Avaliações Sedãs Volkswagen

Avaliação NA – VW Jetta TSI – Comportamento consumo na estrada

Avaliação NA - VW Jetta TSI - Comportamento consumo na estrada

O tempo de aceleração de 0-100 do Jetta Highline TSI (divulgado oficialmente pela Volkswagen) é de 7,3 segundos. Mas em testes bem rudimentares que fizemos com um cronômetro simples, atingimos uma marca de 7,2 segundos, ou seja, não é um dado “otimista”, como acontece em alguns modelos. O Jetta TSI acelera… e muito.


Exatamente por isso, ele se mostra um carro muito gostoso de se usar na estrada, pois tudo (dentro do possível em um sedã) é feito voltado para a esportividade: motor turbo com boa disposição, câmbio DSG de engates rápidos, suspensão bem firme, pneus de perfil baixo, etc. A direção do Jetta Highline é bem direta, o que torna sua condução bem prazerosa em estradas com bastante curva.

Quando você não pisa muito, o Jetta não bebe muito, o que o coloca em uma posição diferente da de sedãs com motor V6. Com o meu Azera o consumo fica entre 10 km/l e 10,5 km/l, ao passo que no Jetta, a 100 km/h, consegui facilmente uma média de 12,2 km/l. Isso porque o câmbio com sexta marcha mantém o carro em apenas 1.900 rotações quando estamos nessa velocidade, favorecendo o consumo.

Talvez em estradas mais planas por aí (fora de Minas Gerais) o consumo seja ainda melhor a 100 km/h. Mas mesmo para quem gosta de andar mais rápido, como por exemplo a 120 km/h ou 140 km/h, o consumo ainda será razoável perante a potência do conjunto. Andando a 120 km/h, a média ficou em torno dos 10,5 km/l a 11 km/l.


As ultrapassagens são bem rápidas, sem problemas, o único problema nessa hora é acabar acelerando demais, pois em ultrapassagens chegamos facilmente a 140 km/h. Para viagens mais longas, a suspensão mais dura do Jetta TSI pode se tornar desconfortável para os mais sensíveis, pois não absorve as imperfeições da pista.

Você as sente, mesmo que a estrada tenha uma boa pavimentação. E o banco do motorista, por ter apoios laterais bem firmes, tanto no encosto quanto no assento, pode se tornar desconfortável para quem é um pouco maior.

O espaço interno do VW Jetta é aquele que geralmente se encontra em sedãs médios, na frente vamos sem apertos e na traseira cabe dois adultos com uma criança no meio. A visibilidade para o motorista é muito boa, e os espelhos laterais são bons.

Avaliação NA – VW Jetta TSI – Comportamento consumo na estrada
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email