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Avaliação NA – Novo Honda CR-V 2012 (1) – Fotos e detalhes do modelo

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Um ano depois de termos avaliado o Honda CR-V aqui no NA, o modelo está novamente dentro de nossos testes, mas desta vez em sua nova geração. É bem interessante notar a evolução de um utilitário que já tinha muitas qualidades. E será também interessante avaliar o modelo em uma versão mais simples, não a top de linha, como fizemos na primeira avaliação.



O Honda CR-V 2012 é vendido em duas versões, LX e EXL, bem separadas no preço e no conteúdo, como já acontecia anteriormente. Se no visual o CR-V continuou bem parecido com o que já era, nos equipamentos de série e nos preços o modelo também não mudou muita coisa.

A unidade cedida pela Honda a nós é a LX com câmbio automático, que foi lançada com preços na casa dos 87.000 reais, sofreu um salgado aumento de preços logo depois, beirando os 92.000 reais, e então caiu para 86.915 reais com a redução do IPI que vigora até 31 de agosto. Aliás, foram aumentos de preço deste modelo e também do Fiat 500, por exemplo, que nos fazem achar que as montadoras já sabiam de alguma forma que seria feita uma redução de IPI. Aumenta agora, baixa um pouco depois, e fica tudo bem.

honda-cr-v-2012-fotos-exterior-31 Avaliação NA - Novo Honda CR-V 2012 (1) - Fotos e detalhes do modelo

Enfim, em algo que é raro da parte das montadoras (um departamento de imprensa solícito e oferta de várias versões para nós avaliarmos), escolhemos a LX automática pois sem dúvida é a que será mais vendida no mix do CR-V 2012. No valor de 86.915 reais, você leva um utilitário um tanto mal equipado, como acontecia também na geração anterior do CR-V.

Não temos ar-condicionado digital, não temos faróis de neblina, não temos bancos em couro. Airbags? Apenas dois. Teto solar só na versão mais cara, assim como acontece com os outros equipamentos citados. Além de tudo isso, a versão top EXL ainda tem a tração integral, o que pode ser interessante ao andar em percursos off-road mas que pelo outro lado faz com que o desempenho do modelo seja mais fraco.

Só que ao mesmo tempo que o CR-V é um carro mal equipado para o preço pedido (assim como todos os outros modelos da Honda no Brasil), temos um visual bem mais interessante que o CR-V da terceira geração, que avaliamos no ano passado.

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Em 2011, o CR-V já tinha um visual datado se colocado ao lado de qualquer um de seus concorrentes. Em pleno 2012, via-se que era urgente uma atualização visual, mesmo vendendo relativamente bem. E eis que a nova geração vem para resolver isso com destreza: tanto a dianteira quanto a traseira ficaram bem mais interessantes.

Na frente, o Honda CR-V 2012 ficou bem mais moderno, tanto por conta do formato geral da dianteira quanto pelos faróis modernos, com facho do tipo canhão. A marca japonesa conseguiu um visual que não deixa a falta do farol de neblina aparecer tanto.

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Mesmo sendo a versão mais simples, LX, não parece tanto um carro de entrada, o que sem dúvida era percebido no CR-V mais simples da geração passada. E na traseira, temos aquele visual de Volvo XC60, que mesmo sendo muito parecido com a traseira do modelo concorrente, não tem nenhum defeito aparente, pelo menos em minha opinião.

Muito pelo contrário, o visual ali é tão harmonioso quanto na dianteira. Ou seja, o Honda CR-V 2012 começa com o pé direito em nossa avaliação. Vejamos se no interior ele continua com tantas qualidades…

  • carfanbra

    por este preco Captiva Sport certeza

    • victorluizcosta

      da pra levar a v6? se der…eu nao pensaria duas vezes apesar de estar um pouco "velha" no mercado

      • radiobrasilcombr

        A V6 vc acha por uns 90 – 92… e parece que ja vem com teto na versão AWD

    • AndersonDak

      ou um jetta TSI 200cv e dupla embreagem … apesar de ser seguimentos totalmente diferentes e ainda guardar quase 5 mil reais…

      • Marcola

        Cara nao fale em Jetta TSi 200cv. Fico triste so de lembrar que ele nos EUA custa menos de 20.000 dolares. auhauhauha

        • Leandro1978

          O Jetta que custa menos de $20.000 ($16.645) é o equipado com o mesmo motor de entrada do "nacional", o 2.0 8v. Vem com calotas, embora dê um banho em equipamentos de segurança… O Equivalente ao TSI, custa mais de $ 23.000, chegando aos $27.800 totalmente equipada. Aliás, nos EUA, o Jetta possui 4 motorizações (além das duas, a 2.5 e a 2.0 a diesel) e 5 versões de acabamento, com muitas variações entre as mesmas, chegando a 13 possibilidades de configuração.

          • eduardogege

            + Imposto do estado!

      • hugogyn94

        Cara o jetta e sedan de luxo,nao e uma suv.

        • edubarbosa

          O Jetta é um sedan de entrada (EUA) ou médio (BR), e o CR-V é um crossover. Sabendo classificar os carros complatamente, fica mais difícil ser enganado pela montadora.

        • CarlosPrado

          Jetta sedã de luxo? Nem aqui no Brasil nem na China…

    • zeuslinux

      Eu comprei uma Captiva Sport 2.4 no mês passado e o carro, além de mais potente (em cilindradas e em cv também), tem farol de milha, bancos de couro, 6 marchas aut., 6 air bags, controle de estabilidade e outros mimos.

      Estava BEM mais barata do que a dupla coreana ix35 e Sportage, que beiravam os 100 mil e também com pouca oferta de acessórios neste preço. E estava um pouco mais barata do que a Mitsubishi ASX também, que segue a filosofia oriental de oferecer poucos mimos nas versões mais baratas.

      Os SUVs/crossovers que estão com melhor relação custo-benefício são o Fiat Freemont e o Chevrolet Captiva. SUVs orientais (japoneses e coreanos) estão mais caros e oferecem menos nas versões com preços melhores.

      Não falei de Hyundai Tucson porque ele é de uma categoria inferior, por ser mais simples. Mas é uma alternativa para quem quer uma SUV mais simples e que não engole o Duster ou o Ecosport.

      • radiobrasilcombr

        Chegou a experimentar o Freemont? Eu comparei… parece uma tartaruga comparado com a Captiva 2.4

  • raphaelchadias

    Captiva? acho o Crv muito mais "carro".

    • MM_

      O que é ser "mais carro"?

      Ser maior?
      Ter motor mais potente?
      Ser mais completo?

      Pergunto isso pq realmente não entendo esse argumento de ser "mais carro". Ou é só uma questão subjetiva, tipo, o carro "x" é mais potente, mais completo, etc, mas eu gosto mais do "y" pq sou apaixonado pela marca ou algo do gênero?

      • radiobrasilcombr

        Tamanho – CRV aparenta ter maior porta-malas.
        Motor – Captiva Ecotec 2.4 185cv ou V6 com 200 e alguma coisa (não lembro)
        Completo – a versão basica do Captiva tem couro, esp e tcr, 6 airbags, banco ajuste eletrico.

        O que um CRV basico tem que o um Captiva básico NÃO tem? E o contrário…

    • granrs78

      Por favor, defina onde o CRV seria mais carro do que a Captiva?

      • radiobrasilcombr

        Talvez por achar que os Japas são melhores tem tudo. Afinal, ter MENOS potência é melhor não? Ter MENOS airbags é melhor não? Não ter couro na versão básica é melhor não (pq aí salvaremos umas vaquinhas)?

      • hugogyn94

        Pra mim o captiva tem mais opçoes e bons motores.

  • mottervictor

    Onde que a honda está com a cabeça !?? até carro chines vem "completinho" e por um preço atrativo . agora pagar mais de 90K para não ter nem ar-condicionado digital !!! é muita cara de pau mesmo o.0

  • Gregori_Costa

    Minha opnião, feio e caro, não me atraia na versão anterior e não me atrai nessa.

  • Diogo_BH

    O comparativo que se pode fazer desse carro com o XC60 é só o visual da parte traseira mesmo, porque no resto a Volvo deixa no chinelo..

  • Mahiki

    "Bela" barca de plástico por R$80.000!

    O mercado brasileiro é lamentável…

    • granrs78

      Se fosse 80.000,00 já estaria caro, mas por 87.000,00 está muito caro mesmo em relação ao que entrega por esse preço.

  • zemarreta

    Essas rodas são muito bonitas!

  • marcostos10

    O pior é que tem bobos que compram este SUV, e por isso que a Honda cobra ágio até hoje, não se encontra por menos de 92 mil este modelo. Enquanto tiver pessoas comprando isso aí achando que é uma maravilha de negócio, vai ter ágio.

    • zeuslinux

      Estavam cobrando ágio sim, além de não haver sequer o carro em exposição ou para test drive em muitas concessionárias.

  • rbergesch

    Muito bacana! Estou curioso para avaliação na cidade, pois tenho minhas dúvidas quanto ao desempenho deste carro!

    Reparei que os textos de avaliação estão melhorando cada vez mais! Parabéns à Redação.

  • Louis

    Eu achei bem bonito, se tivesse um pouco mais de equipamentos ficaria excelente.
    No teste da 4patas, parece que foi bem economica no consumo, levando-se em consideração o porte e a transmissão.

    • cepereira2006

      Foi o 2º lugar, desbancando os Coreanos e inclusive a citada…Captiva.
      Só que o teste não contabilizou o ágio e tenho certeza que se o preço praticado fosse o informado à 4 rodas, ela não teria ficado nesta colocação. Justiça seja feita, no modelo ELX é o melhor SUV, na minha opinião.

  • Rodrigoww

    O melhor desse carro e o que o torna imbatível, é o espaço interno. Nem o freemont com seus 5 metros consegue chegar perto. É muito bom, acho que consegue superar o Versa e Tiida no banco traseiro.

    A vida a bordo pra mim é o grande trunfo do CRV. Já que não tem motor e nem tem muito porte.

  • bedotRJ

    "Aliás, foram aumentos de preço deste modelo e também do Fiat 500, por exemplo, que nos fazem achar que as montadoras já sabiam de alguma forma que seria feita uma redução de IPI. Aumenta agora, baixa um pouco depois, e fica tudo bem."

    Temos que considerar que houve a renegociação do acordo automotivo com o México, reduzindo as cotas de importação de cada uma das montadoras. Determinados modelos acabariam pagando o pato. Não vejo esperteza das montadoras. Prá não variar, o responsável pela medida lamentável é o governo. Como sempre.

    • JPaulo10

      A despeito das cotas de importação, … a Saveiro teve seu preço aumentado dias antes do anúncio do IPI.
      Tendo notícias sobre o imenso lobby das montadoras, "presumo" que elas sabiam da medida.
      Quanto ao governo, é como você disse.

      • bedotRJ

        Acho que foi apenas a Saveiro Cross, com a verossímil justificativa de que recebeu ABS e airbags como itens de série, não?

        • JPaulo10

          Pode ser que sim. Aumentou e baixou de preço, mas também davam um bom desconto no Feirão: de R$ 47 mil (com redução de IPI) por R$ 43 mil, valor próximo à Montana Sport.
          Ao mesmo tempo que ganhou AB+ABS de série, perdeu o volante multifuncional (tal como toda linha Gol/Fox), segundo me avisou o vendedor.

          O carioca diz que paulista tem 3 diversões no domingo: ir ao shopping, lavar o carro e ficar na prainha do aeroporto vendo aviões.
          Como a INFRAZERO fechou a prainha de Congonhas, o paulista vai agora nos feirões das concessionárias ver preço de carros.

  • jvjv

    Eber, gostaria de lançar uma pergunta (por mais esdrúxula que possa parecer): é possível alguma comparação entre o Honda CRV e o Chery Tiggo?

  • caiobrandao

    Nossa nem banco de couro vem ? Até os Jacs vem com banco de couro de série. Vergonhoso essa LX ai.

    • Pensando desta forma, qualquer Honda/Toyota é lixo. Bancos de couro são só opcionais ou de série nas versões tops.
      As japonesas oferencem modelos básicos básicos mesmo hehehehe
      Abraços

      • epicentro01

        Só o preço que não é básico.

        • Basicamente, o preço de Toyota e Honda são sempre mais altos hehehehehee

    • Rodrigoww

      Graças a deus.. Banco de couro é desconfortável comparado com o veludo, é mais duro, escurrega, em dia de frio ele fica muito frio, em dia de calor e sol ele fica pelando. Resumindo, TÊM que ser opcional, eu mesmo odeio banco de couro. Tenho um tiida com banco de veludo, que parece pelica, entrei no tiida SL com banco de couro(que é de série) e ODIEI, por todos esses detalhes citados acima.

  • theogarcia

    por 89k voce compra uma korando diesel,tenho uma at e nao me arrependo da compra paguei 107k mais tenho economia de combustivel

    • Loducaregis

      theogarcia já entrou em contato com o NA pra fazer uma reportagem sobre seu Korando ???

  • Leandro1978

    Tem que ser olhado os concorrentes. Em sua versão de entrada, o Sportage e o ix35 possuem apenas airbag duplo e abs com ebd, trio, ar manual, computador de bordo. Basicamente os três possuem o mesmo equipamento. O CR-V possui câmera de ré, algo que as outras duas não possuem em suas versões de entrada. Agora, a Freemont, que tanto reclamavam que "depreciaria" a Journey, vem com ar dual zone, esp, piloto automático, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, etc. A Captiva e 3008 também são bem equipados.

    • Felix_S

      Aparentemente quem pensa em "status" compra Sportage, IX35 e CRV. Quem pensa na segurança da família compra Freemont, Captiva e 3008… ou compra as versões mais completas das 3 primeiras.

  • hugogyn94

    Ah tudo mundo quer captiva,so que ele e ultrapassado e possui motor muito melhor do que esse cr-v 2012.

    • zeuslinux

      Ultrapassado em que ? Tem mais potência, agora tem 6 marchas, tem 6 air bags, bancos de couro, controle de estabilidade e por 6 ou 7 mil ainda tem a opção de trocar o motor 2.4 por um 3.0, bem mais potente e com ainda mais acessórios.

      CR-V não tem opção de um motor melhor, tem menos potência, menos dispositivos de segurança, etc. Talvez seja um pouco mais econômica por ser um pouco mais leve e ter menos cv, mas quem compra uma SUV e pensa na economia de gasolina está pensando errado.

      Veja essa matéria que compara o Captiva 2.4 atual (já com 185 cv e 6 marchas) contra a versão anterior do CR-V, que usa praticamente o mesmo motor da nova CR-V
      http://www.chevroletnova.com.br/duelo-de-gigantes

      "Apenas para citar os itens principais, o GM já vem com controle eletrônico de estabilidade (ESP), airbags laterais e de cortina, sistema de fixação de cadeiras infantis do tipo Isofix, volante revestido de couro com comandos do som, câmbio automático sequencial de seis marchas, entre outros. Para ter parte de alguns desses equipamentos no Honda, seria preciso optar pela versão topo de linha EX-L, que custa salgados R$ 99.880. Portanto, no cômputo geral, a relação custo-benefício do Chevrolet acaba sendo melhor.

      Agora sim, vamos ao embate propriamente dito. Pela diferença de potência entre os dois, o Captiva poderia ter ido melhor. Ficou apenas um pouco na frente do rival nas provas de desempenho, pelas medições do Instituto Mauá de Tecnologia. Emparelhando os dois para ver qual consegue acelerar mais rápido de 0 a 100 km/h, o GM crava 11,7, ante 12,2 s do Honda. Pudera, o Captiva fala mais alto com seu motor 2.4 de 185 cavalos, com mais fôlego que o 2.0 de 150 cv do CR-V. A relação peso-potência também é mais favorável ao GM (9,1 kg/cv ante 10,3 kg/cv). Nas retomadas, aproveitando a vantagem da força maior cilindrada, o Captiva também superou o rival na maior parte das medições. De 40 a 120 km/h, o GM fez em 13,8 segundos, ante 15s do Honda.

      Pise fundo no acelerador do Captiva e terá um ronco mais encorpado, embora não combine com a simples saída de escape sem nenhum acabamento. Mas pode dirigir um pouco mais animado porque, ao contrário do CR-V, o controle de estabilidade (ESP) do Chevrolet ajuda a corrigir eventuais erros de cálculo. Aliás, é bom ter cautela ao volante de qualquer um desses dois. Altos e pesados, saem de frente ou de traseira com certa facilidade. Bom mesmo é engolir os buracos pelo caminho, mérito da boa altura do solo, das suspensões reforçadas e dos enormes pneus de aro 17 (225/60R no CR-V e 235/60R no Captiva). Dirigindo o CR-V, o principal destaque é o silêncio a bordo e a visibilidade. No Captiva, a maior sensação de segurança e a agilidade."

      Em ambos, há um bom espaço entre os bancos porque não existe a tradicional alavanca do freio de estacionamento. No GM, ela foi substituída por um simples botão que aciona um sistema elétrico, mais moderno, eficiente e mais fácil de ser usado no dia a dia que o simples “pedalzinho” do Honda, travado e solto depois de pressionado. O que também incomoda no CR-V é o sistema de som que desvia a atenção do trânsito para mudar de estação de rádio, ou aumentar o volume, o que pode ser feito pelos botões no volante do Captiva. Nos dois, porém, não existe entrada auxiliar USB, apenas para iPod. Pelo preço que custam, também poderiam ter retrovisor interno eletrocrômico no lugar do simples comando dia/noite, igual ao dos modelos populares

      "O que não dá para reclamar dessa dupla é do espaço interno, tanto para os ocupantes quanto para suas respectivas bagagens. No banco traseiro vão três adultos, sem nenhum aperto. Até com duas cadeiras infantis instaladas, a babá (ou a avó) pode viajar com conforto. No porta-malas, vão 524 litros no Honda e generosos 821 litros no GM, segundo a fabricante. Em compensação, ambos são carros pesados (1.555 kg no CR-V e 1.680 kg no Captiva) e que (principalmente o Chevrolet, mesmo com injeção direta) não fazem cerimônia em consumir gasolina. Conforme os números do IMT, o Honda faz razoáveis 9km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ante 6,1 km/l e 12,9 km/l do GM. Pelo menos, o Captiva tem um tanque grande, de 73 litros, o que garante mais autonomia que o de 58 litros do CR-V."

      Não confio nesses comparativos da Quatro Rodas.

      • JPaulo10

        Quanto à publicação que você citou, eu tenho uma frase:
        "Péricles Malheiros é Honda; Paulo Campo Grande é ford".
        Num comparativo entre Captiva e CR-V reportado pelo primeiro, nem preciso abrir a revista para saber o ganhador.
        O outro caiu no ridículo uma vez, ao afirmar que o focus (sempre ele) 1.6 era melhor do que o Cerato, apesar de perder em todos os dados, porque era "verde" (ecológico).

      • Gui_BR

        Captiva tanto é ultrapassado que no nosso mercado é vendida a versão antiga do modelo.

        • radiobrasilcombr

          Negativo amigo, existem 2 carros diferentes vendidos como Captiva. Na Argentina por exemplo, o Captiva é TOTALMENTE diferente. O nosso é igual ao mexicano que também é vendido nos EUA. E até 2009 era vendido nos EUA como Saturn Vue.

      • Rodrigoww

        O CRV só bate o Captiva em espaço interno e acabamento. Fatores que para o meu gosto seriam determinantes. Mas são dois carros, por isso temos que ter várias opções no mercado, para atenderem diferentes exigências. Por exemplo, se eu viajasse muito de carro, pegasse muita estrada, JAMAIS pegaria a CRV, acho que entre as duas iria de Captiva, pois CRV lotada e cheia de malas, eu ia morrer numa ultrapassagem. Motor muito fraco.

  • Felix_S

    Interessante sua teoria sobre a Honda e a Fiat aumentar os preços e depois baixar… vendo sob essa ótica, pareceu bem conveniente mesmo essas mexidas de valor (pode ter sido a questão das cotas do México, mas vá saber…). Sobre a CRV, eu nem ligo muito se ela não tem farol de neblina, teto-solar, ar digital ou bancos em couro (aliás acho bonito os bancos em tecido da Honda), o problema é a pobreza na segurança, aí é imperdoável pois meus filhos vem em primeiro lugar. É uma pena, pois no resto eu achei o carro muito bonito e nem ligaria se o desempenho for só suficiente.

    • 3ic

      pelo preço do carro, ligo tudo para o que vc disse que não liga. se não ligasse, pegaria um logan e seria feliz, pois pagaria menos para ter o basico pelo menos

      • Felix_S

        Aí vc forçou né? Minha bronca maior com a Honda e a Toyota são o desrespeito com a segurança de seus clientes e por isso me recuso a comprar. Outro problema é a marca se aproveitar de sua boa imagem para enfiar a faca em versões pouco equipadas… Mas ainda assim é preciso reconhecer que o CRV é um carro muito bem construído (o negócio é só se mudar para o México…)

  • Ficou com a traseira linda, a frente não me agrada… na verdade se fosse comprar algo nesse segmento, tenderia a Captiva.

  • jeremias88

    não tem um motivo específico mas NUNCA me agradei da CRV, de nenhum modelo

  • Rods

    Qualidade sul-americana e preço de Sueco…..

  • JPaulo10

    O pessoal malha a Honda graças aos seus preços (para mim exorbitantes), mas se esquece de um detalhe: o pós-venda da montadora tem altíssima qualidade, assim como seus produtos.
    Não é raro um cliente Honda dizer-se fiel à marca e garantir que seus carros "não quebram".
    O NA poderia falar um pouco sobre esse pós-venda?

    • Felix_S

      Eu conheço pouquíssimas pessoas fiéis a uma marca hoje em dia. Só ouço esse tipo de conversa na internet… Entre meus amigos e conhecidos da vida real, todos tem variado de marca: uma hora tem Honda, troca por GM, vai pra Toyota e por aí vai. Teve até uma época que vários amigos tinham Corolla, mas hoje tem de tudo: Civic, Linea, C4, Captiva, IX35, Cruze, i30, Agile, Azera, Corolla, Fusion, Gol, 3008, C3, Fit, meu 408… Ah, conheço um fã-boy da GM, hoje tem um Cruze (mas já teve Civic)

      • Louis

        POde até ter pouca gente fiel a apenas 1 marca, mas tem muita gente que não compra carro de determinada marca, etc.
        Normalmente as pessoas mais novas têm mentalidade mais aberta para variar de marca.
        Tem muita gente que não compra francês nem f….

        • 3ic

          eu por exemplo me agrado a qualquer marca que não tenha saido da coreia ou china , ou a serie c4 da citroen ( adoro a citroen, mas essa seria tem dado uns problemas bisonhos) ( até um indiano toparia experimentar)

        • Felix_S

          Curiosamente no meu caso, à medida que eu e meus amigos estamos ficando mais velhos, ficamos mais abertos a novas marcas. Talvez seja que hoje temos mais grana que na juventude ou ainda que depois de experimentarmos várias marcas percebemos que TODAS tem suas qualidades e defeitos, basta decidir suas prioridades.

  • Cil

    Me batam, mas esse carro lembra tanto… a Veraneio… falta só o cortejo fúnebre. Captiva é mais negócio mesmo.

  • Rodrigoww

    Esse carro lembra o corcunda de notredame. Mas eu gosto muito e compraria. Design mesmisse eu não curto, gosto de inovações.

  • fsnuma

    Com a primeira foto do post, agora que tenho certeza que o pessoal do blog é de Pouso Alegre.

  • dracconitos

    EEEEE laiá..

    Após redução do IPI, vendas de veículos sobem 11,5% em maio

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