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Avaliação NA – Volkswagen Passat Variant 2012 (4) – Comportamento e consumo na estrada

volkswagen-passat-variant-2012-avaliacao-estrada Avaliação NA - Volkswagen Passat Variant 2012 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Se sua prioridade é performance, juntamente com esportividade, talvez possa escolher o Jetta e economizar uns bons trocados, gastando 89.000 reais ao invés de 106.000 ou 113.000. Mas se você quer um conjunto mais bem balanceado, que entregue boa relação custo/benefício e boa esportividade… só que ao mesmo tempo conforto quando necessário, o Passat é uma escolha melhor. Ou a Passat Variant, que não tem de maneira alguma aquele visual de carro de tiozão, de gente velha e sem graça que muitas peruas grandes tem.



Na estrada, foi bem mais confortável andar com a Passat Variant, e olha que seu consumo nem foi tão pior. A 100 km/h, a média foi de 12 km/l, praticamente a mesma de 12,2 km/l do Jetta TSI. Andando mais rápido, a 120 km/h, a média foi de pouco mais de 11 km/l, em estradas com bastante serra, subida e descida, e ar-condicionado ligado, em uma viagem feita até uma cidade a 100 quilômetros daqui.

As acelerações são fortes, e o câmbio se encarrega de trocas as marchas muito rapidamente. É especialmente interessante fazer as trocas manuais nas borboletas atrás do volante com o câmbio na posição S. O sistema de controle de cruzeiro adaptativo chamado de ACC é bem eficiente, mantendo a velocidade do carro a mesma do carro que está logo à frente.

Só que temos algumas reclamações a fazer sobre ele:

1) Quando você está atrás de um carro lento e ele sai, temos uma demora grande até acelerar e voltar na velocidade anterior. Com isso, quem está atrás de você se irrita, pois parece que você está acelerando pouco de propósito, para segurar a pessoa que quer passar.

2) Se alguém entra na sua frente em velocidades muito baixas, o sistema demora muito para frear, e em duas ocasiões quase batemos. Estamos falando de você estar a 120 km/h e alguém entrar na sua frente a 60 km/h. Nessas horas é melhor retomar o controle você mesmo. É claro que o ACC pode frear o carro por si mesmo, mas é esquisito sentir alguém fazendo isso no nosso lugar, você sente que o carro irá bater… mesmo que não vá.

3) Em curvas da Fernão Dias, ás vezes o ACC encarou que o caminhão da faixa da direita estava na nossa frente, sendo que a perua estava na esquerda. Com isso, acionou os freios sem necessidade. Quando temos alguém logo atrás, isso é um perigo.

Ou seja, para um sistema que custa 5.160 reais, o nível de refinamento não está 100%. Se custasse 2.000 reais, a gente perdoava facilmente.

Um detalhe muito legal (que infelizmente custa 5.845 reais!!!) é o teto solar panorâmico. Na estrada, é muito gostoso rodar com ele aberto. O teto panorâmico da Passat Variant é 300 por cento maior que um convencional, segundo a VW.

A seção dianteira do teto bipartido se estende além da coluna B e pode ser aberta totalmente ou por inclinação. Além disso, o teto também possui uma cortina de proteção com acionamento elétrico. Essa cortina ainda deixa passar um pouco de claridade através de pequenos furos no tecido, o que deixa o carro bem arejado, e ainda protegendo os ocupantes do sol.

Para o Passat sedan, é oferecido um teto solar, também com abertura por inclinação ou deslizante, com sistema fotovoltáico de captação de energia solar, que mantém o carro ventilado quando estacionado, sem consumir carga da bateria.

Acredito que a Passat Variant possa ser escolhida até por quem não tem família grande. Seu visual é interessante, o desempenho é ótimo e o espaço interno é bom.

Só que temos que nos lembrar que fica fácil se empolgar com uma unidade completa, com preço acima dos 140.000 reais. Uma unidade base é outros 500. Não ter nem mesmo bancos com regulagem elétrica é complicado.

Acaba sendo o preço a se pagar por um lançamento que não vem do México, e que pelo posicionamento dos modelos na linha Volkswagen, não poderia custar menos mesmo. Aí competiria muito fortemente com o Jetta TSI.

  • BlueGopher

    Sinceramente dispenso dispositivos como o ACC.
    Prefiro confiar mais nos meus instintos do que deixar minha vida nas mãos de um dispositivo eletrônico que pode falhar.
    Ele é bom só se considerado como um sistema redundante (secundário) de segurança, nunca como o de controle do carro.
    E, além disso, no estágio atual de desenvolvimento, pode freiar sem necessidade, e ocasionar um acidente, como citado acima.

    • Armando_Perez

      Eu não digo que ele possa a falhar, a gente fica com medo, pois parece que não temos o controle do carro em nossas mãos, e digo que como isso é uma tecnologia ela tende a se aperfeiçoar e muito,pra mim esse sistema seria mais útil na cidade do que na estrada.

      • lndnfsu2

        todo e qualquer sistema eletronico pode falhar, mesmo que seja muito raro isso acontecer

        a volvo ja viu isso acontecer 2x durante apresentações do sistema dela

        • bandaxadibar

          Este sistema é excelente em estradas européias, cheias de retas e estradas com 4-5 pistas…

        • Armando_Perez

          Pode, mas a chance de ele falhar é muito menor do que a humana.

    • Romulo_Max

      Eu confio e acho interessantes esses recursos, lógico que por "pura preguiça" eu não deixaria de freiar o carro numa situação um pouco mais séria, acho mais interessante utilizar como um item de segurança ou de comodidade em situações controladas, prefiro não confiar 100%.
      Posso até estar falando besteira, mas pelo preço e pelo histórico da marca prefiro "investir" num Volvo S60 ou XC60 (mais proximo da proposta da Variant) pra ter esse tipo de comodidade/item de segurança.

  • victorluizcosta

    sinceramente, é um bom carro !

  • D3Tyrael

    Eber só uma pergunta, no manual da Passat V. em informações sobre o ACC tem alguma informação sobre a diferença de velocidade máxima que o sistema atua quando há um carro na sua frente? Tipo você digitou "Se alguém entra na sua frente em velocidades muito baixas, o sistema demora muito para frear, e em duas ocasiões quase batemos. Estamos falando de você estar a 120 km/h e alguém entrar na sua frente a 60 km/h. "

    Será que se o carro tivesse entrado numa velocidade próxima a sua o sistema teria agido do mesmo jeito? Será que o limite entre você e o carro da frente é de 60km/h ou mais ou menos? Tipo "se o carro entrar na frente numa velocidade de no máximo Xkm/h o sistema AAC irá atuar etc e etc"

    Tem como dar uma breve verificada no manual?? Obrigado

    • Então, na verdade a Volkswagen diz que o carro pode até mesmo chegar a parar completamente usando-se o ACC. Não cita velocidades, mas isso dá a entender que se vc está a 120 por hora e tem um engarrafamento na pista adiante, que ele chegará a parar completamente. Vi isso em um vídeo de divulgação do sistema que a marca publicou no Youtube. Mas eu sinceramente não deixaria nas mãos do carro fazer isso não.

  • MeekeeB

    O problema dela são esses opcionais que a encarecem demais…
    No mais, é um baita carro, cheia de tecnologia (opcional…). Me surpreendeu positivamente o consumo. O Captiva 2.4 bebe em média 6km/l !

    • LS7

      Rodando a 110 Km/h a Captiva 2.4 faz 11,8 Km/l. Isso num SUV com quase 1.700 Kg de peso.
      Um conhecido mediu o consumo do Passat 2.0 Turbo 2011 na estrada: fez 10 Km/l. Dá para fazer um pouco mais se pisar bem de leve e não passar de 100 Km/h. Ou seja, pisando (que é quando o turbo entra em ação) o consumo vai lá embaixo.

      • douglasareado

        Testes constantes à 100 ou 120km/h são feitos com o Piloto Automático pra não ter diferença de intensidade do acelerador de um carro pra outro.

      • MeekeeB

        Sua Captiva ou é mágica ou a minha que bebe muito! O consumo misto da minha é na faixa de 6km/l mesmo =/

        • t_L

          A sua já é com 6 marchas?

          • MeekeeB

            Apenas 4 =/

  • ACR

    Lembro que andei na estrada num Stilo que tinha um sistema que mantinha a velocidade, eu estranhei, a tendência é de você ficar mais distraído sabe e pode ser muito perigoso.

    • Acelerando

      Eu dirijo c/ o Cuise Control em todas as rodovias e avenidas. É questão de acostumar, depois vc não quer um carro sem esse "acessório".

  • BolGola

    Por R$ 113.000 deveria custar a versão completa e por R$ 140.000 a versão V6 de 300cv. Esses são os preços cobrados pela Volvo para o XC60, que além de ser 4×4, é da categoria que mais vende atualmente.

    • lndnfsu2

      concordo, mas a XC60 é a que tem o melhor CxB da categoria

  • ARISTEU

    Daqui uns 5 anos eu compro uma pelo preço de um gol !

    • mjprio

      Sim, mas de repente cheia de gambiarras e com a manutenção sabe lá Deus como!!!! Acho meio complicado comprar carros com tantos recursos tecnológicos e esse tempo de uso, a menos que vc saiba de quem tá comprando!!!

      • ARISTEU

        Mais facil um popular ter gambiarra

  • CARCARANGAS

    Eber, só uma pergunta: No caso vc esteja numa velocidade de 120 km/h, e um carro a 60 km/h entrasse na sua frente, independente da distância que ele esteja do carro à frente o ACC funciona? Ah, no caso do caminhão, a freada foi extremamente brusca ou foi freando gradativamente?

    • Não, ele só funciona se o carro estiver a uma distância considerável. Que distância exata essa é, eu não sei. Mas se o carro estiver muito perto, não vai ter jeito, vai bater, mesmo que o sistema faça a frenagem de emergência. Não foi brusca não, mas foi forte, de empurrar o corpo pra frente, um pouco.

  • _biolog_

    Dispenso o ACC, mas o resto… Eber, faz um teste pra nós: deixa o carro sob o sol, mas com ar e ventilação dos bancos "ligados". Daí, aos 14h, dê a partida remota, espere uns 2 minutos e nos conte como foi entrar em um carro com aqueles recursos (falta o teto solar com fotocélulas, que só o sedan tem, não é?

  • Pelo jeito a tecnologia ainda assusta literalmente. Essa Perua Passat é um show high tech, pena que fique tão cara com os opcionais mais show.
    Tem que ver esse negócio do acc ai hein, em curvas até entenderia ele "interpretar" um caminhão ao seu lado, mas em linha reta ou fazendo uma ultrapassagem é complicado, já pensou numa via de mão simples outro carro vindo de frente, você ultrapassando e de repente o carro começa a frear?

    • Acelerando

      Creio que o ACC só funciona com o cruise control ligado ( o Eber pode me desmentir), aí, numa ultrapassagem ele estaria automaticamente desligado.

  • LuisRenatoJoia

    Com ou sem acc eu piso no freio de qualquer jeito!A tecnologia pode ajudar dependendo da situação mais mesmo assim uso o freio.

  • douglasareado

    Parabéns por fazer testes em velocidades constantes de 100km/h e 120km/h (de preferência usando Piloto Automático)
    Se os próximos carros avaliados forem na mesma velocidade, teremos uma real ideia de qual bebe mais e qual é mais econômico. Parabéns ao NA!

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