Avaliações Crossovers Volkswagen

Avaliação NA – Tiguan 4 – Comportamento e consumo na estrada

Avaliação NA - Tiguan 4 - Comportamento e consumo na estrada

Apesar de não contarmos com o famoso câmbio DSG no Volkswagen Tiguan, seu câmbio automático Tiptronic tem um modo S, que faz com que o modelo tenha acelerações e arrancadas mais agressivas. Testei este sistema na estrada e notei que em uma aceleração simples de 0-100, o modo S não se traduz em nada muito diferente.


Esse modo é bom para evitar que o câmbio automático suba as marchas, reduzindo a rotação. Acredito que poderíamos ter uma boa utilidade deste modo em uma pista dupla, onde é necessário fazer muitas ultrapassagens. Mas em simplesmente redução do tempo de aceleração, não temos nada muito perceptível.

As trocas de marcha não são tão empolgantes, por não termos a dupla embreagem. Fica aí aquela dúvida se é uma ação de corte de custos no modelo, feito pela filial brasileira, pois a diferença de preços entre caixas Tiptronic e DSG na Europa ficam na casa dos 900 euros. Ou se seria alguma incompatibilidade técnica.

De um modo geral o Tiguan é bem gostoso de se usar na estrada. Temos um bom desempenho, boa posição de dirigir e um comportamento dinâmico exemplar. A estabilidade nas curvas é especialmente interessante. Apesar de ser um carro alto, curvas são vencidas pelo Tiguan a velocidades de 120 km/h ou mais, tranquilamente, algo conseguido com a ajuda dos pneus Dunlop de 18 polegadas.


Para viagens de longa duração, a suspensão macia do Tiguan contribui para o conforto dos ocupantes. Os bancos dianteiros do modelo são bem confortáveis também. O nível de ruído do crossover também é bom, não temos muito ruído aerodinâmico, mesmo a 120 km/h.

O consumo do Tiguan 2012 ficou em 11,6 km/l na estrada, andando a uma média de 110 km/h pela Fernão Dias com ar-condicionado ligado. A direção é leve e responde rapidamente às mudanças de direção. Os freios atuam de forma progressiva e mantém o Tiguan 2012 totalmente nas mãos do condutor.

Mas será que o Tiguan é uma boa escolha para colocar a família toda na estrada? Pelos aspectos que mencionamos acima, sim, mas o problema é que no Brasil ele está em uma faixa de preço bem alta, onde temos modelos mais espaçosos e com um ambiente mais apropriado para famílias.

O VW Tiguan acaba sendo um modelo de nicho, apropriado para famílias não tão grandes, pois acima disso os espaço tanto do banco traseiro quanto do porta-malas se tornam pequenos demais.

Avaliação NA – Tiguan 4 – Comportamento e consumo na estrada
Nota média 3.7 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email