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Avaliação NA – Toyota Corolla 2012 (5) – Respondendo as perguntas dos leitores

toyota-corolla-xei-2012-avaliacao-na-exterior-13 Avaliação NA - Toyota Corolla 2012 (5) - Respondendo as perguntas dos leitores

Em nossa avaliação completa do Toyota Corolla 2012, você teve a oportunidade de saber todos os detalhes sobre o sedã japonês, desde a qualidade do acabamento interno até como ele anda na cidade e também na estrada.



Se ficaram no ar algumas questões a respeito do líder do segmento dos sedãs médios no Brasil, saiba que agora iremos responder as perguntas que nossos leitores fizeram sobre ele, dê uma olhada:

Qual é a relação peso potencia com a do civic?

O Corolla na versão XEi tem potência de até 153 cavalos e 1.285 quilos de peso. Já o Civic, na versão LXL tem potência de 140 cavalos e 1.268 quilos. Os dois pesos são com câmbio automático. Então claramente o Corolla ganha por uma pequena vantagem, embora o Civic tenha câmbio automático com uma marcha a mais, e isso deixe ele mais esperto.

Como é a suspensão? Macia, seca, dura, ou bem acertada?

Na minha opinião, achei a suspensão dele um tanto dura. Talvez seja assim mais firme por causa da altura que o Corolla tem do solo. Mas comparando com outros sedãs médios, a suspensão é parecida, não chega a ser muito mais dura que concorrentes diretos.

Tirando o motor dual vvti, que merece elogios. O que mais esse carro tem para custar o que custa?!??!?!?

Ficamos aqui com a mesma pergunta. A Toyota cobra o que cobra porque tem uma fama boa no Brasil, e tem muita gente que compra o Corolla, mesmo com preços altos e mesmo ele hoje estando defasado em comparação com outros sedãs médios.

A lista de equipamentos, tanto como conforto e segurança , faz o corolla ser vendido realmente pelo preço cobrado? Existe realmente um custo X beneficio ?

A lista de equipamentos do Corolla não é nada especial. Temos vários concorrentes com mais equipamentos e mais tecnologia. O benefício que o comprador dele vê é que está comprando um carro que não dá problemas, que será bem aceito no mercado na hora da venda, etc.

Eber o que você achou da suspensao do corolla em comparaçao ao jetta que o NA fez avaliaçao. Melhor ou pior?

Não podemos comparar diretamente, pois o Jetta TSI é um sedã bem esportivo. Mas a suspensão do modelo da Volkswagen era um pouco mais firme. Tem também o fato de que ele tem uma suspensão bem sofisticada, superior à do Corolla.

O espaço interno comparado com o Honda City é melhor ou pior? Entrei em um Corolla e parecia menos espaçoso, mas pode ter sido impressão.

Acredito ser parecido, pois o Corolla é um sedã de concepção antiga, do tipo que não aproveita muito bem o espaço para dar mais conforto aos ocupantes. Um entre-eixos maior seria bem vindo.

O cambio automático é realmente tão bem calibrado para compensar o fato de ter apenas 4 marchas?

É muito bom sim. Uma pessoa comum que não estiver acostumada a avaliar vários carros diferentes ao mesmo tempo poderá nem notar falta de um câmbio automático com cinco ou seis marchas. Mas quando você tem um olhar mais clínico nota que o Corolla merecia um câmbio melhor, afinal o resto de seu conjunto mecânico é excelente.

A qualidade do acabamento é boa?

Razoável para o segmento. Em sedãs de outras marcas você encontrar acabamentos semelhantes. Mas alguns detalhes ultrapassados deixam o interior feio, como por exemplo o visor do som e do ar-condicionado.

O consumo de combustível é realmente baixo pra categoria?

De acordo com nossos testes, não. Ficou na média de um sedã 2.0 Flex gastão mesmo.

A acomodação de bagagens no porta-malas é satisfatória?

Sim, o porta-malas é bem amplo.

O corolla é melhor ou pior que os outros carros que você já guiou da mesma faixa dele?

Em termos mecânicos ele está acima de muitos sedãs similares. Já na questão tecnologia e modernidade, está ficando para trás.

Meu pai já teve dois Corolla – 1.6 e 1.8 – e ambos tinham desempenho ruim. O 2.0 Dual VVT-i tem bom desempenho?

Sim, o desempenho é bom o suficiente para parecer que você está em um carro 2.4, por exemplo. É claro que o peso baixo também ajuda, mas o conjunto mecânico é de boa qualidade.

O Câmbio automático de 4 marchas limita o carro?

Sim, o Corolla fica meio amarrado e em alguns momentos parece mais evidente que está faltando uma marcha a mais ali no meio.

A Equipe do NA, eu gostaria de saber se o carro raspa a parte inferior do pára-choque dianteiro, ao entrar e sair de lombadas/valetas, ou aclives/declives acentuados, tipo aqueles de garagem de prédio.

Não tivemos esse tipo de problema em lombadas ou valetas. Mas quem tem o carro diz que em garagens sempre raspa sim.

Eber, vc tem um Azera que usa esporadicamente, poupando-o do dia a dia. Você teria um Corolla para usar diariamente? Usar diariamente seria: agilidade no trânsito urbano, consumo médio baixo, manutenção preventiva e corretiva ( no caso de uma colisão por exemplo) barata e custo de atualização do modelo relativamente baixo após 3 anos de uso ( fim da garantia ).

Na verdade eu saio muito pouco de casa, até porque trabalho em casa. Antes tinha muitos eventos e viagens para fazer, mas agora o Moriah cuida mais desta parte. Devido a isso, não teria um sedã com motor de quatro cilindros não, até porque a economia com combustível seria pequena. Na cidade seria mais evidente, mas na estrada nem tanto, já que consigo 10,5 km/l na estrada com o Azera facilmente. Mas se fosse para usar um carro mais econômico no dia a dia talvez compraria um hatch médio, pela facilidade de estacionar e manobrar. Ou talvez nem comprasse nenhum carro, já que tenho um popular também.

Qual seria melhor um civic lxl ou um corolla xei ?? e por quais motivos você acha isso ??

Hoje está difícil de escolher um sedã da Honda ou da Toyota, pois eles estão no final de seu ciclo de vida. Mas o Civic atualizado vem aí, antes do final do ano, então poderemos comparar ele com o Corolla para saber melhor essa resposta.

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  • Jr_Jr

    Um ótimo carro, isso é inegável. Mas seu preço, mesmo diante das qualidades é injustificável.

    • Kenny_

      Preço de tabela não é algo muito estavel. Já vi autorizadas venderem por 5~12% a menos do que o preço oficial, como tambem já vi até a 20% mais caro, mas acho que nunca vi um modelo ser vendido pelo preço em si.

      Estou procurando um sedan médio atualmente, se conseguir um desconto bom, não teria problemas com o Corolla, (se ele agradar mais do que outros modelos) apesar de que como ele é o lider do segmento, acho dificil conseguir isso da Toyota.

      • Giorgio

        Pelo preço que cobram o Corolla, eu procuraria outras opções. Talvez o 408, mas o que peca é o conjunto motorXcâmbio, ou o Fluence, mas não se sabe o pós-venda, o Cruze que parece estar sendo bem aceito, ou o melhor sedã médio do mundo, o Elantra (esse foi de gozação mesmo), entre outros. Enfim, muitas opções, vale a pena pesquisar.

        • Kenny_

          Alem dos mencionados Lancer, Jetta, Sentra tambem são possiveis opções (alem do novo Civic). Mas só vendo de perto mesmo para se concluir algo. Porque defeitos e qualidades todos tem resta saber qual é o mais equilibrado entre eles.

          • Edson Roberto

            Kenny,
            Corolla, 408 e Jetta, esqueça. Não se faz nada por CNPJ e talvez os mais vendidos da categoria que ele se encontra também não dão desconto.

            Como assim categoria?
            Corolla GLi e XEi consegue-se baixar um pouco mas é longe da flexibilidade e a Toyota comigo, me destratou onde desisti da compra.
            Jetta Tiptronic 2.0 flex, esse tem boa procura, mas o esforço da VW é em fornecer a versão TSI já que está bem procurada, ultimamente tem sido solicitada grandes lotes do TSI. Com isso, a VW dificulta a demanda e não faz flexibilidade nenhuma para vende-lo. Inclusive é a unica que quis me cobrar um absurdo a mais para ter itens como Bancos de couro. As demais geralmente abatem ou tem planos mais interessantes para ter um carro com esse tipo de estofado.

            O 408 eu não gostei (e ja conheci) justamente o cambio. Reclamamos do cambio automatizado, mas nesse 408, tornou-se evidente trancos e um cambio que realmente não casa com o modelo. A Peugeot ainda não tem planos de CNPJ para o 408 (apenas 207 e 307), mas pretende faze-lo posteriormente. Quis ofertar o 408 com bancos de couro e baixaria até R$5000 a menos na versão intermediaria. Comparando diretamente com o Fluence, achei que não vale a pena correr tal risco, se bem que de longe, o 408 tem um acabamento superior aos demais do segmento.

            • Kenny_

              Creio que isso possa variar de acordo com as concessionárias. Não cheguei a ver o 408, Cruze, Lancer nem o Jetta ainda.

              A Toyota me atendeu muito bem, e ofereceu um bom desconto nos Corollas XEi e GLI (similar aos dos colegas aqui que ganharam 5mil de desconto e mais vale combustivel). O pouco espaço interno do carro e o cambio de 4 marchas são o que mais pesam contra.

              A Renault, teve um atendimento bem ruim, o vendedor não sabia como funcionava o sistema de som, o design interno do Fluence eu achei muito ruim com botões muito baixos, poucos porta objetos (apesar do porta luvas cavernoso) entre outros o que mais incomodou mesmo foi eles pedirem 7mil a mais no preço de tabela (foi-se o bom custo beneficio). Uma pena, era o "favorito".

              A Nissan teve um bom atendimento, mas por dentro o Sentra dá uma sensação claustrofóbica, a vizibilidade dele é muito ruim e tenho quase certeza de que chega uma nova geração ano que vem.

              O Lancer não estava disponivel na autorizada ainda e o Elantra com o cartaz de anuncio de 160cv na frente da agencia foi tudo do que precisava para nem entrar nela.

              O Cruze só pelo fato de ter um estepe temporário já não acho boa noticia (imagino ter que usar um destes em uma estrada cheia de buracos). E para piorar ele não aproveita o espaço extra no porta malas igual ao Focus.

              Conclusão.
              Não duvido que quando for conhecer esses outros modelos tambem me incomode com esses defeitos que você mencionou. O Fluence foi uma tremenda decepção. No final… acho que esperar pelo Civic pode não ser má idéia, vai que ele vem bem equipado…

              • t_L

                Edson, você chegou a consultar o % de desconto que estão dando no CNPJ para o 307? O desconto para pessoa juridica é dado em cima do preço de tabela ou ainda é possivel negociar um preço mais baixo para aí sim colocar o desconto? Obrigado.

        • Edson Roberto

          Giorgio, o tratamento da Renault pelo menos em alguns locais no ABC tem sido bem satisfatorio. Desconheço quem reclama. Inclusive no Jaçanã também tem sido bons.

          O problema é a falta do veiculo que também sofre com as barreiras impostas entre os paises. Eu digo isso, pois também estou pesquisando um sedan médio também.

          • Giorgio

            A concessionária Renault aqui da minha cidade, por enquanto, não tenho nenhuma reclamação (fui ajudar minha mãe a comprar um Fluence). Mas muda de cidade em cidade, umas são boas, outras nem tanto, daí depende de cada um. Por isso não decidi opinar quanto ao pós-venda.
            Não sabia que ainda estavam com falta de veículos ainda, pensei que a Renault já havia superado isso.

    • gustavo_habib

      Realmente é um otimo carro mais n justifica o preço de tabela 77k. ha um mes atras comprei um corolla xei por 72k e ganhei um bonus de 2.5k de combustivel ai acabou saindo pelo mesmo preço ou ate masi barato que alguns concorrentes, mais 77k eu tbm n daria.
      é um bom carro, boa estabilidade e um bom motor mais achei que a parte de baixo dos bancos dianteiro poderiam ser maiores, achei um pouco curttinho.

  • Kenny_

    Agradeço a NA por ter respondido algumas de minhas dúvidas.

    "Mas o Civic atualizado vem aí, antes do final do ano"

    Eles não tinham atrasado de novo pra Janeiro devido as enchentes na Tailandia?

  • erickluuh

    Parabéns NA, aqui vemos as qualidades e defeitos de verdade, nada de matérias pagas :D

  • BlueGopher

    Com a fartura de novos concorrentes neste segmento, a concorrência vai ficar acirrada.
    Espero que os preços se tornem mais realistas!

    • rogeriulima

      Enquanto ele estiver nadando de braçada na liderança acho que vai ser o oposto, ele que vai continuar puxando os preços pra cima. Vide Cruze e Jetta.
      Nessa categoria parece que o publico tem preconceito se o carro custar menos de 60k, como o 408, Sentra, Pallas e o campeão do custoXbeneficio Fluence. Paciência…

  • Claudioelite

    Como bem foi comentado uma pessoa inexperiente não ira perceber a limitação do cambio. Mas para quem ja teve varios carros automaticos fica facil perceber que um cambio de 5,6 ou ate 7 (como em alguns AUDI) conseguem tirar melhor proveito do motor alem de tornar a condução mais agradavel

    • Edson Roberto

      Sem se esquecer do menor consumo do modelo. E é nisso que o motor turbo de 200cv de um Jetta ou Audi, fazem a diferença. Podem dizer que ele não é "economico" , mas o motor tem potencia de motor V6 com consumo dos 2.0 flex beberroes. Sem duvida o motor de melhor concepção é preferivel.

      Pena é o fato de ser um motor produzido fora do Brasil o que pode tornar a manutenção mais demorada por ter que esperar certas peças chegarem a tempo.

  • asilvaguiar

    é um ótimo carro, mas não vale o que cobra.

    o próximo carro é perfeito, já andei em uma.

    é uma Maserati Gran turismo 90% de certeza.

  • gustavohenrik

    o jetta tsi e caro mais e uma delicia de acelerar o corolla e tiozao demais o civic e bonito por dentro e por fora mais sabe de uma coisa com 160 cvs ou nao compraria o elantra

  • MeekeeB

    Há uns 5 anos atrás eu pensei em comprar um Corolla. Nos dias atuais essa idéia me dá calafrios hehe

  • adriano1989

    É um bom carro para se comprar….
    semi-novo ou usado!!!

  • Mauricio Perin

    Que venha o novo Palio para o ring!!

    • Mg2009M

      Novo Palio? em um tópico sobre o Corolla ? Mais eu também queria que ele ou o Veloster fosse o próximo a ser avaliado pelo NA, para ser posto a prova . . .

      • Infelizmente, sem chance….. Fiat e Hyundai se negam a emprestar carros para nós.

        • Kenny_

          Apenas por curiosidade, qual será o próximo modelo avaliado? Alguma chance de ser Jetta Confortline que a VW ficou devendo?

          • Amanhã publicaremos algo dando uma dica de que carro é.

        • Mg2009M

          E isso por que esses são os mais visados por nós hoje em dia . . .

  • Muito interessante e completa a avaliação do Corolla pelo NA como sempre né.
    Interessante, que por aqui com certeza algumas pessoas podem decidir por um ou outro modelo, ou quem sabe até ser influenciado a buscar os concorrentes para ver o que oferecem.
    Parabéns mais uma vez a equipe. Abraços

  • LuizHenrque

    Eber por favor.. entre Cruze e Corolla pra alguem que pensa em passar uns 2 ou 3 anos.. o que você me diz?????

    • Tem que ver as prioridades de cada pessoa, mas o Cruze é uma boa também…

  • Filipe1020

    O acelerador continua travando atrás do tapete?

    • Não aconteceu conosco.

      • zeuslinux

        É preciso esclarecer que os tapetes já vêm com presilhas para fixação no fundo do carro e que portanto isso não ocorre há vários anos.

        Eu mesmo já tive um carro de outro modelo que não vinha com tapete de fábrica (o que é praxe nos modelos das quatro grandes), comprei um tapete daqueles de borracha e ele não podia ser preso. Eles toda hora entravam em baixo dos pedais. A diferença é que como o acelerador não era eletrônico/ótico, o efeito não era tão grave, mas o que aconteceu com o Corolla no passado podia ter acontecido com qualquer outro carro que use a mesma tecnologia.

    • jpmocellin

      O acelerador só travou pra aqueles donos que não utilizavam as presilhas do tapete. Quem usou corretamente nunca teve problema.

  • fcmesquita

    Assim como o gustavo_habib, adquiri recentemente um corolla XEI por 72000 e ainda ganhei os 2500 em combustível. Pelo preço de tabela não teria nem cogitado comprar.

    Para dar uma idéia como estava o mercado, o cruze LT automático com couro estava por 73000, sem chance de desconto, além de que a GM não tinha os preços das revisões. E já começaram a aparecer uns defeitos citados em comunidades do orkut, e comentários que mesmo com o câmbio de 6 marchas, ele fica fazendo várias trocas desnecessárias, e também que o consumo não é muito muito bom.

    O Fluence CVT com couro estava saindo por 68000, achei um bom carro, mas na minha opnião, o interior do carro não possui um design agradável, e considero materiais utilizados no acabamento de pior qualidade em relação ao corolla

    Já o Sentra SL estava por 68000, esse carro é um custo benefício imbatível, mas não gosto do design externo dele infelizmente, seria minha escolha não fosse esse fato.

    Nesse cenário considerei o corolla a melhor opção, sem falar que o atendimento na toyota foi o melhor disparado.
    O Jetta automático com couro também por 73000 e com revisões mais caras que o corolla, sem falar do motor.

    • Alexdebrito

      É o que sempre digo, cade os comcorrentes com melhor equipamentos e preço, se avaliar modelos semelhantes o preço é quase igual. dai a maioria fica com corolla mesmo, ainda mais depois de andar.

      • Edson Roberto

        Alex, denota que o brasileiro compra carro por muito mais emoção do que racionalidade.

        Veja bem, o Sentra citado, Fluence, Cruze, apesar de tudo, são mais seguros (principalmente o Cruze que tem ESP) e nem isso o Toyota oferta. Veja bem, a pessoa pesquisou o que achava que combinaria com a necessidade dela. Isso inclui perder vários itens de serie por isso.

        Cada um sabe o valor que dá para seu dinheiro, mas eu mesmo já vi tanto Cruze como Fluence por um preço mais em conta sem contar promoções de juros 0 para quem quer financiar, mas ainda assim, diversos mimos a mais que um Corolla.

        Isso demonstra que na realidade, não é que o cara comprou o carro errado, mas comprou pensando no prazer de olhar seu carro além do que o Corolla oferta é o suficiente para ele. E já antecipo, minha escolha por enquanto é do Fluence, apesar do mesmo ter um acabamento apenas da media.

        • zeuslinux

          O interior do Fluence é simples demais, mal acabado e FEIO. O do Corolla é simples mas é elegante e bem acabado.

          Gostei do motor e do câmbio CVT do Fluence e do Sentra, além da aparência exterior do Fluence (mas não me apaixonei), mas fora isso a única vantagem do Fluence sobre o Corolla são alguns acessórios a mais, que podem ser mais ou menos importantes para certas pessoas. Mas a prova de que essa vantagem não é tão significativa é o número de vendas.

          O Corolla tem a vantagem de ser um modelo já muito testado em termos de durabilidade e qualidade, além de ser bem aceito no mercado. A Renault até agora, tal como a FIAT, não conseguiu convencer os brasileiros de que seus carros médios e grandes não virarão micos por diversos motivos.

          • Giorgio

            Acho o interior do Fluence mais bem resolvido que o Corolla, mas daí depende do gosto de cada um. Sem dizer que os materiais do acabamento do Fluence são na média do Corolla. Já convivi três anos com Corolla e agora convivo de vez em quando com o Fluence, e considero muito mais carro que o Corolla. Apesar de não apaixonar, não deve em nada para o Corolla, e ainda tem muito mais. Mas, de novo, depende do gosto de cada um.

  • Giovanni.

    O cambio nao sente falta de um overdrive nao ?

    Acho realmente que muitas montadoras ainda sobem no salto e se negam a emprestar carros para avaliações – ( diferentemente da super imparcial e totalmente sem fin$ lucrativos quatro rodas por exemplo.)

    Futuramente isso deveria ser bem exposto a todos.

    • marcelo_ricardo

      A quarta dele na verdade é um overdrive, fica a 2900rpm a 120km/h

  • marcelo_ricardo

    Eber, esse carro é mesmo bem silencioso? sei que ja faz um tempo, mas só agora estou pensando em comprar…

  • pedro

    tenho um focua sedan excelente carro dirigibilidade .suspencao .espaço iinterno , otimo e o melhor sedan e tambem custo
    beneficio

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