Avaliações Crossovers Volkswagen

Avaliação NA – Volkswagen Tiguan 4 – Comportamento e consumo na estrada

volkswagen-tiguan-estrada-620x314 Avaliação NA - Volkswagen Tiguan 4 - Comportamento e consumo na estrada

Apesar de não contarmos com o famoso câmbio DSG no Volkswagen Tiguan, seu câmbio automático Tiptronic tem um modo S, que faz com que o modelo tenha acelerações e arrancadas mais agressivas. Testei este sistema na estrada e notei que em uma aceleração simples de 0-100, o modo S não se traduz em nada muito diferente.



Esse modo é bom para evitar que o câmbio automático suba as marchas, reduzindo a rotação. Acredito que poderíamos ter uma boa utilidade deste modo em uma pista dupla, onde é necessário fazer muitas ultrapassagens. Mas em simplesmente redução do tempo de aceleração, não temos nada muito perceptível.

As trocas de marcha não são tão empolgantes, por não termos a dupla embreagem. Fica aí aquela dúvida se é uma ação de corte de custos no modelo, feito pela filial brasileira, pois a diferença de preços entre caixas Tiptronic e DSG na Europa ficam na casa dos 900 euros. Ou se seria alguma incompatibilidade técnica.

De um modo geral o Tiguan é bem gostoso de se usar na estrada. Temos um bom desempenho, boa posição de dirigir e um comportamento dinâmico exemplar. A estabilidade nas curvas é especialmente interessante. Apesar de ser um carro alto, curvas são vencidas pelo Tiguan a velocidades de 120 km/h ou mais, tranquilamente, algo conseguido com a ajuda dos pneus Dunlop de 18 polegadas.

Para viagens de longa duração, a suspensão macia do Tiguan contribui para o conforto dos ocupantes. Os bancos dianteiros do modelo são bem confortáveis também. O nível de ruído do crossover também é bom, não temos muito ruído aerodinâmico, mesmo a 120 km/h.

O consumo do Tiguan 2012 ficou em 11,6 km/l na estrada, andando a uma média de 110 km/h pela Fernão Dias com ar-condicionado ligado. A direção é leve e responde rapidamente às mudanças de direção. Os freios atuam de forma progressiva e mantém o Tiguan 2012 totalmente nas mãos do condutor.

Mas será que o Tiguan é uma boa escolha para colocar a família toda na estrada? Pelos aspectos que mencionamos acima, sim, mas o problema é que no Brasil ele está em uma faixa de preço bem alta, onde temos modelos mais espaçosos e com um ambiente mais apropriado para famílias.

O Tiguan acaba sendo um modelo de nicho, apropriado para famílias não tão grandes, pois acima disso os espaço tanto do banco traseiro quanto do porta-malas se tornam pequenos demais.

5.0

  • MarcosObs

    Bom carro, mas o espaço interno realmente não serve nem para 4 pessoas. Eber, tem ouvido algo sobre problemas na Injeção direta ? Estranho o modo esportivo não causar redução no tempo da aceleração, as trocas deveriam ser feitas em regimes de moto "cheio". Alguma explicação deste carro custar menos de 100k no lançamento e agora bater no valor de 140k ? Isto explica a divisão de mercado com outras marcas realmente premium como BMW, Volvo ? Está abastecendo com gasolina comum ?

    • Jorge_Nobrega

      Amigo, com 1,86m, não tive problemas no banco traseiro do Tiguan 2012, então acho demais dizer que não leva 4 pessoas com conforto. O único problema de espaço está no porta-malas, que não é muito bom, mas dá conta de viagens curtas.

    • thales_sr

      Ele bate 140k com todos os opcionais. Sem eles, fica na casa dos 110, não muito diferente do preço de lançamento.

    • Edson Roberto

      Marcos,
      Esse teve uma nova calibração que não sofre com esse problema desde que use a gasolina correta. Talvez outro motivo para que faça outros compradores optarem por outras opções. (que não necessitem de gasolina podium).

      Em relação ao modo Sport, ele só segura em maior rotação as marchas. É tipico desse cambio que já trabalha bem as marchas ainda que sejam mais lerdos em comparação ao DSG.

      Esse carro sem os opcionais é encontrado por até R$109000. O problema é que para ele ser "considerado premium", ele passa a custar R$140000 com os itens opcionais. Eu abriria mão de alguns como o GPS e som diferenciado por exemplo, mas ainda a conta iria por volta dos R$125000 para a versão que procuraria para mim. Abriria mão do Park Assist por exemplo.

  • Lokarro

    Animaal esse carro, pena que é feinho e sem graça…mas com o Kit R-Line ja fica mais legal…eu teria que comprar o kit se quisesse ter um…mas teria facil!

    • isaacfederal

      Tenho um tiguan 2011 branco com interior bege claro e rodas 18. O carro é lindo, e não sem graça como voce diz. Anda muito é confortavel e moderno. Discordo totalmente de voce

      • Edson Roberto

        Nossa… e acredite, na hora de vender principalmente por causa do interiro bege, se vc não for na onda de vendedor, vai vender mais caro justamente por ter o interior claro!

        • isaacfederal

          Pois é. Me lembro bem quando eu vi as fotos do TIGUAN com interior bege claro e com interior preto. Para mim a diferença no visual foi tanta que cheguei a pensar que o modelo com interior bege tinha um acabento melhor. Sei que os materiais são iguais mas eu garanto, o visual muda totalmente, o ambiente fica mais requintado, claro que suja mais facil, mas é só ter cuidado.

          Pra voce ter uma ideia de quanto uso pouco meu carro tem 8800 km, rs

    • isaacfederal

      Tenho um TIGUAN 2011 BRANCO COM RODAS 18. O carro é maravilhoso e muito bonito. Cada um tem seu proprio gosto. Se voce acha feio é a sua opinião. Um dos motivos que me fez comprar foi justamente pelo visual limpo e belo

      • Lokarro

        minha mãe tem um também..msa eu acho sem graça (estéticamente), mas tudo que ele tem de sem graça no exterior, tem de emocionante no interior e na mecanica…eu acho a melhor compra disparada do segmento..pareabens pelo carro!

        OBS* essa é a minha opinião, eu respeito vc achar ele bonito…mas eu acho sem sal..

      • brasilcarfan

        É um ótimo carro se o valor com todos os opcionais fosse de cerca de 115k penso que venderia muito mais!

  • Esse carro ficou de mais

  • isaacfederal

    Sou obrigado a discordar sobre a parte que fala do MODO S do cambio. Serve mais do que segurar as marchas. Se notar bem vai perceber que nesse MODO S as marchas são trocadas em rotações mais altas do que no modo D, fazendo assim com que a aceleração seja mais rapida

    • ChicoFCarvalho

      Exatamente o que você disse e mais ainda, no modo "S" a 6ª marcha não é utilizada. Discordo da avaliação também quando diz que o carro é macio…talvez para um SUV mas em comparação com sedãs ou hatches ele é bem durinho o que aumenta a estabilidade mas rouba um pouco do conforto, principalmente em pisos irregulares.

      • Edson Roberto

        Mas se reparar com qualquer outro utilitario, ele é ainda bem macio. Os demais precisam usar amortecedores bem firmes o que faz passar toda a buraqueira. Esse por causa da tração ajuda e muito em manter um equilibrio do carro e bom conforto.

    • Lokarro

      é verdade…fica outro carro no modo S

    • Daniel Lemos

      “segurar a marcha” ou “trocar em rotações mais altas” são a mesma coisa para mim. O carro não tem mais nenhuma alteraçao além dessa quando usamos em modo S. Existem carros em que a direção fica mais firme, mapeamento da injeção, etc. A Tiguan não usa a 6a marcha no Sport por ela ser um overdrive. É possível notar que a velocidade máxima é a mesma em 5a ou 6a marchas, às vezes sendo mais fácil atingí-la em 5a, pelo motor conseguir vencer melhor o arrasto aerodinâmica pela maior potência naquela faixa de rotação. Andar mais reduzido também dá mais segurança nas curvas.

  • Felix_S

    Gosto é gosto, mas como eu só ando no asfalto mesmo (como a maioria dos donos de Tiguan…), acho que pelo preço é melhor comprar um Passat. E olha que o Passat não é nenhum campeão de custo-benefício!

  • zemarreta

    Mais economico q o duster 1.6 q eu aluguei ha uns dias, e que nunca chegou nem nos 10km/l, tanto alcool ou gasolina, e isso indo na manha, a uns 110-120.

  • Edson Roberto

    Dureza.

    O unico "problema" para mim seria espaço interno pelo valor que custa. Porque o resto nesse carro é impecavel. Ainda que eu considere ele concorrente direto dos compactos Crossovers que tenha aqui (ainda que sua mecanica seja exemplar) ele poderia cobrar mais por isso, a mecanica. Mas poderia ser bem mais em conta.

    Para mim não serviria por gostar de carros mais ao chão, mas ele como produto é muito interessante.

  • Gustavo73

    Eber durante um tempo eu tb achei que havia alguma incompatibilidade entre o 4motion e o DSG mas pesquisando no site da VW AG não é bem assim a diferença das versões é um pouco maior 1850 euros. Mas pelo prço que a VW cobra aqui ela realmente poderia trazer com DSG seria mais um plus além do motor DSG…

    2.0 TSI 4MOTION
    155 kW6-Gang8,5 l/100km199 g/km / E32.150,00 €
    2.0 TSI 4MOTION
    155 kW7-Gang DSG8,6 l/100km199 g/km / E34.000,00 €

  • Rafa222

    Ah Pessoal até uns R$ 87-90 mil até passa mas R$ 140 mil, acho que não vale a pena, considerando que tem BMW X1 zera por R$ 119.000.

    • Fabio_Tex

      Rafa, essa X1, se esta ainda custando os 119k, nao tem tracao integral, ar deve ser analogico e sequer regulagem de altura dos cintos, tal qual a serie 3 de entrada. Em 2011 olhei as duas, o conjunto do Tiguan por 110k na epoca (tudo menos Bi-xenon e teto) entregava muito mais. Obviamente aqui nao estou considerando design e o "status" trazidos pelo BMW. Entretanto, para o dia a dia em SP, o Tiguan te deixa menos "exposto"…
      Ia me esquecendo de que no X1 o motor eh 1.8, aspirado se n me equivoco.

  • rbhorvath

    pelo que sei a suspensão do tiguan não é nem um pouco macia…

  • Tiguan_Blue

    Pessoal reclama tando porque nao tem DSG no TIGUAN , e nao da sabendo o CAMBIO DSG DO VW TEM MUITO DEFEITO ?

  • zeuslinux

    O carro é muito bom, mas o carro não deveria passar em hipótese nenhuma dos 100 mil reais na versão mais completa. E deveria começar na faixa dos 80 mil reais.

  • rattrap587

    Preço absurdo pelo que oferece. VW e GM no Brasil estão competindo pra ver quem rouba mais descaradamente o consumidor.

  • INGTON RICARDO

    tenho um tiguan 2012, nunca vi um carro aqui no brasil com um conjunto tão completo,,,,,carro assim só o importados mesmo,,,e vale salientar , custam mais caros,,,
    ai vai comprar um
    i35, não tem nada ha ver, ele custa 100,000
    sportage,,,custa 100,000
    sorrento,,,,110,000
    to falando em carros acima de 100,00
    ai vcs. querem comprara o tiguan com este carro,,nunca,,
    ate a free land de entrada não tem o que o tiguan tem, e é o mesmo preço,,,ai é melhor comprar on tiguan com todos opcionais que ele tem..
    o problemas que os outros carros é que são bem mais carosss a serem vendidos na faixa de 100,000 a 130,000 em relação ao tiguan.
    A HAILUX O NQUE ELE TEM POR DENTRO,,,,,,NO GERAL SO TEM O NOME TOYOTA, QUE VC. PAGA O MESMO PREÇO DA TIGUAN E O CARRO NÃO TEM NADA,,AI É DOSE….

    VOU DIZER DE NOVO,,,CARO SÃO OS OUTROS CARROS NA FAIXA DE 100,000 A 130,000,00 QUE ESTÃO CAROS E NÃO TEM OIPCIONAIS PRA OFERECER, SO AS MARCAS,,,,ANALISEN,,E PRA QUEM NÃO TEM UM TIGUAN FAÇAN UM TESTE DRIVE E VERA A DIFERENÇA..

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