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Avaliação NA – Volkswagen Tiguan 1 – Fotos e detalhes do modelo

volkswagen-tiguan-2013-fotos-11-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 1 - Fotos e detalhes do modelo

Em outubro de 2011, o Volkswagen Tiguan entrou em sua linha 2012, com uma atualização visual e também com novos equipamentos. O problema é que essa nova fase do modelo chegou bem junto com o aumento de IPI, fazendo com que um modelo que chegou a custar 99.900 reais por aqui passasse para 110.000 reais. Logo depois, no começo de 2012 o preço aumentou ainda mais, chegando a 119.900 reais. Em maio veio o IPI reduzido e seu preço caiu novamente, para 106.421 reais.



Agora estamos com o IPI reduzido sendo aumentado novamente, e não se sabe para quanto irá o preço do modelo, que virou uma gangorra sem fim. Acreditamos que valores entre 100.000 e 105.000 reais sejam apropriados para o “Lucro Brasil”, deixando o Tiguan em boa posição perante seus concorrentes, ainda mais levando-se em conta o ótimo conjunto mecânico que ele tem. Acima disso é demais.

volkswagen-tiguan-2013-fotos-21-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 1 - Fotos e detalhes do modelo

A verdade é que o Tiguan nunca foi um sucesso de vendas no Brasil, pois ele fica situado em uma faixa de preço que conta com modelos maiores e mais espaçosos. É claro que se em termos de espaço interno o Tiguan 2012 tem lá seus problemas, o mesmo não pode ser dito de sua motorização. A mesma potência existente no Jetta Highline se faz presente: 200 cavalos de potência junto com 28,5 kgfm de torque.

Infelizmente, não temos o câmbio DSG da dupla Jetta/Passat. O automático de seis marchas é o Tiptronic convencional, que passa as marchas mais lentamente que o de dupla embreagem, mas que ainda faz seu papel com qualidade.

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O que você achou da frente atualizada do Tiguan? Em nossa opinião, foi uma atualização que caiu bem, diferente do que aconteceu com outros modelos da marca. Os 14 LEDs dentro dos faróis dianteiros com xenon (opcional) dão aquele toque de Audi no modelo da marca do povo.

A cor mais escura desta unidade que estamos avaliando deixou o Tiguan 2012 mais requintado, diferente do que seria com um simples prata. A traseira ainda é um tanto sem graça, diga-se de passagem. Nos faz pensar que estamos diante de um Golf de sexta geração, modelo com o qual o Tiguan compartilha a plataforma, junto com o Audi A3.

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Um detalhe que também não podemos deixar de mencionar é a tração integral permanente 4 Motion do modelo, item que vem de série na versão única do Tiguan vendida aqui. Esta tração sem dúvida contribui para uma melhor estabilidade, conforme pudemos atestar, embora aumente consideravelmente o peso do modelo, que encosta nos 1.600 quilos.

Veja agora os itens de série e a ficha técnica do Volkswagen Tiguan 2012.

Volkswagen Tiguan 2012 – Itens de Série

Internos

• Tomada 12V no compartimento de bagagens e no console central
• Sistema ISOFIX de fixação de cadeira de criança no banco traseiro
• Tapetes adicionais
• Apoio de braço entre os bancos dianteiros / traseiros
• Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
• Radio RCD 510 com tela Touchscreen e acumulador de 6 Cds
• Banco traseiro com ajuste longitudinal
• Gaveta sobre o banco do motorista
• Luzes de leitura dianteira e traseira
• Ar-condicionado Climatronic 2-zonas
• Tomada Aux-in para fonte de audio externo
• 8 alto-falantes
• Luz interna região dos pés
• Mesa dobrável no encosto bancos dianteiros
• Insertos decorativos internos Antracito metálico com friso decorativo prata metálico
• Bancos revestidos em tecido com Couro Alcantara nas faixas centrais
• Conexão para Ipod
• Bluetooth

