Avaliações Matérias NA SUVs Toyota

Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento

avaliacao-na-toyota-rav4-interior-1 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Quando falamos do interior e da qualidade de acabamento de carros japoneses, quase sempre temos a mesma coisa: acabamento um pouco mais simples do que se imaginaria, mas tudo muito bem encaixado e planejado. Também é assim com o Toyota RAV4 4×2.



Não podemos comparar ele com o Honda CR-V que avaliamos, já que o modelo da Honda era o top de linha, ao passo que este da Toyota é a versão de entrada, mas algumas diferenças existem entre eles mesmo assim. O interior é parecido em termos de qualidade de acabamento e recursos, mas no Toyota aparenta ser mais simples.

O painel inteiro é de um plástico rígido, acabamento que não combina com o nicho onde ele se encontra. Tampouco a falta de bancos em couro nem mesmo como opcionais. Ou seja, a Toyota não visou entregar requinte no modelo, e sim apenas fazer com que ele fosse bem prático para o seu público consumidor.

avaliacao-na-toyota-rav4-interior-17 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O espaço interno é maior que o do CR-V, embora a existência de um console central completo no RAV4 faz com que o espaço para as pernas fique um pouco menor do que no CR-V, que tem um espaço sem console entre a parte central do painel e a parte abaixo do descansa-braço. Mas no geral o espaço interno é maior no Toyota.

O conforto do RAV4 é visível, com bancos macios, embora com menos apoio lateral que os bancos dianteiros do Honda. A cabine tem vários porta-objetos e a vida a bordo é descomplicada. Um detalhe interessante é que o banco traseiro tem as duas extremidades com regulagem de distância, correndo em trilhos assim como os bancos dianteiros.

Aí conseguimos dar mais espaço para as pernas de quem vai atrás ou entregar mais espaço para a bagagem do porta-malas. Porta-malas esse que é bem espaçoso, com 540 litros. Atrás o espaço é bom, assim como na frente. O banco traseiro leva três pessoas, embora seja preferível que quem vá no meio seja uma criança pequena.

avaliacao-na-toyota-rav4-interior-37 Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Um detalhe inusitado sobre o banco traseiro é que temos um descansa-braço com porta-copos no centro, mas se você baixa esse descansa-braço, a peça inteira desce, deixando um buraco que poderia servir de escape para algum objeto solto dentro do porta-malas. O encosto das áreas laterais do banco traseiro tem regulagem, o que é muito gostoso em viagens longas.

Um detalhe mecânico que faz com que passeios curtos ou longos no RAV4 sejam bem confortáveis é a suspensão bem macia, que entrega vantagens e desvantagens. Falaremos em mais detalhes sobre isso nas matérias do comportamento do RAV4 na cidade e na estrada.

  • marmota2

    Pode até ser bonita e bem acabada.

    Mas quando lembro do preço já desanimo de ler a reportagem…

    • jttrainer

      eu gosto dela, eh um carro conservardor, simples mas que tem qualidade e construcao, o interior apesar de simples eh bem feito e o inteiror tem um desenho agradavel… eu gostei o interio do carro, o acabamento poderia ser melhor..

      oq eu acho que falta nesse carro eh um ESP e 6 airbags pra valer o preco dele..

      o desenho tanto exterior qnto interior achei bom

  • O acabamento parece bom, mas o visual poderia ser bem mais moderno…

    • mark_v10

      concordo, é o tipo de carro que se a pessoa nunca o viu na vida,basta olhar 5 minutos pra enjoar do visual,e o preço sem comentarios….na terra do tio sam custa quanto? 18 mil obamas?

      • JeraDF

        sendo assim, ele poderia ser mt bem vendido aqui por 70-75mil reais!!!! e toyota q gosta de roubar!

        • guatura

          Pois é, mesmo sendo importada. Nao entendi porque o autor do texto disse que nao pode comparar com o CRV, a proposta é a mesma, o preço equivalente, se a Toyota oferece menos por mais $$ o problema é de custo beneficio, devem ser comparados diretamente sim, ela que abaixe o preço pra ficar mais competitiva, que protecao é essa?

      • Leandro1978

        $22.500 a 2.5L e $24.500 a 3.5L v6.

  • evotremex

    muito simples, parece q está dentro de um carro do seguimento do punto, polo.

    • MeekeeB

      Concordo, interior de um carro de 40 mil reais, não condiz com o preço de 90 mil.

  • Rmonteggia

    Bom carro, mas é mais um Toyota que não vale o que custa. Por esse precinho e só o vidro do motorista tem one-touch!!! E esse tecido dos bancos bem mais ou menos, parece o do Tiggo!!!

    • jttrainer

      nunca vi um japones com todos vidros one touch, civic, grand vitara, corolla, rav, todos ate agora que entrei so vi one touch…

      • Rmonteggia

        Putz, porque será, minha antiga corsa wagon 99 tinha em todos os vidros, meu 307 tbém. Pq será que japonês não gosta desse mimo? Vai entender.
        Esse modelo exato não tem nos EUA, mas um similar 25 mil obamas!

        • gui_wd

          eu sinceramente acho que eles fazerm isso de propósito! tipo uma birra, algo como, "já ocidentalizamos muito os nossos produtos, isso eu não faço"! heheh
          Juro que não entendo

          • Rmonteggia

            Deve ser isso, tipo aquela prostituta que não beija na boca!!! hehe

        • guatura

          Coisa que varia de marca pra marca…. uma coisa que achei engracado é o posicionamento do comando do retrovisor, parece carro frances!

  • João Paulo Vizioli

    Como quase todo carro japonês, acabamento simples mas correto. Porém o interior é muito sem sal… Não vale o preço que pedem nele no Brasil…

    Aqui no Japão, é um carro já cansado e em vias de ser substituído… Provavelmente no ano que vem.

    No mercado japonês, fico com o Nissan X-Trail.

    • jttrainer

      fico com o grand vitara ou subaru forester

      • lachard

        Vixe!!! Sem duvida, são carros de verdade

    • lachard

      Esse carro ja não roda com uma nova versão na Europa, sem estepe na traseira inclusive?

      • João Paulo Vizioli

        A versão européia é um Toyota Vanguard (modelo alongado do RAV4 para o mercado japonês) de entre-eixos curto.

        • lachard

          Vejo na revista Mundo 4X4 (Espanha) uma versão diferente do RAV com interior bem parecido mas bem diferente na lata. Os farois mais afilados e um capô mais elevado deixam a frente mais invocada, ele aparece sem o estepe na tampa traseira. Não chamam de nova geração mas de um facelift feito em 2010

          • João Paulo Vizioli

            Toyota RAV4 europeu (site da Toyota Espanha): http://www.toyota.es/cars/new_cars/rav4/gallery.a

            Toyota Vanguard japonês: http://toyota.jp/vanguard/001_p_004/exterior/gara

            Tirando o entre-eixos e alguns detalhes na traseira (lanternas e refletores do para-choque), eles são idênticos.

            • lachard

              OK, são muito parecidos mesmo, mas se esse RAV ja ta na Europa desde 2010 porque ainda ficamos avaliando essa velharia por aqui?

              • João Paulo Vizioli

                O modelo que está sendo avaliado pelo NA não é nenhuma velharia. É da mesma geração do RAV4 europeu e do Vanguard.

                Este é o modelo japonês, só que no Japão esta cara só é oferecida nas versões de entre-eixos curto. Outra diferença é que é oferecido somente com CVT no arquipélago.

                Provavelmente no ano que vem a Toyota vai oferecer o RAV4 reestilizado como o europeu e o Vanguard no mercado brasileiro.

                • lachard

                  Essa geração é de 2006, ja se vão cinco anos e a NA resolve avaliar agora?? A NA ta querendo alavancar as venda da Toyota? Num vai dar certo!! Sou fã da Toyota mas na minha opinião a RAV esta ultrapassada pro nosso mercado, onde o design e modernidade estética contam muito.

                  • Você acha que simplesmente podemos escolher que carros avaliar e em que momento? Pedimos carros para a Toyota e o primeiro que eles mandaram foi esse. O que você faria no nosso lugar, recusaria?

                    E levando em conta que nenhum blog independente avalia carros com a frequência que o NA faz, acho que sua reclamação é infundada.

                    • lachard

                      Caro
                      Não é uma reclamação, é minha opinião apenas. Sim, recusaria
                      Abs

  • silasrana

    O acabamento, em geral, parece muito bem feito. É difícil dizer somente com base em fotos, mas não parece ter rebarbas e tal. Porém, não gostei dos materiais utilizados. O plástico do painel, que o Eber diz ser daquele tipo 'duro' tem o mesmo aspecto do painel do Sandero que uso diariamente.
    Parece realmente ser um bom carro. Mas, assim como varios outros neste país, passa longe de valer o que custa.

  • RicRB

    O espaço interno é muito bom, mas parece que faltou ousadia no acabamento ou de melhor qualidade!!!
    E ainda o câmbio automático é de 4 marchas??!
    Aí tem concorrente melhor nessa faixa de preço!!!

    • lfsm

      em um comparativo da quatro rodas eles falam que esse cambio e bem escalonado e inclusive que as caixas automáticas da toyota são assim também , isso em relação as outras caixas de mesmo nº de marchas

      • Corvo

        A melhor caixa de 4 marchas, embora antiga, aparenta ser a de Toyota…

    • guatura

      Nao é a toa que vende tao pouco

  • Romulo_Max

    Apesar do belo design do console achei o conjunto mto pobre pra um carro de 90 mil reais, as saídas de ar por exemplo parece que sairam de um carro popular de 30mil reais. O desenho do volante foi outra coisa que não me agradou.
    Por esse preço vc pode se dar o luxo de ser um pouquinho mais exigente. :|

  • KTA2010

    Ou seja, é um bom automóvel, mas se diminuíssem mais 20 mil reais no preço dele ainda estaria bem pago. Mas como o Brasil é o país dos preços absurdos, então está bom assim mesmo…

  • maiamachadoch

    pede para quem for levar o carro para lavar na proxima vez, limpar em volta do bocal do tanque de gasolina

    • João Paulo Vizioli

      Acho que esse RAV4 só vê lava rápido tipo escovão… :p

  • PKuster

    Acho o visual desse RAV4 já antigo, embora tenha algumas conhecidas qualidades da Toyota, já passou da hora de mudar. Espero que o próximo do NA seja um Audi Q3, que embora seja para nós brasileiros uma verdadeira ficção – só para os milionários de São Paulo ou ganhador da Mega Sena acumulada, é o estado da arte em tecnologia, além de muito bonito.

    • spok

      nossa exagerou um pouco né… q3 para milionários e ganhadores de mega sena… hehe não chega a tanto.

      • PKuster

        Foi só uma maneira de brincar (e protestar…) com os sempre altíssimos preços dos produtos da Audi no Brasil, que mesmo carregando todo o peso de excelência da marca no mundo, no Brasil são simplesmente inaceitáveis. O "Lucro Brasil" da Audi é enorme ….mal da mãe VW !

        • jttrainer

          mas eh o mesmo preco da mb e bmw, o audi a4 custa 139mil no basico pq tem motor de 186cv, a c180 e 320 posuem motores de 156cv e elas custam aproximadamente 150k

          se a audi lancasse o a4 com um motor proximo desses 2 com ctz serie em torno de 120mil tbm.. qnto aos outros carros, ao meu ver estao todos em torno do mesmo preco. (bmw mb e audi), por mais que eu goste do s60(volvo) eu sou apaixonado pelo a4, dps do a4 minha escolha seria o s60, qnto ao lucro brasil, todas marcas possuem um fatia boa..

          mas ao meu ver esse nicho de SUV premium sao os que mais lucram pois os carros nao sao mto equipados e cobram mto.. captiva eh o melhor cxb, eu juntaria mais um pouco e levaria logo uma captiva

          • PKuster

            Bem, falei da Audi porque havia citado o Q3, mas claro que BMW e Mercedes também estão acima da realidade do poder aquisitivo do "brasileiro médio", e possuem um degrau acima de status (ainda) com relação à Audi. E o "Lucro Brasil", infelizmente, existe e é bancado por todas. Até quando ?

  • jcesarcbr

    Mas o Honda CRV também tem painel de plástico duro igual ao Civic…

  • kikofar

    Eis um bom carro. Gostoso de dirigir, não parece, mas tem bom espaço por dentro, mecânica robusta e atende bem uma família com até 4 adultos ou 2 adultos 3 crianças (desde que, no máximo, 1 cadeirinha).

    Mas, como a reportagem bem destacou, para um carro cujo preço é tão alto, o acabamento é padrão "cinza xoxo Toyota" e o som resolveram dar uma melhoradinha nesse ano, porque até o ano passado, não tinha entrada USB/Ipod nem comunicação Bluetooth.

    Fica devendo e muito o RAV4. E não é à toa que venda tão pouco. Imagine só se a Freemont da Fiat, na versão top, vem na casa dos 85-90 mil???

    É hora da Toyota rever alguns conceitos: fabricar alguns modelos no México para atender o Mercosul, dotar seus modelos de mais alguns mimos de conforto e tecnologia e rever seus preços PRA BAIXO. Depois de um mega recall com o filme queimadíssimo, de um terremoto e de um tsunami no país da matriz, é o mínimo que poderiam fazer!!!

  • Com o preço cobrado pelo que é oferecido fica nítido o motivo do RAV4 ser um fiasco em vendas.
    Vão me desculpar mas um Old Tucson parece até um valor razoável frente ao RAV4.

  • Luis Felipe CD

    muito caro e bem sem graça.
    é que nem mulher feia: tem que ter um bom coração pra compensar.

  • granrs78

    O interior é simples com muitos plásticos duros, porque só aqui o Rav4 é considerado "SUV de Luxo", pois em todos os mercados que ele é vendido seria simplesmente um simples SUv com preço bom e durável.

  • O acabamento não tem beleza e faltou um… algo a mais. É simples e correto.
    Esse tecido no apoio dos braços das portas é daqueles bem aspero? Pelo menos parece.
    Tem alguns detalhes bons e outros ruins, mas no geral acaba não valendo pelo preço pedido nele.

  • daviddiniz

    ué cade os revolucionários que reclamavam que o A/C do Agile é "pseudo digital". o Rav tem um display para o AC mas não é Digital e ninguém reclamou até agora…

    • Acho que vc se equivocou, o AC do RAV4 é digital, inclusive de duas zonas.

    • landocar

      se acabaram seus problemas! eu digo: esse carro custa tanto e nem poem um ACdigital de verdade? pronto, falei. mto bem lembrado

  • landocar

    a versao anterior a essa era mais interessante visualmente.

  • eokn

    Que volante feinho.

  • correadacosta

    eu ja achava o exterior feio, o interior é mais

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend