Avaliações SUVs Toyota

Avaliação NA – Toyota Hilux SW4 – Respondendo as perguntas dos leitores

Nesta última avaliação NA, tendo como foco a Hilux SW4, vimos a grande maioria dos leitores reclamarem do modelo, que ele não vale a pena, que é muito caro, etc. No entanto, como vários leitores fizeram perguntas quando abrimos o espaço para tal, vamos responder nesta matéria.

O conforto e o acabamento condizem com o preço do carro?



Como se trata de um modelo não completamente voltado para o conforto, ele acaba ficando em desvantagem perante modelos mais modernos que estão na mesma faixa de preço ou até um pouco abaixo. O acabamento nós podemos com certeza afirmar que não condiz.

Por que a Toyota está colocando essas lanternas traseiras “xunning” horríveis nos últimos lançamentos?

Se trata de uma maneira simples e barata de atualizar a traseira do veículo, sem grandes investimentos. Mas é claro que fica de gosto duvidoso.

Pelo preço que se paga vale a pena comprar esse carro? ou comprar outro de valor semelhante como o Ford Edge?

O ponto é que SW4 e Edge são modelos completamente diferentes. Ás vezes estamos no Sudeste do país, local onde a infraestrutura de rodagem é um pouco melhor e acabamos não nos lembrando de locais de muito difícil acesso pelo Brasil afora. Com certeza alguém que tem terras lá pro Mato Grosso ou na Amazônia acha muito melhor uma SW4 para andar pela terra do que um Edge, que não tem tanto preparo para esse tipo de terreno e também não é feito para isso.

Eber, aqui em SP vejo muitas pessoas comprando esses carros para uso urbano. O que você tem a dizer sobre isso?

A pessoa faz isso com o objetivo de ter um carro “mais seguro”, ou seja, daqueles chamados “pau pra toda obra” e pensa na robustez. Mas a cada dia que passa essas pessoas abandonam modelos como a SW4 e passam para modelos da Land Rover, ou de alguma outra marca importada. Afinal, o preço acaba sendo semelhante, com a vantagem do status da marca estrangeira.

Qual a proposta desse carro? Uso urbano ou rural?

Esse carro é feito para quem precisa andar mais na área rural, mas isso não significa que ele não pode ser usado na cidade. E quem anda somente de vez em quando na terra infelizmente não pode comprar um Edge ou XC60, pois o negócio ficaria complicado perante alguma área mais difícil de transpor.

A questão é: freia bem com freio a tambor ? Se sim, não há motivos para reclamações, visto que o freio a tambor tende a dar menos manutenção que freios a disco.

Freia bem sim. Os freios devem ser obviamente dimensionados para que o modelo não tenha problemas, mesmo com o tambor na traseira.

Pula muito em ondulações na pista ?

Andando na cidade, absorve bem o piso ruim, mas na estrada pode ser que você se veja balançando demais em curvas ou em ondulações.

Complementando a pergunta… o fato dela ter suspensão diferente da da picape, embora como o mesmo eixo rígido na traseira, faz alguma diferença positiva?

Sim, o comportamento é um pouco melhor, mas não muda muita coisa.

Uma Mohave, com motor diesel de 250cv e 6 marchas nao seria mais negocio??

Sim, a não ser que você não goste da desvalorização grande de um importado e também sofra com ausência de concessionárias da Kia em sua região.

Éber, você prefere SUVs movidos a gasolina, como o CRV que já foi testado aqui, ou prefere motores movidos à diesel como a SW4?

Acho que a economia do diesel é interessante, mas é necessário aliar isso a uma boa dose de conforto. Aquela F250 transformada da Tropical, que avaliamos no passado, tem uma boa mistura desses ingredientes, embora custe uma fortuna.

  • Daniel Ramos

    NA, interessante, dentre o SW4 e Edge sou muito mais o Edge, tirem-me uma dúvida, porque o SW4 é tão mais caro que a Hilux? Eles são construidos sobre a mesma plataforma nao é? O que muda é só a "carcaça…."

    • msbiel13

      ta maluko ???? , SW4 e hilux são feitas sobre a msm base sim kra , e o motivo da sw4 ser + cara acredito eu q seja pq é + equipada

      • Dolggan

        Eu achei que ele havia escrito Edge e SW4 na mesma plataforma.
        Não sei se li errado, ou ele editou depois…

    • Dolggan

      A SW4 tem sistema de tração diferente (integral com diferencial central tipo torsen),e utiliza suspensão traseira tbm diferente.
      Tem mais elementos de acabamento e só.
      Tbm não acho que isso justifique os mais de R$30K de diferença….

  • jacquesfern1

    Fiz uma pergunta que certamente deve ser de interesse comum, sobre o problema crônico dos freios, que causa empeno nos discos, e nada foi falado!!!!

    • Como nós vamos saber a resposta a sua pergunta ficando com o carro por apenas uma semana?

      • jacquesfern1

        É verdade Eber, não da para saber em uma semana.Mas acho que o assunto merecia um comentário.Esses carros têm um problema. Crônico nos freios, tenho certeza que você como jornalista automotivo deve ter ciência. A Hilux do meu irmão, com um ano de uso, empenou os discos subindo a serra Rio Petropolis!Basta ver a reportagem da Quatro Rodas, site Reclame aqui, etc, coloque no google que você vai ver.Os discos empenam pelo calor, pois há um erro de projeto. Há relatos de pessoas que já trocaram discos mais de 10 vezes! Isso mesmo, 10! Pois os discos empenam e o volante treme muito quando se freia a partir de uma certa velocidade!No caso do meu irmão, a Concessionaria cobrou R$ 2.400,00 para substituir os discos e pastilhas, e acabaram trocando o defletor, por uma peça diferente, vazada e mais ventilada.E a garantia não cobriu!!! Se recusaram, esquivaram-se às responsabilidades!Isso seria um caso de convocação de Recall, pois é um item diretamente ligado a segurança do caso.Nosso caso, agora, está no Judiciário, pois estamos movendo uma ação contra a Toyota.Quem sabe mais à frente você não publica a sentença? Pois há muita gente que vem sendo lesada pela Toyota!Abraços.Jacques Campos Fernandes

    • mouraddl

      freios a disco, com o tempo costumam empenar (alguns mais rapido ,outros nem tanto), nada fora do normal, exceto em carros chineses (kkk)

      • jacquesfern1

        Acho que realmente você está por fora dos problemas crônicos dos freios das Hillux!Discos de freio não empenam com o tempo, mas sim se afinam, desgastam.A Hilux do meu irmão, com um ano de uso, empenou os discos subindo a serra Rio Petropolis!Basta ver a reportagem da Quatro Rodas, site Reclame aqui, etc, coloque no google e se informe!Abraço.

  • DeMoNET25

    A Toyota ri de você a cada dia.. Porém é inegavel o atendimento e o pós-venda.. se nao tivessem isso, duvido que estariam onde estao..

  • Daniel Ramos

    Sorte tem o Eike Batista, ele compra a toyota, ! lamentavel, quem não tem dinheiro só se F* nesse pais pra comprar algo! kkk

  • diogo_rs6

    O problema do diesel é que ele é proibido no Brasil para carros de passeio, os que podem ter são utilitários com capacidade de carga acima de 1000kg e veículos com tração nas 4 rodas e reduzida.

    Mas há duas alternativas bem interessantes e muito mais "civilizadas" que esta SW4

    – Ssangyong Korando por cerca de 100mil

    – Land Rover Freelander 2 por cerca de 130mil

    Lembrando que estes dois são a diesel. São por tabela menores e mais agradáveis de usar na cidade sem comprometer a vocação familiar ou a capacidade de bagagem

  • anderson_sp

    Eu acho cara, mas como foi respondido ali, ela tem um perfil diferente de outras SUV's "bonitinhas", ela enfrenta piores condições de estrada coisa que um belo Ford Edge talvez não faça na mesma proporção, lógico que encontrará opções melhores e mais sofisticadas, ela passa uma impressão de veículo imponente e valente, tem mais perfil pra andar na terra do que na cidade.

    • WorthWRT

      É, uma Edge (por exemplo) é muito luxosa e não acredito que enfrente um off-road como uma SW4. Aqueles parachoques são baixos, e arranhar uma dói no peito. Fora isso, imagina quebrar alguma peça…..complica. Já a SW4 eu sei que não é também um deus do off-road. As vezes fico com aquele pensamento na cabeça:
      Quero um carro que seja uma mistura de Edge/Captiva/Tiguan e um troller. Bom, a SW4 não tem o luxo de um Crossover, e não tem a verocidade de um troller. Mas para meio termo está bem servida. São casos em que enfrente uma terra onde uma Edge não vai, mas também tem um conforto que um troller não tem. E não vou enfrentar nada extremo.

      O que, na minha opnião, poderia ser melhor era seu preço.

  • Filipe_GTS

    Ter freio a tambor na traseira não é um problema. Se o carro freia bem, isto é, o sistema está bem dimensionado para o automóvel, não há problemas. É como desdenhar carros com eixo de torção, é como falar mal de carros com motores não tão modernos…
    Culpa dessa geração iphone que quer tecnologia nova toda semana pra jogar fora o smartphone antigo

    • rodrigo_tm

      Concordo que o carro ter freio a tambor não seja em si um problema. O problema é um carro de quase R$ 200 mil vir com freio a tambor.

      • RodWH

        Freios a tambor sao muito comuns em pick ups/ SUVs. Ate a Toyota Tacoma, a acredito que a Amarock tambem venham com freios a tambor.

  • dudupruvinelli

    Olha só o que dá para comprar com o preço de uma sw4 nos EUA, e ainda sobra dinheiro [youtube -vF4p4OtmgQ http://www.youtube.com/watch?v=-vF4p4OtmgQ youtube]

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