Avaliações Honda SUVs

Avaliação NA – Novo Honda CR-V 2012 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento

honda-cr-v-2012-fotos-interior-1 Avaliação NA - Novo Honda CR-V 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

A terceira geração do Honda CR-V teve seu interior bastante elogiado na Avaliação NA, em 2011. E agora temos com certeza que continuar na mesma tônica, ou seja: o interior do modelo continua muito bem planejado, em vários aspectos.



É claro que se trata de um interior simples, com painel feito todo de materiais rígidos, e nas portas temos uma pequena área macia para apoio do braço, o que infelizmente acontece em 99% dos modelos que avaliamos. Infelizmente, nas portas vemos que o material rígido recebe marcas com muita facilidade, e com isso, a porta acaba parecendo ainda mais simples do que é.

Mas por outro lado, temos uma montagem muito bem feita, um interior silencioso, e uma sensação geral de qualidade. O volante tem o tamanho certo, e apesar de não ser forrado em couro, é feito de um material macio, bem diferente daqueles volantes “chineses” que vemos em alguns modelos, duros como pedra.

honda-cr-v-2012-fotos-interior-8 Avaliação NA - Novo Honda CR-V 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O quadro de instrumentos é bonito, bem planejado, e ainda tem uma profusão de luzes espia coloridas, com cores de bom gosto. Do lado esquerdo do painel, vemos ali o botão ECON, assim como acontece na nova geração do Civic. Aqui, este botão é menor, mas o funcionamento é exatamente o mesmo. Falaremos sobre como o ECON afeta o desempenho e o consumo do Honda CR-V 2012 no decorrer da avaliação.

No centro do painel, temos menos espaço, pois o painel não é separado do console central, como acontecia antes. Mas mesmo assim, o aproveitamento do espaço é muito bom. O que entristece um pouco é o ar-condicionado manual e também o sistema de som simples em um carro tão caro.

Os bancos estão entre os mais confortáveis que já vimos aqui na Avaliação NA, dentre mais de 30 carros que já avaliamos. O veludo deles é tão bom que você chega a nem mesmo desejar que aqueles bancos fossem forrados em couro. O descansa-braço central tem o mesmo veludo de boa qualidade.

honda-cr-v-2012-fotos-interior-38 Avaliação NA - Novo Honda CR-V 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O espaço para os ocupantes é um pouco maior do que acontece em sedãs médios, ou seja, na frente é um bom espaço. E na traseira é algo suficiente para viagens de média duração, com três pessoas. Para duas pessoas, é um espaço ótimo até mesmo para viagens longas.

A parte central é bem utilizada, graças ao túnel baixo. Quem tem um pé pequeno, até de número 36 aproximadamente, vai com tranquilidade. Digo isso pois pés maiores não cabem no espaço entre o console central e o banco traseiro, fazendo com que a pessoa coloque os pés para os lados e deixando aquela solução de aproveitamento de espaço não tão útil como poderia ser.

A tela i-Mid é mais simples do que no Civic EXS que avaliamos, certamente por se tratar da versão mais simples do CR-V. Na hora de dar ré, ela mostra as imagens da câmera traseira de estacionamento, câmera essa que tem uma boa luminosidade, mesmo de noite, ajudando muito nas manobras.

  • SonataRio

    A melhor do segmento. Simples, funcional, e espaçosa, fora que é muito confiável e certamente excelente de pós-venda. É cara, deveria ter mais equipamentos, mas ao menos cumpre seu papel.

    • Diego Casagrande

      Só não gostei do Veludo, pode aparentar super confortável, mas dá uma impressão de bancos bem usados já.

      • tiards

        mas bancos de veludo é assim mesmo.

        • Hbolivar

          Por ser claro também piorou um pouco essa sensação.

      • BlueGopher

        Sério mesmo, prefiro tecido ou veludo ao couro.
        Couro esquenta demais!

        • RMN14

          Eu também…..se pudesse pegar um civic ex com os bancos com tecido do SI, seria perfeito pra mim….odeio couro….mesmo com ar ligado, no peito fico confortável e até frio…mas as costas ficam sempre suadas….

        • Louis

          Também prefiro veludo!

        • zeuslinux

          Mas o couro dá uma aparência bem melhor ao interior dos carros e é mais fácil de limpar, especialmente quando é um couro preto ou de qualquer tom mais escuro.

          Bancos em couro é o mínimo que se espera para carros desta faixa de preço.

      • flavioci

        Melhor seria o couro, melhora a qualidade. Como esse preço deveria ser de série.

    • zeuslinux

      Eu achei o acabamento bem fuleiro para um carro dessa categoria. O acabamento do Freemont e do Captiva são bem melhores. Comparem só as fotos do interior dos dois:
      https://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-dhttps://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-freemo

      https://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-c

      O acabamento desse CR-V está ruim até para o padrão Honda e também inferior ao dos concorrentes coreanos da categoria (ix35 e Sportage), que são simples também.

      Como um colega meu diz, carros de origem americana têm acabamento bem melhor do que os carros orientais em geral.

      • TEMOJR

        Todos nos sabemos, que Honda é Honda, que são veículos qualidade e com bom pôs-venda. MAS, essa cacetada de preço com poucos itens de serie? Não creio que valha tudo isso…pois..sem ar-digital, só 2 air-bags, sem couro e etc?…muito criticaram o Freemont, mas olhando acabamento e itens, ar de 3 zonas e um monte de siglas, ABS, EBD, ZZZ E ETC., parece ser um carro a se pensar.

        • Edson Roberto

          Pois é… mas conforme visto acima…há um preconceito sobre a marca.

          Pois o Freemont pode ser um real bebado no consumo, mas em contrapartida, em tudo é superior.

  • guihounter

    ao vivo esse carro é cabuloso de feio! e por esse preço n tem couro, nem esp, nem sidebags???

    • tiards

      feio não é, o que acontece é que você não gosta da honda.

      • pedro_bh

        nao tem gente que acha o agile bonito??? rssss

        gosto é igual: rssss

        • Pedro_Rocha

          "Uns preferem os olhos, outros a remela." (Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo)

      • guihounter

        pior que não viu, alias não gosto mesmo não fit, city, civic com um preço absurdo e os babão pagandoo…
        a respeito do crv é uma cópia porca do volvo xc60, vi otro hj e tomei um susto!

        • cepereira2006

          Já dirigiste um Civic ou Fit ao menos para saber do que está falando?

    • Leandro1978

      Tem modelos similares tão caros quanto e menos equipados…

      • wrlopes

        Isso não significa que este seja o melhor do segmento…

        • Leandro1978

          Não estou afirmando isso.

      • zeuslinux

        E tem modelos similares tão caros quanto ou até mais baratos e com mais equipamentos.

        A Honda sempre abusou na oferta de acessórios nas versões mais baratas e pelo preço que cobram. Até mesmo quando fui comprar um Civic anos atrás, desisti e peguei um Corolla, porque o Civic não tinha ar digital, farol de milha ou neblina, motor mais faco e outras coisas.

        • Leandro1978

          Sim, realmente os modelos Honda tendem a ser menos equipados e mais caros que alguns concorrentes, porém, mesmo assim vende bem. Pelo menos por enquanto.

          • wrlopes

            Pelo marketing e por um atraso cultural que temos aqui no que diz respeito a automóveis.

          • Edson Roberto

            Bem… atualmente o melhor "custo x beneficio" da Honda é o proprio Civic. Com a diminuição do IPI há modelos em pé de igualdade com alguns modelos rivais.

  • gustavo_bf

    Depois de ver o interior do carro da última avaliação (Jetta), esse aí parece de um carro um pouco melhor que popular. (Podem atirar pedras, mas é minha opinião, muito caro pelo acabamento simples e uma boa falta de equipamentos).

    • epicentro01

      Concordo com você. Falam mal do acabamento do Jetta, mas o CRV é pior, pelo menos pelas fotos. Pô, volante sem revestimento de couro em um carro desta faixa de preço é muita mesquinharia. Isso sem falar nos itens de segurança que pderiam vir também.

