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Avaliação NA – Toyota Corolla 2012 (3) – Comportamento e consumo na cidade

toyota-corolla-avaliacao-cidade Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (3) - Comportamento e consumo na cidade

Aqueles que conseguiam reclamar de uma certa morosidade no desempenho do Corolla 1.8 não terão muito mais assunto com essa versão 2.0. Quem tiver coragem de pagar 77.000 reais por um Corolla XEi (a julgar pelas vendas, muitos tem) será brindado com um desempenho bem interessante, mesmo com um câmbio automático de quatro marchas querendo – de vez em quando – atrapalhar.



O sedã tem boa disposição em qualquer faixa de rotação ou velocidade. Em certos momentos, até disposição demais, como por exemplo quando estamos em um cruzamento e quase paramos (estamos ali a 15, 20 km/h). Você dá uma olhada e confirma que não vem vindo ninguém, então pisa de leve para voltar à velocidade anterior. No caso do Corolla, sentimos um impulso forte para a frente, mas neste caso o culpado é o câmbio com a primeira bem curta. Ele não engata a segunda, e sim a primeira.

E aí, acabamos voltando a falar do câmbio… sim, ele tem um bom escalonamento, e consegue fazer certos milagres, mas infelizmente de vez em quando o motor grita bastante, coisa típica de câmbio automático de quatro marchas. O modelo merece um câmbio mais moderno. Mas, fazer o que, até mesmo em outros mercados mais desenvolvidos ele conta com câmbio de quatro marchas. Já as trocas através das borboletas atrás do volante são rápidas, quando estamos usando o modo S.

A suspensão é bem firme, até um pouco demais para quem gosta de conforto. Talvez um pneu mais alto, de perfil 60, ajudaria neste ponto. Mas para quem quer um carro bem esperto e que entregue uma condução divertida tanto na cidade quanto na estrada, está ótimo. Você consegue andar rápido sem maiores problemas, enfrentar curvas fechadas sem cantar pneu, sem maiores problemas, etc.

A suspensão dianteira do Corolla é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Já a traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora. Nada muito sofisticado, mas com um acerto bom.

As rodas são de 15 polegadas na versão XLi, com pneus 195/65, e de 16 polegadas em todas as outras versões, com pneus 205/55. Mas quem andou na versão XLi diz que os pneus um pouco mais finos não atrapalham em nada.

Ou seja, o comportamento da suspensão do Corolla 2012 continua o que já era nas versões anteriores, muito bom, só um pouco mais duro do que estávamos acostumados. O consumo na cidade foi de 7,8 km/l com gasolina e 5,1 km/l com álcool, lembrando que os percursos são pequenos, então este consumo acaba sendo maior do que normalmente se verá por aí. Mas que mesmo assim o consumo é alto, sem dúvida é, especialmente com álcool.

  • Robson Silva

    Pois é AT de quatro marchas é tenso e olha que 77.000.

    Mas aqui onde moro a maioria dos Corollas são guiados por mulheres ou Boys que andam bem devagar para chamar atenção.

    • Movido à Capim

      Mesmo sendo considerado carro de "tiozão" os "Boys" insistem em desfilar com esse carro.

  • Kokokil

    " O consumo na cidade foi de 7,8 km/l com gasolina e 5,1 km/l com álcool, lembrando que os percursos são pequenos, então este consumo acaba sendo maior do que normalmente se verá por aí."
    Com o ar condicionado ligado ou não ?

    • jeffersonld

      Vou dizer…
      Tenho um SE-G 2007/2008, anterior ao modelo novo, que consome por aí…
      Moro em Curitiba, e se abasteço com gasolina e uso o A/C, o consumo fica em 7 km/L, 7,5 km/L no máximo…
      Se está abastecido com etanol, a média varia de 5,5 a 6 km/L…
      Tem muita gente que afirma que o Corolla é capaz de fazer mais. Mas nunca consegui… :/

      • tiards

        Meu 2009 faz média de 9 a 10 km/l da cidade com gasolina.

        • jeffersonld

          Eu acredito…
          Tenho 2 "problemas" pro consumo baixo:
          1) o meu Corolla tem o primeiro motor flex da Toyota, então foram feitas melhorias no modelo novo (meu pai tem um SE-G 2009 e faz 15 km/L na estrada sossegadamente a 100, 110 km/h com A/C ligado)
          2) Não pego nenhuma via rápida daqui pra ir trabalhar, fico no pára e anda. Isto ferra o consumo.

      • jaderf

        cidade meu pai faz facil entre 9 e 10 com um SEG 09, ar ligado sempre….estrada 100/120 ja chegou a fazer 15, sempre ar ligado e sempre na gasolina, se nao fosse flex seria ainda melhor…o carro ta com 53mil km rodados…

      • janduir

        Tive um Se-g 2003, e realmente o consumo era entre 7 e 9 na cidade. Mas depende muito do transito e de qual cidade vc está. Quem mora em Brasilia, deve fazer entre 10 e 11km/l.

    • zeuslinux

      Eu ando com um Corolla XEi 2.0 2011 todo dia para trabalhar e ele faz entre 8 e 8,5 km/l (só gasolina) com o ar ligado e no trânsito e calor do Rio de Janeiro. O consumo tende a melhorar com a kilometragem. O meu está com uns 8 mil km rodados. O carro com baixa quilometragem gastava um pouco mais mesmo.

      Mas consumo depende muito do trajeto que se pega, se a cidade tem muitos aclives e do "peso do pé" de quem dirige.

  • HenriqueHJ

    77K!!!! as vezes tenho impressao que todo mundo acertou na megasena menos eu

    • Luiz

      é para um perfil de consumidor conservador, que está disposto a pagar um pouco mais em detrimento de confiabilidade no produto, durabilidade e satisfação. Talvez essas qualificações sejam a receita do sucesso do Corolla, ou seja, não basta ter um bom produto se não tiver um bom atendimento e confiança na marca. Esse é o consumidor que compra o Corolla.

      • jersaosp

        Só corrigindo…. "que está disposto a pagar BEM MAIS…"

        • HenriqueHJ

          pois é, acabei de ver preços do sentra no site. um sentra S CVT, motor 2.0 Abs, Airbag e um monte de coisas a 59K nas css (isso sem choro ainda). vamos nos basear no valor das css. entao 77K – 59K = são 18 Mil de diferença!!

          confiabilidade e satisfação ao custo de 18 mil.

          • Luiz

            Bela observação.
            Muitos dizem que o Sentra é um bom carro, e ele é mesmo! Concordo plenamente!!!
            Mas muitos esquecem de levar em conta o custo de manutenção, peças, seguro, valor de revenda, disponibilidade de peças, e principalmente, um pós-venda decente.
            E esse tipo de consumidor não quer ter dor de cabeça com essas coisas e está disposto a pagar caro por isso.
            O que fazer???? Deixar de comprar um Corolla??? Lógico que não!!! Enquanto a concorrência não melhorar seu pós-vendas, a dupla Corolla/Civic vai continuar reinando.

          • zeuslinux

            O Sentra S não traz os mesmos opcionais. Para começar, não tem nem bancos de couro e nem ar digital. Em termos de acessórios ele está mais para o modelo de entrada do Corolla, que é mais barato, e portanto a diferença existe sim mas é menor.

            O que o Sentra S realmente tem de bom é o câmbio CVT e o motor dele, que o tornam uma escolha melhor do que um Corolla de entrada. Nisso eu concordo.

            O Sentra é um bom carro e satisfaz muita gente em termos do carro em si, mas lembre-se que há muitas variáveis a mais que podem pesar na escolha de cada um, em cada lugar que se more e em cada época.

            • Edson Roberto

              Bem… Ai temos o irmão "mais macio" Fluence. Ainda assim por R$65000 ele oferece TUDO e mais um pouco que o Corolla. Com R$70000 tem até teto solar.

              A outra observação que faço é… R$77000 – R$65000 = R$12000 compensam mesmo essa "confiança" toda uma que o produto da francesa também é pareo e não deve nada ao Toyota citado?

              O fluence é aquele carro que conseguiu juntar o que o Sentra tem de bom, com os itens de serie (desde a versão de entrada) esperados por todo mundo.

              Por que eu iria realmente optar pelo Corolla? Eu não vejo motivo nesse contexto atual. E olha que eu sei sim da qualidade do Toyota e seus otimos atributos (inclusive do cambio automatioc de 4 marchas).

      • AutomotiveEngg

        Detrimento = prejuízo ≠ benefício

      • MarllonThe

        traduzindo….. Consumidor MANÉ! Corolla Brad Pitt era referência em qualidade de construção… já esse novo é bom, mas longe de ser essa coca-cola! Tenho um amigo que é consultor… ele disse que já trocou 3 caixas de direção elétrica do mesmo Corolla em garantia… é mole? Deus me livre de pagar 77 mil em um carro e ele dar ao menos um grilo…. Enfim, só mané mesmo pra acreditar que um Corolla com eixo de torção traseiro, porta-malas com dobradiças pescoço de ganso e câmbio de 4 velocidades é uma boa compra…

        • tiards

          Vamos respeitar né galera, cada um rasga seu dinheiro como quer, desde que satisfaça sua vontade.

          • Edson Roberto

            Na verdade, poderiamos citar diversos modelos que ganhariam no preço custo x beneficio x manutenção. Onde se paga um pouco mais caro na manutenção de outro modelo, é a diferença (e tem folga) para conseguir até usar em combustivel e em viagens.

            Mas o problema é dizer que todo mundo erra ao comprar o Corolla. eu tenho certeza que em um determinado momento ele veio bem competitivo e acho que nesse momento já passou. E ele só tem esse preço carissimo pela alta procura.

  • AutoIng

    Se este é o consumo na pior situação possível (trajetos curtos na cidade), então está muito bom. Não fica longe do que um Gol 1.6 faz nas mesmas condições viu.

  • JvSalazar

    Com esse preço o Ford-Fusion realmente agradece pois si for pensar por um todo
    o fusion e muito mais carro
    e ainda assim não tem um consumo tão elevado se comparado ao corolla 2.0

  • Gustavo

    E bebe, hein?
    Desempenho razoavel para um preço tão alto. Mas pq cobrar menos se vende tanto?

    • jpmocellin

      Leve em conta que é o pior panorama de consumo possível (trajetos urbanos e curtos, sendo que a cidade dos testes é cheia de subidas e descidas). Na estrada, com gasolina, alguns amigos já chegaram a 14 km/l.

      • Gustavo

        Estou tomando como base as mesmas situações.

  • luidlh

    o corolla é o antigo opala que todo mundo dizia que bebia demais, é isso ai

    e a avalhação parece estar pela metade, ele disse se usou ar condicionado enquanto dirigia pra medir o consumo?
    consumo na rodovia falta também

    • AutomotiveEngg

      A memória do Opala merece respeito!

    • Romulo_Max

      Consumo na estrada fica pro próximo post da avaliação, "Comportamento e Consumo na Estrada".

  • ctnmartins

    O Sentra CVT é vendido a R$ 55.000, em média, tem desempenho similar mas consome bem menos… vamos ver se na estrada o Corolla se mostra mais econômico.

    • lucaomc

      Viajei com o da minha avó esses dias, fui de Piracicaba- SP, para São Paulo- capital, sao 175 km, andando numa media de 160, 170km/hr, ele fez 11,5 12,0, acho esse carro muito gostoso, mais na cidade o consumo dele nao sai dos 7,8 a 8, nao tem jeito…

  • Fabio_Tex

    Nem um frizinho lateral que seja. Cambio 4 marchas. Design do começo do ano 2000. Carro de locadora ou taxi, popularzão na maior parte dos países onde é comercializado. Como ficar questionando que Veloster e Elantras da vida (ah tá, mas a qualidade Toyota, ah tá mais a confiabilidade) sejam precificados como são no nosso Mercado tão "esquisito"? Há vários outros adjetivos, mas só estou uma vez mais falando "mais do mesmo".
    E aí achamos MB Classe C e BMW Série3, Volvos, X1, Tiguans e Land Rovers na casa dos 100 a 150 mil caros? Vejam os referenciais / bases de preço que este nosso mercado está estabelecendo… já vimos que a Hilux agora Xunada a la Corolla também já muito bem "reposicionada".
    Já finalizei outros posts com esta mesma frase, e infelizmente acho que ela continuará valendo por bastante tempo – Para quem "é", povo tão inteligente e informado nas suas decisões de compra, "ta bão" né??"

  • tiards

    A ladainha nunca muda, você prefere um Fusion, mas tem gente que não e por vários fatores.

    • MarllonThe

      Não digo nem Fusion porque é uma categoria superior, nem todo mundo pode bancar…. Mas tem MUITA coisa melhor por 10 mil a menos… Fluence, Focus, Sentra…. todos melhores compras…

  • Gabriel_Nint

    Olha só, gastão que nem o Civic. Por essa eu não esperava. :o

  • Kenny_

    To achando estranha essa avaliação. Em todas as outras que vejo (incluindo da autopress postadas aqui) o Corolla é tido como um carro com uma suspensão macia até demais (o que deixa o carro ruim para curvas) e bem econômico. O próprio INMETRO classificou o Corolla como um dos modelos mais economicos do país a pouco tempo atrás.

    Não é a primeira vez que vejo informações estranhas nas avaliações daqui. O Soul foi dito que fazia 10km/l na estrada, conheço gente que faiz mais de 13km/l. O City em um video da avaliação NA fez de 0 a 100 em 15s, garanto que ele faz em menos de 12.3 na automática.

    Será que isso ocorre por serem carros de testes? Algumas avaliações forçam de mais os carros mesmo os com poucos KM rodados (4 rodas já pois mais de 300Kg de peso em alguns modelos pra testar a perca de desempenho). Uma freada brusca antes dos mil Km e o desempenho do carro pode ser comprometido pelo resto de sua vida util.

    • jpmocellin

      Pois é, achei estranho esse consumo. Se uns amigos meus conseguem fazer 9 km/l na cidade e 14 na estrada, acho que 7,8 com o Corolla na gasolina é meio exagerado. Mas tudo depende também do pé do motorista.

    • Edson Roberto

      Kenny, me desculpe, é o mesmo que vc dizer para mim que eu não posso carregar um carro SEDAN com minha familia antes de 10000km em uma viagem.

      Para haver comprometimento, a pessoa tem que ser extremamente cavala a ponto de fazer isso com o carro. Lembrando que a peça iria estragar muito antes de vc rodar mto com o carro.

      Em relação a avaliação de suspensão, é ponto factivel que o Eber gosta de carros macios. A preferencia dele é justamente essa. Para quem tem um Azera e teve um Mondeo, o parametro de maciez é outra. O Corolla calçando rodas aro 16" com perfil 50, sem duvida vai passar a transmissão de ser mais duro. Pense em um Civic ou até mesmo um Sentra. Esses carros passariam como duros para ele, sem ressalvas. TAnto que o Jetta TSI é um carro super equilibrado, mas para ele a sensibilidade foi de ser bem duro devido a esportividade.

      O proprio Focus também daria essa sensação. Portanto, ele tenta ser imparcial em falar das qualdiades e defeitos do modelo, mas como parametro ele destaca o que ele acha do ponto de vista dele. Nada mais justo.

      • Kenny_

        Realmente se eu soubesse que os carros do Eber eram esses provavelmente consideraria ele chamar o Corolla de duro como opinião pessoal dele. (puts, coloquei outro comentário igual a esse na video avaliação do Corolla na cidade!)

        Quanto ao teste que mencionei da Quatro Rodas eles não só andaram com o carro como uma pessoa normal andaria, eles "testaram a perca de desempenho com isso" ou seja, forçaram. Pisaram fundo para ver o 0 a 100 com esse peso extra e depois fizeram testes de freagem para analisar qual a distancia minima que o carro precisa para parar. Se aquele carro (acho que foi o próprio Corolla da geração anterior) estava com o motor sem amaciar, tem uma grande chance de seu desempenho ter sido prejudicado permanentemente.

        Obrigado pelo esclarecimento.

    • henrylandder

      meu Soul faz 9 na cidade, e não passa de 11 na estrada… e tem um agravante o tanque é muito pequeno. se colocar só até o disparo apenas 40 litros… ai já da pra imaginar autonomia…

  • zeuslinux

    Eu tenho um Corolla XEi 2.0 também, só que do modelo 2011, e acho a suspensão macia (mas não demais). Só se eles mudaram a suspensão neste modelo 2012 mas não acredito nisso.

    Quanto ao motor e ao câmbio eu concordo plenamente com o texto. O motor é muito bom mesmo e a transmissão automática poderia ser melhor com certeza se tivesse mais uma marcha, mas não acho que ninguém deva eliminar a possibilidade de compra do carro só por isso, ainda mais sem fizer um bom test drive, pisando fundo mesmo.

    Mesmo assim, não é um carro esportivo, nem pelo estilo nem pela motorização. Mas é um carro de "coroa sarado" como alguns brincam. Dá para deixar para trás muito carro com aparência esportiva mas o objetivo dele não é ser um esportivo, mas um carro bom, confortável, para quem preza mais pelo conforto, robustez e uma boa mecânica mas não quer um carro sem força para fazer uma ultrapassagem segura numa estrada.

  • zeuslinux

    Fusion não custa 80 mil, só se for fora do Sudeste.

    Esse preço de 77 mil para o Corolla é no Sudeste e é o preço de tabela, que também pode não ser o praticado em muitas concessionárias.

    O Fusion é um bom carro também mas é de uma outra categoria e tamanho, além de ser mais caro.

    • Romulo_Max

      Fusion 2.5, 0km, São Paulo exatos 77mil reais e olha que no site vc encontra modelos até mais em conta, por menos de 75mil. Mas de fato é outra categoria e outra tamanho, preço de manutenção e outras despesas à mais que um sedan médio.
      http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/novos

      • zeuslinux

        Eu estou falando de preço de tabela, não de qualquer oferta de alguma concessionária em particular. Senão vocẽ também não pode usar o valor de 77 mil para o Corolla XEi.

        Não é esse preço mesmo. Acabei de olhar no site da Ford agora. Pode conferir. Entre no site e clique em monte o seu.

        O preço é A PARTIR de R$ 83.660,00 e na cor preta (não metálica/não perolizada). Realmente baixou de preço, porque na época em que comprei o meu corolla o preço passava de R$ 85 mil.

        • Edson Roberto

          Certo……

          Digamos aqui, sem pensar em espaço na garagem, apenas por comparação do produto, qual dos dois vc escolheria e porque?

          Considerando justamente os preços de tabela.

  • O pessoal só esquece que nem todas as ruas são iguais, nem todo clima é igual, nem todo motorista é igual, nem todo trânsito é igual.
    Até mesmo a mesma pessoa, com o mesmo carro, passando todo dia pelo mesmo lugar pode ter médias de consumo diferentes.
    Dizem os donos que o Corolla é econômico, e eu acredito. Só pode ser para vender tanto.
    Na minha mente ainda continuo achando que o Corolla é o sucessor para os fãs de Santana hehehe

    • zeuslinux

      O sucessor do Santana é o Novo Jetta, que tem até motor de Santana e também é da VW…

  • mikaelbrian

    pelo – é maior que o consumo de 6,7km/l na cidade que vi

  • Alexdebrito

    Falam que term carro mais barato melhor, SENTRA, FOCUS, CERATO e FLUENCE. quem disse que são melhores, nunca serão, figurantes não contam, só são baratos pois ninguem quer, se fossem melhores venderiam bem e o preço seria igual. os verdadeiros rivais tem preço igual, tipo CIVIC e ELANTRA que é mais caro ainda. OBS o SENTRA feiosão ninguem que tem grana para comprar sequer cogita a compra.

  • 100auto

    Até ontem a Toyota usava em todas as versões do Corola um motorzim 1.8 de 136 hps, agora somente nas versões mais caras o equipa com o motor 2.0.
    O cambio automatico deixa muito a desejar. Brasileiro compra carro a crédito, e se esnoba dizendo que esse carro vale o preço.
    O dia que o mercado nacional for maduro um carro desse naipe não seria vendido por mais de 45 mil reais.
    Bonito não é. Caro é. Câmbio sofrível. Nada de especial este carro tem.

    • mho

      Concordo e não tenho a menor vontade de comprá-lo, mas é o sedan médio mais vendido no mercado brasileiro.

      Se ele é o mais vendido então ele deve ter alguma coisa que os outros não tem, creio que deve ser a mecânica confiável e consumo moderado. Outra coisa que muitos donos gostam é o alto valor de revenda e creio que isto seja a razão do carro custar tão caro e, somando com os outros quesitos, ser desejado pelos vovôs e tios.

      • Edson Roberto

        Eu não entendo o motivo por avaliarem que esse carro é somente de gosto de vovôs e tios. Pois vejo pessoas de 25~35 com Corolla (mesmo o modelo anterior a esse que é ainda mais conservador) e mesmo assim gostam muito. Inclusive esteticamente.

        Hoje em dia eu penso assim:
        Vejo Stilo com Skywindow e Corolla (as vezes o Corolla é até mais novo que o Stilo) e por questão de referencia na qualidade optaria pelo Corolla. É errado? Não acho. Não acho que o Stilo deva em itens de conforto e muito menos de acabamento.

        Mas por questão de motorização e principalmente para quem procura um carro macio e sem muitos ruidos, ele é o carro.

        O problema dele e unico, pelo menos para mim, é o preço. Senão fosse por isso, seria um otimo sedan rival dos demais (mesmo mais atuais).

        O pessoal tem que etnndeer que não são todos que preferem um carro que chame atenção (e não estou dizendo de mostrar ao vizinho e sim um carro com um design marcante). Assim como acho valido hoje ter um Fluence a ter um Cruze pelo custo x beneficio. Um pode parecer esteticamente mais esportivo, mas o outro entrega um pacote super interessante por um preço mais justo e eu mesmo sendo novo, gosto mais do design do Fluence do queo Cruze.

        • mho

          Peço desculpas pelo meu comentário, mas eu falei isto por experiência própria já que vejo muitos Corollas sendo dirigidos por senhores. Por outro lado, eu também vejo muitos senhores andando de New Civic Si, Linea Tjet, Sorento, Astra SS / GSI e etc, que são carros com apelo esportivo e que chamam a atenção da molecada.

          O fato é que carros médios ou grandes são feitos para as pessoas de classes média ou alta. Geralmente estas pessoas estão bem estabelecidas, com família definida e outras coisas que geralmente só se consegue com o tempo e muito trabalho.

          • Edson Roberto

            Mas vc não está errado. Mas eu também vejo uma molecada dirigindo eles… que você não tem ideia…rs

            Tanto que já vi Corolla com rodas aro 19", 20" e 21"!!! Teto envelopado, entre outros. As vezes, a pessoa conseguiu o medio pq conseguiu um emprego que garantisse um salario bacana. Olha meu caso: Comprei um apartamento, tenho meu carro, penso em comprar um médio e continuo a curtir a vida, ou seja, viajo, vou para barzinhos, aproveito as coisas. E sou novo.

            Com certeza mesmo um Corolla não seria nada mal para utilização do dia a dia.

            Abraços

  • marciors01

    Dizer que ninguém quer estes carros é exagero, mas o corolla custando o que custa e vendendo tanto a mais do que os outros é uma distorção exclusivamente brasileiro, em nenhum outro lugar do mundo o corolla custa tão caro, nos EUA, Argentina e Europa ele custa o mesmo que os concorrentes, e nada mais como diria o Faustão.
    O Brasileiro é que aceita ser roubado e ainda acha bom, encontra mil justificativas para pagar tanto por um carro tão pelado, e pior, se acha esperto porque escolher um carro tão melhor do que os outros, é lamentável.
    Se comparado ao fluence o corolla é inferior em literalmente tudo, é menos equipado e custa 12k a mais.

    • Edson Roberto

      Complementando sua resposta, e na manutenção "mais cara", ele compensa no valor a menos que ele pagou.

      Alias R$12000 é IMPOSSIVEL fazer a manutenção desse modelo e ainda não sobrar uma boa grana. Para tudo, seguro, IPVA, entre outros.

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