Avaliações Matérias NA Sedãs Toyota

Avaliação NA – Corolla 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada

Rodamos mais com o Corolla XEi 2012 do que normalmente fazemos com carros que nos são cedidos para avaliação. Foram mais de 700 quilômetros só em estradas, por conta de uma viagem adicional que tivemos de fazer na semana em que ele estava por aqui.

Resisti à idéia de pegar meu carro e fui com o Corolla, afinal seria bom rodar bastante para falar com propriedade sobre como ele anda na estrada. O desempenho sempre foi adequado, mesmo estando com o tanque cheio de gasolina, combustível que veio no Corolla quando pegamos ele na Toyota, em São Bernardo do Campo. Com gasolina, o sedã tem 142 cavalos, 11 a menos que com álcool.


Depois, quando abastecemos o Corolla com o outro combustível, notamos que ele fica um pouco mais esperto, mas mesmo com gasolina, as reações na estrada sempre foram rápidas. Principalmente ao rodar por uma estrada de mão dupla, precisando ultrapassar caminhões com frequência é que notamos que na hora de fazer uma ultrapassagem rápida, o Corolla responde rapidamente.

Em curvas de alta velocidade, a suspensão firme compensa o fato de o Corolla ser alto e estar a uma boa distância do solo. Não tivemos maiores problemas. Como comentei anteriormente, fica a sensação de que com um câmbio automático de cinco marchas o conjunto seria nota 10.

O nível de ruído é bom para um sedã médio, e a vida a bordo é boa. Apenas não gostei muito das mudanças de temperatura do ar-condicionado digital, que são um pouco bruscas. O dia estava um pouco frio, então mantive 24 graus. Subindo para 25, o ar esquenta muito rapidamente, e descendo para 23 ele fica frio, de repente. Não foi fácil manter uma temperatura confortável. Esta mudança poderia ser mais gradual, ou o sistema do carro em questão tinha algum problema.


O consumo com gasolina a 110 km/h com ar-condicionado ligado ficou em 12,6 km/l. Subindo para 120 km/h, ele caiu para 10,8 km/l. Rodando com álcool em velocidade de 110 km/h com ar-condicionado também ligado, a média ficou pouca coisa acima dos 8 km/l, o que achamos bem alto.

O percurso testado tinha curvas, subídas íngremes, etc, mas mesmo assim, era de se esperar algo perto de 10 km/l. Talvez quando a unidade que testamos estiver mais rodada, este consumo melhore. (lembrando que o carro avaliado estava com menos de 5.000 km)

Computador de bordo, piloto automático e sistema de som de qualidade fizeram com que a viagem fosse agradável.

Avaliação NA – Corolla 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email