Avaliações Hatches Populares Toyota Vídeos

Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

toyota-etios-fotos-103-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

O que mais se ouve falar em sites automotivos são leitores reclamando do visual do Etios e também de outros defeitos do modelo. Que ele não é páreo para HB20 ou Onix. Sim, pode ser que tanto o modelo da Hyundai quanto o da Chevrolet sejam muito mais apropriados para o gosto brasileiro em relação a visual, mas isso também não significa que o carrinho da Toyota não tenha nada de bom.



Começando nossa avaliação do Etios falando do seu visual externo, podemos destacar que embora ele não seja tão moderno quanto os concorrentes citados, seu visual na dianteira não é tão ruim assim como dizem. Ele parece sim um modelo que teria sido lançado uns cinco anos atrás, mas suas linhas são harmônicas, e ele tem detalhes que combinam entre si nesta área da carroceria.

Na traseira, somos obrigados a concordar que o formato e o tamanho exagerado das lanternas, que saltam da carroceria, não são tão harmoniosos assim. A cor do veículo ajuda bastante – entendemos porque os Etios da frota de imprensa da Toyota sempre tem essas cores mais chamativas, e não um preto ou prata qualquer. Inclusive várias pessoas elogiaram a cor do Etios durante a semana em que ficamos com ele por aqui.

toyota-etios-fotos-93-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

O Etios que nos foi cedido é da versão XS com motor 1.3, ou seja, o Etios mais completo e mais caro que você pode comprar com motor 1.3, lembrando que esse motor menor está disponível apenas no Etios hatch. O sedã sempre é equipado com motor 1.5.

O modelo parte de 29.990 reais, mas essa versão não tem nada de interessante, é um carro totalmente pelado. Não tem ar-condicionado, não tem direção hidráulica. Nem mesmo conta com limpador e desembaçador do vidro traseiro, acredita?

Um Etios 1.3 XS como esse da nossa avaliação sai hoje por 38.790 reais, um valor que já começa a ficar alto para um popular de motor 1.3 equipado com aquele pacote que chamamos de completo, mas que não tem nada de excepcional em si. Ou seja, o que em uma faixa de preço inicial é um ponto bem positivo do Etios (o fato de não ser 1.0) acaba não sendo tão importante assim chegando bem perto dos 40.000 reais.

toyota-etios-fotos-34-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

Todos nós temos nossas opiniões sobre o visual dos carros vendidos no Brasil, tanto nós do NA quanto vocês leitores. Mas nessa avaliação iremos mais a fundo, considerando todos os aspectos do modelo e informando a quem lê nosso site se ele vale a pena em algum aspecto.

Até porque quem compra um Etios hoje em dia ao invés de levar um HB20 ou um Onix para casa, preza coisas como boa mecânica e confiabilidade acima de visual externo.

Toyota Etios 1.3 XS – Impressões do interior e qualidade de acabamento

toyota-etios-fotos-49-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

Quando entramos no Toyota Etios vemos ainda mais claramente que ele foi um carro desenvolvido para o mercado indiano. O quadro de instrumentos localizado no centro do painel é algo com o qual nós brasileiros não estamos acostumados. Isso acontece em alguns modelos da Citroen, mas neste caso o painel conta com algum requinte. No Etios não.

Seu interior é muito bem montado, vemos que os japoneses dão muita importância a um carro sem barulhos ou peças soltas. Os bancos são confortáveis e os plásticos de um cinza mais claro em algumas áreas da cabine também passam uma boa impressão, assim como o volante de aro mais grosso, bom de se usar.

toyota-etios-fotos-60-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

Mas no restante é um carro muito simples. A manopla do câmbio geralmente tem um acabamento cromado ou prateado nas versões mais caras de carros populares, mas neste Etios 1.3 XS de 38.790 reais isso não acontece, ela é toda preta, sem nada que a deixe mais bonita.

Os painéis de acabamento interno das portas não tem nenhum região com tecido, e as maçanetas internas também são de plástico sem acabamento prateado ou coisa parecida. Os botões dos vidros elétricos, localizados na porta do motorista, não tem iluminação. Como consequencia disso temos que ficar procurando onde está o botão quando saímos com o carro a noite.

toyota-etios-fotos-59-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

A sensação geral que fica é de que os japoneses tentaram baratear o carro ao máximo. Tentaram extrair dele o maior lucro possível. É claro que isso acontece em todas as marcas, mas sempre respeitando um limite comum, para não cair no estranho. No Etios eles foram mais além. Como se não bastasse o que já comentamos acima, se você abrir o capô verá que não existe pintura na parte interior do mesmo, ou no cofre do motor. Fica uma sensação ruim.

O sistema de áudio tem uma qualidade de som fraca, e apenas dois alto-falantes, nas portas dianteiras. Quem vai lá atrás não escuta a música. O volante tem apenas uma (pequena) regulagem de altura. E uma versão de quase 39.000 reais mereceria regulagem elétrica dos espelhos.

toyota-etios-fotos-831-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

O quadro de instrumentos tem uma aparência ruim, pois a escala de quilômetros por hora e das rotações do motor é pintada no plástico, ou seja, se trata apenas de um plástico e dois ponteiros por trás. Não temos computador de bordo, e o minúsculo visor digital mostra apenas o combustível do tanque e hodômetro total/parcial. Com o agravante de que se você estaciona o carro em uma subida ou descida, o marcador digital acaba mostrando um ponto a mais ou a menos, fica oscilando assim.

Existe uma certa escassez de porta-objetos na região entre os dois bancos dianteiros, pois não se trata de um console central completo, fica um vazio entre o freio de estacionamento e a alavanca do câmbio sem espaço para guardar pequenas coisas ali.

toyota-etios-fotos-611-620x412 Avaliação NA: Toyota Etios 1.3 XS

E, finalmente, se você mora em uma região muito quente, tome uma precaução adicional ao pensar em comprar um Etios: o ar-condicionado dele é fraco e não resfria a cabine por completo em dias muito quentes. A velocidade quatro, que é a mais forte, acaba tendo de ser usada com frequência e ainda assim a cabine não fica gelada.

Nós particularmente não somos pessoas que gostam de ar-condicionado congelando, e ainda assim sentimos essa deficiência no modelo. E olha que estamos no Sul de Minas, uma região que não chega nem perto do calor que temos no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro ou nas regiões Norte e Nordeste do país.

Toyota Etios 1.3 XS – Vídeo de detalhes

Toyota Etios 1.3 XS – Comportamento e consumo na cidade

Se o brasileiro gosta de carro bonito, e por isso mesmo o Toyota Etios não vende muito se comparado com os hits do momento, HB20 e Onix, ele precisaria de qualidades em outras áreas para poder pelo menos conquistar aquela pequena parcela do mercado que não se importa muito em um carro não ser bonito e chamativo. Se olharmos por essa perspectiva, vemos que o Toyota Etios consegue cumprir sua função.

Digo isso pois apesar de ser um carro feito para o mercado indiano, o Etios segue o padrão Toyota e entrega um comportamento dinâmico exemplar. Se você pensa no Etios como um carro para se dirigir e não para mostrar para os outros, começamos a ver suas qualidades.

Esta versão com motor 1.3 se mostra ser ideal para uso urbano. O motor é maior que 1.0, tem um pouco mais de torque, mas também não é um carro com desempenho arrebatador. A medida é exata para uso urbano, pois o desempenho é adequado e o consumo também.

O Toyota Etios 1.3 é um carro gostoso de se guiar, o câmbio tem engates precisos e os pedais são leves. A direção com assistência elétrica é bem leve. É claro que o desempenho é inferior a um Onix 1.4 ou a um HB20 1.6, mas lembre-se novamente do tipo de comprador de um Etios: uma pessoa racional, que sabe que não precisa de muita potência debaixo do pé direito.

Quando o ar-condicionado está acionado, isso faz com que o desempenho fique bem pior. O equipamento muda o desempenho quase quanto em carros 1.0, ele fica amarrado se o ar-condicionado estiver ligado, isso principalmente é notado em subidas.

O consumo urbano foi de 10,2 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado. Não é aquele consumo ótimo, já que o Onix 1.4 conseguiu mais de 11 km/l em percurso semelhante. Mas também não é um consumo péssimo. O uso do ar-condicionado faz com que o consumo piore bastante.

Não conseguimos fazer médias de consumo com álcool pois já que o Etios não tem computador de bordo, seria necessário rodarmos até acabar com o tanque de gasolina para depois enchermos outro tanque com álcool, e rodar 1.000 quilômetros dentro de uma cidade em apenas uma semana é quase que impossível.

Toyota Etios 1.3 XS – Comportamento e consumo na estrada

Apesar de ser um carro mais urbano, o Toyota Etios 1.3 agrada igualmente na estrada. Em rodovias os problemas de desempenho que temos na cidade ficaram minimizados. O Etios acelera bem, mantém uma boa faixa de rotação a 110 km/h (3.000 giros), e com isso não é muito necessário ficar reduzindo marchas.

Seu motor é elástico, e com isso o prazer ao dirigir também é notável nas estradas. Apesar de ser um popular que não tem nada de esportivo, ele te convida a acelerar, reduzir marchas, brincar um pouco, tudo graças ao motor elástico, ao câmbio com engates rápidos e a embreagem de fácil acionamento.

O nível de ruído é alto, característico de certa falta de forração acústica. Além de termos ruído aerodinâmico vindo das portas, temos um pouco de ruído de rodagem. Já o ruído do motor não invade muito a cabine. Nas curvas, a carroceria do Etios inclina consideravelmente, os pneus começam a cantar com certa facilidade.

Quem quer um desempenho melhor tem no Etios 1.5 uma ótima escolha, mas a versão com motor 1.3 apresenta um ótimo balanço entre desempenho agradável, custo menor e consumo adequado. Isso pois o Etios é um carro 1.3 com preço de carro 1.0… e a diferença no prazer ao dirigir entre estes dois tipos de motorização é gritante.

Na estrada marcamos um consumo de 15,9 km/l com gasolina a 110 km/h com ar-condicionado ligado. É uma marca boa, mas também inferior ao Onix 1.4, assim como citamos acima no comportamento e consumo na cidade.

Ficha técnica – Toyota Etios

Motor: 1.3: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.298 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Motor 1.5: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 1.3: 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol a 5.600 rpm. 1.5: 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol a 5.600 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: Hatch 1.3: 11,8 segundos. Hatch 1.5: 11,1 segundos. Sedã 1.5: 11,3 segundos
Torque máximo – Motor 1.3: 11,9 kgfm com gasolina e 12,8 kgfm com etanol a 3.100 rpm. Motor 1.5: 13,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.100 rpm.
Diâmetro e curso – Motor 1.3: 75 mm X 73,5 mm. Taxa de compressão: 12,3:1. Motor 1.5: 75 mm X 84,7 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com eixo de torção e molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 175/65 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás.
Carroceria – Sedã: monobloco com quatro portas e cinco lugares com 4,26 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Hatch: monobloco com quatro portas e cinco lugares com 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais.
Peso: 915 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: Hatch: 270 litros. Sedã: 562 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Sorocaba, Brasil.
Lançamento mundial: 2010
Lançamento no Brasil: 2012.

4.0

  • Rods

    "Até porque quem compra um Etios hoje em dia ao invés de levar um HB20 ou um Onix para casa, preza coisas como boa mecânica e confiabilidade acima de visual externo."

    – Isso é tentar arrumar uma desculpa para a compra dessa bucha…. Explicar o inexplicável.

    ——————————

    "Seu interior é muito bem montado, vemos que os japoneses dão muita importância a um carro sem barulhos ou peças soltas."

    – Não é verdade. Carro de imprensa….. O carro tem rebarba pra tudo que é lado.

    ——————————

    "Os bancos são confortáveis e os plásticos de um cinza mais claro em algumas áreas da cabine também passam uma boa impressão…"

    Não é verdade. Os bancos quase não tem espuma e o tecido é de uma pobreza miserável.

    ——————————

    Pensei que o consumo fosse melhor…. Porque gritaram aos 4 ventos que o consumo seria ótimo…. E não fez melhor que os concorrentes….

    Em suma… Esse carro é um lixo.

    • Ah então tudo que dissemos não é verdade? Legal, estamos aqui a pedido da Toyota tentando enganar aos nossos leitores. Você por acaso ficou com um Etios durante mais de uma semana, para ter mais propriedade que nós para saber os detalhes do carro?

      Eu iria te falar para não usar o lado emocional para dar opinião sobre um carro, mas então decidi ver sua página de comentários no Intense Debate. Ali encontrei uma frase sua que te entrega:

      "Mas não serei hipócrita… Tenho que admitir que peguei uma raiva pessoal do Etios…. "

      Então Rods, me desculpe, mas se você tem uma raiva pessoal do Etios, nunca conseguirá ser imparcial ao falar dele. Já eu sim, consigo ser imparcial pois não tenho raiva de nenhum carro.

      • Dragoniten

        Eu entendo seu lado, Eber, mas algumas coisas ficaram realmente um pouco estranhas, como a parte da "boa mecânica". Por mais que já saibamos que a Toyota tenha uma boa mecânica, Esse 1.3 e 1.5 são novíssimos no nosso mercado, será que já dá pra chamar de confiável? E eu acho que isso não desqualifica em momento nenhum a mecânica do Onix, que mesmo com o antigo motor 1.4 da GM, conseguiu um consumo melhor que esse 1.3 do Etios, acredito que com quase a mesma performance, talvez um pouco pior por conta do baixíssimo peso do Etios.

        Não me entenda mal, dou muito crédito para as avaliações do NA, afinal, você trabalha há muitos anos com isso. :)

        • ahsoliveira

          não generalize amigo! o consumo menor em um trecho! se eu colocar um 2.0 moderno em uma serra pesada contra um 1.0 adivinhe quem vai ter o consumo menor!? não estou defendendo o Etios, mas achei a avaliação imparcial sim! e você tem que avaliar o carro como um conjunto se ele tem baixo peso e um motor menos potente acredite isso foi projetado, no japão e na Europa eles fazem isso para um carro econômico e o etios tem dois atributos: é relativamente seguro, não sabemos os concorrentes diretos ainda mas são 4 estrelas no Latin-Ncap e o conjunto mecânico. De resto é feio e caro!

          • Dragoniten

            Na verdade foi nos dois trechos, cidade e estrada, mas okay, rs.
            Eu sei bem disso, faço o pessoal do Ka 1.0 passar raiva com o meu 1.6 por causa do consumo, tanto na cidade quanto na estrada.

            Só que mesmo o Onix sendo mais pesado e tendo um motor bem antigo (tudo bem, atualizado, mas ainda com comando fixo), conseguiu um consumo levemente superior. A diferença é quase desprezível, concordo, mas o Onix na estrada com álcool (que infelizmente não foi possível testar no Etios) conseguiu o equivalente ao que seria 19,5km/l com gasolina na estrada (dividindo o consumo no álcool por 0,7) que é um número absurdamente alto pra um motorzinho 1.4 com AC ligado ainda por cima.

            O Etios tem sim seus lados positivos, mas muito mais lados negativos, na minha opinião. Se fosse pra pagar 46 mil na versão 1.5, eu pegava um Focus 2.0 com 1~2 aninhos de uso aí, rs.

            Abraços!

        • A boa mecânica é no sentido de o carro ter um comportamento dinâmico excelente, ser muito gostoso de andar. Sobre se o motor será confiável ou não, realmente ninguém sabe. Mas não falei isso.

          • Dragoniten

            É que o "confiabilidade" me levou a entender isso. Mas vce mesmo já avaliou o HB20 que também tenha um comportamento excelente com o motor 1.6, com o gigantesco ponto negativo pro consumo, então não entendi como jogar isso como ponto negativo contra o Onix e a HB20.

            • Ah sim, entendo que essa minha palavra deu um sentido errado ao que eu queria dizer… deveria ter usado outra palavra…

              • Dragoniten

                Sem problemas :)

            • Vejo que foi uma palavra errada que usei no momento, deveria ter colocado confiança na marca ou outra coisa…

        • danieldourado_2

          Pois é! Um monte de gente aqui nos comentários ficam falando que o motor é confiável só PQ é Toyota, mas ninguém sabe se esse motores não tem uns problemas que vão ser recorrentes, com erros de engenharia… Não sabemos ainda. E se for para ter um motor tão bom como esse 1.3 que é menos econômico que o velhaco 1.4 da GM, prefiro o da GM que já é conhecido e estabelecido no mercado.

          • Dragoniten

            Teoricamente um motor com comando variável é pra ter uma resposta bem melhor, ou no mínimo ser bem mais econômico, mas se ele não consegue ser nenhuma das duas coisas, realmente é melhor optar por um motor mais antigo, mais conhecido no mercado e com menos peças pra dar defeito.

        • Magnus

          Na boa minha irmã comprou um e devolveu . . . . esse carro é no mínimo ultrajante !!!!

          • Oba_

            Comprou e devolveu? É possível isto? Eu que comprei e voltei no mesmo dia que saiu da concessionaria com menos de 30km e nao consegui. Acho que ninguém neste pais conseguiu devolver.

      • Rods

        Eber… Você tem que ter mais calma ao receber a "crítica". Sempre faz a réplica com muita "emoção".

        Se você visitou minha página, viu que sou leitor assíduo do site. E somente ele. Pois me passa muito prestígio e confiabilidade.

        Quando disse que peguei uma "raiva pessoal" do citado modelo, me refiro como esse carro é ruim e as pessoas idolatram porque é Toyota. Somente isso.

        Em nenhum momento disse que você falou mentiras. O carro não é essa "coca-cola". Espero que no seu íntimo você saiba disso.

        Esse carro não desce.

        Podemos observar que muitos "comentaristas" gabaritados do NA, que possuem um bom conhecimento, muito acima da média, como o Edson, Corsário, etc… criticam o carro veementemente. Só acompanhar os comentários do pessoal.

        Não sou só eu que digo. Isso é unânime.

        • Rods, crítica é uma coisa, sair falando que as coisas que dissemos "não é verdade", "não é verdade", "não é verdade"…. isso desmerece o trabalho de qualquer um. Me desculpe, mas continuo com a opinião de que você precisa passar alguns dias com o carro para o conhecer melhor. Tanto você quanto outros leitores que criticam o Etios apenas pelo que vêem na internet.

          Veja que no nosso texto falamos mal de vários pontos do interior do carro, nunca dissemos que seu acabamento é de primeira ou coisa parecida. Apenas elogiamos onde ele é bom e falamos no que ele é ruim. E lembre-se, com base em 7 dias de convivência a fundo.

          • Rods

            Não quis dizer que você falou mentiras. Até escrevi carro de imprensa…. Pois sabemos como funciona.

            quando fui na CC ver o carro, percebi todos os erros que apontei… Enfim.

            Você comprou o Onix… E não o Etios. Isso já me diz muito! rsrsrsrs…. Brincadeira. Frente aos concorrentes, esse carro não passa nada de bom.

            Na minha opinião.

          • Eugenio C.

            E eu concordo que o Eber precisa receber as críticas com menos emoção. Uma vez em que questionei o texto (no famoso caso do Citroën C3 "carro de moça universitária"), o Eber respondeu com bastante emoção e posteriormente deletou todos os comentários, numa falta de transparência incondizente com quem abre o site aos comentários. Nestes casos, melhor pedir orientação para a experiente jornalista profissional contratada antes de responder.

            • tiago90j

              sou mais um que digo que Eber não recebe as critica muito bem. Uma vez em um post sobre a nova montana, questionei por que alguns comentários estavam desaparecendo.. era coisa do sistema nada de mais… mas aí ele veio e disse que eu era petulante e nao pagava pra acessar o NA, resposta completamente descabida, que sumiu depois de uns minutos… Nada contra o eber nao o conheço nem nada, mas ele deveria lidar com o publico de forma mais "calma". Ou então nem responder nada, porque tem comentario que nem merece réplica…

          • ALVIN1982

            Olha Eber, sinceramente o Etios é um carro ruim sim de acabamento, no preço que ele tá você sabe mais do que todos nós que não compensa pagar isso por ele. Eu tenho um Focus 1.6 2010 e um Uno Sporting 2012 completo. Meu pai comprou um Etios XS 1.3 completinho igual a esse que vc testou, só que branco. Quer saber minha impressão sobre o carro? O meu UNO é melhor em todos os sentidos! Além disso tem um visual esportivo tanto por dentro quanto por fora. E seu motor não tenho o que reclamar. O Etios do meu pai, a impressão que eu tive é de estar num carro chinês, pobre demais! É uma vergonha por parte da Toyota não pintar nem o capô do lado interno, nem o cofre do motor… é bobagem? não. Toda hora abrimos o capô pra verificar o nível da água e do óleo. O carro é pra indiano? pode ser, mas onde o nosso é fabricado? No Brasil. Então deveria pelo menos seguir o padrão brasileiro, principalmente internamente. Acho feio? não muito, mas é um carro pra quem quer ter uma condução que não seja Gol e Uno, e tem que ser do Basicão 29.990 reais.

        • ernandes1

          O problema é que aqui mesmo no NA, todos se acham experts e que não são enganados nunca. Todos falaram das "carroças" brasileiras inseguras, beberronas, etc etc etc…. Na verdade, nós (eu inclusive) só ligamos para beleza. Esta "balela" que liga pra carro seguro, econômico é papo furado. Só pra se fazer de pseudo intelectual e entendedor de carros.

          Um carro que teve 4 estrelas no crash test, que é econômico, que é bem esperto só recebe criticas por ser feio. Interior e exterior feio, só isso que importa.
          Se o carro é linda e tira 0 estrelas (sei que o mínimo é 1), faz 5km por litro, é manco as pessoas vão comprar por que o que o vizinho e a mulherada vai ver, é a beleza.

          Me incluo nessa. Eu não compraria este carro de maneira alguma, não por que ele é inseguro, por que tem motor fraco ou bebe muito e sim por que ele é feio e eu iria passar vergonha andando com ele na rua.

          • é bem por aí mesmo.

          • Edson Roberto

            Mas também tem vários outros fatores que podem influenciar a compra de um produto. Eu mesmo não gosto de carros duros ditos "bons" de estabilidade.

            Carros como Gol (ainda que no G5 seja melhorado) ou HB20 não me agradam. Eu já disse e volto a dizer: Eu sou da turma que prefere o conforto do Onix. O carro é estavel sem ser desconfortavel e como posso rodar mais tempo na cidade, vou preferir um carro que seja menos estavel porém mais confortavel do que ser mais estavel e passar os trancos na direção. O Eber apesar de considerar duro, gostou do comportamento do HB20, eu já não gostei.

            Vai muito desses fatores. Eu ao contrário do Eber (não estou-o desmerecendo, mas dando sim minha opinião), acho oEtios um produto com determinados pontos, um corte de custos tão idiota que para mim são potnos a se considerar. Ainda mais porque esses carros estão bem caros sem ofertar miuita coisa que outros modelos entregavam.

            Mas sou puxado para o lado racional. Eu vou pontuar as qualidades do produto. Itens que denotam certo zelo por exemplo é o carro ter uma manta acustica no motor e capo (o Etios tem), alguns carros ofertam espaço interno mas se preocupam com os ocupantes (Etios nesse caso só trata bem na disposição deespaço, mas é desconfortavel por ter bancos curtos, na minha opinião). São essas coisas que determinam. Ainda que o Etios seja seguro, penso eu, que minha referencia seria concentrada no modelo 1.5 por causa do motor. Entretanto, nessa faixa se encontram muitos modelos que ofertam caracteristicas que considero muito superior ao Etios. E é ai que vemos motivos para o qual o Etios não vende bem.

            • O_Corsario

              E chegamos à outro problema: qual o nível de segurança dos demais? Se o LatinCap fosse mais ágil, poderíamos comparar melhor.

            • Rods

              Edson… O Palio também tem a manta. Logo quando vi me surpreendeu até.

              • Edson Roberto

                Impressionante. Eu vi um da versão 1.0 que não tinha. Mas os C3 (do modelo anterior) não tinham. Enfim… foi um detalhe que não salva de forma alguma o que eu considero um "carro compravel", que certamente não é o caso do Etios.

            • rogeriulima

              E é bom lembrar que toda essa economia porca da Toyota não resultou em um carro barato ou bem equipado.

            • Eugenio C.

              Edson, mesmo tendo manta acústica, o próprio NA disse que o nível de ruído é alto. Na verdade, o texto aponta tantas falhas que uma pessoa racional, lendo com atenção, veria que não há motivo algum para preferir este carro aos concorrentes. Por R$ 40.000, há muitos carros com motor (bem) acima de 1.0 que podem ser considerados, com melhor acabamento e/ou equipamentos, além de desempenho. O Etios não tem nenhum trunfo. Boa dirigibilidade? Será que todos os outros do mercado na mesma faixa de preço são desagradáveis de guiar? O Etios, de tudo que pude ver e saber sobre ele, não me convence em nada. Não se trata de achá-lo "feio" (o hatch não me parece tão feio, mas o sedan é horroroso), mas de achá-lo péssimo custo/benefício. Se não serve para um consumidor que aprecia design, nem para quem aprecia desempenho, nem para quem quer economia, nem para quem busca equipamentos, nem para quem busca acabamento, qual é o apelo "racional" do carro? Apenas a segurança oferecida em crash-test? Outros compactos receberam 3 estrelas no crash-test, contra as 4 do Etios. Uma estrela de diferença justifica a convivência diária, por anos, com um carro menos confortável, menos econômico, menos equipado, com menor desempenho e com pior custo/benefício?

              • Edson Roberto

                Eugenio,
                Eu só quis citar um ponto positivo, já que outras marcas estão deixando de colocar itens assim. Mas foi como eu sempre cito, nesse patamar de preço se for falar "de carros novos" de mercado, sem duvida o Etios seria um que nem como ultima opção ele seria citado.

                Eu concordo plenamente com tudo que vc disse.

            • luizcrjr

              Também prezo muito pelo conforto e segurança….e da beleza do veículo também afinal considero bens de consumo caros e por consequência devem agradar no visual.

          • LEONARDO40

            ernandes1, você é merecedor do meu total respeito… numa única postagem resumiu acertadamente tudo que eu penso.

            O que mais se vê em páginas de comentários de site automotivo é essa bla-bla-bla de um monte de pseudo-entendido que repete tudo que os outros falam e não sabe nem do que tá falando. Bando de xaropes!

            • ernandes1

              Tks :)

          • O_Corsario

            Bom, eu vejo da seguinte forma: não compraria um carro só pela beleza, mas deixaria de comprar um carro só pela feiura.
            Aliás, para o Etios, cito uma célebre frase: "à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta".
            E a segurança… O Gol, por exemplo, recebe três estrelas com Airbags, ou seja, será que faz tanta diferença assim? Difícil dizer, mas uma coisa é fácil de saber: nunca teria um carro que todo dia que entrasse nele eu sentisse que estavam cuspindo na minha cara. E é isso que este interior do Etios passa para mim.

            • Rods

              Você disse tudo…. Só que de maneira mais educada. rs…

            • ernandes1

              Concordo tb.
              Tem que por tudo na balança. Segurança X Consumo X Conforto (bem estar) X Beleza X Valor X Tipo de Uso X Manutenção X Seguro X etc etc etc

              Pensando apenas em beleza interna e externa, certamente prefiro um carro feio por fora e bonito por dentro do que o contrario. Afinal, dentro dele é onde vc vai ficar a maior parte do tempo. Por outro lado, daria vergonha andar em um carro ridiculo por fora e lindo por dentro pois é onde as pessoas vão olhar e falar "nossa, que carro feio".

              Eu ligo sim para que os outros falam, não adianta ser hipócrita e dizer que não. Prefiro um carro normal por dentro e normal por fora do que um feio por fora e lindo por dentro.

              Cada um deve encontrar o equilíbrio que acha que te atende. Consumidores são diferentes, de perfil diferente, de necessidades diferentes.

              Quando estamos em um grupo, TENDEMOS a pensar e ter gostos parecidos, mas é burrice achar que que isso reflete toda a sociedade. No caso do Etios, creio que o interior e exterior foi tão errado (comparado ao preço pedido), que acabou refletindo em toda sociedade (basta ver os números de vendas).

              Um caso claro é até o meu. Tenho um Punto do modelo novo. No Clube do Punto, 99% das pessoas que tem o modelo anterior, falam que o novo é a coisa mais horrível do mundo, que jamais compraria e seria um fracasso de vendas, mas as vendas do novo está BEM maior que do antigo, mostrando que dentro daquele grupo as pessoas tem um pensamento e um gosto mas fora dali, as pessoas (ou grande parte delas) pensam diferente.

              O erro é achar que está certo e todo mundo pensa e tem as mesmas necessidades que "você".

            • rogeriulima

              Corsario, onde eu assino? rsrsr
              Eu já sou mais tolerante com a beleza exterior, compraria um carro mesmo ele sendo feio, porém dentro do carro quero me sentir como um rei e mesmo sabendo que não se pode esperar muita coisa dos populares o Etios consegue passar uma impressão realmente negativa.
              E como já disse, tanta economia porca pra resultar em um carro não rola.

              • O_Corsario

                Pois é, e é pena pois o carro parece ter bons atributos mecânicos.

          • SilenceBass

            Exatamente , eu e alguns poucos defendemos essa "tese papagaística" de alguns, mas… fazer o que.

            Eu até compraria esse carro se ele fosse condizente à proposta (popular de entrada pra brigar com Celta, Ka, Mille e etc que partem de 22 mil na versão peladex, em média) . É muito, mas muito caro e oferece muito, mas muito pouco.

            E é só o que tenho contra, acho o visual legalzinho até, e acredito que como conjunto, no geral, é um carro razoável.

          • poiopoio

            Hahahah é engraçado quando alguém fala o que todo mundo pensa. Muito bom!

          • blindzector

            iauhauihaiuhaiuhaiuhaiuaha… Falou legal, mas… eu seria o unico da face da terra ( minto do NA ) qe compraria um?! To querendo um Sedan! kkkkkk

          • W_Costa

            Amigo, tudo bem, o que você postou é verdade sim , mas eu acho que o que mais indigna a maioria aqui é o fato de todos sabermos do potencial desta fabricante nipônica e ela nos retribuir com um produto manco, não específico para o consumidor brasileiro, pois todos sabemos o que ficou faltando, e o brasileiro quer hoje um carro completo (confortável e/ou esportivo, moderno, seguro, econômico e ainda agradável aos olhos também).

        • ragandroid

          Você acertou amigo em dizer que o nosso amigo da NA respondeu com emoção, até mesmo porque você deu a sua opnião.
          Mais isso é bom por um lado, pois mostrou que você tem créditos com a NA que deu muita atenção ao sua opnião.

          Na proxima vez, ao inves de dizer "NÃO É VERDADE", use a expressão "NÃO CONCORDO"

          isso causa menos impacto nas pessoas que não aceitam críticas…

          fica dica ;)

          • concordo.

          • mmcinza

            Muito bom.

            Afinal de contas, ninguém é dono da VERDADE.

        • Maycon102

          não é unânime nao colega!
          Eu nao me lembro de uma pesquiza onde os 3 milhoes de visitantes do Na tenha dito que o carro nao presta!
          Não sei qual o problema de Eber botar emoção! Vc provavelmente ficou em extase em dizer o que queria não foi? a sensação é otima né … falar o que acha né kkk é otimo.

          só não encontrei maturidade em dizer que prestigia e confia no site que avaliou o carro e que vc nao concordou com nada! é tipo eu confio em vc NA, mas tudo que vc disse sobre o carro NA é mentira.

          • Rods

            É a mesma snsação que você sente quando chega em caa e vê todos os TOyotas da sua família…. Que você já disse possuir. E quando comprar esse "carro" também.

          • Eugenio C.

            Maycon, o que você escreveu sobre os colegas se aplica a você mesmo também. Então, responda sua própria pergunta a respeito de seu comentário cotnra o Rods: "Vc provavelmente ficou em extase em dizer o que queria não foi? a sensação é otima né … falar o que acha né kkk é otimo."

      • ricardoglima

        Eber, conheci o carro pessoamete na pre-estreia do salão do automovel, e o acabamento interno é mediocre, comparável ao Mille.
        O painel central passa uma má impressão, os plasticos não são de boa qualidadee possuem rebarbas e desalinhamentos.
        Internamente o carro é muito grande, os bancos são confortaveis( para a proposta), porém ele está totalmente fora de faixa de preço.
        Mesmo tendo um bom motor(antigo e depenado por sinal) e um bom cambio, ainda assim ele deveria concorrer diretamente com Mille, Ka, Clio, Classic e afins.
        Em resumo, é um bom carro, só não vale o quanto custa, mesmo falando no nivel Brasil de preços.

        • Sim, no mesmo tom do que falamos. O acabamento é fraco, mas a montagem é boa. Os bancos são bons, o comportamento dinâmico é bom. Mas falta muita coisa, é um carro muito pobre se comparado com concorrentes diretos.

        • carrosempre

          Na verdade, a Toyota fez uma pequena melhoria nos plásticos para os modelos em série, inclusive limitou a abertura do imenso porta-luvas (antes batia no joelho)

      • Armstrong

        Algumas pessoas esquecem que quem está avaliando o carro são PESSOAS de alta credibilidade, e não um robô no modo automático ou um colunista que não pode rebater os comentários feito em seu próprio blog.

        A avaliação está de parabéns Eber. Eu achei ela bem imparcial, dando ênfase tanto nas qualidades quanto nos defeitos do veículo. Adoro quando saem essas matérias que ultrapassam o "maria vai com as outras" dos comentaristas.

      • ragandroid

        Sem querer entrar nesse "papo" de vocês, mas na parte que a NA diz:

        "Até porque quem compra um Etios hoje em dia ao invés de levar um HB20 ou um Onix para casa, preza coisas como boa mecânica e confiabilidade acima de visual externo."

        Na minha opnião realmente é forçar um pouco.

        Sinceramente acho muito cedo para questionar a qualidades desses itens no "popular da Toyota",
        existem diferenças muito grande de mecânica de um carro de categorias diferentes mesmo estes sendo de uma mesma marca.
        Não adianta o cara querer comprar um Etios achando que vai ter a mesma confiabilidade que um Corolla.

        Fica dica :)

        • Eugenio C.

          Inclusive sites indianos se queixaram da mecânica do carro…

        • Id_Moreira

          Concordo com você, até porque a frase induz o leitor a pensar que a mecânica do Etios é superior à do HB20 e a do Ônix, bem como a pensar que Hyundai e GM não são tão confiáveis quanto à Toyota.

      • Jorge

        Acho que um ponto interessante a ser citado é o fato do toyota etios ter conseguido 4 estrelas no latinncap

      • Felix_S

        Sinto Eber, mas nessas horas vc precisa ter mais cabeça fria e responder sem essa carga emocional. Afinal, aqui (eu acho pelo menos) todo mundo te respeita muito. Responder com objetividade é o passo lógico para um blog que caminha para o profissionalismo (não me leve a mal)

        • Eugenio C.

          E quando gastamos nosso tempo comentando, é porque apreciamos o site, e muitas críticas podem ser apreciadas de forma construtiva. Na minha opinião, o Rods criticou o carro, antes de criticar o texto. Deletar por motivos emocionais comentários de leitores que muitas vezes envolve muito tempo perdido com pesquisa de dados técnicos é desrespeito com o leitor sim.

          • blindzector

            O Rods, ele ja tem trauma de Etios na vida dele!

            Nao e a primeira vez…nem a segunda… terceira… e ai vai!

        • Maycon102

          Não precisa de cabeça fria não! Quem fala o que quer ouve o que não quer. É um baita egoismo esculhambar com o cara que fundou esse site com muito trabalho…
          é por gente sem respeito com o fulano da 1º resposta que muitos site eliminaram a opção de comentários em suas paginas. niguem é obrigado a ouvir coisas do tipo…
          o cara não tem um carro de teste e acha que sabe mais que o Eber que testou.
          Eu não gosto dos carros da GM simplesmente pelo design externo, não posso me dar ao luxo de dizer que o motor é ruim, que tem rebarbas, etc. Ter um critério logico é uma visrtude que poucos tem.

          • Eugenio C.

            Maycon, sou moderador de duas comunidades relacionadas a assuntos diversos, e por vezes não sei mais do que muitos membros delas. Isso não me afeta nem me impede de moderar, postar informações ligadas aos temas da comunidade e comentar as postagens dos membros. Mas pelo posto de moderador, muita gente pensa que eu sou algum especialista, e me critica com mais veemência do que a outros membros, e não dá para ficar explicando o tempo todo, então eu apenas ignoro comentários que possam soar ofensivos. Limito-me, quando muito, a desfazer mal entendidos com a máxima polidez possível, e só deleto comentários claramente ofensivos à pessoa de algum membro. O Eber não precisa ter medo de um comentário de leitor, precisa? Quem precisa ter medo são as grandes editoras de revistas, que mentem e erram pra caramba, sem assumir jamais.

          • Felix_S

            Se tirarem o direito de comentar dos blogs, eles afundam. Essa é a razão do sucesso desta fórmula, que permite uma interação e participação do leitor. Tirou isso… ou se todo mundo concordar cegamente, aí perde a graça. Pra que trocar idéias com pessoas que apenas pensam da mesma forma e me acenam positivamente? Muitos aqui já tiveram diversos carros (em casa foram uns 15) e como se trata da visão do usuário comum (a grande qualidade do NA), daí a experiência pessoal de cada um ter de fato seu valor. Por isso eu digo: cada um tem a sua opinião, nenhuma é necessariamente a mais correta.

          • Rods

            Em primeiro lugar….

            Eu não "esculhambei" com o cara….. Se ele se sentiu ofendido que fale. Você não é advogado dele.

            Em segundo… Onde faltei com respeito????

            Difícil é não querer enxergar a verdade…. Esse é o pior cego.

      • fep

        Merecia uma ótima resposta Eber, e você deu. Isso é inaceitável vindo realmente de pessoinhas que apenas tem raia de um carro, é idiotice e você falou muito bem. Esse tipo de gente mancha e distorce qual quer Blog ou site.

        • Maycon102

          O pior é que 140 pessoas ainda positivaram ele!

          • Eugenio C.

            Isso significa algo, não acha?

            • Maycon102

              hummm colega tem um ditado antigo ´´ aonde a xxxxx o xxxxx vai atrás“ kkkkk
              Bom ok 140 é muito mas é que não adiantou nada ter 100 ou 200 , o carro junto com o sedân vendeu cerca de 3500 carros … o Etios inclusive vendeu quase a mesma coisa que o March que é um queridinho. Sabe eu nem vou me envolver mais sobre assustos do Etios aqui, tenha certeza que a toyota Tá rindo e está lucrando da mesma forma que o Mach não subiu ao pódio e está quietinho no seu canto… e a nissan tambem ta rindo.

              • marciors01

                O march é queridinho, e tem grandes limitações de volume de vendas por conta das cotas do governo.
                O interior do march é muito simples, mas não passa a impressão de ser um carro chinês, e na versão 1.0 pode ser comprado com tudo (menos abs, infelizmente) por 30k.
                Por sorte em menos de um ano ele será obrigado a vir com abs, então sim será um bom custo benefício.

            • blindzector

              Muitos nao leem a resposta por inteiro! Viu ele reclamando e pronto Joinha pra ele!

              • Eugenio C.

                Para vc saber disso, talvez seja porque vc mesmo faz assim. Mas eu leio tudo antes de positivar o comentário e antes de comentar também.

      • Maycon102

        é isso ai Eber concordo com voce! … a matéria não puxa saco do carro, está muito bem dita, um grande matéria com uma ótima avaliação. nota 1000 pela matéria e quanto ao carro, nao é bonito? ok! quais carros de entrada são bonitos que chegam brilhar quando vemos?

        Parabens pela matéria!

        • MM_

          Mas vc é acionista da Toyota, então sua opinião não conta. Hehehe.

          • Maycon102

            kkkkkkk aiai emm vcs tb são terríveis emm. quem me dera ser acionista…! :)

        • fep

          Não importa o número, o que importa é que o Eber está certo por que o profissional e quem entende do assunto e ele, só o Eber, nota 1000 tmb amigo.

          • Eugenio C.

            Pena que os profissionais da Toyota não entenderam muito do assunto na hora de planejar o Etios brasileiro…

      • victor

        Não estou defendo esse rods, só que temos que ver alguns detalhes: Você sabe que carro de imprensa sempre vem com melhorias, foi que aconteceu com o Onix e em todas as outras avaliações que vi, sempre apontaram a falta de de espuma nos bancos e que eles não eram confortáveis, enfim realmente são pouquíssimos os motivos para comprar esse carro, não estou defendendo ninguem, alias nao tenho e nem avaliei esse carro (e nem quero) só estou dando minha opinião.

    • Guerra

      Quem conheceu esse carro ao vivo, andou e sentiu o acabamento, vai poder tirar suas próprias conclusões. Eu acho que pegaram leve demais na avaliação em certos pontos. Mas isso é opinião minha, assim como a minha opinião do carro em sí que nem vou expor aqui.

      Gosto é gosto.

    • Aniev

      Esse carro é mais feio que o antigo UNO. Já imagino um diretor da montadora dizendo, manda esse lixo pro Brasil, lá eles compram MERDA e ainda pagam mais caro que o mundo todo ! Mas dessa vez não se deram bem não, vai ser o maior fiasco de vendas. Bom.. aqui no Brasil o pessoal compra Corolla e Civic e já acha que tem status, mesmo sendo roubado.

      • luizcrjr

        kkkk falou e disse!

        • Henrique

          Os bancos do Etios passam uma impressão melhor que os do aclamado HB20! Achei os do HB20 muito finos e com espuma muito macia…Antes das pedras, friso que falei dos BANCOS!!! rs

    • jpmocellin

      Rebarba pra tudo que é lado não foi o que eu vi na versão XLS, aliás, apesar do tecido dos bancos ser pobre, achei os mesmos bem macios. E o carro é muito agradável de guiar, portanto não acho que seja "um lixo". Tem suas qualidades e seus defeitos.

      • Isso…. ele é bem ruim de equipamentos mas é gostoso de guiar.

      • lucianorj

        De fato, as críticas ao carro na internet são um tanto exageradas. O maior problema do Eitos é o custo/benefício e o design. De resto está muito próximo aos carros da categoria. Os plásticos do tão criticado painel na versão mais completa passam a sensação de mais capricho que a concorrência. O painel central ao vivo é até interessante, sendo o volante de ótima empunhadura. Não vi nenhum problema de visualização dos instrumentos, que pese o espaço diminuto dos indicadores digitais. A direção elétrica é, novamente, muito superior ao restante dos concorrentes dado a sua leveza em manobras. Fora a questão mecânica – a ser testada com o tempo. Acaba que a crítica exagerada ressalta os (poucos) pontos fortes do carro quando se vê ao vivo e se faz um test drive. Aliás, o plano de manutenção tem valor bem baixo.

        • bedotRJ

          "Não vi nenhum problema de visualização dos instrumentos, que pese o espaço diminuto dos indicadores digitais."

          Me empresta seus óculos! rsrsrs

          Zoeira, mas é que achei bem pequenos mesmo!

          Quanto ao plano de manutenção, taí outro aspecto positivo. De fato, o vendedor da Kurumá que me atendeu de uma forma um tanto marrenta enfatizou essa parte dos custos de manutenção, mostrando um folder com preços de revisões e de trocas de componentes como palheta do limpador de parabrisa e outros de desgaste natural. Não há como negar: os valores são realmente competitivos. Uma pena que isso deixe de ser vantagem, dado que esses números estão embutidos no preço fora de propósito que a Toyota pede pelo carro.

          • A Toyota deveria colocar uma lupa como item de série para o Etios, realmente a visualização daquele visor digital é triste….

        • Pedro

          Camarada, gostaria de acrescentar o custo da manutenção programada. A mais cara,pela tabela, ficou na casa de R$420,00 nos 40 mil km…enquanto no fiesta,meu antigo carro,ficava na faixa de R$830,00. Quase a metade. A revisão do Onix também é mais cara.

          • blindzector

            Pedro, estes valores sao do Etios?!

        • Eugenio C.

          Olha, se um carro tem custo/benefício ruim, mas bom design, o consumidor brasileiro compra. Agora, custo/benefício ruim com design ruim? Vai comprar por quê?

        • marciors01

          Meu problema com o etios não é a aparência, claro que gosto de carro bonito mas sou mais racional na escolha de um carro, o que eu não consigo aceitar é este interior horroroso, ninguém merece aquele painel.
          Não estou pedindo luxo não, até mesmo o painel de um mille é mais interessante do que este do etios, sem nenhuma dúvida pode-se dizer que é o pior painel entre os carros feitos aqui, até mesmo os chineses tem painel melhor.
          Se o etios tivesse um interior como o do march, que já é fraquinho, eu compraria o carro.

    • BflavioSa

      Esse carro é podre, meu Cliozinho RT 1.6 8v ano 2000 era carro de entrada e dava de 1000 a 0 nessa bucha!!!!

      vai um comparativo:
      http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliaca

    • EikeBatista

      Eu concordo com o Rods. Eber tinha que aceitar mais as opniões.

      • marciors01

        Não vou dizer que o Eber está certo pela forma como reagiu, mas o rods não deu uma opinião, ele literalmente disse que as afirmações do Eber não era verdadeiras, e isso pode ser interpretado também como uma afirmação de que o Eber estava mentindo.
        Fazer criticas construtivas é sempre válido, ofensivas não.

    • W_Costa

      Parabens amigo pelo comentario, concordo plenamente, ate Celta tem boa dinamica, confiabilidade, custo-beneficio e ainda eh bonitinho e tals, mas eh uma lata de sardinha sobre rodas, brasileiro esta mudando (finalmente) e ficando mais exigente, em parte gracas aos sites/blogs como o NA aqui que nos mostra a realidade la de fora e nos deixa cada dia mais inconformados com o que querem nos empurrar goela abaixo por aqui como o dito cujo desta materia. Continuemos criticos, todos nos, so assim teremos produtos de qualidade de verdade nas maos, novamente parabens Rods. Ja o Eber tem sido emotivo mesmo nas replicas e imparcial demais nas avaliacoes, devia criticar com mais veemencia defeitos tao grosseiros como esses do Etios, pois apesar de o painel ser de plastico e ainda mole, teceu elogios ao seu acabamento, eh como ja diceram por aqui , o Etios nada tem a ver com a tradicional eficiencia Japonesa que estavamos acostumados a elogiar e admirar.

    • Lúcio Seabra

      Amigo comprei um Etios e posso te dizer que tem uma mecânica muito superior em relação ao motorizando maquiado do coisinha no Ônix, infelizmente neste caso beleza não é tudo, não da para comparar um motor de bloco e cabeçote de alumínio que tem corrente ao invés de Coreia dentada, só vai trocar com 200.000 km, outra o caro brinca nas retomadas, e o interior não é tam ruim quanto falam faça um teste drive e veja. Em relação a preço tem jogo na concessionária, o HB 20 e Ônix estam em falta os caras só vendem no preço cheio e não dão nenhuma cortesia, se quiser comprar é que compre.

    • Ronilson

      Concordo totalmente com as opiniões citadas acima… esse Etios é mesmo uma verdadeira porcaria!!

    • apneto

      mas é toyota, praticamente um corolla bla, bla, bla…

    • JNeto

      CONCORDO EM genero numero grau… perfeito…

    • ToNemAi_

      Toma cuidado com o que você fala, sempre tenho um ou dois comentários retirados porque não agrada a quem postou a noticia, mas não abaixa a cabeça não amigo, e seja feliz com suas opiniões. Gosto do NA e acho q todo dia vejo só quando viajo que não tenho tempo direito, mas nunca vou deixar de colocar minha opinião agradando ou fazendo uma raiva crescer como já vi vários e sem motivo, pois não conseguem manter uma linha de descução sem ofender ou com outros recursos. Abraço amigo!

  • Rafael_rec

    Gostei desse novo layout das avaliações. Agora todas as informações estão agrupadas em um único post, deixando tudo muito mais fácil e prático.

    • Obrigado Rafael, esperamos que agrade a todos.

      • juninho1000

        Assim ficou muito melhor!

      • Edson Roberto

        Eber, mas a partir de agora, será então uma avaliação total em um unico post? Se for assim, eu achei otimo, mas percebia que parte da sua estrategia de dividir seria de certa forma para ganhar "ibope" se assim podemos dizer, não ?

        • Isso, um post só. Antes fazíamos separado pra detalhar mais, só que dá pra detalhar a mesma coisa em um post só.

    • fabiohai

      Também gostei deste novo layout das avaliações, foi uma medida que tornou a leitura e a compreensão das informações muito mais prática e organizada. Agora quanto ao carro, imparcialmente falando ele está posicionado em uma faixa de preço que há vários produtos de qualidade e equipamento superiores, ele deveria concorrer em preço com clio, ka, mille e celta. Agora em minha humilde opnião confiabilidade mecânica quase todas as marcas neste segmento tem, então não é um argumento tão racional gritante como a toyota divulga aos quatro ventos.

    • Carlos_brown

      Eu vou precisar de um tempo pra me acostumar, acho que gostava da expectativa da próxima matéria, especialmente os vídeos, mas concordo que ficou mais prático realmente. Quanto ao carro, acho que a Toyota deveria ter seguido o exemplo da Hyundai, já que por aqui ela tem Status de fabricante de carros de luxo ela deveria ter caprichado um pouco mais no seu popular, aquele puxador quase trazendo o acabamento junto foi de mais pra mim.

    • mauricar20

      Concordo!! Muito melhor…

  • Hellvins

    Olha achei bem honesta a avaliação do carro, digo até que pegaram leve, por que o carro tem problemas graves!

    • fl4v10r04l

      Fiquei impressionado com a porquidão do acabamento!

      Na hora que foram acionar o botão do capô no vídeo quase que o painel arrancou na mão do cara!!!

      Pra quem não viu, é só ver o vídeo aos 4:01

      CHOCANTE!

    • Simplesmente esse carro é R-I-D-I-C-U-L-O , Quem compra esse carro merece sim ser taxado de trouxa, um carro de quase 40 mil reais e não tem nem iluminação no botões do vidro elétricos, é um ABSURDO , Vergonhoso esse Toyota sem mais..

  • Battousay_X

    Carro kro pelo que oferece.. pelado, acabamento fraco.. tem seus prós na motorização, mas brasileiros não levam isso muito em conta,

    Resumo: vendas fracas, mas que devem dar um lucro exorbitante para a toyota vista que ela vende um krro por 40mil que custa 15.

  • João Vitor Couto

    Eu achei muito bacana o novo formato das avaliações do NA, todas as impressões e vídeos em um único post, economiza espaço e é um layout mais clean!!
    Parabéns NA!!!!

  • Dornnelles

    Ótima método de avaliação… quanto ao étios, o desing é quem mata o carro pelo valor nele pedido, no resto é bem interessante.

  • EduardoRN

    Por esse preço, por mais que tenha alguma qualidade, não tem quem me faça comprar esse carro. Os carros da categoria logo acima estão com o preço inicial pouco acima dele e se pesquisar-mos compensam mais que ele.

  • MarceloAmorim

    Andei no top XLS 1.5,muito agradavel de guiar,responde bem ao acelerador,confortavel,mas é feio,nao compraria.

    • cavevolution

      Tem um bom conjunto mecânico, mas mesmo assim o design não compensa.

    • é feio e nem iluminação pra você de noite ver os botões do vidro elétrico tem né. kkkk'

    • LeandroLM

      Esse carro é bizarro.

  • Rodriguetos

    Etios é concorrente dos Liffan e chineses da vida…Está longe de se aproximar dos HB20 e Ônix.
    Compro um Celta mas não compro um Étios. Carro feio, simples e caro. March dá uma surra nele.

    Infelizmente, Toyota lançou errado. Errou feio. Só boa mecânica (tendo com base outros modelos da Toyota) não convenceu os brasileiros.

    • cavevolution

      A Confiabilidade mecânica da Toyota não foi capaz de animar as vendas do Etios. Está difícil de achar um na rua, principalmente a versão sedã.

      • Gabriel_Nint

        Infelizmente tenho visto muito Etios (hatch, sedã só vi uma vez) nas ruas de SP. Até me preocupou um pouco.

        • Eugenio C.

          Eu vi dois hatches e nenhum sedã nas ruas, até hoje. Agora, Onix e HB20… nossa… devo estar sendo perseguido por eles.

    • duhehe

      Ela não se ligou algo que as outras marcas já entenderam, o brasileiro ve cada produto de uma forma diferente !

      Queria muito uma Ranger Limited ou uma Edge … mas nem por isso compro um Focus que é oq minha grana permite !

  • alvarovalves

    O problema não é o visual, mas sim a montagem porca, a falta excessiva de equipamentos baratos, que não acrescentariam grandes quantias ao já inflacionado valor final, como computador de bordo, ajuste de altura dos cintos, ajuste de altura dos bancos, retrovisores elétricos, e principalmente alto falantes atrás, e não somente na frente.
    O Capô sem pintura faz você pensar sobre o fato de que o carro no Brasil já é caro o suficiente para você jogar seu suado dinheiro fora em um modelo em que a montadora não tem o menor respeito por você como cliente, e te entrega uma peça do carro, que ao ser aberta fica visível com um acabamento porco e sem pintura, simplesmente na lata.
    Eu até compraria o Etios, mas desde que essa versão XS 1.3 custasse com os mesmos equipamentos R$ 31.990,00, como o carro custa mais de 6 mil reais a mais, eu nem passo perto da concessionária Toyota.
    Uma pena, porque eu já fiz o test-drive, e achei o Etios 1.3 bem superior em dirigibilidade do que o HB 20 1.0.

    • Guerra

      Excelente ponto de vista. Concordo com você.

    • otavioamartins

      O problema não é o visual? Ish, gosto é gosto. rsrs

      • Eugenio C.

        Se você ver o hatch, perceberá que ele não é horroroso, apenas não tem nenhum atrativo nem parece moderno. Mas o sedã… melhor sair correndo.

    • Carlos_brown

      Só fazendo um destaque na questão da falta de pintura da parte interna do cofre do motor, parece que o carro foi pintado numa oficina de fundo de quintal e faltou jornal pra proteger a lataria.

    • Edson Roberto

      Alvaro,
      Tirando a parte onde vc reclama o obvio do Etios, só me atenho a seguinte situação e citada pelo Eber: O pessoal fala da falta de pintura no capô (parte interna) dizendo algo relacionado a desleixo ou corte de custos. Entretanto, o mesmo recebe manta acustica no capo para redução de ruidos provenientes do motor.

      Há muitos carros no mercado que fazem pintura mas não tem o tratamento para evitar os ruidos provenientes do motor. Não que o Etios seja o melhor exemplo, entretanto ele possui coisa que um Palio que disputa o mesmo preço do Etios não tem. São itens que eu particularmente dou mais atenção do que uma pintura que geralmente não vejo. Se de um lado eles tiraram do outro eles colocaram. O que acho realmente falta no Etios é como vc disse, de equipamentos baratos que se foram dados como opção e ainda, melhorar o pacote de itens de série do produto.

      • SilenceBass

        Eu dispenso totalmente essa manta, prefiro que embaixo do meu capô tenha pintura (e o motor "grite), protegendo da maldita maresia (quem mora na praia tá "ligado")…

        • Eugenio C.

          Mesmo com a manta, a própria matéria cita o alto nível de ruído do Etios… ou seja, não vale muita coisa. Melhor um carro sem manta que seja silencioso do que um com manta de algodão egípcio tecida artesanalmente por virgens asiáticas vestidas com roupas de ouro e diamantes que faça um barulho irritante o tempo todo.

      • _Hofmann_

        Edson, respeito sua opinião, mas não concordo.
        "De um lado eles tiraram do outro eles colocaram" seria se tirassem a pintura do capô em prol de um maior nível de equipamentos, ou um acabamento melhor nas portas, ou bancos com mais espuma, mas não é o que ocorrre. Uma manta acústica com certeza não é mais cara do que a pintura do capô, portanto se trata de mais um dos infinitos cortes de custos desse carro. Aliás, essa discussão sobre os cortes de custos faria sentido em um carro de 25mil, jamais em um de 40. Um carro que como se já não bastasse a extrema escassez de equipamentos, o acabamento ruim, o alto ruído de rodagem, o design totalmente sem atrativos, o ar condicionado fraco, o interior sem nenhum detalhe diferenciado, ainda por cima não tem nem pintura embaixo do capô! Um carro que tem todos esses defeitos e economias de palito ridículas e ainda assim custa quase 40mil reais, preço de um Punto 1.4 ou C3 Origine, compactos premium com motores maiores, itens a mais e sem esses cortes de custo nojentos, típicos de um carro de extremo baixo custo, não de um desse preço. Isso não é nem um pouco plausível para mim e para a maioria das pessoas, por isso o carro não vende bem. E espero que continue assim até a Toyota ou desistir dele, ou melhorá-lo muito nos detalhes ou baixar esse preço em no mínimo 5mil reais. As qualidades desse carro foram jogadas no lixo por falta de bom senso da marca.

        • Edson Roberto

          Eu concordo com vc. Não tiro, acho que escrevi errado, mas é que só citei um pojnto que poderia ser positivo.

          Mas eu sincerametne nunca compraria um Etios. Mas sinceramente? Eu deixaria de comprar um HB20 1.0 também na versão de topo. É muito pouco para muito preço.

    • luizcrjr

      Tá tirando onda né? eu mesmo só compraria esse carro se ele custasse no máximo R$ 20 mil.

    • CitezenDementia

      Você compraria por 31990? Você é louco! Está na hora do povo dar valor ao dinheiro! Essa porcaria não poderia ser vendida por mais de 15 mil reais, e isso ainda é muito! O brasileiro precisa aprender o valor do dinheiro e do trabalho. Do jeito que está logo estaremos pagando 50 mil reais em carros pelados. Essas empresas estão rindo de nós, levando todo o lucro que conseguem para seus países de origem, onde, diga-se de passagem, não tem coragem de aumentar nem 1/10 os valores dos seus carros como fazem aqui! ABRAM SEUS OLHOS E NAO SUAS CARTEIRAS!!!

  • daviddiniz

    E eu achava o Logan espartano mas o ETIOS superou!

    Como um carro 2013 não tem um simples comando na chave? E essa abertura do capô me lembra o Ford Del Rey que tinha o mesmo botão para puxar o AFOGADOR(quem se lembra disso?) Aliáis o ETIOS não tem pintura(é 100% Primer) na parte interna do capô. Sério esse carro é para custar 20mil reais e não 40mil.

    Obs: O logan junto desse carro(principalmente o Sedan) é lindo uma obra de arte. Nem o Cobalt é tão feio assim.

    • dferraz88

      Concordo em tudo. Realmente o Logan eu achava espartano, mas esse foi fundo..rsrs.

      Parece sim, não só o Del Rey, mas a maioria dos carros da mesma epóca. Que apresentavam essa qualidade de plástico (mole) e aquele tipo de botão para abertura do capô..kkkkkkk Tecnologia de uns 25 anos atrás..rsrs

      Ah sem duvida, (como você comparou com o Logan) vou fazer uma observação, com 38 mil você compra um Sandero (em comparação com o Hatch) GT line 1.6 com rodas de liga aro 15" zero Km. Pra quem duvida, só olhar http://www.renault.com.br/Veiculos/conheca-e-comp….

  • Absinthe666

    39mil? é sério isso? Nossa ta explicado porque não vende, da para levar carros 1.6 bem equipados por esse preço
    esse carro era para baixar um pouco a bola e custar no máximo 34mil completo
    o visual é ruim mas a mecânica parece agradar e o resultado do crash test anima, mas por esse preço eu faço uma forcinha e levaria um palio 1,6 ou fiat 500

    • cavevolution

      Com R$39mil prefiro comprar um New Civic e ou Corolla usados com pouca quilometragem.

  • bbrasil2

    Na boa, esse carro só serve para empresa, somente nesse quesito eu vejo esse carro valer alguma coisa.

    • mho

      Nem para isso, pois existem versões mais baratas na concorrência e com os mesmos equipamentos.

      • dferraz88

        Verdade, mesmo com a mecânica robusta eu não consigo vêr vantagem nesse carro. Pelado ao extremo.

  • pauloreis

    a toyota pegou pesado, forçou a inteligência dos menos afortunados até. Tudo bem que todos querem o lucro máximo possível, mas, calma lá né…. é quase igual aos carros nacionais até os anos 90! pelado, porco e todo mundo achava que assim eram os carros… Pô Toyota! tem pecados ai em que nenhuma desculpa justifica! Aposto que, como as vendas estão em baixas, no próximo facelit – que deve acontecer logo – vão atacar todos estes pontos negativos – que são muitos alias… dai que já comprou vai ficar com uma bucha desvalorizada.

    • dferraz88

      Verdade, esse carro não deveria vender uma unidade se quer. Por este preço, essa qualidade péssima de acabamento. Também acho que a Toyota pegou pesado, para ela que achou que o cara que tem um Corolla iria querer comprar um Etios como segundo carro para a familia, só se for muito burro..kkkk

  • FabianoSR

    Eu já vi esse carro ao vivo e achei muito feio. A Toyota pisou feio no projeto desse carro. Para quem faz um carro como o Corolla, deveria ter feito um produto de entrada bem melhor. O HB20 deixa o Etios comendo poeira.
    Tem vários carros na mesma faixa de preço que são muito mais bonitos.
    E outra. Se a Toyota economizou até na pintura do carro, imagina o que não economizou na mecânica…

  • Gabriel_Nint

    Esse é o pior custo beneficio do mercado.
    Nunca vi um carro tão escroto como esse.

    O NA pegou leve, quase não falou dos defeitos e das economias ridiculas que a Toyota fez no carro. Nem citaram o fato dos cintos de segurança frontais não terem regulagem de altura. Nem citaram que o carro só tem air-bag duplo. Nem criticaram o preço alto, como sempre fazem na maioria das avaliação.

    Só acho que pegaram bem leve com o carro, que se fosse fazer frente aos carros de entrada, partindo dos 22 mil reais, seria o melhor da categoria (que é tudo porcaria mesmo), mas que nada justifica o preço dele como está hoje.

    Com o preço do Etios da avaliação da pra comprar uma infinidade de carros muito superiores. Por exemplo um Palio, Onix com tudo e até carros mais superiores ainda, como um Punto, C3 etc… Sempre muito mais completos e com motor maior. É incrível como a Toyota errou no alvo com esse carro.

    • Pegamos leve? Você leu mesmo as nossas críticas? Praticamente toda a parte destinada ao interior foi feita só de reclamações! Sobre airbag duplo, que carro de 38.000 reais tem mais que 2 airbags?

      Veja:

      "Quando entramos no Toyota Etios vemos ainda mais claramente que ele foi um carro desenvolvido para o mercado indiano. O quadro de instrumentos localizado no centro do painel é algo com o qual nós brasileiros não estamos acostumados. Isso acontece em alguns modelos da Citroen, mas neste caso o painel conta com algum requinte. No Etios não."

      "Mas no restante é um carro muito simples. A manopla do câmbio geralmente tem um acabamento cromado ou prateado nas versões mais caras de carros populares, mas neste Etios 1.3 XS de 38.790 reais isso não acontece, ela é toda preta, sem nada que a deixe mais bonita."

      "Os painéis de acabamento interno das portas não tem nenhum região com tecido, e as maçanetas internas também são de plástico sem acabamento prateado ou coisa parecida. Os botões dos vidros elétricos, localizados na porta do motorista, não tem iluminação. Como consequencia disso temos que ficar procurando onde está o botão quando saímos com o carro a noite."

      "A sensação geral que fica é de que os japoneses tentaram baratear o carro ao máximo. Tentaram extrair dele o maior lucro possível. É claro que isso acontece em todas as marcas, mas sempre respeitando um limite comum, para não cair no estranho. No Etios eles foram mais além. Como se não bastasse o que já comentamos acima, se você abrir o capô verá que não existe pintura na parte interior do mesmo, ou no cofre do motor. Fica uma sensação ruim."

      "O sistema de áudio tem uma qualidade de som fraca, e apenas dois alto-falantes, nas portas dianteiras. Quem vai lá atrás não escuta a música. O volante tem apenas uma (pequena) regulagem de altura. E uma versão de quase 39.000 reais mereceria regulagem elétrica dos espelhos."

      "O quadro de instrumentos tem uma aparência ruim, pois a escala de quilômetros por hora e das rotações do motor é pintada no plástico, ou seja, se trata apenas de um plástico e dois ponteiros por trás. Não temos computador de bordo, e o minúsculo visor digital mostra apenas o combustível do tanque e hodômetro total/parcial. Com o agravante de que se você estaciona o carro em uma subida ou descida, o marcador digital acaba mostrando um ponto a mais ou a menos, fica oscilando assim."

      "Existe uma certa escassez de porta-objetos na região entre os dois bancos dianteiros, pois não se trata de um console central completo, fica um vazio entre o freio de estacionamento e a alavanca do câmbio sem espaço para guardar pequenas coisas ali."

      "E, finalmente, se você mora em uma região muito quente, tome uma precaução adicional ao pensar em comprar um Etios: o ar-condicionado dele é fraco e não resfria a cabine por completo em dias muito quentes. A velocidade quatro, que é a mais forte, acaba tendo de ser usada com frequência e ainda assim a cabine não fica gelada."

      • Gabriel_Nint

        Realmente Eber, quando escrevi o comentário só tinha visto o vídeo. No texto as críticas estão em maior número.

        O ar condicionado fraco e o mostrador do combustível que marca errado em aclives nem foram citados no vídeo e o fato do cinto de segurança frontal não ter regulagem, que nem foi abordado (sendo que em praticamente todos carros de entrada isso vem de série).

        Sobre os carros de 38 mil reais que tem mais de 2 airbags, posso citar o Uno (que custa menos), o Palio, Punto, Gol, HB20 1.6 e varios outros, sempre com motores maiores.

        Deve ser bem difícil avaliar esse carro sem colocar ele em um comparativo, pois só neles que os defeitos do carro e seu preço muito acima da média soltam mais aos olhos. E pelo visto, esse carro só é bom andando, mas pelo preço dele, acho que temos carros tão bons quanto.

        Não é implicancia, sempre elogiei o site e o visito várias vezes ao dia. Mas acho que no vídeo a impressão que ficou foi bem diferente da do texto.

        • Ah sim, os vídeos falam apenas do comportamento na cidade e na estrada, não conseguimos falar de muitos detalhes do carro no vídeo de detalhes porque o vídeo de detalhes fazemos assim que recebemos o carro, quando ele está limpo e tudo mais.

        • Rafael4lves

          Amigão acho que você viajou em! Uno, Gol e HB 20 com mais de 2 air-bags? Isso non ecxiste!

          • Gabriel_Nint

            Me expressei mal, queria dizer que não apresentavam apenas ab2, mas também vinham com algo a mais, como ABS com EBD. Realmente, a minha frase parece que só quer dizer a uma maior quantidade de air bags, quando na verdade era a um pacote de segurança mais amplo.

            • Id_Moreira

              Mas o Palio, por exemplo, tem AB4 como opcional, coisa que o Etios não tem.

  • Renato R Machado

    O problema é a feiura hehehehe
    Interior horrivel
    Mal pintado
    Acabamento podrão
    Motor "non ecziste"
    Abrir o carro na chave tipo flinstons hehehehe
    Plasticos mole e poucos porta trecos
    Ventilação do ar condicionado do meio parece do tempo da pedra

    Eu não compraria nem por 20 mil te juro

    • Geanmatheus

      Por 20 mil eu compraria sim.rsrssrrs
      Mas voltemos a realidade.

      • GuiBashop

        Um amigo meu uma vez comentou que uma loja estava sorteando um Etios. Ele falou que se ganhasse o carro venderia por R$15.000,00 e ainda acharia caro de +. Hhahaha…

      • luizcrjr

        é o que o carro vale R$ 20 mil na minha opinião mais do que isso é lucro extorsivo!

  • ADimon

    Quando vi esse carro pela primeira vez, fiquei imaginando um grupo discutindo o programa "Jeitinho Toyota de aumentar as vendas, né?!". Daí surgiu isso que vemos como Etios.

  • vikey

    Assistir esse video no instante 11:02s mais ou menos, é pedir para vomitar! HAHAHAHHA

  • duduguazzi

    O problema dele não esta na mecanica. Fica nos aspectos gerais de pobreza extrema. Eu fui ver o carro pessoalmente e acho o interior dele comparavel em qualidade (as 4 unidades que estavam na CC eram assim) ao velho uno. Peças cheias de rebarbas e mal encaixadas, plastico simplório ao extremo, painel simples e de ruim visualizaçao (não pelo local mas por ser ruim mesmo de ver os numeros , fora a iluminaçao dos anos 80). Achei que apesar da dinamica boa eu jamais pagaria mais de 32mil nesta versao avaliada por considerar que não cumpre o minimo para tal.
    Eber, não vou contra sua imparcialidade pois concordo na parte da mecanica do carro, mas eu acho que a Toyota selecionou a dedo na montagem os carros da imprensa pois não vi a minima qualidade de materiais e banco em visita para conhecer o carro na CC de Florianopolis.

  • Cassianoccm

    Ficou bem interessante essa nova forma de apresentação da Avaliação NA. Agora não temos mais a ansiedade de ficar esperando cada post e cada vídeo.

  • Algeu Schreiber

    Sonho em dia poder ver uma avaliação de varios carros ao mesmo tempo, percorrendo o Brasil de norte ao sul, com motoristas "comuns", passando por todo tipo de estrada, pra ver qual carro aguenta o tranco mesmo. Teria muito carro "feio" fazendo bonito.

    • Fabio

      A contrapartida é que seria inevitável constatar carinhas bonitas fazendo feio!

    • Alex

      O problema maior nao e nem o estetico,e sim a falta de respeito da toyota em disponibilizar um carro tao espartano e com esse acabamento porco.

  • vitimsl

    Parabéns NA, ficou muito boa essa nova página de avaliações.
    Quanto ao carro, é caríssimo pelo que oferece. Esse interior não desce de jeito nenhum, impossível acostumar. E não gostei do consumo, pois o Onix mais pesado, com melhor desempenho e com um motor maior conseguiu ser mais econômico. Mas, infelizmente, no Brasil é uma opção a ser considerada, pois pelo menos é um carro seguro (até mais que o Corolla, vai entender…), característica que muitos dos seus concorrentes ficam devendo. Gostaria muito que esse ano o LatinNcap testasse o Onix e o HB20. Se eles empaterem com o Etios em segurança, não vejo motivo algum, nada que seja superior no Etios em relação aos outros dois.

  • Júlio César

    Muito boa a avaliação. Só discordo desse ponto: "Se você pensa no Etios como um carro para se dirigir e não para mostrar para os outros, começamos a ver suas qualidades."

    A pessoa que gosta de dirigir também quer conforto no habitáculo do carro, coisa que o Etios não proporciona e isso não é uma qualidade para mostrar para os outros e sim para o próprio condutor.

    • Conforto no habitáculo ele tem sim… você já andou em um?

      • ThiagoFernandes

        Pelo que entendi, "conforto" é toda comodidade possível ao motorista naquele nicho, no caso do Etios: acabamento da porta, porta-trecos, porta-copos, display reduzido, situação do Ar-condicionado, tudo isso entra em conforto também porque vai afetar o sua convivência ali.

        O banco e volantes parecem bons, além do acerto de suspensão. Acho que é isso.

        Ah, excelente avaliação!

    • bedotRJ

      É que conforto e espaço são conceitos complementares. Eu achei o Etios espaçoso e com rodar confortável, mas a parte de tato, o contato com os bancos de tecido simples e espuma dura e com os plásticos das portas, realmente prejudica o conforto em sentido amplo.

      Na questão do espaço, fica claro que a Toyota deu preferência ao transporte de passageiros, deslocando o banco traseiro tanto quanto foi possível. Então mesmo o hatch tendo entre-eixos curto, inferior ao sedan, é um carro que não machuca os joelhos de ninguém. Mas algo deveria ser sacrificado e este foi o porta-malas, de tamanho reduzido.

      • Edson Roberto

        Eu também achei adicionalmente que ele não é um carro para abraçar o condutor e principalmente para tratar bem o motorista, a preocupação foi como vc bem disse, ser meio de transporte. Ele na minha opinião é falho em ofertar pela faixa de preço, bancos que sejam mais "acomodativos" ao inves de serem macios para passar a impressão de apenas serem gostosos de se sentar.

        Pelo menos a impressão que tive entre Etios e Onix por exemplo, é que o Onix parece ser um carro até de patamar superior ao Etios nesse quesito. Mas como disse, é minha opinião e impressão do produto.

        • bedotRJ

          Concordo. Também fiz test-drive no Onix e ele é mais confortável do que o Etios, especialmente na questão da acomodação. Tem bancos mais confortáveis e materiais melhores. No conforto de rodagem, o Etios não é nada ruim – eu diria que está entre os melhores – mas o Onix é referência. Essa plataforma da GM visou nitidamente o antigo público da marca, o pessoal de Chevette, Monza e Opala, gente que gostava de passar em buracos sem sentir. O Onix e o Cobalt conseguem isso associado a uma boa estabilidade. Nesse aspecto, os carros da GM tiveram um projeto muito bem executado.

  • AlexandreCE

    Ar condicionado que não gela. De repente por isso é muito difícil ver esse carro aqui em Fortaleza. No nordeste o AC tem que ser congelante para poder esfriar a cabine em dias muito quentes e, também, para esfriar a cabine com certa rapidez todas as vezes em que o carro passa um certo tempo exposto ao sol.

  • bedotRJ

    O carro em si não é ruim. É silencioso, espaçoso, tem boa dirigibilidade e é até esperto. Mas, dada a sua simplicidade extrema, seu preço é acintoso. Quem não conheceu ou não viu os vídeos, repare na chave dessa versão, sem telecomando, na espessura do para-sol, na textura do "afogador" prá abertura do capô e nos comandos mecânicos prá abrir porta-malas e bocal do tanque: parecem produtos de R$ 1,99. Pelo conjunto da obra, tinha que custar no mínimo 10% a menos do que os valores pedidos pela Toyota. Por R$ 34mil nessa versão avaliada pelo NA, idêntica à que fiz test-drive, ele poderia ter alguma chance em função do bom conjunto mecânico. Mais do que isso, não dá.

  • Rodrigo

    Compartilho com a maioria sobre a feiura do carro. Mas, por curiosidade fui fazer o test drive, com direito a uma esticada por um trecho de estrada. Puxa carro gostoso de dirigir. Achei caro, mas muito prazeroso ao volante. Nao sei se compraria. Talvez se fosse um pouco mais barato. Mas recomendo o test drive.

    • O_Corsario

      Todo mundo diz isso. O carro é bem acertado, tem boa dinâmica, mas… Peca nos detalhes mais tolos e no preço.

  • DaysanF

    Achei que pegaram leve demais!!! Carro que foi feito para lucrar com os bobos brasileiros! Este carro deveria estocar nas concessionárias (assim como novo clio)…

    Pegaram leve demais… o preço deste carro não condiz com o que ele entrega!!!

  • bedotRJ

    Alô, Eber, uma pergunta: esse novo formato das avaliações, agrupando tudo em um único post, só será válido para o Etios ou passará a ser padrão?

    Minha opinião: ainda que seja algo menos ágil, preferia o formato antigo. Acho que dilui mais os comentários sobre cada carro avaliado. Com esse atual formato, o limite de 100 mensagens para 'esconder' as respostas a cada comentário será atingido mais rapidamente. E as discussões não serão tão aprofundadas.

    Se os demais usuários quiserem emitir suas opiniões a respeito, creio que seria válido como um bom feedback ao site.

    • vitimsl

      Pegando carona com o leitor "bedotRJ" Eber, não seria possível eliminar essa função de "ocultar" os comentários quando o número passa dos 100? Eu particularmente não gosto disso. Bom, fica a dica, isso se grande parte dos outros leitores concordarem também.

      • Não tem como, é configuração padrão do Intense Debate.

        • vitimsl

          A sim, entendi, não sabia…

    • Será padrão mesmo….

      • bedotRJ

        Então talvez seja possível até aumentar o ritmo de publicação das avaliações. De repente é o caso de sair avaliando versões e motorizações diferentes de carros que já foram avaliados. Exemplos: já foram avaliados Cobalt 1.4, Etios 1.3 e March 1.0. Com o novo padrão, dá prá avaliar Cobalt 1.8, Etios 1.5 e March 1.6. Isso seria interessante.

        • Ah sim, tem como fazermos isso… mas lembre-se de que cada carro avaliado tem de percorrer 400 km para vir até MG e voltar, não é tão simples….

          • Maycon102

            Nossa é um bom percurso mesmo! e o triste é que tem gente que avaliou o carro pela internet kkkk

  • edy_caceres

    Achei que ele não vendia bem por ser feio, mas vendo esse detalhes ta pior que carro chines, 34 mil nesse etios! nem se fosse o unico carro do mundo.

  • Felippe Fiori

    Paguei 40.000 no meu punto attractive completo com todos opcionais modelo novo.

    • W_Costa

      Mais tem gente que acha mais vantagem dar 50 paus num Onix 1.4, fazer o que neh…., boa compra amigo, tambem tenho um, quebrei meu paradigma com a Fiat.

  • junior436068

    Toyota Lixios – esse deveria ser o nome. E por "falar" em nome, como no Japão dá-se um valor sobrenatural a honra e ao nome, que os executivos da Toyota pratiquem o harakiri, pois desonraram-se com essas porcarias caras e mentirosas vendidas em nossas terras.

    • Rods

      A margem de lucro desse carro é muito maior que a honra deles….

  • MecanicoDigital

    Achei muito pouco carro pelo que cobram dele. Não é nada melhor do que o que já temos de opções no mercado, e mesmo suas qualidades, no meu ponto de vista, são insuficientes para compensar os defeitos.
    Um detalhe que achei ruim foi a caixa de câmbio, em uma posição muito vulnerável. Quem rodar em terrenos acidentados ou regiões esburacadas pode ter problemas por falta de proteção e mau posicionamento deste componente.

  • bakana420

    Meu deus, quem é louco o suficiente pra comprar esse lixo??
    Esse carro é pior que carroça… Pensei q nunca veria um carro "moderno" pior que o UNO antigo, mas a Toyota conseguiu se superar!!
    Pior é já ter ouvido uma pessoa falar que ia comprar "porque é um Toyota"…

  • Leo_Galo

    Não preciso falar nada a respeito desse carro, essa reportagem já falou tudo! Concordo em tudo na reportagem. Fiz um test drive na Toyota em Belo Horizonte, onde daria meu Sandero de entrada numa carroça dessa. Mas fui apenas por curiosidade, porque já sabia que não levaria. E só falo uma coisa, que desempenho ruim, que interior feio, que exterior feio, calota feia! Meu Deus do céu!

  • junior436068

    Mais uma grande porcaria vendida em nossas terras. Os executivos da Toyota deveriam se envergonhar.

  • claudiohf

    Também gostei da nova forma de apresentação. Tudo num tópico só. Mais facil de achar as informações!
    Parabéns!

  • O_Corsario

    É uma pena ver tantas qualidades construtivas e dinâmicas jogadas na privada por falta de bom-senso em pequenos detalhes.
    E o preço… Completamente errado. Está sempre brigando no andar de cima com as armas do andar de baixo. Daí não dá, sempre tem uma opção melhor, exceto para os toyoteros, que são a nova versão dos volkistas ou gemeiros de antigamente.

    • É isso mesmo… se fosse um carro com mais atenção aos detalhes, seria um bom popular.

      • Edson Roberto

        Eber uma curiosidade no ar condicionado…
        Como eu não tive como testar como vc fez, pode me dizer, será que a posição da saida de ar mais para o passageiro não poderia ter sido o motivo para a falta de circulação do mesmo?

        E outra duvida, é muito barulhento o ar condicionado em nivel 4?

        • Não é isso, mesmo direcionando pra mim ainda não gelava muito… e ele não é muito barulhento não….

  • Samuel

    ou o carro é bonito por fora, ou bonito por dentro, ou barato…
    o etios nao é nada disso

    só vi UM em porto alegre

  • Vitão

    Gostei da avaliação, foi bem justa e imparcial…. Citou bem os pontos fracos do carro, mas tbm levantou as qualidades do carro…..

    Infelizmente o Etios cobra karo pelo q oferece, devendo estar numa categoria bem abaixo do q a Toyota espera……

    Temos como resultado as vendas pífias deste modelo….. Merecido!!

  • BlueGopher

    Apesar de estar há décadas no Brasil, a Toyota não aproveitou todo este conhecimento acumulado para definir qual seria o carro "barato" ideal para ser produzido aqui.
    Parece que a definição foi feita no Japão, e os técnicos aqui do Brasil tiveram pouca ou nenhuma influência nesta decisão.
    Ou talvez, pelo grande respeito que os japoneses têm por seus chefes, eles teriam aceito o Etios sem ousar discordar ou discutir com a matriz o erro que seria esta decisão.

    • O_Corsario

      É estranho, pois parece que foram feitas diversas clínicas…

      • Eugenio C.

        Se tiverem mencionado os preços nas clínicas, é realmente estranho. Se não mencionaram, o povo deve ter pensado que viria com o preço dos pelados 1.0… e aí poderia valer alguma coisa. Mas que nada.

  • MSantos

    Porque a toyota não lançou o yaris? Um carro muito mais desenvolvido tecnologicamente e bonito.

    • Jorge_Armado

      Porque estamos em um país onde a votação no BBB ultrapassa os 30 milhões de votos e a quantidade de assinaturas para o impeachment de Renan Calheiros está em 300 mil…

      • luizcrjr

        Nada a ver o big brother fez sucesso em diversos países principalmente nos desenvolvidos, é um programa de tv, uma distração apenas. O Brasileiro precisa é de educação mesmo, dela se produz a sabedoria.

  • Pedro

    Recentemente adquiri meu Etios XS por R$ 36.500,00 + R$ 380,00 de alarme = R$ 36.880,00. Nesse valor eu tentei ver o HB20, contudo fiquei esperando cerca de 5 minutos para ser atendido por um vendedor no telefone e cerca de 30 na concessionária. Se a venda é assim, imaginei o pós-venda e nem vi o carro.
    Já o Onix, por esse preço, não tinha rádio,nem direção ELÉTRICA,nem vidros traseiros elétricos, nem motor 1.3(por esse preço era 1.0), não tinha abertura da tampa de gasolina interna. Ou seja, na faixa de preço que comprei foi sem dúvida o melhor…
    Para comparar o Etios ao Onix 1.4, deveria-se comparar o Etios 1.5(XLS) e não o 1.3 XS.

    • O_Corsario

      Mas… Chegou a ver Gol? Uno? Palio? Fiesta Rocan?

      • Pedro

        Tinha fiesta, o Etios é melhor. Gol com tudo que veio no Etios saia mais caro. Palio já tive e não terei outro. Uno nem se fala. Fiz diversos comparativos e o Etios se destacou para o que eu precisava. Fiquei quase dois meses pesquisando e não pagaria o valor que foi informado(38900,00),mas numa campanha por 2400,00 a menos eu fechei negocio sem pensar.

      • rogeriulima

        Queria uma novidade e se esqueceu dos já estabelecidos que não estão devendo nada perante os novos e são encontrados a pronta entrega e com desconto.

    • rattrap587

      Casou com o carro amigo. Agora a separação vai te custar caro.

      Só uma "perguntenha": Experimentou ir em outra concessionária GM ou de outro fabricante? Porque se você pagasse um pouco mais, levaria um produto muito melhor pra casa!

      • Pedro

        Fiquei 2 meses pesquisando carros. Poderia levar carros mais bonitos, não melhores. Na faixa de preço que paguei, só carro sem Abs ou sem Air Bag ou sem retrovisor elétrico….ou 1.0. Meu fiesta antigo é de 2002/3 e tá com 92 mil rodados. Peguei um carro para rodar muito com ele, um carro seguro(muito bem classificados no teste de segurança,cujo nome me esqueci)…Peguei um carro cuja tabela de manutenção é MUITO inferior a das demais marcas. Não pretendo me separar tão cedo dele.

        • PEDRO_HAWK

          Você pagou R$ 36.880,00 no seu Etios. É o hatch ou sedan?

          Lembro que em março de 2012 (nem tinha essa de IPI) fechei negócio pra minha mãe num Fiesta RoCam sedan 1.6. O carro tem AB2 e ABS, além de vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, volante com altura ajustável, som, A/C, DH, travas e alarmes elétricos. Tudo por R$ 36.900,00.

          Acho que você queria algo novo, e pagou o preço que as novidades costumam cobrar. Mas opção melhor pelo mesmo preço ou até mais barato (estou me baseando pelo que você procurou) até que tinha, viu?

          Mas já comprou e agora não adianta mostrarmos opções. O que importa agora é que ele te satisfaça.

          • Pedro

            Falae Xará…
            Comprei o carro agora em janeiro de 2013. Hatch. Eu tinha um Fiesta RoCam hatch e até tinha cartão de bonus em outro,mas em janeiro um Fiesta RoCam Hatch com airbag,abs, sem som, sem vidro traseiro/retrovisor elétrico,mas com computador de bordo tava por 34990,00 a pronta entrega também. Isso sem o desconto que teria direito. Observação:1 ano de garantia contra 3 da Toyota…fora os preços das manutenções muito mais caras na ford…eu olhei bem…esse carro que vi foi o mais barato que achei na ford…com desconto já…não lembro da regulagem de altura desse fiesta se tinha ou não…a DH do FIesta parece mais mecânica…e falo isso por 6 anos de fiesta…o Etios me dá DElétrica…
            O IPI voltou em janeiro aumentando 2% a cada mês…
            Sempre gostei do fiesta, eu prefiro o Etios…melhor de dirigir…não fica dando problema na hora de engatar a ré,como acontece nos fiestas…isso me irritava muito..haua
            Abração

    • Landrutt

      O PÉSSIMO atendimento nas concessionárias da Hyundai, sejam CAOA ou HMB, parece que é o padrão. Dá a impressão que só contratam gente despreparada para lidar com o público. Em dezembro fui com minha irmã olhar o HB20 e na primeira concessionária daqui ficamos um tempão olhando os carros no showroom e só depois de uns 15 minutos foi que uma vendedora apareceu. Não sabia explicar nada sobre o carro, se limitou a abrir o 1.6 Comfort Style que estava fechado e disse que ia rapidinho enviar uma nota fiscal para um cliente e sumiu. Outros possíveis clientes estavam na mesma situação, transitando entre os carros e vários vendedores ociosos, rindo e batendo papo, sequer chegavam pra perguntar se podiam ajudar. Fomos embora e na outra, também HMB, situação parecida, vários vendedores sentados nas suas mesas mexendo nos computadores e apenas um, que chegou depois, se apresentou, e pelo menos foi atencioso.

    • MM_

      Acredito q vc comprou o q achou melhor para vc, mas nao compare venda com pós vendas, achando q uma está relacionada com a outra.

      Quando comprei meu Nissan fui atendido na sala vip com participacao do gerente da CCS. Que nao quis nem saber do que se tratava quando eu tive inumeros problemas com o carro e o lixo do pos vendas da Nissan.

      • Pedro

        Você está certíssimo MM_….o que eu quis dizer é q normalmente vc é bem atendido na venda, pois querem vender o produto e meio q "esquecem" desse bom atendimento no pós-venda. Eu fiquei preocupado se a venda já não era boa…(onde eles levam a grana)…fiquei imaginando quão ruim poderia ser o pós-venda. Não tenho informações do pós, mas a venda em si achei horrível…

      • fschulz84

        Ah mas é sempre aquilo… Na hora de comprar, você é rei, mas na hora que já comprou, esquece…

        Não digo isso somente em automóveis… Qualquer outra coisa…

        São raros os "vendedores" que te dão auxílio forte mesmo depois de efetivar a venda… Eu tive sorte, comprei um ap na planta, a corretora se mostra muito prestativa, mesmo depois de já ter recebido a comissão.. Mesmo quando o assunto é referente a construtora e não da corretora onde ela trabalha, ela me presta todo o auxílio possível… E sei bem que isso não ocorre em todas… Tenho amigos que depois que o corretor recebeu a comissão, sequer atendiam o celular… No geral, posso dizer que pós-vendas no Brasil é fraquíssimo, para não dizer inexistente…

    • Oliveirão

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dá vontade de dar risada. Têm gente que recomenda um Fiesta velhão com um projeto de 12 anos de uso em vez das 4 estrelas do Etios e que é lançamento???? E depois reclamam que a Kombi é ultrapassada???????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso aqui virou festival de comentários hilariantes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Preferem epelhinhos e penduricalhos, igualzinho a 500 anos atrás. E parabéns ao Pedro. Fez a escolha que mais lhe a agrada e não foi nessa onda dos "entendidos" de carro.

      • Pedro

        Obrigado, Oliveirão…

  • paulluis

    Parabéns Eber, você analisou o carro da forma correta, ou seja, andando nele, sem achismo, sem preconceito ou seguindo a onda da galera, muito bom. Quanto aos outros que são contra o carro, acho que eles têm razão quanto ao acabamento e custo benefício, em relação ao estilo acho que tem coisa muito mais feia andando por ai, de resto o carro é bom, mas como sempre aqui no Brasil, muita gente vai preferir um Gol 1.0 último tipo com toda a sua tecnologia!!!

    • rattrap587

      Meu caro, quem gosta de charco é sapo! Quem compra esse carro, merece essa porcaria.

      • paulluis

        Você prefere o que?um carro com motor jurássico da GM ou VW?Se for GM pelo menos tem aquela telona linda do My Link no painel pra disfarçar e dar uma cara de moderno ao carro, não é mesmo???…

        • Rafael_rec

          O motor que você chama de jurassíco anda bem, consome pouco e atende totalmente ao requisitos do carro. Então pra que reclamar.

        • rattrap587

          Pra ser sincero prefiro. Pode ser Fiat ou Ford tb. Qualquer carro meia-boca dá um coro forte no Etios… Pudera… Não é preciso muito esforço pra isso.

          • paulluis

            Perfeito!!bem de acordo com a mentalidade jurássica do brasileiro, que aceita tecnologia ultrapassada e fica satisfeito com uma cara bonitinha, o pensamento da maioria é: afinal pra que serve bloco de alumínio, 16 válvulas, duplo comando, corrente no lugar da correia, 4 estrelas no Latinncap??só marketing claro!!afinal a mecânica e os nossos motores 1.0 são muito melhores que as desse Etios…

            • Eugenio C.

              Tirando o motor e as 4 estrelas do LatinNCAP, vc pode dizer que o Etios não seja um carro ultrapassado?
              O Corolla vende bem… ele é o mais moderno de seu segmento?

              • Oliveirão

                O que o Corolla têm a ver com issoo!!!!!! Afffffffffffffffffffffffff

              • paulluis

                mais ultrapassado do que o Gol, Celta, Mille e cia com certeza não é…cada país tem o que merece…e em relação ao painel, por que ninguém fala mal do painel do mini???

  • Mr. Car

    R$40.000,00 seria o meu limite para a compra de um 0km, e por este preço,julgo que encontro algumas opções de melhor conjunto em vários concorrentes.

    • bedotRJ

      Bem seco prá vc, Mr.Car, por R$ 40mil: Etios hatch XS 1.3 ou 500 Cult??? kkk

      • Mr. Car

        O 500 custa um pouco mais, mas precisa responder, he, he, he? Off-topic: seu irmão já se recuperou do trauma de vender aquele maravilhoso Escort GL? Confesso que fiquei balançado, e até arrependido quando descobri que o comprador colocou kit-gás naquele espetáculo totalmente original e conservado. Eu teria poupado o carrinho desta heresia. Doeu!
        Abraço.

        • bedotRJ

          Nem eu sabia que o comprador tinha metido um kit gás no Escortão. Uma heresia e uma traição. O cara pagou preço de relíquia e veio com papo de que era admirador de antigos e que iria preservar o carro. Isso pesou na decisão do meu irmão de passá-lo adiante, além do fato de ter perdido a vaga coberta que tinha apalavrada para guardá-lo. Realmente, não dá prá confiar na palavra desse pessoal. Agora só deixo meu irmão comprar outro antigo se tiver certeza de que ele tem onde guardar.

        • O_Corsario

          Credo. Outro dia tinha um sujeito se vangloriando de ter um marea turbo com kit gás… Acho um contra-senso completo, mas enfim…

  • rivo_

    Resumindo: lixo querendo se passar por carro com preço adequado para pegar compradores sem noção. Mas é um niposacana então na cabeça(vazia) de alguns é bom.
    B)

  • EduOrtiz

    É uma porqueira esse Etios, a Toyota tentou empurrar qualquer coisa para o povo brasileiro.

    • Jorge Loureiro

      meu amigo vc ta enganado o etios veio para superar o HB20 em comforto economia e desenvolvimento e o interior e show debola.

  • LFCruz

    Obrigado, mas não, obrigado. Essa historinha de racional, que sabe o que quer e bla bla bla pra mim não convence não. Carrinho pra brigar com populares de entrada (Celta, Uno, Ka e etc) e olha la. Nada que justifique o tal preço

  • _William

    O carro custa tudo isso, e você tem que mexer do retrovisor com o dedo, não é elétrico. Vidro não é um toque. Se você quiser abrir o capô na pressa, tem perigo daquela peça plástica toda vir na sua mão. Acabamento interno ridículo, a chave não tem nem telecomando pra abrir as portas. Peças da lataria sem pintura,aquele treco ridículo no meio no painel, no meu ver dificulta a leitura de velocidade e outros itens, de repente não num dia limpo e tranquilo, mas quero ver pegar aquela chuva pesada, tráfego intenso, moto passando de todos os lados, e você precisar ver alguma informação ali, vai acabar batendo o carro. Ar condicionado deficiente, o acabamento das portas é todo em plástico, não tem nem tecido na área de contato, pelo menos se você tiver com fome num dia quente, dá pra fritar um ovo com bacon nas portas, se não for isso, vai fritar seu braço, falta vários itens de conforto no carro, ele tem escassez até de porta objetos, o carro é todo capado. O motor é 1.3, tem comportamento regular e consumo regular, não é nada demais que mereça tanto destaque assim por parte da imprensa pra tentar justificar alguma qualidade, justamento por ser REGULAR. No meu ver, o carro tem que ter uma "harmonia" entre todos os aspectos, como beleza, digiribilidade, conforto, segurança, acabamento interno, e etc. Claro que cada carro puxa mais pra um lado e nesse segmento não dá pra ter tudo, mas aí o carro ter pouquíssimos pontos positivos como o Etios, não dá pra considerar esse carro nem como regular, menos ainda por esse preço.
    Se ele partisse desse mesmo jeito da avaliação, fosse do preço do Mille, já daria pra começar a pensar se valia a pena ou não, mas nessas condições atuais, sem chance, é insanidade.

    • DiegoBernardo

      Fato, fora que amigo não sei se voce entrou em um, mas a parte inferior do painel afunda sem fazer muita força, é tão porco que para levantar o tampão do porta-malas só tem uma cordinha, não são duas, e um amortecedor para a a tampa do porta malas…

      • _William

        É um dos únicos carros que agradeço por não ter entrado..rs
        Esse carro tem umas economias que não dá pra entender, claro que deve ter dado uma redução de custos enorme pra Toyota ( e consequentemente mais dinheiro no bolso dela), mas do ponto de vista do consumidor, são coisas que fazem o carro micar ainda mais.

    • O_Corsario

      Mas vc está se esquecendo do engenhoso sistema de resfriamento do porta-luvas… Feito com um rombo no plástico!

      • _William

        Esse porta luvas é bizarro, fora que abre em cima das pernas né pela tampa desproporcional!

  • Rodrigo

    Acho que a frustração maior do brasileiro com relação ao Etios (e por consequência, a Toyota), vem do fato de que quando a Toyota decidiu abrir uma fábrica para produção de um popular, muitos (inclusive eu) achavam que seria para fabricar aqui o Yaris ou mesmo o IQ, que são projetos bons, baratos e consagrados. Porém o sonho caiu por terra quando ela anunciou que seria o Etios, o mesmo indiano que lá custa cerca de US$7 mil.
    O problema não é o Etios ser feio, mal acabado, fraco ou ter um consumo apenas regular. O problema é custar caro. E tanto o NA quantos outros participantes do fórum já disseram isso inúmeras vezes. Quanto a isso, o mercado irá cobrar. Afinal, não é fácil uma montadora investir milhões de dólares numa fábrica que não trará o resultado esperado, então ou eles baixam o preço, ou mudam de produto. Acho que esse será o desfecho para o Etios no Brasil: competir com os "verdadeiros" populares e sair dessa faixa de R$35 a R$40 mil.

    • luizcrjr

      R$ 20 mil e nada mais.

    • Pedro_Rocha

      No caso do Etios sedan ele é muito inferior em relação à concorrência (Cobalt, Versa e Gand Siena), pois nem ele tem retrovisor elétrico nem câmbio AT. Particularmente, acho que quando o novo Corolla evoluir para o AT6 do Camry (conforme rumores) eles vão usar o AT4 no Etios.

  • Marcus

    Não consigo achar um item se quer, bonito nesse carro!

    • Eugenio C.

      Nem as pessoas da propaganda são bonitas… kkkk

  • LucianoRN

    Esse carro é tenebroso!

  • Supramagnus

    Esse carro e o preço dele são um acinte… tanto que encalhou aqui e na Índia também. Espero que venda cada vez menos, a ponto da Toyota lançar algo que valha a pena comprar nesse segmento.

  • douglas_bm

    Qual a sensação de dirigir um carro com painel de instrumentos no centro do painel? Não prejudica a segurança? Minha opinião pessoa sobre o carro:

    – Achei o design exterior bem estranho e o interior muito simples, apesar de ser um carro que concorrerá no segmento de populares.
    – Motorização parece ser boa, injeção multiponto, pela análise e pelos comandos de válvula, não deve ser um carro bom de torque em baixa.
    – Suspensão dentro da normalidade.

    Parece ser um carro bom para quem não deseja ou não tem grana pra pegar um sedã médio, porém, existem opções melhores, principalmente onix 1.4.

  • otavioamartins

    Me lembro aqui de uma palestra que participei do professor Waldez Ludwig. Ele disse que tudo que é "mais ou menos" não emplaca, não tem futuro, não tem graça. Se perguntarem a você sobre um carro e você responder: – Ah, acho esse carro "mais ou menos". Pode esquecer, não terá sucesso. É igual água morna, tem coisa mais desgradável que água morna(para beber)? Não! Ela é nem lá e nem cá. Considero o Etios muito "mais ou menos". Ainda mais com esse preço de quase 39 mil no completo. Amanhã estou indo pegar o Onix LT 1.4 e não me arrependo em nenhum momento da compra. Nem dá para comparar entre um e outro. Ah, outra coisa que lembro do Waldez Ludwig: ele disse que muitas empresas fazem a "melhoria do cocô". Esse Etios pode até vender na Índia, que não tem nada a ver com o gosto brasileiro. Ai trouxeram ele pra cá e tentaram melhorá-lo para nossas condições (suspensão, etc.) Concordo que também seja uma "melhoria do cocô". Por mais que melhore, sempre vai ser cocô. Etios, muito obrigado!!!

    • rattrap587

      Perfeito comentário. Não adianta nem passar perfume. Cocô é cocô e acabou!

    • _William

      Só que no caso, ele é a "piorada do cocô" né, porque trouxeram isso pra cá a preço de ouro, pelo menos lá na Índia dever ser mais barato.

      • SilenceBass

        INFINITAMENTE Mais barato, se fosse lançado com o preço de lá (7 mil dólares, equivalente a 15 mil reais) seria "um estouro", mas mesmo assim cheio de ressalvas, pelo que estou lendo (acabamento, etc).

  • jnasser

    Sobre beleza ou feiura, é bem relativo. Eu particularmente não acho feio. Agora, o painel é realmente sinistro. Consigo imaginar umas 1000 maneiras de melhorá-lo visualmente sem gastar muito, mas parece que deixaram tosco de propósito. Talvez o propósito do Etios seja convencer as pessoas a levarem um Corolla……..

    Se fosse uns R$ 25.000 eu até pensaria em comprar. Mas, por favor né Toyota, pinta o cofre do motor. Coloca regulagem de altura no cinto. Não é pedir demais.

    • Eugenio C.

      Só se o propósito fosse convencer as pessoas a levar um Corolla de segunda mão, porque o novo também custa bem caro em comparação à concorrência. Mas, ah, "não dá nenhum problema"… (na minha opinião, pode causar problemas mentais).

  • edu

    Parabéns Eber. Gosto muito de ler o site.
    Agora, tu nao tinha vergonha de passear com esse carro por ai? Ainda mais sem película! kkk eu ficaria..
    Não vejo vantagem nenhuma em comprar esse carro.. caro, RIDÍCULO, manco, FEIO, beberrão, HORRÍVEL. esse mostrador tem q ter binóculos pra ver as informaçoes.
    Não acho q se compre um carro pra se mostrar, claro q tem gente q faz isso, mas vc pagar uma fortuna num carro desse e toda vez q vc olhar, vomitar, é tenso!
    De novo parabéns.
    Abraço.

  • Tenho que discordar do pessoal acima e dizer que a avaliação foi boa e imparcial, a única diferença que notei foi o pouco animo do Eber, animo de velório… hauahuahaua

    Só não concordei com o consumo ser bom, por ter um bom torque e relação de marchas mais adequadas, o consumo deveria ser pelo menos melhor que o do Onix. Também senti falta de uma critica mais rígida sobre o painel, acho o painel muito pobre levando em conta o preço, também faltou aquele velho puxão de orelha que o Eber no preço do carro. Essa avaliação me lembrou muito a avaliação do Logan, um carro feio de interior espartano, mas que possui qualidades que deve agradar os consumidores racionais, tal avaliação é condizente com a opiniões de outros veículos de informação sérios.

    O maior erro do NA foi ter colocado mais informações escrita do que nos vídeos, parece que vocês vivem esquecendo que o pessoal assiste os vídeos, olha as fotos e não lê a matéria… :p

  • Jorge_Armado

    O painel/ acabamento pode ser resumido em apenas 1 palavra: L-I-X-O

  • Pedro Gabriel

    Esse carro SE fosse permitido ser vendido nos EUA não valeria 2.000 Dolar

  • GuiKiev

    Duas coisas.

    É seguramente o compacto mais seguro (redundância proposital), já que teve 4 stars no Latin NCap. Onix e HB20 não foram testados ainda…
    É seguramente um dos carros mais feios da categoria, brigando farol por farol com Onix e Agile e seguramente o mais pobre de todos na faixa de preço.

    • bedotRJ

      Vários compactos não foram testados. Exemplos: Clio, Ka (c/ airbag), Sandero (c/ airbag), Uno (c/ airbag), Fiesta, C3, Punto, os chineses etc. Mesmo para quem leva os testes do Latin NCap em consideração, só será possível dizer que o Etios é o mais seguro quando todos forem testados em configurações idênticas às dele.

  • fabiano menon

    olha nada contra a toyota pois no momento e a maior montado seguida por perto pela vw , mas eu nao acho nem o corola bonito nem sua picape hilux, quem dira desse tal de ettios simplesmente horrivel se fala tanto em qualidade porque ele nao encara um golzinho ap pra ele ver o que e um carro de verdade campeao mundiual de endurance.

    • fabiano menon

      ettios que coisa feia quem compra casa quero ver revendelo daqui uns tres anos

  • Xico Pires

    Além de externamente ser bizonho, esse painel no centro é… feio e bizarro. Numa boa, quem prefere esse carro ao invés de um Onix/HB20 é louco (ou ganhou ele na raspadinha).

  • A frente dele até que nao é tao bizonha, mas essa traseira tanto no sedan quanto no Hatch chuta que é macumba !

  • gcarlos

    Parece q o pessoal se agradou mais do lay out da página do q do carro propriamente, ficou de mero coadjuvante.

  • toledo121

    que merda de carro, olhar pra uma coisa dessas da vontade de vomitar

  • MARCELOCAR

    Por tudo que foi exposto na matéria, eu não compraria um Etios.

  • Readgis

    Olha, os Daewoos da extinta GMB podem até ser feios, mas pelo menos têm mais personalidade que essa coisa aeh.

    Ps.: Isso não é um elogio.

  • Marcos

    Jesus poe a mao e abençoa, como a toyota tem coragem de colocar um carro desses a venda no nosso mercado, afasta isso de mim rsrs.

  • Biancolino

    Olá.

    Levei meu Etios 1.5 X sedan (com ar) para a revisão dos primeiros 10mil KM, tranquilo, sem qualquer problemas no carro.
    Eu o comprei tem quase 4 meses e digo que é um excelente carro quanto a dirigir, excelente, potente, rápida resposta e não canta tanto pneu assim não.

    Enfim, o acabamento é bem pobre mesmo, porem, ainda tolerável… Paguei R$900,00 por ano de seguro, no plano de 3 anos da Toyota, o carro tem um consumo razoável, 12,5km/l na gasolina na cidade Sorocaba e estrada fez 14km/l na gasolina… Alcool eu não utilizo mais, pois consumo de 9km/l na estrada no maximo. Mais antes tinha um astra 2011, gastão demais, só não dá para comparar os carros…

    No mesmo tempo da compra do Etios, comprei um HB20(10/10/12), dia do lançamento oficial e até o momento não recebi o carro… Não sei quanta vantagem em se comprar um HB20… Recebi até o cartão de primeira revisão do HB20, maid o carro nada.

    O Etios é um carro muito bom, espaçoso e forte para dirigir. Recomendo.
    Agora, se ele é msis bonito ou tem o estilo moderno, esquece… O meu veio sem mostrador de rpm. A velocidade é sempre menor do que mostra(comparado com gps)…marca 120km/h mais está a 104hm/h… Marcador de combustivel, quando tem 2 pontos para terminar, quando apaga um deles, já começa a piscar… Fiquei parado no meio da marginal pinheiros por falta de combustivel…Tem que ir aprendendo como carro…

    No mais, perfeito para a famila.
    Abraço.

    Renato Bianco

    • bedotRJ

      O problema é o preço pago pelo que se leva. Essa versão X que vc levou não tem: radio integrado, contagiros, vidros elétricos e travas elétricas. Fora o que também falta nas versões mais caras, como o telecomando. Você abre a sua porta na chave, não controla o regime de rotações do seu carro e tem que fazer um mega-contorcionismo para travar e destravar as portas traseiras. Essas coisas seriam aceitáveis se vc tivesse comprado esse carro por, vá lá, uns R$ 33mil – e ainda estou tendo alguma boa vontade. Mas um Etios Sedan 1.5 X c/ ar, ainda que saia com desconto, não vai custar menos do que R$ 37mil (na tabela é R$ 38.890,00). Com todo respeito à sua escolha, não é aceitável pagar um valor desses prá ter tantas limitações.

      • Biancolino

        Realmente. Por isso coloquei as travas e alarme nele apos comprar, paralelo. Sem contar que o radio original é ridiculo, por isso comprei um de meu gosto, com central multimidia e coloquei, gastei R$1400,00 em tudo.
        E na epoca de compra estava nummomento delicado da minha vida, mudando de cidade, sem carro, pois devolvi o que era da empresa… Aluguei um celta por 1mes… Ai comprei o Etios no lançamento, não tinha opçao de Onix e HB20 ainda… Para mim, o carro é excelente dentro das limitações de conforto que a Toyota porcamente economizou neste carro…

        • ocduarte

          Acho seu depoimento muito sincero e digo até elogiável, lúcido. Mas nessa faixa de preço você não considerou outras opções, carros que entregam mais conforto, melhor acabamento e mais recursos, já comuns à maioria, pelo que pagou no Etios?

        • bedotRJ

          Vish, então vc largou mais de 40 conto na criança. Admiro sua coragem e não tenho motivo prá duvidar das qualidades que vc enxerga nele – e que, realmente, ele tem. Mas mesmo que vc esteja satisfeito, insisto que haveria opções melhores em CxB, com as mesmas características, a valores iguais ou menores.

          • carrosempre

            Poderia citar algumas?

            • bedotRJ

              Claro que sim. Que tal o Cobalt LT 1.4 ou 1.8? Que tal o Nissan Versa (tem três versões, de R$ 38mil a R$ 43mil)? Que tal o Grand Siena por R$ 39mil (com motor 1.4) ou R$ 42mil (com motor 1.6)? Que tal o Fiesta Sedan 1.6 completo por R$ 37mil? Que tal o Logan 1.6 16v com câmbio automático por R$ 39mil? Que tal o Symbol Privilége 1.6 16v super-completo por R$ 36mil?

              Tá bom?

              • Pedro

                Posso me intrometer, betoRJ???
                Vi alguns do carros que vc citou agora nos meses de dezembro/janeiro. Depois de muito pesquisar na internet, realmente vi carros por esse preço,principalmente Renault, mais completos e de melhor acabamento, mas vi zilhões de reclamações dos usuários. E reclamações do tipo..o volante parou de funcionar no meio da estrada…levei o carro para arrumarem um problema e volto com mais…Todas as pessoas que eu,particularmente, conheço que perguntei sobre renault reclamaram de alguma coisa. Por isso, EU sai de qq carro Renault. O Versa com Air Bag é a partir de 44 mil…
                Realmente o Fiesta é uma boa opção e tem muitas coisas por um valor menor que 38 mil…mas a garantia é de um ano e as revisões caríssimas.
                Eu to vendendo meu fiesta e conheço o carro…tem muitos prós e muitos contras. Não conheço o Gran Livina para falar algo dele.
                PS:Paguei 36,5mil no meu Etios XS em janeiro 2013. Por esse preço, achei que valeu a pena. Por 39mil eu não compraria.

    • rattrap587

      Nossa cara… Tem que ser muito tranquilo pra não botar fogo nesse carro… Mal acreditei no que vc escreveu!!!

      • Biancolino

        É complicado ter opiniões e gostos diferentes hj em dia… Fique uma semana dirigindo este carro e vc notará que ele é muito prazeroso de dirigir… As faltas de conforto de imediato faz com que ele seja minimizado, porem, eu estou gostando dele… Fico meio chatiado de vê-lo de longe…rsrs mais é um bom carro sim.

    • Pedro

      Renato,peguei o meu XS 1.3 e também não tenho críticas ao carro quanto a desempenho e segurança. Entre pegar um carro com 1.3,bons desempenho e segurança a pegar um carro bonito sem abs/air bag,fico com a primeira opção.
      Liguei 3x para Hyundai e não conseguir ser atendido para comprar o carro…imagina uma revisão…
      Outra…o Onix também está demorando muito para chegar…previsão de só para março ou seja…com mais aumento de IPI…

      • Biancolino

        Pedro, realmente não tenho o que reclamar do carro… Rodei 10mil KM em 3 meses e pouco, carro muito bom…. Carrinho bonito por ser bonito, prefiro um Etios.

      • bedotRJ

        Li o seu depoimento algumas mensagens acima e vi que vc conseguiu algum desconto no preço de tabela. Isso minimiza as limitações que o Etios possui e reduz parcialmente a desvantagem dele em CxB. Ainda assim, fica a questão: será que não haveria, no valor que vc pagou, alguma outra opção que fosse mais completa, mais equipada, mais bem acabada e com melhor CxB? Esse é o problema do Etios.

        Valor honesto para a versão 1.3 XS do jeito que é: R$ 34mil. Passou disso, aí complica.

    • LucianoRN

      Parabéns pela coragem!

  • Felipe

    O principal problema do Etios não é o seu visual externo, e sim a falta de cuidado e capricho que a Toyota deveria ter com o pobre carro. Não somos trouxas, Toyota!

  • Junior

    Cara, P#t@ vontade de enfiar esse carro no poste… só isso!!!!

    • Rafael_rec

      Pelo menos a chance de sair vivo depois é grande.

      • Pedro_Rocha

        Agora vai fazer o mesmo com um Mille, que TREME O TETO até em buraco de estrada e digo isso por experiência própria.

  • joao silva

    Eu gosto do etios,democracia é imparcialidade.

  • rattrap587

    Que carro sem-vergonha!!!! Faltam-me palavras… Esse Etios confere à palavra "medíocre", novos e piores significados.

  • Felix_S

    Esse é o carro que nem me interessei em fazer o test-drive, pois sei que nunca iria comprar mesmo. Sobre a boa mecânica e dinâmica, creio que o Onix e Gol também nada devem. Assim, fica fácil entender porque as pessoas "odeiam" tanto esse Etios (a Toyota não deverá errar na próxima vez…espero)

    • Oliveirão

      O cara fala que nunca fez um test drive nessa merda da Toyota e depois fala que o Onix e o Gol nada devem neste quesito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • SilenceBass

        " Sobre a boa mecânica e dinâmica, creio que o Onix e Gol também nada devem"

        Tem que ler antes de opinar, meu caro.

        • Oliveirão

          Ele botou "creio" depois.E mudou o texto depois também. Têm de saber dos fatos antes de querer opinar.

  • SilentRJ

    Honestamente, acho o celta, uno, ka e o gol carros muito mais honestos que esse carro. Por 39 mil você encontra Fiat Palio 1.4 (numa queima de estoque talvez até o 1,6) no Rio de Janeiro.

    • bedotRJ

      Fala, Silent! Cara, Por R$ 39mil na Fiat, vc compra Punto Attractive 1.4, Palio Essence 1.6 Dualogic, Palio Sporting 1.6 manual e Grand Siena Attractive 1.4. Chequei outro dia, num tour de visitas que fiz com um amigo interessado em comprar um 0km dessa faixa – acabou levando um HB20 1.6.

      Nem levei o cara prá conhecer o Etios porque sabia que não seria interessante. Conheci o carro sozinho, numa data posterior. E apesar do bom conjunto mecânico e da qualidade de rodagem, ficou evidente que está sobrevalorizado no mínimo em 10% em relação ao que deveria custar.

      • SilentRJ

        Fala, Bedot!

        Pois é, está muito caro mesmo. Aproveitei que consegui juntar uma grana e troquei o meu Kazinho 1.0 2008/2009 por outro carro, aguardo e-mail para te enviar as fotos da nova carreta! Abs

  • Andrey

    Eu particularmente achei esse carro horrível, no exterior e mais ainda no interior. Não daria 38 mil nunca.
    Aqui onde eu moro só vi um até hoje, espero que encalhe as vendas desse carro e a Toyota traga ao menos um popular descente para o Brasil.

  • Caparroz

    Agora que em uma só página é lançada a avaliação completa sugiro deixarem pelo menos 10 dias como destaque. No momento não posso ler tudo isso e tirar minhas próprias conclusões do carro.

  • anderson_sp

    O que foi dito aqui, é o mesmo que alguns outros portais, inclusive "concorrentes" disseram, é um carro indiano parado e japonês andando, apesar de sua feiura, ele tem seus pontos positivos.

  • Hellvins

    Olha entendo que o Eber ser dono do site, mas sou de opinião contraria, a avaliação foi honesta, mas pegou muito leve em alguns quesitos, quesitos importantes, como falta de tecnologia básica do carro, vamos lá:

    O carro é ausente de computador de bordo , até o Novo Uno mais barato tem computador de bordo.

    O carro e estável nas curvas, foi citado, mas com menos enfase que foi dado em outros blogs automotivos.

    E principalmente o material e qualidade do carro, não se pode falar que o carro é rustico, mas os materiais, foram cansativamente criticados por vários outros blogs, não acredito que seja uma noticia desencontrada, afinal só aqui que eu ouvi falar que o carro é confortável.

    Em geral a avaliação foi até honesta, mas acho que a alguns pontos comparando com a avaliação de outros carros foram mais duros com o HB20 e o Onix do que com o Eitios!

  • Paulo Henrique

    A única coisa que ainda leva alguma pessoa a comprar um Etios é o fato de ele ser um Toyota e só, porque externamente até o Fiat Mille é mais bonito que o Etios.

    • bedotRJ

      Não é verdade! Eu cheguei a fazer uma promessa: em troca de um determinado desejo, eu compraria um e teria que ficar por pelo menos 3 anos com ele. Só que o desejo não se realizou! rsrsrs

      • Eugenio C.

        O desejo era passar dez dias sozinho com a Angelina Jolie? rsrsrsrsrsrs Tem que pedir uma coisa bem difícil para não ter o azar de comprar um! kkk

        • bedotRJ

          kkkk… não chegava a tanto. Mas vou fazer o seguinte: vou fazer outro pedido, incluindo uma Angelina Jolie. Só que nesse caso, prá ficar à altura do prêmio, ao invés de um Etios qualquer, a paga vai ter que ser aquele modelo 1.3 basicão da grade preta. Na cor verde alface e no preço de tabela, sem desconto! Quantos dias a Angelina vai aguentar andar nele comigo, sem ar condicionado e abrindo o vidro na manivela?? rsrs

    • YoOdEx

      kkkkk Boa! Acho que é exagero meu e pegação no pé.. mas será que MIlle, Celta, e Ka não possuem um interior e cuidado nos detalhes melhor? O Clio eu nem falei por que esse tem com certeza!

  • Jassen Joseph

    Se a mecânica for confirmada como ''ótima'' somada ao bom pós-venda da Toyota, possivelmente será um bom usado da q a uns dois anos, essa carro que sai por 38 mil vai estar custando quanto? 20? Isso se a mudança vier a galope como é previsto, boa dirigibilidade, confiança na marca, bancos confortáveis, bom espaço interno dois anos de uso, acho q será uma boa oferta no mercado de usados, mas APENAS lá, já que seus concorrentes diretos provavelmente não irão desvalorizar tanto. Quem sabe, quem sabe, pra feiura eu não ligo, só pro preço que está deveras errado, um Mille de 38 mil reias, trágico, a tentativa foi boa mas deu em merda Toyota.

  • MateusPicapeiro

    carro tosco!

  • Matheus Souza

    Pra que compra esse carro se tem Onix e HB20…..

    • Eugenio C.

      … e mais um monte de opções, como C3, Punto, Idea, Grand Siena, enfim uma lista enorme de carros com os mesmos equipamentos e melhor custo-benefício?

  • Rafael_rec

    A tampa do motor é daquele jeito mesmo ou esqueceram de pintar?

  • kikofar

    Há 2 semanas deixei meu Corolla numa revisão numa concessionária Toyota daqui de Brasília e pude perceber vários Etios no showroom. Como era final de janeiro, muita gente ainda voltando de viagem, salário já acabou… (rs), vi um baixo movimento no salão. Segunda-feira passada voltei para buscar uma peça encomendada e ao atravessar o showroom, vi muito movimento, pessoas olhando carros, mesas dos consultores de venda ocupadas, mas os Etios no fundo, todos "pouco visitados", durante os 15 minutos que fiquei lá dentro.
    Quanto à reportagem do NA, ao ler a frase "Ele parece sim um modelo que teria sido lançado uns cinco anos atrás", seria um pouco mais crítico. A frente do carro, essa espécie de "cara derretida" que chega a ser uma unanimidade de tão feio, o faz parecer do início da década passada… 2002, 2003, no máximo! rs
    CONTINUA…

  • kikofar

    Fucei bastante no carro e a minha impressão é que o tecido é fraco e de aspecto pobre. Os plásticos internos, sobretudo o das portas lembrou-me aquelas peças inteiriças horríveis de feia que a VW aplicava nas portas da família Fox (1º geração).
    Não vou falar da "balança Filizola" porque já está repetitivo. A telinha com a indicação da gasolina é de difícil visualização pra mim que não tenho grau algum nas vistas. Fico imaginando um(a) senhor(a) de idade fazendo o mesmo… O tempo que levei para enxergar as 3 barrinhas acesas torna o fato perigoso no anda e para do dia a dia. Por fim, o carro que me levou pra casa era (pra minha tristeza, um Etios). Acheio a desenvoltura boa, mas às custas de aceleradas mais fortes, com o barulho invadindo a cabine mesmo. Achei que o ar gelava bem. Em termos de qualidade, o som é digno de um típico carro "popular" brasileiro. Meia boca!
    CONTINUA

  • kikofar

    Em algumas irregularidades, percebi alguns barulhos no habitáculo interno, mesmo sendo um carro de test-drive (ao menos estava adesivado como tal). Assustou-me a grande diferença no desenho do painel, para outros modelos da mesma faixa de preço. Tudo muito reto, muito simplório, o painel superior não se comunica com o console. Enfim, comprar um Etios é algo que pra mim, na faixa de preço dos 35-40 mil não se justifica num modelo tão singelo (no sentido de simples). Ao chegar em casa, brinquei com o motorista, que é conhecido meu de várias outras revisões, que a impressão é que a Toyota desenvolveu o motor e a plataforma e a chinesa Effa fez o resto do carro. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • OLAVO

    O PAINEL DESTE CARRO É HORROROSO!!!!!!

  • Antonio Henrique

    Parabéns pelo novo formato de avaliação! Está muito melhor!

  • andresluzala

    Continuo com a minha dúvida: não sei quem é pior, se foi o lada ou se é o Etios.

    E se não bastasse a bizarrice sobre rodas, trouxeram o Prius pra garantir o primeiro lugar do carro mais feio do Brasil.

  • ocduarte

    Ficam batendo nessa tecla de 4 estrelas no Latin NCap como se não fosse questionável o fato do carro ter sido testado antes de ser posto à venda ou seja, pode, assim como o modelo disponibilizado para testes da imprensa, ter recebido alguns melhoramentos para não fazer feio. Não digo que a Toyota preparou o carro especialmente para o crash test, mas fica sob suspeita pelo fato do carro não ter sido comprado no mercado, como os demais, mas cedido pela Toyota.

  • alan godoi

    sou mais meu J3 …….esse sim, bem melhor que esse feioso

    • carrosempre

      Realmente, o J3 andando menos e com apenas 1 estrela (contra 4 do Etios) é bem melhor.

      • Supramagnus

        Mais aí vem a questão: a superioridade do Etios nesses quesitos justifica a diferença de preço?

        • paulluis

          cada um sabe quanto vale sua vida…

    • Fabio

      Parada duríssima!

      • Pedro_Rocha

        Já fui censurado por fazer essa piada, mas pelo menos no Etios talvez dê para fazer o velório com o caixão aberto no pior caso…

  • W_Costa

    Pra quem tem paixão por carros (como eu), não o define apenas como um meio de transporte particular, o Étios é apenas isso, um meio de transporte particular de bom custo-benefício, nada mais, certamente para consumidores racionais (de sangue frio) e que colocam o fator custo acima de tudo, porém acho que o consumidor de automóveis brasileiro (hoje bem mais exigente) merecia algo melhor da Toyota, que tem sim potencial pra lançar um veículo interessante e competitivo em nosso mercado.

    • YoOdEx

      Será? Só pelo custo befeficio, acho que Fiesta Rocam, e Sandero por exemplo são carros bem melhores. Não fica nessa miserinha nos detalhes, além de ter motor 1.6, comportamento exemplar e espaço interno excelente. Ele seria bom custo beneficio se custasse mais barato, na faixa de um Ka, Celta, Gol G4, Clio. R$ 30.000,00 num carro pelado pelado pelado, pra mim não é custo beneficio.

      • W_Costa

        Nao foi esse o foco principal do meu comentario, mas realmente nem isso o Etios tem.

  • poiopoio

    Andei na estrada em um completo 1.5 e não achei nada demais. Achei um desperdício de dilmas kkkkk. É um carro sem nenhum atrativo. Depenado ao máximo pra dar lucro e custa um absurdo. Os únicos pontos positivos são o conjunto mecânico (que é apenas razoável) e…o espaço interno? ARGHHHH!!! Por esse preço existem outras opções mas esse papo cansou hahaha. E sobre o desenho do carro…esse assunto é, no mínimo, polêmico.

    Tenho vergonha alheia quando vejo esse carro. Quem compra só pode ser super fã de carteirinha da Toyota.

  • Franciscochagas

    Pra mim, a conclusão é uma só, carro pra emergente não presta, são todos iguais. Baixo custo é a palavra de ordem na construção.
    Procurem um Sandero, Logan e até um Étios usados e depois olhem carros do fim da década de 90 e saberão do que eu estou falando a sensação de está em um carro velho é a mesma. É triste ver o mercado automobilístico destruindo sonhos e grandes histórias apenas por dinheiro.

  • Daniel Corrêa

    Infelizmente a avaliação apresentada se mostrou demasiadamente tendenciosa, não me surpreendendo se esta se tratar de uma matéria comprada pela Toyota. Assumirmos ser o Etios um carro com bom custo benefício, é admitirmos que a tímida melhora dos lançamentos automotivos no país deve ser freada. Pagar por um carro de mais de R$ 40 mil por este nível de acabamento é uma falta de respeito com o consumidor brasileiro. Apesar de serem as montadoras japonesas conhecidas por sua eficiência, acredito ser o Etios um flagrante caso se economia a qualquer custo, o que nada tem a ver com a dita eficiência nipônica!

    • Uma avaliação como essa, que falou mal de vários pontos do Etios, seria comprada pela Toyota? A cada dia que passa o QI de alguns comentaristas continua a me surpreender….

    • Jassen Joseph

      Não entendo, oq mais vc esperava? Que o 'jornalista' falasse:'''Ei não compre esse carro além de ser um porcaria, é uma porcaria cara''? Isso sim seria tendencioso, só que vc se sentiria feliz com essa tendência, foi exposto tudo que a de péssimo nesse carro, basta ter coragem, pega essa avaliação ou apenas o vídeo dos 'Detalhes' e compara com o HB20 e o Onix que também tem vídeos iguais aq nesse mesmo site, então vc tira suas próprias conclusões a matéria da os limões e cada um faz oq quiser com eles, isso é imparcialidade.

  • carrosempre

    É um carro feito para quem não liga para design ou aparência. Eu gostei bastante do modelo ao vivo, motor e câmbio acertados, conjunto mecânico afiado (arrisco dizer o melhor da categoria) e o espaço melhor que alguns rivais. Toda imprensa elogiu o Etios no que se diz a parte mecânica. Ao contrário de muitos, não achei feio, apenas sem expressão nenhuma, não tem nenhuma parte "bizarra", e hoje vendo um hatch na cor prata achei relativamente simpático. Prezo muito pela mecânica e segurança, e isso são fatores que o Toyota se destaca perante todos. Em relação as vendas, gradativamente estão aumentando (cada mês soma em torno de 300 unidades) e nesse mês de fevereiro começou muito bem, podendo terminar com 3.500 emplacamentos.

    • Jorge_Nobrega

      Fui conhecer esse veículo, pois estou a procura de um carro para o meu irmão, que completou 18 anos recentemente. Fui fazer o test drive sem nenhum preconceito em relação ao design do veículo(a traseira é realmente feinha, desproporcional e a frente parece de carro velho, mas não dou muito peso ao design)e posso afirmar com propriedade que o problema não é "design ou aparência". O carro é simplesmente bizarro, as portas são totalmente de plástico, o painel é pobre, com rebarbas(em veículos para a imprensa isso não deve acontecer) e de difícil visualização, não existe iluminação nos botões dos vidros elétricos, o cinto de segurança não tem regulagem em altura, o acabamento é péssimo, o carro que fiz teste drive apresentou muitos ruídos durante todas as vezes que passei de 50km/h, o motor 1.3 também deixou muito a desejar em relação aos seus concorrentes 1.6(pois ele tem preço semelhante aos concorrentes 1.6), a qualidade do som não é ruim, é péssima mesmo! Também achei o ar-condicionado MUITO fraco, simplesmente não gela nesse calor de Recife! Os bancos traseiros não são confortáveis, o carro é bom de guiar, mas é molenga nas curvas. A ausência de regulagem em profundidade do volante também contou negativamente, o veículo nem mesmo tem um computador de bordo!!! Esses foram apenas alguns defeitos, pois quando saí do test drive tinha muitas outras reclamações!! Saí da concessionária me sentindo um palhaço. Sobre as vendas do Etios estarem crescendo, a Toyota está dando IPI e dando descontos no valor de tabela, meu vizinho comprou um Etios hatch recentemente e disse que pagou 3mil abaixo da tabela. Sem falar nos comerciais diários em horário nobre que a Toyota está pagando. Gosto de carros japoneses, mas o Etios é uma exceção! Acredito que esse carro só vai vender às custas de muita propaganda(gastos) e descontos gordos no valor de tabela.

    • riccorreasp

      Você tem certeza de que possui um Optima e um Touareg tecendo um comentário desses diante de tal excremento?

      • carrosempre

        Não é porque eu tenho dois carros caros, que vou julgar outros sem imparcialidade. Seria tão fácil falar que todos os carros abaixo de 100mil são lixos, mas não acho. Assim como os meus, todos os carros tem pontos fracos e ponto fortes. A questão do Etios, é que as pessoas só estão julgando pelos pontos fracos.

  • fep

    É um carro que me impressionou em espaço, motor e suspensão, mas não compraria por que eu em particular teria vergonha de andar nele, e já passei por isso no teste que fiz com ele.

  • Caiovsf

    Logo no lançamento fui conhecer o carro, fiz test drive e tudo +.. a versão era essa mesmo a "top" 1.3L. Realmente o conjunto motor e câmbio agrada e a direção elétrica tb, mas fica por ai! Tudo no carro eh simples d+, dirigi o carro em um trecho de estrada e fiquei incomodado com o ruido aerodinâmico q acima dos 60Km/h ja se ouve! Ridículo! Só o isolamento acústico do cofre do motor eh bom. E aquele vazio no painel? E os paineis de porta sem 1cm de tecido? Pelo amor gente, isso eh subjugar a inteligência do povo brasileiro… e pior que tem gente que compra só pra ostentar a marca (me da uma vergonha de ser brasileiro nessas horas…!). Como já li em alguma publicação por ai.. se desse pra dirigir com os olhos fechados, até q o Etios teria algum valor!

  • GUGASP

    Fui fazer revisão no Corolla na Toyota de Bauru-SP.
    Entrei no Etios Sedan, modelo mais completo. O carro é muito feio por dentro, com instrumentos e painel mal pensados e mal localizados. Uma lástima de carro.

  • godsmackssa

    Rapaz…concordo com tudo falado pelo Eber. Mas acho que faltou uma coisa. Custo x Beneficio. Vale a pena pagar 38.790 por esse carro? Será que por 39 não seria melhor um C3 Origine? Não comparo essa versão com Onix nem HB20 por serem motores de dentista 1.0. Aquele 3 cilindros do picanto é no mínimo nojento. Essa coisa de mecânica pra mim é coisa do passado pra quem compra carro zero. A maioria das montadoras estão dando garantias longas para seus carros. No entanto mecânica é algo que nenhum de nós podemos garantir. Até Audi R8 ou Ferraris pegam fogo…

    • Eugenio C.

      Por 39 mil o Onix tem motor 1.4 de 106cv e o HB20 pode ser encontrado com motor 1.6 de 128cv – e o Etios não foi tão mais econômico que nenhum concorrente para justificar a potência inferior (como ocorria no primeiro Fit, cuja economia em relação aos concorrentes mais potentes era enorme). Além desses dois lançamentos, há muitos outros carros completos e com motores ao redor de 100cv que podem ser adquiridos. Etios não concorre somente com Onix e HB20. Infelizmente, esse Etios não vale a pena pelo que pedem por ele – nem com 3 mil de desconto, em minha opinião.

  • Mak06

    Quando a Toyota matar o Etios gostaria que o N.A colocasse tudo isso que esta escrito aqui nesse fórum!
    É fato!o carro é um mico!eu até hoje só vi 2 Etios na cidade e um deles era test-drive ainda por cima.
    Quero ver quando começar encalhar o Etios nos pátios das montadoras ai o bicho irá pegar.
    Já o HB20 está presente em cada esquina,está estacionado é tudo que é lugar,mercados,shopins,rua,avenidas,feira,quitanda,escolas,universidades,condominios,apartamentos,casas para todo lado que você olha tem um HB20.

    • Hellvins

      Como eu falei pegou leve na avaliação, o pessoal esta vendo pelo vídeo, os graves problemas do carro que não foram mencionados.

  • YoOdEx

    Vendo o vídeo dos Detalhes do carro, fiquei com a impressão realmente de um carro "vagabundo": quadro de instrumentos mal feito, chave sem abertura de controle remoto, um limpador de parabrisa apenas (coisa que eu achei que só existia no Mille por esse ser um projeto antigo), uma cordinha apenas para levantar a tampa traseiro (poxa vida, quanto custa uma cordinha para uma empresas dessas?).

    Tem coisas ali que eu simplesmente não aceito em um carro, mesmo sendo popular. Numa boa? Na questão dos detalhes o carro perde FEIO para a concorrência, como Gol, Palio, Onix, HB20.. Ainda não vi os videos de compootamento na cidade e na estrada. Mas parado, esse carro está longe de agradar! Vou ver os demais videos e ver se minha opinião muda na cinética!

  • JonasSch

    Este rádio toca fita K7 ???

    • kikofar

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe Augusto

    Toyota etios modelo wtf!
    O mais impressionante é que a toyota tem um historico de bons carros, como o supra, o celica ( carros que literalmente não quebram mesmo com uma preparação insana)
    Dos nacionais o carmy, sw4 e ate mesmo o corola. Motores muito bons e um acabamento bom também.
    Mas o etios? Foi literalmente uma cagação total.

  • DCesar

    Eu comprei um Fiesta rocam 1.6 2013, bem completo para o nível de preço que paguei (R$ 38 mil).
    Com esse valor do Etios, com uma lista de equipamentos muito inferior, não consigo enxergar nenhum, absolutamente nenhum motivo para compra-lo.
    O Fiesta é um carro mais antigo, porém é muito mais bonito que o Étios (Apesar de gosto ser algo pessoal, não tenho medo de afirmar isso :p ), além de ser bem confiável.

    A Toyota entrou com muita sede por aqui, errou a mão e mostrou total desconhecimento do nosso mercado. Trouxe um carro indiano que não fala português.
    Não gosto de "torcer" para nenhuma montadora ou carro em específico, pois todas sugam o máximo do consumidor brasileiro para vender bons carros na Europa e USA, mas nesse caso abro uma exceção. Espero sinceramente que empaque nas concessionárias. Exploração tem limites.

    Não preciso ver um ou fazer testes para chegar a essa conclusão: Os modelos na mesma categoria são melhores e é difícil achar algum motivo para comprá-lo.

    • Hellvins

      Sede por dinheiro, por que em termos de produção seu veiculo é uma porcaria!

  • FabianoSR

    Eber, uma sugestão para as avaliações do NA. As fotos da parte de baixo do carro serem feitas com ele em um elevador para poder mostrar melhor como é a suspensão do veículo e também tirar fotos e fazer videos em períodos noturnos para podermos ver como é a iluminação do painel, faróis (seu alcance) e lanternas.

  • Froid_Dalton

    Se custasse o mesmo que um Celta, seria um sucesso. E o Celta ainda tem um painel mais honesto.

    A Toyota deveria pelo menos migrar o quadro de instrumentos para o lado do motorista, trocar esses mostradores ralés por um cluster mais moderno e bonito, melhorar a oferta de equipamentos de série nas versões mais baratas, colocando o carro no nível dos concorrentes nesse quesito, dar uma repaginada nesse visual insosso promovendo um belo face-lift e ainda baixar os preços.

    • Hellvins

      Esqueça só pelo que você falou fica mais barato tira-lo de linha!

      • dferraz88

        Ele deveria ser concorrente do Clio!! custar 23 mil e só.

  • luizcrjr

    Respeitosamente TOYOTA esse carro é uma M…. bem grande! kkk

    lixo ambulante, nada se aproveita nesse monstios!

  • Metallica88

    Tenho somente um comentário a fazer sobre este carro: Lixo!

  • Miguel

    Acabamento muito parecido ao Uno Mille que tive no ano de 1992 resumindo a toyota regrediu com esse carrinho uns 20 anos, ate o limpator e como o Mille dos anos 90.

  • gutto406

    A Toyota levou tantos anos para colocar um carro em linha em contraponto ao velho Bandeirantes e colocou um Corolla que não tinha apelo de vendas quase nenhum, a não ser o fato de ser um Toyota Corolla nacional, mas não empolgou, até o dia que lançou as duas gerações seguintes, ótimas apesar de caras. Aí na hora de lançar o seu popular…que mico. Vai ter que fazer que nem a Honda, que não agradou com o Civic americano. Tem que mudar tudo no interior, acabamento etc. e até o ar-condicionado. Estava curioso em ver esse carro: decepção total.

  • fuu390

    ford focus 2.0 2010 40 mil reais….. sem mais hahahahahh

  • MajorAutomotivo

    Comprou, casou.

    • Eugenio C.

      Casou com o carro, porque a esposa vai sair correndo de casa apavorada.

    • W_Costa

      rsrsrsrs……….

  • CharlesAle

    Seu comprar esse carro nesse valor,sendo o carro que é,não teria como não me sentir um trouxa,pelo amor de Deus,nada no carro vai bem,tem ar mas não gela,tem acabamento mas é ruim,painel completo mas todo mal projetado,motor 1.3 mas não é tão econômico,só porquê o carro é"gostoso de guiar"não é o suficiente…

    • Eugenio C.

      Bicicleta também é gostosa de guiar. Prefiro a bicicleta.

  • macaense

    Eu me senti ofendido assistindo o vídeo sobre os detalhes do Etios. Me faz pensar se esse carro realmente recebeu 4 estrelas no Latin NCAP ou se houve alguma falcatrua, dado a tamanha "porquidão" que esse carro transparece.

  • rattrap587

    Pra que discutirmos se as coisas são tão "preto no branco" pessoal?

    -O Etios é horroroso e espartano por dentro e por fora. O painel além de feio, tem as informações digitais disponíveis num mostrador de relógio de pulso. Quem estiver com pouca gasolina e quiser checar constantemente essa info até chegar num posto de gasolina, tá no sal. O acabamento é lixão tb. Pessoalmente acho as cores horríveis tb – Só fazem ressaltar a feiúra patente do carro – Resumo da ópera: Não vale quanto a Toyota pede nele. Custo-benefício horroroso, igualzinho ao carro.

    -Quem gostou, ótimo! Parabéns, você tem um Toyota!!! Compre dois, deixando um guardado na garagem. Já já esse troço vira peça de museu mesmo…

    Abraços a todos.

  • HK_S3

    Valeu Toyota… Mas eu prefiro ficar com meu Uno! xD

  • Guerra

    Quero só ver quando alguém da Filizola ver esse painel e processar a Toyota por plágio… vai dar problema isso….

    • Hellvins

      Não vai ser plágio vai ser igual a apple x samsung uma briga de patente pelo uso da tecnologia ultrapassada da balança velha!

  • LeandroLM

    Conseguiram fazer pior que o interior do G4, pelamor

  • Avaliador

    Só para lembrar (e rir um pouco), alguém lembra que o Etios sofreu uma súbita "redução" de preços quando da chegada do HB 20?? Ou seja, esse TROÇO custava se não me engano 5 mil reais A MAIS!!!!!!!!! putz!!!!!!!!!

    • Eugenio C.

      E está sendo vendido com bons descontos depois da chegada do Onix…

  • Supramagnus

    O que mais me incomoda é que a Toyota poderia vender a linha Etios a preço de popular mesmo, e ainda assim teria seu lucro garantido. Imaginem os preços dos Etios 1.3 e 1.5 alinhados com o Sandero 1.0 e 1.6, e o Sedan 1.5 alinhado com o Logan 1.6… ia vender até esgotar a fábrica. O acabamento "porco" seria perdoado pelo preço competitivo, e a mecânica mais moderna seria muito mais destacada entre a concorrência. Como compacto premium (ugh) o Etios é um fracasso, mas daria um ótimo popular.

    • Hellvins

      Olha eu duvido ainda sim, esse 1.3 não parece apresentar uma diferença tão abundante contra o 1.0, nem acho que o preço dele alinhado ao do sandero ia vender mais, talvez um pouco, mas acho que o preço dele deveria se alinhar com os mais baratos do brasil!

  • Boblop61

    Acredito que sirva bem para empresas que vêm utilizando Gol IV, Mille, possa ser interessante, se acompanhar os preços praticados pela VW e Fiat; quando a necessidade for locomoção e manutenção barata. Fora disso, se eu tivesse que comprar um modelo desse segmento, seria a minha última opção. O Mille é mais interessante que ele…

  • J.Suki

    Me desculpe, mas foi muito forçado tentar focar em argumentos, que por "coincidência", são bem parecidos com os argumentos que a Toyota está usando em comerciais do carro.

    Não que o carro não tenha qualidades, mas questão toda dessa carro é que o preço dele é absurdo, 40K nesse Lada é chamar o público de idiota.

    • W_Costa

      Concordo. Design hoje não é mais "subjetivo" e sim um atrativo importante como em tudo que se compra, carro é bem mais que um mero meio de transporte particular, é algo que transmite a personalidade e o gosto do dono, em fim…, pra mim, resumindo é uma uma paixão mesmo.

  • fabio_augusto

    Estranho…até o voz do Eber parece ter um tom "melancólico", "triste" e nada empolgante no início do vídeo kkkkkkk…pq será???

    • dferraz88

      kkkkkkkkkkk..verdade, aquela parte que ele mostra a chave (que parece de um chevete) eu dei muita risada..hauahauah

    • ToNemAi_

      A mano, ele falou muito mas muito e falou bem do carro, achei muito estranho isso. Eu até arriscaria uma matéria paga mas não posso afirmar nada mas que nunca vi uma matéria tão grande e completa aqui eu nunca vi.

  • Marco_Aurelio

    Vai tentando Toyota… mas não vai ser com esse "feiEtyos" que vocês vão me convencer a comprar essa tranqueira. Feiúra tem limite. Até o guerreirinho do Uno Mille consegue ser beeeeeeeeeeeeeeem melhor que essa marmota aí. Aqui no Paraná tem "feiEtyos " encalhado por tudo quanto é concessionária. Um amigo meu que é vendedor numa concessionária Toyota me confidenciou que as vendas estão muito aquém do previsto e não chegam a 20% do esperado para o modelo. Vibrei ao saber dessa notícia. Esse carro foi um tiro no pé, literalmente.

    • W_Costa

      O engraçado é que a Toyota tinha outras "boas" alternativas ao Etios, porém como muitos já postaram, parece que estava achando que o brasileiro é idiota e que compra carros apenas pelo logotipo, penso que o mais sensato que a Toyota poderia ter feito era ter trazido o Yaris.

    • carrosempre

      Com promoções e divulgação, o Etios está começando melhorar nas vendas, depois que emplacar, vai começar a subir algumas posições. Algo semelhante aconteceu com a Amarok, chegou fraca, todo mundo dizendo que é mico, hoje é a terceira colocada da categoria. Só o tempo dirá.

      • Hellvins

        se depender de mim vai morrer seco esse carro, não vou contribuir em vendas, até por que tenho dó do meu dinheiro e esse carro não vale o que estão cobrando, ausente de computador de bordo, velho vejo isso hoje como item essencial.

        • Rodolfo_PR

          Nem o meu dinheiro a Toyota vai ver com esse carro. Nem a GM com seu Onix, que tenta se passar por moderninho mas só tem PC de bordo na versão TOP com C x B ruim.

  • 5Hundred

    Que lixo! Assustador!!!

  • geoshina

    Tudo que o carro tem de bom infelizmente é ocultado pelo desenho pouco moderno e de acordo com a época em que vivemos.
    E como eu tenho uma relação emocional com o carro, posso dizer desde já que não teria um.

    • Hellvins

      não é só o desenho não, o interior é um lixo, materiais de pouca qualidade, ausente de tecnologias como computador de bordo, o cito não tem ajuste, é um carro de 1993!

      • Zeplin

        Se você entende "computador de bordo" como "consumo médio de combustível", digamos que SERIA um item necessário pelo menos na versão topo de linha, assim como retrovisores elétricos. Sim, não há como negar a "economia" de custos por conta dos materiais, mas não chega a ser "lixo" não. Isso é coisa de "odiador do Etios".

  • MajorAutomotivo

    A Toyota economizou até na carga de gás do ar condicionado?

  • Giggio

    Eu só queria saber quem foi o "mestre" de marketing que percebeu esse tipo de "necessidade" no mercado automotivo brasileiro, pra mim é MICO ou KING KONG CHINÊS – Pense aí as horas gastas em "pesquisa e desenvolvimento" logistica, treinamento, bla bla bla todos os custos de lançamento e produção pra quando chegar ao mercado oferecer ISTO? Cadê o Yaris? A Toyota tá se achando ou alguém muito incompetente acabou lubridiando o povo desconfiado de olhos puxados com maestria.

    Minha cidade tem pouco mais de 400.000 habitantes e eu só vi um até hoje rodando nas ruas, juro que fiz força pra achar algo legal nele mas não consegui, já olhei um nas concessionárias e saí dando gargalhadas O CARRO É UM LIXO POR DENTRO E POR FORA , Vender o carro botando como seu maior atributo é o nome Toyota é um erro e grande… Não aprendeu nada com a vida curta do Mercedes Classe A que tinha tudo que o Etios não tem e mesmo assim derrapou achando que o nome Mercedes sustentaria o carro.

    TOYOTA: Abre os olhos.

    • Hellvins

      digo mais se a toyota seguir o mesmo caminho da mercedes e fechar a culpa e exclusivamente dela, como foi da Mercedes!

  • Renato_Savio

    Uma traseira com desenho mais harmônico ele faria sucesso!!

    • kikofar

      Só isso??? rsrsrs

  • fabio_augusto

    O comportamento dinâmico desse carro é bom? É! O motor é bom? Tb é!
    Porém tem concorrente que tb tem essas qualidades aliado a um belo design e acabamento!
    E aí Toyota, o que sobra pro Etios?

    • carrosempre

      4 estrelas no Latin N-Cap.

  • lfmorandini

    Fui ver o carro pessoalmente,inclusive entrando e vendo os materiais.

    O carro é um lixo.
    É com certeza o pior compacto do segmento(nao estou contando o sandero que vira na nova geração,mas que mesmo assim é um pouco melhor).

    O acabamento é ridiculo,plasticos soltos.
    Que me desculpem as feias,mas beleza é fundamental.

    carro nao é investimento,mas custa caro.
    pagar 30 mil reis numa lata com rodas ja é complicado,agora pagar 30 mil numa lata com rodas sendo esse feio que doi é triste.
    nao sei como tem gente que gasta $$$ nisso.

    qualidade toyota aonde?
    toyota é a marca que cobra preços abusivos no nosso mercado,um camry custa 160 mil reais aqui.

    O dinheiro é de cada um e cada um faz o que quiser com ele,entretante quem compra o ETIOS tem pesadelos toda vez que acorda e ve ele na garagem.

    • Zeplin

      Qual modelo você viu? Foi a versão de entrada? A topo de linha? Em que condições estava o carro? Era de showroom?

  • LeandroBalmant

    Não gostei desse layout, por mais que esteja organizado fica cansativa a leitura.
    A respeito do Etios jamais a Toyota vai ver meu dinheiro pra esse carro…

    • Zeplin

      Particularmente, achei que a visão é melhor. Você só redireciona o olhar para o centro, ao invés de olhar para baixo, até abaixando a cabeça.

  • dferraz88

    Muita coisa é mais negócio que isso, até mesmo o Punto, chorando você encontra o Essence 1.6 por R$ 40 mil e vêm mil vezes mais caprichado que isso e com um motor maior.

  • LuLopes

    O carro realmente é muito bom de guiar, tem o acerto toyota que quem teve um sabe, mas a marca errou feio no pacote, chegou no limite do que podia piorar no carro, achou que qquer coisa que colocasse á venda pela sua tradição venderia…Mas o que a marca esta fazendo, enchendo suas css do carro, facilitando a negociação , insistindo no test drive e num pos venda inigualavel no mercado, acredito que ira melhorar nas vendas, o que é ruim, ninguem deveria comprar esse carro.

    • Zeplin

      Versões de entrada muito caras, correto? OK, eu concordo com você, mas o que acha da versão de entrada do Gol G6, por exemplo? Vale pagar pelo preço?

  • dferraz88

    Mais feio que bater na mãe por causa de mistura..kkkkkk

  • Rodrigo

    Cada vez que vejo esse carro lembro do Daihatsu Charade que uma vizinha minha teve há umas 2 décadas atrás…

  • Veronez

    Se fosse vendido por R$ 20.000,00 completo, daria para começar a pensar para uso urbano.

  • Leit.

    Eber, concordo com suas avaliações. O Etios possui ótima mecânica, dirigibilidade, conforto e segurança além de ser um carro ideal para cidade (até melhor q o hb20 1.6 q esta superdimencionado para seu peso e tamanho na cidade). Além disso, é o que ofereçe o maior espaço traseiro, cabendo até 3 adultos com conforto o q é impossível para ônix devido o porta objeto do meio, e o hb20 q possui espaço limitado além de vc ficar afundado e ter péssima visibilidade traseira. Os pontos negativos são mesmo o preço, acabamento interno e opcionais que deixam a desejar. Por enquanto fico com meu fit2008. Abçs.

    • ToNemAi_

      pff, por isso brasil não anda, olha nego ja aceitando a imposição do mercado… Até carro de indiano vira coisa boa na mão de inocentes..

      • Zeplin

        Pode ser. Você já viu o Canal do Otário no YouTube? Assista ao vídeo que ele fala sobre carros, concessionárias e o Gol. Acho que é o mesmo caso.

  • Anderson

    Não consegui ver o vídeo dos detalhes até o final devido ao barulho extremamente alto do carro, quando abriu o capô então quase fiquei surdo aqui.

  • ToNemAi_

    Essa matéria me cheira a coisa paga, nunca vi uma matéria tão grande e completa quanto essa. Esse etios é uma merda e nunca passará alem disso. Alguém gostou disso? A frete do carro até é boazinha mas para 6 anos atras hoje queremos coisas melhores. O cofre é sem tinta, mas que absurdo! o carro foi feito para valermenos de 12k e pensar que tem gente que paga 40k numa Merda dessas… Se meu comentário for removido, sei que foi encomendada essa matéria..

  • ToNemAi_

    Até a cordinha da tampa do porta malas eles economizaram :D, nunca vi um lançamento tão bom na vida. tomara que venda muito esse carro! e o próximo seja algo com 3 rodas e motor de potente como no carro dos flintstones, mas ai é pedir muito mas sonha é possível '-'

  • Zeplin

    Eu acredito que 90% dos "odiadores assumidos do Etios" nem sequer viram o carro ao vivo e em cores, tão pouco fizeram um test drive. Eu quero saber uma coisa: o hb20 1.0 confort (versão de entrada), com um painel todo de plástico duro, não apresenta nenhuma rebarba? É simplesmente um colírito para os olhos? O próprio Onix 1.0 comprado pelo NA apresentava problemas de desalinhamento e peças mal encaixadas, por um preço que MUITOS de vocês pagam. A minha intenção não é vir defender o Etios, mas só ENTENDER o porquê de tanto ódio. Tudo bem que você não goste do carro visualmente, há opções melhores, mas agora querer se mostrar com Q.I. de equino? Repetindo o que os outros odiadores falam, é isso?

    Pegue um Gol G6 versão de entrada. Comparem tudo.

  • GuilhermeTUF98

    a imprensa e as pessoas tão falando mal demais desse carro,com razão,pois o carro é feio,caro e pobre de equipamentos,mas quem comprou fala muito bem,coisas como consumo,resistência,durabilidade e desempenho,acredito que esse carro tenha a mesma resistência daqueles Corollas de 98 a 2008

    • Álvaro/Santos

      Quem comprou defende o carro feito uma mãe que protege o filho bandido

  • fla_shun

    Eber… uma ideia.

    Abastece 10 litros e roda com o carro até acabar. Dá na mesma que encher o tanque

    Assim voce terá o consumo desejado e não precisará rodar 10 milhões de km

    :-)

  • JNeto

    Nem os estagiários da Toyota fariam coisa tão feia!

  • Junior

    Soa como música… "Joga fora no lixo" Ótimos os comentários, parece que nós brasileiros estamos começando a criar vergonha na cara e parar de aceitar qualquer lixo que querem vender por aqui em nome de uma marca e de "qualidade mecânica", parece mais uma matéria promocional do que reportagem. Feio e espartano, na contra mão do que o mercado começa a oferecer…. temos muito lixo aqui ainda, mas com a concorrência aumentando, esperemos que a coisa melhore mais rapidamente.

  • thiago

    Só tenho uma coisa a dizer depois dessa avaliação:
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Confesso que brasileiro é trouxa em aceitar pagar caro por essas carroças que vendem aqui mas a toyota se ferrou de verde e amarelo nessa porcaria de carro…
    Olha que eu não ligo pra visual, tanto que tenho um clio que acho feio mas, sem dúvidas é o melhor popular no mercado…popular mesmo pois com direção e ar condicionado ele n chega a 30 mil e é muito econômico…

  • Marcelo

    Eber me desculpe, sei que vc é o profissional aqui mas esse Etios é horroroso no sentido de dar ou que se cobra eu visitei a CSS da Toyota e ví de perto como esse carro é horrível, não ligo pra carro bonitão ou coisa que o valha mas pagar 39k nesta porcaria só porque o motor é elástico, câmbio bem escalonado e mais uma ou duas coisas boas não dá. Infelizmente a Toyota nos comparou a Indianos ( sem querer desmerecer ninguém ) e tentou enfiar um carro horroroso que não faz jus a marca, tirando o maior lucro possível sem se importar com o consumidor e, achar que é só chegar aqui com a marca e cagar uma droga desta na nossa cabeça e pronto. Você compraria esse carro pra andar no seu dia a dia, fazer uma viagem coma família????? duvido pois sei que é inteligente. Valeucontinuo te acompanhando.

  • Junior

    Queria dar meus PARABÉNS ao site noticiasautomotivas por ter publicado os comentários aparentemente sem censura, quem conhece a realidade do mercado automotivo mundial sabe que existe um abuso por parte das montadoras aqui. Não é o caso de termos os mesmos preços e produtos dos americanos, mexicanos, chilenos, etc mas pelo menos diminuir a diferença de preço… um Honda Accord completo nos EUA US$ 23.000, preço de um Fox 1.6 aqui, um Kia Soul lá por US$ 15.000, preço de um Gol aqui, este país precisa acordar, estamos afundando na $%¨#@ e dando risada. O Etios é um bom carro… para a faixa dos 20 mil reais.

  • #CJ#

    Fatos sobre o carro: 98% das pessoas acham o carro feio, eu particular não acho ele feio por fora, regular apenas (mas é dificil eu achar carro feio) mas seu interior é realmente grotesco! (nesse caso o percentual deve ir pra 99,7%). De fato o carro não tem só defeitos, pode ser prazeroso para dirigir, motor honesto e etc. Acho até que o acabamento das portas bem resolvidos, volante interessante e o material como um todo não parece ser tão ruim (não vi pessoalmente). Mas não ter pintura no carro, painel avacalhado, chave sem telecomando e entre outros é DEMAIS é uma afronta ao consumidor.
    Na minha opinião o carro é muito, mas muito ruim, NÃO EXISTEM NENHUM ARGUMENTO que justifique o preço cobrado! Completamente fora até mesmo do preço "made in brazil" exorbitante.
    Não vai demorar para ou a toyota fazer um NOVO substituto pra ele, ou tira-lo do mercado, a rejeição é demais, o mercado já condenou o carro!

  • Paulo

    Isso não é carro. É um desrespeito ao consumidor!

  • João Aguiar

    Acho que o ar condicionado dos Etios pode estar sendo mudado a cada unidade pois tenho um amigo que comprou o sedan 1.5 e o ar resfria exelentemente bem e moro em BH cidade que na maior parte do tempo é bem quente.

  • Julio

    Estou para comprar um carro até o final desse mês, fiz o test drive no Palio 1.0 e no Etios 1.3 e ainda não decidi, e sinceramente, em termos de conforto, visibilidade, espaço interno o Etios dá um pau no Palio. Por fora não achei ele feio (uma questão de gosto) acho a frente dele bonita, por dentro realmente o acabamento simples demais e a simplicidade do painel é que mata o carro, não pelo fato dele ser no meio, mas sim pela qualidade do painel e o visor digital que são horríveis. A direção do Etios é bem melhor tbm, fui manobrar com o Palio depois que já havia feito o test com o Etios e ele parecia carro sem DH. Estou aguardando para andar no Onix 1.0 para tirar minha conclusão final
    Em resumo, eu até pegaria o Etios se custasse no máximo uns 30 mil na versão completa, mais do que isso na minha opinião, dentro das características do mercado brasileiro é lógico, não vale a pena o risco, para a proposta tá caro.

  • Marcos

    PAguei 32 k num Etios XS Ok na cs toyota, completo, pra mim ótima relação custoben.Carro seguro,( pedais que se destravam numa colisão, cintos pré-tens,ABS, Air Bag, e motor que não invade a cabine numa colisão, fora o motor totalmente em alumínio, e escape em inox a prova de corrosão, direção elétrica e não DH que rouba potência do motor),econômico, e boa mecânica.e plano de manutenção baixo e preço fixo. E principalmente o pós-venda, e nisso a :Toyota é muito bom, Posso falar porque já estou no 4º Corolla.
    Pois não ligo em que os outros pensam, pois não pagam a minha conta, e gosto não se discuti, cada um temo seu e tem que ser respeitado, pra locomoção segura e com economia, pra mim ta bom, …

  • Cassio

    10,2 Km/l na cidade? Meu Focus 1.6 2009 faz entre 9 e 10 Km/l na cidade, e é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais confortável que este carro bizarro aí, sendo que o Focus 1.6 na estrada anda muiiiiiiiiiiiito e sempre com muita estabilidade, tive um Corsa Hatch 1.8, e na cidade ele andava demais, mas nunca conseguí chegar a velocidade que cheguei com meu Focus na estrada, se for pra pagar caro por essas bostas aí de hoje em dia prefiro ficar com ele até apodrecer, brasileiro é um povo besta mesmo, se soubessem se impor, ficavam uns 3 anos sem trocar de carro que você iam ver se as montadoras e o nosso governo chupim não davam um jeito de baixar o preço dos automóveis, sem falar nessa roubalheira de IPVA e seguro obrigatório (do veículo) que só existem aqui, você é penalizado várias vezes por comprar um veículo, primeiro pelos impostos da fabricação e outras taxas embutidas no valor da compra, é penalizado pelos impostos sobre a gasolina, é penalizado pelo maldito IPVA e afins todo o ano, e ainda tem que pagar seguro contra furto e roubo do veículo todo ano porque o governo "come" os nossos impostos mas não nos provém segurança, se eu fosse mais novo com certeza me mandava dessa merda de país.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend