Avaliações Matérias NA Renault Sedãs

Avaliação NA – Renault Logan 4 – Comportamento e consumo na estrada

renault-logan-avaliacao-na-estrada-1 Avaliação NA - Renault Logan 4 - Comportamento e consumo na estrada

Usamos o Renault Logan para fazer uma viagem de 400 quilômetros até Campinas e voltando. Fora isso também usamos o modelo de São Paulo para cá, afinal ele teve que ser pego na capital paulista. No total foram 800 quilômetros na estrada, mas desses fizemos uma avaliação completa na viagem até Campinas mesmo. A maior parte da viagem foi em um tempo nublado, com chuvas ocasionais.



O Renault Logan 1.6 se comporta muito bem na estrada, tendo rendimento próximo ao de modelos mais pesados com motor 2.0. A relação peso/potência é similar à de alguns sedãs médios. Andando a 110 km/h, que era sempre o limite da via, o motor fica em 3.200 rotações, o que poderia ser menor, mas também não é nada de irritante. Nesta velocidade, se tem um certo ruído do motor, que poderia ser menor se o Logan tivesse uma forração acústica apropriada. Nível de ruído: a 100 por hora, 70,5 decibéis, e a 110 por hora, 72,9 decibéis. Um dos níveis mais altos dentre os modelos que já testamos, entre ruído do motor e ruído da fraca vedação das portas.

renault-logan-avaliacao-na-estrada-2 Avaliação NA - Renault Logan 4 - Comportamento e consumo na estrada

O consumo na ida, sem ar-condicionado, foi de 9,9 km/l de álcool, e na volta, usando gasolina e também sem ar-condicionado foi de 12,0 km/l. Embora o consumo com álcool esteja meio que na média do consumo fraco dos modelos Flex de atualmente, o consumo com gasolina poderia ter sido melhor. As respostas do motor e do câmbio são boas, apesar de que em algumas subidas o Logan 1.6 pede quarta marcha, o que não deveria acontecer, já que ele é leve (1.080 quilos) e tem torque bom.

O nível de ruído dentro da cabine, para um modelo do segmento do Logan, recebe uma nota 7. A suspensão não sente muito as imperfeições da pista. Segundo as pessoas que viajaram conosco no carro, o acabamento interno poderia ser melhor, e o acesso aos comandos é ruim. Sobre a dirigibilidade, por outro lado, só elogios. O carro é firme, o volante é rápido nas respostas e a posição de dirigir é muito boa.

renault-logan-avaliacao-na-estrada-3 Avaliação NA - Renault Logan 4 - Comportamento e consumo na estrada

Os bancos tem bom conforto, nota 8. Já atrás, o conforto é apenas razoável. O espaço para as pernas é um pouco sofrível para quem tem mais de 1,75 de altura, o que não acontece no espaço para a cabeça, que é amplo. Sobre o design exterior do Logan, ele foi definido como um carro discreto, e o espaço interno surpreendeu a todos, como sempre acontece com quem não conhece o Logan muito bem. Gostamos também do computador de bordo que é bem completo e dos controles do som atrás do volante. O ruim é que ele fica escondido, e poderia ser no volante, mas dê um desconto devido à categoria do Logan. As saídas de ar do painel, embora feias, são muito boas e ventilam bem a cabine, com facilidade.

Com o ar-condicionado ligado as retomadas continuavam boas, nisso o equipamento não alterou o comportamento do veículo. Defeitos notados pelos ocupantes: o cinto de segurança traseiro, por não ter regulagem de altura, acaba pegando no pescoço de quem é um pouco mais baixo. O banco do motorista foi classificado como um pouco estreito. Sobre o Logan não ter alavanca para abrir o bocal do tanque de combustível dentro do carro, isso surpreendeu negativamente, pois hoje a maioria dos modelos tem este sistema, até mesmo os populares. As costuras do forro de couro do volante poderiam ser mais bem feitas, incomodam com o tempo. E é claro: os controles dos vidros e espelhos elétricos, eterna reclamação no Logan.

renault-logan-avaliacao-na-estrada-4 Avaliação NA - Renault Logan 4 - Comportamento e consumo na estrada

renault-logan-avaliacao-na-estrada-5 Avaliação NA - Renault Logan 4 - Comportamento e consumo na estrada

  • Renato_Valente

    É, meia boca, rssss!!!! Um bom carro pra quem gosta de espaço, mas não me agrada

  • Rochahofman

    Logan é um bom carro

  • borges0105

    gosto do desing do Logan, mas o interio dele mata qualquer um….

  • thiago_rariz

    bom carro, preço razoavelmente justo. E adoro o céu nublado assim, é muito bonito…

  • felipe_freedom

    As matérias estão melhorando cada dia mais… Pra melhorar mais um pouco poderia ter pelo menos uma ou duas fotos externas do carro andando na estrada, e alguma parado tambem….

    • Duílio_Ferrari

      Fotos do carro andando teriam q ser tiradas de outro carro ($$$) com câmeras específicas (+$$$) pra não sair aquela tremedeira e ficar com aquele aspecto d propaganda da Audi em revista Veja. Fora uma ediçãozinha básica na foto neh. Não é fácil não. Eu já tentei gravar um vídeo, independente, sobre 2 carros top aqui do bairro, caprichando ao máximo sem esquecer detalhes… é uma encheção d saco, nem deu certo, e uma câmera ainda foi atropelada à 150km/h… preju total.

    • asilvaguiar

      a foto externa andando e querer de mais, ia ser muito trabalhoso. teria que ter 2 pessoas uma ficava do lado de fora ai andar ate uma distancia para conseguir uma velocidade boa( seria pior o carro voltar), tirar foto com carro em movimento e muito dificil, o panning, tem que treinar muito, ai o motorista para ve a foto, não ficou boa ai vai vai vai, e complicado, se tiver 2 carros e mais facil, anda lado a lado e tira, o ruim que vai ficar muito perto, a não ser que tenha camera profissional e use o sistema que da um "zoom negativo" aqueles que a img fica distorcida. e muito complicado.

  • Kenny_

    Bom carro, mas o consumo com gasolina foi meio decepsionante. É um daqueles carros que compensa mais abastecer com etanol (o que não é uma vantagem nos dias de hoje).

    • Dops

      eu axei estranho essa medida de consumo, pois eu e varios amigos temos megane, com o mesmo motor 1.6 16v, e andando na velocidade descrita na avaliação (110km/h) ele faz em torno de 14,5km/l a gasolina e com alcool nessa mesma velocidade não passa de 8,5km/l, ou seja, todos que conheço somente usam gasolina devido ao consumo elevado de alcool desse motor renault.

      • andrefrade

        meu clio também é assim.

        Gasolina (com ar ligado) 11.5 a 12kmL

        Álcool (com ar ligado) 8.5 a 9kmL

  • Romulo_Max

    Apesar do ruido interno o espaço amplo e o portamalas espaçoso deve compensar pra qm faz uma longa viagem como essa com 3 ou 4 passageiros à bordo.

    PS. Eber, essas fotos feitas de dentro do carro mostrando a estrada são legais, mas umas do carro parado no acostamento ou algo do genero são mais ilustrativas pro tema do post. ;)

  • tiago90j

    uma vez liguei na renault e o cara disse que computador de bordo era só para a versão top de linha.
    é o caso desta?
    que eu saiba authentique e expression não possuem este equipamento.

    • DuDuShocK33

      essa é a top sim amigo

  • mauricio3167

    consumo com gasolina decepcionante

  • marcio233

    Com os devidos ajustes, esse carro vai entrar definitivamente pelo mercado de frotistas e carros taxi. É bom para tirar a hegemonia da GM.

    • PauloECosta

      Pelo menos aqui em Brasília e BH (que conheço) a grande maioria de carros de praça são Fiat . São Paulo até onde eu me lembro fica meio a meio tem muito GM e Fiat. Ford e VW não se vê nenhum…

    • W_Santos

      Taxi ja tem alguns…..Hoje mesmo vi um zerinho como taxi, vermelho, para taxi a cor não ficou muito legal…..

    • AF1979

      Já andei de passageiro em um Logan (que não era táxi) e posso dizer que gostei bastante do carro. Pareceu-me bem sólido e, sobre acabamento, em que pese ser simples, não vi qualquer rebarba (que já vi em carro mais caro que o caixote da Renault) ou peça mal encaixada. Se formos pensar que duas décadas atrás as pessoas elogiavam o luxo e a qualidade construtiva de um Opala com seu painel de plástico duro, talvez tenhamos de pensar se as pessoas hoje em dia não estão muito criadas a leite com pera e ovomaltino e querendo ver a quadratura do círculo.
      Imagino eu que os ajustes sejam simples. Ruído de vento? Que se montem borrachas de melhor qualidade. Ruído vindo do motor? Nada que um Toroflex não consiga atenuar. E, claro, temos de lembrar que há carros mais caros que o Logan que também são bem barulhentos em altas velocidades. Portanto, pela quantidade de recursos disponíveis, dá para se dizer que o Logan aproveitou mais cada real ou euro investido no projeto do que carros maiores (e nem sempre tão espaçosos ou mais silenciosos) que ele.

      Pecado que vejo nele? O tal lance do banco traseiro não rebater. Quem adquire sedãs com tal recurso não quer que seus próximos sedãs tenham banco traseiro fixo, mesmo que tenham porta-malas cavernoso.

      • marcio233

        Eu ando eventualmente em um igual a este da avaliação e tenho estas mesmas impressões. Os ajustes são estes e também a preparação do mercado de peças de reposição para que os preços estejam na faixa do que cobram por peças do Corsa Sedan e do Siena, seus principais concorrentes no mercado de táxis urbanos e metropolitanos. Com isso, melhoraria também a revenda, pois os carros que rodam "praça" já são discriminados por vida; sendo Renault, podem sofrer ainda mais se sinais como estes não forem observados a tempo.
        O Eber notou uma falha que deve ser mudada logo: os puxadres das portas traseiras. São de péssimo manuseio e não convém pelo preço que está o carro.

      • marcio233

        No mais, para este tipo de aplicação, torço para que vingue mesmo. Gosto muito do Corsa Sedan Premium, mas a GM abusa da sua condição de campeã da praça e não muda NADA (nem mesmo as calotas do corsa, que são as mesmas desde 2002 – 9 anos – um recorde que só é quebrado pelas calotas centrais da Kombi) e só retira itens (cintos de 3 pontos no banco central e a opção de AIRBAG – em empresas que locam táxis de cooperativas, é exigência, a GM começa a perder para a Fiat e a Ford), achando que o mercado não quer consumir os mesmos.

  • Duílio_Ferrari

    só eu tive a impressão de q a 1ª foto da matéria parece q foi tirada em uma via d mão inglesa?

  • GustavO-B

    Não gosto da Renault, e esse carro muito menos, parece que está tudo solto, tem um na minha rua, o escapamento fica balançando e fazendo barulho de Kombosa… aff

    sai pra lá… :)

  • W_Santos

    Detalhe negativo: O ruido interno, como um amigo me relatou, o ruido é um pouco alto, do resto ele só tem elogios ao carro.

  • Renatto_A.

    Eber, essa minha pergunta não tem muito haver com essa matéria mas com a avaliação do carro sim, quando você testa a som do carro, você esqualiza ao seu gosto, põe tudo no modo padrão ou testa como o som do carro veio da concessionária quando você pegou ? Parabéns pelas avaliiações, muito boas !

    • Eu boto do meu gosto, ou seja, deixando o grave em 70% do máximo mais ou menos, médios no zero e agudos 80%.

  • GusMenVin

    "O espaço para as pernas é um pouco sofrível para quem tem mais de 1,75 de altura."

    Xiiiiii… já vi que ele não serve pra mim.

  • AF1979

    Chip Foose também achou legal o desenho do Logan, comparando-o inclusive ao dos Cadillacs de CTS em diante.

    • Joao_Melo

      daqui a uns 30 anos estarão lançando carros "design" com visual retrô tipo o logan e vai fazer o maior sucesso! uehuhe!

      • borges0105

        duvido nada…meus filhos falando, como devia ser bom andar de Gol G4, Logan, Celta…eu em eles apanham se falar um treco desses pra mim

        • Joao_Melo

          mas o logan é um bom carro, apesar de feio.

  • rafaelbsr

    Esse consumo com gasolina que está meio alto para um carro 1.6: 12km/l na estrada faz o meu Santana 2.0 (que não tem ar, mas é mais pesado e com motor maior)…

  • exmarujo

    Quantas pessoas iam dentro do carro, é porque se foram 4 pessoas esse consuma de gasolina está mais que justificado

  • mikaelbrian

    soh faltou um videozinho, mas isso deve ser + pra frente, esse nv layout tá tudo certo ? pq eu acesso o meu navegador e coloco em anonimo ou inprivate e as letras daqui ficam como antes claras, antes ñ acontecia isso

  • luizkessler

    Eu não entendo o por que do teste de consumo com ar desligado! Na vida real, se o carro tem ar, ele estará ligado com certeza.

    • Geralmente as pessoas normais usam somente o ar-condicionado quando está calor.

      • Cil

        kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!! Eu ligo sempre, em maior ou menor temperatura, mas sempre… não sou normal! Eheheheheheheh

      • luizkessler

        No País que eu vivo está sempre calor! E quando está frio, o ar fica ligado em direção do parabrisa!

        • Pode ser que a região onde você vive tenha clima diferente… no Sul de Minas não é necessário ligar o ar em várias épocas do ano, quando fica bem nublado e meio frio.

  • PauloECosta

    Como eu gosto destas avaliações! São quase presenciais hehe! No caso do Logan valeu para reconfirmar o que muita gente já sabia é um carro honesto que se tem seus defeitos nas áreas de design/ergonomia, tem também um bom motor, um espaço de carro de segmento maior e um custo benefício favorável. Continue assim Eber!

  • maiamachadoch

    é um carro honestíssimo

  • carlostorres82

    Quanto ao consumo, acredito que quando foi abastecido ainda restava um pouco de alcool no tanque, logo não foi 100% gasolina. Além disso, qual a carga na viagem? (pessoas e bagagens)

  • IsrVasconcelos

    Estranhei o consumo, porque o logan é o carro da família aqui e só elogios com relação ao comportamento dinâmico. Pode ser que papai seja pé de anjo, pois quase caí pra trás quando fiz as contas após uma viagem de alagoas até sergipe e teve o resultado de surpreendentes 18 km/l com o carro cheio de bagagem e 5 ocupantes, rodando com gasolina. O logan daqui é o mesmo 1.6 testado. O consumo na cidade também é sempre acima de 12 km/l. Vai saber.. hehe, mas os renault-haters de plantão podem falar o que quiser, o logan continua sendo um excelente carro.

  • Cil

    Achei o consumo um "tiquinho" alto em gasolina também, mas fiquei curiosa em saber que carros populares abrem a porta do tanque de dentro do carro.

    • Anderson

      Pensando em comprar um Logan… Nessa de que os carros populares abrem a porta do tanque de dentro do carro eles viajaram kkkk… Poderiam pelo menos ter citado os carros populares kkk… Não dá pra acreditar em tudo que falam o consumo também não é o informado. Já tive Voyage atualmente tenho um GM Prisma e lhes digo perto do Logan que tive oportunidade de testar os dois veículos são lixo. Somos muito preconceituosos temos que abrir a mente para outras marcas tem muito carro bom por ai e muita critica infundada para veículos que não são da GM, Ford, Fiat e VW.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend