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Avaliação NA – Volkswagen Tiguan 3 – Comportamento e consumo na cidade

volkswagen-tiguan-cidade-620x295 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 3 - Comportamento e consumo na cidade

Surpreendentemente, andando por uma semana na cidade com o Volkswagen Tiguan concluí que ele tem suspensão e rodagem macios. Não imaginei que fosse assim, por conta da suspensão bem mais alta de um Tiguan em comparação com sedãs da marca que tem o mesmo conjunto.



Mesmo com o conjunto opcional de rodas de 18 polegadas com pneus Dunlop de medidas 235/50 R18, notei que o Tiguan absorve bem as imperfeições do piso, não entregando aquele conforto absoluto de modelos mais voltados para isso, mas sim no nível de um Volkswagen “premium”, que sempre tem a suspensão mais firme.

Ainda temos aquele balançar constante da carroceria perante imperfeições do piso, e isso você notará facilmente em nosso vídeo na cidade, mas a suspensão está mais para Passat do que para Jetta. Outro detalhe que percebi é que os amortecedores do Tiguan fazem um barulho um pouco maior que o usual ao passar por imperfeições. Você os escuta com facilidade atuando para segurar as pancadas de nossas ruas raivosas.

O desempenho é muito bom, sobre isso nem precisamos falar nada pois você já viu anteriormente como aceleram os 2.0 turbo da marca alemã aqui no NA. O ponto diferente que notei no Tiguan 2012 é que quando a turbina entra em ação o espirro dela é bem perceptível, muito mais do que em Jetta e Passat. Pode ser um detalhe específico da unidade que testamos, mas de qualquer maneira não deixa de ser legal andar com um carro que espirra mais.

O que prejudicou um pouco as acelerações e retomadas do Tiguan 2012 foi o câmbio automático Tiptronic de seis marchas, que é um automático convencional, e não o DSG de Jetta e Passat. Sim, o modelo de menos de 90.000 reais tem câmbio DSG e o de 106.000 não, infelizmente.

A tração integral 4 Motion do Tiguan 2012 lhe dá mais estabilidade, e também contribui para um funcionamento mais previsível do veículo, embora prejudique um pouco o consumo, que de acordo com nossas medições ficou em 6,2 km/l usando o ar-condicionado. Um consumo que não é ruim levando em conta a potência do modelo, mas que também não é animador.

O Jetta TSI que avaliamos fez na época a mesma coisa, mas conseguimos 7,2 km/l ao pisar um pouco menos, média que não conseguiu ser alcançada pelo Tiguan. Já a Passat Variant ficou com médias piores, graças a seu peso superior: não saiu do intervalo 5-6 km/l.

E o sistema de navegação que o Tiguan oferece como opcional por pouco mais de 3.600 reais? É claro que não existe uma boa relação custo/benefício em comprar um GPS tão caro, mas se você o tiver instalado em seu Tiguan 2012, terá um sistema interessante, que funciona de modo previsível.

Ele conta com mapas detalhados, pontos de interesse e outros mimos, embora não tenha algumas ruas pelas quais passei. No vídeo do Tiguan na cidade falaremos sobre tudo isso e muito mais, pois fizemos um vídeo mais longo que o normal.

5.0

  • drmilhorim

    Acho este carro muito legal. Mas, para ficar bom mesmo, é peciso colocar alguns opcionais, como o teto panorâmico, por exemplo.
    Mas com isso o preço vai lá em cima e aí ja temos outras opções mais interessantes no mercado…

    • renanrv

      Também acho.

      Ideal seria o preço base dele, mas completo, né?

  • Louis

    Achei o consumo bem alto! Tão vendo só, monocombustível e beberrão!

    • juniordelara

      Também achei, mas isso depende do local e também tem o fator da gasolixo do Brasil e me parece que a Volkswagen não adaptou esse motor pra rodar com a nossa gasolina! A pessoas com problemas com o Jetta TSI por causa disso.

    • RMorcego

      Isso se deve a tração integral, sem ela o consumo ficaria na casa dos 7 Km/L, e com certeza reduziria bastante esse preço gorduroso.

    • MecanicoDigital

      Hoje em dia não tem mais essa de Flex ser beberrão.
      Já ficou igual na época dos mono, que tinha carros beberrões e econômicos. Flex agora já está a mesma coisa.

  • paranaiba

    Eu acho o consumo um pouco alto devido ao fato da topologia da cidade e das distancias curtas percorridas entre uma parada e outra, mas claro também se deve a um carro de 200 cvs, não poderia ser tão diferente disso!

  • granrs78

    O consumo está bem alto mesmo, principalmente pelo modelo usar um 4 cilindros 2.0T. O consumo está no mesmo nível da minha Captiva que é V6 e bem mais pesada que o modelo da VW.

    • Gustavo73

      A Sua Captiva é a FWD ou a AWD. A diferença de peso não é tão grande assim uns 100kg eu acho…

      • MecanicoDigital

        Mas a diferença de motor é grande.

        • Gustavo73

          Mas o resultado final não:
          Chevrolet Captiva Sport V6 Volkswagen Tiguan 2.0L TSI
          Velocidade máxima 180 km/h (limitada eletronicamente) 207 Km/h*
          Aceleração 0-60 km/h 4s0 4s20
          Aceleração 0-80 km/h 6s0 6s15
          Aceleração 0-100 km/h 8s5 8s95
          Aceleração 0-120 km/h 12s1 12s10
          Aceleração 0-140 km/h 16s7 16s59
          0-400 m 16s3 16s49
          Retomada 40-100 km/h 6s2 7s16
          Retomada 60-120 km/h 8s1 8s88
          Retomada 80-120 km/h 6s0 6s55
          Frenagem 100-0 km/h 42,5 m 38,07 m
          Frenagem 80-0 km/h 27,2 m 24,27 m
          Frenagem 60-0 km/h 15,4 m 13,62 m
          Ruído interno 0 km/h 42,8 dB 40,8 dB
          Ruído interno 50 km/h 57,7 dB 54,8 dB
          Ruído interno 80 km/h 63,9 dB 56,4 dB
          Ruído interno 120 km/h 69,9 dB 60,4 dB

          • JoaoMartini

            Se a Tiguan tivesse o DSG passava a Captiva. Só ver o Passat CC, que tem um V6 como todos os sedãs grandes, com potência de 300 cv e faz 0-100 na casa dos 5s.

          • MecanicoDigital

            Verdade. Pelos números dá pra ver que o desempenho é favorável ao Captiva, ainda que por pequena margem. Mas o consumo é melhor, o que mostra que a GM buscou o equilíbrio entre desempenho e consumo.

            • GuiBashop

              Minha Captiva( tbm V6) tá com media de 5.7 Km/h. No máximo 6 km/l na cidade.
              Em rodovias consigo 10,5 Km/l( com a/c ligado, gasolina podium e mantendo 120 km/h).
              Achei muito interessante esse Tiguan. Uma pena que a versão que considero interessante seja tão caro.
              Observando os números do desempenho, é muito parecido com o do Captiva. Talvez sentiria falta do torque.
              OBS: A minha é AWD, ano 2010( ainda era 3.6) e está com 87.600 km. Chegando a 100.000 km trocarei de caro, mas ainda penso no Tiguan ou em outra Captiva.

          • granrs78

            Como que o resultado final não? A CAptiva andou mais em todas as situações e se não tivesse o limitador a 180 ultrapassaria facilmente essa velocidade, isso sem contar que o torque do motor V6 é muito maior que o 4 cilindros turbo da Tiguan, sem contar que o consumo está no mesmo nível nos dois carros, mesmo a Captiva sendo maior e mais pesada que o modelo da VW.

      • granrs78

        A minha é AWD e seu peso é de 1890Kg, portanto é sim bem mais pesado que o modelo da VW.

  • Rochahofman

    O consumo desse carro está bem alto.

  • Edson Roberto

    Pois é…. nem sempre o Downsizing ajuda no consumo. Entretanto, algo que devemos destacar é o bom desempenho do produto.

    Só espero que as novas versões de Passat e Tiguan não venha com redução de motorização como ocorreu com o Audi A3. Aind aque esse consumo seja alto, pelo valor do carro eu prefiro assim. Ele poderia assim como foi criticado na reportagem, trazer com a configuração do cambio DSG.

    • MecanicoDigital

      Verdade. Tenho notado isso.
      Me lembro bem nos anos 80, quando um Escort GL 1.6 CHT à gasolina fazia até 18km/l na estrada, com uma velocidade média de 80~90Km/h…
      Hoje em dia é difícil achar um carro novo com um consumo desses.

      • Ciro Pena

        Os carros da década de 80 em sua maioria, nao tinham ar, direção e etc… Sem contar que nossa gasolina nessa década não tinha alcool em sua mistura. Ou seja se tivéssemos a mesma gasolina hoje (100%) nossos carros com certeza se sairiam melhor!!!!!

  • Gustavo73

    Depois de pesquisar sobre o DSG com o 4motion, entrei na VW AG e tem sim, são 2000 mil eros de diferença…

    2.0 TSI 4MOTION
    155 kW6-Gang8,5 l/100km199 g/km / E32.150,00 €
    2.0 TSI 4MOTION
    155 kW7-Gang DSG8,6 l/100km199 g/km / E34.000,00 €

    Também na Alemanha não existe uma versão 2.0 sem o 4motion, teria que ser a

    1.4 TSI BlueMotion Technology
    118 kW6-Gang6,7 l/100km156 g/km / D27.975,00 €

  • CerebroLoco

    O carro já é carrissimo e o preço dos opcionais, que já deveriam fazer parte do carro, acabam inviabilizando o carro.

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