Avaliações Matérias NA Renault Sedãs

Avaliação NA – Renault Logan 3 – Comportamento e consumo na cidade

renault-logan-avalicao-na-interior-1 Avaliação NA - Renault Logan 3 - Comportamento e consumo na cidade

Andamos em torno de 150 quilômetros com o Logan na cidade, e marcando no computador de bordo, verificamos um consumo de 6,1 km/l com álcool. Foram percursos pequenos, com bastante subida? Sim. Mas usamos o ar-condicionado apenas 20% do tempo. No restante, andamos com os vidros abertos, já que nos últimos dias estamos com temperaturas amenas por aqui. Com isso vemos que o Logan teve um consumo alto de álcool, mesmo tendo um motor 1.6 com bastante torque e apenas 1.080 quilos de peso total e mesmo andando normalmente com o popular, sem esticar muito as marchas.



O único momento em que é necessário pisar um pouco mais com o Logan é ao sair em primeira marcha. Nisso a versão 1.0 tem arrancada melhor. Mas é passar a segunda marcha que você nota os benefícios de ter comprado um Logan com motor maior. A diferença de preço é pequena em comparação com o 1.0, e o desempenho que os donos de Logan 1.0 geralmente relatam mostra que é melhor ir mesmo de 1.6, sem sombra de dúvida.

Não sei explicar ao certo o que existe de tão diferente no Logan em comparação com outros populares nos quais já dirigi, mas o Logan é gostoso de dirigir na cidade. A combinação de uma boa posição de dirigir, um volante com regulagem de altura, um banco confortável e também câmbio/embreagem macios se mostrou interessante. As relações de marcha do Logan são boas, e ele não teve problemas ao arrancar em subidas íngremes. Ao andar na cidade, não é possível deixar de notar o formato interessante da alavanca de câmbio, que citamos no vídeo detalhado do modelo.

renault-logan-avaliacao-na-4 Avaliação NA - Renault Logan 3 - Comportamento e consumo na cidade

A cabine do Logan é silenciosa e sua suspensão é firme, mas não muito. Juntamente com os pneus 185/65 R15, o modelo filtrou bem os buracos e imperfeições do asfalto. Apenas nas curvas notamos que é fácil chegar a perder um pouco de equilíbrio, já que o Logan é bem alto e o banco também fica em uma posição alta. Para quem está acostumado a guiar carros mais baixos é necessário um trabalho de adaptação, como se você estivesse em uma minivan.

Andando em piso plano, é possível usar marchas mais altas e manter uma faixa entre 1.500 e 2.000 rotações, mantendo um baixo nível de ruído. Apenas não tente fazer isso ao encarar qualquer tipo de subida. Dizemos isso pois particularmente com o ar-condicionado ligado, o Logan 1.6 tem certas dificuldades em manter a velocidade em subidas. Nestes momentos ele aparenta ser 1.4, não 1.6. Talvez com a melhoria prevista da Renault para com este motor, elevando ele para algo em torno de 110 cavalos, as coisas melhorem.

O lado bom do motor de 95 cavalos do Logan é que andando na cidade você mal o escuta, e também não sente muitas vibrações. Nossas impressões no final foram boas. Se você quer usufruir bem de um sedã barato e espaçoso, compre um Logan desse com motor 1.6 e pague em torno de 34.000 reais.

COMPARTILHAR:
  • Felipe_Henrique

    … E o Logan se mostra cada vez mais interessante!
    Acredito que em cidades com menos aclives o consumo seja melhor.

    • richard_sousa

      Os carros da Renault estão caindo no gosto do consumidor brasileiro, é só ver as vendas em relação ao ano passado, somando o primeiro trimestre do ano passado e deste ano, a Renault cresceu. Espero que a Renault não aprenda a aumentar o preço e também a explorar o consumidor Brasileiro como as outras…

      • Mesmo assim o consumidor brasileiro tem muito preconceito relacionado com a Renault e outras marcas "Importadas", a Renault está conseguindo quebrar o dogma um pouco de cada vez e enfiando na cabeça do brasileiro que os carros Renault também são de confiança… Tem muito taxista rodando com o Logan, já é um ótimo começo para o carro conquistar a confiança do povo…

        • marcio233

          Ando eventualmente em modelos taxi idêncticos à este e o espaço surpreende. O acabamento é bem honesto e se torna uma opção cada vez mais interessante,sendo que a Renault deve fazer ajustes sempre para corrigir estes pequenos defeitos.
          Para mim, só o design que não me atrai, embora ele melhorou um pouco na última atualização.

          • eu comprei um logan em jul/09, e o que ajudou a comprar o carro foi ver varios taxistas com logans rodando em sao paulo, entao pensei: taxista nao é otario, é com este que eu vou. :)
            comprei pelo preco, e pelo espaco do carro, ja que tenho 1,87. tanto que agora quero um carro melhor, e o carro que gostei foi o tiida sedan, que tem espaco mto bom tb. Depois que se acostuma com o espaco do logan, é dose pegar um carro com menos espaco. como ja vi alguem falar, parece boleia de caminhao mesmo hehehe.

      • BrunoMulsane

        Deus me livre dessa marca. Minha cunhada passou o pão que o diabo amassou com um clio hi-flex. Alem do mais, a renault reina no reclame aqui. E mais um vidêo de reclamação sobre o proprio logan. Ironia.. Detesto carros dessa marca. Alem de não confiáveis são horrorosos! Inclusive o má flence.

  • JJS

    Melhor custo beneficio do mercado entre os sedãs.

    • KVF

      Ele pode ter um ótimo custo-benefício mas esse fica no papel, a grande maioria das CSS da Renault não permitem!!
      Hoje fui em 3 CSS Renault da minha cidade, procurando o Logan Expression 1.6, e p/ minha surpresa todas alegaram que é raro aparecer o 1.6 só com o pack 1 conforto que deixaria ele na faixa de 36.000, só recebem modelos completos ao preço de 41.000,00, e ficaram tentando me empurrar o 1.0 UP por 35.500. Além do mais o atendimento em todas CSS Renault foi péssimo. Em uma repartição pública sou melhor atendido…Se são assim antes de vender, imagina no pós venda!!! Saturado fui em uma CSS da JAC e comprei um J3.
      Falta a Renault controle sobre as CSS, estão muito mal dirigidas,e perdem muitos clientes com isso.

      • EDGAR__RJ

        Boa sorte na sua compra. se fosse um Logan tambem seria uma otima compra, pois já é um carro conhecido.
        Quanto ao atendimento , a maioria marcas "populares" tem um atendimento ruim, vide VW, que me deixou esperando no show-room de vendas mais de 1 hora , quando comprei o Gol da minha mãe…..
        A chinesa é novidade , então os vendedores devem ter sido intruidos a fazer o melhor atendimento possível….

  • thiago_rariz

    consumo tipico de motor flex usando alcool…a pergunta que não quer calar: qdos os motores flex vão ser tão eficientes qto os monocombustivel?

    • O_Corsario

      Quando tiverem taxa de compressão variável.

      • Edu_SBC

        concordo com o comentário, a taxa variável resolveria o problema e essa tecnologia já existe, li em alguma edição da 4 rodas, mas daí o problema é o custo dessa tecnologia que o tornaria inviável por enquanto.

    • Anderson_Silva

      Quando existirem combustíveis de verdade, e não "gasurina", esses péssimos combustíveis que poluem uma barbaridade e que são ineficientes, quando dá sorte em abastecer leva um combustível bem meia boca, e se não tiver sorte vai levar corante, água, derivado de borracha, sujeira do tanque (do posto), chumbo e aroma de gasolina.

    • Cil

      Nunca. Já que nossas montadoras não tem interesse em investir para melhorar os motores das carroças que vendem.

  • BlueGopher

    Para quem precisa de um sedan espaçoso, é uma das melhores relações custo/benefício do mercado nacional.

  • aleneo2

    se espaço fosse necessário e eu fosse comprar um popular acho que o logan é uma ótima escolha.

  • Renato_Valente

    Nossa, o consumo ficou realmente muito alto. É preciso fazer testes em ruas mais planas para rever esse consumo

  • mmcinza

    O consumo do motor 1.6 16v é isso mesmo com o alcool. O meu finado Megane Dynamique 1.6 fazia isso tbm.

    Éber, demorou para vc fazer a placa "Noticias Automotivas" e colocar nos carros em que testa.

    • Nem fizemos esse tipo de placa pois só dá pra colocar ela na dianteira. Na traseira não dá pra tirar a placa do carro, devido ao lacre. Então se for pra colocar por cima e ficar a maior gambiarra, deixa pra lá. E tem outra, as matérias da Auto Press, que são super profissionais, usam os carros com as suas próprias placas mesmo.

      • João Paulo Vizioli

        Eu tinha respondido o mmcinza, dizendo que iria fazer o mesmo se caso vc fizesse as placas. Mas depois de ler sua resposta, apaguei a minha… Com as placas japonesas iria ficar na gambiarra mesmo!

      • mmcinza

        Eu vejo o lance de colocar a placa por 2 vantagens:

        – Estético: Eu acho que fica mais bacana. Se vc olhar os carros testados pela 4 Patas, note que a placa tem a mesma medida ou 0,5 cm a mais. E outra, tenho notado que a placa é fixada através de fita dupla face, pois dá bem menos trabalho do que tirar o parafuso e colocar a deles, ou no caso da traseira, tentar usar o mesmo parafuso para colocar 2 placas (gambiarra master).
        – Sigilo: Clonar a placa de um carro não é dificil, ainda mais se você encontrar um exatamente igual. Nos casos dos carros testados, dá para obter ainda que o endereço de registro do carro é o da fábrica, com o CNPJ da empresa. E o endereço e o CNPJ da Renault, por exemplo, dá para encontrar facilmente na internet.
        Enfim, valeria a pena perguntar para as montadoras que cedem os carros, se eles se importam que a placa fique aparecendo ou não.

        • DCald

          Cara, a placa fica aparecendo de qualquer forma qdo vc anda na rua… se alguem quiser clonar seu carro, vai faze-lo do mesmo jeito…

      • Clandis

        Faça com Photoshop Éber.

        Sei la, não gosto de exibir os números da placa pela internet, tem muita gente mal intencionada e é capaz de clona-la e depois sair dando regaço, tomando multas, se for em um lugar próximo, é uma dor de cabeça para explicar para a fábrica.

        • As montadoras que nos cedem os carros não pedem para esconder a placa do carro. Veja matérias do BestCars, Auto Esporte, etc, todos mostram a placa numa boa, é carro de imprensa mesmo, normal.

  • Rochahofman

    muito bom o logan.

  • MarcosMV

    Esses frex precisam urgentemente frequentar os alcoólicos anônimos!

  • Sufiaum

    Vou procurar um aki na minha cidade pra fazer um teste-drive, tenho impressoes horriveis sobre esse carro. E nada melhor do que eu ir testar e ver se continuo com elas ou mudo minha opnião.
    Externamente = feio.
    Internamente = feio.
    Custo x beneficio = bom
    Consumo = ruim(mas normal)

  • PKuster

    Éber, boa matéria, embora seja com o horroroso e nada empolgante Logan. O problema da Renault é querer nos empurrar os horríveis veículos da Dacia, no lugar de atualizar o Clio, por exemplo. Ninguém merece uma linha de veículos com Logan, Sandero, Symbol e agora o pavoroso Duster. Os Coreanos agradecem e continuam fazendo a festa.

    • thiago_rariz

      eu nem acho q trazer esses carros, q foram projetados para um país tão meia boca quanto o nosso, seja um problema. O problema é vender com a marca Renault. Por que não trazer a marca Dacia? E focar a renault em carros com projetos melhores?
      Apesar disso, acho bem honesto o carrinho, embora lembre o lada laika, de tão feio….

      • richard_sousa

        Pois é, mas sabe como é consumidor Brasileiro: DESINFORMADO. Exemplo: Muita gente que tem Chevrolet nunca ouviu falar na Marca Opel e nem sabe que o projeto do veículo foi puramente alemão (e não americano). A Renault levou 10 anos pra criar sua imagem aqui e já tem nome conhecido nos carros de F1 e mundialmente. Se o Logan viesse com nome Dacia, duvido que iria ficar entre os mais vendidos, mesmo tendo um ótimo custo/benefício.

  • Mas este é o 8v, não 16v.

  • W_Santos

    Eu querendo um popular honesto, fugindo do Logan pela aparencia….Tudo converge para ele mesmo, ou seu irmão menos feio Sandero.
    A questão de design (melhorou muito com o facelift) a gente pode aceitar.
    O custo beneficio, porta malas generoso assim como espaço interno, motor 1.6, manutenção barata estão me cativando.
    Estou esperando o Sandero atualizado para uma comparação.

  • maiamachadoch

    Eber, a boa dirigibilidade do carro, se dá além de tudo que vc falou, pelo fato do carro ter o entre-eixos maior, da um conforto maior para dirigir

  • Marcelo_Machado

    Poxa abastecendo com etanol!!!! O preço ai tá bom assim pra usá-lo nessa época?!?!?!?!
    6,1 Km/l é pouco. Mesmo a cidade tem muitos aclives. Em SP capital andando por bairros bem "montanhosos" e pegando bons congestionamentos tava fazendo 6,5 Km/l (média de varias semanas)na ponta do lápis(não no computador de bordo) com um ETorque 1.8 e mais de 1.300 Kg. Depois falam que os ETorque são beberrões.

  • daviddiniz

    Meu logan 1.6 está fazendo a média de 7km/l no álcool e cerca de 9km/l com gasolina <- Eu acho visto que faz muito tempo que não coloco gasolina.

    Aqui em SP o preço do álcool em posto sem bandeira já está a R$ 1.89/litro

    Eber não esqueca que o Logan 1.6 tem 92cv e 13.5kg de torque na gasolina e 95cv e 14.1 kg de torque no álcool e a taxa de compressão é de 9,5:1 por isso que no álcool é mais gastão. Acho que essa melhorada do 1.6 8v virá um "up" na Taxa de compressão para a potência e toque subir.

  • RafaMusso

    Um Logan 1.6 com gasolina na cidade faz +/- 11km/l. Fiz essa medição 2 vezes com o carro de um amigo meu e ele roda muito pouco durante a semana (+/- 6 km para ir e voltar do trabalho por dia), o que pioraria demais o consumo do carro dele. Ele costuma abastecer só com gasolina aditivada. Não acho que ele seja beberrão para um carro 1.6 completo.

  • JHerzev_Potiguar

    Acho o Renault "Prêmio" um carro honesto. Relevando-se o fato do pós venda da francesa ser ruim, ele é uma boa compra, afinal as outras 4 grandes não são muito melhores que ela nesse quesito.

  • RSM

    É tá começando a me convencer esse carro, mas não faço parte dessa categoria, então nao teria um por isso, mas se eu fosse comprar um sedã dessa faixa provavelmente eu o cogitaria, parece melhor construído que a concorrência

  • marciors01

    Continuo achoando graça, parece que algumas pessoas tem algo pessoal contra a renault.
    Estes carros foram prjojetados pela renault para a dacia, utilizam toda a mecânica renault e aqui acham que não pode ser vendido como renault.
    Na Europa a dacia tem alguma respresentatividade mas aqui não, se fossem vendidos com a marca dacia seria muito mais dificil obter bons índices de vendas.
    Conformem-se, podem não ser exemplos de beleza mas são carros espaçosos, confortáveis e confiáveis, além de a manutenção ser barata.

    • clock31

      Dacia não vende Scenic…. Megane GT… Clio

      Nego reclama de cada coisa tosca… se é Renault é Renault… que importa a marca.

      Se eu contrato Azul Seguros qual sseguro eu tenho? Porto Seguro?
      Não! É AZUL!!!

      Discussão porca!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email