Avaliações Matérias NA SUVs Toyota

Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (1) – Fotos e detalhes gerais do modelo

avaliacao-na-toyota-rav4-4x2exterior-1 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

O Toyota RAV4 é conhecido por nós já por um bom tempo. Nesta última geração chegou em nosso país nos idos de 2006/2007, e de lá para cá não mudou praticamente nada. Sempre teve um desempenho bem fraco em vendas, com 2.000 unidades emplacadas em 2010, contra nada menos que 19.000 do Honda CR-V, um de seus concorrentes mais diretos.



Era preciso fazer alguma coisa para melhorar esses números. Foi então que a Toyota trouxe a versão 4×2 no final do ano passado, apresentando um pacote menos equipado só que com preço mais interessante: 92.500 reais contra 106.800 reais da versão 4×4, que era a única existente aqui no Brasil.

O preço continua certamente alto pelo que o modelo entrega, mas o mercado reagiu, passando de menos de 200 unidades por mês para mais de 400 no final do ano passado, caindo para pouco mais de 300 nos meses seguintes. Ou seja, continua sendo aquele modelo que pouca gente sabe que existe, e que muitas vezes não é nem mesmo cogitado pelo comprador em potencial.

avaliacao-na-toyota-rav4-4x2exterior-2 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Só que qualidades o Toyota RAV4 4×2 tem sim, e nesta avaliação completa do NA você ficará sabendo tudo de bom e ruim existente no utilitário japonês. O RAV4 4×2 custa 92.500 reais, como já comentamos, e tem um motor 2.4 VVT-i com 170 cavalos de potência e torque de 22,8 kgfm. Números que não são ideais mas já são melhores que aqueles apresentados pelo motor 2.0 de 150 cavalos do CR-V.

Esta unidade é 2010/2011 e está com 6.500 quilômetros rodados. O visual dele, mesmo não sendo moderno como o visual de modelos mais modernos como Kia Sportage e Hyundai ix35, também não é ruim, se mostrando um conjunto mais equilibrado que as linhas do Honda CR-V, vistas como estranhas por alguns. Principalmente na traseira a diferença é gritante, apesar do estepe que fica para fora.

O Toyota RAV4 4×2 é vendido no Brasil nas cores prata, branco, preto e preto safira, e conta com tração dianteira, câmbio automático que infelizmente tem apenas 4 marchas, suspensão dianteira McPherson e traseira independente, direção eletroassistida, freio a disco nas quatro rodas com ABS, rodas de 17 polegadas com pneus 225/65 R17, 4,62 metros de comprimento, 1,81 de largura, 1,72 de altura, entre-eixos de 2,66 metros, peso de 1.525 quilos (60 quilos a menos que a versão 4×4) e tanque de 60 litros de gasolina.

avaliacao-na-toyota-rav4-4x2exterior-3 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (1) - Fotos e detalhes gerais do modelo

Seu vão livre do solo é bom, de 19 centímetros, e seu pacote de equipamentos é razoável, perdendo vários itens existentes na versão 4×4 de quase 107.000 reais. Ele tem ar-condicionado digital dual zone, regulagem de altura do banco do motorista, som com 6 alto-falantes e leitura de MP3 com porta USB, volante forrado em couro, regulagem de altura e distância do volante, piloto automático e retrovisores externos que se fecham eletricamente.

Quais são os itens eliminados na versão 4×2? Vários. Os airbags deixam de ser seis e passam a ser apenas dois, não temos bancos em couro, teto solar elétrico, regulagem elétrica do banco do motorista, aquecimento nos dois bancos dianteiros, parabarro traseiro, etc. Ou seja, a diferença de preço é boa, de quase 15.000 reais, mas são várias comodidades que se vão.

Ficha Técnica Toyota RAV4 4×2

Motor Toyota gasolina DOHC 4 cilindros 2.4L 16V VVT-i
Potência (cv/rpm) 170 / 6.000
Torque (kgf.m/rpm) 22,8 / 4.000
Cilindrada (cm3) 2.362
Diâmetro x curso do pistão (mm) 88,5 x 96,0
Taxa de compressão 9,8:1
Alimentação Sistema de injeção eletrônica multiponto sequencial
Tração 4X4 com controle eletrônico inteligente Dianteira 4X2
Transmissão Automática de 4 velocidades com controle eletrônico (super ECT)
Relação diferencial (dianteiro/traseiro) 3,080 / 2,277 2,923 / –

Suspensão
Dianteira Independente, tipo McPherson, com barras estabilizadoras
Traseira Independente, braços duplos, com barras estabilizadoras

Direção
Tipo Eletroassistida progressiva (EPS)

Freios
Dianteiros Discos ventilados com ABS, EBD e BAS (Brake Assist System)
Traseiros Discos sólidos com ABS, EBD e BAS (Brake Assist System)

Pneus e rodas
Pneus 225 / 65 R17
Rodas Liga leve R17

Dimensões e capacidades
Comprimento (mm) 4.625
Largura (mm) 1.815
Altura (mm) 1.720
Entre-eixos (mm) 2.660
Peso em ordem de marcha (kg) 1.585 1.525
Peso bruto total (kg) 2.100 2.040
Capacidade de carga (kg) 540 515
Peso bruto total combinado (kg) 2.100 2.040
Capacidade do tanque (l) 60

Fora de estrada
Vão livre mínimo do solo (mm) 190
Ângulo de ataque 29
Ângulo de saída 25
Raio de giro (m) 5,3 5,3

  • Lauolling

    Na verdade já existem RAV4s lá pelo final da década de 90.

    • Ah sim, é que eu me referi a esta versão mais recente.

  • Autocraftsman

    Poxa, nenhuma foto do painel. :S

    • As fotos do interior são publicadas na segunda matéria de nossas avaliações.

      • danilotoo

        eta fadiga heim hehehehehe
        digita no google interior toyota rav4

        =)

        • Autocraftsman

          Vou fazer isso. Assim, o Eber pode dispensar a segunda matéria (que eu não sabia que haveria) também… dãããã! kk

      • xps1530

        Eber , avalia um VW TIGUAN…..melhor que rav4 , crv , ix35 , sportage , asx ,.X1……..

      • Rmonteggia

        Onde esse é fabricado?? Japão ou é Mexicano como o CR-V.
        Obrigado.

        • O RAV4 vem do Japão. Sobre o Honda CR-V, eu não me lembro agora, tem certeza que vem do México?

    • RAFAMP

      é pq deve ser tão, mas tão pé-de-boi que dá vergonha de mostrar, kkkkkkkkkkkkkkk

      • RicardoBH

        Doce ilusão a sua. Já entrei em um e posso dizer que o que mais me impressionou nesse carro foi o acabamento do interior.

        • xps1530

          puxa,,,,este carro tem interior feiaaaaaa……… hahahahaha…

  • Lauolling

    A 4×2 pode ser interessante. Já a 4×4, com o valor desta versão dá quase para comprar um XC60, que convenhamos, não tem como comparar.

    • Alex_JW

      Mais um bom carro da Toyota sendo vendido a preços anabolizados.

      Não chega a ser resultado da equação "venda de lixo pelo preço de luxo", mas a Toyota usa e abusa do status que ela possui no Brasil para meter a faca.

      Sem chance, nem com ela (RAV), nem com o Corolla, nem com qualquer outro Toyota atualmente. Tá longe de ser um bom custo x benefício.

    • Giorgio

      Talvez seria interessante, se por esse preço apenas perdesse a tração 4X4, mas tirando tantos itens, nem vale a pena.

  • MarcosMV

    Não consigo me interessar por esse carro, prefiro suas concorrentes.

    • Alex_JW

      Tanto é verdade o que você disse, que as vendas da RAV4 são pra lá de discretas.

      • Leandro1978

        Acho que neste segmento, as pessoas gostam de chamar atenção. Isto não ocorre na Toyota, já as ix35, Sportage e até CR-V são mais chamativas. Além disso, me parece que a RAV-4 tem o preço inicial maior que as concorrentes.

        • Alex_JW

          Pelo que eu tenho visto em anúncios de carros 0 km nos jornais, a iX35 começa ali na casa dos 80 mil, a CRV na casa dos 80 e poucos mil também, a ASX por 79.900…. (todos modelos de entrada), ao passo que a RAV4 parte acima de 90 mil.

          Assim as vendas não poderiam mesmo ter números melhores.

          Eu até me espanto com a liderança incontestável no galope do Corolla, dado ao seu preço elevado no segmento, sem entregar nada além de confiabilidade mecânica que seus concorrentes para merecer seus números ótimos de venda.

  • Jr_Jr

    Cobram nela o preço de ser um Toyota, porque não tem anda de mais! Se fosse a diesel a conversa era outra!

    • rodrigorsr

      fora que ser um "Toyota" não quer dizer grande coisa…

      • asilvaguiar

        no Brasil da status já que é caro, esse carro deve ser a ecosport dos EUA.

      • douglasareado

        Garanto que por ser Toyota, já representa muita coisa sim viu. Não a RAV4, mas veja vendas de Hilux e Corolla.

  • Antonio De Julio

    Me passa a mesma impressão ao ver um carro da GM. De carro velho!

    Coloca ele ao lado de uma Sportage…

  • Luis Felipe CD

    Cara e sem graça.
    Mesmo sendo de categoria diferente, a Peugeot 3008 me apetece mais.

    • Romulo_Max

      Pela lista de itens de série e preço diversos modelos parecem bem mais interessantes, o 3008 que vc citou, o Subaru Forester, SsangYong kyron (apesar de todo mundo achar feio tem um bom motor diesel), até a lendaria Captiva me parece mais interessante.

  • Armando_Perez

    Bom carro,
    não pagaria esse preço.
    mas se precisasse escolher
    pagaria 15 mil reais a mais para levar os itens que foram perdidos.

  • philippesx

    essa frente ai é de carros 99/00 rsrsrs olha a grade que coisa mais feia…

  • mbarbosa697

    Povo aqui só julga carro por preço e visual.O carro tem muitas qualidades,o final da avaliacao vai mostrar isso.

    • Alex_JW

      Não há dúvidas que tem qualidades, a Toyota faz excelentes carros.

      Mas é demasiadamente cara para o que oferece, especialmente se comparada às suas rivais de segmento.

      • xps1530

        TOYATA FAZ muito RECALL……excelente

  • MeekeeB

    Esse carro definitivamente não vale o que custa.

  • guatura

    Carrinho caro e sem sal.

  • lucaslfbsb

    Entre esse e o CR-V…sem dúvidas, o Honda. Talvez, a única vantagem do veículo da Toyota seja a exclusividade (se bem que não é um carro exclusivo e, sim, um ignorado pelo nosso mercado). Com certeza, você terá um veículo único em muitos quilômetros de raio…kkkkkkkk

  • nando_acf

    Um bom carro, porém caro e desatualizado…gostaria de saber o valor de algumas peças de reposição como farol, lanterna, parachoque,etc…deve ser um assalto a mão armada estes itens, visto ser tal veículo importado do japão.

  • granrs78

    Carissimo e com uma nova geração a caminho. Não sei porque a Toyota insiste em nos empurrar um carro caro e com um cambio de apenas 4 marchas e o pior só com dois air bags. Obrigado Toyota, mais prefiro um Sportage ou Captiva.

  • higojoseph

    tem opções bem melhores…!!!!! ( esse é meu comentário numero 500 aeeee,maioria dos comentarios são no NA)

  • mikaelbrian

    depois quando vc tiver fazendo um video do carro poderia como mostrar como tirar a capa que protege o step?
    mas se ja fez o video ñ precisa.

  • kikofar

    Um bom carro. Nada mais, nada menos. Um projeto com cara de final dos anos 90, ainda mais ao reparar no interior "cinza Toyota", monótono que só! Andei em uma e digo: tem boa ergonomia, espaço interno adequado para uma família de 4 adultos ou 2 adultos e 3 crianças (a CR-V ganha nesse aspecto!), acabamento padrão Toyota e um motor que só não é melhor por culpa do câmbio também "padrão Toyota"!!!

    Ademais, é mais um daqueles carros vendidos que a marca japonesa coloca nele um ítem de série em se tratando de carros da Toyota: preço alto demais pelo que entrega. Pouca eletrônica embarcada, poucos ítens de conforto, som meia-boca e pobre em recursos, faróis sem grandes recursos e para piorar, tampa traseira com abertura lateral que, ao meu ver, é pesada sobretudo para as mulheres (teoricamente o público alvo).

    Pior é que a tal nova versão (que pra mim já deveria ter vindo há muito tempo), não é lá uma grande evolução em comparação com a atual. Vai ser conservadora assim lá no Japão viu!!!!

  • Assim como os outros Toyota: fama de carro bom e durável, preço muita alto e status para mostrar para o vizinho.
    Sem graça, parece que os equipamentos nesta versão 4×2 são bem escassos e incompatíveis com o preço do veículo.

  • KTA2010

    Sou mais uma Outlander 2.0 muito mais SUV!

  • Mjscaruaru

    70k tava bom demais.

  • souzabsb

    A compra de um carro se dá por 2 motivos: razão e/ou emoção..
    Esse não se enquadra em nem um deles pois é feio e caro….

  • lucasfs87

    esse tanque de combustivel me deu medo

  • Joao_Melo

    enquanto isso o grand vitara oferece tração 4×4 com reduzida por 75k. excelente carro. experiência própria, testado em jericoacoara, no litoral cearense.

  • Vitão

    Pois eh, baixaram os preços e os equipamentos foram pro espaço kkkkkk…..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend