Avaliações Matérias NA Sedãs Toyota

Avaliação NA – Toyota Corolla 2012 (1) – Fotos e detalhes gerais do modelo

toyota-corolla-xei-2012-avaliacao-na-exterior-12 Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

O Corolla 2012 era o modelo que queríamos que a Toyota nos cedesse primeiro, você já sabe disso com certeza. Agora finalmente estamos com o sedã japonês na atualizada linha 2012, com algumas novidades. Como ele é o líder do segmento no Brasil, certamente essa avaliação será de utilidade para uma parcela maior de leitores do NA.



Em março, o Corolla 2012 foi lançado no Brasil, com destaque para uma pequena atualização visual e também para o motor 2.0, que equipa as duas versões mais caras, XEi e Altis (anterior SE-G). A unidade que a Toyota nos cedeu por uma semana é da versão XEi, na cor prata, 2011/2012, com pouco mais de 4.000 quilômetros rodados. Foi bom que a versão que pegamos foi justamente a XEi, que é uma das mais requisitadas pelo comprador do modelo.

O preço não é muito fácil de engolir, pois passa dos 77.000 reais na Região Sudeste, que tem o valor mais alto na tabela de preços da Toyota. Em outras regiões, o modelo fica quase 2.000 reais mais barato. O Corolla XEi tem o novo motor 2.0 16v Dual VVT-i Flex, de até 142 cavalos com gasolina e 153 cavalos com álcool, com taxa de compressão 12,0:1 e torque de 19,8 e 20,7 kgfm, a 4.000 e 4.800 giros, respectivamente.

As versões mais baratas XLi e GLi mantém o motor 1.8 16v, que entrega até 144 cavalos. O antigo motor 1.6 16v deixa de ser comercializado. A Toyota diz que o novo motor 2.0 foi feito exclusivamente para o mercado brasileiro, e busca proporcionar ao modelo melhor desempenho e excelente economia de combustível. O motor 2.0, chamado de ZR, tem um desenho totalmente novo e adota bloco e cárter de alumínio.

toyota-corolla-xei-2012-avaliacao-na-exterior-29 Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, o motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utiliza velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Outros detalhes são novidade, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados. O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão a ele um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.

Só que o grande diferencial apontado pela Toyota é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), inédito em um automóvel nacional. A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i empregado no motor 1.8 litro do Corolla é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento variável. O resultado se reflete em melhor desempenho e menor consumo.

Outras novidades do Corolla 2012 incluem o compressor de volume variável no ar-condicionado, permitindo um gerenciamento mais eficiente do sistema e consequente funcionamento linear do equipamento, captando menos energia do motor. Temos também um novo ajuste da direção elétrica, que ficou com uma resposta mais direta. As molas da suspensão traseira e dianteira foram recalibradas, deixando o sedã mais firme, ou se você preferir, mais duro.

Só que temos aquele câmbio automático de quatro marchas, que prejudica o desempenho deste motor tão moderno. Ele é chamado de Shifttronic, e foi adequado ao novo motor, mas mesmo assim sentimos falta de uma quinta marcha. As aletas atrás do volante permitem trocas mais rápidas, se o câmbio estiver na posição S.

toyota-corolla-xei-2012-avaliacao-na-exterior-2 Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Os equipamentos que o Corolla tem de série em todas as versões são: airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos, apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central -dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), pára-sol do motorista com espelho e porta-documento, comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas e sistema de som com CD e leitura de MP3.

Saindo da versão XLi e indo para a GLi, você ganha freios ABS, quatro vidros com acionamento um toque, ar-condicionado digital e volante com comandos do som. A versão XEi adiciona airbags laterais, acendimento automático dos faróis, luzes de seta nos espelhos laterais, bancos em couro e piloto automático. E a versão topo Altis é a única com acabamento interno bege, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, acabamento padrão madeira, sensor de chuva, som com capacidade para seis CDs e faróis xenon.

Alguns itens mais baratos poderiam existir desde a versão mais barata, como o sensor de estacionamento. Já sensor de chuva poderia estar na versão XEi também. O Corolla está disponível nas cores Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Aurora, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Boreal e Azul Orion.

Veja a lista de preços de todas as versões do Corolla. Lista essa que teve reajuste de preços em junho:

MODELO    ANO / MODELO      SP/SUL/SUDESTE    CENTRO-OESTE    NORTE    NORDESTE    ZONA FRANCA
COROLLA XLi 1.8 M/T 2011/2012  63.570,00 62.674,00 63.181,00 62.273,00
COROLLA XLi 1.8 A/T 2011/2012  67.570,00 66.617,00 67.125,00 66.160,00
COROLLA GLi 1.8 M/T 2011/2012 67.070,00 66.124,00 66.638,00 65.681,00
COROLLA GLi 1.8 A/T  2011/2012 70.570,00 69.575,00 70.089,00 69.082,00
COROLLA XEi 2.0 A/T 2011/2012 77.070,00 75.983,00 76.497,00 75.398,00
COROLLA Altis 2.0 A/T 2011/2012 86.570,00 85.645,00 86.166,00 84.927,00
OPCIONAL – – Pintura metálica / Perolizada 930,00 917,00 917,00 904,00

  • Kenny_

    Uma correção o Altis não tem mais sensor de estacionamento e sim camerá de ré com imagem projetada no retrovisor.

    • É campeao de vendas, e vai continuar sendo. O Cruze sai por 72mil contra os 75mil do corolla. A GM tem o ESP, mas desempenho meio manco e beberrao, já a Toyota tem a favor o motor excelente com otimo desempenho e baixo consumo. Repararam que o Eber caprichou nas fotos?? Antes ele batia a foto em frente a casa, mas nessa aqui foi na ladeira dos testes.

      • marciosomar

        Na CCS da minha cidade eles estão vendendo o Cruze Automatico por 70.800 com pintura metálica o mesmo preço da versão GLi do Corolla. Agora andei nele e achei um carro, não é manco, não da tranco igual as caixas de 4 marchas e pelos teste que ja vi em algumas revistas especializadas são muito boas, em alguns casos melhor que do Corolla. Não estou defendendo nenhuma das duas marcas, mas que o Cruze é superior do que o Corolla isso não tem nem o que discutir. Fora que vem mais equipado no modelo de entrada.

        • É raro eu dar reply, mas nesse casou vou dar. rs. O Cruze que voce menciona não tem banco de couro…….. com couro vai pra 72mil. O Corolla que eu menciono tambem é automatico e com banco de couro. O desempenho do Cruze não ganha do Corolla, e muitooo menos no consumo. O Cruze leva vantagem por ser novidade, e por esse fato não tem ainda nenhum relato negativo, excetoo baixo desempenho, alto consumo, e motor barulhento que a propria GM americana reconheceu e promete arrumar ano que vem. Mas como todo carro, nada é 100% perfeito, cedo ou tarde a cara cai.

          Uma outra coisa é a maioria conhece o interior do Cruze LTZ com monte de cromados, e tela de LCD no painel. Mas a versão LT não tem nada disso. A GM não coloca a foto da versão do LT no site, e pra falar a verdade não vi até agora NENHUM site postar o interior do LT. Nem o NA postou. Então pra matar a curiosidade do povo, olhem o testdrive do LT.
          [youtube f4IAcu71xc0 http://www.youtube.com/watch?v=f4IAcu71xc0 youtube]

      • granrs78

        Vc se esqueceu que o Cruze tem 6 air bags, cambio de 6 marchas,tela de 7,5 polegadas com Gps integrado isso sem contar com o design do Cruze que põe o Vovo Corolla no chinelo. E só para vc saber o motor 2.0 do Corolla não é economico não, pois foi uma das criticas quando lançaram o modelo Xei 2.0 e acabaram com a versão Xei 1.8.

      • epicentro01

        Cruze beberrão? Comprou um ou é especulação? Manco? Provavelmente o câmbio de 6 marchas do Cruze aproveita bem melhor o motor do que o 4 marchas do Corolla.

        • duduguazzi

          Olha manco manco não achei, só achei anemico (não desperta emoção). Quanto a beberrão meu vizinho pegou o dele a poucos dias um LTZ (lindo o interior) mas depois de 2500km de viajem falou que ficou decepcionado com o consumo de 11km/l de GASOLINA na estrada

          • LuisNeto38

            meu novo Uno 1.0 faz 10,7 de gasolina com 75% de estrada. Será que consigo trocar nesse Corolla?

    • Jr_Jr

      Outra correção. O Corolla 1.8 (pós-facelift) também é dualVVTI. (fonte: site da Toyota)

      • Leandro1978

        Eu ia postar isso, salvo engano, o motor 2.0 não sofreu modificações, foi o 1.8 que teve as melhorias ( Dual VVT-i) que, inclusive, renderam alguns cavalos a mais.

        • lndnfsu2

          o motor 2.0 ja foi feito em cima do motor 1.8 com as alteracoes, ficou mais gastao e nao melhorou quase nada… nao achei vantagem ja que o 1.8 tem desempenho bem proximo, inclusive no 0-100

          • tiards

            A concorrência vai acompanhar essa avaliação pode ter certeza. Sem dúvidas vai quebrar a cara de muita gente.

  • Herumor_

    o corolla é fera, acho o design dele meio desatualizado em comparação com os concorrentes mas ainda da pra brigar… fora que o porta-malas dele é imenso! hehehe

    • Leandro1978

      Eu ainda o acho bonito. Acredito que dê para aguentar pelo menos mais um tempinho até a nova geração chegar. Há muito tempo li, aqui no NA, que a nova geração do Corolla chegaria em 2013 e utilizará a plataforma do Yaris, mais simples e barata que a atual.

  • AndersonDak

    eu não vou com a cara desse corolla viu…. sou muito mais um jetta, cruze ou um fluence… aaaaaa e um fusion tbn igual a do carinha de 25 que postou ontem na "voz do dono" ak no site…

    • marciosomar

      O que não gostei nesse "novo" Corolla foram as lanternas e as rodas (menos do Altis) e o cambio de 4 marchas aut., poderiam ter mudado para 6 marchas igual com cambio manual.

  • Tiuju

    É o que melhor ofereceu desconto para venda direta, seguro mais baixo…
    Esperar melhorar o câmbio e partir para compra!

  • parmeso

    Há muito tempo a Toyota perdeu a noção dos preços, isso num mercado já inflacionado.

    • Kenny_

      Na verdade a estratégia da Toyota é a seguinte deixam o preço lá em cima na tabela e tentam fechar a meta de unidades mensais que devem ser de umas 4mil~4,5mil unidades(capacidade de produção da fábrica é próxima disso). Se chegando perto do final do mês estiverem longe dessa meta, eles conseguem facil dar descontos de 8~12% tive um conhecido que pagou 75mil no Altis. É um jeito prático de manter a demanda em equilibrio com a produção (mas só funciona se a fama do produto for muito boa) e tambem de queimar estoques, caso uma nova geração, por exemplo, esteja para chegar. Como foi o caso do Civic, já vi ofertas do SE MT a 56mil.

      A Volks faz isso com o Gol tambem e podem ter certeza que qualquer marca que puder usar dessa estratégia vai usar

    • Leandro1978

      Não seria o consumidor que perdeu a noção dos preços? Se mesmo a Toyota colocando os valores do Corolla bem altos, ainda é o mais vendido do segmento, por que baixariam?

      • tiards

        Se fosse só a Toyota eu ficava caladinho…

      • parmeso

        Se fosse uns 5-6 mil a menos com certeza venderia bem mais

    • O_Corsario

      Tem uma coisa que pouca gente nota…
      Se o preço do carro novo sobe todo ano, isso faz com que a desvalorização do usado seja menor.
      Isso ajuda a entender porque alguns carros usados são tão valorizados, como Gol ou Corolla. Como estão sempre subindo de preço, os usados acompanham, mantendo-se "valorizados". Lógico que é uma sensação de ganho ilusória, mas funciona.

  • ambrosio1974

    Só uma observação: Como pode um carro vendido por até R$ 77.000 dilmetes não ter pelo menos uma articulação pantográfica no porta malas? Até o Fiesta sedan (não o chinês atual) tem. Esses faróis esbugalhados atuais também não me agradam, assim como os dos Peugeot 206,83749459547378.

    • Kenny_

      Sonata, Fluence, Jetta tambem não tem e são carros mais modernos.

      • ambrosio1974

        Certamente! Mesmo assim não se justifica, para mim é economia PORCA.

        • Kenny_

          Concordo, nunca disse tambem que justificava.

        • Leandro1978

          Também acho. Seria justificável nos EUA, em que é um carro de entrada, já aqui, por ser de luxo e ter um certo status, deveria oferecer tal item. O mesmo vale para os concorrentes.

          • epicentro01

            O pior é que nem o Passat tem este sistema. O Passat também tem os malditos braços, eles simplesmente fizeram uma capa para escondê-los e roubar espaço do porta malas. É uma vergonha.

      • Leandro1978

        Salvo engano o Cruze também não. Inclusive muitos estão reclamando que é um retrocesso em relação ao criticado Vectra.

        • _Tango_Down_

          Fusion tem! Por isso hj é a melhor opção do mercado em termos de CxB.

        • epicentro01

          Exatamente, o Cruze também não tem. Não consigo entender o porquê disso. Só para economizar em algumas peças?

    • Tripa-Seca

      Fiesta chinês?

      • cristian_sp

        É rocam com facelift ..rs….imagino eu ..rs…

        • ambrosio1974

          Isso mesmo.. Inclusive aqui no NA alguns colegas comentaram quando do lançamento desse Fieste que ele tinha cara de carro CHINÊS. Nessa versão tiraram as articulações pantográficas do porta mala.

    • JHerzév

      E como pode um carro vendido por mais de 70 mil ter freios a tambor nas rodas traseiras??? Sim, pois o aclamado Elantra vem com eles, para quem não sabe. Eu ficaria mil vezes com o pescoço de ganso do que com um freio a tambor.

  • _Hofmann_

    uma correção: depois da reestilização, o motor 1.8 também virou Dual-VVTi, passando a gerar 144cv com álcool.

  • Duda1565

    77 mil? Deixa eu pensar, um Corolla 4 marchas por 77 mil, ou o Fusion que nosso colega postou que comprou por 70 mil? Alguém me ajuda a decidir?

    • AndersonDak

      kkkkkk a toyota ta acahando q a gente é idiota, primeiro a hilux partindo de 134 mil agora o corolla…. sem comentarios.

      • Ph4ntomf4

        Eu acho que a Toyota não está achando que somos idiotas não, Anderson; ela TEM CERTEZA que nós somos idiotas, só pode.

        • nightwishjp

          Somos tão idiotas que a Toyota prática esse preço e o corolla e a hilux são campeãs absoluta de vendas. Só vê a reportagem dos carros mais vendidos. Corolla vendeu 4.500 unidades

        • Herumor_

          todas as montadoras que vendem no brasil tem essa certeza… senao nao vendia ou cobrava o preço certo…

    • Kenny_

      Pelo conjunto e equipamentos, Fusion sem dúvidas.

      Mas sendo justos, o do colega era um modelo 2011 e tem gente que não gosta muito do Fusion justamente por causa do porte. Eu, por exemplo, prefiro o Focus sedan ao Fusion justamente por não gostar de barcas como o Fusion.

      • Duda1565

        Tudo bem, mas Corolla deveria custar 65 a versão top (Altis), para ser coerente apenas com os concorrentes, sem falar no custo-BraZiil il il

        • Kenny_

          Pela realidade de mercado 62mil na Gli, 70mil na Xei e 77mil na Altis estariam nos conformes.

          O Corolla tem 2 problemas: 1° está desatualizado, carente urgentemente de uma nova geração e 2° é o lider do segmento o que inclina a Toyota a superfaturar o preço dele em uns 10%. Felizmente esse ultimo problema é amenizado pois relacionado a ele conta o fator revenda. Tente por um anúncio de vende-se Corolla usado e outro de um C4 Pallas para ver qual sai melhor e com menos desvalorização (revender em autorizada é fria, algumas até orientam o consumidor a vender por fora)

          • Leandro1978

            Fora que a XLi pelos equipamentos poderia custar algo em torno dos R$ 55.000. Mas sendo honesto, enquanto tiver boas vendas, dificilmente a Toyota baixará muito os preços. Talvez quando a nova geração estiver próxima a ser lançada ou um outro concorrente roube muito suas vendas (Cruze?). Até lá, dificilmente seus preços baixarão, deixando de lado os descontos ocasionais que aparecem.

            • tiards

              Gente cabeça dura, tem muitos fatores para uma pessoa deixar de pegar um Fusion para pegar um Corolla.

              • Leandro1978

                Sim, isto eu falo há tempos. Não é todo mundo que gosta ou quer um carro do porte do Fusion ou do Azera, ou mesmo uma motorização destes. Cada um sabe de suas necessidades e suas preferências e o que o leva a optar por determinado modelo. Tal fato parece ser de difícil entendimento a muitos aqui.

                • Tripa-Seca

                  Meu melhor amigo optou por um Focus Ghia, exatamente por ser menor, e por ser top, teria algumas coisas que o Fusion não teria, como por exemplo, teto-solar. As vezes acho uma boa pegar carro de categoria inferior que virá mais equipado que o da categoria superior, como Fiesta/Focus, Palio/Punto, Gol e…e….e…..Touareg?

                • bedotRJ

                  O fato é de fácil entendimento. Cliente prefere carro menor e pronto. Ok. De dificil entendimento é o cliente que prefere o carro menor pagando preço de carro maior. Aí é complicado de entender, pois há opções, não só no mercado, mas na própria linha Corolla, que evitam esse contrasenso (dentro dos absurdos preços do Corolla, a versão GLi 1.8 tem melhor CxB do que essa XEi 2.0). Acho que é esse ponto que as pessoas não conseguem entender.

                  • Duda1565

                    Exatamente este é o ponto, conseguiu captar minha mensagem!!!

                • Archimedes

                  concordo com vc, como diz Dilminha, "no que se refere" ao porte do carro. aqui tem muita gente q compra carro por metro, para usar as palavras de um outro sábio colega. e carro não se compra por metro. eu, por exemplo, com 70mil, tentaria comprar algum outro carro, compacto ou médio, hatch, e acharia melhor assim. Cidade grande é dose pra estacionar. não preciso de mais 4metros no carro. Aí é cada um no seu quadrado, certo?

              • zeuslinux

                O Fusion custa a partir de 83 / 84 mil reais. O carro analisado é mais barato.

                Se você estiver falando do Corolla Altis, o top, aí sim o preço é praticamente o mesmo que o modelo mais simples do Fusion.

                Lembre que o Fusion é também maior (podendo trazer problemas por isso para muita gente), mais pesado e não muito mais potente (o modelo de 2,5L). Não sei dizer também a diferença no preço das revisões e no do seguro por ser importado.

                • Duda1565

                  Foi só um dos inúmeros exemplos, que casualmente é maior, mas digo que com o mesmo valor, compra-se carros infinitamente melhores….

                  • zeuslinux

                    Infinitamente melhores ?! Cite-os então.

                    Até agora as críticas razoáveis em relação ao Corolla são:

                    – Preço um pouco acima de ALGUNS (não todos) dos concorrentes no segmento de sedãs médios. E lembrem que o preço total de outros concorrentes também envolvem seguros mais caros, fretes maiores, ágio e outras coisas que podem fazer a escolha neste sentido econômico ser meio relativa de cada um.

                    – Câmbio AT de 4 marchas, que alguns concorrentes também têm (Peugeot 408, Citroen C4) p.ex. O Civic tem AT 5 marchas, mas o motor é somente 1.8. O Jetta 2.0 motor de Santana também tem bem menos potência. Então quais concorrentes sobram para comprar considerando o problema do AT 4 marchas tão ruim assim ? Fluence CVT, Sentra CVT e Elantra (pagando ágio, esperando para comprar e ficando nas mãos da CAOA).

                    – Distância entre-eixos de 2,60m, enquanto alguns concorrentes têm alguns centímetros a mais, teoricamente favorecendo o conforto de quem vai atrás. Bem, a experiência de quem vai atrás varia muito em função do tamanho da pessoa. No meu caso, não há gigantes na minha família e vai todo mundo bem na parte de trás do meu Corolla. Como faz sucesso nos EUA, acredito que o problema não deve ser tão grave assim porque o pessoal lá é bem mais alto e gordo que no Brasil.

                    • Duda1565

                      Vamos lá:

                      Carros similares em qualidade e equipamentos (ganha-se em algumas coisas, perde-se em outras) com preço de aproximadamente 10 mil a menos (certamente vou esquecer de vários):
                      Sentra;
                      Fluence;
                      Focus;
                      Cerato;
                      Impreza;
                      Jetta;
                      I30;
                      Tucson;
                      Cruze
                      Etc
                      Etc…

                      Longe de mim falar que o Corolla é ruim. Já tive 1 2004 que rodei bons 100 mil km, mas naquela época o carro tinha valor na média.
                      O que quero dizer que 77 mil em um carro médio, que nos EUA é carro de entrada, é fora da realidade. O exemplo do Fusion é apenas para demonstrar um carro de porte maior, mais confortável, mais seguro, mais tecnológico, de outra categoria, por preço igual ou semelhante!

                    • zeuslinux

                      Sentra – sim, este é um carro injustiçado e com um preço bom, embora as versões intermediárias (S) não tenha várias coisas que o Corolla XEi tem, como bancos de couro e ar digital p.ex. O modelo top do Sentra, que não me lembro o nome, já tem uma diferença menor do que os 10 mil que falou.

                      Fluence – semelhante ao caso do Sentra, mas é preciso comparar modelo com modelo para ver o que se ganha e o que se perde em relação a cada modelo do Corolla. Não existe só um modelo de Fluence assim como não existe só um modelo de Corolla. Tem que analisar caso a caso, mas concordo que no momento o Fluence é uma opção que deve ser levada em conta por todos. Quando comprei o meu Corolla o Fluence não existia. Não conheço muito o carro pois só o vi rapidamente em exposição num Shopping e até gostei do visual externo mas achei o interior feio e simples demais, mesmo o Corolla sendo simples por dentro também na minha opinião.

                      Focus – Carro bom mas a Ford não o valoriza e é difícil de ser encontrado nas concessionárias (ou pelo menos era em 2010 quando fui vê-lo). O interior dele não é muito atraente e o sedan, na minha opinião, não é bonito. Se fosse comprar, optaria pelo hatch. Se for para comparar com o Corolla XEi, vc tem que comparar com a versão Top do Focus. Na época que comprei o Corolla era o Focus Ghia, que custava 73 mil reais, 3 mil reais a menos do que paguei no Corolla XEi. E a diferença acabou quando fiz a conta do seguro, custos do financiamento e diferença na valorização do meu usado que entrou como parte da entrada. Por isso sou contra essas generalizações de que quem compra um determinado modelo é otário ou desinformado.

                      Cerato – Esse carro não considero concorrente do Corolla por ter motor menor e ser mais simples

                      i30 – Tem motor potente mas não tem o mesmo conforto e equipamentos dos sedãs médios.

                      Jetta – O jetta mais simples tem um motor que para mim não o classifica como concorrente do Civic, Corolla e cia. Se for o Jetta TSI eu concordo, mas o carro é bem mais caro do que o Corolla XEi.

                      Tucson – Além de não ser um sedã médio (outra categoria), tem menos equipamentos, motor e está com visual bem defasado.

                      Cruze – É um sedã médio que deve ser avaliado sim por quem quer comprar. Dependendo da oferta e de outros detalhes como financiamento, valorização do usado na troca, seguro, etc pode ser um bom negócio. Não existia quando comprei o meu carro e por isso não vou falar muito sobre ele. Mas o motor do Cruze é inferior ao do Corolla XEi 2.0, então para ser justa a comparação, deveria ser feita com o Corolla XLi / GLi, que têm motor 1.8 de potência similar.

          • Tripa-Seca

            Vi um dia desses uma matéria no UOL que comparava exatamente esses dois carros, e pasmem: O percentual de desvalorização e tempo na revenda eram iguais!

            • Kenny_

              Fusion tambem é bastante popular em seu segmento e a Uol geralmente se utiliza da tabela Fipe pra tirar seus dados. Nas autorizadas a tabela fipe é usada como teto no valor do usado e no particular, o Corolla geralmente sai mais facil.

      • zeuslinux

        Não sei onde vocês vêem Fusion custando menos do que oitenta mil reais.

        No meio de 2010, quando comprei o meu carro (Corolla XEi 2.0 2011), no Rio, o Fusion era oferecido por uns 84 mil. Fui na Ford para ver o Ford Focus e perguntei por curiosidade pelo Fusion. Como estava acima do que eu queria pagar e o tamanho dele não convinha onde costumo estacionar, não entro na minha lista de carros a comprar.

        E, sinceramente, se fosse comprar um Fusion, só compraria a versão com motor 3.0, porque eu acho que a versão 2.5 não teria esse desempenho todo que compensasse o seu peso e tamanho.

        Na época, com motor 2.5 e mesma potência que o Fusion 2.5, havia o Jetta 2.5, mais barato e menos banheirão.

        • Kenny_

          Tambem nunca vi um Azera ser vendido por menos de 85mil (sem conta o agio) mas pergunte a qualquer um aqui e dirão que ele custa 73mil, assim como o Cerato por 50mil que foi uma promoção e parte originariamente de 53.4mil (mais agio) e o Sentra que parte de 54.9mil manual mas que em uma promoção foi vendido o automático nesse preço.

        • _Tango_Down_

          Faz um mês que comprei! FUSION SEL 2.5 com TETO por 80mil! É só gastar a sola do sapato que acha! Desempenho!? O Fusion 2.5 faz de 0-100 em 10s e o V6 FWD em 9s! Um segundo justifica para vc gastar 20mil a mais e ter consumo maior!?

      • Herumor_

        o Fusion novo eu achei que ficou mais barca (sei que o antigo eh o mesmo tamanho) mas eu acho o fusion antigo muito mais fera… sei lah ele tira o ar de tiozao (na cor certa claro)

    • zeuslinux

      Esse preço de 70 mil foi porque ele comprou como pessoa física e deve ter comprado na época próxima ou depois do lançamento da versão 2012.

      O Fusion começa a partir de 83 / 84 mil na tabela. Pode conferir no site da Ford.

    • geramano123

      Te ajudo sim, esse fusion desvaloriza tanto que é mesmo que jogar dinheiro no lixo, e quem prefere jetta fluence e outros ai, é porque certamente nunca entrou dentro de nenhum e nem tem cacife pra comprar. O corolla pra mim é o carro mais perfeito que já diriji, (claro na categoria dele), tenho um 2010 xei. Ahh ja andei num bmw 320i, e no quesito conforto, estabilidade, dirigibilidade, isolamento acústico, o corolla é até melhor.

    • Rodrigo

      Olha Duda tive a mesma dúvida a um tempo atras, o que me levou a decidir em comprar o corolla foi a pesquisa q fiz em relaçao a desvalorizaçao, e ter um mercado melhor que o fusion para trocar ou vender futuramente.

  • Robson Silva

    Eu queria ver o Altis sendo testado.

    • zeuslinux

      O Altis eu sinceramente não sei nem como vendem, porque seu preço invade a categoria superior, de sedãs grandes. Um Fusion ou Azera seriam melhores opções nesse caso.

      Eu acredito mesmo é que o Corolla somente interessa nos 2 modelos intermediários.