Funcionais

• Retrovisor interno com escurecimento automático
• Travamento central com Keyless
• Coming & Leaving home
• Controle automático de velocidade
• Freio eletromecânico de estacionamento com função Auto-hold
• Computador de bordo
• Volante de direção multifunção
• Sensor de estacionamento traseiro
• Espelhos retrovisores externos elétricos / rebatíveis eletricamente / com antiembaçante
• Vidros elétricos
• Sensor de chuva
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Indicador de pressão dos pneus
• Display multifuncional premium
• Vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos
• Shift Paddles (controle Tiptronic no volante de direção)

Externos

• Barras de teto longitudinais
• Para-choques, maçaneta das portas, carcaça dos retrovisores externos pintados na cor do veículo
• Frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira
• Rodas de liga-leve 17”

Segurança

• Tração permanente nas quatro rodas (4Motion)
• Freios ABS com brake assist
• ASR – Controle eletrônico de tração Página 3 de 3
• EDL – Bloqueio eletrônico do diferencial
• ESP – Programa eletrônico de estabilidade
• 6 air bags
• Sistema de controle de fadiga do motorista
• Desativação do air bag do passageiro dianteiro
• Cintos de três pontos em todos os bancos
• Alarme anti-furto
• Lanterna traseira de neblina
• Luz auxiliar de manobra

Opcionais

• Kessy (abertura e fechamento das portas e ignição do motor por botão)
• Park assist II
• Radio RNS315 com sistema de navegação integrado
• Faróis Bi-Xenon com LEDs
• Bancos em couro com ajuste elétrico (assento do motorista)
• Rodas de liga-leve 18”
• Teto solar elétrico panorâmico

Volkswagen Tiguan 2012 – Ficha Técnica

Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5s
Velocidade máxima 207 km/h

Dimensões Principais

Distância entre eixos 2.605 mm
Altura 1.665 mm
Largura 1.809 mm
Comprimento 4.427 mm
Compartimento de carga/bagagens 470 l

Direção

Tipo de direção Eletro-hidráulica Servotronic

Freios

Traseiros Disco
Dianteiros Disco ventilado

Motor

Cilindrada 1.984 cm
Torque máximo 28,5 kgfm – 1.800 rpm
Potência máxima 200 cv – 5.100 rpm

Número de Passageiros

Número Máximo de Passageiros 5

Pesos

Em ordem de marcha 1.585 kg
Carga útil máxima 608 kg

Rodas

Aros 7 x 17
Pneus 235/55 R17

Reservatório de Combustível
Capacidade 63,5 litros

Transmissão

Câmbio Automático Tiptronic de 6 velocidades

5.0

  • JoaoMartini

    Design sóbrio, porém muito bonito!

  • VictorHugo

    Bom bunito só que caro!

    • filipe_melo

      Victor, infelizmente, todos os carros aqui no Brasil, possuirão este jargão: " caro " rs :)

      • paulluis

        esse é caro demais…

        • thales_sr

          Essa classe de carros toda é cara demais.

          • Jairooojr

            Mas ainda sim eh melhor que um ASX de R$100.000

            • Cristiano_RJ

              Não só é melhor que o ASX, como é melhor que o Spotage, o ix35, o CR-V, o Compass… mas ainda assim não precisava custar tão mais caro quando equipado ao mesmo nível desses. A versão de entrada, por R$ 106.421, é excessivamente espartana e a completíssima, por R$ 159.111 não justifica o preço.

  • adamobueno

    É caro porque é um carro de verdade. Diferente das carroças, também caras, que pagamos por aqui.

    • Cristiano_RJ

      Não. É caro por é VW. E aqui no Brasil, a VW é sabidamente conhecida por seu péssimo custo benefício (salvo raríssimas excessões). Na grande maioria dos seus modelos, cobra-se mais e entrega-se menos. FATO! O Tiguan é bom, não, bom não, é excelente. Gosto muito. Mas definitivamente não vale o que custa no Brasil. A versão de entrada deveria vir mais equipada e os opcionais deveriam ser muito mais baratos. Onde já se viu quase 50% do preço do carro ser em opcionais*?

      * Refiro-me à versão "completíssima", que pode chegar a R$ 159.111, ante os R$ 106.421 da versão "pé-de-boi".

      • Gustavo73

        Cristiano neste caso não concordo com vc a versão que vc chama de espartana é bem completa vide seus concorrentes. A versão top de com o kit R não se justifica. Dá para levar um X60 T5 tão completo quanto só que com mais motor. A VW é mais cara que seus concorrentes em qualquer lugar do mundo mesmo na Europa é assim, logo abaixo em preço vem a Opel e depois as outras…

        • Cristiano_RJ

          Gustavo, então eu terei que discordar de você também. Quando eu digo que a versão de entrada é espartana, refiro-me a certas ausências incompatíveis com o preço e com o que é oferecido pela concorrência. Exemplos: bancos em couro, bluetooh, piloto automático, conexão para iPod, teto solar, cabo para iPod… Enfim, não imagino como é possível alguém pagar R$ 106 mil em um automóvel sem tais comodidades e achar que está tudo bem.

          • lachard

            E não é dos maiores…pra uma família com duas crianças…não dá

          • Gustavo73

            Ele tem controle automático de velocidade que eu creio que seja o mesmo que o piloto automático. O bluetooh até poderia ter mas se tiver USB prefiro, bluetooh no som do carro acho invasivo com os outros passageiros ou com que está do outro lado prefiro o fone bluethooh, uso Android então a falta de conexão com o iphone não me incomoda . Acho coisas como isofix, tração nas 4, sensor de pressão nos pneus, sistema de alerta anti-fadiga, Shift Paddles (controle Tiptronic no volante de direção), 5 cintos de 3 pontos retrateis. São mais importantes que os que vc citou (para mim) e vários dos concorrentes não tem. fora isso ele tem o melhor conjunto mecânico da categoria na minha opinião (pode não ter o DSG do seu Jetta) mas já andei em um Passat com este conjunto motriz e fiquei bem impressionado. Não ele não é o mais barato, mas nunca será não com essa configuração 2.0T + 4motion…
            Isso não me torna um comprador do Tiguan, a Jetta SW, mais barata ou no mesmo preço só que completa seria mais lógico se vc quer um carro bem equipado e com um ótimo porta-malas. Os SUV's são interessantes mas na minha opinião as SW são mais lógicas se vc precisa de um carro para a família. A não ser se vc realmente precisar de 7 lugares com frequência ai partiríamos para as mini vans…

    • Gustavo82

      Perfeito. IX35, Sportage e CRV com motor de batedeira custam R$105.000,00. O povo é burro mesmo. Quem dirige o Tiguan não pensa duas vezes. Tração 4Motion faz o carro se comportar em estabilidade como um sedan esportivo. Não tem comparação. Mas é assim mesmo…..o Corolla com todo seu atraso é lider…isso mostra como nosso publico sabe escolher bem.

  • bedotRJ

    Cilindrada de 1984cm3, exatamente a mesma do velho APezão. Não é possível que não tenha parentesco.

    Sobre o teste, é um carro que não desperta minha curiosidade. Vou acompanhar, mas não com a atenção costumeira.

    • Stark

      Está diretamente ligado ao AP pois é o mesmo bloco! Porém é um motor bem modernizado que não lembra em nada o AP, a ordem da evolução foi essa:

      AP2.0 -> EA113 2.0 8V 120cv -> EA113 2.0TFSi 200cv -> EA888 2.0TSi 200cv;

      Todos com 1984cm3 de Cilindrada;

      A Tiguan ainda acho que usa o 2.0TFSi EA113 pois DSG somente no EA888.

      • JoaoMartini

        O EA113 TFSI usa o mesmo bloco, o EA888 só tem o mesmo diâmetro e curso. O EA888 está em uso desde 2010, muito provável que seja ele o motor usado na Tiguan.

        • Stark

          Depende do modelo, para modelos de alta cavalaria o EA113 ainda é utilizado na Europa, principalmente no Golf R e no Audi S3.

          O EA888 2.0TSi é o idêntico bloco do EA113, porém o 888 é todo construído pra visar conforto e economia, inclusive é melhor desenvolvido tecnologicamente (injeção, turbo..). Os dois motores ainda estão em uso na VW/Audi porém ainda não sei se a Tiguan tá vindo com o EA113.

          ;)

          • Gustavo82

            É o EA888. O FSI vinha para o Brasil na geração anterior do Passat, que era o 2.0 FSI com 150cv e era aspirado. Bem que poderiam usa-lo no nosso Jetta Comfortline.

  • edy_caceres

    Ele pode ter cara de gol, fox , polo e cia, mais é lindo.

    • 5Hundred

      Pagar cem mil nisso aí?
      E tem gente que ainda compara o carro com o Ford EDGE, que é de outro nível, completamente diferente, chega a ser engraçado! kkkk

      • edy_caceres

        Eu não mencionei que pagaria 100 mil nele, so disse que ache o carro bonito.

        • Louis

          É bonito porque tem porte, robustez e harmonia no desenho. As rodas são lindas.

      • Gustavo82

        Nisso? Você paga R$100.0000,00 aqui no Brasil por o que? O Edge é R$150.000,00.Prefere IX35 com motor 1.6?Vai dirigir o carro primeio antes de falar….
        Ele tem tanto recursos de tecnologia e segurança que você nao tem noção.
        – Autohold (não precisa segurar o pé no freio com o cambio em D quando estiver no semaforo, por exemplo
        – Sensor de Fadiga (O sistema SErvotronic do volante detecta e memoriza sua forma de condução. Se ele percebe variação de conduta, entende que você não está bem para dirigir e avisa.
        – Medidor de pressão dos pneus
        – Display colorido premium no painel de instrumentos (me informe qual possui no mercado neste segmento e preço)
        – Powertrain inigualavel na categoria
        – Tração 4Motion
        E isso tudo de série….

        Alem de que se você pagar R$3.800,00 a mais, vem com Park Assist, onde o veículo literalmente poe ele a ajuda a retirar na vaga para você. É coisa de outro mundo.

        É bom se informar antes…

        • 5Hundred

          kkkkkk
          aprenda a ler!
          Eu quis dizer que é patético comparar esse CROSSFOX com um Ford Edge, só isso.
          Abraço.
          ps.: essa do autohold foi demais! kkkkk

          • ElBigode

            Se o Tiguan é um Crossfox, o que seria o Edge? Uma Ecosport anabolizada?

  • AndersonDak

    Meu sonho de consumo é um Tiguan porem é muito caro o jeito é optar por usados ….

  • CerebroLoco

    Esse carro NÂO tem de série : Bluetooth, banco de couro, ajuste eletrico, mas sim botões no painel e volante que não funcionam, precisa comprar o opcional para funcionar, ABSURDO PELO PREÇO !

    • nightwishjp

      ridículo! o que da raiva é isso, pra ter um tiguan que valha a pena, paga-se mais absurdo do que já é.

  • Stark

    Sei que vão me apedrejar mas o carro é excelente, mecânica de primeira, interior caprichado bem ao estilo alemão, e Design perfeito.
    Só pra constar: Sou fã-boy assumido de carros alemães!

    • Cristiano_RJ

      Stark, concordo que o carro é excelente. Aliás, dentre os SUV's compactos, é o único que enche meus olhos. O problema é o preço absurdamente alto quando se equipa o carro com opcionais que deveriam ser itens de série dado o valor do modelo. Não há como desconsiderar isso, sendo "fã-boy" ou não.

  • Adriano_Silva

    Também brinquei muito com a falta de identidade ou excesso dela entre os modelos da VW, mas esse carro é muito bom, o preço para varia é o que menos agrada.

  • bbrasil2

    Esse simbolo me remete a Gol e afins, carro básico, num desce, ainda mais nesse valor, só colocar $15 conto e ta de Merça !

    • Stark

      Eu também não compraria o Camaro pois o simbolo (Chevrolet) remete ao Celta !

      • RafaelPimenta

        sempre preferi o mustang kkk

        • Sias

          Mas daí o simbolo também vem no Ka….kkkkkkk

  • Jason

    Não é puxar a brasa pra sardinha da VW, mas esse carro é um show de conforto. Viajei em um por 6 horas e cansei menos do que se tivesse voltado 1h no meu Gol rs… É um ótimo SUV.

    Por outro lado, é carro pra caramba… Acho que só compensam os modelos seminovos, com uma desvalorização já razoável.

  • rbergesch

    Acho muito bonito! O primeiro "SUV" pequeno que compraria.

    • RafaelPimenta

      na minha opiniao ele é um crossover como o edge e captiva

      • Gustavo82

        Todos são Crossover. SUV apenas no nivel de SW4… as pessoas nao sabem diferewnciar.

  • madnando1

    Essa era a frente que o gol deveria ter tido, já que a versão G5 foi inspirado no Tiguan. Bora fora da VW. Manteria a identidade da marca e manteria a identidade do carro e não uma cópia safada do Fox.

  • wfilippetti

    Roda escurecida?! Aonde, para mim parece ser liga normal…de qualquer maneira a Tiguan é um excelente carro, apesar de reclamarem do preço. Preço caro é da idosa Rav-4, e da CR-V, que parece um carro 1.0 no desempenho (no consumo também, admito)…

  • gameshark

    Ótimo carro, melhor ainda com tapete de série. 8)

    • Gustavo82

      É um tapete especial…em veludo…para todo o carro e porta malas….provavelmente o IX35 venha aquele lixo que o pessoal dar de cortesia…um tecido que nao dura 3 meses

  • 5Hundred

    Bonito, o novo CROSSFOX!

  • Kleverson_G

    Pequeno e caro, isso define esse Tiguan!

  • Sargentoiano

    O carro parece mesmo ser muito bom, porém é aquela coisa, cada pessoa tem sua utilidade com o carro, e dependendo de como for pode comprar um carro muito bom pelo preço que pagará nesse Tiguan.

  • RafaelPimenta

    Esse tiguan ta na moda aqui na minha cidade. tem varios rodando, um inclusive dirigido por uma mulher muito bonita e loira , que ja bateu a traseira do carro em uma daquelas colunas de ferro que se colocam para nao estacionar kkkkkk. ja ta com um amassado bem grande na parte do parachoque e um pouco a cima . Olhei o interior e vi que de jeito nenhum eu pagaria o valor que se pede nele, ate porque ele é bem pequeno. Pra mim nao é um SUV ou mini SUV, ele nao passa de um crossover como edge e captiva, só que menor. eu por esse mesmo valor iria de captiva v6 mesmo que eu acho muito bonita, ou entao pegaria um edge com traçao dianteira.

  • shdn2010

    Meu irmão tem uma, Puta de um carro, pena q é caro demais, mas o conforto e a mecânica é show de bola, sem comparação, só acho o porta malas pequeno d+ para o tamanho do carro, e da 215km/h de final não 208km/h.

  • Renato R Machado

    Só faltou as fotos internas :(

    Jipinho bonitinho ficou!!!
    Mas na real deveria custar uns 80mil com tiptronic e uns 88mil com DSG

    • Gustavo82

      Deve vir o traçaõ 4×2 esse ano…o preço vai baixar

  • Sias

    O Tiguan e a Jetta Variant são os dois únicos VW que me fariam voltar para a marca hoje, pena que cobram pela qualidade que tem.

    • Cristiano_RJ

      Tenho um Jetta TSI e acredite: ele vai cada centavo que custa.

      • Sias

        Disto não tenho dúvidas, mas hoje eu não compraria um sedan, por isto minha escolha recairia na Variant ou qualquer outra SW com o mesmo nível.

        • Gustavo73

          Tenho o mesmo dilema só que a SW do GVII já começa a aparecer disfarçada na Europa…

      • Gustavo82

        Sem duvida…

      • guto05

        Tambem tenho um. É simplesmente sinistro!!!!

  • Rodrigo

    O Tiguan é feito na Argentina ou na Alemanha?

    • Cristiano_RJ

      Alemanha.

  • Gustavo73

    A Tiguan é cara, sim como todos os carros no Brasil. A VW cobra caro pelos opcionais sim. Mas vamos colocar no papel seus concorrentes. Tiguan com todos os opcionais dos concorrentes 128 mil, tirei o auxilio a estacionamento e o xenon já que nenhum dos concorentes diretos tem. O Sportage mais caro custa quase 116 mil, mas não tem tração nas 4 (isso mesmo a versão Top não é 4×4-P.588). A Captiva V6 4×4 custa 101 mil tem um motor mais potente, mas não nescesáriamente um desempenho melhor. Ela é maior mas parece que vai sair de linha no Brasil, ainda se beneficia de não pagar 35% de imposto de importação pois vem do México. A IX35 top assim como seu meio irmão não é 4×4 e custa 106 mil. A CRV custa 103mil mas tem a vantagem de vir do México e perde no conjunto motriz. Quem está mais em conta é a ASX awd que por 102 mil vencom xenon. mas reclamam muito do conjunto motor e cambio.

    • Cristiano_RJ

      Gustavo, nisso eu terei que concordar com você: o Tiguan não é apenas caro no Brasil. Mais tarde voltarei ao assunto, mas por enquanto, vou refazer sua conta. Montei novamente um Tiguan e coloquei os seguintes opcionais: pintura metalica, couro “Vienna”, teto solar, módulo funcional e GPS. Ou seja, tudo aquilo que deveria ser de série… O preço ficou em R$ 130.291. Bem, com esse valor, existem as seguintes opções: Volvo XC60 T5 (R$ 135.900), BMW X1 Sdrive (R$ 129.950) e Ford Edge SEL V6 (R$ 127.900). Então, por mais que eu goste do Tiguan, fica difícil justificar o preço…

    • Cristiano_RJ

      Voltando ao assunto do preço do Tiguan em outros mercados, em novembro passado estive nos EUA e comprei um exemplar da revista americana Motor Trend 2013-2014: Buyer’s Guide (muito boa por sinal). Lá, tem um comparativo de SUV’s compactos e o resultado foi o seguintes: 1° Ford Scape / 2° Mazda CX-5 / 3° Honda CR-V / 4° Kia Sportage / 5° Volkswagen Tiguan. E sabe qual foi o fator determinante desse resultado ruim do Tiguan? Exatamente o que estamos discutindo aqui, o PREÇO! Veja um trecho da matéria:

    • Cristiano_RJ

      “(…) Existem duas coisas que todos nós concordamos a respeito do VW Tiguan: todo o valor está no powertrain e o preço de tabela é exorbitante. “Onde está o valor? Você está pagando por um motor e nada mais”, disse o editor Rory Jurnecka. O editor executivo Ron Kiino concordou: “o powertrain é ótimo. É por isto que se está pagando na verdade”. (…) O modelo testado custava pelo menos US$ 1.770 acima dos demais concorrentes, mas nós tivemos dificuldades de enxergar o valor. (…) Por 31.345 nós levamos um modelo (…) sem ar condicionado automático, bancos elétricos (exceto pelo motorista), couro ou faróis automáticos. (…) Na área de vendas, mais por menos significa excelência. Menos por menos é a mediocridade. Mas menos por mais, simplesmente não faz nenhum sentido. (…) Eis porque o Tiguan terminou com a 5° colocação”.

      PS. Tradução livre.

      • Rods

        Excelentes respostas…. Parabéns!

      • Gustavo73

        Cristiano então o melhor é um que vc não gosta. o ASX AWD, por pouco mais de 100mil vc terá tudo mais xenon, teto, gps… mas não pode reclamar do powertrain…rsrsrsrsrs

        • Cristiano_RJ

          Cara, taí o porquê de até hoje nenhum desses SUV's me atiçar o sentimento de "cobiça" (rsrsrrsss…): os raquíticos motores 2.0 aspirados que as montadoras colocam aqui no Brasil para poder se beneficiar de uma menor alícota de IPI. Concordo que o "menos pior" é o ASX, mas eu NUNCA levariam um com a motorização que ele possui atualmente. Acho que se for para comprar um "altinho" o Peugeot 3008 é o único que justifica o preço (só que é feio que dói). Fora isso, vou continuar nos "baixinhos" mesmo.

          • Gustavo73

            Não acho o 3008 feio, e ele é bem interessante, mas parece que vem uma faceliftth ainda este ano. Mas assim como vc uma SW me fascina mais(para um carro familiar), pelo conjunto…

  • lachard

    Por que não trazem a versão Trend 1.4 com 150hp? Dirigi este carro por 20 dias na Alemanha, desempenho muito bom e economia fenomenal. Se não me engano é a versão que mais vende na Europa

    • Cristiano_RJ

      talvez por preconceito do brasileiro com motores de baixa cilindrada… talvez porque querem propositalmente posicioná-lo numa faixa de preço mais alta (maior margem de lucro)…

      • lachard

        Ou apenas pra "desovar" a 2.0 por aqui?

    • Rods

      O que vende no br é " 2.0 de potência ";….

  • Lindo , o pessoal diz que é caro, mas imagina se ele fosse mais barato…. ia chegar quase no preço da Captiva , não tem como, ja seria outra categoria.

  • pmoraesm

    "Acreditamos que valores entre 100.000 e 105.000 reais sejam apropriados para o “Lucro Brasil”, deixando o Tiguan em boa posição perante seus concorrentes, ainda mais levando-se em conta o ótimo conjunto mecânico que ele tem. Acima disso é demais."

    Me desculpe, mas citar o Lucro Brasil de uma forma conformista como essa e ainda dizer que o preço só seria "demais" se fosse mais caro ainda é pior do que desconhecer essa prática lamentável (Lucro Brasil).

    • Não, o que você espera, que fiquemos reclamando dos preços dos carros no Brasil a cada post? Ficar bravinho e espalhar mensagens contra o Lucro Brasil no Facebook não mudarão nada.

      • pmoraesm

        Tanto muda que hoje em dia as pessoas sabem que o Lucro Brasil existe, ao contrário de alguns anos atrás em que tudo era atribuído apenas à alta carga de impostos brasileiros. Isso já é uma evolução e tanto.

        O que falta para alguns é perder o "pensamento de gado": achar que sempre foi assim, sempre será e que temos que nos sujeitar aos preços absurdos praticados em nosso país.

        • CerebroLoco

          Concordo com vc, enquanto tiver pessoas com esse pensamento de "gado" ainda seremos esfolados nos preços, não só de carros, mas em quase tudo. Nesse caso especifico é um ABSURSO SIM o preço desse carro como tantos outros, o que é mais lamentável é o produto que nos é oferecido, muito depenado comparado com os países mais "inteligentes". Veja que até uns dias atrás ainda fabricavamos Kombi e tem muita gente que acha nossos carros populares bons. Essas pessoas simplesmente NÃO SABEM o que é bom e um preço razoável.

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