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Avaliação NA – Volkswagen Jetta Highline TSI – Comportamento e consumo na estrada

volkswagen-jetta-highline-tsi-avaliacao-estrada Avaliação NA - Volkswagen Jetta Highline TSI - Comportamento e consumo na estrada

O tempo de aceleração de 0-100 do Jetta Highline TSI (divulgado oficialmente pela Volkswagen) é de 7,3 segundos. Mas em testes bem rudimentares que fizemos com um cronômetro simples, atingimos uma marca de 7,2 segundos, ou seja, não é um dado “otimista”, como acontece em alguns modelos. O Jetta TSI acelera… e muito.



Exatamente por isso, ele se mostra um carro muito gostoso de se usar na estrada, pois tudo (dentro do possível em um sedã) é feito voltado para a esportividade: motor turbo com boa disposição, câmbio DSG de engates rápidos, suspensão bem firme, pneus de perfil baixo, etc. A direção do Jetta Highline é bem direta, o que torna sua condução bem prazerosa em estradas com bastante curva.

Quando você não pisa muito, o Jetta não bebe muito, o que o coloca em uma posição diferente da de sedãs com motor V6. Com o meu Azera o consumo fica entre 10 km/l e 10,5 km/l, ao passo que no Jetta, a 100 km/h, consegui facilmente uma média de 12,2 km/l. Isso porque o câmbio com sexta marcha mantém o carro em apenas 1.900 rotações quando estamos nessa velocidade, favorecendo o consumo.

Talvez em estradas mais planas por aí (fora de Minas Gerais) o consumo seja ainda melhor a 100 km/h. Mas mesmo para quem gosta de andar mais rápido, como por exemplo a 120 km/h ou 140 km/h, o consumo ainda será razoável perante a potência do conjunto. Andando a 120 km/h, a média ficou em torno dos 10,5 km/l a 11 km/l.

As ultrapassagens são bem rápidas, sem problemas, o único problema nessa hora é acabar acelerando demais, pois em ultrapassagens chegamos facilmente a 140 km/h. Para viagens mais longas, a suspensão mais dura do Jetta TSI pode se tornar desconfortável para os mais sensíveis, pois não absorve as imperfeições da pista.

Você as sente, mesmo que a estrada tenha uma boa pavimentação. E o banco do motorista, por ter apoios laterais bem firmes, tanto no encosto quanto no assento, pode se tornar desconfortável para quem é um pouco maior.

O espaço interno do Jetta é aquele que geralmente se encontra em sedãs médios, na frente vamos sem apertos e na traseira cabe dois adultos com uma criança no meio. A visibilidade para o motorista é muito boa, e os espelhos laterais são bons.

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  • BOBO_NAO

    Apesar do ótimo conjunto mecânico, não pagaria quase 90 mil por este carro. PREÇO SURREAL.

    • dudumarin

      Eu pago, fácil, huahauhua, to apaixonado no Jetta :D

      • bandaxadibar

        Não troco um Jetta desses por uma banheira (fusion, Azera, malibu)….

      • MicJetta

        Comprei um. ótimo conjunto mecanico, acabamento e prazer de dirigir. O único porém é o banco do motorista, que não estou me adaptando.

        • adrielmenezes

          o que sucede com o banco do jettoso?
          (edit: só agora que vi a data do post)

    • Romulo_Max

      Tbm não teria essa coragem, buscaria um carro que fosse mais equilibrado entre conjunto mecânico/acabamento e conforto.
      Excluindo da lista todos os concorrentes V6 já citados na avaliação e nos comentários, partiria pra analisar o Volvo S60 ou então o proprio VW Passat, que utiliza o mesmo conjunto mecânico do Jetta (com 11 cv à mais), acabamento mto superior, mais espaço e a diferença de preço fica na casa de 10mil reais, sendo um autêntico alemão.

    • Lazaro

      Surreal é pagar 28 mil num Uno e Gol extremamente pelado, sem segurança e fraco.

      No lançamento do Jetta, achei caro o preço da versão Highline TSI, mais depois do teste drive achei o carro demais e comparado ao que os concorrentes oferecem em termos de motorização e cambio, o Jetta tem um preço bom.

      Estou decidido a pegar um em Dezembro.

      • SilasCoul

        Falar é fácil, pagar isso num seden médio é difícil…

        • Alesr50

          Pois é….se pagam pra que abaixar?

      • LucasVieiraa

        É por isso que mantêm preços abusivos, tem quem paga esse absurdo irracional!

        • PatrickKoba

          Nesse ponto do Jetta, eu discordo. Acho que é o carro da VW que oferece o melhor benefício/custo até o momento, e em uma posição que oferece algo mais interessante que os concorrentes. Como disseram por aí: é um Audi disfarçado de VW =P Um pouco exagerado, claro, mas a diferença de preço entre um e outro também…

    • Ramos

      Pelo o que ele oferece, o preço esta dentro da média, sendo que qualquer carro no Brasil tem preço surreal.

      Eu pagaria 90 mil no Jetta…

      O que eu acho absurdo é pagar:
      Corolla Altis 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570
      New Civic EXS AT Flex – R$ 88.750,00
      Civic Si MT – R$ 103.650,00

      • Tudo bem…. mas é uma questão de vários fatores que remetem ao que vc diz. Porque apesar de em aceleração o Civic Si ser pior, ele é mais divertido e o barulho que ele mostra.. é demais. Sem contar o limite de rotações.

        Mas tudo é uma questão de gosto e preferencia. Eu mesmo sinceramente preferia um Azera ou Fusion em detrimento ao Jetta (por tudo que oferece e não para ter a aceleração mais forte)

      • Educhs

        Quem disse que o preço da média é certo? O Jetta com certeza é o menos errado..mas ainda assim é absurdo.

      • henriquebhz

        O que mais desanima num carro da VW é a falta de silencio internamente, mesmo Jetta num valor de 90k carro ainda faz muito barulho internamente, ja ñ ve isso num Corolla.

      • joaopbezerra

        Mas por exemplo, cadê Azera e Fusion V6 aí?

        Pra quem prioriza conforto, o Azera com 265cv é uma melhor opção frente ao Jetta.
        Quem prioriza esportividade….

        • PatrickKoba

          Na minha opinião, são carros com propostas diferentes… apesar dos carros terem faixa de preço maior, o Jetta, pelo seu porte e tamanho, concorre mais com o Civic e Corolla do que com Fusion e Azera… são carros de dimensões diferentes, e com propósitos diferentes.

      • LDB

        Concordo plenamente, o corrola tem 4 marchas e só 152cv e um cambio automatico comum e custa só 3.430,00 a menos que o jetta com 200cv e cambio DSG de dupla embreagem é absolutamente superior mecanicamente. O corola tem suspensão por eixo de torção, ridículo o jetta é multilik independente nas quatro rodas. O civic Si perdeu do jetta nos testes de pista, tem cambio manual e bebe muito mais, e custa 13650,00 a mais.

    • Educhs

      Uma pena que custe tanto….pois se trata de um excelente carro. R$ 90 mil em um "bem" móvel é muito absurdo.

  • silasrana

    Acho que pra um carro 2.0 automático, turbo e pesado, o consumo tá coerente!

    • Andre Cunha

      Eu diria um consumo excelente para um carro de 200cv.

    • danielrava

      Consumo excelente! No meu Polo 1.6 não consigo mais de 13 km/l na Gasolina com AC ligado….isso com a metade da potencia do Jetta!

      • feu

        o meu polo não passa de 10.5 km ;/ L o teu é flex? será que o i-motion influencia algo? teoricamente, por trocar as marchas melhor que a gente, esperava consumo melhor.

      • Ferdnandao

        O problema desse motor VW é só a idade, pois é ultrapassado e já não tem mais para onde evoluir. Tenho um FOX Prime I-Motion e pra fazer 13,5 km/l na estrada com o ar ligado tem que ser na pontinha do dedão do pé e não passar de 100 km/h. Já na cidade, com o pé bem leve e todo mundo te xingando, dá pra fazer uns 8 km/l. Detalhe, essas média são com gasolina.

  • RicRB

    Jetta Highline, 200 cv, câmbio DSG 6 marchas, na estrada??!
    Nussa, deve ser um "comedor" de asfalto!!!
    Deve ser perfeito!!!
    nos dizeres de um grande amigo meu: " porque a gente nasceu bonito né, e não rico"!!! kkkkkkkk

    • O_Corsario

      Podia ser pior, pois nasci feio e pobre! kkkkkkkkkkkkkk

      • RicRB

        Que nada rapaz!!!
        Nada que uma mega sena acumulada não resolva a tua feiúra!!! kkkkkkk

        • RBuriti

          kkkkkkkkkk

          O problema não é apostar na mega-sena, é ganhar :P

      • kikofar

        Nada que o salário do galã Ronaldinho Gaúcho, de 1.400.000 por mês, não resolva!!!!!!!

    • douglasmartins1

      Tem que ver isso: [editado]

      • Douglas, por favor não divulgue vídeos de pessoas fazendo coisas contra as leis de trânsito por aqui, por favor.

        • Fredxyz

          Pois é, é tentador, mas rodovia brasileira não é o lugar adequado pra isso. O carro pode ser bom, o cara até saber dirigir, mas se à essa velocidade surge um buraco novo na pista, uma calota rolando, uma carga mal amarrada cai de um caminhão, um motorista bebâdo o fecha, um motoqueiro desatento entra na frente, ou, no caso de pista não duplicada vem um maluco ultrapassando na curva na contramão, óleo, areia, etc etc. E aí?

          Todas essas são situações rotineiras nas nossas estradas, de modo que não existe condição segura de correr como se tivesse numa pista fechada e preparada. Quem faz isso coloca em riso a si e aos outros, não é a toa que é ilegal, como vc disse.

        • douglasmartins1

          Éber, desculpe, mas logo que foi lançada essa matéria, apareceu aquele vídeo no Youtube, e resolvi colar o link aqui.

          Desculpe, já me expliquei pro Snoop_Fox.
          Já sei como comportar daqui pra frente aqui nos comentários. Desculpe.
          #vergonha

      • Marcelo_Machado

        Esse trecho da Fernão Dias é bem divertido mesmo, mas já vi muita gente indo parar no canteiro central……..
        Pena que cada dia que passa o asfalto fica pior….

  • LeoJP

    Apesar de custar 90mil, no Brasil atual esse preço é até justo para a proposta do modelo. Para pessoas como eu, por exemplo, que valorizam muito o desempenho, sobriedade e esportividade, é o carro que tem o melhor custo/benefício.

    Estou louco para ter um em mãos! Depois de ler essa matéria então, já me dá "água na boca" só de pensar em ter um!

  • blindzector

    Sinceramente, Eber, este o Jetta, foi um carro que me surpreendeu muito ao dirigir. Pois não apenas ser um carro bom, mas por qe e CONFORTAVEL, traz confianca. Consumo, bem qe se andar legal, acho qe o Jetta pod ser beeim legal ao seu bolso. Pela injeção direta, deve ser ateh bacana tocar ele de uma forma mais "tranquila". Um carro qe despertou a vontade de ter um, qe alem de bunito, e bem bacana dirigir!

  • Helmuth82k

    Que carro. Pena ser tão caro! Infelizmente!

  • Tempero

    Andei hoje no Fluence (a versão mais básica). Surpreendente. Quem for comprar um Jetta, ao menos entre num Fluence antes (no básico mesmo).

    • asilvaguiar

      o "basico", já tem tudo 6 airbags e ar dualzone são destaques por 59,990

    • Lauolling

      O problema não é entrar (ou não) no Fluence. O problema é achar um para comprar!

      • blindzector

        Mereceu Joinha, afinal o Fluence nunca mais conseguiu ser vendido pq nao tem mais no mercado

        • Curiosamente, na Renault do Jabaquara há preto e prata disponiveis a pronta entrega nas versões de entrada e intermediaria (com CVT).

          No Rio na Renault da Barra com Jacarepagua também há versões pratas mecanicas e com CVT nessa cor.

          • LeoJP

            Confirmo. Nas grandes capitais do Sudeste do Brasil tem sempre a pronta-entrega. Não é por falta de carro que não está vendendo. Afinal, o mercado brasileiro (e geralmente tudo mais) é baseado na economia do sudeste do Brasil.

            • Lauolling

              Exato. O problema é a má logística da Renault em atender a demanda nos lugares em que a procura, talvez não seja a maior, mas é muito significativa.

    • LeoJP

      Só se vc for comparar o Jetta Confortline né… O Jetta TSI avaliado aqui é outra proposta. Não tem nada a ver com o Fluence.

      • Zimbalaue

        Eu acho que o privilege do fluence se compara com o Jetta sim. e o Fluence erde feio em termos de deesepenho e força do motor. No mais, acho que são competitivos, até pelo fato de o Fluence ter um excelente motor e câmbio (muito mais fraco que o jetta, sem injeção direta, etc), mas custa de 10 a 15 mil a menos….

        e continuo, especialmente nas versões mais baratas, ver o Fluence como disparado o melhor carro. Tenho volks (Bora 2.0), o qual é um excelente carro, apesar do motor mais fraco. tenho muita vontade de ter esse jetta (apesar de agoa não ter condições). mas o fluence é um mega carro….

        • LeoJP

          Concordo em parte com você.
          Fluence é um ótimo carro para o seu segmento. Mas o diferencial aqui do TSI é o motor. Não tem como comparar o Fluence (mesmo o privilege) com o Jetta TSI.
          Garanto que quem procura um Jetta TSI não vai nem olhar pro Fluence. A diferença no desempenho é gritante. E é isso que torna o carro mais caro. Senão todos se contentariam com o Jetta Confortline.
          Fluence é concorrente pra Corolla, Civic, Cruze e afins. Jetta TSI é concorrente para Civic SI, e motores similares.

  • landocar

    pois é, anda bem e nao bebe mto. seria otimo se tirassem uns 20k do preço dessa versao e da 2.0 8v

  • O_Corsario

    É neste quesito que veremos a principal diferença com o 120cv, na estrada, em especial ultrapassagens.
    Quanto ao carro, sem comentários! Excelente carro, com preço na média do segmento, mas vale a pena dependendo do que a pessoa valoriza, se esportividade, conforto, status, etc etc…

    • Conte também ai, o cambio que é o tiptronic (que nao deixa de ser otimo), a perda da suspensão multilink e claro… os mimos oferecidos pelo Jetta Highline nao existentes no digamos… "Confortline".

      • O_Corsario

        Sim… E justamente por isso eles reforçam claramente seu público: pacato pai-de-família contra sedã esportivo.

  • eduardo866

    É uma bela máquina. Pena que tão cedo esse sonho não se torna realidade… -.-'

    Preciso de um aumento salarial já! rsrs

  • cavevolution

    Pelo jeito, esse Jetta TSI anda mais que o Honda Civic SI.

    • LeoJP

      sim anda. Em uma estrada reta ele é mais rápido que o Civic SI. O Jetta TSI faz de 0 a 100 em 7,2s, enquanto que o Civic SI faz em 7,9s.
      Porém, em pista de corrida, o SI leva a melhor por conta do controle de tração (que não é possível desligar) no Jetta TSI.

      "Em sua melhor passagem, os 2,1 km de pista foram percorridos pelo Jetta TSI em 1 minuto, 20 segundos e 79 centésimos."
      "… O SI echou o trajeto em 1 minuto, 19 segundos e 79 centésimos."

      Porém, O Jetta TSI tem mais opcionais e é mais moderno, visto que o SI do Brasil é bem mais antigo que o seu rival. Só não sei como ficaria a briga com o novo Civic SI lá de fora.

      fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativ… (comparativo Jetta TSI vs Civic SI)

  • alfredo_araujo

    "o único problema nessa hora é acabar acelerando demais, pois em ultrapassagens chegamos facilmente a 140 km/h"

    Como eu queria ter esse problema…

    • O_Corsario

      Não com o número de radares que temos! rs

    • lorim_ce

      eu tbm hehehe

      • brunocortes06

        140 é devagar vai, nada contra mas o nosso tester é muito acanhado com o pedal da direita…. tem q testar no Auto+ pra ver a bagaça nos 200km.
        Com ctza mtos aki iriam acelerar a mais de 200km de vez enqdo com ctza

        • Se você quer sair como louco arriscando a vida por aí, tudo bem, mas não espere que eu faça isso apenas para os leitores saberem como é andar a 200 por hora.

          • brunocortes06

            Mas ngm pediu p vc fazer, isso, apenas comentei q é sua caracteristica andar devagar, só isso. Você não precisa de um carro com motor destes pro seu dia a dia… Matar mosquito com bazuka não é muito esperto.

  • brunocortes06

    Imaginem em 2013 o Golf vii TSI que vai vim mais forte que esse ai…. PQP mais leve e mais forte. Ta na hora da dona vw acordar e combater o i30.

    • O_Corsario

      Tá na hora não… Passou da hora! A VWB deixou uma legião de fãs do golf abandonados!

      • brunocortes06

        D+, meu sportline foi e só ficou a lembrança dele, agora só volto no VII.

  • Zimbalaue

    é a vw abandonou mesmo. E quando traz algo digno de um alemão, traz a um preço muito alto. o que acho é que a versão básica do Jetta deevria ser uma atualização do jetta antigo (mesmo motor – 2.5, multilink, etc. Aí sim seria competitivo de verdade…com o preço e a versão cnforline "Borão", acho um absurdo o preço cobrado…e o highline, apesar de parecer excelente, muito caro…

  • SilasCoul

    Só é impressão minha ou a maioria aqui que posta é de jovens que vivem ainda com os pais e andam no carro comprado pelos pais? Pois com 90mil eu acho que uma compra mais madura e racional seria de um carro v6 de categoria superior, que entrega mais segurança, conforto e status. Falar da boca pra fora que dá 90mil num sedan médio é muito fácil. Obs: não estou discordando que o carro seja bom, só estou me queixando do preço!

    • Alesr50

      Não vou discordar…nem concordar

      Mas não vejo o quê esse carro é esportivo…só pelo motor de 200cv e turbo?? Jurava que ele entrou na onda do Downsizing..(alias ele consome menos que o antigo não??)

      Só aqui no Brasil que V6 e um "todo poderoso" TSI que tem consumo pertos??

    • nytrouz

      Haha, +1. Não é só sua impressão não, amigo. Difícil quem, de fato, ganhou seus próprios 90 mil e vai gastar num Jetta Highline. Sem ofensa para quem fez isso, só compartilho da opinião do Silas.

    • Miguel Osterroht

      Não é todo mundo que gosta de carro de tiozão, molenga, muitos preferem um carro bom de curva, que não rola muito, acelera forte, e de brinde ainda é mais economico. E pra quem gosta, (eu), tem um design sobrio, simples, sim, mas que não cansa, e eu particularmente, mesmo com muito falando mal dessa nova identidade, acho muito bonito.

  • JosemarFloripa

    Parabéns Eber e obrigado pelos vídeos e informações que tás nos passando de alguns carros…sou fã de carros com motores Turbos, são eficientes, andam muito, tem retomadas excelentes, sem stress nas ultrapassagens, as viagens se tornam tranquilhas, no final parece que estavamos brincando de andar de carro, é muito prazeroso dirigir carros com motores Turbos potentes, isso mesmo muito prazeroso, e ainda quando se pisa com cuidado são muito econômicos…já tive Eclipse 1995 210cv 2.0, fazia 9.5km l na cidade, em viagem 13.5km/l…tenho um A4 1.8T 163cv, velhinho 2006, faço 9km/l na cidade e 13km/l viagem, hj ainda fiz 20km numa região com alguns morros, andei pisando leve, na faixa de 60 a 100km/h, fiz 14km/l…acho caro esse Jetta por 90mil assim como todos os carros no Brasil, mas aqui não tem concorrente nessa faixa de preço com esse conjunto mecânico, que acho e é fantástico (quem nunca andou vai ficar babando quando andar), 0 a 100km/h em 7.2s, econômico, em uma revista especializada vi que faz média de 12km/l e acredito…vi um Branco hj com Teto, é um belo carro.

  • Mig_Edu

    Como já comentei anteriormente (num dos primeiros tópicos sobre esta avaliação), está faltando um meio-termo nas versões do Jetta. Tenho um 2.5 (motor excelente), com certeza não anda tanto quanto o 2.0TSi, mas, ao que falaram aqui, o consumo não é tão assombrosamente maior (tá mais ou menos nessa média, talvez um pouquinho mais gastão). Faz 6 (às vezes 6,5 a 7) na cidade e 11,5 a 120 na estrada. E a cidade não é plana.

    Já o 2.0 “AP” acho q deve ser fraco (não só comparado ao 2.5, mas aos concorrentes). Deveria haver uma versão intermediária, seja com 2.5 ou 1.4TSi ou até um 2.0TSi amansado, com uns 150 a 170cv.

    E o preço tanto do 2.0 qto do TSi está relativamente alto, penso eu.

    Se antes o 2.5 era tabelado em 79990 mas era vendido a 74990, com tiptronic, ar dual zone com saída na traseira, todos airbags (seja 6, 8 ou 10, depende de como cada marca denomina), multilink, portas com vedação (borracha) dupla e amortecedores mantendo capô e porta-malas aberto (o q denota melhor preocupação construtiva), e mesmo recolhendo IPI maior (por ser acima de 2.0), ambos 2.0 (AP e TSi) são caros demais.

    Além disso, o TSi, por 90mil, para mim, só é uma opção para quem realmente quer esse motor/transmissão e não quer pagar pelo Passat (q está +- 105mil e tem uma qualidade geral muito superior – vem da Alemanha – projeto europeu). Também não é uma opção para quem busca conforto (nesse ponto Fusion e Azera são melhores e mais baratos) com bom desempenho.

    E acho q nesse patamar de preço, quem paga 90mil tem condições de pagar os 105 do Passat, p. ex. Não venham com aquela balela do cara pode ter dinheiro contado ou financiar para comprar (isso vale pro Jetta AP-Confortline). A comparação dos Jettas TSi e AP é semelhante ao Civic Si e LXS: quem compra o primeiro não vai tê-lo como única opção de carro na família (até pode, mas não é regra), ao contrário do segundo. E, para completar, acho q o Jetta Confortline não é a melhor opção para esse segundo tipo de comprador. A não ser q seja fã da VW…

  • gustavopaganini

    Alguem pode me ajudar ?
    Bom meu pai tem um bora que bebe igual a um cavalo, Faz 10,5km/l na gasolina na Estrada.
    Meu pai é um cara que anda muito na estrada, e uns 10% no interior. Sera que seria uma boa Aquisição ele pegar um Jetta TSI no futuro, ou opta pela amarok que faz 10km/l na Gasolina. Levando em consideração o consumo?

    • eduardo866

      A Amarok é Diesel parceiro.. e ela faz mais que 10km/l na estrada, bem mais diga-se de passagem. Um amigo meu faz uma média de 14 km/l com ela no Diesel.

      • gustavopaganini

        Legal. Meu pai quer fazer o teste drive nos 2, e na tiguan tambem.
        Qual ele gostar mais, e for mais economica ele pega.

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