      • Leandro1978

        Eu acho pior não ter ESP e pelo menos 2 air bags a mais (4 no total). Porém, as pessoas se preocupam com acabamento, fazer o que? Enfim… Em relação ao acabamento, poderia ser melhor? Certamente. mas está no mesmo nível ou até melhor que ix35 e Sportage, embora perca para Freemont e Captiva, que, aliás, são mais equipadas.

        • epicentro01

          Pois é. Mas como cito no meu comentário, que vou repetir aqui. Isso sem falar nos itens de segurança que poderiam vir também. Ou seja, nesta faixa de preço chega a ser uma falta de respeito o carro ser tão pelado assim.

          • Edson Roberto

            Bem… eu acho que ninguem obriga a compra de carros. Compra quem acha que o carro oferta aquilo que quer.

            Eu acho que há outros fatores que fazem do modelo mesmo bem menos equipado que justificam a compra.

            Lembrndo que as vezes o atendimento pode ser um referencial mais importante que uma propaganda.

        • gustavo_bf

          Eu também falei da boa falta de equipamentos, eu realmente penso muito mais nos equipamentos do que qualquer outra coisa em primeiro lugar, tanto é que acabei comprando um fiat 500.

      • marmota2

        Nós vivemos na DITADURA DO HONDA CIVIC.

        Melhor acabamento, melhor motor, melhor isolamento acústico, melhores materiais no painel, melhor consumo…..É TUDO DE BOM.

        Por isso que os carros estão caros dese jeito….

  • AndersonDak

    Esse carro é muito bom! pena que o preço não segue esse ritmo deveria custar no máximo 70.000.

  • andy_irons

    Carro de pano… em pensar que esse carro já foi bonito um dia… agora a honda já tem fama, e o brasileiro é otário, pode cobrar 100.000 que vende.

  • Para mim é meio ilogico comprar um carro deste tamanho para ir ao super mercado, andar na cidade e levar as crianças para o colegio… Vira e meche vejo gente tendo dificuldades porque tem um carro grande de mais para espaço de menos, mas pior mesmo é quando a pessoa não dirige bem e compra um carro grande. Acho bacana a ideia de ter um carro grande, confortável e espaçoso, no entanto na maioria das vezes acaba sendo apenas um exagero…

    • rbergesch

      Concordo com seu ponto de vista.
      Mas eu, que ando sozinho 95% do tempo, me sentiria muito bem com uma SUV de grande porte, por mais que nem use porta-malas ou espaço físico dentro do carro. Questão de gosto e de consumo.

      • Sias

        Também é meu gosto, apesar que hoje ando com mais 3 pessoas (sendo 2 em cadeirinhas). Já tive sedan e hoje um SUV: pra ter o mesmo espaço só se for um sedan dos grandes, de Azera pra cima.

        • Edson Roberto

          Mas Sias, creio que para uso urbano vc usa o SUV? Me parece que vc possui o SUV para um uso correto não?

          • Sias

            Uso ele direto mas pretendo ter um pequeno para usar só quando sair sozinho (o que é rarissimo hoje).

            Nunca gostei de andar em carro pequeno…apertado, tanto que nunca tive carros hatch, o menor foi um Polo Classic. No Polo (do novo) a cadeirinha ficava bem perto do encosto do banco dianteiro, já na Sorento tem quase dois palmos de distância. Mas a verdade é que gosto de carros grandes, que se for preciso tenho espaço de sobra, só trocaria um SUV por uma boa SW (boa mesmo, Megane GT não conta).

    • epicentro01

      Sem contar que acabam fazendo mais volume do que o necessário no já caótico trânsito.

      • pedro_bh

        duvido que vc anda de honda bizz… pra economizar volume…rsss

        • epicentro01

          Ando de carro quando uso ele para o meu serviço, pois trabalho com o carro, ele é minha ferramenta de trabalho. Agora, quando não preciso dele, ando de bike mesmo. E a minha esposa que trabalha relativamente perto da nossa casa (deve fazer uns 10Km por dia ida e volta) vai trabalhar de Biz sim, economizando espaço, poluindo menos e economizando uma bela grana.

