Avaliações Matérias NA SUVs Toyota

Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (4)-Comportamento e consumo na estrada

Coloquei o Toyota RAV4 4×2 na estrada pela primeira vez e vi o motor berrando a 3.500 rotações. O que está acontecendo? Verifiquei o câmbio e notei que tinha colocado a alavanca na posição 3, ao invés de na D. Elas duas ficam no mesmo nível, e são mudadas por se colocar a alavanca para um lado e para o outro, por isso o erro.

Passei para D e vi que as rotações são bem menores do que anteriormente. Andando a 100 km/h, temos 2.200 rotações, um número muito bom para um câmbio automático com apenas quatro marchas. Isso ajuda no consumo, que acaba ficando acima dos 12 km/l se você não sair da faixa de 100 a 110 km/h. Mesmo com ar-condicionado ligado.


Vamos andando tranquilamente e percebendo a ótima visibilidade que o RAV4 entrega. O nível de ruído é razoável, com barulho vindo apenas da vedação não muito boa dos vidros dianteiros. O espaço interno é bom, deixando todos à vontade.

Chegamos nas curvas fechadas típicas das estradas do interior de Minas Gerais. Entramos na primeira e…. que susto! A suspensão macia demais faz com que a carroceria se incline em demasia, e você fica naquele dilema onde não sabe se fecha mais a curva e corre o risco de perder o controle ou se continua abrindo a curva para não perder estabilidade, entrando na faixa contrária e esperando não encontrar ninguém vindo na sua direção.

Sem dúvida o comportamento nas curvas é bem diferente do Honda CR-V. O modelo da Honda tem suspensão mais firme, permitindo ao motorista rodar em velocidades pouco menores do que faria com um carro baixo.


Já no RAV4 4×2 você tem que reduzir a velocidade nas curvas. Reduzir mesmo. Em curvas bem fechadas, nada além de 70 ou 80 km/h. Ou seja, para quem for usar esse carro para viagens despreocupadas com a família, está ótimo, aliás conforto é o que queremos para nossa família, não é mesmo?

Mas o problema é que quem tem um carro assim geralmente também o usa para viagens a trabalho, onde o tempo é precioso. Andamos dentro da velocidade permitida, claro, mas também não queremos ficar fazendo curva a 70 km/h. Quem vive em áreas de serra ou de muitas montanhas deve atentar a isso e fazer um test-drive com o RAV4 na estrada antes de fechar uma compra.

Resumindo: o Toyota RAV4 tem muitas qualidades para entregar viagens tranquilas e confortáveis para a família, se curvas mais lentas não forem um problema para você.

Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (4)-Comportamento e consumo na estrada
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email