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Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (4) – Comportamento e consumo na estrada

toyota-rav4-4x2-avaliacao-estrada Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Coloquei o Toyota RAV4 4×2 na estrada pela primeira vez e vi o motor berrando a 3.500 rotações. O que está acontecendo? Verifiquei o câmbio e notei que tinha colocado a alavanca na posição 3, ao invés de na D. Elas duas ficam no mesmo nível, e são mudadas por se colocar a alavanca para um lado e para o outro, por isso o erro.



Passei para D e vi que as rotações são bem menores do que anteriormente. Andando a 100 km/h, temos 2.200 rotações, um número muito bom para um câmbio automático com apenas quatro marchas. Isso ajuda no consumo, que acaba ficando acima dos 12 km/l se você não sair da faixa de 100 a 110 km/h. Mesmo com ar-condicionado ligado.

Vamos andando tranquilamente e percebendo a ótima visibilidade que o RAV4 entrega. O nível de ruído é razoável, com barulho vindo apenas da vedação não muito boa dos vidros dianteiros. O espaço interno é bom, deixando todos à vontade.

Chegamos nas curvas fechadas típicas das estradas do interior de Minas Gerais. Entramos na primeira e…. que susto! A suspensão macia demais faz com que a carroceria se incline em demasia, e você fica naquele dilema onde não sabe se fecha mais a curva e corre o risco de perder o controle ou se continua abrindo a curva para não perder estabilidade, entrando na faixa contrária e esperando não encontrar ninguém vindo na sua direção.

Sem dúvida o comportamento nas curvas é bem diferente do Honda CR-V. O modelo da Honda tem suspensão mais firme, permitindo ao motorista rodar em velocidades pouco menores do que faria com um carro baixo.

Já no RAV4 4×2 você tem que reduzir a velocidade nas curvas. Reduzir mesmo. Em curvas bem fechadas, nada além de 70 ou 80 km/h. Ou seja, para quem for usar esse carro para viagens despreocupadas com a família, está ótimo, aliás conforto é o que queremos para nossa família, não é mesmo?

Mas o problema é que quem tem um carro assim geralmente também o usa para viagens a trabalho, onde o tempo é precioso. Andamos dentro da velocidade permitida, claro, mas também não queremos ficar fazendo curva a 70 km/h. Quem vive em áreas de serra ou de muitas montanhas deve atentar a isso e fazer um test-drive com o RAV4 na estrada antes de fechar uma compra.

Resumindo: o Toyota RAV4 tem muitas qualidades para entregar viagens tranquilas e confortáveis para a família, se curvas mais lentas não forem um problema para você.

  • rodolfo86

    o cambio da hilux e do corolla tbm sao assim , 3-D , onde na esquerda opera a terceira e para a direita opera o ´´drive´´ , mas normal , com o tempo acostuma……….

    • Romulo_Max

      O i30 tem D – 3, que na minha opinião faz bem mais sentido do que esse padrão adotado pela Toyota, como vc vai utilizar mais o "D" do que o "3", acho que faz mais sentido deixar o Drive à esquerda. Mas isso é uma questão de costume e gosto, que nem a forma como "passar" as marchas no modo sequencia, aumentando pra cima ou pra baixo ou direita – esquerda.

      O que eu ainda não consegui me acostumar nesse RAV4 é esse desenho pobre da saída circular do ar condicionado. :S

  • Antonio De Julio

    Isto é, não muito indicado pra quem pega muita serra….

  • BlueGopher

    A estabilidade é a diferença básica de um jipe com cara de SUV para um SUV com cara de jipe.

  • Guicamarao

    Resumindo, não tem estabilidade, é molenga e fraco. Um Subaru dos anos 90 é melhor.

  • Renato_Valente

    Ahhh, vamos combinar que em uma serra não se deve exagerar na velocidade das curvas neh??! Portanto acho que é uma boa escolha.

    • ancelmohenrique

      mas a 70kmh?
      fala serio.

  • libenter_crv

    A CR-V é tão boa de curva quanto meu antigo New Civic EXS, com a vantagem de que a suspensão não 'transmite a velocidade' para os ocupantes.

  • thiagolamim

    Nao gosto mtos dos SUV como CR-V e RAV4, nao oferecem a qualidade que o preço promete.

    • Scyc27

      Qual a qualidade que o preço promete?

  • mbarbosa697

    O que aconteceu com voce no caso da 3ª marcha aconteceu comigo no New Civic tbm,qualquer esbarrao na alavanca desativa o overdrive,nesse ponto prefiro um bom e velho botao separado como os Corollas antigos.

  • landocar

    mano, to fora! essa sensação de carro deitando e ter q espalhar na curva é de longe a pior pra mim qdo se dirige. carro tem q ir pra onde eu mando, sem fazer pirraça como essa.

  • YoOdEx

    Realmente, mesmo que sacrifique o conforto, estabilidade e segurança é primordial. Nada como você errar em uma curva (normal, acontece as vezes), com uma velocidade um pouco maior do que poderia e descobrir que seu carro fez a curva com tranquilidade sem grandes sustos. Afinal, levar a familia com segurança é muito mais importante que conforto (sem exageros claro).

    Não sou muito simpático a Rav4. Não é um veículo que me impressione e me desperte interesse. Mas como bom admirador de carro, se estivesse para comprar um carro dessa categoria, com certeza procuraria ir numa cc, estudar o carro e me informar melhor!

  • É parece que o comportamento dinamico do Rav4 é meio molenga mesmo.
    Típico de carro nesse porte, alto com suspensão mole… enfim quem compra esses carros não deve esperar a estabilidade de um esportivo né.

  • angelocaiado

    Que estranho. Eu tenho uma Rav4 4X2 a 4 meses e uso ela pra andar em estradas. Já andei 25.000km com ela. Andei também muito tempo no Honda CRV e fiz trajetos semelhantes. O engraçado é que a minha impressão foi completamente oposta. A RAV4 com suspensão independente tem um desempenho melhor nas curvas. quando a carroceria se inclina muito, a suspensão traseira ajuda a corrigir a rota do carro facilitando a curva.
    Na CRV tive a impressão muito maior de carro saindo na curva.
    Nas curvas de baixa, já peguei várias pesadas indo para Palmas – TO, e fiz sem problemas a 100km/h.
    Desculpa por discordar, mas parece até que minha RAV4 é muito diferente desta que você dirigiu.

    • Rangel

      Angelocaiodo

      O seu RAV4 como é o consumo dele real na estrada em suas viagens. Estou interessado em comprar, mais gostaria de saber opinião de donos na questão do consumo real na cidade e estrada.

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