    • marcelo_ricardo

      Em cidades grandes (SP, RIO, BH) até concordo…

      Mas, existem muitas cidades com pouco transito que cabe muito bem uma dessas…
      Na minha cidade existem muitas F250 que são dupladas ainda.. coisa de 6m de comprimento, e o povo manobra tranquilamente…

    • Felix_S

      A "habilidade" de alguns motoristas que compram SUV assusta mesmo… hehe. Embora não ache a CRV muito grande (é mais impressão), mas as grandes SUVs e picapes complicam o trânsito de qualquer cidade, mesmo aqui no interior. Congestionamento e caos já não é mais só nas capitais!

      • Sias

        O problema é que hoje a maioria dos motoristas é manco mesmo e até em um Mille eles já se atrapalham. Tem cara com carro pequeno que ocupa espaço de dois carros por não saber se colocar no trânsito.

  • LeandroBalmant

    Por fora melhorou bastante, mas por dentro piorou. O freio de estacionamanto era nos pés, o volante parecia ter mais qualidade e os bancos de couro dão mais beleza ao abitaculo. Compraria a Rav4, Captiva ou Freemont.

  • Kenny_

    Interessante na maior parte da avaliação são feitos elogios sobre a qualidade de construção do interior, aproveitamento de espaço, etc…

    Mas a maioria só menciona um dos poucos defeitos destacados. Que é o uso de plásticos, aparentemente convencionais, no painel e na porta, até parece que o pessoal anda abraçado no painel ou escorados nas portas (que tambem foram duramente criticadas no Jetta pelo mesmo motivo).

    Pessoalmente, se os bancos forem tão bons como foi dito na avaliação, acho o plástico rígido do painel e das portas algo tão insignificante.

    • Mesmo que tenha tecido na porta ou uma borracha no painel, por baixo do acabamento é tudo plastico, tem muita gente que confunde um acabamento melhor com qualidade do material de qualidade, o pessoal acha que uma porta com menos tecido tem menos plastico do que uma porta sem acabamento nenhum…

      E outra, isso é algo que você nota quando o carro é novo, depois de um tempo você nem repara ou percebe o acabamento diferenciado.

  • Pedro Evandro

    Não sei se já disseram em algum lugar, mas, onde é fabricado este Honda?

    • Eu acho que é importado do México, pois na Fábrica de Sumaré/SP só fazem Civic e City

  • Felix_S

    Que tal umas fotos noturnas pra gente ver como é a iluminação do painel? É uma das coisas que não dá pra ver em test-drive ( e também a qualidade dos faróis). Se a Honda gastasse um pouquinho mais e colocasse couro no volante já daria uma "levantada" no visual. O interior é simples, mas no geral as SUVs dessa faixa são também são, afinal são carros baratos na sua origem.

  • O carro é até bonito, mas com esse interior, ou eu sou muito chato, ou as pessoas estão cada vem mais dando menos valor ao seu dinheiro.

    • pririmarvil

      Por isso toda vez que entro no meu vectra 99 tenho menos vontade de vendê-lo.
      A superioridade no acabamento à até carros acima de 70k me desanima de trocar de carro, na verdade até quero trocar, mas por outro vectra modelo CD.

    • pedro_bh

      vc acha que a VW, GM, FORD e a FIAT pedirem 26.000 em gol, celta, ka/fiesta e uno. é barato?

      eu acho ainda mais caro, pela tecnologia, acabamento, segurança e qualidade que os modelos oferecem,

  • Rmonteggia

    Como vc mesmo disse, não tem como comparar um SUV médio com um Sedan médio-grande, categorias diferentes, propostas diferentes.

    • HandreiP

      Puts, eu comentei errado.

  • pedro_bh

    o carro é lindo….

    mas na minha opinaio deve em alguns pontos assim como o civic:

    mais airbags
    bluetooth no volante
    preço 10k mais baixo..

    mas como é honda…. eu compraria sem medo!

  • marcelo_ricardo

    É um carrinho legal, mas muito caro!
    Poucos equipamentos.. fica dificil.

    Se tivesse ar dual zone, cambio cvt, esp, dai sim seria um ótimo negócio.

  • Landrutt

    Ótimo carro, mas o maior defeito para os compradores imaginários daqui é ser Honda…aí nem se fosse folheado a ouro por dentro prestaria.

  • SilasCoul

    Show! se diminuirem 7mil no preço venderá mais q duster ou ecosport

  • duhehe

    Não sei porque falam tanto de material macio no painel…

    não consigo entender onde e oq isso agrega ao carro.

    Apoio almofadado na porta tudo bem … mas painel macio ??? … quem fica apalpando ali ????

    • Felix_S

      Material macio GERALMENTE (nem sempre) dá maior ar de requinte ao painel, denota um maior capricho, acho que é isso. Mas o que mais me irrita são os plásticos que riscam fácil e parece que os da porta são assim. No Japão só os carros top tem acabamento emborrachado (curiosamente acho que o Corolla era uma das poucas exceções).

  • abussade

    Não acho um carro ruim, acho feio.
    Andei nele e é bem confortável e tem torque / retomada bem melhor que a Freemont que por sua vez é mais bonita e com interior impecável. Só não anda.
    E o preço está com ágil e pouco convidativo.

  • Mahiki

    Nesse preço era para o couro no mínimo já ser item de série!

  • IsrVasconcelos

    Impressão minha ou o painel (quadro de instrumentos) parece o do City/Fit ? Achei bem fraquinho, até mesmo em relação a geração anterior, o antigo transmitia a sensação de ser algo menos simplório. Está remetendo um pouco até ao March, do meio pra direita com esse conta-giros em 180º. Seila, nao é que esteja feio, mas se olhasse a foto apenas do quadro de instrumentos acharia que se trata de um carro bem mais simples.

  • fabioalisson

    Acho impressionante e inadimissível, tanto nessa CRV quanto na antiga, a falta do sistema de ar condicionado digital.

  • eokn

    Nao entendi o porque do comentário preconceituoso ao "volante dos carros “chineses” que vemos em alguns modelos, duros como pedra."
    Certamente temos carros "brasileiros" com volantes "brasileiros" feitos por empresas "multinacionais" mas que não são "chinesas" mais duros do que os de carros "chineses"

  • edy_caceres

    com volante duro sem couro, com falta de ar digital,bancos de veludo, com instrumentos do fit/civic, som muito simples, a falta de equipamentos de segurança, preço elevado, etc…
    não mudara nada, vendera muito bem, sem esses equipamentos ditos acima.
    simplesmente por que o carro é Honda e é confiável. fala serio!! e depois vem aqui dizer que o carro ta caro, pedem pra baixar mas continuam comprando.
    é por isso e por outras coisas que somos tratados como resto, por todas as empresas que fabricam no mercado nacional.

  • Antonio De Julio

    Eu entro na minha Pickup Strada 2002… Portas com tecido, painel de boa qualidade (após 130.000km rodados e todos esses anos, nem um sinal de desgaste), e vejo as novas, e mesmo os carros mais caros e digo:

    "que sacanagem que fizeram"

  • Adriano_Silva

    Mas do mesmo, continua sendo uma boa opção, apenas muito caro pelo que oferece e com uma traseira no mínimo horrível, mas se trata de Honda vai vender muito.

  • MRK_Fla

    O carro é ótimo. O ruim é a safadeza das concessionárias da Honda, pedindo 8 mil de ágio e no mínimo 60 dias para entregar. Tô fora!!

  • kikofar

    Um carro com boa dirigibilidade, silencioso, espaçoso e eminentemente urbano. Na estrada, fica devendo pelo motor com pouco torque e, para o que custa, tem um acabamento bem abaixo do esperado. O veludo dos bancos tem aspecto envelhecido (desbotado pra falar o certo) e falta uma simples saída de ar para os bancos traseiros, existentes em muitos carros inferiores! Até compraria, mas usado, após uns 2 anos, de único dono. Zero? Nunca.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend