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Avaliação NA – Volkswagen Jetta Comfortline – Respondendo as perguntas dos leitores

volkswagen-jetta-comfortline-fotos Avaliação NA - Volkswagen Jetta Comfortline - Respondendo as perguntas dos leitores

O NA já terminou a avaliação do VW Jetta Comfortline há alguns dias e agora chegou o momento de responder as perguntas dos leitores.



O sedã médio alemão, feito no México, oferece motor 2.0 8V Flex com até 120 cv. O modelo tinha preço sugerido de R$ 65.755, mas agora parte de R$ 61.172,34 com IPI reduzido.

Qual o comportamento do motor? Ele é beberrão? Entrega potência necessária para um veículo deste porte com este preço?

O motor funciona tranquilo, até melhor do que o esperado, dado o tamanho do veículo e a potência oferecida. Com transmissão manual, ele tem média razoável na estrada, mas na cidade seu consumo é um pouco mais elevado. O Jetta devia ter pelo menos 140 cv para se exigir menos do motor.

Questão de equipamentos, quais as principais diferenças entre a versão TSI e a Comfortline?

As principais diferenças, além de motor/transmissão e suspensão traseira, são os sistemas de segurança ativa, tais como ESP e TCS, por exemplo, itens que de fato precisam estar no Jetta TSI. Afinal, são 200 cv. Outro item, já relacionado ao conforto, é o banco do motorista com ajuste elétrico, inclusive lombar. Em termos gerais, os dois são muito parecidos no acabamento.

Vale à pena pagar esse preço sugerido num carro como este, tendo concorrentes, tais como o Cruze, por exemplo, com um motor bem mais potente?

Isso vai depender mais do gosto pessoal do cliente. Em termos de custo x benefício, se também for focado o desempenho do motor, o Renault Fluence, por exemplo, é mais interessante.

O acabamento tem qualidade parecida com a TSI?

Sim, ambos são muito parecidos. Há pequenas diferenças nos detalhes, mas no geral é o mesmo padrão. Inclusive o painel tem acabamento emborrachado nas duas versões.

Por que o motor é tão fraco comparado a outros sedãs do mesmo segmento? É verdade que esse motor é o mesmo que equipava o Santana?

Sim, esse é a versão “mais moderna” do antigo AP nacional. O motor é chamado EA113, mas ao contrário do antigo AP, ele tem cabeçote de fluxo cruzado, por exemplo. Existem outras pequenas diferenças, mas é o mesmo que surgiu aqui com o Golf GTI mexicano nos anos 90.

Dizem que tanto o Jetta com motor aspirado quanto o turbo tem sérios problemas relacionados a ruídos na suspensão, e que algumas unidades conseguem eliminar trocando as molas, isto procede neste modelo? E os ruídos internos, são muitos?

Existem relatos publicados pela revista Quatro Rodas. No caso de nossa avaliação, não detectamos ruídos nas suspensões de qualquer das versões. O ruído interno fica na média da concorrência, é bom.

Como é o torque do motor em baixa rotação?

O torque em baixa é o que compensa a falta de potência maior no 2.0. Dá para ter algum prazer explorando bem essa característica do bloco 8V. Também torna o dia a dia melhor, embora pisando-se fundo, o Jetta 2.0 carece de maior força em rotações mais altas.

Qual o grande diferencial do Jetta Comfortline em relação aos concorrentes?

O modelo possui, por exemplo, central multimídia RNS 315 (opcional), mesmo na versão 2.0. E isto inclui navegador interativo, Bluetooth, SD Card, comandos no volante, entre outros itens.

Apesar do motor ter somente 120cv, dá pra ter alguma diversão com esse câmbio manual?

Sim, basta explorar bem o torque oferecido, especialmente em baixa. O que compensa em parte a falta de mais cavalos.

O câmbio manual é leve e preciso como de costume nos VW?

Sim, possui escalonamento bom, engates macios e precisos.

Como é o acabamento se comparado ao de outros carros da mesma categoria?

Apesar de alguns detalhes com plásticos duros aparentes, o padrão fica na média da concorrência. Apesar de alguns modelos oferecerem visual mais sofisticado, tais como o Cruze e Civic, por exemplo, o Jetta tem painel emborrachado.

Porque a VW insiste nesse motor?

Porque no México ela não tem outra opção. Acima do 2.0, há somente o bloco cinco cilindros 2.5 de 170 e o próprio 2.0 TSI. O que mais se aproxima da proposta de entrada é o 1.4 TSI com 122 ou 160 cv, mas este não é oferecido no México. O 2.5 seria interessante, mas o custo acabaria maior, inclusive em termos de manutenção.

Qual o preço sugerido da unidade cedida para o teste?

O preço completo na época, antes da redução no IPI, ficou em torno de R$ 78.000, agora passa um pouco dos R$ 72.000, praticamente R$ 10.000 abaixo do Jetta TSI de entrada.

Comparado aos sedãs 1.8 como Corolla, Civic e Cruze que tem até 20 cv a mais, mas pecam no torque em baixa, o Jetta acaba superando os concorrentes no trajeto urbano com muitas subidas e andando na faixa das 2000 rpm?

Parcialmente, já que ele possui mais torque em baixa. Garantindo saídas mais rápidas e com maior conforto, exigindo-se menos do motor.

A estabilidade do Jetta ficou comprometida em comparação com outros sedans médios com suspensão multilink?

A barra de torção da suspensão traseira foi bem calibrada no Jetta 2.0. Na estrada, pouco se nota alguma diferença. Na cidade, o TSI tem comportamento um pouco mais dinâmico, mas a diferença não é tão grande, já que o TSI tem ajuste mais rígido. Como todo VW, o 2.0 também é ajustado para oferecer maior estabilidade do que conforto.

Eber, entre esse Jetta e um Fluence da mesma faixa de preço com qual você ficaria? E por quê?

Na relação custo/benefício o Fluence é superior, oferecendo motor mais potente e com um conjunto mais agradável e confortável.

Em custo X benefício, como se compara com um Civic LXS MT?

O problema do Jetta 2.0 básico é a falta de itens tecnológicos, enquanto que todos os Civic, por exemplo, possuem câmera de ré. Os opcionais do Jetta encarecem o modelo, reduzindo suas chances diante dos rivais.

Na lista de opcionais há um tal de “display multifuncional plus” o que é isso?

É o RNS 315, uma central multimídia já descrita nesta matéria. É o mesmo item presente em carros bem mais caros, tais como Passat, Tiguan, etc.

  • VictorHugo

    Eber o Jetta básico não eh mais equipado que o civic?

    • Edson Roberto

      Depende daquilo que vc procura.

      O Jetta possui 4 Air Bags e ASR (controle de tração) o Civic Air Bag duplo e suspensão multilink. O Jetta tem o espaço interno bem maior que o Civic, mas anda bem menos que o mesmo.

      O Civic na minha opinião, tem alguns detalhes do interior como encaixes e materiais de acabamento melhores que o Jetta, pois além da coloração há diversos pontos onde vc tem contato com o carro que tem forro (veludo ou couro dependendo da versão) e o Jetta na sua granbde maioria é tudo plastico. Emborrachado? Somente no painel do modelo.

      O Jetta é silencioso? Sim… bastante. Mas passa mais reações e buracos do que o Civic…

      Ou seja… comparado os dois… depende do seu test drive e o que considera melhor. Se for dizer por si só da parte de segurança, creio que a versão de entrada do Jetta por ter 4 air bags ser um pouco mais segura que o Civic. Mas olhando o carro desprezando preços, são carros bem equilibrados entre eles.

  • JonathanAbud

    Não querendo ser chato, mas a dias espero esse tópico, estou refazendo as perguntas:
    Eber, se comparado com o antigo Santana em termos de desempenho e consumo, quais as diferenças?
    E caso você comprasse esse carro, o que justificaria tal compra?

    • Edson Roberto

      Jonathan, esse modelo melhorou e muito a parte ergonomica do carro. Hoje vc se senta na parte de trás do carro com as pernas um pouco mais flexionadas. Isso permite ganho de espaço já que o aproveitamento é maior.

      O Santana rolava demais a carroceria. Tal feito hoje no Jetta é muito superior. Quem compara dizendo que é um Santana moderno, erra, pois esse é bem melhor que o Santana. Vale o detalhe que esse "ficou mais gordinho", portanto seu desempenho é péssimo para o atual modelo. No Santana até o motor 1.8 dava conta do recado.

      Sobre a justificativa, bem… vai de cada um… ele tem itens que chamam atenção:
      – Som touchscreen (com qualidade e um grave muito gostoso)
      – 4 Air Bags
      – Ar dual zone (dizem ser opcional, mas nunca vi um Jetta atual sem esse item)
      – Bom espaço interno
      – Bom porta malas

      Talvez para uso em estradas ele fique devendo justamente na falta de força, mas para uso familiar "calmo" ele cumpre com satisfação. Eu não considero a melhor compra, acho que outros carros taxados de pessima revenda ofereçam mais por menos, mas claro que isso é minha opinião. Para mim, em tudo que procuraria em um Jetta, o que falta nele é apenas motor. Pois o cambio tiptronic é um dos melhores cambios automaticos que eu já andei. (dos modelos no qual ele disputa).

      • JonathanAbud

        Obrigado Edson, tanto pela atenção quanto pela resposta esclarecedora.

        Abraço!

      • Ubaldir

        A única ressalva que faço: o motor do Jetta peca na potência máxima. A força dele (torque) não deve em nada para os concorrentes diretos, pelo contrário, em alguns casos, somados o torque e o giro em que ele aparece, o Jetta apresenta uma vantagem significativa. E há de se ponderar que tais concorrentes entregam potência significativamente maior, mas em rotações bem elevadas, o que não corresponde ao uso normal de um carro.

  • eduardogege

    Na cidade o consumo é mais elevado? Não seria o contrário justamente por ser 8 válvulas?

    • Leandro1978

      Não. Na cidade o consumo é maior. Não é por ter 8 válvulas a menos que consumo se inverteria, ou na época em que só havia carros 8 válvulas (até o começo da década de 1990), o consumo seria maior na estrada. Coisa que não ocorria.

      • eduardogege

        Comentei apenas porque nos outros vídeos (aqui do NA mesmo) era citado que o Jetta tinha um consumo urbano melhor que seus concorrentes, sendo um dos motivos o bom torque em baixa rotação (característica de 8v).

        PS: Faz tempo que temos carro 16v aqui em casa, não sou um louvador de 8v!

    • No teste feito em cidade o Eber comenta justamente isso, que por ser 8 valvulas o Jetta é mais econômico que os concorrentes na cidade. Estranho esse comentário feito por ele na resposta ao leitor.

  • Felix_S

    Comparando o tamanho da rede de concessionárias, o Jetta não vende tanto assim. Mas pode ser algum gargalo na produção, assim como deve acontecer com o Fluence

    • Gustavo82

      Isso mesmo….falta carro….

      • MM_

        Vcs acreditam mesmo nisso??

        Pq então tá chovendo Jetta tiptronic por R$ 62k pra vender? Sinceramente essa conta não bate: não ter carro pra vender e vender os que tem com desconto.
        http://www.webmotors.com.br/comprar/carros/novos/

        O mesmo vale para o Fluence.

        • Gustavo82

          Nas concessionárias falta sim…. esse preço na concessionária dar para fazer melhor… peça desconto para vc ver.

          E outra, procura um Jetta com couro bege para ver se vc acha….nao tem.

        • Felix_S

          Talvez o problema seja para encontrar algumas configurações. Por ser importado? (talvez…)

          • victorbueno10

            isso se chama queima de estoque todo ano é assim…eles venderam muito ano passado e agr ninguém comprou ai eles estão com carros no estoque e estão fazendo a queima dos 11/12 no fim deste ano os carros usados q irão valorizar pois não haverá carros novos devido a demanda logo por lei de oferta/procura os usados irão valorizar…

  • Gabriel_Oliver

    em termos de desempenho até o versailles 2.0 (teste da 4 rodas) chega junto com os atuais 2.0 imagine o jetta :D

  • ruback

    "O preço completo na época, antes da redução no IPI, ficou em torno de R$ 78.000, agora passa um pouco dos R$ 72.000, praticamente R$ 10.000 abaixo do Jetta TSI de entrada."

    10 mil reais por dupla embreagem + motor turbo….. E tem gente que prefere levar o santana completão……..

    • CanalhaRS

      A sua análise é um pouco rasa. Não são apenas esse dois ítens que diferenciam o mais básico do mais completo.
      Temos também o ESP e a suspensão multilink. Tudo tem um custo, meu caro.

      • Louis

        Acho que o que ele quis dizer é que por "apenas" 10 mil a mais, leva-se praticamente outro carro, muito superior ao que ele chama de "santanão".

        • Edson Roberto

          Então o problema do TSI é os itens de série. Para o preço que ele ocupa, na minha opinião esse deveria ser bem mais equipado que sua versão de entrada.

          O que seria equipado? Itens como Radio com GPS, talvez teto solar, bancos eletricos… entre alguns outros, deveriam ser de série na versão de topo. Pois ela já passa a custar preço de modelos medio-grandes. Só que "ser mais caro" por conta de multilink ou ESP? Acho que é a VW que bota isso. Pois a Citroen consegue por o ESP por R$62000 em seus carros e a Ford R$51000 (multilink).

          Portanto esse corte de custo da VW beira o abusrdo para a versão de entrada.

          EDIT***
          Inclusive a saida de ar traseira só existe na versão TSI, até isso é "arrancado" do modelo flex.

          • thales_sr

            O custo efetivo do ESP é baixo… Os atuadores já estão lá, é só coisa de sensor e processador. O maior preço é basicamente o "valor agregado" dele, ou seja, a percepção de valor que os clientes dão.

            No mais, um carro de 200 cv por menos de 100 mil (atualmente menos de 90 mil), tô achando uma maravilha. Quem sabe em 2013 não pulo em um…

      • ruback

        Ou Louis ta certo,

        Seus comentarios só complementam meu ponto!

        • Edson Roberto

          E digo ainda mais… pensar que por R$72000 já se compra o Fluence top de linha e talvez proximo do vlaor do Civic top de linha… eu abriria mão do modelo de entrada da VW.

    • JonathanAbud

      Quando se tem condição de comprar um TSI, concordo com sua análise, mas quando o orçamento só comporta o Comfortline, ai o negócio já é diferente, a não ser que a pessoa esteja disposta a comprar carro de outra marca…

      • ruback

        Esse é um dos casos que juntar um pouco mais de grana e esperar um pouco mais pra trocar de carro valem MUITO a pena.

      • thales_sr

        Pois é, alem do que, o modelo com todos os opcionais nunca é um bom parâmetro de comparação… Um Civic EXS com todos os opcionais fica mais caro que um Jetta TSi, só vai comprar quem é louco (psiquiatricamente falando..rsrs), o Jetta Comfortline completo é a mesma história.

        • Hector_SP

          O Civic EXS não é mais caro que o Jetta TSI. A diferença poderia ser ainda maior, claro, mas são cerca de 3K à menos sem o 1,5% de desconto que as concessionárias deveriam dar e sem negociação adicional. Aliás, o EXS não tem opcionais, a não ser aqueles de "perfumaria" que são vendidos na Honda Access para qualquer modelo.

    • thales_sr

      Eu acho que o volume de Jetta Comfortline equipados com todos os opcionais é bem baixo… Fora poucas exceções, os carros normalmente vendem mais as versões mais básicas ou com um ou outro opcionais.

  • MecanicoDigital

    Eu acho q a VW bem poderia oferecer somente o motor 2.0TSI neste carro, os de entrada com o mapeamento eletronico em 150cv, por exemplo e o Top com os 200cv originais. A VW já fez isso no passado com o Golf, seria uma solução inteligente, perfeitamente viável e sem custos adicionais. Se bobear, dá até pra usar o câmbio mais simples do AP no TSI…

    • Gustavo82

      O custo seria muito alto e nao daria para concorrer com os sedans medios de entrada. O caro nao é ter 150cv ou 200cv. Caro é o motor mesmo….que seriam iguais com o mesmo custo. O TSI é muito caro.

  • Bzzz2000

    Pelo que parece, o motor do Santana nao faz tao feio no Jetta, mas mesmo assim ainda acho que queima o filme do carro….

  • blindzector

    Eber,,,,

    Nao sei se nakele topico eu fiz esta pergunta, q foi algo que eu queria muito que vc respondesse…

    O J5 e o Santanao.. Ops, Jetta, qual sairia legal!?

    Pois os valores sao proximos, conjuntos mecanicos a QUASE mesmo nivel, e detalhes, qe na versao basica da VW com a modelo unica da Jac… quais sao os pontos qe poderia ser citados… e com qual deles vc Heber ficaria!

  • giodoesitbetter

    Para mim, o maior ponto forte do Jetta não está na unidade testada: Couro creme.

    Acho ridículo essa moda de carro prata com o interior preto.

    • Helmuth82k

      TODA RAZÃO! Acho lindo o Marron com interior creme!

  • Gustavo82

    Como observação e corrigindo alguns itens da matéria, o Jetta Comfortline possui ARS (ou TCS) e EDL de série. O TSI possui a mais, como itens de segurança, os 6 Airbags (O Comfortline possui 4) e o ESP.

    Outra correção é a respeito do Display Premium. Na versão de entrada, com display multifunção é bem mais simples e de baixa resolução. Com a adição do pacote P78 (Volante Mulfifunção com Paddles Shift e com Ar Climatronic Dual Zone), adiciona o Display Premium, que é "similar" ao da linha familia Fox só que com mais telas/páginas. Os das versões Passat, Tiguan, Jetta Variant, quando chamamos de Display Premium, desde o lançamento da linha 2012, eles agora estão vindo em Cores. Display Colorido Premium, algo que nao temos no Jetta.

    Discordo da materia quando fala que nas versões de entrada o Jetta nao vale a pena. Ele é um dos poucos que possuem TCS, EDL (nenhum tem) e 4 Air Bags como itens de seria. Grande maioria so tem ABS e Airbag Duplo.

  • Edson Roberto

    Para mim, alguns deslizes bestas o Jetta de entrada tem:
    – Multilink
    – Motor melhor
    – Itens de série

    O de entrada, oferta diversas coisas interessantes e poderiam se justificar com um motor melhor. Ele certamente poderia ser a minha escolha. A VW não faz ofertas de promoção para o Jetta. A tatica dela é ofertar esse carro como o premium que ele foi antes.

    O Multilink é um corte de custos tão idiota sob minha otica, pois poderia ser mais um item para agregar conforto no modelo. Diferente do Eber eu achei que o rodar do Jetta de entrada mais duro e obviamente mais instavel. Mesmo com o ESP desligado no TSI ele tem mais controle do carro, sem contar que os obstaculos não passam as reações com a mesma facilidade que no Jetta flex. Alias, o Jetta em ambas as versões é um carro na mão, ponto alto do modelo, pena novamente que o flex falte um folego do motor flex.

    Sobre os itens de série…. para muitos pode até achar que eu estou exagerando, concordo até que ele é mais equipado que alguns modelos de entrada… mas ainda acho que o mesmo tem alguns deslizes. Apesar de nunca ter visto um Jetta sem o som touchscreen comercializado (mas no test drive eu dirigi um sem o tal item), acho que a VW poderia criar pacotes atrativos. Segundo a mesma, até o ar dual zone é opcional.

    Acho que modelos como o Jetta certos itens deveriam ser de série. Mas devo dar o braço a torcer ao menos para os itens de segurança que ao menos nisso a VW foi razoavel ao ofertar 4 air bags.

    • Gustavo82

      "…Mesmo com o ESP desligado no TSI ele tem mais controle do carro, sem contar que os obstaculos não passam as reações com a mesma facilidade que no Jetta flex…"

      Edson, o ESP do Jetta Highline TSI nao pode ser desligado….já o ASR do Comfortline, sim.

      Só como explicação, a plataforma do TSI é a mesma do antigo Jetta…. com um Powertrain totalmente diferente do Comfortline…

      Pessoal, são carros diferentes….Jetta Comfortline e Highline so possuem a "bolha" e painel iguais….por baixo é tudo diferente. A do Comfortline é uma plataforma somente para ele.

      Vamos ter calma com as posições…

      O Jetta Comfortline possui muitos mais itens de serie que Civic e Corolla. Itens muito mais importantes, como 4 Airbags, ASR e EDL. Alem do Sensor de estacionamento Dianteiro e Traseiro. Praticamente todos possuem bancos em couro e farois de neblina são itens de serie…. ou seja, Civic e Corolla so vendem mais por causa da fama.

      • Acho que você está errado, a plataforma utilizada no Jetta novo não é igual a do antigo, vide entre eixos. E o confortline e higline usam a mesma plataforma sim, porém com configurações de suspensão traseira diferentes.

        • Gustavo82

          É não Andre….tenho todo o esquema Mecanico, Eletronico do veículo e te garanto que nao é… Como não posso te enviar esse material, pelo menos tem um link de uma materia que confirma o que eu estou dizendo….. Jetta Comfortline e Highline são CARROS DIFERENTES. Highline utiliza a mesma cara e eficiente plataforma do Golf VI/Jetta Variant/Antigo Jetta Sedan.

          As pessoas falam sem pensar….

          Segue o Link para voce ver: http://www.breitkopfblog.com.br/vw/tag/jetta/

        • Tripa-Seca

          Entre-eixos pode mudar de um modelo para outro, sem mudança de plataforma. Exemplo disso é Palio-Palio Weekend, Logan-Sandero, Logan-Tiida.

  • 4x4Brasilia

    ''O jetta não é ruim,mas longe de ser bom''. Essa é uma frase que lí em um revista automotiva americana quando testaram esse modelo com motor apzão.Perfeita para esse carro.

    • Gustavo82

      Acho que depende de com quem voce compara….

    • Felix_S

      É como também já disseram: o carro é bom, mas será isso suficiente? Ou seja, a concorrência é melhor.

      • 4x4Brasilia

        Pois é,não basta ser bom têm ser o melhor.

        • Gustavo82

          Sim, mas quem é melhor??? Corolla? Civic??? O unico que pode bater de frente com ele é Cruze e Fluence. O segundo sofre, infelismente, de um preconceito por parte do mercado. Portanto, somente o Cruze é pareo por possuir itens de serie interessantes…

          Mas o motor 1.8 tb nao é essas coisas…

          No final das contas fica a questão da cultura do povo brasileiro, em achar que Japones é melhor e pronto…sem saber que estão comprando um produto mais simples que os concorrentes

        • Tripa-Seca

          Então só teríamos um modelo por categoria?

  • isaacfederal

    Eber, não acha que o excesso de semelhança entre este modelo e o HIGHLINE meio que "mata" a versão top? Não acha que quem compra a versão HIGHLINE espera que ela tenha um diferencial mais evidente em relação a comfortline justamente por ser mais cara?

    • thales_sr

      Rapaz, cá pra nós, acelera o Comfortline e a Highline, essa dúvida desaparece…
      Melhor, acelera o Highline e qualquer outro sedan médio e a dúvida desaparece… rs

      • Gustavo82

        Com certeza…..um carro com a mecanica de um A5 Sportabck, que custa mais de R$200,000,00 por R$82.000,00… não tem relação custo-beneficio melhor

      • Felix_S

        Se olhar só pela aceleração, acho que sim. Mas desempenho não é prioridade para todos e ainda acho que para uso familiar TODOS os sedãs andam o suficiente (só o Jetta AUTOMÁTICO poderia ser um pouco melhor)

        • thales_sr

          Bom, se o cara não se encantar pelo desempenho do carro, então não vejo muita razão pra ir no TSi não… O carro é duro, não é cheio de mimos, nem tem tanto espaço. O grande tchan do Jetta TSi é justamente ser um "lobo em pele de cordeiro". Se o cara quer um carro mais "barcona", confortável, talvez o carro pra ele seja o Fusion, ou algum Crossover.

          • Gustavo82

            Olhando pelo o que vc está dizendo….vai de Sonata…..uma banheira cheia de comforto que nao anda… luxo puro. Mas se fala em desempenho e tecnologia embarcada, TSI nao tem pra ninguem.

        • Gustavo82

          Ja dirigi todos e te digo que nao existe diferença na pratica…. 0 à 100 com diferenças de 0,5s a 1,0s de um carro para outro não pode ser considerado.

          • Tripa-Seca

            Só que parece que o TSI chega a ser 3 segundos mais rápidos que alguns concorrentes.
            O que não quer dizer que você não continue certo. Isso no dia a dia também não é muito.

            • Gustavo82

              É sim….os 7s no 0-100 são apenas o indicativo do que o motor é capaz. No TSI vc nao cola no banco….o carro dar coice. Torque 100% ja nos 1.700rpm e vai assim até os 6.000rpm. O carro é muito brabo… vc nao ver isso em qualquer modelo.

    • Louis

      Eu acho. Um parachoque com entrada de ar mais agressiva, e lanternas de Led redesenhadas na traseira, acho que alavancariam as vendas do TSI.

      • Gustavo82

        A linha 2013 ja virá com Farois Bi-Xenon + LEDs nas lanternas traseiras como opcional…. ficará igual ao Hibrido.

      • isaacfederal

        Incrível como as montadoras não percebem isso Se um produto custa mais do que outro e tem motor mais potente também deveria ter um visual diferente que pudesse ser notado de longe. Ter algumas cores exclusivas para a versão highline também seria uma boa idéia.

    • Gustavo82

      As diferenças são muito grandes…..é outro carro…..postei logo acima.

  • JosephPE

    Bem é um carro valido, mesmo com o preço elevado, esta dentro da média.
    .
    Iria de Fluence

  • LuisRenatoJoia

    Gosto desse carro prnicipalmente o tsi que vejo pouco na rua!Mais o 2.0flex não é tão ruim, mesmo assim deveria ter um motor mais moderno.

  • Filipe_GTS

    O motor não é ruim, isso é verdade. O câmbio então, fala por si.
    Eu gosto mais dos 16v, que aceleram em alto giro, respondem com boa potência em altas velocidades.
    Gostaria muito de ter um Jetta TSI, só que ainda é um carro muito grande pra mim.
    Além disso, penso que o TSI deveria ter mais alguns itens de série que valham a diferença.
    Também, gosto de carros com visual bacana, motivo pelo qual acho o TSI sóbrio demais. Ele poderia se distanciar mais ainda do 2.0 8v, no quesito design. Alguma coisa como LEDs e xenon, ponteira de escapamento, detalhes assim.

  • andreHHX

    Tenho um Fluence Dyn CVT e não troco suas retomadas pelas do Jetta 2.0 8v. Aliás, as retomadas do Fluence são impressionantes, rivalizando com carros maiores, como o Fusion 4cl. Já as do Jetta 2.0 8v…

    Também pelos equipamentos não troco o Fluence pelo Jetta. Claro que tem gente que gosta do VW e não curte o visual do Fluence, mas isso aí pra mim é uma questão subjetiva, de cada um.

    Por outro lado, numa categoria de preço superior, na faixa dos R$ 82 mil, o Jetta TSI DSG é a melhor compra SEM DÚVIDA.

    Sob vários aspectos a melhor compra, na minha opnião, principalmente quando se fala em prazer ao dirigir.

    • Gustavo82

      O carro é bom. Olhando de forma objetiva, ele é o melhor Sedan do mercado. Mas como o mercado nao é objetivo…. e sim muito subjetivo, o povo acaba comprando modelos com design mais interessantes, manutenção mais barata, etc…

      Dirigi o fluence e achei o interior muito simples….o painel nao tem charme algum… entende? Mas o carro, no quesito itens de serie e segurança é imbativel. Por isso que falando apenas por numeros e comparando detalhes….ele é superior a todos.

  • paulo

    atenção jetta comfortline 12/13 sem volante multifuncional esta vindo sem entrada USB para pen drive no porta luvas e com menu do computador de bordo bloqueado sem acesso km por litro

  • Marques

    Boa noite!

    Tenho jetta 2.0 120 cv e é uma nave!!! proxima aquisição será Jetta TSI, Sem duvida!!

  • Marques

    Algo que me chama atenção, se critica tando Jetta 120 cv, e tem carro pra caramba rodando ….

  • Carlos Martinez

    Tem mais rodando pq no final das contas o jetta é um carro de aparência mais requintada, de um visual "fidalgo" que se destaca em relação aos concorrentes de "aparência rústica" ou , até mesmo, estranha, como é o caso do Fluence com seus paralamas desproporcionais projetados pra fora e do cruze que tem uma dianteira bonita, mas uma traseira feia e acanhada. Ou seja, o jetta, como os premiuns alemães, tem mais pinta de luxo. Quanto aos cambios não há concorrentes, nem vou comentar (DSG e o Tiptronic). O motor do comfortline é um motor que está no mercado há mais tempo, mas, que recebeu melhorias e que se tá rodando há tanto tempo é pq tem seus valores, a VW não é bobinha, sabe o que faz . É um motor valente, de manutenção barata e simples e podem acreditar, o bichão é valente, aguenta mais "pancada" que muitos moderninhos. Joga o "S" o tip e coloca o bichão pra "gritar", anda excelentemente bem. No meu mesmo, volta e meia encontro uns corolinhas por aí e meto o pé no acelerador sem dó (5 mil giros tranquilos) e o Jettão não fica pra trás, anda junto e, as vezes, deixa os japinhas pra trás. Admito que ele é mais ruidoso, mas com o meu som premium de 8 altofalantes nem esquento. Enfim, o meu jetta é lindo pretão, topado, anteninha shark (original) no teto, interior bege, difusor do ar condicionado para os bancos traseiros, ar dual zone já com o display digital (2013), o volante maior com as borboletas, teto solar, sem insufilm e ainda meti as rodas black do TSI nele, colquei os frisos cromados na base das janelas e as ponteiras cromadas. Só queria que esse assunto babaca de "motor fraco" fosse enterrado, pq, isso é papo de gente repetitiva que só sabe enaltecer defeitos e esquecer as qualidades, pois, todo carro tem prós e contras. Falem da liquidez do modelo, o que o Jetta completão tem de sobra. É isso, O JETTÃO COMPLETASSO É LINDO MESMO E CHAMA A ATENÇÃO POR ONDE PASSA! E olha que sou justo pq tb tenho um civic SI preparado e sei oq é potência de verdade. Pra encerrar, só vou sair do jettão pra o audi a4 (como sempre, preto…rs.)

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