  • sbacana

    Impressionante como se ignora a existencia dos subarus. impreza Sedan: 150 cv, excelente curva de torque (baixa rotações), awd, 8 airbags, boxer, esp, abs, mais barato, made in japan… impressionante! muito mais carro carro que esse corolinha.

    • ambrosio1974

      Concordo com você quando menciona as qualidades dos carros da Subaru. Mas vale lembrar que o representante dela é o digníssimo CAOA. Não têm fábrica aqui. Preço de seguro, manutenção (tudo bem que tem fama de inquebrável), desvalorização.

      • sbacana

        Balela!! seguro similiar ao dos concorrentes. fiz um pesquisa com inúmeras seguradoras (umas 6-7). a caoa também representa os "pouco vendidos", e p"pouco comentados" carros da hyundai e kia, (ironia). Logo efeito CAOA não cola. Aqui também não se fabrica Jetta, Cruze, 408, fluence, Elantra, e 80% do Civic e corola….
        Procura o preço de mercado de um impreza com 10 anos e compara com a concorrencia, aí a gente fala de desvalorização.
        Concordo que há esse mito. Sempre é difícil vender um carro desconhecido, mas "desconhecer" propositalmente um carro que tem como defeito a desvalorização não se justicia. (lembrando que a CAOA atualizou a tabela dos imprezas 2010/2011, logo quem comprou ano passado praticamente não sofreu impacto de desvalorização nenhuma.
        Permaneço aguardando uma sugestão de porque ignoram a existencia de Subarus aqui.

        • Leandro1978

          A Subaru é ignorada aqui devido a própria política da Caoa de só ter olhos para a "melhor do mundo" Hyundai. É só pegar um jornal, geralmente propagandas da Hyundai estão no caderno principal e pegando até duas folhas. Já as da Subaru estão mais escondidas, muitas vezes passando batido. O engraçado é que, ao menos mecanicamente, os Subaru são superiores aos Hyundai.

          • sbacana

            É verdade não há propaganda. Mas o que não faz sentido é não haver reportagens e comparativos a respeito. Adoraria ver um comparativo com modelos atuais, mas parece que é proibido. Esses dias vi um comparativo de Hatchs "mais esportivos", tinha Focus, I30 e Bravo Tjet. Impreza que jantaria os 3 sequer foi citado em notas de rodapés…

            • Leandro1978

              Isso eu também não sei porque ocorre. Talvez seja mais um caso de montadora, no caso representante, que não libera os modelos para testes. Isso ocorre com a Mitsubishi, que se não estou enganado, é representada pela Souza Ramos, pelo menos é ela quem tem a licença de fabricá-los aqui. Inclusive ela proíbe que concessionárias liberem os carros para testes, sob pena de multa. Os poucos teste que já vi com um Mitsubishi eram de donos que liberavam seus veículos para testes.

          • zeuslinux

            Outra coisa importante é o número de concessionárias no país. Vejam o mapa que mostra as concessionárias espalhadas pelo país. Um estado do tamanho da Bahia tem apenas UMA e só existe UMA na região norte, em Manaus.

            Imagine você morando fora de uma capital dos principais estados e precisando da concessionária…

    • zeuslinux

      Eu também cogitei o Subaru Impreza na época que comprei o meu carro mas descartei.

      Ficar na mão da CAOA ?! Se estivesse disposto a isso, teria comprado o i30, mais barato, embora inferior.

      Ficar depois com problemas para vender um carro que pouca gente conhece ?

      Pagar um seguro caro e ter poucas concessionárias no Brasil à disposição ?

      Sim, carro não é investimento, mas os preços brasileiros fazem você pensar muito bem antes de investir tanto dinheiro num bem.

      Acho que muita gente exagera dizendo que brasileiro é burro por comprar certos carros. Não se pode comprar carros no Brasil cegamente pensando só em beleza ou especificações técnicas. Há muitos custos e fontes de problemas em potencial envolvidos e as pessoas optam pelo carro que oferece a melhor média ponderada usando os pesos que aí sim variam de pessoa a pessoa.

      Eu p.ex. nunca tive carros inferiores a 1.6 porque gosto de carros com motores maiores. Sou otário por pagar mais para andar a maior parte do tempo no trânsito das grandes cidades ? Tem muitos colegas de trabalho que ganham o mesmo que eu e que se satisfazem com motores 1.0 e carros populares.

  • zeuslinux

    Tanto a versão mais barata (XLi) quanto a mais cara (Altis) definitivamente não valem a pena pela diferença de preço em relação às 2 versões intermediárias.

    A XLi não vale a pena porque é inadmissível num carro deta faixa de preços não ter air bags. Não sei como está hoje na linha 2012, mas na 2011, se não me engano, não vinha nem com rodas de liga leve, outra coisa inadmissível.

    Eu tenho um Corolla XEi 2011 comprado no meio de 2010 e, na época, o Altis era 8 mil reais mais caro. Paguei 76 mil (preço cheio) na época pelo XEi 2.0 porque optei pelo financiamento "custo zero" com o banco Toyota. Se estivesse pagando à vista tenho certeza de que conseguiria um desconto de pelo menos uns 3 mil reais. Moro no sudeste (preços mais caros, sabe-se lá porque, se a fábrica é em SP). Sabia que estava pagando juros embutidos mas mesmo assim o negócio valeu a pena. O meu Astra usado também entrou na troca como parte da entradade 60% e restante financiado em 18X iguais.

    O carro é muito bom mesmo, com motor excelente e relativamente econômico. O rodar é suave e confortável. O câmbio de 4 marchas faz muito bem o seu papel, apesar de que seria melhor um de 5 marchas. A Toyota soube fazer um câmbio automático muito bom, mesmo tendo 4 marchas.

    Fiz teste drive em quase todos os carros concorrentes da época (não havia ainda o Fluence, Cruze, Novo Jetta, Elantra e nem o 408). Mais gostoso que ele só o Jetta 2.5, mas não o comprei por ser mais caro, não ter a mesma facilidade de financiamento e valorização do meu usado e por saber que iria mudar (mas não sabia que iria mudar para pior). Gostei também bastante do motor e câmbio cvt do Sentra, que não comprei por receio da desvalorização e por ter menos acessórios no modelo S que testei.

    • zeuslinux

      Ah, eu ia me esquecendo de citar outra coisa: um fator que também pesou na opção pelo Corolla foi o seguro, significativamente mais barato que que o Civic (talvez pelo aspecto mais esportivo, preferido pelos playboys), i30 / Sentra / Jetta 2.5 (acho que por terem mais peças importadas) e os outros que testei.

      Eu moro no Rio de janeiro e o seguro por aqui é bem alto, vocês sabem porque.

      Lembre-se de cotarem o seguro dos carros que pretenderem antes de fechar negócio. Alguns carros as seguradoras p.ex. não fazem sequer o seguro dos vidros do carro !

    • zeuslinux

      E para vocẽs não acharem que estou falando como fan boy da Toyota, gostaria de dizer que NUNCA tive antes nenhum carro da marca Toyota. Muito pelo contrário, já tive carros da GM, VW e Ford e os que mais gostei foram os da GM. O meu anterior era um Astra 2.0 2002 e adorava o carro. Se fossem me roturar como fan boy eu seria da Chevrolet. Mas optei pelo Toyota.

      A GM simplesmente não tinha nenhum carro médio moderno e confortável para oferecer. Não havia Cruze na época. Cheguei a pensar em comprar outro Astra mas como fico com o carro normalmente muitos anos e queria dessa vez um carro com mais conforto e automático, não havia nada na GM para mim.

      Não vou falar sobre o Cruze porque não o testei e não vou comprar carro agora, mas se fosse comprar um carro, eu faria com certeza o test drive do Cruze. E faria o test drive do Corolla também. Quem exclui carros só por ouvir falar e sem andar está bobeando.

      Outra coisa que falaram sobre o visual do Corolla, Claro que há carros que foram lançados agora, como o Elantra p.ex. que estão com visual mais moderno e bonito que o Corolla, mas também tem muito carro da categoria com aparência bem pior. O interior do Fluence p.ex. é feio e pobre na minha opinião e o exterior é menos bonito e chamativo que o Corolla. O Civic antigo tinha um visual lindíssimo mas o novo que chegará em 2012 já não será essa coisa toda. O Sentra tem um interior até legal (mas não lindo) e o exterior não é feio mas não é do mesmo nível que muitos concorrentes.

      Resumindo, o visual do Corolla não faz apaixonados, mas também não vendo ninguém deixar de comprar o carro por achar feio. Tem é muito garotão novo que esnoba o Corolla porque ele não atrai a atenção da "mulherada" como um Civic p.ex. Um conhecido meu diz que a mulherada baba ao olhar o painel LCD do Civic dele. O apelo esportivo do visual do Civic faz parecer que o carro é mais potente do que o meu Corolla e isso não é verdade. Mas talvez por essas coisas é que o seguro do meu carro seja mais barato. Quando um carro é muito desejado pelos garotos mais novos, ele também é o mais roubado. Sofri muito com isso pagando um seguro caro no meu carro anterior, um Astra.

      • Kenny_

        Eu aconselho a qualquer pessoa que queira trocar de carro a olhar cada opção do segmento, até as que aparentam não ser boas. Já tive boas surpresas com carros que não dava muita espeança de compra e até hoje não sei o que o povo ve tanto no Cerato que na minha opinião foi uma tremenda decepção.

        • zeuslinux

          Pois é, tem carros que a gente se apaixona ao ver em revistas e na rua pelo visual externo mas quando chega a hora de trocar de carro e você vai ver de perto numa concessionária, a impressão muitas vezes muda para pior.

          Em 2001 tinha um Gol 1.8 e decidi trocar de carro. Havia bem menos opções na época. Achava lindo o Peugeot 206 e fui fazer o test drive em um com motor 1.6. Achei muito ruim o espaço interno e odiei o câmbio impreciso, ainda mais que vinha do Gol. Fui numa concessionária GM e acabei comprando à vista um Astra 2.0 por pouco a mais, algo do tipo uns 5 mil reais de hoje, uma outra categoria de carro.

          Depois, quando fui trocar o Astra, tinha como paixão na cabeça o Civic, o único carro da categoria que tinha dirigido antes, emprestado de um amigo. Acabei levando o Corolla, como falei. Na época também tinha uma paixão pelo Hyundai i30 e me decepcionei com o acabamento interior e com a falta de outros detalhes de conforto. E me surpreendi positivamente com o Sentra.

    • Kokokil

      "A XLi não vale a pena porque é inadmissível num carro deta faixa de preços não ter air bags…"

      Air bags a XLi tem
      O que não tem é o ABS.

      Essa versão não deveria nem existir, ou deveria ficar mofando nas concessionárias por falta de compradores.

      • zeuslinux

        Tem razão. Eu me confundi. Obrigado.

  • luidlh

    um carro top desse e o modelo mais top tem um cd player de 6 cds? pra quê?
    vale mais um radio com uma entrada USB pra colocar pendrive… fala sério.

    • Tiuju

      pior era o vectra que vinha com tocas fitas heheheh

      • Yank_Fullsize

        a Hilux ainda vem kkk, n sei nesse novo modelo..

      • EKFRAGOSO

        Mas pelo menos toca fitas, tem aquele acessório em formato de fita, que tem um cabo com uma ponta P1 ou P2, e você pode conectar qualquer aparelho que tenha essa entrada. Mas se for só CD, somente aquele emissor FM(normalmente com entrada USB e de cartão de memória), que você conecta no acendedor de cigarro/tomada 12v, e você faz a paridade entre o rádio do carro e aparelho. Esses são bons recursos para manter carros antigos originais e utilizar os seus apetrechos tecnológicos.

    • Kenny_

      Do Xei pra cima tem entrada USB e bluetooth, mas lembre-se que o Corolla é carro conservador (vulgo "Tiuzão") não dúvido que seus possiveis clientes aprovem os 6 CDs. E tambem não dúvido que alguns sintam falta do toca fitas citado pelo colega Tiuju.

    • Pedro_Lourenco

      O melhor á entrada para Ipod.

  • André Luiz

    Me lembro quando passou o comercial, "O Novo Corolla". Novo? Onde?:|

    • Herumor_

      novo ueh… 2012… pronto

      • André Luiz

        Eu digo no design, há algum tempo eu vi o comercial da Toyota anunciando o "Novo Corolla" . Quem realmente fez um carro novo foi a Kia com o Kia Sportage.

        • mottervictor

          é mudar um parafuso da roda que já é carro ¬¬
          mudaram um pouco a frente e colocaram lanternas led na traseira .

  • GuilhermeTucson

    Muito caro e não é inovador,e esse câmbio já está defasado temos carros no mercado com até 8 marchas, e de novo ele só tem no motor e no farol traseiro eu iria de fusion com muito mais conforto, beleza e tecnologia!

  • nightwishjp

    Mas o problema é a confiança. O corolla é atrasado nos opcionais, mas a qualidade do seu projeto é indiscutível, fora q esse motor é show, mesmo com o câmbio de quatro marchas.

    • Leandro1978

      O excelente tratamento das autorizadas também faz a diferença, algo que também ocorre na Honda.

      • nightwishjp

        Assino embaixo Leandro, outro diferencial mais importante. Conversando com meus amigos que tem toyoto, a fidelidade que eles possuem a marca é incrível, ninguém que sair do toyota, todos tem medo de trocar por outro sedã e ter decepção no pós-venda e principalmente na confiabilidade do carro como um todo.

        Agora, se eu tivesse essa grana, comprava um subaru imprenza sedan ;P

  • Julio_F

    2012. Câmbio de 4 velocidades.
    Cadê a tecnologia japonesa? Shit tronic.

    • Herumor_

      4 velocidades, eu nao quero eim!

      prefiro o carro da MELHOR DO MUNDO que vai ter 7, 8, 9, 75895 marchas <- ironic =P

  • GMV20

    A Toyota está cada vez exagerando nos preços como a Honda.

    Bora fazer um protesto: Toyota e Honda caiam fora do mercado brasileiro. Nissan e Suzuki, venham.

    • Leandro1978

      Eita mentalidade tacanha! Ao invés de torcer para que mais montadoras venham, para que a concorrência aumente, ficam torcendo para que algumas saiam… daqui a pouco vão ter os que trocem para haver apenas 4 marcas no mercado…As empresas vendem seus produtos pelo máximo valor que o consumidor deseja pagar. No caso de automóveis, este valor é bem alto. Sabe-se lá porque. Para algumas marcas há uma aceitação, para outras menor. Vide os preços e os números de Corolla e Sentra vendidos. Se você acha que Honda e Toyota deveria sair do mercado brasileiro, o que diz da Hyundai e seus preços ainda maiores? E pior que o preço, o tratamento dado ao consumidor? Esta montadora coreana, se fizesse o mesmo em um mercado mais maduro, dificilmente permaneceria. Outra, quem diz que a Nissan e Suzuki não fariam o mesmo?

  • Fla3D

    "duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), inédito em um automóvel nacional."

    Se não me engano o civic si também tinha duplo comando variável.

  • lorim_ce

    a pergunta que não quer calar…se é produzido no sudeste, como o nordeste tem um preço inferior pagando um frete naturalmente maior?

    • zeuslinux

      O ICMS é normalmente maior no Sudeste, onde os governos acham que o povo é mais otár…, digo, rico e assim pode pagar mais.

      O custo de vida em geral no Sudeste e geralmente maior mesmo por ter uma renda per capita maior.

    • Leandro1978

      É que vai para lá e depois volta. Assim paga o frete dobrado…rs…

  • granrs78

    Precisa ser muito fanatico por Corolla para pagar tudo isso nesse modelo, que não vale o que custa. Só mesmos os brasileiros para manter esse carro como lider de vendas entre os sedans médios.

  • Pedro_Lourenco

    A Toyota acertou em cheio este carro com o perfil do consumidor do terceiro mundo. Um belo carro, sem dúvida, mas absurdamente caro.

  • João Paulo Vizioli

    Na geração passada (2003) ele tinha um carisma e visual (bom, pelo menos até a chegada do New Civic…) de estrela de Holywood – tanto é que Brad Pitt fez a sua propaganda. E conquistou a todos com sua resistência e confiabilidade…

    Hoje os atributos continuam os mesmos, apesar de caro demais. Porém hoje se parece mais com Sylvester Stallone, de tão esticada que está a sua cara (tipo "quero ser um Camry")…

    Por isso que prefiro a discrição do modelo japonês, o Axio, pelo menos esse não perdeu suas raízes… https://www.noticiasautomotivas.com.br/direto-do-j

    <img src=http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/direto-do-japao-corolla-axio-1.jpg>
    <img src=http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/direto-do-japao-corolla-axio-7.jpg>
    <img src=http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/direto-do-japao-corolla-axio-10.jpg>

  • Galvão

    Gente,não sei o que acontece,mas TODA vez que olho quem é o motorista de um Corola,essa pessoa tem mais de 50 anos!!
    Eu NUNCA vi um cara de uns 20,30 anos em um corolla!!
    Não to desrespeitando os "tios",mas é verdade!!

    • zeuslinux

      Será porque raramente a pessoa tem dinheiro para comprar um carro desses com 20, 30 anos ?

      Eu não tenho filhos e ganho um salário que pago a alíquota máxima de IRPF e só consegui comprar um Corolla aos 40 anos. Mas sou responsável e só comprei depois de comprar um apartamento. Com 20 anos andava de Chevette velho e Gol quadrado.

      Por um lado foi bom. Acho que pessoas com menos de 30 anos não deveriam poder mesmo dirigir carros com mais de 100cv. Para aparecer para os amigos e para a mulherada os jovens fazem muita besteira no trânsito e também não têm experiência de direção suficiente.

      • duduguazzi

        Não por isso pois devido ao peso e cambio do corolla, um Sandero 1.6 anda na mesma batida.

      • Galvão

        Mas há exceções,pois ontem mesmo,um de 20 anos com um Fuzion de 70 mil!!

      • Archimedes

        Assim é na italia… acho q são 70 e poucos cavalos, esse limite.

      • O_Corsario

        Besteira no trânsito mata igual, seja um Mille ou um Mustang. O problema é quem dirige, não o carro.

    • Julio_F

      Na maioria dos casos são homens ou mulheres de meia idade ou idosos mesmo. Há poucas excessões. Isso se deve mais ao próprio nicho ao qual a marca acabou se associando (fulano que já tem sua vida, familia, uma certa estabilidade e deseja um certo carro). Não é nem uma questão de preço. O rapaz dono de um Ford Fusion de matéria recente do NA tem 25 anos por exemplo.
      O design do Corolla é antigo e não agrada muito à maioria dos jovens, que preferem hatchbacks. Mesmo os que preferem sedãs, não são fãs do design (e da própria fama de carro de tio) do Corolla.

    • YoOdEx

      E os jovens que dirigem pegaram emprestado do pai, avô! huaehuaehue

    • flabahia

      Tenho 36 anos e acabei de comprar um,vai depender de sua necessidade, no meu caso com dois filhos e como sempre faço viagens longas foi a opção que escolhi.

  • duduguazzi

    Depois de conversar com um grupo de amigos do meu cunhado (na sua maioria médicos muito bem de vida) entendi o argumento deles (alguns sairam de Fusion, A3, A4, 320i) de que mesmo caro o corolla da menos visibilidade a quem anda no carro, literalmente de tanto que tem ele não chama a atençao pro motorista e para eles é muito confortavel, fora a dor de cabeça menor que sofrem com a assitencia do corolla.
    Em cidades como SP o fato de não chamar a atenção é muito bem vindo e méritos para a Toyota que agrada muito bem ao cliente e poupa dor de cabeça com o carro.

    • O_Corsario

      Exatamente. Nem todo mundo gosta de chamar a atenção, especialmente no transito do dia a dia.
      E o Corolla é um carro com o qual vc consegue sumir na multidão com conforto e qualidade e mesmo com um pouco de status (ainda tem gente que se preocupa com status, né? rs)

      • BrunoMulsane

        Vou de fusion. Tem tudo isso ao quadrado. Basta andar.

    • Alexdebrito

      Com 30 eu tinha um corolla xei 2009, excelente carro e acho bonito, porque gosto de conforto. agora estou com 32 e tenho uma hilux 2011 srv at.

  • carloseduvascon

    muito se falta de cambio de 6 ou 8 marchas, mas tenho um corolla 2011 e o cambio é excelente. Já li muito na internet testes com carros de 6 marchas onde é apontado que o cambio fica "indeciso". A questão das 6 ou 8 marchas depende muito do "casamento" com o motor. No mais acho que é puro marketing.

    • zeuslinux

      Pois é, gostaria de saber com mais detalhes como são esses câmbios AT com muitas marchas. Em câmbios manuais normalmente a sexta marcha só serve para economia, usada quando o carro está rodando em alta velocidade em estradas retas, o que é raro no Brasil.

      Um sistema eletrônico para decidir então quando colocar a sexta marcha deve ser mais complicado ainda. Se o algoritmo não for muito bem projetado e o motor não for muito forte, 6 marchas num AT podem fazer o carro ficar até pior.

      Creio que 5 marchas é o ideal mesmo e que o câmbio CVT deve ser até mais fácil de projetar do que um câmbio AT com 6 ou 8 marchar.

  • YoOdEx

    Até que o Gli automático ainda vale por 69 mil no nosso mercado… o Xei ainda dá pra pensar por 75 mil e tal, automatico.. ok! Agora, o Altis, é coisa de outro mundo, pra não falar coisa de idiota!

  • flabahia

    Tenho 36 anos, já tive astra, L200 sport ,S10 executive diesel, e agora comprei um xei 2012, sinceramente o carro é uma decepção no cambio e no consumo mas no conforto e na segurança´ele é bastante convicente…ó carro e ideal para viagens longas ,tenho dois filhos e todos da minha familia achou o corola o melhor que tivemos até hoje.

  • JHerzév

    Podem trollar, mas continua sendo o bom Corolla, carro esse que quem tem adora e não troca por nenhum "olho puxado" emergente. Sim, é caro, carro de estudante nos EUA, como sempre dizem, mas esquecem que as novas estrelas asiáticas são consideradas nos EUA um patamar inferior aos japoneses, ainda. E o GLi AT por 70k está na média dos concorrentes, claro que tem alguns mais baratos, como o Fluence de entrada e o 408 Allure, mas se estes custassem o mesmo que um Toyota seria pedir pra encalhar por causa da péssima fama das duas marcas.

  • ThiagoLMC

    Como as coisas mudam em TOYOTA… quem te viu, quem te vê!!

    METEU O PAU no NA a um tempo atrás.. e agora está sendo avaliada. Errou, mas aprendeu pelo menos..

    Carro é bom, é… mas ta caro demais em!!!

  • marciors01

    Não existe pseudo confiabilidade que valha tanto, é absurdo, na Argentina ele custa o mesmo que seus concorrentes, o mesmo acontece nos EUA e no restante do mundo, Ó ÚNICO LUGAR onde o corolla custa tanto a mais do que os concorrentes é o Brasil.
    O comprador brasileiro não tem discernimento para comprar carro, o cara é assaltado e ainda encontra justificativas estapafúrdias para justificar a compra.
    Um corolla xei de 77k é mais pelado do que um fluence dinamique cvt + couro de 66k, não estou nem dizendo que são igualmente equipados, é bem menos equipado.
    Além disso o fluence anda mais, é mais silencioso, mais espaçoso, possui maior porta malas e ainda é mais equipado em todos os sentidos, e por consequência mais seguro.
    Não existe um único argumento racional que justifique a compra de um corolla, pelo preço do fluence levas para casa um corola peladaço sem nem ao menos abs, e com calotas.
    Nenhum corolla oferece ar digital dual zone com saidas traseiras, nenhum corolla oferece sistema de chave presencial, nenhum oferece esp, nenhum oferece seis airbags, nenhum oferece um sistema de áudio mais caprichado, é o segundo pior negócio que se pode fazer por aqui, perde apenas para o veloster.

  • SilasCoul

    Concordo que seja um carro excelente. Tenho um 07/07 xei auto(comprado a 60,5mil) que até hj parece zero! Porém, fui trocar por este modelo novo e a toyota ta pedindo em minha cidade absurdos 81900! quase o preço de tabela da altis(aqui ta 93k) e mais caro que o fusion aqui que custa 79900! Ou seja, no momento o CxB ta muito ruim!

  • marciors01

    Meu comentário não será liberado? Em nenhum momento fui desrespeitoso, apenas critiquei o corolla.

  • daniel_rs

    e fotos do interior…pra mim esse é o maior defeito,o cruze da de dez em tudo.

  • Mjscaruaru

    Eu acho o povo brasileiro muito rico, pois para dar 70k num corolla, o cara tem que tem família tem que ganhar no mínimo uns 10 mil reais por mês, eu gostaria de ter uma carro médio, mas estou longe de ganhar dez mil por mês.
    Poderiamos fazer uma enquete aqui, quem ganha 10 mil reais por mês?

    • zeuslinux

      Muitas vezes o cara não tem família, já tem a família criada (a vantagem dos vovôs) ou atinge uma renda dessas quando a mulher ganha bem também, contribuindo para uma renda mais alta do casal.

      Carro é uma família mesmo em termos de custos. Quem gosta de carros tem que dosar bem a quantidade de filhos, senão fica que nem alguns colegas meus que só compram carros do tipo Doblô ou semelhantes para levar a penca de filhos.

  • fcmesquita

    É bom lembrar que esse preço de tabela costuma ter bons descontos principalmente se existe concorrência entre concessionárias. Aqui em Brasília, adquiri recentemente um XEI 2012 por 73000, e ainda ganhei 2500 de combustível, ou seja, a diferença para os concorrentes diminui consideravelmente.

    O cruze LT automático, com pintura metálica e bancos de couro estava pelos mesmo 73000, só que o atendimento na GM foi bem pior e não sabiam como iam ficar os preços de revisão, sem falar que é um lançamento, não dá para saber se realmente foi adaptados às condições brasileiras de vias e combustível.

    O Fluence estava por 68000, mas não gostei do acabamento interno e do painel, acho também que ele precisa de mais um tempo de mercado para provar o seu valor, porém considero um opção mais interessante que o cruze, se o comprador não achar ruim seu design.

    Um opção que achei bem interessante foi o sentra SL por também 68000, se não fosse o design externo que não me agrada, teria sido minha escolha.

    Muitos falam do câmbio de 4 marchas do corolla, mas ele realmente foi bem escalonado, tem trocas muitos suaves e em conjunto com um ótimo motor, tem um desempenho muito bom, a 120 km/h por hora por exemplo, o carro não está nem a 3000 rpm.

  • RonaldoTorchia

    Em termos de sedã médio no brasil, não há concorrência. Este carro conjuga beleza, economia e robustez. O melhor termômetro são as ruas… pergunte a qualquer proprietário de um corolla se ele está satisfeito…. outro bom indicativo, são as vendas… ele é lider de mercado… abraços.

  • marciors01

    Ronaldo, bonito ele não é, é um carro elegante mas não bonito, robusto é, verdade, mas econômico não, depois de virar flex ficou tão beberrão quanto os outros sedãs.
    Vendas por vendas os lideres do mercado são gol e uno, nem de longe são os melhores das suas categorias, até porque o lixo do gol g4 também foi lider.
    Ele é lider porque o brasileiro não olha para o lado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend