Avaliações Crossovers Volkswagen

Avaliação NA – Volkswagen Tiguan 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

volkswagen-tiguan-interior-fotos-3-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

O Volkswagen Tiguan tem aquele acabamento de qualidade característico dos modelos “premium” da Volkswagen. O seu acabamento está no nível daquele encontrado na linha Passat, acima do acabamento do Jetta TSI. O painel tem um material macio em sua metade superior, e os bancos são macios e confortáveis. E é claro que o modelo tem mesmo de entregar um acabamento superior ao do Jetta, afinal é um modelo bem parecido só que menor e mais caro.



A unidade que avaliamos tem todos os opcionais disponíveis para o crossover, o que inclui um pacote de 9.700 reais que entrega acabamento em couro e também rodas de 18 polegadas. Outros itens opcionais incluem Park Assist, teto solar panorâmico, sistema de navegação, bancos com ajustes elétricos, etc. Com eles, o preço do Tiguan encosta nos 140.000 reais, ainda mais lembrando que apenas a pintura metálica custa mais de 2.000 reais no modelo, algo injustificável.

volkswagen-tiguan-interior-fotos-17-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

E olha que essa unidade não tem o pacote R-Line, que custaria cerca de 30.000 reais para adicionar um visual diferenciado e vários itens opcionais. E como ninguém que compra um carro desse segmento e preço vai querer a configuração base, que não tem nem mesmo bancos em couro, o preço inicial de tabela do Tiguan acaba sendo algo para inglês ver.

Mas para quem gosta do jeito alemão de ser, com tudo encaixado perfeitamente, vai ser um prazer ter um carro como o Tiguan, embora seu espaço interno seja apertado. Ele está no patamar do espaço interno de um sedã médio, talvez até um pouco abaixo. É aí que entra a peculiaridade de um modelo ser praticamente um hatch médio mais alto e ainda assim custar mais de 140.000 reais.

volkswagen-tiguan-interior-fotos-14-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Talvez até por isso o Tiguan venda pouco no Brasil, pois nesta faixa de preço quem está procurando por um carro novo quer espaço para viajar com a família, e levar cinco pessoas no Tiguan exige uma boa dose de paciência de quem vai atrás. O melhor é andar com quatro pessoas no máximo mesmo.

Embora ver o mesmo volante e o mesmo quadro de instrumentos em quase todos os Volkswagen um pouco mais caros, o interior do Tiguan é elogiável, ainda mais com aquele teto solar panorâmico maravilhoso de mais de 6.000 reais.

volkswagen-tiguan-interior-fotos-40-620x465 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

As saídas de ar do painel são bem eficientes, e por termos oito delas, direcionamos o (forte) ar-condicionado para todas as áreas, obtendo um rápido resfriamento da cabine. Além da tração integral, outro detalhe que difere o Tiguan de Jetta TSI e Passat é o sistema de navegação junto do sistema de rádio.

Ele se mostrou confiável e razoavelmente fácil de usar, embora aqui em minha cidade faltasse uma boa parte das ruas mais recentes, talvez por conta de um mapa desatualizado. A tela sensível a toques torna o funcionamento mais intuitivo.

Nossa próxima matéria trará o vídeo detalhado do Tiguan, onde você verá todos os componentes do modelo funcionando na prática, aguarde.

Veja também os detalhes do Tiguan 2012 na matéria que fizemos em outubro de 2011, por ocasião do lançamento do modelo.

5.0

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  • MecanicoDigital

    Bonito ele é, mas …. por 140 mil Dilmas, já dá pra subir de marca.

    • suguii

      Audi de pobre…. kkkkkkk

      • Lucciani

        Xc 60 T5 sem pensar….

      • gameshark

        Muito "pobre" aquele que paga 140 mil em um carro. ;D
        Carro de rico que não quer chamar atenção, ou de quem não liga para suposto status de marca.

      • Edson Roberto

        Melhor um Audi de Pobre do que um Audi "de verdade" sem os itens da Audi nele…..

      • Filipe_GTS

        "pobre"? Reveja quanto custa. Quantos % aqui no Brasil podem comprar??

        • isaacfederal

          Cocordo com voce. Jamais no BRASIL um carro que custa mais de 100.000 poderá ser considerado carro de "pobre" Se fosse venderia 20.000 unidades ao mes como o GOL e não 250 como vende hoje

    • silvio_Brito

      Bonito sim. Mas, o painel central é de muito mau gosto parece que foi enxertado la.
      Muito feio, mas o resto e legal obviamente eu nao pagaria.

    • Mandabala

      EDGE NELES!

  • MarcosObs

    Aproveitae testa o sistema de rádio. Muita gente reclama de má recepção.
    O que tem visto sobre o sistema TSi ? No início andava sofrendo bastante com nossa mijolina.

  • Esse carro merecia o cambio DSG, que casa muito bem com esse motor.

    • isaacfederal

      E talvez com isso melhorasse o consumo. Tenho um TIGUAN 2011 e conseguir 9,5 km/l na estrada é quase um milagre

      • Absinthe666

        Nossa esse motor 2.0 turbo tem tudo para ser econômico, acho que ele não casa bem com nossa gasolina adulterada de fábrica

        • isaacfederal

          Tambem pensei isso quando comprei. Mas apesar de leigo acho que existem uma combinação de fatores que levam a isso. O Tiguan é pesado, quase 1600 kg. Ter tração nas 4 rodas tambem aumenta o consumo. A aerodinâmca tambem não ajudar (carro alto e meio quadrado). E na pratica, mesmo tendo 200 cv, turbo e 28 kgfm de torque eu percebo claramente que, ao contrario do HONDA ACCORD V6 do meu pai, é sempre preciso pisar um pouco mais no acelerado para movimentar o TIGUAN.

          Essa pisadinha a mais, mesmo que pequena, gera um momento e que o acelerador esta sendo acionado e a potencia não esta vindo na hora. Pra voce ter uma ideia, no ACCORD, dirigindo a 120 km/h muitas vezes eu tiro o pé do acelerador ou piso o minimo do minimo. Isso não acontece no TIGUAN

          Um abraço

    • Gustavo73

      Não tenho certeza mas acho que o DSG não casa com o 4motion…

      • Rmx_ch

        Casa sim na Europa golf passat e cia tem o sistema 4 motion e usa esse cambio.

        • Gustavo73

          Apesar do nome ser o mesmo 4motion não sei se é o mesmo sistema. No Tiguan ele é 4×4 integral e nos casos citados são sob demanda. Isso é o carro é tração dianteira quando o sistema detecta a necessidade ele transfere parte da potência para o eixo traseiro. Mas eu acho não é uma certeza. Digo isso pois nem na Europa de onde vem o nosso Tiguan ela usa o DSG…

          • ChicoFCarvalho

            Na Europa existem versões DSG (7 marchas) tanto para motores diesel quanto para os a gasolina e com 4motion. Veja no site da VW UK: http://www.vw.co.uk.
            Acredito que em breve, deverão oferecer também por aqui….mais caro, obviamente!!!

  • maycu7

    depois coloca um video ae do teto solar, das opcoes de abertura, etc

    • isaacfederal

      Posso te ajudar. Tenho um. Metade do teto é fixo. A primeira metade tem 4 posições. O forro tem comando que ao segurar o botão vai de todo aberto a todo fechado

  • granrs78

    Olha, bonito e com um bom conjunto mecanico ele tem, mais não dá para engolir esse preço alto não, pois nesse patamar temos modelos maiores e mais baratos que o Tiguan.

  • William_R

    Eu acho um absurdo os preços praticados pela vw… um gol completo pode chegar aos 50 mil.. o fox ate mais.. gente… olha o painel do gol… não vale 50 mil nem aqui nem na china.. tudo bem.. aqui pode.. outro exemplo é vc comprar um Fusca por quase 100 mil como em algumas concessionarias estao vendendo.. gente .. por mais q seja completo potente… é um fusca… do que adianta vc comprar um carro mais de 80 mil se quando te perguntarem qual teu carro.. vc responde .. um fusca .. rsrrs serio a vw tem qualidades pq se não tivesse não seria o que é.. mas tb bota pra fuder nos preços..

    • luizcrjr

      é por isso que a tendência da VW perder participação no mercado com a chegada da concorrência, o povo vai acordando aos poucos e se libertando da ditadura da VW brasil.

      • Sias

        Imagina o preço do novo Golf quando chegar.

        • Rmx_ch

          Se chegar a Gti vai passar de 150 mil dilmas

          • Gustavo73

            O Golf GtI regula de preço com o Fusca Turbo então já temos uma idéia…

    • Ubaldir

      Bom, dentro do que o Fusca oferece, está no preço ou até mais barato que a concorrência (Audi A1, Mini, DS3…): carro de imagem, de alto desempenho, com acabamento diferenciado e ótimo padrão de construção. Agora, quanto ao nome, bobagem essa de "eu tenho um Fusca". Uma coisa é o carrinho popular de décadas passadas. Outra é esse carro que temos aí se utilizando do nome hoje. É a mesma coisa de querer se comparar o Mini com o original, ou mesmo o 500 da Fiat com o acanhado carrinho que lhe emprestou o nome e o "conceito" das linhas. São produtos separados por dezenas de anos e que atendiam/atendem a faixas de mercado totalmente distintas.
      Não é o tipo de carro que se encaixa ao meu perfil, e jamais teria um, mas a questão do nome desmerecer o carro… nada a ver.

      • Sias

        Também acho que o nome não desmerece em nada ele. Os exemplos que citastes são perfeitos para o caso. Eu já andei em um 500 original…o motor parecia de máquina de costura, traseiro…o carro era de uma simplicidade enorme, nada comparado ao atual.

    • gameshark

      Primeiro o preço praticado pelos concessionários não tem relação com a vw, segundo não vejo problema algum em falar que meu carro é um fusca, pelo menos a cara de quem desdenhar do meu suposto carro ao vê-lo vai me fazer dar muitas risadas depois.

      • Edson Roberto

        É melhor estar dentro de um Fusca do que estar dentro de um "novissimo" HB20…

        Talvez essa seja a melhor definição para muitos como eu.

    • Filipe_GTS

      Aí vc ta preocupado com status. Eu ficaria bem feliz em dizer que tenho um "Fusca" quando me perguntassem qual carro eu tenho e depois embarcar quietinho na minha máquina de 200cv. Todas as fábricas cobram preços altos por aqui. Civic EXR, Hyundai Elantra, Bravo T-Jet, Ford Edge, GM Camaro, Toyota Camry e por aí vai…

  • die_bit

    por mais ou menos este valor dá pra levar uma bimmer equivalente, tração traseira e turbo… vw ta locona…

  • Adriano_Silva

    Carro da semana, opinião de dono: Volvo XC60 T5 R-Design 2013

    Acabei realizando a compra do modelo, na cor exterior Electric Silver e interno mesclado bege com preto, por R$172.900.

    O preço do Tiguan encosta nos 140.000 reais.

    PELA LOGICA QUEM ENTREGA MAIS AO COMPRADOR? E se for pagar mais de 140 mil em um hatch médio mais alto, financia o resto e leva um VOLVO.

  • danilloacosta

    140 mil reais num tiguan????????

    por esse preço dá pra levar pra casa um ford edge com um motorzão v6 e ainda iria sobrar um troco

  • radiobrasilcombr

    O que não gostei: o TAMPÃO. Não seria melhor usar algo como a cortina do Captiva? Se vc precisar aumentar o porta malas, o tampão será um impecilho!

  • Antonio_Brust

    Nossa, 140 mil? O preço tá muito disparado mesmo. 110 mil tava bem pago.

  • thales_sr

    Não sei porque forçar a barra de que "o carro é apertado, não carrega 5 pessoas com conforto", se a maioria esmagadora dos carros é assim. E mais caro o carro, pior fica: Porsche Panamera, por exemplo (beirando 1 milhão de reais) só leva 4 e fim de papo.

  • Diego_FG

    Alguem poderia me dizer para que serve o AUTO HOLD (sistema que segura o carro em subidas) em um carro automático? Carros automáticos não andam para tras. É só colocar em D e tirar o pé do freio que ele segura.

    • Fabio_Tex

      Diego, o autohold não segura somente em subidas. Em qualquer situação que você parar o carro (ex. Semáforo) poderá tirar os pés do freio. O carro ficará freiado até você acionar o acelerador novamente.
      Não sei quanto à sua experiência com automáticos, mas na verdade eles não "seguram". Você tem essa impressão em aclives de baixo ângulo, onde a força que o conversor de torque mantém, com o carro em marcha-lenta, compensa e não deixa o carro voltar, mas até um limite somente.
      Experimente uma descida ou subida íngreme e verá que o carro começará a descer. Já dirigi muitos automáticos, especialmente americanos (Ford, GM), Hyundai, tive um New Civic AT e pude comprovar isso. Tenho o Tiguan agora, e mesmo com o tal Hill hold (ABS que segura por alguns segundos do momento em que você tira o pé do freio até acelerar – que o Tiguan também tem, similar ao sistema do EcoSport, Fiat 500 e diferente do Auto Hold) ele começa a descer depois de algum tempo (em caso do AutoHold desligado obviamente).

      • Diego_FG

        Já fiz o teste com Mercedes Kompressor, Passat e BMW e todos seguravam em aclives bem acentuados, pelo tempo que fosse necessário. Basta colocar em D, e tirar o pé do freio. O carro fica parado.

  • Felix_S

    O Tiguan sempre foi caro, mas infelizmente é mais um dos carros que não compensa mais comprar. 140 mil é tão caro que de repente até a Trailblazer V6 não parece assim tão mais mal negócio! É rir pra não chorar.

  • zeuslinux

    Até gostei do Tiguan mas fiquei impressionado com o preço. A versão de entrada, que na época era em tono de 115 mil se não me engano, nem bancos de couro tinha, o que é imperdoável em carros nessa faixa de preço. Enfim, as versões que me interessavam começavam em 130 mil e por isso nem fiz test drive para não ficar mais irritado. Estava completamente fora do meu orçamento.

    Fui ver depois os crossovers coreanos de entrada, o ix35 (não cogitei o Tucson) e o Sportage, ambos me cobrando 99 mil reais pela versão mais simples com câmbio automático e sem bancos de couro ! Com os bancos, passava dos 100 mil reais ! A motorização 2.0 me pareceu fraca demais para carros desse nível de preço. Para completar, a concessionária CAOA não oferecia sequer a possibilidade de fazer um test drive ! Saí revoltado da CAOA !

    Fui na Honda ver a nova CR-V, que pelas revistas havia sido lançada 1 ou 2 meses antes, e as concessionárias no Rio de Janeiro não tinham nenhuma nem para exposição, quanto mais para fazer test drive. A motorização 2.0 anêmica, o ágio rolando solto (de 7 a 10 mil reais) e os preços oficiais já normalmente altos dos carros da Honda acabaram fazendo com que desistisse.

    Eu tenho uma Captiva 2012 "básica", a mais barata, com motor 2.4. Paguei 85 mil reais antes da redução do IPI (que na realidade só serviu para aumentar um pouco o valor desse modelo). Veio completa, com bancos de couro, 6 air bags, abs, controle de tração e um motor 2.4 com 185 cv. O test drive me surpreendeu e acabei comprando. Não é perfeito mas estou satisfeito com o carro.

    A Tiguan tem um acabamento muito bom e me atenderia, mesmo sendo menor do que a maioria dos crossovers concorrentes do segmento. A motorização deve ser uma delícia e de modo geral eu gosto dos carros da VW. Já dirigi um Jetta 2.5 e o carro era uma delícia. Mas o preço da Tiguan está salgado demais. Se fosse pegar um carro da VW pela motorização, pegaria um Jetta TSI ou até mesmo um novo fusca.

  • kikofar

    Gosto do Tiguan. Andei em um. Bom mesmo de guiar… nem parece que se está num SUV/Crossover. Mas 140 mil reais… sério mesmo pessoal, dá pra andar de Edge (que é maior) ou mesmo de XC 60! A VW entope o mercado nacional de Gol a preço de ouro e vender 10 ou 200 unidades por mês de Tiguan pra ela tanto faz! Só pode!!!!

  • raphacaveira

    Quanto custava 100 mil até que tinha um certo apelo por causa do conjunto mecânico.

    • Filipe_GTS

      Antes de mudar de modelo estava por R$ 99mil. Baita preço bom

    • Gustavo73

      O modelo básico custa 106 mil, depois do aumento do IPI

  • Fabio_Tex

    R$ 140.000 é alto. O que pesa muito contra o Tiguan é o tamanho. Eu ainda não tenho filhos e já sinto falta do porta-malas maior, ainda que os bancos possuam um sistema de trilhos que permite aumentar um pouco o volume do mesmo. Consumo também pesa, dirijo não agressivamente e não consigo obter mais que 6,6Km/l , média de consumo urbano em SP.
    Entretanto, espero que a avaliação do NA considere equipamentos e detalhes existentes no Tiguan (este completo aí) que só são encontrados em Europeus de luxo, vou listar o que me lembro de cabeça (não vou falar do motor, torque, mecânica, tração…):
    Segurança – Além dos 6 air bags – HBA (sistema que aumenta a pressão hidráulica numa frenagem brusca além de aumentar a sensibilidade do ABS caso o carro passe por terrenos ondulados / começe a perder aderência), além do ESP. Sensor de Chuva e de acendimento automático dos faróis, que também são acionados automaticamente sob chuva a mais de 140Km/h.
    Faróis Bi-Xenon dinâmicos com nivelamento automático, viram até 15 graus nas curvas e com função "cornering" (luz auxiliar que acende iluminando lateralmente) em baixa velocidade.
    Conforto e conveniência – Iluminação do painel e sistema multimídia com sensores que ajustam a luminosidade do conjunto automaticamente, informações do climatronic (ar condicionado digital) no display do som, fechamento automático da ventilação externa em caso de baixa qualidade do ar externo e automaticamente quando se engata marcha a ré. Luzes diversas nos retrovisores (pud lights), abaixo do painel (foot lights), leds vermelhos que iluminam o ambiente frontal e maçanetas das portas (agora mais comum nos carros, mas existente no Tiguan desde 2009).
    AutoHold, Park Assist II, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré e informações no display do rádio (indepententemente do Park Assist), bússola no painel, função Off-road (opcional – muda a configuração do ABS, acelerador e controle de descidas).
    Computador de Bordo com duas medições distintas (parcial e total), avisos diversos até de quando a água do limpador de pára-brisa está com nível baixo.
    Monitoramento de perda de pressão dos Pneus. Aquecimento dos bancos dianteiros e retrovisores. Memória para o ajuste dos retrovisores para cada uma das chaves. Alarme com ultra-som e bloqueio central. Keyless (chamado kessy na VW).
    Telefone Hands-free com áudio bluetooth e comandos de voz (opcional, não sei se este modelo tem). Quando se muda o idioma geral no carro (display multifuncional) a voz tamtém muda.
    Saída de ar condicionado para os passageiros de trás (no console central e nos pés abaixo dos bancos).
    Esses são os que me lembro.
    Paguei R$ 110K no meu 2010/2011 que possui tudo o que comentei, menos Bi-Xenon, Teto e Kessy. O navegador também não era oferecido na época.
    Obviamente gosto muito do carro. Tinha um New Civic antes, que era excelente. Repudiava VW. Infelizmente a linha nacional da fabricante estava vergonhosa (melhorando um pouco agora). Comparei tudo o que havia no Mercado em Crossovers ou SUVs de pequeno porte e o Tiguan levou a melhor, por mais cara de Gol ou traseira de SpaceFox que os que desconhecem as diferenças gostem de ressaltar.

    • wfilippetti

      Cara, eu tenho uma Jetta Variat 2012, tem menos coisas que uma Tiguan, mesmo porque nao tem Xenonio, e nem é 4×4, mas realmente possui detalhes sensacionais na central multimidia, computador de bordo e acabamento de modo geral. Ainda mais porque a Jetta Variant não tem nada haver com o Jetta Santana novo, e sim com o Jetta derivado do Golf VI, mesmo que a Tiguan. A Jetta também é carissima para o segumento, custa 90 mil sem teto, sem xenon e sem parkassit. Tem apenas a central, 10 airbags e couro caramelo aquecido…a média, também é proxima da sua, entre 6 e 7 km/l na nossa amada SP.

      Confesso que nao sabia sobre os detalhes do A/C ao engatar a ré etc…vou testar. O que eu senti falta, é que antes, assim como voce eu tinha um Japones, no caso, um Toyota XEI 2.0, e "perdi" o acendimento automatico dos farois, e os retrovisores rebativeis eletricamente….

      abraço

      • Gustavo73

        Qual a avaliação que vc faz da SW , preciso de um carro com mala e a SW é uma opção…
        Mas nâo se iluda com a cara dela ela é baseada no Golf V e não no VI.

        • wfilippetti

          é verdade..é que na verdade o Golf VI não foi muito além de um facelift em cima do Golf V…tanto que a Jetta 2012 tem o painel do VI…enfim.

          Cara, em resumo, a Jetta Variant é uma Tiguan 4×2 e baixa. Pelo que li neste texto, e no que voce falou, existe muita coisa em comum.
          Gosto de carro que roda macio, mas é duro, e ela é assim.
          O powertrain é muito legal, ronca maravilhosamente, e internamente, se comparadar a Tiguan das fotos, ela tem o mesmo volante, central, ar digital, cambio, pedais, apoio de braço, parasóis, porta oculos….até tampa do portaluvas é muito parecida.

        • wfilippetti

          Ja que precisa de espaço, a Jetta é bem legal, o assoalho do prota malas é plano, e tem 2 fundos falsos, sendo um grande (largo mas pouco profundo) e um estreito, quase que projetado para por uma espingarda rsrs..além do mais, a tampa do fundo falso é dobravel e tem eé verdade..é que na verdade o Golf VI não foi muito além de um facelift em cima do Golf V…tanto que a Jetta 2012 tem o painel do VI…enfim.

          Cara, em resumo, a Jetta Variant é uma Tiguan 4×2 e baixa. Pelo que li neste texto, e no que voce falou, existe muita coisa em comum.
          Gosto de carro que roda macio, mas é duro, e ela é assim.
          O powertrain é muito legal, ronca maravilhosamente, e internamente, se comparadar a Tiguan das fotos, ela tem o mesmo volante, central, ar digital, cambio, pedais, apoio de braço, parasóis, porta oculos….até tampa do portaluvas é muito parecida.

        • wfilippetti

          Ja que precisa de espaço, a Jetta é bem legal, o assoalho do prota malas é plano, e tem 2 fundos falsos, sendo um grande (largo mas pouco profundo) e um estreito, quase que projetado para por uma espingarda rsrs..além do mais, a tampa do fundo falso é dobravel e tem encaixes que fazem com que a tampa do fundo vire uma divisão interna, melhor que a redinha (ultima foto), fora que proximo ao estepe, cabe muita miudeza.

          Notei que o apoio de braço do banco traseiro da Tiguan, possui uma porta de acesso ao porta malas, a Jetta também tem isso, mas a do Jetta nao é saltado para o porta malas, e sim rente ao banco.

          Nao sei como é a Tiguan, mas acho que faltam porta tranqueiras dentro do carro…
          http://fotos.webmotors.com.br/_FotosEditorial/201
          http://w3.i.uol.com.br/celular/Wap/album/noticias
          http://bestcars.uol.com.br/carros/mes/jetta/tampa

          O ponto negativo, é que o pneu é perfil baixo, aro 17, então ela bate seco, mas quem gosta de carro alemão sabe como é…

          • Gustavo73

            Muito obrigado pela resposta rápida e bem completa. A opinião de quem realmente tem o carro vale muito.
            Abraços

  • Luizinho84

    Pensava que iria ter um Tiguan, entretanto ao entrar e ver a simplicidade e claro o espaço interno o que acabou entrando na garagem foi uma Edge.

    O que complica na linha VW, Fiat e Gm, são os opcionais. Vc pagar 140 mil num Tiguan, sendo que valor da modelo de entrada custa 107 mil já dá para imaginar o prejuizo que vai ser na revenda.

    Teria que ser que nem a Honda, Civic Lxs, lxl, exs e assim vai, sem opcionais, tudo de série.

  • wfilippetti

    ALGUÉM SABERIA DIZER COMO ATUALIZAR OS MAPAS DESTA CENTRAL? TENHO UMA JETTA VARIANT 2012 COM ESTA MESMA CENTRAL. OBRIGADO!

  • GBaggio

    A péssima qualidade de redação do redator é de assustar, antes de tentar escrever tente começar a ler. Ajuda na cultura e na capacidade descritiva.
    Quanto ao conteúdo em si, o mesmo esquece de informar que o Tiguan é um veiculo de tração 4Motion (vulgo 4×4), o que encarece o sistema.
    Não que eu concorde com o preço praticado, que é um absurdo, assim como todos os outros valores p/ veículos vendidos no Brasil.

  • CerebroLoco

    O preço desse carro já é um ABSURDO, já o preço dos "opcionais" pode se dizer que é um verdadeiro estupro da VW !!!

  • LeandroBalmant

    Esse carro deveria competir com Asx, Captiva, Crv, Rav4 e não com Sorento e Santa-fé.

    • Sorento e santa fé então tambem deveriam competir com ASX CR-V etc..

      • Sias

        Sorento x CR-V até vai, mas ASX nunca. O ASX é compatível em tamanho com o Tiguan, X1….é bem menor.

  • Mandabala

    Pessoalmente esse acabamento é de boa qualidade, mas para mim o visual é um tanto quanto fraco. Outra realidade é encontrada no Touareg (+100$) esse sim possui um interior belíssimo, fiquei muito surpreso.

  • Tiguan_Blue

    pagou 110K no Tiguan 2010/2011+ipva, com pacote aro 18+couro ,e teto solar, ACHO otimo Custo Beneficio .. LA EUA , TIGUAN da mesmo preco do JEEP GRANDE CHEROKEE LAREDO. ..

  • BrunoMulsane

    Sem dúvidas iria de edge. Esse vw é totalmente sem graça! Parece um gol levantado..

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