Avaliações Hatches Populares Renault

Avaliação NA: Renault Clio

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-8-620x413 Avaliação NA: Renault Clio

Em novembro do ano passado, o “Novo” Clio 2013 foi revelado para a imprensa, sendo destaque por vários dias nos sites automotivos e inclusive aqui no NA. Apesar do visual renovado, quem entende um pouco de carro sabe que o Clio recebeu apenas um banho de loja para ficar parecido com o Clio europeu, e por baixo dessa roupinha renovada o que existe é o mesmo dos últimos 14 anos.



Aliás, o mesmo não, pois hoje o Renault Clio é um carro super simples e bastante capado de equipamentos para fazer o papel de popular da marca francesa. E para ficar abaixo até mesmo do Sandero, modelo super-barato lá no exterior, o Renault Clio vendido no Brasil sofreu bastante.

Isso é percebido na qualidade do acabamento, em peças mal-encaixadas, etc. Tudo isso junto de um interior e uma ergonomia que denunciam a idade do carrinho, mais alguns problemas específicos do carro de imprensa que recebemos para a avaliação.

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-5-620x413 Avaliação NA: Renault Clio

Percebemos que o Clio vermelho que avaliamos teve algum acidente de percurso por aí, apesar de ter pouco mais de 2.000 quilômetros rodados. A pintura do capô estava toda tremida e nas peças plásticas externas percebemos vestígios de um pó claro que deixou aparente o serviço de funilaria mal feito.

O Renault Clio 2013 tem apenas versões Dynamique e Expression, ambas muito simples e com preços entre 24.290 e 26.270 reais para a carroceria com quatro portas, no configurador da marca. Deixando o Clio um pouco mais equipado, com ar-condicionado e direção hidráulica, chegamos a um preço de 30.000 reais na versão mais equipada.

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-7-620x413 Avaliação NA: Renault Clio

E “equipada” é apenas um jeito de se dizer, pois vários itens encontrados em outros populares ficam de fora. A unidade que testamos tinha sistema de som (da marca H Buster e com qualidade sonora péssima) e rodas de liga leve, que são equipamentos instalados posteriormente na concessionária.

Renault Clio – Impressões do interior e qualidade de acabamento

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-11-620x412 Avaliação NA: Renault Clio

O Renault Clio tem, obviamente, aquele visual de carro dos anos 90 em seu interior. A posição de dirigir é boa, mas quando sentamos no banco do motorista vemos um painel que foi empobrecido ao máximo para deixar o carro mais barato.

Este empobrecimento é notado em detalhes como a falta de espelho nos quebra-sóis e também falta das alças de teto para os passageiros. A direção não tem qualquer tipo de ajuste, nem mesmo de altura. E isso sem contar alguns problemas de acabamento da unidade avaliada.

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-13-620x412 Avaliação NA: Renault Clio

Os botões dos vidros elétricos estavam se soltando das portas em ambos os lados, como pode ser conferido em nosso vídeo de detalhes do Clio. O bom é que os bancos dianteiros não foram – com o passar dos anos – trocados por outros menores, e com isso o proprietário de um Clio 2013 ainda tem bancos maiores e mais confortáveis do que em muito popular por aí.

O volante é um tanto grande, o que pode incomodar alguns em manobras, e a alavanca do câmbio é longa e desajeitada, algo de que todos os Clio feitos aqui no Brasil padecem. Um ponto positivo que vemos no quadro de instrumentos é a presença de um computador de bordo com várias funções. Poder ver o consumo médio no painel de um popular de entrada não é algo que vemos todos os dias.

novo-renault-clio-2014-fotos-avaliacao-na-21-620x930 Avaliação NA: Renault Clio

Como se trata de um modelo de concepção bem antiga, o Renault Clio não entrega um espaço interno muito bom, e quem vai atrás geralmente fica com a cabeça raspando no teto o tempo todo. Outro ponto no qual os concorrentes do Clio foram ficando melhores com o tempo, e o deixando para trás, é na quantidade de porta-objetos na cabine.

Apesar de algumas boas qualidades, em pleno ano 2013 fica difícil justificar a escolha de um Renault Clio como compra de um zero-quilômetro, a menos que isso seja feito perante os modelos que custam o mesmo, como Ford Ka e Fiat Mille. Subindo um pouco nos preços encontramos modelos bem melhores.

Renault Clio – Vídeo de detalhes

Renault Clio – Comportamento e consumo na cidade

O Renault Clio passou de 1999 para cá de um compacto diferenciado com equipamentos adicionais não encontrados em modelos concorrentes para um carrinho popular de entrada que foi bastante depenado, com o objetivo de ter preço atraente e brigar com outros defasados do nosso mercado, como Fiat Mille e Ford Ka.

Andando com ele na cidade, notamos a óbvia diferença de um motor de oito válvulas para um de dezesseis válvulas, ou seja, a necessidade de pisar fundo para conseguir um desempenho satisfatório. Além disso, percebemos também que no Clio, o peso do ar-condicionado em cima do motor é bem maior do que se nota em outros populares 1.0. Ele sofre bastante quando esse equipamento está ligado.

Com essa particularidade, acabamos tendo de pisar fundo no acelerador ao encarar subidas, mesmo só com o motorista no carro, e isso prejudica bastante o consumo médio. Outro ponto que não ajuda no desempenho são as relações de marcha mais longas, e alguns buracos existentes entre marchas.

Por exemplo, de segunda para terceira marcha, o buraco é notável. Acelerando em segunda marcha até pouco mais de 5.000 giros, a terceira marcha entra e deixa o motor com 2.300 rotações. Aí o desempenho não é suficiente e temos de reduzir para segunda novamente.

A suspensão do Clio é diferenciada, no bom sentido. Ela entrega conforto acima do existente em alguns outros populares, e os bancos dele também são confortáveis, bem largos e aconchegantes. Isso notamos também no Renault Duster.

O interior do Renault Clio está bem mais simples do que era antigamente, mas temos também pontos positivos. O quadro de instrumentos é completo e de boa visualização, e ele conta com computador de bordo, o que é sem dúvida um diferencial no segmento e na faixa de preço em que o Clio está.

O consumo do Clio, devido ao que citamos acima, não foi muito bom na cidade. Conseguimos 6,5 km/l com álcool e 8,7 km/l com gasolina. Um consumo que está na média de alguns outros populares, mas infelizmente abaixo de outros.

Renault Clio – Comportamento e consumo na estrada

Na estrada, o Renault Clio entrega uma condução um pouco mais agradável do que na cidade. O câmbio parece estar mais em sintonia com o motor, andando a 100 ou 110 km/h. Nessas velocidades, temos 3.200 e 3.500 rotações por minuto.

Andando tranquilamente com ele na estrada, percebemos uma boa posição ao dirigir, bancos confortáveis, volante bem alinhado com o corpo do motorista, etc, ou seja, características que vão dar um pouco de conforto ao motorista em viagens mais longas.

A vedação acústica é razoável, e o ruído do motor entra bem na cabine apenas em retomadas onde alcançamos altos níveis de giro. As portas apresentam uma boa vedação acústica, com apenas um mínimo de ruído aerodinâmico.

O Clio impressiona pela estabilidade interessante que apresenta nas curvas, aceitando fazer curvas mais fechadas a 100 km/h sem reclamar. O consumo foi bem melhor do que na cidade. Conseguimos 10,9 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina. Ainda continua um consumo inferior a de modelos 1.4, mas é melhor do que outros 1.0 que testamos, como nosso Onix da Avaliação 365, que fica em 13,0 a 13,5 km/l com gasolina.

Renault Clio – Ficha técnica

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.

Potência máxima: 80 cv e 77 cv a 5.750 rpm com etanol e gasolina.

Aceleração 0 a 100 km/h: 13,7 e 14,3 segundos com etanol e gasolina.

Velocidade máxima: 168 e 167 km/h com etanol e gasolina.

Torque máximo: 10,5 e 10,1 kgfm a 4.250 rpm com etanol e gasolina.

Diâmetro e curso: 69,0 mm X 66,8 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos verticais e barra estabilizadora. Não oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Não oferece ABS.

Pneus: 175/70 R13.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 3,81 metros de comprimento, 1,63 metro de largura, 1,41 metro de altura e 2,47 metros de entre-eixos. Não oferece airbags nem como opcional. .

Peso: 912 kg.

Capacidade do porta-malas: 255 litros.

Tanque de combustível: 50 litros.

Produção: Santa Isabel, Argentina.

Lançamento mundial da atual geração: 1998.

Itens de série:

Versão Authentique: Quatro apoios de cabeça, banco traseiro rebatível, computador de bordo, hodômetro total e parcial, pré-disposição para rádio, calotas, conta-giros, alarme sonoro de luzes acesas, relógio digital, tomada 12V, travas nas portas traseiras.

Preço: R$ 23.290 (R$ 24.290 com quatro portas).

Versão Expression: Adiciona ar-quente, acabamento cromado no interior, vidro traseiro com desembaçador e limpador e revestimento diferente dos bancos.

Preço: R$ 24.950.

Opcionais: Ar-condicionado e direção hidráulica.

Fotos Fabio Aro

4.0

COMPARTILHAR:
  • birchip

    Esse "Novo" Renault Clio deve ser um dos piores carros avaliados pelo Eber no quesito design, conforto, acabamento, segurança. :p

    • Não tem airbag nem freios abs como opcionais. Poxa, cria uma versao completa (sem segurança) e deixa por 23900, venderá igual pão. Se o QQ vendia muito por esse preço, o Clio tem obrigação de vender uns 8mil nsse mesmo preço e completo. Já é feio, é inseguro, é 1.0, nada destaca nele, pelo menos lota ele de equipamento e venda por preço baixo.

      • Pedro_Rocha

        Para vender 8 mil carroças por ano a Renault teria que ter uma rede de css de tamanho equivalente à da Chevrolet, que por sinal já não consegue mais empurrar como outrora o Celtassaurus braziliensis.

        • granrs78

          Não concordo, pois o HB20 está aí para provar que pode sim vender acima de 8 mil unidades, mesmo se não tiver o mesmo número de concessinárias que a das 4 grandes.

      • dudupruvinelli

        "É o carro mais econômico do Brasil", segundo o comercial. Ridículo. Muita, mas muita raiva.

        • duhehe

          Esse Clio do teste deve ter alguma configuração diferente.
          Tenho um 2014 e o consumo é bem melhor do que o Eber informou.

          No Alcool faz 12,5 e na Gasolina quase 20 km/l no percurso misto.

          • msbiel13

            cara , vcs tbm nem perceberam um fator importante nos testes de consumo do N.A , a cidade do eber é cheia de morros , e isso afeta negativamente o consumo de todos os carros avaliados

            • Moe

              Sem contar que ele acelera bastante os carros nos testes.

          • isaque

            Qualquer carro que vc acelerar muito vai beber mesmo, para economia tem q manter o giro baixo, o Eber em todos os testes esgoela o carro, dai não vai economizar mesmo

            • O vídeo do carro na cidade e a avaliação de consumo dele são feitos separadamente. Mas quer saber, não vou mais falar isso nos comentários. Cansei.

              • dougkmt

                Eber. Queria passar uma sugestão para as avaliações:

                – Para evitar ou amenizar que as pessoas pensem ou achem que o teste é viciado e que vc sai pisando na hora de medir consumo, seria interessante que no link de avaliações (com todos os links dos carros avaliados) tivesse o conceito e condições do seu trajeto, por exemplo, cidade do interior de MG com relevo montanhoso, AC ligado todo o tempo, consumo medido pelo computador de bordo, etc. Assim a metodologia dos testes ficaria disponível pra consulta e vc só precisaria citar no texto das futuras avaliações que existe esta informação em tal lugar.

                – Outra coisa que acho muito útil seria disponibilizar os resultados de consumo de todos os carros avaliados em uma tabela consolidada no link avaliações. Recentemente, fiz o mesmo que o Bedotrj e dei uma "consultoria" pra compra do carro de uma amiga na faixa de R$ 40.000. Quanto ao consumo, acabei revendo as avaliações e passei o consumo pegando vídeo por vídeo. Se tivesse uma tabela única, facilitaria neste aspecto.

                Desde já, ótimo trabalho no NA!

    • blogblogblog

      Quando o Clio foi lançado em 1999/2000 no Brasil, já possuia acelerador eletronico e sub-chassis no motor, AB2 e muitos outros itens. Acelerador eletrônico por exemplo, só foi colocado no gol em 2008 (no G5). Já tive Mille, Uno, Gol, KA, Celta, Palio, Corsa com motoress 1.0, e quem já dirigiu um Clio sabe que é MUITO SUPERIOR a todos esses citados. Quanto ao ser básico, foi o que o Brasil pediu, pois, existiam modelos RT, Si e Privilege com ABS e AB2 desde 2001. Agora falar mal todos falam de tudo neste blog, mas na matéria eu achei que pegaram pesado nas criticas, pois, o carro é super estável, muito confortável para os bancos dianteiros, na estrada da pau em qualquer 1.0 e foi o carro mais econômico que já tive até hoje. Se você não dirigiu um Clio pelo menos uma semana, não fale mal, pois, você não sabe o que está dizendo.

  • RicRB

    É uma pena o facelift que a Renault promoveu no Clio…. enquanto isso na Europa…. não, pera… enquanto isso na Argentina……
    <img src="http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-clio-2013-oficial-19.jpg"&gt;

    Obs: esse segmento de entrada está deveres medíocre por aqui : Vw Gol G4, Chevrolet Celta, Fiat Mille, Ford Ka……. :’ (

    • Leandro1978

      Ao menos alguns deles saem de linha até o ano que vem… Bem, pelo menos na teoria, né?

      • Edson Roberto

        O impressionante é carros como Celta receberem o dispositivo de segurança e a Renault abrir mão de um carro que tinha esses itens.

        Além disso, espero que lancem produtos melhores, lançar "o novo" sem nada diferente dá na mesma em minha opinião.

      • JPaulo10

        Meu irmão tinha um Clio dos anos 90, com airbag, ABS, etc.
        Eu parei de ver o video na metade. Absurdo o que a Renault fez.

    • Filipe_GTS

      Qual é o problema? São carros baratos, pra que não tem muito dinheiro e pra empresas. Vendem pra chuchu.
      Obs.: se esse Clio da foto fosse vendido aqui estaria na ala dos compactos premium, ao lado de 208, C3, Polo, Punto, vale dizer, com preço nas alturas, dificilmente iniciando abaixo de 40 000 pilas

      • dudupruvinelli

        Será que um dia vai acabar essa palhaçada?

  • josevaldop

    Video de detalhes foi rapido, justamente pra não assustar muito o Eber

    • lexbh

      nao tm muito o que detalhar, o carro tem porra nenhuma kkk

      • Archimedes

        Eu tenho um 2011… e é isso. Não tem PN no carro. Mas o bichinho anda e bebe pouco. No mais, não tem mais. heheh

        • lexbh

          Pior eu fera que tive um Autentique 2006/7 8V! MEUUU DEUS 58cv que se arrastavam sobre rodas. Mas eu adorava o carro pq foi meu primeiro carro zero uehauaehueaa… basicão de tudo. mas curtia. e era economico mesmo, era 13 por litro na city!E já ia me esquecendo, como mencionado pelo Eber, a suspensão é ACIMA da média.

          • lexbh

            E ainda emendo se tivesse um ABS + AB2 dava pra pensar no carro denovo.

          • Edson Roberto

            Olha Lex, eu QUASE troquei por um desses meu Uno ELX de 55cv 1995!

            Eu NÃO ACREDITEI quando andei no Clio e vi um carro com desempenho parelho ao meu Uno. Era OBRIGAÇÃO um motor mais justo para o modelo. Pior que meu pai com seu Celta, parecia ser um carro com motorização superior. Mas foi quando andei na versão 1.0 16v que entendi como o Clio tem um desempenho interessante. Ao menos eu gostei.

            E percebi que ao menos o do meu amigo… um 2008 1.0 16v era muito agradavel. Meu "susto" foi o dia que andei a primeira vez no 1.6 16v… aquele modelo me lembra curiosamente o Corsa 1.8 de 115cv. Ambos os carros são bem espertos e confesso que se não fosse a falta de grana eu teria pego na epoca. No final, tenho um C3 1.4… rsrsrs mas que julgo uma melhor opção obviamente ao Clio e ao proprio Corsa que com o tempo foi sendo capado para ficar mais barato.

            • Pedro_Rocha

              Andei muito em um Uno igual a esse, que a 90Km/h já não inspirava confiança na estrada e não passava de 140Km/h nem a remédio!

              • JanssenJ

                Meu amigo ''acabou'' de ganhar um Uno 99 como primeiro carro(está inteiro pra caramba por dentro) vai andar muito num Uno ainda ^^

              • Viníciusk

                Com certeza. Depois dos 90/100 km/h o Mille não inspira confiança nenhuma! A impressão é que você vai ser alavancado pra fora da estrada, de tanto que a carroceria flutua. É horrível!

  • Dom Heckler

    realmente a qualidade do acabamento interno caiu muito… só comparar c/as versões básicas de anos anteriores… poderiam não ter um simples conta-giros, mas ao menos o interior era mais bem montado, não muito mais, mas não tinha o desleixo dessa unidade avaliada…

  • Tosca16

    Eu não sei mas com todos os contras as vendas tem se mantido relativamente boas, fizeram esse facelift e já subiu um pouco nas vendas . A única coisa que me agrada no modelo é o consumo , fora isso não vejo nada de atrativo …

    • vaiqeuétua

      amigo, me desculpa descordar mas o consumo desse clio no ciclo urbano esta um pouco alta, pois eu consigo essas mesmas medias com meu fiesta rocam 1.6.

      • Edson Roberto

        Eu achei estranho mas é justamente porque onde o Eber mora é normal exigir do motor. Para quem mora em SP, costuma dizer que o Clio (assim como o Sandero) são bem economicos. Meu primo tem um Sandero e mora em Bragança Paulista e diz o mesmo.(olha que ele não é de medir o pé não… tanto que qdo eu dirigi, eu não sou de ficar esticando e ele pedia só para andar assim com o Sandero…rs)

    • blindzector

      Consumo… Conforto… o carrinho nao e ruim, dentre os piores… ele nao e um ruim! kkkkkkkkkkkkk

      Vide… Ka… consumo alto para um peqeno carro… Celta… ( pula ) Uno… ( Pula novamente… afinal o carro nao tem nada alem do obrigatorio por lei – ou seja vidros, 4 rodas e um motor com um tanqe de combustivel… os assentos sao opcionais kkkkkk… )

      Sou vendedor "bate porta", e estava pensando em levar um Uno ( Hoje tenho um Corolla kkkkkkkkkkkk… ou seja dinheiro qe e bom e pra combustivel ) E quero comprar um para apenas ficar para o dia dia ( trabalho casa – casa trabalho ) e no FDS ja tenho outro carro qe supre minhas necessidades…

      Quando vi que o Eber tinha feito o teste, fikei satisfeito com o resultado! Afinal, ja tive um Clio…. e sei como ele era.. afinal nao mudou nada! E ainda mais para mim, que mora na cidade onde tudo e plano e longe… rs ( Brasilia ) e o uso rodoviario e constante, vou acabar ficando com o Clio! Pelo conforto ( Ao menos ele tem o minimo ) e o consumo que para brasilia deve ser otimo! Afinal, Brasilia praticamente e toda rodoviaria…. O para para do congestionamento e um caso a parte, mas sabendo sair nos horarios certos, da certim!

      Fica ai Tosca16… acho q ele dentre os mesmos carros com os mesmos valores, ele ainda consegue ser o melhor!

    • blindzector

      Consumo… Conforto… o carrinho nao e ruim, dentre os piores… ele nao e um ruim! kkkkkkkkkkkkk

      Vide… Ka… consumo alto para um peqeno carro… Celta… ( pula ) Uno… ( Pula novamente… afinal o carro nao tem nada alem do obrigatorio por lei – ou seja vidros, 4 rodas e um motor com um tanqe de combustivel… os assentos sao opcionais kkkkkk… )

      Sou vendedor "bate porta", e estava pensando em levar um Uno ( Hoje tenho um Corolla kkkkkkkkkkkk… ou seja dinheiro qe e bom e pra combustivel ) E quero comprar um para apenas ficar para o dia dia ( trabalho casa – casa trabalho ) e no FDS ja tenho outro carro qe supre minhas necessidades…

      Quando vi que o Eber tinha feito o teste, fikei satisfeito com o resultado! Afinal, ja tive um Clio…. e sei como ele era.. afinal nao mudou nada! E ainda mais para mim, que mora na cidade onde tudo e plano e longe… rs ( Brasilia ) e o uso rodoviario e constante, vou acabar ficando com o Clio! Pelo conforto ( Ao menos ele tem o minimo ) e o consumo que para brasilia deve ser otimo! Afinal, Brasilia praticamente e toda rodoviaria…. O para para do congestionamento e um caso a parte, mas sabendo sair nos horarios certos, da certim!

      Fica ai a dica Tosca16… acho q ele dentre os mesmos carros com os mesmos valores, ele ainda consegue ser o melhor!

    • Bispo Filho

      Cara, leva a mal não, mas só agrada este consumo do Clio se você é dono de posto e quer lucrar com quem tem um!HeHeHe

      • Wagner_u

        tambem achei, eu tenho uma Scenic 2.0 16v e ela faz 9,5km/l na cidade, esse 1.0 devia fazer no minimo 12.

      • armroots

        Te desafio você a mostrar um carro 1.0 flex que tenha consumo melhor do que este aí…e falo isso como dono de Gol e tendo um Uno fire como carro anterior. Não tem segredo, motor flex já bebe mais por natureza, mesmo sendo 1.0.

        • Alguns 1.0 que testamos tiveram um consumo melhor, mas é pouca coisa de diferença.

          • armroots

            Pois é Eber, meu Gol G5 não faz 9 km/l e isso que metade do meu trajeto pra ir e voltar do trabalho, é trecho de estrada…devería fazer no mínimo 11 ou 12 km/l mas não faz nem a pau. Meu Uninho idem, não fazia isso nem a pau…já o meu Golzinho G2, que era só a gasolina, fazia 13,5 km/l no mesmo trajeto. É o que falei, carro flex gasta mais por natureza mesmo.

    • Zergling

      Haha, nada em nenhum carro da categoria é atraente.

      • Pedro_Rocha

        Essa categoria sequer deveria existir.

  • otavioamartins

    Nesse seguimento de "super" entrada acho o mais simpático. Melhor que Mille, Gol G4, Chery QQ e, até mesmo que o próprio Uno. Mas ele fica por aí.

    • Tosca16

      acho que o Chery QQ da segunda "geração" que virá poderá sim fazer concorrência com o Clio, hoje não posso dizer o mesmo .

      • armroots

        O problema é as concessionárias da Chery fechando no Brasil todo…e aí, como fica depois?

      • Edson Roberto

        Depende. Se ele continuar a ofertar o mesmo pacote de itens de série por um preço justo até pode. Eu vi no final de semana passado, QQ sendo vendido por R$22490. A concessionaria era na Av. Nazaré no Ipiranga.

    • otavioamartins

      Esqueci de falar do Ford Ka e do Celta. O Clio também é melhor, na minha opinião.

  • O_Corsario

    Nossa, nem no carro para avaliação os caras se dão ao trabalho.
    Um detalhe que passou desapercebido é o vidro traseiro, que antes era curvo. Agora não é mais, para cortar custo o vidro ficou plano e a parte curva foi substituída por um pedaço de metal e assim o carro perdeu muita visibilidade traseira.
    Enfim, um carro que merecia evoluir ou morrer com dignidade, mas virou o "mendigão da Renault", até os piscas laterais foram arrancados!

    • Archimedes

      Pois é… o meu ainda tinha(tem) os piscas, e umas duas bobagens que tiraram no face-lift, ou no 2012(o meu é 2011). Acho que poderiam ter parado no 2011, que pelo menos ainda tinha ab2 como opcional.

    • Wagner_u

      pois é, eu tive um clio 1.6 16v expression, era um carro mto bom, isso dai é um rascunho de mal gosto da renault, não a toa td q a renault faz é perder mercado no Brasil, diversos meses tem perdido a 5 colocação pra hyundai, a ford ja está longe deles, enquanto as outras francesas lançam carros atualizados com o exterior(vide 208, C3 e linha DS) a renault só lança merda aqui no brasil.

    • netovski

      Gol, palio, HB20, Onix e até o New Fiesta de 38k não tem pisca lateral.

      Se a visibilidade traseira ficou reduzida, tenho curiosidade em saber o que você diz dos vidros traseiros diminutos do Gol, do Onix e do HB20.

      E olha o absurdo, estou comparando com carros que custam meio clio a mais de diferença…

      • ubiratamuniz

        [ironic mode on]
        Pisca lateral em carro brasileiro pra quê? Brasileiro não usa a seta mesmo…
        [ironic mode off]

        (piadinha de facebook)

      • O_Corsario

        É esse o espírito, nivelar por baixo? Desculpe, o carro tinha soluções legais, que foram depenadas. É o mesmo que defender que o CLio perdeu o ABS e Air-bag pq ninguém mais oferecia.
        Enfim, vale ler como segunda opinião: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/04/re
        Já tive carro simples, ou melhor, depenado, e mesmo sendo feliz com ele nunca defendi as economias porcas que ele tinha.

        • netovski

          Eu também não gostei das economias, achei um absurdo tirarem o pisca lateral. Economia do nível que GM VW e Fiat fizeram em alguns modelos no passado tirando uma das luzes de ré.

          Achei mancada também não oferecerem AB2 e ABS como opcionais em vez daqueles adesivos ridículos. Mesmo que cobrassem caro por esses itens, removeriam boa parte das críticas que a atualização do MKII recebeu.

          Da mesma maneira o farol dianteiro ficou empobrecido, além de não ser mais de dupla parábola moveram o pisca para uma posição central, pesando ainda mais contra o fato de removerem o pisca lateral.

          Outras soluções eu achei justificáveis, tais como a do vidro. Se custa mais barato para produzir, custa mais caro para repôr se o meu um dia por ventura quebrar. Não vi nada de mal em tirarem a pintura do cofre do motor ou o ajuste de altura dos cintos de segurança, nunca vi diferença naquele ajuste.

          O problema é que eu olho para o que o mercado tem a oferecer e, diferente do que o Eber disse, acho o Clio uma decisão muito justificável de compra.

          Depois dele só no HB20 de entrada e no March 1.0S é que a coisa começa a ficar interessante. Aliás, se eu tivesse que pagar os 20% a mais do valor do carro para colocar ar-condicionado eu já olharia para essas opções.

  • Tosca16

    Sim concordo com muita coisa, ele é honesto e ao mesmo tempo se saí melhor que o prometido .

  • anderson_sp

    "……..outros defasados do nosso mercado, como Fiat Mille e Ford Ka." faltou informar o Celta oriundo do Corsa 1994 e Gol GIV da década de 80, sobre o Clio nem tem o que falar, já dirigi um 2006 1.6 16V Completo e o carrinho é bom e ágil, hoje olhando ele parece uma espécie de Mille da Renault/Dacia Brasil, tamanha empobrecida que realizaram nele.

  • Pablo Bias Fortes

    Podem falar o que for, mas o interior do Clio ainda consegue ser melhor que o do Etios…

    • dudupruvinelli

      Ah cara, vai te tratar, na boa. Parece que 8 anos de idade.

    • Os dois tem interior bem fraco, mas o Etios tem um layout mais moderno… afinal, o Clio é o mesmo aqui no BR desde 1999.

    • Viníciusk

      Qualquer carro popular tem um interior mais aceitável que o do Etios. E se for falar do painel então… O Etios não tem condições.

    • Bagaceiro

      Concordo 200%!

  • Gabriel_Nint

    Esse Clio ficou mais gastão então. Na cidade, com o meu 2011 faço 7,5 km/l no alcool e quase 12 km/l na gasolina.

    E pensar que o Inmetro deu nota A pra ele em consumo. Essas versões de avaliação são todas maquiadas.

    • Eu faço 13,5km/l na cidade tranquilamente… Pode ser por causa da combustivel, esse motor é bem sensível a gasolina ruim, o meu não passa dos 12km/l quando abasteço em posto "barateiro"… Hoje só abasteço em postos de minha confiança, o consumo melhora muito…

      Dá pena de ver o que fizeram com o Cliozeira…. Depenaram o carrinho….

    • Não recomendo comparar os consumos obtidos por vocês leitores nas suas cidades com o que conseguimos no NA. Acho melhor comparar o meu consumo com o Clio com o meu consumo com os seus concorrentes.

    • ctnmartins

      Tá comparando abacaxi com banana, amigo. Carros diferentes em condições ambientais completamente diferentes. O teste do INMETRO segue método científico e pode ser utilizado para relativisar os resultados, nada mais.

    • netovski

      Gastão?

      A média mais recente do meu, com 6k km rodados.

      <img src="http://i40.tinypic.com/f4kzh2.jpg&quot; border="0" alt="Image and video hosting by TinyPic">

    • Hérlon

      Moro em Curitiba e tenho um Renault Clio para uso urbano, geralmente faço 14km/l dentro da cidade…

  • Landrutt

    Adorei os cintos de segurança traseiros como os do Mille, não-retráteis, apenas tiras jogadas sobre o banco. Só que não. É inaceitável que ainda hoje um carro vendido aqui use um sistema assim. Ao menos os apoios de cabeça são de série agora, quando o Clio foi empobrecido anos atrás eles viraram opcionais no Campus/Autentique.
    Triste destino para um carro que foi referência em segurança em populares no Brasil. O Clio 1.0 8v RL de 1999 era pelado em termos de equipamentos de conforto e até sem calotas vinha(eram opcionais), mas o airbag duplo, dois apoios de cabeça e dois cintos de três pontos retráteis no banco traseiro estavam lá. Acabamento excelente para a época, o carro era realmente um ET em uma terra em que populares como o Palio, Gol, Fiesta e Mille ainda tinham o retrovisor direito como opcional em suas versões mais baratas. Nem o Clio Yahoo!, que a Renault depenou para vender mais barato, retirando do RL 1.0 8v os airbags e os apoios de cabeça, era tão escroto quanto esse atual pois ainda conservava o bom acabamento e os cintos retráteis traseiros.

  • Trevor_Z

    Isso não é um volante, é um escudo. Já falei antes e repito, o NA devia ser muito mais enérgico nas avaliações dessas carroças pra terceiro mundo pra ver se a Renault toma jeito. Se até a fiat colocou direção hidráulica de série naquela merd* de Uno, porque temos que aceitar esse Clio depenado?

    • Cara, tudo em uma avaliação tem de ser feito com respeito. Posso falar mal dos pontos negativos do modelo mas também não posso esculachar geral.

      • Rafael

        Claro que pode, o site já é grande o suficiente para esse tipo de coisa. Veja o exemplo do Top Gear! O máximo que podem fazer é parar de dar carros para test drive. Mas aí você consegue bancar os aluguéis ou pegar modelos emprestados de leitores, como faz o top gear!

    • netovski

      Esse é desde pelo menos 2006 o volante do modelo com AB2…

    • Jonathan

      A direção hidráulica é de série em algumas versões do Novo Uno apenas, mas ele tem air-bag e ABS de série em qualquer versão já!

  • marcio233

    Passo!

  • CharlesAle

    Belo post,muito rico em detalhes e informação,pena que o produto está longe de ter a mesma qualidade,entregar um carro já com as peças caindo é o fim da picada(e depois falam de chineses)no vídeo da cidade,achei muito barulhento e lento,ao contrário do que dizem por ai,que o clio é rápido e tal!!!na estrada vai bem,por 23 mil,não pegaria de jeito nenhum esse carro,optaria por um usado completo e "inteiro"já que esse clio,pouquissimo rodado,já está desmantelando!!aliás,falando em vidro,ridículo esse vidro elétrico,cara de gambiarra,um apêndice na porta!não dá………..

  • marciors01

    Eber, qual a km deste clio que fizeste o teste?
    Pergunto porque tive um clio hi power 05/06 de 76cv e até 3000rpm não andava nada, foi melhorando desempenho e consumo até que com 10.000km eu fazia 13 na cidade, e andava bem, quando media 0 a 100 em menos de 14s, andava MUITO bem para um 1.0.
    Uma diferença já percebi, meu clio não tinha este buraco entre 2° e 3° marchas, de forma nenhuma.
    Um amigo possui um clio campus 11/12 que continuou idêntico ao que tive, está com 20.000km, andando muito bem e como ele dirige estilo vovô faz 13.5km/l a 13.9km/l, nas medições que ele fez estas foram a melhor e a pior medição de consumo.
    Neste clio do teste fica claro que o acabamento caiu muito se comparado ao campus, é nitido, inclusive quando rodaste por ruas irregulares ouvi ruídos de acabamento que o meu ex e o campus não tem, são bem mais silenciosos.
    Não dirigi este novo, mas começando pelo visual caiu muito, o campus era bem mais bonito, o interior nitidamente piorou muito também, é uma pena porque o campus era disparado o melhor negócio nesta faixa de preços, este talvez ainda seja porque á concorrência é fraca, mas imagino que apesar de menos espaçoso e de possuir bancos curtos e estreitos o nissan march seja mais negócio, por 31k vem muito mais equipado.

  • Bispo Filho

    Ainda tem gente que chega do lado do meu carro 2.0 e pergunta se bebe muito!

  • Castle_Bravo

    Caramba, como empobreceram o pobre Clio! economizaram em tudo que foi possível, por outro lado, ruim por ruim, ainda é uma opção melhor que o Mille, nessa briga feia de quem é o "menos pior" ou "menos depenado".

  • vitimsl

    Muito estranha essa relação de marchas. Pra passar de 2 pra 3, tem que acelerar d+, que isso! Um absurdo a marca não oferecer os itens básicos de segurança nem como opcional.

  • PKuster

    Não sei como ainda existe gente que compra um lixo desses, um verdadeiro CLIOSSAURO ! E ainda o batizam de "NOVO" ? Assim como tantos outros, mais um produto B.O. no nosso mercado: Bom pra Otário.

  • Lexus GS300

    Empobrecer o carro ao máximo para que ele custe o mesmo que um Civic nos EUA.

  • kohlsgrün

    Se o povo fosse inteligente, este era mais um carro que não estaria mais a venda.

  • Andrex2501

    Sério, esta foi uma das piores avaliações que já vi! Não to falando do NA que foi analista e justo como sempre, mas digo pelo carro mesmo que se mostrou uma porcaria. Visualmente, é um dos interiores mais nojentos que já vi, um plasticão duro horroroso! Ousaria dizer que até o interior do Etios é mas bem-feitinho (mas longe de bonito ou de qualidade!) Fora que já tive a oportunidade de entrar em um e no Banco traseiro, mesmo eu q tenho 1,70m fiquei apertado atras, com o banco do motorista regulado pra algm de 1,78m. Quem o comprar, eu só lamento, pois não tem amor ao dinheiro!!!

    • Paulo

      Infelizmente a maioria dos carros populares, não tem muito espaço para andar atrás, como o Palio Fire que é apertadíssimo e o Celta.

    • marciors01

      E acredite, excetuando o march que é importado este é o melhor popular 1.0 feito no Brasil, claro, nesta faixa de preço, ele é melhor do que o ka, melhor que o mille, melhor do que o gol g4 e melhor do que celta.

  • Diego105

    Eber, gostaria de perguntar se você reparou em um detalhe digamos "sensorial".
    Quando eu fui na Renault ver esse novo Clio, ao entra percebi que o "cheiro de novo" desse carro chega a ser quase desagradável, um cheiro diferente do encontrado em carros da Fiat, VW, Citroen etc, parece mais um mau cheiro de borracha ou algo parecido… Você notou isso ou foi só uma impressão minha?

    • Rafael_rec

      Percebi a mesma coisa quando fui olhar o carro no fim do ano passado, o cheiro que o carro tinha era de borracha e cola.

    • Pedro_Rocha

      Se o cheiro é desagradável ainda está bom, porque no Fiesta hatch 2010 que meu irmão comprou 0km o cheiro de plástico era, sem exagero, de me causar náuseas. Detalhe: o carro ficou guardado na garagem (fechada, apenas com um espaço horizontal de 3m X 10cm na parede para ventilação) no térreo da casa do meu pai e era possível sentir o cheiro na sala de estar do 1º andar!

      • rrr

        Isso é verdade, minha esposa até passou mal de andar no meu rocam, com 2 meses de uso, eu parei no posto e o frentista perguntou se era zero, porque estava cheirando carro zero kkkkk Acho que algumas marcas exageram demais nesta questão de "cheiro de carro novo"

    • Sim, o cheiro do Clio era tal que a semana que passei com ele foi bem desagradável. Até mesmo não usei ele em algumas ocasiões, preferindo os meus carros.

      • dudupruvinelli

        Até nesse aspecto cagaram no carro! kkk

      • Diego105

        Como eu suspeitava….
        Obrigado pela resposta.
        Uma curiosidade é que esse tal "cheiro de novo" que encontramos nos carros nada mais é do que os vapores químicos dos materiais plásticos e derivados.
        As primeiras vezes que tive acesso ao interior de carros de um certo prestigio como Mercedes Classe E e carros da marca Infinity e Lexus lembro que me chamou atenção a falta de "cheiro de carro novo", pois dentro do carro tinha um aroma agradável, como um leve perfume de algum tipo, mas bem suave.

  • rattrap587

    Carro sem vergonha e caro pelo que (não) oferece… 20K num completão estava já muito bem pago!!!

    • marciors01

      Pois é, mas ainda é o melhor desta faixa de mercado.

  • Rodrigo_Galera

    Dentre as tranqueiras de entrada, ele ainda é o MENOS PIOR. Ele é carro para ser comparado com Uno Mille, Ford Ka e Celta. E dentre esses, sem dúvidas é o melhorzinho… Eu tenho um Celta pé de boi e vou te dizer: apesar da boa mecânica e economia na cidade, o carro é MUITO, MAS MUUUITO DESCONFORTÁVEL! Já tive um Uno Mille Flex e ouso dizer que a porcaria da Fiat é MELHOR do que o Celta!
    E vale lembrar que os modelos 2014 quando saírem, obrigatoriamente virão com air bag e abs como itens de série. Daí sim o carrinho ficará bem à frente de Celta e Ford KA.

    • Filipe_GTS

      Mille não é porcaria, só é feio… acho que é por isso o grande preconceito. Também tive Mille e Celta e o primeiro é mais honesto mesmo!

      • Rodrigo_Galera

        Como eu disse, já tive um Mille: carrinho macio, de mecânica fácil e barata, e com um motor econômico e bem elástico. MAAAAS NUNCA me senti SEGURO dentro dele… Dos pés de boi de entrada, ele é o menos seguro! Se um carro te acertar na lateral, ADEUS. É tenso… Mas confesso que dos 120.000 que rodei com ele, só me deixou uma vez na mão e foi por causa de bateria…

    • kkduu

      concordo.

    • Jonathan

      Mille nada! Este Clio está com preço próximo ao do Novo Uno já, que tem pelo menos air-bag e ABS em qualquer versão

  • Rafael_rec

    Concordo com muitos pontos abordados no link. Fim do ano eu estava procurando um carro para uso na cidade, pois estava na hora de trocar o meu Clio com 9 anos de uso. O que eu posso dizer do modelo 2003 é ele era um popular muito confortável em relação aos concorrentes, tinha um espaço interno muito bom para o motorista e passageiro da frente, era um carro que não dava manutenção, tinha um desenho bem mais interessante que o 2013, e finalmente tinha um consumo fantástico, chegava a fazer 12 km/l na cidade, o fato de ser somente gasolina ajudava bastante.

    Quando fui olhar o modelo 2013 bateu um desgosto. Pioraram e muito o acabamento do carro, os plásticos ficaram piores, diminuíram o tamanho das rodas, fizeram economias porcas tipo tirar o friso lateral e tirar o dispositivo retrátil dos cintos de segurança traseiros. Mas o cúmulo do absurdo foi aquela gambiarra do vidro elétrico na porta, qualquer equipadora pé de escada faria uma adaptação melhor. Eu garimpei todas as lojas Renault para ver se achava um modelo 2012 mas infelizmente ninguém tinha o modelo em estoque.

    Olhei Gol, Celta, March, Palio e Clio e no fim acabei escolhendo o Celta, pois foi onde a concessionária me ofereceu as melhores condições para negociar o meu usado e dentre as opções era a que melhor atendia as minhas necessidades.

    Apenas lembrando, foi a compra do meu segundo carro, que é o que uso para o deslocamento casa-trabalho-casa.

  • Arthur_r

    Vi um Clio privilege 1.6 2007, com varios itens de conforto e segurança, mas dai vem esse clio peladaço, que tristeza :(. O motor é mtu bom, dirijo direto um clio e sei como é. So a marcha é um pouco dura…

    • Rafael_rec

      Não sou muito fã de carros usados, mas se ele estiver em bom estado pode ser uma boa compra para quem quer fugir dos 1.0 pelados e não tem muita grana para comprar um carro com motor maior 0 km..

    • Fabio D.

      A marcha não é dura…. é duuuuuuuuuuuuuuura! Hahahahaha!

  • Glaucio Lima

    Gente, eu tenho um Clio 2011 e NAO concordo com essa avaliação! Acho que as relações de marcha mudaram, porque o meu CLIO NAO TEM BURACO entre as marchas, ao contrário, é o 1.0 mais POTENTE que eu já vi! Todas as pessoas que dirigiram meu carro ficaram COMPLETAMENTE ESPANTADAS com o desempenho do carro, é sério…

    E, quanto ao conforto, é muito mais confortavel que o Ka, o Uno etc… Tem um projeto velho? Tem. Mas eu já convivi com o Celta, o Ka, o Mille e o Gol. E o Clio só não é melhor que o Gol em conforto e habitáculo e dirigibilidade.

    O consumo NÃO É ESSE! Cidade: 9 km/l no alcool ou 11 km/l (CIDADE) —— 11 km/l alcool ou 15 km/l gas (ESTRADA) e no meu as relaçoes de marcha são mais curtas pelo que eu vi!

    Como carro POPULAR, o Clio é o melhor. Se comparar o Clio com carros de outra faixa, é obvio que ele vai decepcionar.

    E, os comentários confirmam o que eu estou dizendo. Essa avaliação sofreu com falta de imparcialidade =[

  • RICHOLL1

    Putz, mas que porcaria fizeram com o clio.

  • Antonio J S

    A Renault não poderia aproveitar a boa plataforma deste carro e substituir a carroceria redimensionando-a principalmente para os ocupantes do banco trazeiro e porta malas? Ele parece que ainda tem algumas boas qualidades e já que é moda desenvolver carros para países emergentes esta aí um bom começo.

  • Tiago_Beneditto

    Bah, esperar uma semana para ver mais uma super-máquina, e vejo essa Gambiarra, mas o Eber ta certo tem que testar todos
    os modelos disponíveis no mercado.

  • Edson Roberto

    Blind, e o Onix 1.0? rsrs

    • blindzector

      Poxa Edson, to acompanhando o teste do NA com o do Eber… e o consumo ta me deixando meio assim, bem qe nesse video ele fala algo q observei e coloco em pauta…

      Motor 1.4 fazendo consumo de 1.0?

      Isso me faz pensar muito…. afinal qero um carro para o dia dia , so pra trabalho! O Onix eu gostei, so nao e muito " primoroso " no conforto, pq o banco e muito estreito! Meu sonho ainda e um Prisma LTZ .. mas poxa, Edson, trabalho com material de construção… porta malas vai cheio de coisas qe sujam as vzs ( ou melhor todas as vzs ) no corolla ja to usando uma lona para nao sujar ainda mais… eu ia comprar o Uno Mille Way… mas pelo valor dele, o Clio e BEM superior! Ao menos no conforto… pq sou grandinho e isso atrapalha muito no dia dia…

      Mas bem que ja andei nele e gostei do Onix, mas quero ir para o Prisma! :)

  • VINICIUS

    Tenho um 2010, anda muito bem, mas bebe igual esse do teste. Esse clio do teste deve ter vindo com problema, porq pareceu lento d'mais.!.
    Aqui em casa tem m Clio e o G5, eu brigo para ficar com o Clio porq anda muito mais, sobe serra melhor, o ar gela muito, já o gol g5 lixo não anda, ar não gela bem. Clio é muito melhor em desempenho e conjunto de suspensão que o Gol G5. Só é mal acabado e tem um câmbio super impreciso. A única coisa que eu queria do Gol no Clio seria o interior, mantendo os bancos do CLIO e o câmbio do Gol que é um show.

  • Edson Roberto

    Isso tudo depende. O proprio Palio tinha opções de air bag e ABS e nas versões de topo eram de série. Ou seja… não eram tão ruins assim.

    E foi nisso que as empresas como a Fiat conseguiram se consagrar no mercado. O Clio nessa epoca não era tão atrativo como muita gente acha parecer ser.

    Nessa epoca, sabemos muito bem da falta de peças para o modelo e o custo que era para manter um Clio. E não, não era nunca como manter até mesmo um Palio 1.5 ou 1.6 16v. Por isso, fica dificil crer e acreditar que teria boas vendas. Não adianta vender um bom produto sem ter assistencia para o mesmo. E todo mundo sabe que esse foi o principal problema do Clio. Hoje, é muito bonito e facil dizer que ter um Clio 1.6 16v é de bom custo x beneficio. Mas na epoca não era essa beleza toda não.

  • Edson Roberto

    E pensar que uma vizinha tinha um de ultima safra dos Clio 1.6 16v sedan Privilege com todos os opcionais do modelo…..

    Trocou por um Fit. Nunca vi uma mulher tão cuidadosa com um carro. O Clio hoje pertence a outro dono e vizinho do meu pai e até hoje o carro continua com a pintura como se fosse 0km. É um Clio sedna azul. A unica coisa que é normal do Clio, é que os borrachões laterais eram cinzas mas de resto era todinho azul. O interior do dela é de veludo e até está impecavel. Esse era um que antes de comprar meu atual C3 eu teria comprado. Pena que ela trocou mais tarde.

    • fschulz84

      Esses Clios Priviléges eram sensacionais em nível de equipamento e acabamento… Aquele banco aveludado à la Mégane, apesar de esquentar horrores, eram muito confortáveis…

      Quando fui trocar meu primeiro carro em 2010, queria um Clio desses, eu me sentia atraído com a qualidade construtiva dele e ainda o bom motor K4M, o mesmo que equipa atualmente meu Mégane… Dava até dó comparar os Clios Privilége com os tops de outros compactos de todas as montadoras.

      Pena que a Renault percebeu que o Sandero era a galinha dos ovos de ouro e deixou o pobre Cliozinho pra trás.

    • Os Clios mais antigos são show de bola, bem perto do que são os Clios europeus do final dos anos 90.

      • info24hs

        Sim me ralei comprando um 2012, e ainda pagando as prestações.. Minha base de consulta foi os clio hatch e sedans 2004 a 2010 pois versões depois de 2009 começaram a depenar e piorar a qualidade, isso fui saber depois que comprei, na época as revendas tinham poucos clios mais novos, e o que eu tinha visto não eram "completos".

  • dudupruvinelli

    Não tinha como a renault pelar um pouco mais, não? Que porcaria é essa? Depois de ver esses vídeos, vou parar de falar dos carros chineses. É muito mais vantagem pegar um clio 1.6 privilège lá de 2006 por aí que tinha até comandos no volante do rádio! É muita falta de competência e respeito por parte da renault! O que que leva uma pessoa a comprar esse carro? Já vi vários aqui em Porto Alegre, infelizmente.

    • patricksanmelo

      A montadora debocha da ignorância do brasileiro ao comercializar este tipo de carro.

    • Filipe_GTS

      Meu tio comprou um Clio 2001 1,0 16v pra rodar em SP-capital. Carro completo, com itens de segurança e tudo mais. Pagou baratinho, uns 16mil há uns 2 anos.
      O carro está com uns 200 000km rodados, está bastante judiado… Embreagem trepida, freios não tão bons como outrora, motor ruidoso e lenta sensivelmente irregular. Suspensão também bate seco. Mas mesmo assim dá pra notar que é mais bem feito que os atuais (PC de bordo, itens de segurança, comandos de rádio na coluna, veludo nas portas, etc).

    • duhehe

      Por dentro ainda esta legal, o plastico é barato mas o interior ainda é totalmente acabado , diferente de Ford Ka e Palio.

      Feio é o porta malas com os chicotes aparecendo e as ferramentas do step presas com uma borracha.

    • marciors01

      Dudu, o campus ainda é um carro muito bom para quem busca um 1.0, silencioso, macio, econômico e anda bem, este atual parece que foi liquidado pela renault, não consigo entender o que a marca pretendia ao liquidar com o carro.

  • patricksanmelo

    Este carro é um retrocesso p/ indústria do automóvel. É mais viável comprar um semi-novo ano 2011 c/ motorização melhor e c/ mais itens de série do que comprar esta carroça zero cheia de arremedos. Observa no vídeo como a cor do suporte do botão p/ abertura dos vidros destoa c/ a cor do acabamento da porta. Tem um vídeo no youtube de um recém proprietário se maravilhando c/ o consumo do carro e o brake light. E o engraçado, é o estado de êxtase do camarada ao mostrar a parte interna do carro (modelo de entrada) sem absolutamente nada. É triste a concepção do brasileiro no que diz respeito a aquisição de um automóvel.

    • dudupruvinelli

      Pois é, assim nunca teremos uma política que incentive carros mais modernos. O IPVA dos carros novos deveriam ser mais baratos, assim como seus preços, como ocorre lá no velho continente.

    • Filipe_GTS

      O problema desse carro é algo muito conhecido na indústria automobilística.
      É um carro que foi lançado bem completo e luxuoso aqui no Brasil, mas com o passar dos anos foi sendo depenado pra baratear e se tornar mais competitivo.
      O pessoal quer saber de carro novo, com design atualizado e nada mais.
      Estamos em 2013, quem comprou um desses em 2008 (creio que já era depenado) está com 5 anos de uso e, se não bateu, um carro ainda em ótimas condições, sem importar a quilometragem (óbvio, desde que tenha comprado zero, pra saber as reais condições do veículo…). Só que as pessoas vão correndo trocar quando sai uma reforma de farol, parachoque e lanterna traseira…

  • dudupruvinelli

    Também achei o fim da picada isso. E que eu saiba, na versão de entrada não vem apoio de cabeça, assim como Gol G4 e Uno Mille. Se não fosse lei cinto de 3 pontos, colocariam o de 2, e mesmo assim teria quem comprasse, afinal cinto é enfeite no Brasil.

  • Ferraram o Clio, melhoraram o motor, mas o cambio ficou pior, o acabamento pior… tudo pior…

    O consumo parece que piorou, os Clios de antes da era Flex, faziam 14km/l na cidade tranquilamente e na estrada chegava aos 17km/l de boa… dava para conseguir esse consumo sem dirigir igual a um velho… foda…

  • Juniorfillingam

    Carro Podre de acabamento (PODE) e caro até a fiação das lanternas não tiveram o trabalho de esconder PODE!!!

  • Se não me engano estava com uns 8.000 km, por aí.

    • marciors01

      Então amaciado está, algo mudou muito neste clio então, os anteriores eram muito econômicos e andavam bem, quando tinha o meu a 80km/h eu iniciava ultrapassagens em terceira marcha, aproximadamente 4000rpm, quando pisava o carro dava um salto, aconteceu de me perguntarem se o carro era mesmo 1.0.
      Na estrada ele nunca foi econômico, tentando sempre manter 110km/h ele fazia 13 a 13.5km/l, ma na cidade também fazia sempre próximo de 13km/l.

  • Glaucio, me desculpa mas sempre fazemos a avaliação de uma maneira imparcial. Acho que seu amor pelo carro, tendo em vista que você tem um, é que está te fazendo achar que ele é melhor do que a realidade. Eu, quando tive meus primeiros carros, também agia assim, mas depois, quando passei a avaliar carros com frequencia, passei a ver meus carros de uma maneira mais racional, afinal, é meu trabalho ser imparcial. Sobre o consumo, já falei 1.000 vezes e vou falar novamente. Na cidade onde testamos os carros, todos os veículos tem um consumo pior, não só o Clio. Então você não tem que comparar o consumo do meu Clio com o consumo do seu e sim comparar o consumo do Clio que avaliei com os outros carros que avaliei.

    • marciors01

      Eber, eu não sei o quanto este clio atual piorou, mas apesar de não ter um clio concordo sobre os comentários sobre o clio campus, confirmo tudo o que afirmou o Gláucio.
      Como já comentei contigo anteriormente eu tive um clio 2006 hi power e um amigo possui um campus 11/12, o carro é confortável, não tem buraco nas relações de marcha e anda muito, como também já comentei o meu fazia 0 a 105km/h em 14s, medi até 105 para compensar um possível erro do velocímetro.
      O consumo na cidade sempre ficava na faixa dos 13km/l e na estrada também 13.5km/l.
      É quase inacreditável que o carro tenha piorado tanto.

    • Glaucio Lima

      Eber, o "imparcial" saiu mal expresso. Não quis questionar o trabalho de voces, logico que nao. Eu olho o site todo dia 500 vezes… o que eu quis dizer com IMPARCIAL foi: Para um carro dessa faixa de preço, ele é ÓTIMO! Esses "defeitos" só são defeitos se ele for comparado com carros superiores. É que eu esperava uma nota tipo A para ele… na verdade, acho que muitas pessoas esperavam porque de uma maneira geral o povo comentou bastante aqui dizendo algo + ou – parecido com o que eu disse. Fica tranquilo que eu não quis "ofender" não, beleza? Fica chateado nao! Ele tem alguns pontos negativos e tal… eu DETESTO o quanto o cambio dele é curto… 110 km/h – 4250 RPM isso é um SACO para viajar… MAs em geral, pela faixa de preço, ele é DEMAIS! Pelo menos em 2011 era!

      • Entendo, Glaucio… tranquilo.

    • Fabio D.

      Eber, eu realmente estranhei esse "buraco" entre as marchas. O meu Clio não tem esse buraco, ao menos eu não o sinto. Ele é bem espertinho, não sinto essa falha, não. É possível que tenha havido alguma alteração no escalonamento da caixa? Abraço.

  • pumagtb

    Mais um representante dos Flintstones, os plástico do interior parece de boneco de R$ 1.99, rodas do tempo do aro 13 ( rodas de carro de mão), segurança nenhuma, acabamento e vedação nenhuma etc., se esse país fosse sério este tipo de "carro" como outros seriam proibidos e ainda querem que os consumidores acham o máximo essas empresas que não respeitam os consumidores inclui Ford (Fiesta Rocam, Ford Ka), GMB ( Celta, Agile, Cobalt, etc), Toyota ( Etios), Fiat ( Uno mille e o botinha, etc) VW ( Kombi, boa parte dos gol e saveiro, Fox) Peugeot e Renault ( também tem as suas porcarias), etc etc. Esse mercado automotivo brasileiro é uma vergonha mas o bom é que parece que o povo está começando a não aceitar estas bombas. E parabéns ao NA que não ficou com medo de meter a lenha nesse modelo merecidamente como muitos outros sites e revistas especializadas fazem, por isso que vocês hoje são os melhores pois falam a verdade.

  • incondicional

    Avaliação muito tendenciosa. O Clio continua muito superior em qualidade de construção que seus concorrentes diretos, Mille, Ka, Celta, Gol G4.

    • LeandroBalmant

      Será?

    • Tendenciosa? Você já ficou pelo menos uma semana com todos os populares do mercado, para saber o que está falando? É fácil falar as coisas de trás de um teclado, ao invés de ter todo o trabalho que temos de avaliar um carro na prática. Ficamos com o carro e usamos ele por uma semana, sabemos do que estamos falando.

      E o que seria qualidade de construção? O chassi, a lataria? Porque se for acabamento interno, o Clio não é "muito superior" a esses outros em nada. Pelo menos um Ka ou Celta não vem com partes soltas no acabamento, como aconteceu com o Clio cedido a nós.

  • mgbalbo

    Piada do ano esse clio.

  • Glauco, o Clio foi depenado e modificado, esse "Novo Clio " teve o motor modificado, a relação das primeiras marchas encurtadas, o interior depenado… E pelo que ando lendo, as modificações que a Renault fez no motor e cambio deixaram o carro mais gastão….

    • marciors01

      Olhando, é inacreditável, não consigo entender estas modificações, o acerto do carro era perfeito, econômico e andava bem, e não tinha nenhum buraco entre as marchas.

  • info24hs

    RELATE AQUI os inconvenientes com a Renault e Concessionárias.
    Compartilhe, divulgue, estará ajudando outras pessoas á não se prejudicar com está marca.
    CURTA EM https://www.facebook.com/pages/Nao-Compre-Renault

  • Felipe

    Em 1999 estava chegando o Clio, que era o único popular com airbag duplo de série, até nas versões sem mesmo calotas e o limpador traseiro.

    E já se passou mais de 10 anos, tirou o pisca lateral, as versões mais completas, e virou mais uma porcaria sem o item de segurança.

    Eu acho que naquela época já deveria ser obrigatório para todos os automóveis as bolsas infláveis.

    O jeito é procurar no mercado de usados as versões mais antigas do modelo.

  • bedotRJ

    Concordo, minha família já teve um Clio Expression 1.0 16v, com airbag, é o carro é sim bem superior a todos esses. Quem fala é proprietário de um dos concorrentes, o Ka.

    O problema é que realmente o Clio foi piorado em alguns aspectos inaceitáveis. Observo, por exemplo, esse design que adotaram no painel da porta dianteira: que coisa horrorosa e mal feita! Tinham resolvido a ergonomia dos vidros elétricos, tirando os comandos do console e transferindo para a porta. Aí, ao invés de manterem o comando que foi criado para a porta, retiraram o equipamento como item de fábrica e criaram esse apêndice gambiarra de péssima qualidade, que se desprende com facilidade e ainda atrapalha a utilização dos porta-objetos abaixo, que é o único no carro que acomoda uma carteira e um celular, já que os buraquinhos à frente da alavanca de câmbio só servem para moedas. Prá fazer isso, seria melhor voltar com os comandos originais no console, que ao menos compunham bem o conjunto.

    Ainda acho o Clio melhor do que seus concorrentes, especialmente em termos dinâmicos. Mas quem já conviveu com o modelo de outras levas certamente vai se decepcionar com esse aí, mesmo depois que ele voltar a ser equipado com airbag e ABS. Porque esses equipamentos deixarão de ser diferenciais positivos, mas o acabamento empobrecido permanecerá sendo um diferencial negativo em relação ao que o Clio já foi.

  • Poperon

    Renault tem mais é que tomar vergonha na cara, e lançar coisa decente.

    • Filipe_GTS

      Bem dito. Esse carro aí cheio de maquiagem foi uma baita bola fora.

  • Eu imagino o alto risco de vida que os caras da NA correm ao testarem carros como isso aí!!!!

    Vcs deveriam cobrar adicional de periculosidade ao fazer tais testes…

    • Filipe_GTS

      Nossa, então se te derem uma moto 1000cc pra andar vc se borra todo e começa a chorar de medo?
      Um Maverick V-8 então, nem chega perto? O ronco te assusta?? Ah, quem sabe manda instalar uns airbags nele pra ficar mais seguro…
      [Desculpe a brincadeira, mas é o que parece…]

  • LeandroBalmant

    É impressionante como a Renault fez do pobre mais pobre. O carro já não tinha muito e o que tinha retiraram (Airbags e ABS), ficou com acabamento porco e inferior ao Ka, Gol G4, Uno e tão ruim como Mille.
    Uma coisa que notei no vídeo na estrada foi uma entrada de luz no vão da porta do motorista. Não tenho dúvidas que por ali entram água e poeira.

    • AMLAJD

      Além disso, usa roda aro 13, cinto de segurança é fixo, acham que todo mundo tem o mesmo tamanho, e não tem apoio no teto.

      • LeandroBalmant

        Meu pai tem um Palio Fire com as mesmas características que você citou, porém se trata de um carro 2006.
        Se a Renault queria empobrecer um carro devo os parabéns pois conseguiu!

    • marciors01

      Eu já entrei no interior deste clio e um amigo tem gol g4, exceção ao suporte dos comandos elétricos o interior deste clio ainda tem qualidade superior ao ka e gol g4.

  • hal_cwb

    Eu tive um Gol G3 2004 e já tinha acelerador eletrônico. A não ser que no G4 eles tenham tirado (o que eu não duvido).

  • Diegorji

    Qualquer automóvel de entrada é desvantajoso a compra. Esses carros tem uma péssima durabilidade, custam muito pelo que oferecem, geralmente possuem um seguro alto em grandes capitais e são extremamente inseguros. Olha só esse carro, imagina chegar na garagem, olhar para o carro e saber: " putzzzz… foi isso que o dinheiro deu para comprar…." Mil vezes um usado como Civic ou Corolla usados a comprar uma carroça como esta.

    • Rafael_rec

      Se o cara olhar e disser " putzzzz… foi isso que o dinheiro deu para comprar…." com certeza ele não teria condições de bancar os custos de manutenção e seguro de Civic ou Corolla.

  • duhehe

    Tenho um desse 2014 2P só com Ar e discordo de algumas coisas da avaliação.

    O consumo do meu é bem melhor, 12,5 com alcool e em torno de 20 na gasolina ( Quando dirijo mais na estrada, passa de 20 e quando fico mais no transito, menos)

    O acabamento do Clio é o melhor dos pé de boi, não ha sequer 1 lata aparente, os plásticos são simplíssimos, mas não tem lata aparente, Palio Economy e Ka são infinitamente piores.

    O Ar realmente judia do motor quando abastecido com gasolina, mesmo não valendo a pena, abasteço com alcool, o desempenho mudou bastante, a curva de torque também mudou, antes era necessário como o Eber falou tolar o pé e fazer as trocas sempre acima de 4000 rpm, agora com o Alcool da para trocar com 3, 3,5k rpm e o carro desenvolve bem.

    A ergonomia no Clio é igual em outros subcompactos, quem é pequeno como eu ( 1,65m) se da bem, já quem é grande quase se mata dentro do carro.

    Enfim, eu estou super satisfeito com o carro, mas tenho plena consciência de que eu tenho um "meio de transporte" e não um Carro !

  • Filipe_GTS

    Mas besta que comparar ficha técnica X ficha técnica (Super Trunfo) é o cara vir aqui comentar e dizer: NOSSA, MEU 1,6 TEM CONSUMO MELHOR QUE ESSE LIXO AÍ!
    Como se morassem na mesma cidade, fossem os carros dirigidos pelo mesmo motorista, tivessem o mesmo peso, mesmos pneus, mesma pressão, bebessem da mesma gasolina, etc…
    Sério, tem umas comparações primárias assim que alguém que se diz entendido (quem lê aqui e outros blogs não raro pensa que é o Sr. Informado) não deveria cometer.

  • Leobr00

    Empobreceram o carro num nível que só faltou tirar os pneus, mas tascaram um "novo" antes do nome e agora cresceu em vendas.
    Vai entender esse mercado.

  • Paulo

    Muito obrigado por fazer a avaliação. Na minha opinião, eu acho que o Clio é o melhor popular do mercado, e tem um acabamento condizente para o segmento.

  • netovski

    Consumo é diretamente relacionado ao modo de condução, o meu não chega nem perto dessas médias que o Eber fez na avaliação.

    <img src="http://i40.tinypic.com/f4kzh2.jpg&quot; alt="Image and video hosting by TinyPic" border="0">

    Consumo médio e velocidade média respectivamente.

  • netovski

    Também sou um proprietário do modelo e tenho convicção que pelo valor pago, até 31 mil não havia opção que sequer chegasse perto. Quanto mais pelos 23k que custaram o meu.

    Estou super satisfeito com o carro,

  • Elton

    Concordo o Clio é muito economico. Depende do modo que você dirige. Eu tive um 2003 e conseguia os 14 km/L na cidade e 18 na estrada. Nem depois que comprei um Mille conseguiu atingir essa marca.

  • Myph13

    Meu Celta 2013 faz 9km/l no alcool e 12 na gasolina na cidade, não peguei estrada com ele ainda. tem 5mil km só…
    Eu Não consigo andar devagar, 90% das vezes troco de marcha entre 4 e 5mil rpm, responde super bem, e não vejo porque muitos reclamam de motor 1.0. Nunca andei com carro 1.0 cheio em serra nem nada, como muitos dizem ser um perigo, mas acho que vai da pessoa no MINIMO saber o que esta fazendo… tem gente que em qlqer subidinha aqui deixa o carro quase morrer pra depois perceber que precisa reduzir

  • Dhiego

    Acho um absurdo desses quando vejo uma frase como "Andando com ele na cidade, notamos a óbvia diferença de um motor de oito válvulas para um de dezesseis válvulas, ou seja, a necessidade de pisar fundo para conseguir um desempenho satisfatório. "

    Já dirigi vários carros 8 valvulas e esses sim tem que pisar bem mais fundo para conseguir um desempenho. Eu tenho um Clio e acho que as matérias tinham que ser informativas e não tendenciosas como essa.

  • marciors01

    Escolheste o pior de todos, o celta é o carro mais desgraçado do mercado, e abriste mão da melhor opção em carros 1.0 que é o march, manutenção barata, anda muito e vem bem equipado.
    Mas, apesar de muito criticado a melhor compra nesta faixa de preço, disparado, é o 207 1.4, que baixou bastante de preço e não foi empobrecido, ainda….

    • Rafael_rec

      Eu já tive sérios problemas com o pós-venda Nissan, então passei só para conhecer o March mesmo, que por sinal não gostei do carro. Em relação ao Peugeot, como eu sempre ouvia mais reclamações que elogios da rede eu decidi não arriscar, sem contar que nos últimos 6 meses foram fechadas 2 lojas marca aqui, ficando somente 2 lojas abertas.

  • Bruno_Carros

    Europa de Clio 2013 e a gente de Clio 1998.

  • Agenor

    Rapaz, pega o teste do Clio de 1999 em uma revista na Internet…uma involução brutal em 14 anos…

  • Fabio D.

    Achei esse consumo alto… nem com bico sujo e vela detonada (obrigado, gasolina adulterada) o meu Clio fez esse consumo. Normalmente faz entre 10,5 (mastigando o acelerador com o ar ligado e 12,7 km/l na cidade (pé leve e sem ar) e 14 km/l na estrada. Para o álcool o modelo de testes compatibilizou com o meu. Acho ele um carro espertinho, claro, levando-se em consideração que ele é 1000. Já o Palio Fire que meu irmão tinha era mais preguiçoso, não andava nada.

    Com relação ao acabamento, realmente, a partir do modelo 2012 e, principalmente, do 2013, o acabamento piorou e muito. Meu carro não tem forro de porta, tem painel de plástico duro, mas as coisas não são mal encaixadas não…

    Enfim, dentro das possibilidades que eu possuía à época, era o melhor a se comprar e, de longe, teve a melhor negociação.

  • PVictor8T

    Boa avaliação. A Renault em seu site diz que esse carro é econômico em tudo. De fato, economizaram até no que não podia no interior como no botão do vidro que estava solto, o que acho inaceitável. O segmento de entrada é o que mais precisa de atualizações, porque infelizmente os concorrentes conseguem ser tão ruins quanto esse. Creio que nesse caso vale mais a pena juntar um dinheirinho para subir de categoria.

  • Da ate desanimo ver uma avaliação dessas.. Eber avalia uns carrinhos melhores ae haha ;p

  • apneto

    pena que o carro perdeu muita segurança.
    em 2000, comprei um que vinha com air bag e abs….

  • Luiz

    Da tristeza ver o descaso da Renault com o Clio. Temos aqui em casa um hatch RT 2002 1.0 16v com 75 mil km e o carrinho é muito bem acabado , iinclusive tem air bags e ótimo som de fábrica com comando no volante . Tem tb banco traseiro bipartido, volante com regulagem de altura, dh, ar condicionado, alarme sonoro de luzes acesas, vidros verdes, rodas de liga leve e muitos outros itens . A conhecida alavanca de cambio tem curso longo, mas é gostoso de dirigir. Uma pena ver um carro que foi oferecido com tantos opcionais hoje estar ridiculamente pelado e mal acabado.

  • joel

    Ontem eu tive a infeliz coincidência de me deparar com um Clio desse reestilizado, que tem umas litas brancas no capô, teto e porta malas. Olha, o carro ficou muito mais muito feio mesmo. Não é por nada nao mas se a Renault tivesse deixado o visual anterior do carro promovendo apenas mudanças nos para-choques com certeza teria ficado mais agradável.

    • Rafael_rec

      Precisava nem mudar, se tivesse deixado do jeito estava colocando AB2+ABS teria ficado melhor.

  • goivenardi

    Eber, o NA já fez avaliação de alguns carros da Renault, tem previsão pra alguma outra avaliação com o cambio AT de 4 marchas, esse que equipa o duster, logan e sandero…dizem que tem varias programações pra condução do motorista e tal, porem são 4 marchas.

  • edu

    LIXO de carro. Troxa quem compra.
    Tenho um Clio Hatch Privilege 1.6 16V 2004, com couro no volante, air bags, controle de som no volante, temp. externa (naquele porta treco escroto desse "novo"), vidros automaticos, nao tem rebarbas, acabamento nos trilhos dos bancos, forraçao total do porta-malas, alças para todos os passageiros, e um consumo de 12,9km/l na cidade andando no sapatinho..
    0-100km/h de 9.6s, invejavel pra mto 1.8 e 2.0 por aí…

    isso não é mais um Clio, devia ser Crio, pq ta mto ridiculo.

    • Telmo

      Concordo! Tenho um Clio 2007, só alegria! Se tudo ocorrer bem, próximo carro novo Renault Logan/Sandero!

  • Vinicius

    Tive um Fiesta Street 2002 que fazia 12km;l na cidade e era nitidamente mais esperto que esse Clio. Alias, os carros mais lentos que dirigi na vida foram um Clio 1.0 8v 2005 do meu avo e um Fiorino 1000 do meu vizinho. Em segundo plano, foi o Fiesta 1.0 2011 do meu irmão. O meu avo ficou menos de 1 ano com o Clio e trocou por um Clio Sedan 1.6 porque gostava muito carro, mas não aguentava o motor amarrado do Hatch.
    Vinicius

  • blogblogblog

    boa ideia, um ranking de consumo para consultas rápidas…

  • Opa Doug, valeu, mas pra vc ver os consumos não é necessário ver os vídeos novamente, tem nos textos das avaliações.

  • O_Corsario

    A faixa de mercado do Clio é realmente bem difícil. Acho que em breve isso irá mudar, pois hoje esta faixa é ocupada por vários carros que foram empobrecidos para entrar nela, como o Clio, e futuramente acho que teremos carros projetados especificamente para ela, como Up! ou o novo subcompacto da Fiat. Vamos ver.

  • Paulo

    Eber, quando chegam mais avaliações de outros carros? Já estou sentindo falta, porque suas avaliações de carros são melhores.

  • Telmo

    Estava querendo comentar antes, mas não tive oportunidade. Já tive um Peugeot 206 1.6 2008, Classic 2007 e Classic LS 2011 e já dirigi Meriva, Gol G 5, Peugeot 206 1.4 2007, Prisma 1.4 e Novo Uno. Já faz 1 ano e 4 meses que possuo um Renault Clio 2007 1.0 16V, me surpreendi com o carro! Apesar de ser a versão authentique gostei do conforto do carro (Claro que não se compara com o Peugeot 206 1.6). Dirigindo em torno de 90Km por dia não canso tanto, como no Classic/Celta/Novo Uno/Gol G5, sofria de dores no corpo. Gostei muito do Desempenho e Consumo, fiz viagem com o carro cheio e não senti o carro pesado e andando na faixa dos 110Km/h – 120Km/h ele fez a média de 16Km/l com gasolina. Na cidade ele faz 10Km/l com álcool e 14Km/l com gasolina, fiz uma viagem de 430Km andando na faixa dos 100Km/h ele fez 18Km/l. O que eu mais notei no carro foi a confiança mecânica, nada a reclamar e a suspensão, bem superior que dos carros sitados! Detalhe, os carros citados (por mim) bem mais caro que o Renault Clio e o meu têm Air-Bag, controle de som no volante…

  • amaurifaria50

    A reportagem foi demasiadamente dura com o carrinho. De fato ele foi empobrecido para custar menos e ser vendido por menos. Portanto, não deve ser comparado com modelos mais caros. O autor do texto foi duro, quando ao enunciar os detalhes, fez primeiro dos itens negativos, deixando os positivos(que são ainda muitos) para o final, quando ninguém mais presta atenção no que lê. Os bancos são mais confortáveis que qq outro 1.0, o consumo do meu Clio 12/13 na cidade é em média de 12km/l com etanol, e 14km/l na estrada. Chega a fazer 19 km/l, na estrada, com gasolina; o nível de ruído é menor que em qq outro 1.0 e seu computador de bordo, é show de bola; a suspensão é melhor que qualquer outro carro nacional. O autor do texto só se baseou na idade do projeto, mania de jovens, desprezarem os mais antigos. O mundo que estão herdando, foi construido por nós, os mais antigos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email