jogo de pneus decentes, na base de troca. Ou eu diria, melhor ainda, economiza essa grana e pega o 1.6 16v que custa quase o mesmo e tem uma curva de torque menos arredia.

      • mjprio

        Mas os pneus desse palio nem são pirelli nem 165; são bridgestone e 175/65-14. Mas concordo que os pneus pirelli não tem boa aderencia. Eu tinha um palio com pneus 175-70-13 CINTURADO que escorregavam que era uma tristeza até no seco!!!

  • Herumor_

    ouvi falar que esse 1.4 da fiat não impressiona, agora 1.4 que anda igual 1.0 e bebe mais que 1.6!

    • YoOdEx

      No caso do Punto é realmente verídico. Já ouvi dono falar que fica atrás de Palio Fire (só para ficar em casa) em largada, e que só passa depois de 110, 120km/h…

      • Edson Roberto

        Exagero…. se andar nos dois verá que o Punto tem mais disposição e mais elasticidade apesar de ainda ser um motor sim pesado para o modelo.

    • mademg

      Anda quase como 1.6 e consome como 1.0, é realidade que conheço!

    • AutoIng

      Na verdade esse 1.4 EVO da Fiat no Palio tem exatamente o mesmo consumo do 1.0 (veja dados no site do Inmetro pra ver que não estou mentindo) e anda bem pertinho do tão badalado 1.4 da GM. Mas estou falando da versão EVO, e especificamente no Palio. A versão antiga desse 1.4 (que equipa o Punto e Palio antigo) é piorzinha sim, sendo que no Punto anda pouca coisa a mais que um 1.0 (também, são 200 kg a mais e 6% a menos de potência, além de não ter o variador de fase do EVO que ajuda no torque em baixa).

      • LS7

        Só se você estiver se referindo ao Cobalt, porque no Corsa ele anda muito mais que qualquer outro 1.4. Não sei se a Fiat aumentou tanto a potência desse 1.4, porque o Palio 1.4, da versão anterior, mal conseguia superar um Celta VHCE. Mesmo o Celta VHC, como o que eu tinha, andava junto com o Palio 1.4.
        E quem chama esses motores Fire de econômicos é porque não conhecem a economia dos motores GM. Fiquei uma semana com um Siena Fire 1.0 EL e não consegui passar dos 12 Km/l na estrada, e isso com gasolina e mantendo os 110 Km/h.
        Nunca conheci motores tão gastões quanto esses Fire.

        • Edson Roberto

          Ande no Corsa sedan da versão 1.0 e verá que vc encontra carro tão beberrão quanto. A ideia é que esses carros são pesados e isso não faz milagre. E os motores da Fiat são de comportamento de dar mais torque em baixa do que em alta. E como a Fiat não costuma mudar escalonamento, ja viu né.

          Já a GM apesar de usar motores do passado, sabe fazer um conjunto qaue combine. Eu acho que no VHC-E o fato do cambio do Celta ter ficado ligeiramente mais longo, ajudou a ficar menos desconfortavel no rodar. Mas onde ele anda bem, ele é desconfortavel no modelo. Eu acho que os modelos mais interessantes é o Clio e Fiesta. Ainda que o 1.0 seja peso demais para o Fiesta.

  • AllekCorreia

    Olá, pessoal. Sei que não é o assunto da notícia, porém alguém sabe de algum complemento para o Chorme que retire esses anúncios publicitários que surgem no meio da matéria aqui no NA?
    Chega a dar nos nervos, ultimamente tem aparecido uns anúncios enormes no meio da matéria.

    Obrigado.

    • Meu caro, anúncios no meio do texto só aparecem em matérias escritas a mais de 2 dias atrás. Matérias publicadas a menos de 2 dias não tem isso.

      Sobre dar nos nervos, saiba que estes anúncios são os que pagam nosso salário no final do mês, para que possamos trazer as notícias com rapidez e qualidade para nossos leitores.

      Se não tivessemos consideração por aqueles que entram todos os dias no site, deixaríamos anúncios até mesmo dentro das matérias publicadas na hora, mas não fazemos isso.

      Abs

  • tiago90j

    nao sabia que o c3 era mais economico na gasolina, talvez no alcool o palio seja mais economico, pq no meu nao da trinta por cento de diferenca de um combustive pro outro ornando o alcool mais vantajoso na maior parte do ano ( interior de sp)

  • rogeriulima

    A Fiat parece que acertou a mão no Palio.
    Pena que a versão avaliada não seja a 1.6, esse motor sim deve ter casado muito bem com ele.

  • kkduu

    Eu acho esse consumo MARAVILHOSO se comparado com a maioria esmagadora de carros populares q bebem demais aqui no país.
    Quer consumo baixo.. compra importado.. (o i30 2.0 gasolina faz no consumo urbano com ar ligado… 9,4km/l)

    Meu palio faz 9km/l com transito pesado e ar direto ligado. Acho fantástico, pois tive um G5 que fazia 8 nas mesmas condições e era 1.0 ¬¬'.

    Anfim.. tô adorando o carro, pois é muito confortável. (e eu n reparo na cara e boca do painel pois com o som fica menos bizarro… porém admito que é a única coisa que não gostei no carro todo foi exatamente o fato deste painel não me permitir colocar um KIT MULTIMÍDIA).

  • Jack_Nicholson

    Ainda acho que deveria ter a opção real de SÓ GASOLINA, SÓ ETANOL e FLEX…. e cada um escolhe o seu perfil, sem duvida alguma um carro MONO COMBUSTÍVEL é mais econômico que FLEX, mas sem a facilidade do FLEX…abraços for all

  • Bikudin

    Consumo de carro flex beberrão

  • AlexandreCE

    Ou o meu combustível evapora no tanque aqui em Fortaleza, ou há algum problema com os carros na minha cidade, ou o combustível não presta de forma alguma, porque aqui na capital alencarina, no álcool e com ar, com constantes engarrafamentos e semáforos a cada esquina, a média do meu Fit 2009 fica entre 5,5 e 6,5 Km/L. Dos meus colegas, com outros carros, a média é mais ou menos nesse nível aí que informei…. :/

    • AutoIng

      Pelo Brasil todo a maioria das pessoas tem médias bem ruins… Os que conseguem estes consumos milagrosos superiores até ao que a montadora divulga, são raras exceções.

      • Edson Roberto

        Auto, eu que tenho usado meu C3 1.4 2008 usando gasolina e faço trajetos de cidade e pouco de rodovia tenho feito 15km/l.

        O trajeto é do Jabaquara a Alphaville. Felizmente não tem muita variação da geografia, mas pego alguns trechos com transito e tenho conseguido boa economia. Claro que não é transito pesado, mas mesmo nessa condição e com alcool, meu carro nunca baixou de 7km/l (com ar ligado 100% do tempo).

    • É uma mistura de combustível ruim, adulterado, modo do motorista guiar, fluxo do trânsito, subidas e decidas, peso do carro e quantas pessoas e/ou carga carrega, ar condicionado que influencia e muito no consumo… enfim tem muita coisa que faz o consumo piorar ou não.

      • AlexandreCE

        Pois é… mas eu piso pouco… ando normalmente, sem forçar a aceleração para ganhar velocidade mais rápido. Fortaleza quase não tem aclives. Mas semáforos, pqp, a cada 50 ou 100 metros tem um nas avenidas. A maioria deles fora de sincronia… o condutor sai de um e 2 semáforos depois já pára….

        Apenas acho estranhas as médias altas em grandes cidades, apesar de não ser o caso do Éber. Na estrada meu veículo consome como o de qualquer outro do Fit Clube… cerca de 14 Km/L @ 100 Km/h… até mais, às vezes.

        • Edson Roberto

          Vc quis dizer que eles até menos (ou seja, mais economia) certo?

  • rattrap587

    Parece ser um carro honesto, que entrega o esperado.

  • anderson_sp

    Se o carro tiver pouca Km é de se levar em consideração o motor amaciar a partir dos 3/5 mil Km, o Fiesta do meu pai quando tirou zero era gastão e andava igual a um tanque de guerra, mas depois que o motor amaciou e passou dos 5 mil, melhorou bastante o consumo e ele ficou um "pouco" melhor de se guiar, mas não vejo vantagem neste Palio 1.4 sendo que por pouco mais você pega o modelo 1.6, essa versão 1.4 deveria partir dos 32 mil pra incentivar o povo trocar pelo 1.0 que só deveria ficar com o Uno.

  • Rodrigo

    Só para deixar com inveja quem comprou um Palio pensando na economia.
    Meu Cerato faz 11 km/l na cidade e 17Km/l na estrada. Automático e sempre com ar condicionado ligado.

    • Deixa eu adivinhar: monocombustível???
      Parabéns pelo carro e principalmente pela economia.

    • mademg

      Nosso Uno 1.4 é mais econômico que nosso Picanto 1.1

  • Stunt

    O Palio Fire que temos em casa também está menos gastão. Quando veio 0km fazia a média de 7km/l, no etanol, dentro da cidade, com poucos aclives e sem ac ligado; só depois dos 5.000km passou a fazer de 8,5 – 9,0km/l, nas mesmas condições. Considero ele até confortável, mas nem tão Economy assim…..

  • mjprio

    Poxa 10km na gasosa na cidade, até que não está mal , não. O meu Classic VHC mal faz isso!!!

  • Eu gosto do Palio, acho que a Fiat acertou e muito nesse carro, só não toma a liderança do Gol em definitivo porque o mito do Gol ainda não caiu (como a Saveiro).
    É um carro na média do segmento só que com bons acertos e comportamento (como citados pelo Eber), vamos ver quando o tempo passar e os preços ficarem melhores.

  • PauloPGomes

    Eber, aproveitando, você podia fazer um Ranking das melhores médias de consumo que você conseguiu nos seus testes, separando pelo tipo de combustivel inclusive, seria interessante. :)

  • Acport

    A questão de o carro cantar pneu com facilidade, não é defeito do carro. Esse motor fire 1.4 tem um bom torque em baixas rotações. Com isso, não é necessário acelerar muito para o carro arrancar, como foi feito, por exemplo, com o Cobalt. Basta se acostumar com o carro que esse problema desaparece.
    Experimente acelerar um pouco menos.

    • PauloPGomes

      Verdade, carros com bom torque em baixa tendem a cantar pneu mesmo, mas é questão de costume, pra quem anda com carros com torques em faixas mais elevadas costuma cantar pneu mesmo, e já quem anda com carros com bastante torque costuma deixar carros com torque em giro mais alto morrerem em arrancadas.

  • marciors01

    O problema é que não existe torque suficiente para compensar a aspereza deste motor, é desagradável demais, parece que colocaram terra no óleo.
    Na época eu possuia um clio 1.0 16v e fiz test drive em um palio 1.4, não consegui encarar, a aspereza e o ruído do motor quando exigido me correram, sem condições.

  • BrunoMulsane

    Eu andei na versão 1.6 e não gostei. O carro não tem a dirigibilidade perfeita que o fiesta rocam tem. Alem do cambio um pouco inferior ao ford. Fiquei muito decepcionado com o palio, pois esperava muito do carro. O desempenho me agradou, mas tem que pisar para o carro andar bem. O acabamento não gostei, até o uno possui uma textura mais agradável ao tato. O espaço traseiro é muito bom, mas o porta malas infimo. Enfim, optei pelo fiesta rocam, mesmo com o projeto de 2002 o carro da ford me mostrou ser superior ou igual em em alguns quesitos. O palio não superou em nada o fiesta rocam 1.6

  • Caio_Ferrari

    Esse motor sobretaxado do Palio é horrível na gasolina… 12,5:1 de taxa. Melhor rodar no Etanol, gasolina, só se for misturada ou em emergência.

  • Edson Roberto

    O meu C3 1.4 2008 quando com gasolina faz essa média também.

  • G0m35

    Ressuscitando um tópico morto, mas estou com alguns problemas. Alguém possuí um Palio desses na versão 1.0?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend