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Avaliação NA – Toyota Corolla 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada

toyota-corolla-xei-2012-avaliacao-na-exterior-4 Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Rodamos mais com o Corolla XEi 2012 do que normalmente fazemos com carros que nos são cedidos para avaliação. Foram mais de 700 quilômetros só em estradas, por conta de uma viagem adicional que tivemos de fazer na semana em que ele estava por aqui.



Resisti à idéia de pegar meu carro e fui com o Corolla, afinal seria bom rodar bastante para falar com propriedade sobre como ele anda na estrada. O desempenho sempre foi adequado, mesmo estando com o tanque cheio de gasolina, combustível que veio no Corolla quando pegamos ele na Toyota, em São Bernardo do Campo. Com gasolina, o sedã tem 142 cavalos, 11 a menos que com álcool.

Depois, quando abastecemos o Corolla com o outro combustível, notamos que ele fica um pouco mais esperto, mas mesmo com gasolina, as reações na estrada sempre foram rápidas. Principalmente ao rodar por uma estrada de mão dupla, precisando ultrapassar caminhões com frequência é que notamos que na hora de fazer uma ultrapassagem rápida, o Corolla responde rapidamente.

Em curvas de alta velocidade, a suspensão firme compensa o fato de o Corolla ser alto e estar a uma boa distância do solo. Não tivemos maiores problemas. Como comentei anteriormente, fica a sensação de que com um câmbio automático de cinco marchas o conjunto seria nota 10.

O nível de ruído é bom para um sedã médio, e a vida a bordo é boa. Apenas não gostei muito das mudanças de temperatura do ar-condicionado digital, que são um pouco bruscas. O dia estava um pouco frio, então mantive 24 graus. Subindo para 25, o ar esquenta muito rapidamente, e descendo para 23 ele fica frio, de repente. Não foi fácil manter uma temperatura confortável. Esta mudança poderia ser mais gradual, ou o sistema do carro em questão tinha algum problema.

O consumo com gasolina a 110 km/h com ar-condicionado ligado ficou em 12,6 km/l. Subindo para 120 km/h, ele caiu para 10,8 km/l. Rodando com álcool em velocidade de 110 km/h com ar-condicionado também ligado, a média ficou pouca coisa acima dos 8 km/l, o que achamos bem alto.

O percurso testado tinha curvas, subídas íngremes, etc, mas mesmo assim, era de se esperar algo perto de 10 km/l. Talvez quando a unidade que testamos estiver mais rodada, este consumo melhore. (lembrando que o carro avaliado estava com menos de 5.000 km)

Computador de bordo, piloto automático e sistema de som de qualidade fizeram com que a viagem fosse agradável.

4.0

  • Romulomont

    Sem duvida esse é algo que podemos chamar de carro.

    Só peca pelo cambio de 4 marchas e, atualmente, essas lanternas traseiras feias.

    • André Luiz

      Isto mesmo. Carrão maravilhoso. O preço ninguém nem fala, maravilha. O design sem igual, atualizado e ousado. Amo!

      • xbatistx

        É ironia isso tudo não ?

        • Edson Roberto

          Foi sim.

      • AutomotiveEngg

        Sem mencionar a plataforma revolucionária, desenvolvida em 2001!

  • VAIDUMI

    Comprei uma unidade do toyota corolla xei 2.0 2012 em agosto.
    Sinceramente tive alguns problemas com esse carro . o forro das portas do lado esquerdo vieram descolados e tiveram que ser trocados . o carro veio desalinhado . e tbem com um amassado na porta na parte superior da porta .
    No caso do amassado da porta no dia que tirei o carro da concessionaria voltei e tentarm arrumar o problema na hora .
    Eu como comprador de um primeiro toyota imginei que seria um serviço de primeira. POIS FOI O CONTRARIO FIZERAM UMA MERTELINHO E MARCARAM A PORTA TODA . E AINDA POR CIMA FIZERAM POLIMENTO NA COLUNA DA PORTA QUE É FOSCA E ACABOU FICANDO COM BRILHO , FICOU PIOR DO QUE ESTAVA .
    A suspensao em uma pista boa é exelente porem em uma rua de paralelepipedo ou acidentada é pessima o carro faz barulho demais .
    faz barulho de caixa de direçao , faz barulho na parte dianteira , na parte traseira , e muito barulho interno .
    Eu tinha tinha um HONDA city exl e eu achava um pouco barulhento , e comprei o corolla pensando que o problema de barulho seria resolvido .
    DOCE ILUSAO .
    O carro é bem mais barulhento que o city .
    Fica até dificil de identificar de onde vem de tanto barulho que tem .
    Fui na toyota e me disseram q a caixa de direçao é baraulho do carro. HORRIVEL O BARULHO .
    e os barulhos internos precisa deixar pra dar uma olhada . SAO MUITOS !!!
    o banco do motorista fica estralando conforme o carro anda e eu me mexo do banco .
    Sinceramente TOYOTA nunca mais . MEU CARRO FOI COMPRADO NA TOYOTA SUN NORTH DE SAO PAULO .
    PESSIMA NO SERVIÇO DE PÓS VENDA E OFICINA .
    PERDI TOTALMENTE O PRAZER PELO CARRO .
    O carro tem apenas 2600 KM rodados e de 10 x mais barulho que o fiesta sedam 1.6 do meu pai que possui 40.000 km.
    ISSO SEM NENHUM EXAGERO .
    MEU CARRO PARECE UM CARRO VELHO .

    Gostaria de dizer que sou leitor assíduo do site e de outros sites que falam de automoveis .

    E que queria saber se o corolla que estao testando apresenta também esses barulhos todos .

    • luidlh

      poxa, é tanto defeito vindo de um Toyota que não dá pra acreditar nas tuas palavras cara, sério mesmo, haha
      é de se pensar nesse teu post aí :)
      mas tem pessoas que tem muito azar mesmo, então pode ser verdade isso daí! hehe

      • VAIDUMI

        Jovem vc tem um corolla igual a esse ? Com qual finalidade eu iria falar mal do produto que comprei ??
        Eu gosto de carros e esse é é meu Quinto carro japones 3 hondas 1 subaru e agora 1 toyota . O fato é que de todos que tive esse é exatamente como estou descrevendo aqui . Sem contar ainda que é o que mais bebe . 4,8 com alcool na cidade e 7,8 com gasolina !!

        • lexbh

          eu ja rive dois.e o unico problema que tive foi em relação ao carro estar marcado na hora da entrega,mas ai foi voce quem deu mole por que eu simplesmente nao aceitei o carroe me deram outro com chassi diferente, embora perdi 1 semana sem carro foi bem melhor. Carro com retoque é inaceitavel da minha parte e todos deveriam fazer o mesmo. abs

    • carloseduvascon

      Tenho um corolla 2011 xei, também notei um barulho na direção quando passa por paralelepipedo, trocaram a caixa de direção na garantia, sinto que o barulho diminui mas não acabou. Também faz barulhos em outros lugares, também esperava mais do carro. O meu está com 30.000km.

    • D3Tyrael

      Prova que todos os carros estão sujeitos a defeitos, e a Toyota não fica de fora. A história de que Toyota é sinônimo de qualidade absoluta, confiabilidade e etc não cola.

      Já já aparece os toyoteiros de plantão dizendo "a mais foi um caso a parte".

      Que resolva seus problemas, se persistir….processo neles.

      • Edson Roberto

        E pelo jeito até o atendimento.

        Alias, fui na concessionaria que se encontra na Av Bras Leme em SP e cheguei com meu C3. Curiosamente, olharam meu carro (os vendedores), fizeram cara feia e NAO me atenderam!!!! Fiquei revoltado!

        Eu potencial comprador de um sedan fui conhecer o "tal sedan de grande confiança" e nem sequer fui atendido. Por outro lado, fui ignorado! Isso sem contar que eu não estava de bermuda e tal, estava de calça jeans, sapato social-esportivo e camisa polo!

        Bem, eu já conheço os atributos do modelo, mas iria ver justamente o preço e claro, compra com CNPJ. Depois disso, desencanei. Para efeito de comparação, em outras revendas, não tive possibilidade de fazer via CNPJ, motivo pelo qual desisti realmente do Corolla.

    • Dragoniten

      Meu pai tem um XEI 2006, o isolamento acústico é ótimo, não faz barulho à toa, e o consumo na gasolina na cidade chega até a 11km/l , é automático, e já fez 14km/l na estrada. Não temos do que reclamar.

      Vai ver conseguiram piorar o carro, além de subir o preço, rs.

      • Edson Roberto

        Incrivel realmente como esse modelo anterior é elogiado.

        Não falo por mal, mas vejo que as reclamações recorrentes da atual versão (não somente aqui e agora, mas em diversos sites e pessoalmente) e que nao tinham na versão anterior (justamente esse do seu pai). Pois é… parece que o corte de custos é feito na surdina e dá nno que deu. Eu mesmo deixei de ser um comprador da Toyota por culpa do atendimento e a falta de flexibilidade de vendedores (sem contar que fui ignorado em uma das CCS).

        • Dragoniten

          E é verdade, também só vejo as pessoas reclamando do modelo atual.
          Na hora da venda foram super atenciosos, mas o pós-venda da Toyota, pelo menos aqui em Curitiba, é ruim pra caramba…

    • Emerson

      Olha comprei um corolla em 01/03 estou com ele a 19 dias, tinha um Ford focus com 80.000 km rodados, estou super decepcionado com o corolla carro fubá muito barulhento parece um carro velho como você relata, acho que quem gosta de corolla e o consumidor que saiu de uma categoria inferior, mais quem já teve um Focus ou um Fluence, da nota 3 pro corolla, carro péssimo não recomendo, o meu estar com 820km e 19 dias de uso, o focus com 80.000 era muito mais carro, os únicos defeitos eram o consumo urbano e as revisões da Ford que são caras.

  • Corvo

    Não duvido das qualidades que o Corolla tem (robustez mecanica, durabilidade, pos-venda), mas é muito caro pelo que oferece, fora que tem um design muito conservador que não agrada muitas pessoas. Ainda o custo-benefício piora com essa versão top. Achei esquisito o consumo, melhoraria muito em estrada com 5 ou 6 marchas

  • Ricardo_POW

    Desmistificada mais uma lenda: a do baixo consumo do Corolla. As vezes que viajei com um Corolla nunca consegui boas médias de consumo, mas ouvia muitos dizerem o contrário; Talvez até seja verdade, porém antes do motor virar flex.

    Com o motor flex é gastão e o motor 1.8 também é.

    • Kenny_

      Com etanol não ficou muito bom o consumo. Mas o com gasolina ficou bom até, 12.6 a 110km/h com ar ligado e por um percurso que segundo o Eber tem subidas ingremes e com o carro sem amaciar não é nada mal. O carro atual aqui de casa antes de chegar nos 10mil km fazia 11.5 por litro e depois começou a fazer 13.6~14.5 dependendo do percurso na estrada.

      • Ricardo_POW

        Meu Fluence com 2000k rodados gasta menos. Se andar a 110km/h faz 14km/l. Se andar a 130km/h fico nos 12,8km/l. No etanol andando a 120km/h fico nos 10,4km/l.

        Com certeza o câmbio automático de 4 velocidades prejudica o Corolla, mas acho o consumo alto sim.

        • scar_old

          Confirmo o consumo do Ricardo_POW. Meu Fluence Privilege está com 4.800 km e em recente viagem Rio/Curitiba fez 12,5 km/L e Curitiba/Rio fez 11,8 km/L com gasolina e ar ligado direto. Etanol não experimentei ainda e pelo preço praticado vai demorar para eu colocar no tanque. Com certeza o cambio de 6 marchas CVT faz diferença pois a 120 km/h o contagiro marca 2.500 rpm. silencio total.

      • Acelerando

        Também achei o consumo normal, pois o meu Sentra CVT fez 13,0km/l na Castelo Branco antes dos 5.000 km. O Corsa 1,4 fazia no máximo 10 km/l c/ etanol na estrada a 110 km/h, ar ligado. Acho que o Corolla vai aproximar bastante desta marca depois do motor ´soltar`.

        • Kenny_

          Tambem tem que lembrar que consumo é algo com muitas variaveis. "Pé" do condutor, condição da pista, trafego, gasolina utilizada estado do carro. Não é dificil encontrar variações bastante grandes. Já ouvi gente dizer (vendedor da Nissan, não tenha muitas esperanças ;) ) de que o Sentra chega até 18km/l.

          Eu pessoalmente coloco consumo, aceleração, durabilidade e preço de tabela como as maiores incertezas de testes de carros, pois tem muitas variaveis que podem altera-las.

          • Acelerando

            A minha média medida foi na Rod. Castelo Branco ( aos que não conhecem: rodovia sem curvas, razoavelmente plana, 6 faixas de rolagem nos primeiros 100 km e 4 faixas por mais uns 300 km), a 120 km/h no piloto automático, 3 pessoas adultas + bagagem.
            Acho que é uma condição afere bem o consumo médio rodoviário no interior do Estado de São Paulo, pois as condições seriam as mesmas na Anhanguera/Bandeirantes, Washington Luis, Airton Senna.

    • mbarbosa697

      Nao acho o 1.8 beberrao.

      • Dragoniten

        Não é beberrão MESMO. Meu pai tem um, faz 13~14km/l na estrada, com ar ligado, e na cidade dá pra fazer mais de 10km/l com folga.

  • Absinthe666

    o problema do consumo não é do carro é do sistema FLEX que insistem em empurrar para o consumidor, o Civic sofre do mesmo problema, até 2006 o consumo dele na cidade batia nos 12km/l com gasolina no motor 1.7, quando virou Flex ninguém consegue mais do que 8km/l, o mesmo acontece com o corolla, um amigo meu tem um 2003 que faz 11~12km/l na cidade, agora depois que virou flex pronto acabou tudo.

    • Ricardo_POW

      de pleno acordo! e digo mais, quanto maior o aumento da tx de compressão do motor original monofuel para transformá-lo em flex, piores são os resultados de consumo.

      No caso do carro do Corolla, para ganhar 11 cv a mais no etanol essa taxa deve ter aumentado bem.

    • ARIEVILO1

      Vc acertou em dizer que o problema do consumo não é do carro, mas errou quando disse que a culpa é do sistema flex. É possível sim fazer um carro flex tão econômico quanto um monocombustível. Eu que sou aluno de engenharia, digo que é possível fazer tal "proeza". É uma tarefa dura, mas é possível sim. Eu não entendo o pq da Toyota e companhia não resolvem logo o problema. Eu acho que deve ter interesses obscuros na permanência desse incômodo "defeito". Se as Companhias abrissem a tecnologia envolvida nos carros, rapidamente soluções apareceriam. Eu por exemplo tenho a ideia de implementar um algoritmo que "aprende" o modo de dirigir do condutor. Se o condutor pisa de leve no acelerador, a ECU automaticamente regula o carro para economia máxima; e assim sucessivamente. Isso é possível, mas as montadoras tem que bater recordes de lucro e não podem satisfazer um único consumidor.

  • BlueGopher

    Às vezes, tecnologia é chamativa como propaganda, mas na prática, joga contra.
    O ar-condicionado digital neste caso é um bom exemplo.
    É bonitinho, mas o velho botão giratório é bem mais prático, você coloca a temperatura exatamente como quer.
    O carro não precisa pensar por você e fazer do jeito que ele (e não você) acha melhor.

    • Ricardo_POW

      Talvez o ajuste do Corolla não seja o mais preciso, mas o AC Digital é uma maravilha…. depois de se acostumar com ele nunca mais vai querer voltar para o botão giratório! É comodo, não necessita de ajustes manuais a toda hora, aquece e esfria o habitáculo conforme necessidade… tudo automaticamente. E outra, além da regulagem da temperatura, geralmente tb pode ser ajustado com qual intensidade se deseja o ajuste de temperatura… soft, forte,… é tudo de bom!!!

  • cmoret

    Petroleiro e/ou acoólatra.

    Péssimos os números de consumo. Sempre ouví dizer que era econômico, mas os números aqui comprovam que a realidade não é bem essa.

    Carro caro e ainda gastão. Lamentável.

    Tenho um Focus Sedan 2.0 aut 2008 (modelo antigo) e fiz Curitiba – São Paulo semana passada. Fez 14,3 km/L gasolina incluindo a subida da Imigrantes. Estava com 2 passageiros, 1 bebê e portamalas lotado. Média de 110Km/h e piloto automático ligado. Detalhe: não é flex.

    Sempre que abasteço peço para o frentista parar na segunda parada da pistola e não arredondar. Portanto o consumo não ficou distorcido. É isso mesmo.

    • ARIEVILO1

      Péssimo é pouco. Horrível é a palavra certa para o consumo do Corolla. Eu sempre ouvi do meu amigo (que é leitor da Quatro Rodas) que o Corolla era um carro economico, mas pelo visto é tudo mentira. Quem veiculou que o Corolla é um primor de economia? Eu não leio revistas de carros por saber que quem as escreve são facilmente corruptíveis.

      • Dragoniten

        Corolla 1.8 é econômico SIM. Meu pai tem um 2006. Quando faz pouco, são 10km/l, geralmente fica na casa dos 11km/l, e na estrada chega a passar de 14km/l.

        O problema é esse 2.0 Flex.

        • ARIEVILO1

          Meu Polo sedan Confortline 2.0 2008 faz na estrada uma média de 15 Km/L mesmo sendo um motor de 2 litros do velho santanão. O Corolla do seu pai ainda é o que bebe somente gasolina e não há como compará-lo com o atual modelo flex. Os modelos que não são flex tem uma eficiência muito maior que os modelos bicombustíveis. Eu acredito em vc quando diz que o carro do seu pai é economico, mas os atuais carros flex, Corolla, não se deram bem no quesito consumo. Se o seu pai estiver querendo comprar um Corolla flex por favor o avise do alto consumo, pois o sistema flex ainda não amadureceu a ponto de resolver o alto consumo. Carro só a gasolina ou só a álcool é tudo de bom, mas quando tentaram juntar os dois mundos o resultado foi o alto consumo.

  • João Paulo Vizioli

    Acho que é isso o que dá fazer de um Corolla um carro de luxo no Brasil… Algumas pessoas esperam muito dele e acabam se decepcionando…

    Espaçoso? Nunca foi… Apenas regular, como de costume. Tem um bom desempenho? Tem, mas não espere números de tirar o fôlego. Econômico? É em outros países, mas nada espetacular, porque no Brasil depois que ele virou flex acabou ficando praticamente um Zeca Pagodinho (aliás, não são muitos carros que se dão bem com o sistema – como dizem, carro flex é que nem pato: Nada mal, voa mal e anda mal). Sempre foi um automóvel equilibrado. E essa é uma das razões para o seu sucesso.

    Com certeza é um ótimo carro, mas dentro daquilo que se propõe, ou seja um veículo robusto, confiável e honesto. Não adianta criar uma imagem de carrão… Ele sempre vai ter a "alma" simples e sem pretensões, geração após geração.

  • ARIEVILO1

    O atual Corolla é um colírio para os olhos, mas peca no quesito consumo. Ele é um pouco "alcoólatra", né? Eu estranhei essa medida, pois meu Polo confortine 2.0 2008 gasolina, mesmo com o velho motor do Santanão chegou a fazer 15,4 Km/L com ar ligado na metade da viagem. Eu sempre ouvi que o Corolla era o único carro que não sofreu os sintomas do sistema Flex. Mas parece que é tudo balela. Eu tô achando que o Corolla ainda vive das glórias do passado onde ele bebia somente gasolina. Ô Toyota, vâmo acordá. O brasileiro merece um produto mais caprichado. Não faça igual às montadoras da panelinha. Obrigado.

  • jajabala

    Só o avaliador está errado ne? todo mundo que critica tá certo. kkkkkkkkkkkkkkk

    • carlos

      corola e bom carro sim mais de visual esta muito ultrapasado e carro de velho carro e o conjunto tem ser bonito bom de motor corola so tem de bom o motor de resto nada

  • Edson

    tenho um 2012/2013 xei so da 4.8 na cidade .antes da revisao dos dez mil km ele dava 6.0
    ainda não entendi o alto consumo, e um excente carro mas o consumo deixa a desejar

  • Bruno Rodrigues

    Abasteci o meu pela 1a vez hoje e o computador de bordo acusou +- 300km de previsão.
    O mostrador de consumo em tempo real fica em torno de 5km/l..

    Isso é normal?

    Obrigado

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