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Avaliação NA – Novo Fiat Palio 4 – Comportamento e consumo na estrada

novo-palio-estrada Avaliação NA - Novo Fiat Palio 4 - Comportamento e consumo na estrada

Relações de marcha longas, e mesmo assim desempenho adequado. Em termos de performance, é o que notamos com o Novo Palio 1.4 na estrada. Aceleramos de 0-100 com desenvoltura, alcançando 100 km/h em terceira marcha. Se você exige do compacto, ele entrega uma boa performance para um carro com propulsor de 1,4 litro.



O consumo que alcançamos na estrada ficou perto do que a Fiat promete: 16,6 km/l andando entre 100 e 110 km/h e usando gasolina, com duas pessoas no carro. Não chegamos aos 18 e alguma coisa que a marca diz, mas como esses números sempre são muito otimistas, isso não foi um problema.

Creio eu que 16,6 km/l na estrada esteja de bom tamanho, ainda mais para um carro com pouco mais de 1.000 quilômetros rodados. É claro que se você andar entre 120 e 130 km/l, esta média não passará dos 14 km/l.

Como a Fiat informou no lançamento do modelo, seu ruído interno melhorou mesmo. A 100 km/h temos 3.000 rotações, e o ruído interno, embora seja característico (com as portas sendo as grandes vilãs), temos conversas tranquilas sem precisar gritar, algo inexistente em alguns sedãs médios de mais de 60.000 reais.

Apesar da suspensão do Novo Palio continuar macia (menos do que antes), temos boa estabilidade até mesmo em curvas mais fechadas, e o conforto em viagens mais longas é satisfatório. Fiz viagens de mais de duas horas com este carro e não fiquei incomodado.

Na hora de fazer uma ultrapassagem, o câmbio longo exige que você engate uma terceira, mesmo que esteja a 90 km/h, por exemplo. Com isso, o Novo Palio 1.4 acorda e acelera forte. Fizemos ultrapassagens com tranquilidade assim.

Ou seja, o Palio realmente evoluiu nesta nova geração. O problema continua sendo o preço um tanto alto, mas quando tivermos unidades semi-novas no mercado, creio que a procura por elas será grande.

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  • rattrap587

    Como eu já disse antes. É um carro honesto. Quanto ao preço, todas as montadoras no Brasil praticam preços absurdos. Tem que haver uma quebra de paradigma nesse sentido… As pessoas precisam acordar para a realidade.

  • fabiohai

    O consumo está ótimo para um modelo flex. Não percebi no texto qual combustível vocês usaram, entretanto acredito que usaram gasolina. Quem não acompanhou a matéria desde o começo pode não entender. Fica a dica!

    • Inserimos agora que foi com gasolina.

      • andrebritoleite

        Eber, e a comparação com seu compacto 1.4, como foi na estrada? Na cidade, como vc disse na matéria, o Palio se saiu pior, e agora?

        • Na estrada, acho que em termos de desempenho o C3 é pior. Já no consumo é mais ou menos a mesma coisa. Com o C7 consigo fazer 17 tranquilo.

          • andrebritoleite

            Nossa senhora!!!! Eita que me deu uma inveja aqui do consumo desses carros!!! Rsrsrsrs Tenho um Vectra GT!!!!!

            Valeu Eber!!! As avaliações são ótimas!

            • Não fique com inveja! Se por um lado faço 17 com o C3, com o Azera fica entre 9 e 10 hahaha

          • Edson Roberto

            Interessante. Porém no Punto que ele sofre, no Palio ele sempre teve um desempenho bem mais interessante.

            Acredito que quem terá o mesmo mal que o Punto seja o Siena. Lembrando que o Palio é mais leve que o C3 Eber.

          • DCald

            Com o Corsa 1.4 eu estava fazendo 16,5km/l… (e isso a 120-130)… Troquei o Corsa por uma Meriva Maxx 1.4… o desempenho tá surpreendendo positivamente (não chega aos pés da(s) 1.8 que temos na garagem… mas tbm nao faz feio)… eu esperava menos (até pq já tinha viajado com uma e achado beeem manca – estava com GNV instalado, mas eu dirigi com gasolina)…
            Qto ao consumo, pelo que eu ouvia, era na mesma faixa da 1.8, mas, até agora (1o tanque) o hodometro tá bem rodado e o ponteiro esta mais perto do :) do que do :( … hehehe
            Segunda feira vou ver se coloco ela na estrada pra rodar uns 1000km e depois passo as impressoes e medias de consumo…

            • o_unico

              Que tipo de preparação você faz para rodar essa distância? Eu mal consigo rodar 40km sem precisar parar para fazer xixi.

              • DCald

                Olha, o segredo é estar descansado, alimentação mais leve antes (nada de feijoada e churrasco! hehe).
                Não faço paradas longas, normalmente paro a cada 250-300 pra dar uma esticada nas pernas, ir no banheiro (nem que seja apenas para lavar o rosto), coisa de 5 minutos (qdo tem mais passageiros acaba demorando um pouquinho mais) e estrada denovo…
                Levo tbm umas garrafinhas de isotonico para beber durante a viagem… acho melhor que agua pois preciso beber menos para matar a sede e evita paradas extras em banheiro! hehe…
                As vezes levo umas bolachas recheadas (qdo é inverno levo "bis")… mas evito ao maximo comer dentro do carro… o lanchinho fica mais para "conforto psicologico" e para caso de pegar engarrafamento na estrada… hehe

        • k3p13r

          Fazendo 13 km/l com Fluence a 140km/h na estrada. Motor 2.0 16v com variação de fase (Nissan). Vou bem, obrigado, rsrsrsrs !

          • DCald

            CVT?

          • Id_Moreira

            Faço a mesma coisa com o Sentra (temos o mesmo motor!), e também estou satisfeito!

    • Cil

      Para um Flex de produção nacional, o consumo está excelente.

  • freemontomaisvendido

    É um bom carro popular. E o posicionamento de preço é bom, ao contrário do Fox, que é bom, porém caro. O Palio oferece alguns mimos indisponíveis na categoria como sensor chuva, sensor de acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno fotocrômico, e outros itens de segurança importante como o side-airbags, airbags duplo e ABS com EBD. Para mim é um grande diferencial.

    • Edson Roberto

      Indisponíveis não. Tem outros compactos que ofertam sim os itens de conforto. Inclusive ar digital.

      Agora o side bag realmente é algo que apenas o Picanto oferta além do Palio. (eu optaria pelo Palio por conta do preço).

      • freemontomaisvendido

        Sensor de chuva, faróis, e fotocromico, e ar digital só o 207 e C3e mesmo assim, nunca achei um com essa combinação. Pois ele não tem airbags na 1.4, só 1.6, que vende pouquíssimo. O Agile tem só o sensor nos faróis. Eu achei interessante foi o preço barato desses três itens por menos de 800 reais.

        • Edson Roberto

          Isso é verdade, vende bem menos. Mas o meu C3 1.4 Exclusive vem sim com Air Bags duplos. E nesse caso, há no mercado diversos 1.4 Exclusive e todos vem com Air Bags . O queele não vem é o ABS.

          Mas eu encontro com certa facilidade a versão 1.6 topo de linha. Lembrando que a grande maioria das versões 1.6 atuais desse modelo são automaticos. Das versões 1.6 manuais que vc vai ter um pouco mais de trabalho.

          Agora…. eu APOSTO se vc conseguir achar um 1.6 AZUL manual, vc é o cara. Essa praticamente não se encontra. As versões Solaris, só saem Preto, Prata e Vinho… e essa sair um dia com o Azul eu ficarei interessado possivelmente em pegar para mim (usado…rs)

  • rogeriulima

    Ele pode não ter revolucionado o seguimento, mas com certeza evoluiu bastante.
    Tenho curiosidade pra ver como que ele fica com o 1.6 com câmbio dualogic.

  • Leandro1978

    Este consumo foi conseguido com o carro vazio ou carregado?

    • Com duas pessoas no carro.

      • eduardo82

        Eber, o AC estava ligado?

        • Sim!

          • simoloko

            Eu faço 17km/l na gasolina com meu Cruze 1.8 Automático e ar ligado! A 120km/h na Carvalho Pinto! Tenho um video disso!

            • Edson Roberto

              Posta ai po! rs

            • Caio_Ferrari

              Velocidade constante- consumo instantâneo?

              Isso é bem diferente de um consumo médio…

            • Não sei se é possível chegar a esse consumo com o Cruze nas estradas por aí Brasil afora. Testando nas estradas mais sinuosas do Sul de Minas, o Cruze não fez mais que 15 nas nossas mãos. Em estrada mais plana fica fácil, porém essa não é a realidade da maior parte da população.

            • k3p13r

              Admiro o Cruze. Esse sim é bem acertado. Ao contrário das aberrações que a GM tem lançado por aqui. Monstrana, Frágile e CoCobalt. Carros tétricos (leia-se horríveis).

  • brunoitz

    gostaria de ver o teste da versão 1.6 que parece ter um custo-benefício melhor que esse 1.4

  • Rud

    O que mata os carros da FIAT é a trocação de motor, eles lançam um carro e toda hora já tem outo motor, fire, GM, E-torq….isso desvaloriza o usado na hora da revenda.

    • AutoIng

      Mas é igual a concorrência. Vamos relembrar: esse Fire 1.4 foi lançado em 2004. De lá pra cá a versão 1.4 sofreu 2 atualizações: uma em que ganhou potência, e outra em que ganhou o variador de fase (EVO). Nesse mesmo período a GM também mexeu ao menos 2 vezes em seu 1.4: aumentando a potência (Econoflex), e depois recalibrando-o pras novas exigências de emissões. A VW também mexeu em seu 1.6, e todas as outras marcas também mexeram em seus motores. Ou seja, a Fiat não mudou mais de motor do que a concorrência também mudou, pois até a GM também trocou seu Família II pelo Ecotec (enquanto a Fiat trocou o Família I pelo E.torQ). Eu te pergunto: onde foi que a Fiat trocou mais de motor que a concorrência? ;)

      • Rud

        A GM e VW mudaram aoenas UMA vez dos 1.4 e 1.6, apenas a taxa de petncia compremsão a FIAT troca e o motor mesmo, pergunda aos donos de Liena que pagaram 80 mil no lançamento e pouco depois viram seus carros terem os motores descontinuados e agora se venderem o carro po 38 mil está ótimo!

        Isso definitvamente NÂO é bom, sei pq já passei por isso na pele!

        • AutoIng

          Não Rud, você está esquecendo do 1.8 16v da GM que também durou pouco tempo. Além disso a GM mudou 2 vezes o 1.0 e o 1.4 nos últimos anos sim. Uma vez aumentando a taxa de compressão, e depois com recalibração de injeção e mudança do coletor de admissão. A Fiat fez a mesmíssima coisa. E de qualquer forma a base do motor é a mesma, continua sendo Fire, logo não tem razão pra desvalorizar. A GM também abandonou o Família II em prol do Ecotec 1.8, assim como a Fiat fez indo do Família I pro E.torQ. Igualzinho. Sei lá, mas me parece que as pessoas têm memória seletiva em relação ao que se refere às outras montadoras, e quando é Fiat lembram até de uma capinha de retrovisor que caía no lançamento do Punto (mas dos problemas de suspensão no lançamento do Polo ninguém lembra, por exemplo). Acho impressionante isso.

        • freemontomaisvendido

          Me diga onde se vendeu um Linea por 80 mil??? O máximo que ele chegava era a 71.000

        • TecoPadaratz

          Velho, não adianta discutir com estes fieteiros……….os caras acham que sempre tem a razão……..pra eles fiat é a melhor marca do mundo……..só sabem falar de fiat, só existe fiat no mundo………

          Só sabem descer a lenha em VW, GM, Ford, Honda, Toyota, Nissan, Renault e por aí vai……

          Ah, agora a chrysler também é a melhor marca do mundo…….para os fieteiros é claro…..

          • k3p13r

            Fiat só vende bem aqui, na terrinha tupiniquim, e lá na Itália.

            • DCald

              Olha que na italia (pelo menos no norte) é muito mais comum audi e opel! heheh… Fiat só se ve o 500 e o Grande Punto… Bravo era coisa beeem rara

          • o_unico

            O fórum da quatro rodas é para lá -> :D

    • freemontomaisvendido

      Não é assim também não. O Fire Evo atual é apenas uma evolução dos antigos Fire 1.3 e 1.0. Já o GM gastava muito e como o acordo já tinha acabado entre a Fiat-GM, a Fiat pôs o 1.6 e 1.8. Apenas isso. A Ford venho com um 2.0, depois flexibilizou, lançou o 1.6 Sigma se juntando com o 1.6 Rocam, acredito que isso seja bom.

  • mouraddl

    O carro é bom ,realmente, porem……. Parece que gostam de vende-lo mais "basico" porque se você colocar o Ar e o Air-Bag duplo + ABS o preço ja fica espantoso!

    • freemontomaisvendido

      Eu achei o contrário, o 1.6 com ar,direção, vidros e travas, airbags e ABS sai a 40.100 e o 1.4 39.000. O Agile por exemplo só com ar e direção sai a 38.990.

      • Tiago_brito

        aqui na minha cidade moro em capital, o agilie LTZ com abs ab2 ta R$40.900.

        • freemontomaisvendido

          Eu moro no Rio de Janeiro/ RJ e simplismente vc não acha o LTZ por menos de 42.000. Um feirão que teve da Chevrolet que tinha o LT a 38.990.

      • Edson Roberto

        É como eu já disse… o Palio Essence 1.6 com dualogic, side bags sai por cerca de R$43000. Para mim, é o melhor preço de compacto do momento. Me referi a compacto e não subcompacto como o 500 e o Picanto.

        Eu se procurasse hoje um compacto, esse seria o Palio Essence. Compraria em uma cor viva pois acho que ele combina mais.

        • W_Santos

          Edson é de se pensar, tem o C3 e J3 (manual) por exemplo. Comprei um Fox Prime, completo, mais sensor de estacionamento, som e rodas, por 41. Por 43ks dava pra pegar o automatizado. Na minha opinião o acabamento do Fox é superior, principalmente na versão Prime, em que o acabamento dos bancos melhora bastante. Fui ver o novo Palio e, pelo menos aqui naminha casa, agradou menos que o Fox.

          • Edson Roberto

            Concordo. Acho que inclusive, nessa atual versão do Palio ele piorou em material de acabamento. Porém é o que oferta o maior pacote de segurança.

            Ainda que muita gente opte por outros modelos menos seguros, acho que ele pode ser um grande carro por conta disso. Mas tudo depende da necessidade. Espaço interno do Fox é muito bom, mas para viagens o Palio iria te dar um espaço de porta-malas melhor. Mas confesso a vc que mesmo com o maior numero de segurança, falta de produto para entrega (se as versões sem serem completas já tem um prazo de 120 dias, imagina uma com side bag???), acho que nesse ponto, o tempo de espera pode pesar também caso a pessoa precise do carro.

    • DCald

      O ruim é que é tudo opcional… com os itens vindo se serie, facilitaria até mesmo para a FIAT em termos de logistica…

  • vitimsl

    Nossa, a Fiat melhorou bem esse carro… PQ o anterior a esse 1.4 é muito ruim…
    Agora, esse carro ficou horroroso!!!!! A Fiat não caprichou nesse carro… Deixou isso pro Siena, pra ele ficar diferente do popular…

  • Alan_Brito

    Ar ligado ou desligado?

    • AutoIng

      Ligado… Se desligar acho que atinge o consumo informado pela Fiat, mas pão-durismo tem limites né :D

      • radiobrasilcombr

        Viajar com ar desligado pra mim é TORTURAAAAAAAAAAAA… prefiro gastar mais combustivel.

        • AutoIng

          Fora que já provaram que vidros abertos a 100 km/h consome igual ar-condicionado ligado (lembro que dava uns 8 contra 10% num comparativo que vi), e só a fábrica mesmo pra testar o carro com vidro fechado e ar desligado. Pra mim consumo de fábrica diz muito pouco, o que interessa é um comparativo carro-a-carro e o que se obtém no dia-a-dia de cada um…

        • Edson Roberto

          No meu carro eu SÓ uso ar. Só em dias frios que eu não uso. Fora isso, só uso com ar. Seja na cidade ou na estrada o ar esta sempre ligado. Tbm tenho um C3 e continua sendo economico com o ar ligado.

  • Lord_Hds

    O motor E-Torq tem um bom torque em altas rotações, por isso é natural que ele fique mais "esperto" acima das 3000 rpm.

    • freemontomaisvendido

      Porém o modelo testado é 1.4 Fire Evo. E.torq é só 1.6 e 1.8. Porém, não querendo propagandear, um jornal avaliou o Essence 1.6 Dualogic e o carro fez média de 15.9 na estrada e 12.1 na cidade, na gasolina, no alcool ele fez 12.9 na estrada e em torno de 9 na cidade. Achei muito bom o consumo.

      • Lord_Hds

        O 1.4 é o EVO? Eu não sabia, mas de qualquer modo, esse EVO não deixa de ter as mesmas características do E-torq: bom torque a partir de altas rotações!

        • Wikle

          Sim, é Evo. E-Torq, salvo engano, só existe em versões 1.6 e 1.8.

        • Edson Roberto

          Por outro lado, a atuação do EVO é em baixa rotação. O que fica em alta é a potencia que entrega. Mas para isso vc precisa reduzir. Mas é um motor que nem sempre entrega o desempenho conforme o esperado. Mas não é apenas "culpa" da Fiat. Todos os motores 1.4 do nosso mercado tem esse mal.

      • AutoIng

        De jornal não sei, mas uma certa revista badalada aí fez médias com Palio 1.6 (E.torQ) e vários outros 1.6 (Gol, Fiesta, etc). O Palio 1.6 foi o mais econômico com uma folga grande. Pelo jeito a Fiat fez o dever de casa direitinho na parte mecânica nesse carro (considerando ainda a boa melhora na suspensão e até no câmbio).

        • freemontomaisvendido

          Não queria dizer, hehe, mas foi o motor extra, eles viajaram 630km com o carro. Além disso, na Autoesporte o Palio fez 0 a 100 em 10,9 segundos. Mais rápido que Cruze (11,2), 408 (12,0), Jetta (12,0), Focus (11,4) e muito perto de Elantra (10,8), Fluence (10,6), Civic (10,5) e Corolla (10,4), a exemplo do comparativo entre esse sedãs. O Palio, apesar de compacto deixa muito carro grande e caro para trás.

          • AutoIng

            Aí eu te pergunto: precisa mesmo de motor 1.8 nesse carro? Só se for uma versão esportiva. Pra um carro de passeio "comum" com 1000 kg um motor 1.6 16v já está bom demais… Anda até na frente de muito carro médio tranquilamente.

            • Ah, mais aí entra aquela história: "Qual a graça de eu jogar a chave que não é canivete na mesa numa roda de amigos?" ou "Do que adianta dizer que meu carro anda bem se ele não tem motorzão, tem que ser 2.0 pra cima"….
              Brasilian True History….
              Abraços

              • Edson Roberto

                Como eu queria que alguem com carros 2.0 viessem tirar onda se eu estivesse com um 408 THP…rsrsr

            • Wikle

              Além disso o 1.8 E-torq tem fim de vida antes do 1.6, conforme matéria anterior apresentada neste blog. Realmente, não há sentido em pegar um Pálio 1.8.

          • DCald

            Mas isso nao é novidade… carro pequeno com motor um pouco mais potente anda mais do que os medios pesadoes…

            O prisma 1.4 por exemplo, poe a maioria dos carros até 2.0 e sem turbo no bolso… mas a questao é, vc quer uma cadeira eletrica ou um carro confortavel, seguro, etc.?

            Se vc pensar que o cruze pesa qse 50% a mais que um palio, e tem o 0-100 muito proximo, dai vc vai ver que o motor 1.8 do Cruze é muito mais melhor de bom que o 1.6 do Palio…
            Mas, claro, um Cruze custa no minimo 50% a mais que um palio tbm…

      • Edson Roberto

        Nossa… ficou otimo! esseconsumo é mto bom! pois no Punto com esse motor, o consumo é decepcionante.

  • Wikle

    Na versão 1.6 deve ser daqueles que não dará vontade de se desfazer tão cedo.

    Entre as 4 grandes, a Fiat ainda é a com a qual mais simpatizo (tive Fiat e hoje tenho VW).

    • freemontomaisvendido

      Eu também, e eu tinha um Siena e hoje tenho um Voyage.

  • YoOdEx

    To surpreso! Sempre achei que esse motor 1.4 da Fiat era uma porcaria, e parece que ele está surpreendendo! Se o 1.4 anda bem assim, imagina o 1.6? Deve ser ótimo! Agora, ouvi rumores (4 Rodas) de que o 1.8R vem ai no segundo semestre… ai meu amigo, não tem quem segure o carrinho! Se vier por 50 mil, mas com freio a disco traseiro, roda 15 ou 16, 205, uma suspensão mais firme e completinho é claro, será uma ótima opção para quem quer desempenho esportivo! Eu me candidataria a ter um se conseguisse por uns 45, 47!

  • hltg

    o punto 1.4 da minha esposa faz 11km/l na estrada…

    • radiobrasilcombr

      Consumo de SUV… pqp…

      • AutoIng

        Também, 200 kg a mais que o Palio e ainda é a versão antiga desse motor (sem variador de fase). A Fiat tinha é que se tocar e tirar de linha essa opção 1.4 do Punto, ou no mínimo trocar pelo 1.4 EVO urgentemente (mas se o custo de produção do 1.6 16v é o mesmo, pra quê insistir??).

        • hiperleo

          Inclusive acho que esse 1.4 no Punto queima o filme do carro. Seja pelo segmento que ocupa, seja pela expectativa que o design gera. Minha tia, moradora de BH, desfez-se do 1.4 dela porque não aguentava mais o esforço e o consumo do carro quando carregado (quase sempre) nas ladeiras da cidade.

    • freemontomaisvendido

      Porém o Punto é 100 kilos mais pesado e o motor é o Fire comum. O Palio é o Fire Evo.

      • DCald

        Acho que na reestilizacao do punto, ou ele ganha o 1.4 Evo, ou perde o 1.4 de vez (acho melhor que matem o 1.4 e deixem o 1.6 na mesma faixa de preço do 1.4 – baixar era o ideal, masssxxxx)

  • Caramba, não é que o tal palio vem surpreendendo, eu pelo menos achei o consumo bastante satisfatório.

  • LS7

    Não entendo porque tantas pessoas surpresas com o consumo informado. O Corsa sedan Premium 1.4 consegue as mesmas médias, senão melhores, e com um desempenho bem superior. E isso porque é mais pesado que o Palio.
    Porém ainda duvido do consumo informado, pois fiquei uma semana com um Siena Fire 1.0 ELX, andando a maior parte em estrada, sem passar dos 110 Km/h, e o consumo não passou dos 12 Km/l com gasolina.
    Quanto aos Tritec 1.6 e 1.8, tenho ouvido muitas reclamações de problemas na bomba de combustível e de consumo excessivo.

    Éber, quanto ao problema da frente boba em arrancadas, quando o carro está carregado a situação piora? No vídeo da avaliação na cidade, o carro perdeu tração com muita facilidade quando estava arrancando na ladeira. Esse problema já havia sido constatado por outra revista.

    • Não entendi: você ficou com o Siena 1.0, e está comparando com o consumo do Palio 1.4?

      • LS7

        Pois é, teoricamente o 1.0 deve gastar menos que o 1.4, afinal os motores Fire só mudam a cilindrada. Se o 1.0 não consegue consumo nem perto do que foi informado aqui, imagino que o 1.4 (mesmo que alguns digam que ele tem mais torque) gaste mais.
        Acredito que numa tocada mais esportiva, o 1.4 seja mais econômico, por necessitar de menos esforço para andar mais rápido.

    • Eu não cheguei a usar ele totalmente carregado, ou seja, com quatro pessoas e porta-malas cheio.

      • DCald

        Eber, totalmente carregado é com 5 pessoas, mais 2 cachorros, 1 papagaio, porta-malas cheio e cadeira de praia amarrada no teto!… tem que testar assim, que é como muita gente usa esses compactos… hehehe

        • Edson Roberto

          Bem… parece que a melhoria foi boa para o motor, mas creio que nessas condições demonstrará oque já ocorre com o Punto por natureza…rs

    • BSBDriver

      Comparar consumo é sempre complicado!!!
      Meu Siena ELX 1.0 faz, aqui em Brasília (e isso, posso garantir a vocês, é um diferencial!), entre 13 e 14 km/l. Ele não é flex (há quem garanta que isso também é um grande diferencial!). Com ar ligado e apenas comigo.
      Provavelmente eu não conseguiria essa média se eu o colocasse na estrada carregado e pisando um pouco mais fundo no acelerador.
      Por isso é que gosto de levar em consideração apenas medidas feitas em testes padronizados. É sempre muito difícil saber em que situações as pessoas estão avaliando os seus veículos.

  • Geralmente as fábricas alcançam as marcas de consumo a 80km/h, em trechos perfeitamente retos, e sem ar.

    De qualquer forma, impressionante, sem dúvida.

    Espero que as fábricas consigam essas marcas em carros mais caros.

    • lesvoitures

      De qualquer maneira, a eficiência máxima se dá geralmente entre 80 e 90 km/h. E se tu for levar pro papel também, não compensa muito andar além disso.

      • Concordo, viajar a 90km/h é garantia de viagem tranquila, principalmente considerando nossas estradas, a atenção dobrada que precisamos (por causa dos outros "condutores"), etc.

        • DCald

          Depende muito da estrada meu amigo!

          Manter 90km/h numa estrada com limite de 110km/h é pedir pra ter dor de cabeça… sendo ela dupla, com 2 faixas, vc vai ter que andar a 50-60km/h atras dos caminhoes e toda hora ficar ultrapassando eles e depois saindo para dar passagem (pq ficar trancando esquerda é muita sacanagem e desrespeito!)…

          Assim sendo, minhas melhores médias nesse tipo de estrada é com a velocidade variando de 10 a 20% em torno do limite de velocidade, dando passagem pra quem vem mais rapido, mas, normalmente passando quem vem mais devagar… com isso evito ficar freando-acelerando… afinal, o que mais faz um carro consumir não é o pedal do acelerador, mas sim o pedal do freio!

          Mas já fiz viagem a 90km/h na bandeirantes alternando entre a faixa da direita e a faixa central e consegui consumo muito bom, (e sem atrapalhar ninguem!). Mas isso pq a estrada ali permite se dar a esse luxo…
          No geral, o correto é dirigir proximo a velocidade maxima, sempre deixando a esquerda livre para quem vem mais rapido (acredite, isso evita muito estresse!)

          • Sim, concordo, estou considerando meu trajeto de viagem mais longo, que é fora do estado de SP, e boa parte em pistas simples.

            Quando posso trafegar na Washington ou equivalentes, é como você falou, andar a 90 é ficar dando passagem toda hora e ficar atrás de caminhão.

            • DCald

              Meu comentario ficou incompleto! hehe

              Em pista simples, andar abaixo do limite tbm tem consequencias ruim, pois muitas pessoas irao te ultrapassar, e, em pista simples isso é um fator de extremo risco!

              • Bom, ao menos nas pistas que eu preciso pegar pra ir para Santa Catarina, não tem como andar acima de 100 km/h sem arriscar a vida da família. E não tem jeito: vão ter vários trechos de buracos, com MUITO caminhão, onde você tem que obrigatoriamente esperar a hora certa de ultrapassar.

          • basket133

            eu também acho que andar a 90km é muito mais perigoso do que andar 110 e 120, em pista simples principalmente não gosto der ultrapassado por caminhôes de jeito nenhum.

  • diegopolla1

    Amigos esse consumo é surpreendente para quem tem 1.0 flex beberrão como eu…

  • jonathan1985

    Vou ser sincero, nao gostei do visual desse novo palio, na minha opiniao o gol continua sendo mais bonito.
    PORÉM, confesso que esse consumo me interessou e até me fez mudar um pouco de ideia quanto a esse carro!

    Meu proximo carro, talvez seja um 1.4 e o c3 até então me parecia a melhor opção, até pra levar mais ou menos o mesmo conforto e "lista" de itens (principalmente air bags) que tenho no meu carro atual, clio privilége. Porém, sobre o c3, em sites de opiniao de dono vi tanta gente reclamando da manutenção que até me desmotivei.
    Éber, o acabamento plástico do painel dele, tambem é "molenga" e aparentemente fino como no novo uno?

    • É um pouco melhor que no Novo Uno, pelo menos foi minha impressão.

    • Edson Roberto

      Jonathan, pelo menos no meu que é 2008, eu não tenho nada a reclamar. 4 anos com o veiculo e sem barulhos internos. Como eu disse em um post, um pouco antigo, o unico barulho que vinha do tampão foi resolvido (ele ficava raspando na peça plastica e rangia, coloquei uma borracha de vedação que eliminou o barulho).

      Só verifica certinho na questão de valor, pois o C3 apesar de um bom carro, na versão GLX não vem com Air Bag. E ele começa a ficar com um preço maior para te-lo. E nesse valor, vc já encontra o Fox Prime (que vem com Air bag duplo e ABS!), Palio Essence 1.6 com item de segurança entre alguns outros.

  • Diggo

    Agora imagina como deve andar bem a versão 1.6 16v. Eu andei com este motor no Punto e achei ele bem esperto, embora eu tenha um 1.8.

  • Solleon

    Excelente consumo mesmo. Dirigi uns 15 km esse carro e tive boa impressão do desempenho. É um carro esperto na saída, no entanto achei a suspensão um pouco macia demais, não senti segurança nas curvas, lembrando que era um trecho na estrada! Como a maioria das pessoas deve usar na cidade, então tá bom!

    Eber, estava com o ar ligado?

  • alvarolara

    Esse palio tem o mesmo motor do uno? Qto ao cambio, à 100km/h, qual é a rotação do uno?

  • basket133

    li uns comentario dizem que march 1.6 tá fazendo 19 e 20 km na rodovia .

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