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Avaliação NA – Volkswagen Jetta Comfortline 4 – Comportamento e consumo na estrada

jetta-comfortline-estrada Avaliação NA - Volkswagen Jetta Comfortline 4 - Comportamento e consumo na estrada

As dúvidas que nossos leitores tem com relação ao Jetta Comfortline e seu motor de apenas 120 cavalos com certeza também se aplicam ao uso dele na estrada. Será que seu desempenho e consumo são bons em comparação com sedãs com motores mais modernos?



As acelerações do Jetta Comfortline aparentam ser bem saudáveis. O fato de ele contar com câmbio manual nesta unidade que avaliamos certamente ajuda, reconhecemos isso, mas de um modo geral o comportamento dele na estrada não muda muito do que percebemos na cidade.

Temos um bom nível de ruído na cabine. Apesar de o motor do Jetta ser um pouco ruidoso, a forração acústica dele isola bem estes barulhos lá fora com exceção do parabrisa, que tem um pouco de ruído na sua parte superior. Não notamos ruído aerodinâmico nas portas e o conforto é adequado, graças aos bancos confortáveis.

Vemos que a suspensão entrega conforto mas ao mesmo tempo temos um bom comportamento dinâmico nas curvas, como é característico de modelos da marca. Curvas que geralmente fizemos a 100 km/h na estrada com alguns outros sedãs médios, com o Jetta deu para acelerar um pouco mais e fazer a 110 km/h.

Andando a 100 km/h temos 2.400 rotações, um número bom para consumo razoável e também ruído reduzido. Nas subidas, vi que o Jetta não perdeu tanta velocidade quanto o que aconteceu com sedãs 1.8 que avaliamos aqui no NA.

Aliás, este é um ponto que nos surpreende um pouco, pois parece que a maioria dos sedãs médios tem que ser colocado em quarta marcha para ter fôlego suficiente para subidas a 100 e 110 km/h. Se você quiser mais fôlego em quinta, tem de andar a 120 ou mais. Isso não aconteceu com o Jetta.

Na estrada os pontos negativos do Jetta 2.0 se resumem ao ruído do motor e o consumo, que certamente é pior do que o consumo de sedãs 1.8 com motores mais modernos. Ficamos com consumo de 13,2 km/l andando a 110 km/h com ar-condicionado ligado, com gasolina. Com álcool, a média foi de 9,2 km/l nas mesmas situações.

Então o Jetta realmente é um sedã mais gastão que seus principais concorrentes. Para quem roda muito na estrada deve dar preferência a sedãs com motorização mais eficiente.

Um ponto específico do desempenho que alguns leitores pediram para analisarmos era a respeito de retomadas de 80 a 120 km/h em uma simulação de ultrapassagem. Tivemos pedidos de fazer isso com o carro com quatro pessoas e também porta-malas cheio.

Mas se fizessemos isso apenas com o Jetta, seria uma avaliação diferenciada, pois todos os carros que avaliamos estão apenas com o motorista presente nos vídeos. Pois bem, ultrapassamos um Uno Mille colocando terceira marcha e saindo de 90 km/h indo até 128 km/h. Nessa situação o Jetta mostrou um bom fôlego, nada inferior ao que sentimos em Corolla, Cruze, Civic, etc.

Existe a diferença de carro automático para manual sim, mas o ponto que queremos mostrar é que o desempenho do Jetta não é muito inferior ao de seus concorrentes. Pode ser um pouco, mas pela potência e a idade de seu motor, está de bom tamanho. Agrada a quem gosta de motores com oito válvulas.

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  • Jaaggg

    No teste da FullPowerLap o Golf que usa o mesmo motor o AP na pista de Interlagos ficou atras de duas Minivan Uma PikUp e tb do Vetcra Gt ou seja esse motor não aguenta não

    • Tripa-Seca

      Desculpa, mas que teste foi feito em Interlagos? Que comportamento de dia-a-dia normal foi simulado no autódromo paulistano?
      Certa vez testaram Marea Turbo contra Audi A3 1.8T(Quatro Rodas). Audi ganhou em Limeira, Marea em Interlagos. No dia a dia, as versões 1.8 civis do Paranaense e 2.4 do mineiro davam e sobravam para a categoria…

      • mho

        Só para relembrar, MT é 2.0. O que tinha 2.4 era o HLX e alguns ELX mais antigos.

        O teste que o Marcelo1985 está dizendo é esse aqui:
        [youtube NfSGvV2yBZk http://www.youtube.com/watch?v=NfSGvV2yBZk youtube]

        Mas na boa, o Golf Black edition e GT não foram feitos para pista. É só para os playboys darem um "rolé" com a namorada a noite e viajar para a casa da vovó no fim de semana.
        Ok… Fui um pouco irônico.

        • MecanicoDigital

          kkkkkkkk … Golf mais lento do que Idea, kkkkkkkk
          Imagina só, uma tia mãe de família de Minivan fazendo playboy de Golfeta comer poeira, kkkkkkk

        • Diego Casagrande

          Tá certo, que o Golfão tem motor ultrapassado e outros incômodos… E também esta comparação no teste é realmente um absurdo, não tem nada à ver com nada. E eu me irrito estas comparações retardadas em testes "Racing" é um verdadeiro absurdo. Se alguém quer carro pra correr que compre um kit aerodinâmico e soque um turbo no carro e se mate. Por que as montadoras de hoje em dia não tem vontade de oferecer uma proposta de carro de corrida. Ou então que este tal consumidor desenbolse uns R$ 150.000,00 para correr. :@

      • Leandro1978

        Rapaz, adoraria ter o autódromo de Interlagos como o meu dia-a-dia…rs… O pessoal vem com cada uma…

    • YoOdEx

      Eu vi isso! De fato, nessas condições de volta rápida o carro anda sempre com giro altíssimo, oque não é o forte de um motor 8 válvulas com torque em baixa. É exatamente a condição avessa ao uso do carro diário. Mas claro, concordo com você, deveria ter um motor mais moderno, eficiente, silencioso.

      Quem teoricamente levaria vantagem em pista de teste seriam os motores 16V. O que me surprendeu foi o Vectra GT, ter feito uma boa volta. Se bem que ele possui 140 cavalos de potência (que responde bem em alta).

      • Glauber3

        so lembrando q o Vectra GT tem o motor 8v também o mesmo motor do Astra e ficou em 2º lugar,se botassem intão o Astra ai ele provavelmente faria um tempo melhor q o do Vectra por ser um pouco mais leve.

    • mho

      O motor do Golf e do Jetta 8v é o EA113, uma evolução do EA827 (motor AP).

      • MArcelo1985

        Mesma m…

      • mjprio

        muda o cabeçote, que tem fluxo cruzado e balancim roletado

    • Leosena

      Excelente conclusão a sua. Como se o motorista brasileiro vivesse correndo com seus carros dentro de um circuito.

  • fortal1990

    Esses engenheiros da vw fizeram um otimo trabalho nesse motor antiquado, com cambio at deve ser menos ruidoso o motor jah que tem a sexta marcha, alem de melhorar o consumo

    • Eugenio C.

      Então, me desculpe, mas os engenheiros da GM devem ter feito um milagre no velho 2.0 da Idade Média usado na linha Astra/Vectra, já que este chegou aos 140cv… Se o Gol 1.0 com oito válvulas consegue 72cv na gasosa, os engenheiros "alemões" poderiam ter conseguido bem mais que os 120cv do Jetta/Golf.

  • Gabrielbrandao

    Já to vendo o novo carro do eber…. jetta tsi …….

    • tiards

      O Jetta TSi seria um otima para o Eber, ainda mais agora com o IPI reduzido…
      Otima avaliação, e mostrou que o motor antigo da pro gasto. Durante os testes e em fotos, esse interior é perfeito.

    • se não tivesse suspensão firme e bancos duros, seria a escolha, com certeza… mas não sei…

      • Se entrego com esse não sei no fim da frase……hehehehe

        • Comentei com o Moriah que se vendesse um TSI com bancos do Comfortline, aí eu até pensava.

          • Antonio Henrique

            Ou pelo menos com o 2.5 da geração anterior. Seria um ótimo "meio termo" entre preço, conforto e esportividade.

          • Leandro1978

            Já está "fácil" de encontrar Jetta TSI usado à venda?

            • preços péssimos… nego vende o usado a 78.000 no mínimo, e ainda são carros com 40.000 km rodados… sem chance….

              • thales_sr

                Vai no jetta clube pra você ver preço péssimo… O cara anuncia o carro com 4000 km pelo preço de 0km! rs

              • Tripa-Seca

                Éber, eu conheço um cara que tem um blog, e nesse blog dele, muita gente diz que o preço do usado é mais justo…heheh…É um blog até legalzinho… Um tal de NA…Conhece? Deve ter poucas visitações… Uns poucos milhões….

                • Eugenio C.

                  Com o EcoSport, Punto e tantos outros acontecia a mesma coisa: até 1 ano após o lançamento, os carros ainda eram bastante valorizados mesmo com alta quilometragem. Qualquer pessoa que acompanhe o mercado de veículos sabe disso: fator novidade conta muito… Vide Hyundai Veloster, que mesmo com 1 ano de uso e mais de 10 mil km nos pneus é vendido por praticamente o preço do zero km básico. No caso do Golf 1.6 Sportline, por exemplo, que não é novidade nem lançamento, mas também não é considerado "mico", a diferença de preço após 1 ano de uso pode chegar a 10 mil reais, e mesmo completo e com baixa quilometragem (e na cor branca…) o preço nunca iguala o zero km básico.

                • pow, carro semi novo é uma boa sim, eu sempre compro, mas carro que acabou de ter redução de preço não dá certo. além do jetta tsi outro exemplo é o sonata… tem nego com carro 2010/2011 pedindo 90.000.

              • Leosena

                Que tal este então, que apesar de ter apenas 12.000km é o modelo da geração anterior e custa quase R$ 72.000,00?
                http://www.reginaldodecampinas.com.br/quero-compr

                • pow, tá lindão… mas a única coisa que me faria sair de um grande para ir a um médio seria o motor de 200 cv… esse de 170 não me animaria

                  • Roms

                    Eber, vc nem comentou sobre o preço. rsrs. 72 paus nesse old jetta 2010, é uma pechincha. rs

          • Gabrielbrandao

            Ué não sairia muito caro comprar os bancos do comfortline e trocar… afinal a estrutura é a mesma e acho que o tsi não tem nada eletronico. deve ser possível trocar.

            • deve mesmo, vc tem razão

              • Alexdebrito

                Jetta tsi usado é furada, quanto custara trocar o kit de embreagem? visto que dizem que não chega a 60 mil km.

            • Roms

              o meu veio com ajuste elétrico

  • igualmenor

    Estou em uma grande dúvida a respeito do meu novo carro!

    Deparo-me entre a elegância e discrição de um jetta confortline, mecâncio, branco, e bancos em couro bege com todos os opcionais, menos o sistema de navegação e a esportividade de um bravo t-jet, com skydome, bancos com costura vermelha e seis marchas!

    Gostaria de ver a opinião dos leitores, com ética, claro!

    Abraço a todos e ao Éber pela matéria!

    • YoOdEx

      Certamente é uma dúvida legal a sua! São duas propostas diferentes com certeza.

      O Jetta, ao meu ver, seria uma compra mais racional, por ter um conjunto equilibrado, com espaço para familia, com elegância como você citou, com o refinamento do cambio (tanto manual como automático), com um acerto de suspensão ao nível alemão (firme, porém confortável).

      Já o T-Jet é aquele carrão dos sonhos de muita gente. Desempenho bem superior, deve acelerar com muita competência e possui um bom consumo pela proposta do carro. É um carro maravilhoso, e chama atenção.

      O que eu esperarei de melhor nos dois: Jetta – espaço interno, conforto, estabilidade, cambio, valor de seguro, valor de revenda e elegância. Do Bravo – desempenho, itens de série, prazer ao dirigir, esportividade.

      Eu iria de T-Jet, mesmo achando ser um pior negocio, pois seguro certamente é mais alto, e desvalorização é mais acentuada. Acho que o prazer de ter um carro que você gosta, é superior a uma compra teoricamente muito racional, mas que não te entrega toda a satisfação que você teria com outro modelo mais custoso.

      • igualmenor

        eu estou preponderando por este lado também. de bravo! eu não me importo com valor de revenda ou seguro, pois compro carro apenas como bem de consumo e não de investimento ou outra coisa parecida!

        meu espírito esportivo deve bater mais forte também! obrigado!

        • YoOdEx

          Você já fez o test drive em ambos? Acredito que no Jetta Confortline será mais fácil. Nada como um test drive para decidir qual de fato é o carro que dá mais prazer. Chuto quase com certeza que será o Bravo pelo motor.

          • igualmenor

            Já fiz sim! senti uma emoção sem tamanho pisando fundo no bravo! fora o acabamento, que pra mim, supera todos os hatchs médios!

            o jetta é mais manso, mas como na matéria diz, não deixa a desejar. entretanto, o interior com bancos bege e a cor branca, impressionam muito! é a dúvida entre a elegância e a esportividade pelo mesmo preço!

            • rogeriulima

              Vc chegou a ver o bravo com couro marron? Cara fica show

              • igualmenor

                Só por foto! ao vivo nunca! mas é realmente show de bola nas fotos, só que pelo couro marrom eu teria que levar essence ou absolute e consequentemnete perderia o motor de 152 cv, o câmbio de seis marchas, o torque elevado, mais ainda com o overbooster e uma suspensão bem melhor! acho q o t-jet é mais vantagem

                • rogeriulima

                  Ops, não sabia que o couro marron não era oferecido no TJet… Uma pena

            • YoOdEx

              Entendo! É o lado jovem X lado tio, no bom sentido claro! ehehhehe
              Boa sorte pra você! Não conheço nenhum dos dois carros a fundo, mas por alto eu já iria tendencioso ao Bravo, que por sinal, branco T-JET é uma maravilha tb!

              • igualmenor

                valeu demais jovem!!!!

      • rogeriulima

        Só lembrando que o câmbio manual do TJet é uma caixa de 6 marchas vinda da Italia, diferente das outras versões do Bravo

        • igualmenor

          é, eu sei! ponto positivo para o bravo!

        • YoOdEx

          Verdade! Mas mesmo assim, nunca conheci um cambio superior ou mesmo igual ao desses VW.. é macio, preciso, curto, engates perfeitos. E olha que nem tenho VW mais hein! Quem não conhece, vale a pena experimentar. Eles estão desde o Gol, Fox 1.6 até os mais caros. Fora que o Tiptronic (do Jetta) é muito bacana tb! Acima da média

          • igualmenor

            mas o do bravo t-jet, nem se compara com os outros câmbios de qualquer carro fiat! é macio e precisos tbm, com engates muito bons! tive um gol g5 há um tempo atrás e o do bravo é muito melhor que o do gol

    • Rox_

      São duas propostas bem diferentes hein!!! Se fosse comigo eu preferiria o Bravo (se fosse o Highline aí o Jetta seria minha opção). De qualquer forma os dois são lindos, e o branco cai muito bem nesses dois carros, principalmente no Jetta. Que escolha difícil amigo!!!

      • igualmenor

        pois é! é o que pesa na minha decisão! provavelmente irei de bravo! o prazer de dirigir e a esportividade vão bater mais forte na hora de fechar a compra!

        obrigado!

    • JPaulo10

      Só não se esqueça que, na hora de revender, nenhuma concessionária vai pagar os opcionais que você colocar. Nem mesmo o estofamento.
      Na minha opinião, a moda é elegância e discrição; tornou-se sinal de "bom gosto".

      • igualmenor

        eu entendo! mas não me importo com o valor de revenda! compro o carro apenas para usar mesmo!

        é o primeiro a declinar pelo jetta!

    • netto_57

      Cara,

      Não sei onde vc mora, mas em Minas Gerais, Fiat tem uma desvalorização mais acentuada, ainda mais se tratando de um carro mais caro. E ela ainda carrega aquela velha idéia de que nao sabe fazer carros esportivos e duráveis aos mesmo tempo, ou um, ou outro…
      Muitas vezes porque inventa demais nos motores usados (5cilindros, Etorq, Tjet e por ai vai…) a VW mantém uma linha de motores mais sóbrios e duráveis como AP por taaaaaaannnto tempo mantido na linha de montagem….

      O Bravo enche os olhos, o conjunto do painel dele iluminado a noite é um espetáculo a parte….

      O Jetta tem uma frente ao meu ver esportiva com os para choques acentuados em baixo, passa um pouco da imagem de ser carro de tiozão como todo Sedan que compete com ele (pra mim, todo sedanzão é de tiozão, e eu gosto de quase todos eles)…

      Mesmo assim, eu iria de Jetta, por confiar mais no mais simples, o sofisticado às vezes so atrapalha… E o branco é um belo carro….
      Voce pretende comprar, eu apenas estou no sonho por enquanto, mas sonhava com o New Civic (que já não é mais New… rsrsrs) mas agora eu sonho mesmo é com esse Jetta, 2.0 completão ou o TSI…

      Abraço

      • igualmenor

        pra mim, todos os dois são de encher os olhos de admiração! sou de Goiânia e tenho um amigo que está com um punto t-jet 2009 com mais de 70.000 km e o carro está intacto e com o motor em perfeito funcionamento, ou seja, aceleração brutal! o motor t-jet é bom pelo que eu soube! mas é isso aí, estou gostando dos comentários e logo logo decidirei!

        corra atrás do seu sonho que logo vc acorda e se depara com ele bem na sua frete!

        abraçoss

        • Roms

          Quantos anos você tem, amigo? É casado? Tem filhos? Eu responderia essas três perguntas antes. Veja que cada carro se identifica com uma palavra: um é razão, o outro emoção. Porque o tjet é um puta carro, mas um puta carro. Não tenho como colocar defeito nele. Dependendo da sua idade, vale a pena fazer as loucuras agora (o que te dá prazer), e pegar um mais esportivo, ciente de que vai perder dinheiro lá na frente (isso é fato consumado). Se não for o caso, considere a família também, o que é melhor para todos, e não só seu ego, e também valor de manutenção, etc. Eu mesmo há pouco tempo comprei um Jetta Tsi – branco, que sempre quis (na verdade quero o Tiguan, mas tá caro pra caralho e ainda não tive coragem de comprar), e sou casado, não tenho filhos, mas gosto de uma boa velocidade e uma dose de esportividade. Se fosse entre a versão mansa do jetta e a tjet do bravo, nesta fase da minha vida, minha escolha seria o Bravo.

          • igualmenor

            estou com vc! sou solteiro, civilmente, mas mantenho uma relação estável há 5 anos e estamos longe de casar ainda, por tanto os filhos estão longe de chegar tbm! concordo que o bravo é um puta carro! o punto com esse motor já me agradou bastante! estou decidio já, graças a vcs e o NA, pelo bravo t-jet branco, com teto e banco em couro! mais pra frente vou pensar no jetta, só que da próxima, será o TSI, sem dúvidas! obrigado a todos!

            • Louis

              Cara, mesmo que tiver 1 filho, creio que o Bravo dá sossegado conta do recado! rsrs
              Eu só pesquisaria bem o preço do seguro, que deve ser mais alto no Tjet.

              • igualmenor

                o preço do seguro nem é problema! estava em dúvida só em relação ao carro mesmo! mas agora já está decidido que será o bravo t-jet! minha namorada choramingou um pouco pelo jetta ser mais imponente e ser "tão maravilhoso" internamente, mas sou eu quem vou dirigir! então acabou! kkkkkkkkkkk

          • YoOdEx

            Comentário perfeito. Porém acho que o T-Jet não é tão esportivo assim. Ele tem um certo conforto e um espaço interno médiano (inferior ao Jetta claro), dizem que o porta mala é muito generoso. Então eu acho que pode servir até como carro de familia, ainda mais sem filhos

            • igualmenor

              concordo plenamente

    • rogeriulima

      Dificil hein!!!
      Se tamanho não é importante e vc busca esportividade fique com o Bravo, senão dê uma olhada no Civic pois agora que caiu o preço ficou melhor que o Jetta. Outra boa opção seria o Cruze hatch.
      Falando por mim, se eu buscasse esportividade dificilmente olharia pros 120 cv's e pra cara de tiozão do Jetta de entrada

      • igualmenor

        não sou muito fã do civic, pra mim já deu! meu irmão acabou de comprar um cruze sport6 e realmente é um bom carro! mas com os acessórios do jetta, eu creio que valha mais a pena o jetta e pra não ter um carro igual ao dele! não estou buscando diretamente esportividade. gosto dela, mas estou dividido pelo conforto e sobriedade do jetta

    • Ricston

      Olha, gosto bastante de sedãs (tenho um Audi A4), mas, entre as escolhas que você pontuou, eu iria de Bravo T-Jet, sem dúvidas.

      • igualmenor

        já está decidido! será o bravo t-jet mesmo! obrigado!!!!

    • RafaelPimenta

      Voce tambem pode se tiver condiçoes, pagar um pouco a mais e pegar um Jetta TSI. voce vai ter mais esportividade que o Bravo e vai ter a elegancia de um Jetta mesmo ele nao sendo tao confortavel quanto o comfortline, mas voce tera um carro elegante com um motor de 200cv. abs

      • igualmenor

        infelizmente as condições só permitem um carro até 70 mil, que é o que dá pra pagar a vista, não gosto de financiar! o tsi vai ficar para o próximo carro, depois de uns dois ou três anos de uso no t-jet! e eu ainda gosto de carros com câmbio manual! hehehe

        • RafaelPimenta

          hahaha vdd é bem mais divertido. bom ate 70mil vc tmb tem o focus 2.0 titanium que tem um motor de 145 ou 147cv, bom torque, vel final acima de 200km/h(mais ate que o bravo eu acho) e uma boa lista de itens. na versao manual custava 70mil nao sei como esta agr.

          • igualmenor

            O focus já está meio defasado perante o bravo, na minha opinião! e pra mim o bravo é mais luxuoso por dentro e mais esportivo por fora!

    • ruback

      Nenhum dos 2, sério.

      • igualmenor

        e o que vc sugere então jovem?

        • ruback

          Trabalha mais um pouquinho e junto mais uns 15k pro jetta TSI. Vc vai sofrer um pouqinho mais, mas vai ter um carro que é o triplo do que esses dois são juntos!

          O Tjet é muito valorizado por ser turbo, mas no fundo no fundo rende igual qualquer outro 2.0 por ai (o focus no caso seria muito mais carro na minha opnião). Mas nenhum deles vale o que pede. O "Santana" nem comento muito.

          Agora 82k num carro que usa TSI e DSG….. quem dirigiu sabe o que esse conjunto faz…. parece milagre, da vontade de sentar no chão e chorar de felicidade depois que tu sai do carro……

          • igualmenor

            eu entendo, mas eu ainda gosto de carros com câmbio manual! o tsi certamente será o meu próximo carro! e o focus, pra mim, já está defasado perante o bravo! o bravo é muito mais luxuoso e tem muito mais mecânica!

    • bedotRJ

      Já pensou num Linea T-Jet? A mesma mecânica do Bravo, mas por preço menor e com a mesma adequação familiar que o Jetta tem. É um carro bem encalhado, então deve ser mole de conseguir descontos.

      Obs.: vi no site da Fiat e o Linea T-Jet tem como opcional um belíssimo conjunto de bancos em couro bege. Deve ficar muito bonito.

      • igualmenor

        entre encalhado por encalhado, sou mais o bravo com câmbio com 6 marchas, o overboost e o skydome!

  • YoOdEx

    Interessante mesmo! Motores com bom torque em baixa realmente é o que importa em 90% das situações em um carro. E nisso os 8V falam alto.. Porém, o Sentra (e consequentemente o Fluence) tem um excelente torque em baixa (90% de 20kgfm disponivel em 2500 rpm) lembram um 8v, porém com a vantagem de em altar, serem de fato 16v. Citei esses por serem os que conheço.

    No mais esse motor me surpreendeu muito, e mostrou ser adequado ao carro sim! Claro, para quem quer desempenho campeão existem outros carros, como o proprio Tsi.

    Enfim, parece ser um carro bom se ter.

    • Leandro1978

      Em um comparativo feito pelo BestCars entre Jetta 2.0, Corolla e Civic com motores 1.8, todos automáticos, o gráfico de torque dos três fica bem parecido. O Jetta possui um torque ligeiramente superior aos dois entre 2.000 e 4.000 rpm. Acima disso, os dois japoneses se sobressaem. A de potência também há bastante semelhança até pouco menos de 5.000 rpm, quando o Jetta chega ao seu limite. Em outro comparativo, mais recente, o Fluence entrou no lugar do Corolla e a nova geração do Civic foi testada. Neste, o motor do Fluence se sobressai, tendo potência e torque sempre superiores. Assim, me parece que, quando comparados com os 1.8, este 2.0 da VW possui desempenho semelhante. A maior diferença acaba sendo quando a comparação é entre os 2.0 mais novos, como é o caso do Fluence.

      http://bestcars.uol.com.br/comp4/honda-civic-toyo

      http://bestcars.uol.com.br/comp4/honda-civic-rena

      • YoOdEx

        Interessante mesmo o artigo. O Civic 1.8 tem aqui em casa um. É um carro com baixíssimo torque em baixa (pelo menos eu acho né), antes de 4000 mil giros ele é lento, mas lento ao ponto de andar atrás do meu antigo Fox 1.6 nessa condição, ou seja, além do cambio mais longo né. Sei que viajando num mesmo trajeto, observo que o Civic eu tinha que reduzir marcha sempre para encarar uma subida (110km/h), já o Fox, raramente reduzia uma marcha, ele tinha força em pouco menos de 3000 giros para encarar a subida sem redução.

  • josevaldop

    A volkswagem usou uma equipe de engenheiros especializados, é bem obvio que não é o motor que todo mundo sonha, mas ele é suficiente pra encarar os rivais, não iam dar um mole tão grande.

  • Rodriguetos

    eu só trocaria o Jetta, pelo atual Fusion… os outros, prá mim, não me agradam…

    • macumba_online

      Acredito que essa matéria foi boa pra jogar um balde de água fria (mais uma vez), nos que acham que só porque um motor é de projeto mais novo, certamente será melhor… Nem sempre o resultado final, sentido pelo motorista é exatamente o que dizem os números e idade do projeto….

  • Pedro_Rocha

    Resumindo: desempenho mediano, já que ultrapassar um Mille reduzindo para a 3ª beira o demérito. Imagino que o contagiros deve ter ultrapassado 5000 rpm ao final da "arrastada", tomando por referência o Corolla 1.8 AT.

    Entretanto, esse Jetta não tem a obrigação de ser esportivo; papel esse reservado ao TSI.

    • Carlos_brown

      Sem dar uma de advogado do Jeta, acho que ele exagerou, dava pra ir de 5ª mesmo, mas talvez simule a atuação de um automático que faz as reduções por conta própria, daí a sua vantagem nas retomadas.

    • rogeriulima

      É que o Mille tava com vento a favor e na descida, kkkkk

      • Eugenio C.

        Devia ser um Uno Turbo travestido de Mille, ao estilo düb…:D

  • MecanicoDigital

    Talvez as maiores críticas a este motor sejam, além do projeto defasado em relação aos seus concorrentes, também o fato da VW ter abandonado o ótimo motor 2.5 da Audi que equipava o modelo anterior.
    Este 2.0 8v tem sim suas qualidades, mas percebo um retrocesso neste sentido.

    • thales_sr

      Acho que foi pra entrar numa faixa de IPI mais baixo… Penso nesse Jetta como um substituto do Bora, até porque o antigo era mais caro.
      O substituto "à altura" do antigo Jetta 2.5 é o Highline.

      • Leandro1978

        Concordo. Outros "problemas" daquele 2.5 (presente na Jetta) é o consumo alto (no teste de longa duração do Best Cars, a Variant obteve média de 8,8 km/l), a ausência do flex (o que o tornaria ainda mais gastão) e convencer o consumidor de que o 2.0 turbo rende mais que este motor "maior".

        • RafaelPimenta

          Olha amigo nao sei se ele monocombustivel seria mais gastao que o flex nao. vc bem deve saber que essa tecnologia FREX é mo engana bobo. os motores duram menos, sao menos resistentes e em muitos casos o carro bebe mais que o mono combustivel, ate porque 60% dos consumidores misturam toda hora o alcool com a gasolina fazendo uma mistura meio esquisita e nao muito boa pros motores. Pois eles sao feitos para rodar com um ou outro e nao com os 2 combustiveis juntos.

    • mjprio

      o 2.5 não era audi não, é VW mesmo. Ele na verdade é um EA113(2.0) com um cilindro a mais, dado que a relação diametro curso é a mesma(82,5×92,8 mm). após juntarem dois desses num mesmo virabrequim fizeram o motor V10 5.2 da lamborghini, basta ver que o diametro curso é o mesmo!!!!

  • Adriano_Silva

    Olha, não é um carro ruim, mas para quem quer uma mecânica avançada e desempenho melhor não deveria comprar um Jetta logo de cara, melhor testar outros carros, para quem não se preocupa com esse detalhes tem saudades do Santana rsrsrs e não se importa em pagar preço de carro moderno e levar um velhinho rsrsrs para casa boa viajem abordo do Jetta rsrsrs.

    • rogeriulima

      Acho que é bem por aí mesmo, no fim não é um negocio ruim não. Porém com tantos concorrentes oferecendo mais ele tinha que ter pelo menos um preço melhor, tipo a versão manual começando a baixo de 60k.
      Eu não compraria pois preferiria ou o Fluence ou o Cruze.

  • BflavioSa

    Moçada, so pra esclarecer uma coisa. Vou dar como exemplo os motores da Renault:
    1.6 8valvulas código K7m tem menos torque em qualquer faixa de giro que o 1.6 16valvulas código K4M, porem é verdade que o torque máximo do 16v é com giro mais alto do que o máximo do 8v, só que o máximo de um é na casa de 15 e do outro na casa 13.
    Então não se enganem, se vocês pegarem a curva de torque desse motor VW 8v verão que ele estará sempre a baixo de um 16v de boa qualidade, em qualquer faixa de giro.
    Outra coisa, o único motivo da VW ter colocado este motor é CUSTO, se ele fosse mais caro que o 1.8T 150cv do antigo A3, por exemplo, ele nunca estaria neste carro!!!!

    • thales_sr

      Torque do jetta inferior a civic e corolla em qualquer situação? http://bestcars.uol.com.br/comp4/honda-civic-toyo

      Mas acho que a discussão não é se ele é mais forte ou não que os concorrentes… Penso que o que quis se mostrar aqui é que apesar dos números informados, na prática o carro não chega a ser a lesma que se pensa.

      E sim, a motivação desse AP 2.0 é custo mesmo… Se fosse pra encarecer o carro, não criavam essa versão…

      • duduguazzi

        O que vejo após ter testado a grande maioria dos carros do segmento e agora por ultimo o Jetta,é que o Jetta fica limitado para regimes de velocidade maior porem nas faixas usuais de até 4500rpm se voce não soubesse os motores dos carros iria falar que esta a par de Corolla , Civic e Cruze.

      • Leandro1978

        Exatamente. Seu desempenho acaba sendo próximos aos dos 1.8 mais modernos, como os dos testados Corolla e Civic. A grande diferença acaba sendo quando comparado com os 2.0 mais modernos, como o mesmo site fez recentemente testando o fluence no lugar do Corolla.

        http://bestcars.uol.com.br/comp4/honda-civic-rena

    • Stark

      do 0 ao 4500 rpm o 2.0 8V sempre tem mais torque que os 1.8 16V modernos, depois dos 4500 giros que os 1.8 16V começam a ser mais forte.

  • rogerw31

    É verdade, vai realmente ficar uma comparação injusta, uma pena, para mim a situação mais importante seria o desempenho com carga, acho que para todos, vale uma ressalva que o jetta é manual, ele tem um desempenho melhor que o automático, se o manual tem um desempenho iqual ou pior, podemos esperar uma diferença de desempenho comparado a concorrencia maior na versão AT, apesar do bom câmbio de 6 marchas. Eu não acho que o desempenho dele seja ruim, só não é melhor do que os outros, também é interessante que para um câmbio manual a última marcha possui uma relação bastante longa.

    Para os que dizem sobre o porque do motor não ser mais potente, ou a potencia do gol gti que tinha 141cv e 17,8 de torque, mais que os 120 e 17,7 ( ambos com gasolina ) acho que é a questão da emissão de poluentes.

    • rogeriulima

      O motor 2.0 da GM tinha 126 cv's (se não estou enganado), e na última atualização (isso em 2007/2008) passou para 140

      • rogerw31

        O 2.0 do jetta é também usado nos EUA, acho que lá tem normas de emissões, por isso não fizeram uma versão diferenciada para o Brasil.

  • No fim, é tudo que os que falam mal do Jetta nao queriam ouvir, que ele é um sedan bem construido e que tem desempenho comparável aos outros sedans do mercado, principalmente aos 1.8.

    Para meu caso, que fico com o carro 95% do tempo na cidade, seria uma excelente opção, se não a melhor, comparando com os sedans que hoje estão vendendo mais que ele (Cruze, Civic e Corolla).

  • radiobrasilcombr

    Falando em potência, um vendedor de concessionaria VW disse que o Tiguan vendido aqui tem anunciados 200cv mas na verdade tem 215cv…

    • Dificil de acreditar viu, ninguem mentiria a potencia para baixo visto que a potencia não faz incidir mais impostos…..

      • thales_sr

        Bom, no jetta clube um usuário mostrou dinamômetro com 200 cv NA RODA…

        • Putz, isso é muito bom visto que existem diversas configurações do EA888 e cada um entrega potencias e torques diferentes, vide o novo 1.8 TSI da Audi com 170cv e 31,8kgfm de torque e pelo que sei a configuração do EA888 que vem para o brasil é a mais simples.

  • rbergesch

    O consumo ta ótimo!
    E no geral, parece ser uma excelente compra!
    O receio de todos era a motorização, que conforme sua avaliação, Éber, é suficiente!

  • Rafa222

    Nao há como gostar desse motor. Só quem não conhece, ou quem nunca acelerou um motor de 16 válvulas consegue ter alguma admiração. Motor bom tem que esticar gostoso e ter uma aceleração prazerosa. Esse motor 2.0 da VW é ridículo, até 4.000 rpm pode parecer que vai bem, depois disso pode esquecer, desempenho medíocre. Soa ofensivo e de pouco respeito ao consumidor a VW disponibilizar um carro novo, desse porte e neste preço com uma motorização tão arcaico. Ainda bem que temos outras opções.

    • Leosena

      Opinião cada um tem a sua e é salutar que seja respeitada. Mas posso afirmar com propriedade que este motor 2.0 Flex não tem nada de ridículo, amigo. Minha noiva tem um Polo GT 2009, comprado 0km e que agora está com 32.000km. Compartilho com ela o uso do carro e acho o desempenho e consumo bastante satisfatórios. No uso na cidade é quase impossível ultrapassar as 4.000 rpm que você citou e dentro desta faixa o carro é muito prazeroso de se dirigir, exigindo poucas trocas de marcha. Em estradas já andei a mais de 200 km/h no plano, então acho que o desempenho não tem nada de medíocre. Para mim a presente avaliação só tornou pública o que eu já vivenciava: este motor, apesar de antigo e ultrapassado, faz o que outros mais modernos também fazem. Aliás. Civic e Cruze têm consumo mais elevado que este 2.0 da VW. Mas realmente é difícil para os "haters" de plantão reconhecerem isso.

      Abraço.

      • Fmonteiro

        Só o detalhe que o Polo pesa uns 150 kg a menos que o Jetta, que pelo preço deveria sim ter um motor mais moderno, que a VWB só não oferece porque não quer. Agora eu concordo que para quem usa o carro na cidade não irá sentir diferença nenhuma.

  • wrlopes

    Sem dúvidas a avaliação do Éber mostra que o carro é bom, isso não podemos discordar, porém o nível de equipamentos dele a 65k é muito inferior a concorrentes como 408, Cruze, Fluence e Sentra.
    Esta versão avaliada fica em 78k, daí já não se torna mais atraente pois os outros oferecem muito mais pelo mesmo(alto) preço.

  • paranaiba

    Eber, o consumo não está ruim não, para falar a verdade isso se aproxima e muito do consumo do FOX 1.6, ja viagei em um, eu e mais uma pessoa, ar ligado 100% do tempo, fez media de 14 km/l andando a 110 km/h na gasolina

  • Stark

    O Consumo não está nem melhor nem pior que os concorrentes testados, está dentro da normalidade, não entendi o comentário! kkkk

    Dados : Mesmo Percurso, Estrada, Gasolina:

    CIVIC 1.8 14 km/l (Econ ligado)
    JETTA 2.0 13.0 km/l
    CRUZE 1.8 12.6 km/l
    COROLLA 1.8 12.6 km/L

    Lembrando que o Câmbio TipTronic terá o Consumo em Estrada idêntico (e até melhor em alguns testes) devido à calibração que a VW deu ao tiptronic e também pela 6ª marcha que deixa o giro lá embaixo, merecia ser testado também. A própria VW anuncia que o TIPTRONIC tem o mesmo Consumo do Manual.

    • fortal1990

      eu axo que com o tiptronic, o consumo será melhor, jah que tem a sexta marcha

    • JottaElle

      Para essa categoria está bom mesmo. Já consegui 14 km/l com esse Jetta na estrada, mas ainda assim é bem inferior ao que consigo em meu carro com o mesmo motor, 16,5 km/l.

  • fse

    Eu ja dirigi o novo Jetta 2.0 AT na cidade e na estrada. Na cidade achei muito bom, e o cambio ajuda muito, um dos melhores atualmente. Mas na estrada senti falta de folego do motor, quando precisava fazer alguma ultrapassagem e tambem em trechos de serra. Mas achei o carro muito bom.

  • victorbueno10

    não tive a msm impressão ao dirigir o jetta na estrada n muito pelo contrário achei ele muito ruim em ultrapassagens demorando muito pra acelerar , mais não sei afinal nunca dirigi um civic ou um corola pra comparar.

  • JosemarFloripa

    "PARA quase TODOS"…não esqueçamos de quando olhar e comentar os CVs, olhar e ver TORQUE também e a relação de transmissão, bem como relação peso/CV/Torque…e não se pode fazer conclusões de veículos sem levá-los pra pista e testar seu desempenho, bem como fazer simulações no dia a dia também…vamos e venhamos, tem cada pergunta por aqui, que não parece que tem internet; mandam por cartas, só pode; pois a maioria das dúvidas que se tem, é só pesquisar pra saber

  • paulluis

    Acho que todos os testes realizados pelos meios de comunicação especializados são feitos com o carro só com motorista e vazio, coisa que na verdade não trará os resultados reais. Coloquem 5 pessoas e respectivas bagagens em qualquer carro e andem na estrada, quero ver alguém conseguir os mesmos resultados, simplesmente não dá, a diferença é muito grande, esse carro só com o motorista pode render muito bem, mas com carga máxima vai ter mais dificuldade, acho que quem paga esse valor por um carro, vai querer um carro bom por inteiro e não pela metade, pelo menos os que tem bom censo deveriam pensar assim.

  • Felix_S

    Eber, o que vc quis dizer com "exceção do parabrisa, que tem um pouco de ruído na sua parte superior"? Seria ruído aerodinâmico? Sobre o comportamento na estrada, a suspensão é simples mas é bem acertada, não é mesmo? Esse é mais um motivo pra VW se mexer, afinal o carro no geral é muito bom e merecia um motor a altura do resto do conjunto.

  • Camarada200

    Achei a avaliação muito generalista:
    1 – "As acelerações do Jetta Comfortline aparentam ser bem saudáveis."
    2 – "Existe a diferença de carro automático para manual sim, mas o ponto que queremos mostrar é que o desempenho do Jetta não é muito inferior ao de seus concorrentes. Pode ser um pouco, mas pela potência e a idade de seu motor, está de bom tamanho"

    Ou seja, nos pontos negativos as críticas não foram contundentes, mas sim genéricas.
    Continuo com a opinião de que motor e acabamento não são o forte deste carro.

  • osolamaalua

    Poxa, acho o jetta um carro honesto. Tive o Golf com esse motor do jetta e hoje tenho uma linea t-jet. A parte dinamica do T-jet é muito boa, mas como Fiat ainda é Fiat, a manutenção é cara e bem fraca, o carro fica defasado rapido e tem grande desvalorização. Ano que vem devo troca-lo em outro. Tem vontade de manter o turbo pois achei muito boa a experiência de ter rápidas acelerações. Estou considerando o Jetta TSI ou o 308 THp que deve chegar no salão do automovel. Uma coisa eu garanto, quem dirigi um veículo turbo fica triste quando dirige um carro sem este auxilio.

    • Fmonteiro

      Por isso que eu torço que o Focus 3 venha com os motores Ecoboost.

  • piacava

    Pra quem acha o 2.0 8v do jetta a pior coisa do munda respondam:

    O que adianta um motor ser moderno, de aluminio, com VVTI e etc etc etc, se:
    1. Ele não anda mais que esse 2.0 antigo, pois a diferença no dia-dia é imperceptível, e apenas será notada acima de 4 ou 5 mil giros, lembrando que em baixa o 2.0 antigo é melhor.

    2. Não é mais econômico que o 2.0 antigo na cidade (e na cidade o antigo ainda tem melhor desempenho), e na estrada a diferença é minima. Tão minima que em uma viagem eles andam juntinhos.. Com vantagem para o Jetta em percursos de serra.

    3. E pra melhorar o 2.0 antigo tem a manutenção muito mais barata que os novos e modernos.

    Não vejo vantagem nenhuma.

    Só justiicaria essa defesa toda pelos MODERNOS se eles de fato fossem melhor que o antigo (obrigação pela modernidade), e não são.

    A VW poderia colocar um motor melhor? Sim!!!!!!!!!!! O 2.0 16V FSI que equipava o passat por exemplo seria ótimo, mas a concorrência
    não se equivale, então…

    Pra não acharem que estou falando besteira sem o devido conhecimento, segue abaixo os carros que já tive e minha impressão de cada um.

    Já tive um Golf 2.0 GLX, esse mesmo motor, e era muito econômico e andava muito. Pra mim dos Golf foi o melhor
    em temos de conforto, desempenho e economia (exceto o GTI MK4 que é um outro carro).

    Já tive um Golf GTI com 200 CV (Chipado), esse era andava muito MESMO, e foi o carro mais econômico que tive.

    Tive um Ka 1.0, O carro mais beberrão que tive.

    Tive um Stilo 16V. Razoável, mas frouxo, subia o giro até o corte como ser o motor virasse infinito e mesmo assim era lerdo,
    e não chegava aos pés do Golf 2.0 em aceleração em baixa e médias rotações (onde é o uso em 90% dos casos).

    Tive um Jetta 2.5. Desempenho quase igual ao GTI (Quase), mas bebia mais que o GTI e meno que o KA 1.0. O Cambio desse Jetta é um obra de arte, não dirigi carro com cambio igual. Quem nunca andou aconselho a experimentar, mas com cuidado pra não se apaixonar. srsr

    Agora estou usando no dia a dia um Astra 2.0, carro honesto. e só. consumo igual ao Golf 2.0, conforto médio, e desempenho
    interessante. Mas muito molenga, o carro balança de mais, comparado ao Golf (justinho) e o Jetta.

    Corolla aut é foda, ando no do meu sogro as 4 marchas dele são brochates, tem um barranco entre a 3 e a 4 que não é brincadeira.

    Civic é duro de mais, e froxo de mais em baixa rotação, Ou você andam acima de 5000 RPM o tempo todo.. pede marcha toda hora é um saco.

    Os frenceses, bem são franceses, nunca me atrevi a dirigir com medo de quebra na minha mão (pode ser preconceito).

    E os coreanos, são coreanos né, pra mim, ainda uma incógnita, ainda mais com as propagandas e dados enganosos publicados dos carros mais fantasticos do UNIVERSO.. srsrs..

    Bem é isso aí. Pra mim hoje a melhor compra da categoria é o Jetta na versão de entrada para competir com os demais em suas versões de entrada.

    E para competir com os tops, Corollas Civics e afins Top, tem o TSI que deixa-os no chinelo e comendo poeira.

    Um abraço a todos.

    • josias

      Tem vídeos do Jetta flex e do Cruze no meu canal no youtube e realmente em desmpenho o Jetta 2.0 flex não deve nada a nenhum 1.8 16v do seguimento.Não dá para perceber os 20cv a mais do Cruze , do Civic ou do Corolla.
      Parece loucura dizer isso, mas é a realidade.
      Jetta 2.0 flex surpreende e parece ter mais que os 120 cv.
      Jetta 2.0 flex: Quem não conhece critica, quem conhece adora.

  • AndersonSM

    Conheço bem com cambio automático, e não gostei do desempenho em nenhuma situação. Principalmente devido ao escalonamento do cambio automático que troca de marchas em um intervalo muito pequeno chegando a engatar a 6ª marcha ao atingir a velocidade de 60 km/h.
    Com cambio manual acredito ser suficiente sim. Mas dirigir por exemplo um focus 2.0 logo apos o Jetta é possivel pereceber o abismo existente entre os dois motores. O Focus 2.0 perde em torque entre 1000 e 2000 rpm, empata entre 2000 e 3000 rpm, depois o abismo aparece o focus vira um foguete depois de 3000 rpm, subindo de giro suavemente e com rapidez. enquanto o Jetta depois de 3000 rpm ronca alto e responde lentamente.

    • piacava

      Esse comportamento do cambio é em benefício da economia, mas basta pisar no acelerador que ele reduz a marcha e segue,
      pode reduzir até 3 marchas de uma vez se for necessário..

      Para manter a rotação alta basta deixar no modo sport e pronto..

      O bacana desse cambio é que por ter seis marchar, elas são bem próximas, então a aceleração é linear e a troca de marchas é quase imperceptível.

      E andando de boa ele sempre vai trocar a marcha na menor rotação possível, mas se estiver em um ritmo de rotações mais altas ele segura a troca de marchas em rotações elevadas (é meio adaptativo), mesmo não estando em modo Sport.

      O Focus acho fantástico também, mas o cambio de 4 marchas dele (auto) é foda, não dá.. O Sedan é apresentável mas não cola, tanto que não emplacou em vendas (apesar de ser excelente).

      Acho que o Jetta e o Focus Sedan, e auto, devam andar muito juntos.

      Já dirigi o do meu pai que é manual, e não achei aquela "Brastemp" não, comparado ao Jetta manual. O auto deve ser pior ainda, pois ele é mais manso em relação ao Focus Manual, e o cambio de 4 marchas comparado ao de 6 não dá nem pra comparar.

      Do focus teria o Hatch Manual, talvez o Auto, mas as 4 marchas é que é foda. Depois que acostumei com o cambio do Jetta com 6 marchas e um funcionamento impar, vai ser complicado pegar um cambio defasado.

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