Avaliações SUVs Toyota

Avaliação NA – Toyota Hilux SW4 (4) – Comportamento e consumo na estrada

toyota-hilux-sw4-estrada-620x348 Avaliação NA - Toyota Hilux SW4 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Viajamos bastante com a SW4 2012 na semana em que a avaliamos. Foram mais de 800 quilômetros pelas estradas de Minas Gerais e São Paulo. Diferentemente da relação de consumo entre cidade e estrada existente em carros de passeio a gasolina, o consumo deste utilitário não é muito maior na estrada do que na cidade.



Andando a 110 km/h, conseguimos um consumo de no máximo 11,6 km/l com diesel. Comparando com a versão a gasolina da SW4, a diferença no consumo fica bem menor do que na cidade, já que com motor 4.0 V6 teríamos algo na casa dos 9 a 10 km/l, principalmente por termos câmbio automático com uma marcha a mais.

Saindo do consumo e comentando a respeito da experiência geral que é guiar este veículo na estrada, posso comentar que a posição de dirigir é boa e que temos conforto apropriado para viagens longas, pelo menos devido aos bancos macios. Com o tempo, a suspensão que balança bastante começa a ser cansativa, mas isso ocorre apenas em viagens mais longas.

O câmbio automático de quatro marchas, que foi tido como apropriado em nossa avaliação urbana, mostrou respostas um tanto lentas em retomadas, ponto que incomoda um pouco na estrada. Por termos apenas quatro marchas, o motor berra bastante nas retomadas, e como o ruído do propulsor diesel é bem alto, depois de algumas horas viajando, a gente fica cansado.

Em rotações constantes e em condições de cruzeiro, o ruído dentro da cabine não é muito grande. Apenas o percebemos com mais clareza a partir dos 120 km/h, onde o ruído aerodinâmico das portas se torna forte. Diferente do que parece, andar a 140 km/h ou mais (como acontece com frequência com modelos Hilux que vemos por aí nas estradas) não é muito confortável para quem está dirigindo. O conforto é muito maior em sedãs grandes.

A estabilidade é outro ponto a se levar em conta, para quem quer usar uma SW4 2012 para viajar. Sua suspensão é macia e seus pneus são de perfil alto, então é sempre necessário grandes reduções de velocidade nas curvas.

Quem pensa em uma Hilux SW4 para viajar com a família, deverá considerar SUVs a gasolina e também crossovers. Minivans importadas de luxo também são uma boa opção. Todos esses modelos trarão mais conforto para você, caso não seja necessário andar de vez em quando em trechos de barro com a tração integral acionada.

5.0

  • blindzector

    Falou legal Eber… principalmente com o finalzinho, no nosso mercado temos boas opções de uso e outros SUVs de marcas renomadas. A Hillux e uma figura… nao sei de onde leva tanto status… ainda fico com os importados, pagando taxas e absurdos em revisoes… ( Digo de se passagem Land Rover ) e um modelo q saiu de linha, mas q deve " beber " um tikinho… Vera Cruz, outro modelo q poderia ser citado e com orgulho japones, e a Pajero praticamente o mesmo valor, e bem mais equipada e recheiada… :)

    • mouraddl

      ela tem jeito de carro velho e é muito cara. Melhor andar de XC60 ,Santa Fé etc, sportage etc (mesmo sendo de outra categoria -gasolina-)

  • arianoneves

    Uma coisa que Eber comentou e realmente vejo muito são Hilux SW4 (e também a caminhoneta) voando nas estradas, tem cara que anda a 180-200km/h nesses carros, e se você já dirigiu um vai ver que estabilidade não é o forte e principalmente frenagem (muito por causa do peso)! É muita coragem! Só agora no modelo mais novo está vindo com ESP, porém nada do BAS que ajuda muito em emergências.

    • jpmocellin

      Na top o BAS está vindo também.

    • YoOdEx

      Dúvido que alguem consiga passar de 180km/h numa Hilux! Pelo menos nesse cambio de 4 marchas e esse motor de 160 poucos cavalos eu dúvido! Pode até bater no painel, mas no plano, mesmo leve não vai de jeito nenhum! heheheh

      Mas eu concordo com você! Andar nisso a 150km/h pra mim já é um absurdo! O máximo do máximo é 140km/h (supondo que o limite de velocidade não existisse)!

  • fse

    Pra mim esta mais que provado que não vale o que a Toyota pede na SW4. Ele pode ser excelente, não quebrar, mas no mercado pelo mesmo preço se consegue coisa melhor e com mais segurança para se viajar com a famila.

  • Rafael_rec

    Se for pra viajar com conforto ao preço de uma Hilux eu escolho uma Town & Country, essa sim é garantia de viagens com conforto.

    • msbiel13

      concerteza , carrão pra viajar !!!

    • THX

      …Town & Country ta mais pra Microonibus do que Crossover/SUV…kkkkkk

  • flaviomm

    Se tivesse outros pneus… mais baixos… já melhorava bem a estabilidade…

    • YoOdEx

      Se tivesse a suspensão mais baixa, seria melhor, se fosse mais leve seria melhor, se tivesse suspensão independente ao invés de feixe de molas também.. Não adianta.. o único lugar que esse carro é eficiente é numa estrada de roça.. no geral, cidade e estrada onde são usadas em 95% do tempo não vão bem como os concorrentes de preço.

      • vitimsl

        Nesta versão, a suspensão traseira é com eixo rigido e molas helicoidais.

  • MecanicoDigital

    Essa matéria falou tudo!

  • Sparcow

    Não é muito boa na cidade, nem na estrada, o interior é fraco pro preço. De fato, só vende por causa do nome.

    • Pedro_Rocha

      Meu primo se desfez de uma Hilux e pegou um Corolla XEI 2008 por um simples motivo: para estacionar em área urbana era sempre um transtorno.

  • radiobrasilcombr

    Dá pra comprar um Captiva ou um Freemont "só" pra viajar e ainda mais um sedan de 70k pro uso diário pelo preço de um SW4. Quem prefere o Toyota? (Ja sei… fazendeiros)

    • rlin

      Foi o que fiz, fiquei com o Freemont.

      • YoOdEx

        Alguns dizem que o motor do Freemont é fraco para o porte do carro. De fato é mesmo? Chega a encomodar, tipo em uma subida na estrada ele perder muita velocidade?

        • rlin

          Eu diria que é o mínimo aceitável para o carro. Mas o problema não é o motor em si e sim o câmbio de 4 marchas pois o motor não tem torque suficiente pra segurar as marchas e numa subida o câmbio reduz pra manter a velocidade e o giro sobe muito. Porém nada que não seja adaptável. Mas carro não é só motor, o resto do conjunto é muito bom e entrega muito conforto. Mas só comprei esse tipo de carro porque realmente preciso carregar 7 com certa frequencia e não tinha nada melhor pelo preço que paguei (85k). Ainda prefio sedans.

    • spok

      Ah se fosse só os fazendeiros… o numero de venda é mto alto para ser só para fazendeiros…

  • YoOdEx

    Não dá para entender realmente como vende… Brasileiro é ignorante mesmo pra automóvel.. pensar que a maioria nunca colocará uma SW4 na lama ou terra… É um bom carro, se custasse 120 mil reais na versão top (isso para os padrões brasileiros).

  • Felix_S

    Essas HIlux e companhia a 140/hora nas estradas são um perigo… para os outros principalmente!

  • Rafael_Russeff

    O video da avaliação será mais interessante!
    Abs

  • THX

    SW4 é igual a moda do Nike 12 molas de alguns anos atras:

    Mais Caro que todos os concorrentes,

    Menos tecnologico que todos concorrentes,

    Beleza Neutra mas com concorrentes mais bonitos,

    Desconfortavel pela categoria/preço

    Com funcionalidades que não fazem a menor diferença no dia dia

    Vendia mais que os concorrentes = sinonimo de Playboy

    Obs: Podia ser pior, o Nike ainda fazia mal pra coluna e Joelho…kkkkk

  • Leandro Tavares

    Pra Ser sincero, nunca vi camionete tão sem estabilidade igual a essa e ainda vender tanto..na minha região (Extremo Sul da Bahia) e lotado dessa camionete e também coleciona acidentes, ja matou algumas pessoas conhecidas…e sinceramente pra "PULAR", "KIKAR", igual a Hilux so a S10 mesmo…

  • nao e da sua conta

    Como me fala que esse carros não tem estabilidade, pelo amor de deus não fale besteira ela e 4×4 permanente com ESP e controle de tracao, a manha e entrar meio pisado, tínhamos uma Hilux pick up e não tem comparação a estabilidade e outra coisa, esses dias uma s10 (anda bem a bicha em) veio com graça mas na curvas não tinha boca mesmo com todos os controles não escostava entramos fincado na curva fincado bem fechada cantando pneu e nem chegou a acionar o ESP enquanto a s10 entrou junto e foi parar do outro lado. Tem que reavaliar esse negocio da estabilidade porque e excelente para o carro, claro que não se compara com sedans com os mesmo controles, mas a maioria dos carros anda junto nas curvas, faz junto com corolla e outros, o negocio e pegar a manha ela e awd tem que entrar meio pisando que ela não sai e contorna a curva direitinho…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend