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Avaliação NA – Volkswagen Passat Variant 2012 (3) – Comportamento e consumo na cidade

volkswagen-passat-variant-2012-avaliacao-cidade Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (3) - Comportamento e consumo na cidade

Quando recebi a Passat Variant 2012, fiquei pensando em como seria o comportamento dela em comparação com o Jetta. Aliás, foi muito bom avaliarmos o nervoso sedã médio antes da Passat Variant pois assim conseguimos estabelecer as diferenças entre eles, e por tabela entre o Jetta e o Passat sedã.



Imaginava que o desempenho seria consideravelmente diferente, já que o Jetta tem peso na casa dos 1.375 quilos, ao passo que a Passat Variant tem mais de 1.500. Mas sabe que a impressão, depois de vários dias andando na cidade e na estrada, foi de que a perua anda tanto quanto o Jetta? Sim, isso mesmo! Se não andar a mesma coisa, o comportamento é 95% semelhante.

É claro que os 11 cavalos a mais deste motor 2.0 TSI na linha Passat não fazem com que a relação peso/potência seja aqui tão favorável quanto é no Jetta. São 6,8 quilos por cavalo contra 7,17. Mas mesmo assim, a relação ainda é ótima.

Ao sair da mobilidade o desempenho da Variant é mais lento do que no Jetta. E olha que no Jetta já tínhamos uma certa lentidão ao acelerar. Isso quando pisamos pouco, quero deixar claro. Este é um comportamento típico dos carros turbo, detalhe que precisamos nos acostumar no início. Para andar bem, temos que pisar fundo.

Se você faz isso – pisa fundo – as respostas são perfeitas. Mas ao pisar pouco, não. E é claro que quem tem uma perua dessas não vai querer andar forte sempre, pois muitas vezes estará com crianças pequenas dentro do carro, bagagem, etc.

Passado o primeiro dia para se adaptar a isso, começamos a arrancar mais forte em cruzamentos e semáforos, cantando pneu e sem querer chamando a atenção de quem está por perto. A coisa mais fácil é cantar pneu sem querer.

Como a Passat Variant tem mais peso em sua traseira do que o Jetta, as cantadas de pneu são mais prolongadas do que no sedã médio, principalmente em subidas. Mas a vontade de engolir o asfalto é igualmente forte.

Portanto, se você tinha dúvidas em relação a se comprava um Passat ou Jetta por conta do desempenho, saiba que pode escolher o Passat tranquilamente que vai andar junto com o Jetta. Se não andar junto, vai andar bem próximo.

Gostei muito da Passat Variant, pois além de ela ter o mesmo desempenho do Jetta, tem mais espaço para as pernas, e tem uma suspensão mais macia. Para mim, essas coisas são importantes, se estivesse avaliando esse carro para uma possível compra.

O consumo na cidade foi um pouco pior do que no Jetta, alternando entre 5,0 e 6,0 km/l, dependendo de como você anda. O Jetta consegue ser um pouco mais econômico, mas como a diferença é pouca, o Passat novamente ganha uma vantagem.

A aceleração de 0-100 é de 7,6 segundos no Passat e 7,7 segundos na Passat Variant, bem perto dos 7,3 segundos do Jetta. Sobre o câmbio DSG de seis marchas, não precisamos falar nada. As trocas são muito rápidas, e a performance do motor é plenamente aproveitada.

Como diz a Volkswagen, “a velocidade de troca das marchas é inigualável, mesmo por motoristas e até pilotos com larga experiência. E, muito mais do que qualquer outro tipo de transmissão automática, o sistema de dupla embreagem da DSG ajuda a reduzir o consumo e as emissões. Comparada ao desempenho das transmissões convencionais, que usam conversor de torque, essa vantagem pode chegar a vinte por cento, dependendo do motor.”

Comparando a maciez da suspensão da Passat Variant ao passar por valetas e buracos na cidade com a maneira como ela se comporta em estradas de boa pavimentação, concluímos que a calibragem da suspensão é bem mais macia mesmo. Ás vezes, a suspensão parece ser meio dura, mas o culpado é o conjunto de pneus de perfil baixo.

Falemos um pouco do Park Assist. O sistema que “estaciona o carro sozinho” é surpreendentemente fácil de usar. Você aciona o botão dele no painel, liga a seta para a direita e vai passando do lado de uma vaga em velocidade de no máximo 7 km/h. Quando a vaga for detectada, um sinal de ré aparecerá no visor central do quadro de instrumentos. Isso significa que você pode parar e acionar a ré.

Com a ré acionada, comece a andar para trás bem lentamente, que o volante será virado da maneira exata para se estacionar corretamente. Depois você coloca o câmbio em D que o volante será virado para que o carro fique alinhado corretamente. Em todas as vezes que estacionamos com o Park Assist, o carro ficou parado a no máximo 15 centímetros da guia, uma distância muito boa.

Veja abaixo a descrição que a Volkswagen faz do sistema. Aliás, nós fizemos um vídeo do sistema em funcionamento e publicaremos aqui no NA nos próximos dias.

Park Assist, Geração II

A Volkswagen introduziu a segunda geração do Park Assist no novo Passat. Diferentemente dos sistemas de primeira geração, que ajudavam a estacionar o carro exclusivamente em vagas paralelas, o novo assistente de estacionamento também funciona para vagas perpendiculares. O sistema é ativado em velocidades abaixo de 40 km/h pelo acionamento de um botão no console central. O motorista indica o lado da rua em que pretende parar acionando o indicador de direção.

O Park Assist usa seus 12 sensores ultrassônicos (quatro à frente, quatro à ré, dois à esquerda e dois à direita, com alcance de 4,5 metros) para encontrar uma vaga do tamanho adequado e inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha-ré e, a partir daí, só precisa acelerar e frear. O Passat controla o volante. O motorista é orientado por sinais acústicos e indicações visuais no display multifuncional.

Durante as manobras de estacionamento, o Park Assist limita a velocidade do carro a 7 km/h. Uma novidade o sistema também pode frear o carro automaticamente no caso de risco de colisão. Mesmo assim, o motorista continua responsável pelo acionamento normal dos freios, pois o sistema não pode garantir que não haverá danos em todas as situações.

O sistema foi amplamente otimizado em relação ao de primeira geração. Essencialmente, o Park Assist agora permite parar em vagas bem menores – 80 cm maiores que o carro, enquanto anteriormente eram necessários 140 cm. Também funciona em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos. E mais: O novo Park Assist ajuda também a sair de vagas apertadas, auxiliando o motorista desde que haja um mínimo de 50 cm de espaço livre à frente do veículo.

  • tuka_ssa

    Serei o segundo dono de uma dessas!!

  • Lazaro

    Muito show…

    Esse consumo poderia ser muito melhor se o nosso combustível fosse de boa qualidade, e pior que pagamos um absurdo.

  • jttrainer

    sem duvidas um dos melhores carros possiveis aki para se comprar, preco bom, conteudo otimo e desempenho otimo tbm

  • O_Corsario

    Em resumo, é um Jetta com mais espaço, acabamento melhor e equipamentos mais sofisticados.

    • Romulo_Max

      E o melhor de tudo, com um custoxbenefício bem melhor.
      Otima avaliação, deixou bem claro o que eu venho questionando há algum tempo, simplesmente não vale a pena comprar o Jetta TSi, qnd se pode comprar um Passat por um preço levemente superior, mas mto mais completo, moderno, bem acabado e com desempenho praticamente igual.

      • O_Corsario

        Mas aí depende da sua grana e da sua necessidade. A diferença é quase dez mil reais…

        • aleneo2

          10 mil em um carro de noventa estamos falando em 10% nao é tanto assim.

          • Acelerando

            Mas o carro avaliado é de R$141.000,00, são R$50.000,00 de diferença ( +50%).

      • realmente, é por aí

      • Phineas_Gage

        Na verdade não sei se ela com todos os opcionais tem um custo x benefício bom, lembre-se que essa da avaliação vale em torno de R$140mil. Acho que o Passat(sedan) tem um custo bom no máximo com o rádio-navegador(+R$2500) e teto-solar(+R$4400).

  • 3dimensional

    Eber, você quer dizer "meio segundo de cantada de pneu" né? aheuahauhuu
    E o controle de tração/ESP que não deixa?

    Abraços!

    • ah mais um pouco que isso vai haha

  • rafaelcarv

    Muito interessante esse comparativo entre Passat e Jetta, só faltou mesmo fazer um comparativo quanto CUSTO X BENEFÍCIO visto que o Passat é um carro mais caro, mas oferece mais recursos.
    Achei muito interessante um acessório que me foi oferecido e que deveria vir de fábrica, Rádio com GPS e Bluetooth.
    Fazendo uma pesquisa achei esse aparelho no site http://www.cartop.com.br bem mais barato que nas concessionárias.

  • Andre Cunha

    Eu acho que esse carro chega fácil aos 8km/l de consumo.

    • se for em brasília sim

      • Miguel Osterroht

        Só uma pergunta Eber, voces estão usando Podium certo? ou gasolina comum mesmo?

        • usamos a gasolina que veio no tanque…. nao sei se é podium, depois enchi o tanque de novo, mas já tinha testado o carro

          • Miguel Osterroht

            Porque acho que isso faz muita diferença, carro importado só rende mesmo com podium. Mas para "mostrar" que é melhor, acredito, que usaram podium….

    • Miguel Osterroht

      ou na europa…nossa gasolina ferra tudo…

  • kiko1974

    Desculpa Eber mas a foto tá engraçada, é vc? Vc tá ENORME dentro do carro……rsrsrrssrrsrs

    • pow q isso, to normal haha

    • Miguel Osterroht

      Também tem o efeito da camera, que está com uma lente de angulo bem grande…

      Eu não posso falar nada, tenho 2metros, haha…

  • AmmmmmP

    Será o Passat realmente espaçoso, talvez sim. Quando eu bati o olho na foto a primeira coisa que reconheci foi que eu também dirijo na mesmíssima posição!

    Vejam a posição do joelho do piloto? está ali, encaixado entre o painel e a coluna de direção. A chave do Passat é diferente, não fica na coluna, mas no painel, acima do joelho. Ela deve ser apertada com miolo e tudo para ligar o carro.

    Se a chave fosse na coluna de direção, seria pior, pois o joelho iria esbarrar, no mínimo, no chaveiro. Por que isso?

    Eu preciso avançar o assento e espremer o joelho ali pra ter o mínimo de conforto para os braços que não podem ficar esticados, segundo especialistas.

    Foi assim que consegui dirigir por até 7 horas sem parar um Cruze no exterior: assento muito avançado, pernas flexionadas além do necessário, encosto mais reclinado e braços pousados sobre as pernas, descansados, com mãos na porção inferior do volante.

    Ergonomia anda miando nos carros ditos TOP.

    • Bom, levemos em conta que eu dirijo de uma maneira um pouco diferente, com o banco um pouco mais pra frente do que as pessoas acham normal, por isso minha perna fica mais dobrada, mas realmente, o espaço para as pernas do motorista eu não achei de sedã grande não, é um pouco mais apertado.

  • Essa Variant é um show, tudo que o Jetta deveria ser, na sua versão sedan e não é por economia porca da Vw, já que ele é feito no México, custava pro um acabamento melhor assim como o da Variant?
    Vai saber né, as vezes não dá para entender algumas coisas, mas se tivesse $$$ seria dono de uma Passat Variant dessas com certeza.

  • ACR

    Gostei muito do interior, a VW melhorou muito neste quesito ao contrário da GM com aquela cor de VELA na iluminação do painel, horrível!

    Ow Eber, a iluminação dela como é, branca o painel e o restante dos botões?
    Se puder tire umas fotenhas noturna do interior.

  • mjprio

    Isso sim é um VW decente!!! Gostei mjuito deste carro, apesar de preferir o sedã. O park assist tá cada vez melhor . Acho que vale a pena fazer um sacrifício e trocar o Jetta Highline pelo Passat!!!

  • ricardoMat

    Já avisei antes aqui o erro….. Essa versão não é a completa! Não têm o Keyless, GPS, camera de ré…. Nas concessionárias Volks tá saindo por 125.000,00 excelente custo- benefício.

    • Só não tem o GPS. Camera de ré tem sim, como teria o Park Assist sem camera de ré? Sobre o keyless, não sei, não vi se tinha, mas o keyless está no seguinte pacote:

      – Módulo Conforto: R$ 19.509
      Acrescenta sistema de climatização e ajustes elétricos aos bancos dianteiros; faróis bi-xênon com LED; sistema de acesso keyless; e auxiliar Park Assist II.

      E o carro que testamos tem sim o módulo conforto de 19.000 reais. Então só com esse módulo o carro custa 132.000, bota aí mais ACC de 5.100 reais, teto solar de mais de 5.000… é o carro de 141.000 sim.

      • ricardoMat

        seguinte…. o dept de vendas da volks e mais confuso do que eu, vc e todos aqui podem imaginar…. existem sim os módulos….mas os opcionais no Passat e Variant estão vindo separado, repare que no seu carro não tem o "Keyless" ele fica abaixo do freio de mão "um botão de start". O Park Assist funciona sim sem camera de ré! alias a grande maioria dos volks com Park Assist não tem camera de ré, o que não funciona e o sistema auxiliar de ré….. Peguei a minha Variant igual a testada (menos camera de ré) segunda-feira e estou passando por experiencias parecidas com a sua…. paguei 125.000,00 se tiver mais camera de ré..iria para aproximadamente uns 127.000,00 quem me falou foi um amigo na volks. Vc não vai testar o ACC?

        • Então você continua achando que essa unidade não tem camera de ré? Tudo bem, quando mostrarmos o Park Assist funcionando, aí você vai acreditar. A sua tem xenon, bancos com aquecimento e memória, teto solar panorâmico e ACC também, por 125.000? Alguém te cobrou uns 15.000 a menos então hein!

          • ricardoMat

            não falei que a sua não tem camera de ré…. algumas unidades tem sim. a minha não tem! Park Assist não precisa de camera de ré, o opcional que precisa e o sistema auxiliar de ré que mostra os traços se não me engano em duas cores para estacionar reto. a minha tem xenon, banco aqu e memoria, teto (d+ por sinal), keyless! mas não tem o ACC. e o que to te falando… a volks manda por opcional não por modulos! incrivel. mas é isso ai. por favor antes de "achar" verifique no dept comercial da volks.

  • Miguel Osterroht

    Sem duvida show de carro. Custa dinheiro? Sim, é muita grana, e nem vamos falar do exterior, com essa grana lá voce comra a barca dos seus sonhos mais distantes. Mas enfim. Voltando ro Brasil, e com nossos maravilhosos preços. É uma excelente compra. Um verdadeira alemão. Tente equipar um Audi, BMW ou Mercedes nesse nivel, e veja o precinho. Então para NOSSA realiadade, é sem duvida uma das melhores (me arrisco a dizer a MELHOR) opção do segmento…

  • Guga2010

    "Ao sair da mobilidade o desempenho da Variant é mais lento do que no Jetta. E olha que no Jetta já tínhamos uma certa lentidão ao acelerar. Isso quando pisamos pouco, quero deixar claro. Este é um comportamento típico dos carros turbo, detalhe que precisamos nos acostumar no início. Para andar bem, temos que pisar fundo."

    Isso não é comportamento típico de carro turbo não, isso é ajuste pro carro sair macio…….Se não fosse assim, o carro sairia fritando demais.

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