Avaliações Matérias NA Peruas Volkswagen

Avaliação NA – Volkswagen Passat Variant 2012 (2) – Impressões do interior e qualidade de acabamento

volkswagen-passat-variant-2012-interior-avaliacao-na-1 Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Sim, o interior do Passat é daquele jeito que você imaginou: parece que estamos em um Jetta grandão. Também existe grande similaridade com a geração anterior dele. O painel é bem similar ao do Jetta, com apenas alguns detalhes diferentes, porém com uma melhor qualidade de acabamento.



Na parte inferior do painel, temos plásticos rígidos, mas a parte superior inteira é de um material macio ao toque, de melhor qualidade. Nas portas, a diferença é maior. Ao invés de termos apenas material macio no local onde o cotovelo se apoia, a porta toda tem materiais macios, até mesmo no topo do painel da porta, perto do vidro.

Mas essas diferenças só são notadas mesmo quando se toca no acabamento. Aos olhos, tudo é bem parecido com o Jetta. Alguns detalhes dão um certo requinte à cabine, como uma parte do painel em alumínio escovado. Os aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros são cromados.

volkswagen-passat-variant-2012-interior-avaliacao-na-10 Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O que chama a atenção é a quantidade de botões e comandos eletrônicos. O freio de estacionamento elétrico é um ponto positivo, sem dúvida. Ele faz um barulho que lembra a movimentação das asas de um avião antes de decolarmos. Ele apenas não deveria ser acionado quando o carro está em movimento. Fizemos um teste e o freio chega a ser brevemente acionado quando o carro está andando, logo em seguida sendo desativado.

O layout interno é muito bem pensado, ao estilo alemão de ser. Tudo está bem localizado e é fácil de se usar. O volante é o mesmo existente em todos os modelos da marca (aquele com comandos que inicialmente era do Passat CC).

A partida é feita inserindo-se a chave no bocal no painel. Como esse bocal é grande, o processo todo é muito fácil e simples. Os bancos tem bons apoios laterais assim como os do Jetta, mas não são tão apertados e não são tão duros. São mais confortáveis.

volkswagen-passat-variant-2012-interior-avaliacao-na-8 Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Os bancos podem ser pretos, bege ou marrom. Nesta unidade da Passat Variant, temos também o opcional de bancos com comandos elétricos, memória, aquecimento e ventilação. No Jetta temos controles elétricos e aquecimento, mas não existe memória e ventilação.

A ventilação do banco do motorista é muito boa, e também refresca as costas, ajudando em viagens longas, onde o acabamento em couro esquenta demais o corpo. O espaço para as pernas não é muito maior que no Jetta. O console central é um tanto grande e pega nas pernas de quem é um pouco mais alto.

Atrás, temos espaço de sobra, mas no meio eu não arriscaria dizer que cabe um adulto. Melhor deixar aquele espaço vago, ou com apenas uma criança pequena. Para as pernas e para a cabeça, o espaço é bom para quem tem até 1,90 de altura.

volkswagen-passat-variant-2012-interior-avaliacao-na-32 Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (2) - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O porta-malas da Passat Variant 2012 leva até 513 litros, e é bem amplo. A tampa do porta-malas pode ser aberta por um botão no interior do carro. A porta do compartimento traseiro da Variant é dotada de fechamento elétrico, que não exige esforço do usuário. Ponto positivo para mulheres, pessoas baixas em geral ou idosos.

Para melhorar o nível de ruído e vibrações para os ocupantes da cabine, a Volkswagen deu atenção especial ao isolamento das vibrações do motor. Por isso, o motor do Passat se apóia num sistema de três coxins oscilantes, que o isola da carroceria com eficiência. Da mesma forma, o isolamento da suspensão multilink é feito através de sub-estruturas.

Em termos de segurança, a Passat Variant tem seis airbags, apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros e pedais especiais à prova de choques.

  • FernandoPortool

    Olha desculpa ai Volkistas mas eu prefiro 1000x a jetta variant, bem mais estilosa e bonita

    • tiards

      Tem gosto para tudo, gosto muito da jetta variant, mas a passat arrebenta.

    • leozin112

      realmente, gosto muito da minha jetta variant, mas se a passat variant nao fosse tão cara com os opcionais, trocaria com certeza! Nesse preço da passat pego um S60 T5.

    • _biolog_

      Está desculpado porque gosto é que nem…

      Mas que a traseira da Jetta Variant foi uma das maiores porcarias lançadas pela VW, isso foi. Infelizmente deu origem à xoxa do Voyage, quando tinhamos tantos belos exemplos como Passat e o próprio Jetta.

  • Autocraftsman

    O que mais me chamou a atenção foi o porta-trecos. ;o)

  • Antonio De Julio

    Enfim, um VW de respeito. Problema é o preço

    • Leandro1978

      Além do preço, eu adicionaria alguns equipamentos que são opcionais, mas deveriam ser de série, que podem deixá-la quase R$ 30.000 mais cara.

      • bandaxadibar

        Não tem similar no mercado nacional….

    • BolGola

      O preço???? Tá barato! Esse carro paga 35% de imposto e o Jetta que é claramente MUITO inferior vem do México sem os 35% de imposto. Se você adicionar os 35% sobre um Jetta TSi, é capaz de ele sair mais caro do que o Passat!!!!

      Eu acho o Passat um carrão em todos os sentidos, mas sou 1000x mais o desenho anterior, mais esportivo e com pára-choques integrados e menores. Só acho uma pena esse carro ser tração dianteira.

      Um abraço!

      • Romulo_Max

        De fato basta comparar a tabela de preço do Jetta e do Passat pra ver como a VW mete a faca com vontade nos compradores.
        A diferença entre um e outro fica em pouco mais de 10%, sendo que o Passat recolhe 35% de importação e é de segmento e qualidade superior. :S

  • jttrainer

    sem duvida um otimo carro, solucoes inteligentes

  • Gustavo

    Acabamento interno muito bom mesmo. É notavel a diferença para o do Jetta, em termos de qualidade do material.

    " apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros" -> finalmente eu entendi o que era essa protuberância no apoio de cabeça dos carros mais tops!

    • BolGola

      É muito mais que isso. São apoios de cabeça ativos!! Eles disparam para a frente em caso de colisão traseira, minimizando o "efeito chicote" que faz com que a cabeça se movimente violentamente para frente e para trás em uma fração de segundos, podendo lesionar a coluna e deixar o cidadão tetraplégico para sempre!!!

    • Filipe_GTS

      Também achei o acabamento ótimo, muito superior ao Jetta. O texo fala que o acabamento é VISIVELMENTE parecido com o do Jetta, sendo possível notar a diferença só no toque. Acho isso um absurdo, uma falha enorme na avaliação do acabamento interno desse carro por parte do NA, sem maiores constatações, só digo uma coisa: basta olhar pra essa painel de ALUMÍNIO que o Jetta some…

  • FSaccon

    O freio de mão acionado por um botão matou a pau.

    • dinski

      Eu também achei demais esse sistema. Só que me bati para desativar, pois requer estar com o pé no freio e fazer um "passo-a-passo" que nos carros mais "simples" não necessita.
      Mesmo assim, tiro o chapéu para esta ideia genial!

  • skulla7x

    Interior aparenta ter ótima qualidade em… eu só não gosto desse volante da volks, tem um aspecto tão simples.

  • MarcosMV

    Lembrando que esse Passat é na verdade um facelift da versão B6, não é um carro completamente novo, o entre-eixos do mesmo tamanho evidencia isso, e o painel sofreu pouquíssimas (quase nenhuma) alterações.

    • kikofar

      Já ia comentar isso. Não é uma geração tão nova assim não. Basta ver um Passat 2006 que o painel é praticamente a mesma coisa!!!

      • granrs78

        Porque o Passat não é uma nova geração e sim um reestilização profunda.

    • dudumarin

      O painel quase não mudou mesmo, só o relógio analógico no centro, que é uma mudança perceptível… ahuahuahua
      Sobre o carro, é uma referência na categoria no que se refere a desempenho, acabamento, tecnologia. Estranho é que sempre diziam que o porta malas dela tinha mais de 600 litros, até a VW falava isso, mas no seu próprio site, para esse Passat Variant B7 aponta 513 litros… deve ter algo a ver com o método de medição.

  • Victor Motter

    colocaram um capacete no encosto de cabeça ???

    • fse

      Hahaha, deve ser ja preparando para as telas que forem coladas.

      • GuilhermeD.

        Detalhe, nesse encosto do Passat acho que não seja possível colocar telas. Por causa do ajuste longitudinal e também pelo mecanismo de descolamento em caso de acidentes.

  • granrs78

    Belo carro, só que infelizmente como todo bom Vw importado muito caro.

  • joaopbezerra

    Rapaz, meu irmão tem um Polo 09 e botou um kit multimidia igualzinho a esse por R$ 1.500. Ao olhar de relance sem ler o título da matéria pensei por um segundo que era o carro dele. Sem condições de ter VW.

    • Filipe_GTS

      Tá brincando né… Passat com painel de alumínio confundido com Polo. Ok que o design dos interiores VW são parecidos, mas não tem como comparar dessa forma, a qualidade é muito superior

    • Miguel Osterroht

      O negocio é ver a parte cheia do copo. Que bom que a VW coloca um interior tão refinado em um carro popular, ruim seria se o acabamento barato de um popular estivesse em um carro desse nivel.

      É tudo questão de ponto de vista…

      • GuilhermeD.

        Com exceção da Amarok, que tem o acabamento barato de um popular…

  • _biolog_

    Eber, comenta aí sobre a atuação dos ventiladores dos bancos – algo que MUITO me interessa. Só ventilar (como se fosse vento de ventilador) ou resfria também? Se possível posta um vídeo do funcionamento desses bancos.

    E o teto fotocélula? E a partida remota? Não merecem comentários?

    Ao meu ver, são os melhores opcionais do Passat, aqueles que não encontramos nem em BMW/Audi/Mercedes de 250 mil…

    • Só ventila mesmo, mas na prática acaba resfriando, porque sai ar de uns buraquinhos no couro.

      • Filipe_GTS

        E a partida?! Também senti falta de melhores comentários da chave e partida do motor

  • SAPULHAUM

    meu Deus essa interna e o painelzinho da vw não muda nunca outro dia vi uma 2007 se não me engano e era 99,99% tudo igual a esse, fora isso o carro é um tesão

    • xps1530

      todos marca ta fazento isso,,,,vw bmw benz audi ,,,outros,,,

    • Miguel Osterroht

      O legal de não mudar toda hora é que mantém um padrão, e desvaloriza/cansa menos.

      O design em geral também, marcas alemães em geral são assim. Olha um 911 de 10 anos atrás, continua atual. Os passat de 98, na minha opiniao ainda são bonitos, BMW idem,…

      Agora, quem gosta de alguma coisa mais "viajadona", e tal, como um Sonata, beleza, mas é um carro que com 10 anos vai virar tranqueira total (claro, o dono não vai ficar com ele 10 anos, mas alguém vai…)

  • blackSagaris

    Impressao minha ou o quadro de instrumentos é igual o do Fox?
    Tem ate o mesmo computador de bordo.

    • Miguel Osterroht

      O negocio é ver a parte cheia do copo. Que bom que a VW coloca um interior tão refinado em um carro popular, ruim seria se o acabamento barato de um popular estivesse em um carro desse nivel.

      É tudo questão de ponto de vista…

      • BolGola

        Concordo com você. É isso o que a Audi também faz. Coloca o mesmo volante e painel do A8 no A3 também!!! Isso, para mim, faz é valorizar a marca. Bola dentro para a VW!!

  • maiamachadoch

    e aí Eber, deu vontade de trocar o Azera pelo VW??

    • Em parte sim, mas o Passat é muito mais voltado para a esportividade, tem suspensão mais dura, não é muito meu estilo. Vou partir para um Cadenza ano que vem, isso sim.

  • É um Vw mas é um carrão hhehe acabamento correto, parece espaçosa e com muitas soluções boas.
    O mais bonito e ver o espaço no porta malas… .aiai
    bons tempos em que as peruas reinavam soltas por ai

  • Alesr50

    Suspensão dura?? Vixe…sério esse negócio de ajuste pra esportividade tem horas que acho que não é tão necessário…passat seria pra ser "confortável"

    • BolGola

      Também acho. Pela categoria do carro, quem compra está mais interessado em conforto. Se fosse um Passat R-Line de uns 300cv eu até entenderia, mas nessa versão avaliada, ainda mais uma perua de R$ 120.000,00 , conforto é fundamental.

  • Miguel Osterroht

    Não é barato. Mas vamos lembrar que isso é um Audi disfarçado de VW, o que diminiu o seu valor, então se sua compra não for para mostrar para vizinho, é uma excelente escolha, caso queira…pegue um outro com mais status e mais pelado…

  • GuilhermeD.

    Pra atender ao telefone é necessário levar a mão ao teto do carro? É isso mesmo ou eu vi errado?

    • BolGola

      Aquilo no teto é outra coisa. Parece que é o sistema de atendimento emergencial da VW, semelhante ao usado na Volvo (que também possui o botão no teto.) Basta apertar o botão e se comunicar com uma central de atendimento, que ajudará a resgatar o veículo de uma possível pane ou até mesmo um acidente em rodovia e tal. É tudo via satélite e funciona em qualquer lugar que voce estiver, mas pelo menos na Volvo, só atendem a ocorrência se você estiver a até 170km de distância de uma autorizada Volvo. Com a VW eu não sei.

      • GuilhermeD.

        Eu achei que tinha alguma coisa a ver com telefone, pois tem um símbolo de bluetooth ali.

        O Eber poderia tirar essa dúvida, hein Eber!!

  • ingale

    Esses bancos em couro premium (furadinho) não vem no modelo basico, é o mesmo couro "nappa" que vem no jetta.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend